2
Página 1 de 2 Aluno : Mauri Dias Marinho – RA - 2729969 Curso : Engenharia de Produção – Modulo 4 Prof. Eduardo F. Blat Polo Maraba - PA Data: 9/11/2012 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- A Fábrica do Futuro Quando ouvimos a expressão “a fábrica do futuro” pensamos logo em uma instalação repletas de robôs, computadores comandando todas as operações, essa é uma visão que não corresponde à realidade, nem presente e nem futura. A fábrica do futuro será caracterizada por outros aspectos, além de um elevado grau de automação. Será o uso generalizado do CAD, CAM. CIM, MRP II e, acima de tudo, do knowledge worker (seria o colaborador que usa a cabeça, mais do que as mãos). Outra característica da fábrica do futuro será a alta produtividade. O numero de atividades que não agregam valor ao produto será reduzido a praticamente zero. Assim podemos dizer que a fábrica do futuro terá as seguintes características. 1. Organização da produção. Será focada na alta produtividade. As atividades que não agregam valor serão eliminadas. A filosofia de fazer certo desde a primeira vez será levada ao extremo. Os refugos e retrabalhos não serão admitidos. Os métodos de trabalho terão mecanismos para a prevenção de problemas. Os níveis de estoque serão baixíssimos, pois o Just in time estará em toda parte, e os componentes serão entregues diretamente na linha de fabricação ou montagem. As fábricas serão extremamente limpas e organizadas, em decorrência da aplicação sistemática do housekeeping. Os colaboradores serão treinados em varias funções. A autoridade do colaborador, no que se refere à qualidade do produto será praticamente ilimitada. Ele pode, a qualquer instante, parar alinha de produção uma vez constatada uma não conformidade já ocorrida ou latente. O espírito de grupo estará presente, e todos os outros colaboradores irão ajudar na solução do problema. A gestão do processo será feita através de indicadores amplamente discutidos e aceito por todos os colaboradores que estiverem intimamente ligados aos objetivos estratégicos da empresa. 2. Projeto do produto e dos processos. Os projetos dos produtos sãos desenvolvidos juntamente com os processos onde são fabricados. A engenharia simultânea será aplicada em larga escala, passando a ser lugar com em todas as empresas. A atenção aos objetivos do cliente ira guiar o projeto, e a utilização de técnicas como o QFD (Quality function deployment) e a analise de falhas FMEA (failure mode and effect analysis) assegurara maior qualidade e confiabilidade nos produtos. Os produtos terão um menor numero de componentes, o que diminuíram os riscos de falhas e os custos, sem que se perca a flexibilidade, pois os produtos serão modulados, isto possibilitara uma vasta combinação de componentes que produzira uma enorme variedade de produtos finais.

Atividade 2 - A Fabrica Do Futuro.1

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Atividade 2 - A Fabrica Do Futuro.1

Página 1 de 2

Aluno : Mauri Dias Marinho – RA - 2729969

Curso : Engenharia de Produção – Modulo 4

Prof. Eduardo F. Blat

Polo Maraba - PA

Data: 9/11/2012

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Fábrica do Futuro

Quando ouvimos a expressão “a fábrica do futuro” pensamos logo em uma instalação repletas de robôs, computadores comandando todas as operações, essa é uma visão que não corresponde à realidade, nem presente e nem futura.

A fábrica do futuro será caracterizada por outros aspectos, além de um elevado grau de automação. Será o uso generalizado do CAD, CAM. CIM, MRP II e, acima de tudo, do knowledge worker (seria o colaborador que usa a cabeça, mais do que as mãos).

Outra característica da fábrica do futuro será a alta produtividade. O numero de atividades que não agregam valor ao produto será reduzido a praticamente zero. Assim podemos dizer que a fábrica do futuro terá as seguintes características.

1. Organização da produção.

Será focada na alta produtividade. As atividades que não agregam valor serão eliminadas. A filosofia de fazer certo desde a primeira vez será levada ao extremo. Os refugos e retrabalhos não serão admitidos. Os métodos de trabalho terão mecanismos para a prevenção de problemas.

Os níveis de estoque serão baixíssimos, pois o Just in time estará em toda parte, e os componentes serão entregues diretamente na linha de fabricação ou montagem. As fábricas serão extremamente limpas e organizadas, em decorrência da aplicação sistemática do housekeeping.

