8
Guia de Informações para Start Up de Novas Máquinas Tissue With good chemistry great things happen.

Ashland Start-up Papel Tissue

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Ashland Start-up Papel Tissue

Guia de Informações para Start Up de Novas Máquinas Tissue

With good chemistry great things happen.™

Page 2: Ashland Start-up Papel Tissue

Conteúdo

• Introdução

• NecessidadesQuímicasdeMáquinasTissue

–Utilidades

–Preparaçãodemassa

–Parteúmidadamáquina

–Aditivosfuncionais

–Químicadecrepagem

–Químicadeconversão

• Pacotesdeequipamentos

• Treinamentoparaequipetécnicaeoperacional

• Suporteeserviçosparaostartup

• PósstartupcomaAshlandWaterTechnologies

IntroduçãoPartir uma máquina, nova ou reformada, pode ser uma experiência assustadora e é porisso que muitos

fabricantes de papel escolhem a Ashland Water Technologies como sua parceira para o start up.

Trabalhamos próximos aos nossos clientes para ajudar na organização de partida, cuidar das necessidades

de produtos químicos e muito mais.

Neste pacote informativo, você encontrará um guia para todos os produtos químicos requeridos para operar

uma moderna máquina Tissue, pacotes de equipamentos e um esboço da instalação, comissionamento,

treinamento e serviços de suporte para partida que a Ashland Water Technologies tem para oferecer.

Page 3: Ashland Start-up Papel Tissue

Sobre nós A Ashland Water Technologies é a fornecedora líder em produtos químicos especializados para celulose, papel, mineração, alimentos e bebidas, processos industriais em geral e mercados institucionais e municipais. Em nosso processo, os produtos químicos funcionais e de gerenciamento de água são usados por nossos clientes para melhorar sua eficácia operacional, aumentar a qualidade de seus produtos, proteger seus equipamentos e minimizar o impacto ambiental. Fato: a Ashland Water Technologies é a produtora n° 1 de produtos químicos para produção de papéis.

Na Ashland, utilizamos nosso amplo portfólio de produtos químicos e de tecnologias para integrar soluções para todos nossos clientes. Com uma capacidade de produção de custo competitivo e eficiente cadeia de suprimentos, entregamos produtos de qualidade, onde e quando nossos clientes precisem. Nossa abordagem de atuação próxima ao cliente, combinada às habilidades de nossos especialistas em aplicações e cientistas pesquisadores, nos permite criar uma sinergia de soluções abrangentes a toda a Planta que aumentam nossa capacidade competitiva.

Em 2008, quase 60% dos start ups das novas máquinas Tissue utilizaram produtos químicos Ashland; trabalhamos com os mais conceituados fabricantes de equipamentos para o desenvolvimento de produtos químicos para as mais recentes inovações na tecnologia de fabricação do Tissue.

Necessidades de Produtos Químicos em Máquinas Tissue: UtilidadesA qualidade e eficiência da produção de uma máquina Tissue são determinadas muito antes da parte úmida da máquina. Sem dúvida, a operação ideal das utilidades da máquina pode ter grande impacto na qualidade e capacidade produtiva final. Nesta seção, falaremos sobre as utilidades de caldeira, torre de resfriamento e tratamento de efluentes.

Se considerarmos o cilindro Yankee como sendo o coração da máquina Tissue, torna-se relevante que o sistema de vapor e condensado opere em sua máxima eficiência para assegurar boa performance e diminuir problemas. Sistemas de caldeiras não tratados ou tratados precariamente podem causar problemas de remoção de condensado no Yankee. Isso tem impacto direto na performance do processo de produção do papel e pode causar a necessidade de paradas de máquina para a correção adequada do problema. Além disso, problemas sérios podem surgir com a corrosão causada por sistemas de caldeira tratados inadequadamente.

O tratamento de efluentes está se tornando cada vez mais importante à medida que as regiões adotam normas ambientais cada vez mais rígidas. O descumprimento das normas de descarte podem trazer multas e, em casos mais extremos, a revogação da licença para descarte.

