15
SISTEMAS ESPECIALIZADOS DE MASSAGEM Diana Paula Cruz

Apresentação Técnicas Massagem 11 e 25 de Outubro

Embed Size (px)

Citation preview

SISTEMAS ESPECIALIZADOS DE MASSAGEM

DianaPaula Cruz

Técnicas

• “Pontos de gatilho”• Técnicas miofasciais• Rolfing• Reflexologia

“Pontos gatilho”

• Definição- técnica de compressão nervosa a nível dos pontos gatilhos (pontos ou áreas de hiperirritabilidade no interior do músculo que desenvolve dor pronunciada quando sujeito a pressão moderada)

• Para que são utilizadas: finalidade- principal tratamento no síndrome de Dor Miofascial,

• Descrição da técnica- pressão continua aplicada ao ponto deflagador efectuada com um, dois ou mais dedos, um nó do dedo, um cotovelo, ou por “pregueamento” com os dedos estendidos

“Tigger points” ou “pontos gatilho”

“Pontos gatilho” (cont.)

• Indicações: Restrição de movimento; astenia muscular; espasmo muscular protector; redução da resistência cutânea; nódulos fibrosos; Sinal do músculo “saltar” durante apalpação; “pontos de gatilho” secundários em músculos agonistas e antagonistas (sobrecarregados em compensação pelo “endurecimento” do músculo lesionado; respostas autónomas.

• Contra indicações: Gestação- devido à resposta autónoma; distúrbios cardio- respiratórios; distúrbios psicológicos como ataques de pânico

Técnicas de libertação miofascial• Definição- técnica de terapia manual, de libertação da fáscia muscular que tem

como objectivo o alinhamento ideal do corpo (através da ação de destravar e reequilibrar os músculos (mio) e seus envelopes de tecido conjuntivo (fáscias).

• Para que são utilizadas: finalidade- série de técnicas desenvolvidas para liberar restrições no tecido miofascial, usadas para tratar disfunções do tecido mole, no sentido de promover a sua liberação e melhorar a função musculo esquelética.

• Descrição da técnica- mãos relaxadas e os dedos mais laterais do terapeuta são posicionados em cada extremidade das inserções musculares. O cliente é incentivado a relaxar. Depois, o terapeuta aplica uma firme pressão usando o peso corporal para proporcionar o alongamento o longo das fibras do músculo por cerca de 10 segundos, relaxando em seguida. O intervalo deve ser feito, sendo novamente aplicado um alongamento. Depois de 3 a 5 repetições, o alongamento deve ser lentamente libertado, e depois o cliente é reavaliado. Este processo pode ser repetido até cinco vezes, dependendo do progresso medido pelas reavaliações.

Técnicas de libertação miofascial

Técnicas de libertação miofascial (cont.)

Indicações- Escolioses, lordoses e problemas de coluna; dores menstruais, de costas, dores cervicais e de cabeça; depressão e depressão pós parto; tonturas, zumbidos; sinusite; dores crónicas; traumatismos na cabeça; problemas da ATM; problemas respiratórios; preparação para o parto; desconfortos da gravidez; fibromialgia; dores crónicas e dores miofasciais.; desordens do tecido conectivo; tendinite e canal carpiano; Síndrome de Fadiga Crónica; problemas pediátricos.; dislexia; Hiperactividade, autismo; desordens de atenção; problemas de aprendizagem; disfunções neurológicas; paralisias; restrições de movimento; lesões desportivas recorrentes.Contra- indicações- Gestação- devido à resposta autónoma; distúrbios cardio- respiratórios e distúrbios psicológicos como ataques de pânico

Rolfing• Definição- sistema de massagem que combina a pressão profunda aos “pontos de gatilho”

em músculos, a alongamentos miofasciais ao longo dos músculos, para a obtenção da integração estrutural.

• Para que são utilizadas: finalidade- criar as condições necessárias para que o corpo se possa organizar de uma forma mais equilibrada, eficiente e harmoniosa, ao nível da postura e do movimento

• Descrição da técnica- envolve manipulações de massagem muito profundas, similares às usadas na massagem do tecido conjuntivo. As manipulações são aplicadas aos “pontos de gatilho” usando os polegares, cotovelos, partes carnudas da palma da mão e mesmo os joelhos.

