11
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE ATIVIDADE INDIVIDUAL -02 QUESTIONÁRIO JOSÉ ALDO RAMIRES SALINAS 2013 Rede e-Tec Brasil

Atividade individual 002

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Atividade individual 002

CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

ATIVIDADE INDIVIDUAL -02

QUESTIONÁRIO

JOSÉ ALDO RAMIRES

SALINAS

2013

Rede e-Tec Brasil

Page 2: Atividade individual 002

JOSÉ ALDO RAMIRES

ATIVIDADE INDIVIDUAL -02

QUESTIONÁRIO

Trabalho sobre EaD Curso Técnico em Meio Ambiente Disciplina ECOLOGIA APLICADA

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais –

Campus Salinas, sob a orientação do Prof. Santina Mendes.

SALINAS

2013

Page 3: Atividade individual 002

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho ao Instituto Federal

De Educação, Ciência e Tecnologia do

Norte de Minas Gerais – Campus Salinas,

Instituição da qual estou participando,

nesse desafio virtual.

Page 4: Atividade individual 002

ATIVIDADE INDIVIDUAL -02

1. Defina Ecologia.

ECOLOGIA: ECOSSISTEMA

Ecologia, uma rápida definição:

Ecologia é um conceito que a maioria das pessoas já possui intuitivamente, ou seja, sabemos que nenhum organismo, sendo ele uma bactéria, um fungo, uma alga, uma árvore, um verme, um inseto, uma ave ou o próprio homem, pode existir autonomamente sem interagir com outros ou mesmo com ambiente físico no qual ele se encontra. Ao estudo dessas inter-relações entre organismos e o seu meio físico chama-se Ecologia.

Mas, para termos uma definição histórica: “Pela palavra ecologia, queremos designar o conjunto de conhecimentos relacionados com a economia da natureza - a investigação de todas as relações entre o animal e seu ambiente orgânico e inorgânico, incluindo suas relações, amistosas ou não, com as plantas e animais que tenham com ele contato direto ou indireto, - numa palavra, ecologia é o estudo das complexas inter-relações, chamadas por Darwin de condições da luta pela vida”. Foi assim que Ernest Haeckel, em 1870, definiu ecologia.

Assim, como em qualquer outra área, em Ecologia são definidas unidades de estudo, as quais são fundamentais para melhor compreensão desta Ciência. Utilizando-se um modelo de níveis de organização, fica mais fácil de compreendermos as unidades de estudo da Ecologia. Vejamos o modelo abaixo dos níveis de organização:

2. Qual é a melhor maneira para delimitar a Ecologia moderna?

A ecologia é uma ciência que está presente em nosso dia – a – dia, fazendo-se fundamental na busca de novos caminhos que alcancem uma gestão sustentável, que sem dúvida, é o melhor caminho para a sobrevivência da humanidade.

Page 5: Atividade individual 002

3 Explique como os organismos se relacionam com seus ambientes e como podem influenciá-los.

Processo que implica no fato do organismo tornar-se ajustado ao ambiente, dinâmica esta que pode exigir mudanças morfológicas, bioquímicas, fisiológicas ou comportamentais no indiví duo e que o tornam mais capacita do para sobreviver e reproduzir-se, em comparação com outros membros da mesma espécie.

A atuação da Seleção Natural no processo de adaptação dos seres vivos. O meio ambiente exerce influência sobre os seres vivos que a ele se adaptam. A eficiência dos mecanismos de adaptação pode significar a sobrevivência do indivíduo e até da espécie. O naturalista inglês Charles Darwin (século XIX), com sua teoria da Seleção Natural, explicou a luta das espécies pela sobrevivência e lhes atribuiu as modificações sofridas pelos seres.

3. Porque populações e comunidades são tratadas como sistemas termodinâmicos?

A Terra tenta manter o seu equilíbrio, de tal forma que qualquer alteração mínima nesse balanço tem conseqüências sérias. Os ciclos biogeoquímicos são mecanismos que fazem parte da dinâmica da Terra para promover o balanço de nutrientes e minerais, suprindo a necessidade de todos os seres vivos. (ciclos: exemplos, ciclo da água do fósforo)

Page 6: Atividade individual 002

4. Qual é o caminho da energia e dos nutrientes pelos ecossistemas?

Alguns organismos (seres autotróficos) são capazes de elaborar seu próprio alimento a partir de produtos químicos, utilizando a energia solar; este processo se denomina fotossíntese. As plantas, que fazem os produtos alimentícios, são chamadas produtores. O alimento produzido é utilizado por células vivas para fazer mais células e formar a matéria orgânica, como a lã e a gordura.

Page 7: Atividade individual 002

Os produtos orgânicos de organismos vivos são algumas vezes denominados biomassa ( biomassa é o peso da da matéria viva).

Certos organismos consomem produtos elaborados pelos produtores, a estes organismos se denomina consumidores. Os consumidores podem comer plantas (chamados de herbívoros), carne (carnívoros), ou assimilar matéria orgânica morta (decompositores, como fungos e bactérias).

Logo que o consumidor digeriu e utilizou este alimento, restam poucos produtos químicos de descarte. Estes produtos de descarte, que são utilizados como fertilizante para plantas, são denominados nutrientes. Quando os consumidores liberam nutrientes que voltam a ser utilizados pelas plantas, nós dizemos que foram reciclados.

A floresta é um exemplo de um típico ecossistema. As árvores e outras plantas produtoras utilizam a energia solar e os nutrientes químicos para elaborar matéria orgânica. Esta é comida pelos consumidores que devolvem os nutrientes à raiz das plantas. A Figura 1.1 mostra essa parte do sistema florestal e as flechas mostram o fluxo que segue a energia, alimento e nutrientes.

5. Por que é importante que os nutrientes, assim como a água, sejam reciclados e devolvidos para os ecossistemas?

Os ciclos ou movimentos de elementos na natureza são vitais para sustentação dos ecossistemas. O movimento desses elementos e compostos inorgânicos essenciais e não essenciais para a vida é denominado ciclagem de nutrientes . Do ponto de vista da biosfera como um todo; os ciclos biogeoquímicos se classificam em: 1) Ciclo da água ou ciclo hidrológico;

Page 8: Atividade individual 002

2) Ciclos dos macro e micronutrientes que são os minerais em geral

Page 9: Atividade individual 002

3) Ciclos sedimentares (rochas) : fósforo, enxofre, cálcio, magnésio e potássio;

Page 10: Atividade individual 002

4) Ciclos gasosos: carbono, nitrogênio e oxigênio.

Page 11: Atividade individual 002