A Ashland Water Technologies é especialista na área de tratamento de água tanto para afluentes, quanto para efluentes.

Recomendamos os seguintes tratamentos para a partida de novas máquinas:

Tratamentodeafluentes: • CoagulantesChargepac™ e Amerfloc™, • Floculantes Amerfloc e Drewfloc™• Controle microbiológico Biosperse™

• Tratamentos de controle de corrosão Millsperse™

• Tratamentos de controle de depósitos Drewsperse™

Pré-tratamentodaáguademakeupdacaldeira:

• Inibidores de incrustação AmeROyal™• Controle microbiológico Biosperse

• Limpeza de membranas Drewclean™

Tratamentoquímicodecaldeira: • Sequestrantes de oxigênio Amersite™ e Mekor™

• Tratamento de vapor e de condensado Amercor™ e Drewcor™

• Tratamento interno da água da caldeira Amertrol™, Advantage™, Drewplex™, Drewtrol™ e Drewphos™

Tratamentodeáguaderesfriamento:

• Controle de corrosão e de depósitos Enviroplus™, Drewgard™ e Drewsperse™

• Controle microbiológico Biosperse

Tratamentodeefluentes: • Coagulantes Chargepac e Amerfloc• Floculantes Amerfloc e Drewfloc• Antiespumante Drewplus™

• Produtos bioaumentação Drewzyme™ • Produtos para controle de odores

Amerscent™

Page 4: Ashland Start-up Papel Tissue

Necessidades de Produtos Químicos em Máquinas Tissue: Preparação de MassaOs produtos químicos aplicados na preparação de massa incluem produtos adicionados à polpa e aos sistemas de água antes do processamento do papel nas máquinas, normalmente com o propósito de tornar a operação da máquina livre de problemas.

Os possíveis problemas de sistemas não tratados incluem:

• contaminação microbiológica gerando quebras por depósitos microbiológico, odores e produção de papel de baixa qualidade ou fora de especificação;

• contaminação orgânica (pitch ou stickies) ocasionando furos, quebras na conversão e paradas para limpeza;

• espuma excessiva, e em conseqüência formação deficiente, quebras e perda da eficácia de produtos químicos;

• incrustação inorgânica, comum em sistemas de vácuo, levando a perda da eficiência da drenagem; e

• comprometimento da eficácia do agente de resistência em úmido.

Ao projetar programas para as novas máquinas Tissue, os especialistas da Ashland Water Technologies realizam, primeiro, uma avaliação criteriosa de necessidades. Por exemplo, o uso de matéria-prima reciclada pode muito bem indicar se um controle de contaminantes orgânicos se fará necessário. Em um sistema instalado em região de água dura, o controle de incrustações é recomendado. Controle microbiológico e antiespumantes são, quase sempre, necessários.

Agentes de controle microbiológicos Spectrum™ são usados para controlar o desenvolvimento microbiológico. Geralmente adicionados ao sistema de massa e águas em aplicações temporizadas, essa linha de produtos inclui a tecnologia líder do brometo de amônio Spectrum XD3899, dentre outros microbicidas.

Os agentes de controle de contaminantes Zenix™ cobrem um conjunto de agentes dispersantes e microfixantes aplicados continuamente aos fluxos de massa de alta consistência. Fazem parte também do portfólio os produtos anti-incrustantes para proteção dos sistemas de bombas de vácuo.

Os agentes de controle de depósitos DeTac™ são usados para resolver problemas específicos de pitch e stickies.

Os agentes de controle de espuma Advantage™ são normalmente aplicados na água branca próximo a caixa de entrada. Normalmente, em máquinas Tissue, prefere-se utilizar formulações à base de água, livres de óleo, para ajudar no controle do Yankee.

Os produtos para repolpeamento Kybreak™ são fornecidos em sacos de papel e facilitam a desagregação de aparas de papel com resistência em úmido. Simplesmente adicione diretamente à polpa no pulper!

PerForm™ produtos químicos de retenção, drenagem e clarificação, auxiliam no processo de gerenciamento de finos, melhoram a eficácia dos programas químicos, aumentam a produtividade da máquina e reduzem o consumo de energia.