Os colaboradores serão treinados em varias funções. A autoridade do colaborador, no que se refere à qualidade do produto será praticamente ilimitada. Ele pode, a qualquer instante, parar alinha de produção uma vez constatada uma não conformidade já ocorrida ou latente. O espírito de grupo estará presente, e todos os outros colaboradores irão ajudar na solução do problema.

A gestão do processo será feita através de indicadores amplamente discutidos e aceito por todos os colaboradores que estiverem intimamente ligados aos objetivos estratégicos da empresa.

2. Projeto do produto e dos processos.

Os projetos dos produtos sãos desenvolvidos juntamente com os processos onde são fabricados. A engenharia simultânea será aplicada em larga escala, passando a ser lugar com em todas as empresas. A atenção aos objetivos do cliente ira guiar o projeto, e a utilização de técnicas como o QFD (Quality function deployment) e a analise de falhas FMEA (failure mode and effect analysis) assegurara maior qualidade e confiabilidade nos produtos.

Os produtos terão um menor numero de componentes, o que diminuíram os riscos de falhas e os custos, sem que se perca a flexibilidade, pois os produtos serão modulados, isto possibilitara uma vasta combinação de componentes que produzira uma enorme variedade de produtos finais.

Page 2: Atividade 2 - A Fabrica Do Futuro.1

Página 2 de 2

3. Layout

É o elemento determinante da fábrica do futuro. As fábricas grandes ate então tidas como padrão são divididas em várias pequenas unidades, dentro da fábrica original, devidamente focalizada, organizada em células de produção, com elevado grau de automação. Serão comuns as “ilhas de automação”.

Os novos projetos contemplarão áreas muito reduzidas para estoque de matéria primas e de produtos acabados, e não haverá previsão de áreas para retrabalhos. Ate mesmo áreas reservadas para produtos em processos serão reduzidas, pois as linhas serão balanceadas de forma a permitir fluxo continuo e sem acúmulos em determinados pontos do processo. Os gargalos existiram mais serão facilmente administrados.

4. Comunicação visual

A comunicação visual estará cada vez mais presente em nossas fábricas e escritórios. As informações sobre produção, produtividade, objetivos atingidos e a atingir, porcentagem de refugos, etc. estarão dispostos em quadros espalhados por toda a instalação, para serem lidos, analisados e criticados por todos os colaboradores.

Na fábrica do futuro as informações serão disponibilizadas em tempo real, com a utilização de painéis eletrônicos conectados a vários terminais de entrada de dados e de leitores ópticos, que, como parte integrante de sistemas de códigos de barra, irão monitorar o processo produtivo, recebimento de matéria-prima, expedição de produtos acabados, o ponto dos colaboradores etc. A utilização das cores será explorada ao máximo com cartões kanban, contêineres bancadas etc. coloridos de forma a transmitir uma ou mais informações sobre o andamento do processo.

5. Posto de trabalho

O posto de trabalho será projetado tendo em vista os conceitos de ergonomia, procurando o conforto, bem estar e segurança dos colaboradores. O ambiente de trabalho, além de extremamente limpo, contara com florais, jardins, verdadeiras salas de estar, com poltronas, cafezinhos, jornais do dia, revistas, etc. tudo no meio das maquinas, ao lado de corredores com transito de empilhadeiras e outros meios de transportes internos. Em muitas empresas, o sistema Just in time utiliza colaboradores que fazem a distribuição dos componentes em roller skates, que possibilitam maior rapidez e menor cansaço.

6. Compromisso com o meio ambiente

A fábrica do futuro será ecologicamente correta, isto é, não será poluidora. Todas serão certificadas nos termos da ISSO 14000 ou normas correspondentes. A preocupação de se trabalhar com materiais recicláveis será de todas elas.

Devera haver uma contabilidade dos custos sociais e ambientais, como também a utilização de tecnologias adequadas, tendo em vista as necessidades humanas e a preservação do meio ambiente.

7. Gestão do Conhecimento

A fábrica do futuro também é marcada por uma administração em que o conhecimento não está centralizado na figura do chefe de seção, mas compartilhado com todos os colaboradores. A prioridade não é a simples produção massificada, mas a produção em que os conhecimentos são aplicados para melhorar o desempenho.

Referencia:

MARTINS, P. G., LAUGENI F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2000.