• Indicações-Tensões ou dores (muscular ou articular); problemas posturais; cansaço; estresse / Stress físico e/ou emocional; falta de energia; melhorar o desempenho de actividades; melhorar o seu bem-estar físico e emocional; aprofundar o conhecimento e equilíbrio do seu próprio corpo

• Contra- indicações - Regra geral não apresenta contraindicações mas deve realçar- se o cuidado em situações como gravidez, na fase maníaca da desordem bipolar, psicose, aquando da toma de medicação para a dor ou à base de cortisona, osteomielite, lúpus, cancro, epilepsia, varizes, hemofilia, aneurismas, abcessos, fracturas, ferimentos, febre, inflamações, infeccções, osteoporose, flebite, trombose, coágulos, paralisia cerebral, cicatrizes.

Rolfing

Reflexologia- definiçãoA reflexologia, ou terapia na zona de reflexo, é conhecida há cerca de 5000 anos atrás. A reflexologia era aliada da acupunctura nos tratamentos. Dois dos colaboradores contemporâneos mais influentes para o renascimento do interesse em reflexologia eram norte-americanos: um especialista em otorrinolaringologia, o Dr. William Fitzgerald e uma fisioterapeuta Eunice. William, descobriu que, aplicando pressão sobre determinados pontos nas extremidades do corpo, principalmente nos pés, era possível normalizar funções fisiológicas em outras partes, por mais distantes que fossem do local da aplicação.Depósitos cristalinos foram identificados em locais de terminações nervosas nos pés e mãos, e foi considerado que estes depósitos reflectiam a doença no órgão ou área correspondente do corpo.

A aplicação sistemática de pressão nas áreas reflexivas nos pés provoca a desobstrução dos “canais de energia congestionados”, e promove retorno do corpo á homeostasia. Ou seja, tem como finalidade libertar as toxinas na circulação sanguínea e linfática. Para além disto, outra finalidade é a redução dos níveis de ansiedade em doentes idosos, e uma sensação de calma acompanhada de um desejo de dormir (relatado por Lockett em 1992). Num estudo controlado a 35 mulheres com síndrome pré-menstrual, verificaram que as técnicas de reflexologia diminuíam significativamente os sintomas. Neste estudo, foi também relatado a existência de uma energia maior no dia seguinte e as mulheres continuaram a sentir-se mais relaxadas dois meses após o estudo.

ReflexologiaPara que é utilizada: finalidade

• aumenta a circulação sanguínea;• promove o relaxamento local e geral;• restaura o fluxo energético;• estimula o funcionamento saudável dos órgãos internos; • previne doenças; • reduz estados de dor;• diminui o stress; • alivia estados de ansiedade; • melhora a qualidade de vida; • restaura o sono; • estimula a flexibilidade

Reflexologia

Descrição da técnica A reflexologia envolve uma avaliação inicial dos pés, para que sejam percebidas as áreas sensíveis e com sinais de tensão. O terapeuta também deve verificar a presença de calos e calosidades, pele endurecida, doença periférica ou diabetes. As zonas reflexas individuais receberão maior atenção caso estejam sensíveis, mas uma sessão de reflexologia geral prolonga-se por cerca de 30 a 40 minutos. O cliente deve estar sentado numa cadeira reclinável, ou com os pés elevados num banquinho. O terapeuta senta-se numa posição confortável e bem apoiada. Os dedos polegares e indicador são os mais frequentes.Os mesmos benefícios relaxantes de uma massagem completa no corpo são atribuídos ás técnicas de reflexologia.

A reflexologia, assim como outras terapias complementares, não precisam e nem devem ser procuradas só num momento de dor.

Reflexologia

Reflexologia

• Indicações: cargas estático-musculares e formas erradas (posturas erradas, síndrome cervical ou lombar, tensões musculares, limitações de movimentos de articulações; dificuldades digestivas; distúrbios funcionais do ciclo; sinusite ou resfriado crónico; dores de cabeça de diferentes tipos.

• Contra-indicações: infecção aguda, cortes, equimoses, entorses, distensões, fractura, cirurgias recentes, varizes expostas; diabetes, epilepsia, problemas cardíacos, gravidez.