Necessidades de Produtos Químicos em Máquinas Tissue: Parte ÚmidaA qualidade da produção de uma máquina Tissue é muito influenciada pela limpeza das vestimentas: telas e feltros. Por exemplo, uma tela contaminada com stickies vai gerar furos na folha, do mesmo modo que um feltro contaminado perderá a capacidade de drenagem impactando negativamente na produtividade e na maciez do papel. Dois tipos de tratamento de vestimentas são recomendados: preventivo e de limpeza.

A otimização do setor de prensa Presstige™ inclui diversos programas:

• Presstige FP - passivação para proteção contra contaminações de stickies ou pitch. Eles são, geralmente, aplicados continuamente sobre a tela ou feltro, no lado de contato com a folha através de um chuveiro de baixa pressão.

• Presstige FC - produtos de condicionamento de feltros efetivos contra uma variedade de contaminantes típicos, como stickies ou resina para resistência em úmido não retida. Esta linha de produtos inclui produtos químicos que causam impacto mínimo ao revestimento do Yankee . Também são aplicados diretamente sobre o feltro através de chuveiro de baixa pressão.

• Agentes de limpeza Presstige FB -incluem uma gama de produtos de limpeza ácidos, alcalinos, à base de solventes e neutros, além da inovadora linha dos produtos biossolvente. Todas as necessidades de limpeza são respondidas por esses produtos que, normalmente são aplicados com a máquina parada ou, às vezes, durante procedimentos de limpeza em andamento (‘Batch-On-The-Fly’, BOTF).

Page 5: Ashland Start-up Papel Tissue

Estes produtos podem compor um programa de controle de contaminantes em complementação às tecnologias para este fim, delineadas na seção de preparação de massa. A melhor proteção para a máquina é conseguida com uma variedade de tecnologias de passivação, fixação e limpeza. O objetivo de um tratamento holístico da parte úmida é proporcionar um bom andamento de máquina com o menor tempo possível de parada.

Necessidades de Produtos Químicos em Máquinas Tissue: Aditivos FuncionaisA Ashland Water Technologies tem mais de 50 anos de experiência na área de aditivos funcionais para tissue. Reconhecida mundialmente, a resina de resistência em úmido Kymene™ foi a primeira resina de cura em pH neutro do mundo e tem sido continuamente melhorada. A resina Kymene é geralmente utilizada em papéis toalha e guardanapos para proporcionar resistência em úmido permanente (ou seja, não facilmente desagregradáveis em esgoto); em outras palavras, o produto químico produz funcionalidade ou propriedades finais ao uso do tissue.

A resina Kymene é, normalmente, adicionada em forma diluída ao circuito de alta consistência mais próximo à caixa de entrada e pode ser fornecida em containeres ou a granel para tanques de alta estocagem. A linha de produtos Kymene é ampla para oferecer flexibilidade quanto a teor de sólidos e cumprimento de normas regulamentadoras.

Resinas de resistência seca Hercobond™ que proporcionam também funcionalidade ao produto, neste caso, maior resistência seca , com ou sem resina Kymene. Por exemplo, para produtos como toalhas de alta resistência, geralmente recomendamos um programa composto por resina Kymene de resistência úmida e resina resistente seca Hercobond.

Nesta categoria, também estão os produtos Hercobond que têm papel multifuncional na máquina Tissue - aumentando a drenagem, a resistência da folha úmida, eficiência de conversão, bem como provendo resistência em úmido temporária. Papel higiênico, papel para linhas aéreas ou marítimas, guardanapos degradáveis e lenços faciais são todos produtos que usam a funcionalidade de resistência em úmido temporária.

A outra categoria de produtos funcionais a ser considerada são os agentes suavizantes ProSoft™. São agentes que produzem propriedades de suavidade superficial e estrutural à folha. São aplicados mediante prévia diluição ao sistema de alta consistência ou diretamente no feltro próximo ao nip.

