7
ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLENTARES

ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLENTARES. ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLEMENTARES: Mandioca era o principal produto agrícola de subsistência para o consumo interno:

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLENTARES. ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLEMENTARES: Mandioca era o principal produto agrícola de subsistência para o consumo interno:

ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLENTARES

Page 2: ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLENTARES. ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLEMENTARES: Mandioca era o principal produto agrícola de subsistência para o consumo interno:

ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLEMENTARES:

Mandioca era o principal produto agrícola de subsistência para o

consumo interno: elemento básico da alimentação do brasileiro.

Fumo (tabaco): cultivado em zonas restritas no Recôncavo da Bahia e

no litoral de Pernambuco, era vendido no mercado europeu e na

África para comprar escravos (moeda de troca)

Algodão era usado no fabrico de tecidos de baixa qualidade

destinados à confecção de roupas para os mais pobres e escravos, era

cultivado no Pará, Maranhão e Ceará. A partir da segunda metade do

século XVIII, boa parte do algodão brasileiro passou a ser vendido para

os ingleses, que o utilizavam na fabricação de tecidos (Rev. Industrial).

Page 3: ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLENTARES. ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLEMENTARES: Mandioca era o principal produto agrícola de subsistência para o consumo interno:

GADO:• Inicialmente, era criado para uso nos engenhos de açúcar como força motriz

nas moendas e no transporte de cargas e pessoas. Era o chamado gado de quintal. O aumento do número de animais gerou sérios problemas para os proprietários dos engenhos, pois o gado destruía os canaviais e ocupava um espaço que poderia ser utilizado para plantar mais cana.

• No início do século XVIII, a Coroa portuguesa proibiu a criação de gado numa faixa de 80 quilômetros da costa para o interior. Essa medida contribuiu para ocupar o “grande sertão”, além do limite do Tratado de Tordesilhas. Partindo do Rio São Francisco, os criadores penetraram no Piauí, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

• Na atividade de criação de gado, predominava o trabalho de negros libertos, de mestiços livres e de brancos pobres. O vaqueiro, entretanto, diferenciava-se dos demais trabalhadores. Após quatro ou cinco anos de serviço, a cada quatro reses (crias) cabia-lhe uma. Essa forma de pagamento permitiu que o vaqueiro formasse seu próprio rebanho e adquirisse sua fazenda.

• A expansão do gado para o Norte foi favorecida pela existência de terras salgadas no vale do Rio São Francisco, no Ceará e em Alagoas, já que o sal é um componente essencial na alimentação do gado.

Page 4: ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLENTARES. ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLEMENTARES: Mandioca era o principal produto agrícola de subsistência para o consumo interno:

Moulin à sucre, par Rugendas, 1835.O engenho de açúcar fluminense do século XIX é aqui representado em plena atividade. Senhor e senhora cercados por escravos e animais domésticos supervisionam o trabalho num universo aparentemente mais reduzido.

Page 5: ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLENTARES. ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLEMENTARES: Mandioca era o principal produto agrícola de subsistência para o consumo interno:

Processo do açúcar. Simon de Vries, Curieuse aenmerckingen der bysonderste Oost en West-Indische verwonderens-waerdige dingen . . .(Utrecht, 1682).

Nesta gravura publicada na segunda metade do século XVII, observa-se o conjunto das atividades do mundo do açúcar - desde o plantio até a purga - bem como diferentes tipos de engenho - o movido a bois e a água.

Page 6: ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLENTARES. ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLEMENTARES: Mandioca era o principal produto agrícola de subsistência para o consumo interno:

Carro de boi, por Frans Post (1638). Instrumento de intermediação da atividade açucareira, o carro de boi era peça central de via de comunicação entre fazendas de canas e engenhos de açúcar. 

Page 7: ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLENTARES. ATIVIDADES ECONÔMICAS COMPLEMENTARES: Mandioca era o principal produto agrícola de subsistência para o consumo interno:

Drogas do Sertão:

• Produtos extraídos da região Amazônica: cravo, cacau, guaraná, castanha-do-pará,

gergelim, urucum, essências para perfumes e medicamentos etc. Eram utilizadas

como corantes, aromatizantes ou plantas medicinais→ extrativismo