Necessidades de Produtos Químicos em Máquinas Tissue: Produtos Químicos para CoatingO processo de crepagem nos cilindros Yankee da máquina Tissue define, mais do que qualquer outro, as propriedades finais do produto acabado. A Ashland Water Technologies tem uma vasta experiência fruto de expressivos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento e de uma linha inovadora de produtos - não existe outra empresa que trate tantos cilindros Yankee.

O produto mais importante é a base do revestimento ou adesivo. A Ashland fabrica materiais de polímeros que incluem resinas reticuladas e não reticuladas. Esses produtos estão representados pela linha de produto agente de coating Crepetrol™ . Estão disponíveis em diversos níveis de adesividade e suavidade de filme e o destaque especial é dado à resina de alta adesividade e alta maciez de filme, específico para atender a crescente demanda do mercado de qualidade premium.

Ashland foi pioneira na indústria ao desenvolver a tecnologia de coating com adição de níveis variados de plastificantes. Essa tecnologia patenteada oferece aos consumidores a flexibilidade de obter a adesividade desejada tanto para boa transferência da folha ao Yankee quanto para o processo de crepagem, conforme o tipo específico de papel a ser produzido (suavidade, bulk, textura, resistência, etc). Essencialmente, isso permite um pacote de crepagem customizado para cada característica, oferecendo ao consumidor a mais alta flexibilidade sem complexidade. Essa abordagem feita sob medida permite aos nossos consumidores tornarem seus produtos diferenciados no tão competitivo mercado Tissue.

Também fundamentais ao processo de coating são os produtos release encontrados na linha de agentes de release Rezosol™. Esses produtos vão de óleos minerais, óleos vegetais, a polímeros não-oleosos e surfactantes, que são escolhidos de acordo com o efeito release desejado.

Produtos químicos Modificadores e Fosfatos são usados, respectivamente, para modificar as características do filme de revestimento e para melhorar a uniformidade do revestimento. A variedade Rezosol também inclui produtos de controle de borda para Yankee e tecnologias específicos para fabricação de papel estruturado.

Page 6: Ashland Start-up Papel Tissue

Os produtos de revestimento do Yankee são misturados em água fresca pré-aquecida e aspergidos sobre a superfície aquecida do Yankee através de um chuveiro instalado antes do ponto de transferência da folha. O projeto e a localização desse equipamento é um fator crucial para o sucesso desta aplicação e é outra área na qual a Ashland é capaz de oferecer as orientações especializadas com base nas melhores práticas observadas em anos de aplicações bem sucedidas.

Além disso, muitos fabricantes estão optando pela metalização do Yankee. A Ashland tem trabalhado muito próximo aos fornecedores líderes nesta área e oferece soluções para o pré-tratamento e a partida de cilindros Yankee metalizados.

Necessidades de Produtos Químicos em Máquinas Tissue: Produtos Químicos para ConversãoA Ashland Water Technologies tem provido seus clientes com soluções tanto padrão quanto customizadas que agregam valor ao papel produzido. Há um grupo dedicado exclusivamente a projetos especiais, com forte interação com a equipe de pesquisa e desenvolvimento, responsável por esta linha de produtos.

Suavizantes Dimension™ são produtos químicos aplicados para aumentar de suavidade do papel no processo de conversão, geralmente para lenços faciais e papel higiênico. A Ashland tem trabalhado com empresas líder de mercado para sistemas de aspersão para desenvolver um sistema apropriado para seus produtos, desde os líquidos de baixa viscosidade até os sólidos hot melt que fazem parte desta linha. Esses produtos proporcionam uma textura aveludada aos diversos tipos de papel tissue. Um efeito diferenciado e uma característica especialmente desejável pode ser transferida à pele através da variedade de loções e dos diversos sistemas de aplicação, seja por aspersão ou por impressão, como a flexografia.

Pacotes de EquipamentosA Ashland é a líder de mercado na indicação dos melhores equipamentos para dosagem e controle. Utilizar o equipamento OnGuard da Ashland pode otimizar o consumo de produtos químicos nos sistemas de caldeira, resfriamento ou de produção de papel por realizar dosagens com base nas tendências avaliadas pelo próprio sistema. Isso é feito através do uso de um conjunto de sensores de última geração incorporados aos programas de produtos químicos. A Ashland dedica-se a minimizar o custo do programa de produtos químicos sem arriscar a confiabilidade e a efetividade do programa. A chave para alcançar esses resultados bem sucedidos está no controle da alimentação e não no controle da concentração.

A Ashland Water Technologies possui pessoal experiente em equipamentos em cada uma das tecnologias de atuação e tem a capacidade de projetar, construir e fornecer equipamentos de dosagem para cada aplicação química. Os pacotes de equipamentos vão desde simples skids de dosagem para aplicação de um antiespumante a sofisticadas unidades de dosagem controladas por SDCD capazes de adicionar agentes de crepagem Crepetrol proporcionais às taxas de produção das máquinas. Sistemas de tratamento de caldeiras e preparo de soluções de polímeros para retenção ou clarificação são outras áreas que requerem equipamento e conhecimento especializados.

Para a montagem de uma máquina nova, a Ashland prefere trabalhar num estágio inicial junto ao fornecedor de máquinas, ou empresa de engenharia de projetos, para assegurar a especificação correta e um start up sem problemas.

Os pontos-chave de atuação de nossa Equipe de Engenharia incluem:

• Identificação do espaço e localização adequados para a instalação de estocagem, preparação e dosagem de produtos químicos;

• Definição do sistema de preparo e aplicação de coating ao cilindro Yankee em conformidade com as melhores práticas da Ashland;

• Correta especificação e posicionamento dos chuveiros de aplicação de químicos, incluindo revestimento de cilindro Yankee e condicionamento de vestimentas;

• Previsão de bandejas e suportes para as linhas de dosagens de produtos químicos.

Para algumas aplicações, p. ex. aplicação de loções, a Ashland prefere trabalhar em parceria com fornecedores terceirizados de equipamentos de aplicação com quem já tenha sido testado extensivamente os produtos específicos desta linha.

Onde quer que o equipamento Ashland seja fornecido, oferecemos treinamento completo para seu uso e manutenção.

Page 7: Ashland Start-up Papel Tissue

Treinamento para Equipe Técnica e OperacionalA Ashland Water Technologies tem ampla experiência em montagem de novas máquinas tissue, mesmo em regiões com pouca mão-de-obra especializada na fabricação de papéis. Nessas circunstâncias, nosso suporte de treinamento on site, antes, durante e depois do start up torna-se um fator importante de sucesso ao projeto como um todo.

Cursos de treinamento básico podem ser adequados às diferentes necessidades e, normalmente, são oferecidos no idioma local. Um treinamento a um novo operador pode cobrir os seguintes tópicos:

• Segurança e reconhecimento dos perigos específicos para cada produto químico utilizado na produção de papel;

• Química básica dos papéis e fibras;

• Química da água e de caldeiras;

• Processos básicos da produção Tissue;

• Produtos químicos específicos para a Planta: normalmente os produtos básicos para Yankee, os produtos químicos de resistência úmida e os de controle biológico são considerados fundamentais. Além destes, poderão ser abordados todos os outros integrantes do processo desde tratamento de águas até conversão;

• Produtos químicos para pré-tratamento e partida do Yankee; e

• Equipamento para dosagem de produtos químicos.

A duração dos cursos varia conforme as necessidades locais, mas uma sessão completa pode tomar até dois dias de aulas. Também se oferece material impresso ou em CD.

Muitos clientes são beneficiados pelo nosso conhecimento especializado para realizar seminários mais avançados de treinamento para as equipes de supervisão e técnica.

Os temas costumam incluir:

• Seminário avançado de revestimento de cilindro Yankee;

• Desenvolvimento de suavidade;

• Questões normativas; e

• Gerenciamento de projetos.

Equipes locais de vendas Ashland, em conjunto com especialistas em aplicações sênior e especialistas em engenharia, geralmente conduzem o treinamento.

O treinamento é, normalmente, oferecido como parte de um pacote de serviços de suprimento de produtos químicos.

Suporte e Serviços para Start UpA Ashland Water Technologies conta com profissionais dedicados, com larga experiência, para as partidas de máquinas Tissue. Nossas equipes são formadas por diversas áreas, como especialistas em aplicações, com conhecimento detalhado dos sistemas químicos, especialistas em equipamentos, com treinamento em engenharia elétrica e mecânica, bem como funcionários com forte experiência na fabricação de papel.

Para tanto, a interação pode começar muitos meses antes da máquina estar totalmente montada. A Ashland tem bons relacionamentos com os fornecedores de máquinas o que facilita a participação conjunta em reuniões de planejamento de projetos em nossos clientes.

Este recurso está disponível em todo o mercado, e intensamente reforçado em mercados emergentes na Ásia, no Caribe e na América Latina.

Normalmente, os serviços oferecidos incluem:

• Consultoria detalhada no estágio do projeto de máquina com atenção aos equipamentos de dosagem de produtos químicos e sistemas de aplicação, p. ex., chuveiros de aspersão;

• Comissionamento mecânico e elétrico antes da partida

• Suporte de engenharia na fase de partida;

• Suporte de fabricação de papel, se necessário; e

• Suporte laboratorial e controle de qualidade na fase de partida, se necessário.

Page 8: Ashland Start-up Papel Tissue

Após Start Up com Ashland Water TechnologiesPartir uma nova máquina de Tissue é só um começo para a equipe Ashland . Muitos de nossos clientes continuam a usufruir dos consideráveis recursos de especialistas da Ashland por muitos anos.

A Ashland faz significativos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento na área de Tissue. Empresas que contam com esta parceria apreciarão os benefícios de estarem com acesso direto às soluções inovadoras e que agregam valor, resultantes desse empreendimento. Além disso, os grupos de aplicações e de marketing são formados por especialistas tanto no segmento Tissue, quanto nas áreas de inovação de produtos. Nossos grupos de vendas, cadeia de suprimentos e suporte aos negócios têm pessoas experientes em funções que vão da administração de carteira de clientes a logística e distribuição.

Com nossa larga experiência no mercado Tissue, podemos realmente oferecer serviços de valor agregado a nossos clientes, com muitas parcerias genuínas que formamos em todo o mundo.

Dentre elas:

• Melhoria da eficiência de máquinas pós-partida;

• Aperfeiçoamento da qualidade de produtos;

• Desenvolvimento de novos produtos;

• Gerenciamento de projetos em conjunto com o cliente;

• Seminários de treinamento avançado (tanto em Planta quanto externos);

• Apresentação das novidades tecnológicas; e

• Viabilização de visitas técnicas.

A experiência do cliente em trabalhar com a Ashland Water Technologies vai incluir muitos benefícios para além do simples fornecimento de produtos químicos especializados.

® Marcacomercialregistrada,Ashlandousuassubsidiárias,registradaemdiversospaíses™Marcacomercial,Ashlandousuassubsidiárias,registradaemdiversospaíses*Marcacomercialdepropriedadedeterceiros©2012,AshlandPC-11018-PT

Todasasafirmações,informaçõesedadosapresentadosnestedocumentosãoconsideradosexatoseconfiáveis,masnãodevemsertomadoscomogarantia,explícitaouimplícita,decomercialidadeouadequaçãoparaumdeterminadopropósito,oudeclaração,explícitaouimplícita,pelaqualaAshlandInc.eassuassubsidiáriasassumamresponsabilidadejurídica.

Sede Global

Ashland Inc.50 East RiverCenter Blvd.P.O. Box 391Covington, KY 41012-0391 EUATel: +1 859 815 3333

Ashland Water Technologies8145 Blazer DriveWilmington, DE 19808 EUATel: +1 302 594 5000

Centros Regionais

Ásia-Pacífico – Xangai, ChinaTel: +86 21 5442 2323

Europa – Schaffhausen, SuíçaTel: +41 52 560 55 00Barendrecht, Países Baixos Tel: +31 10 497 5000

América Latina – São Paulo, BrasilTel: +55 11 3089 9220

América do Norte — Wilmington, DE EUATel: +1 302 594 5000

ashland.com