2
Trabalho: Pôster – Aula na Escola - Maria Dulce Mendes Professora - São Vicente Introdução Este trabalho aborda o estudo da situacionalidade e informatividade, ou seja, a situação que o texto está inserido e quantidade de dados informativos presentes no mesmo. Tomamos o assunto da sexualidade como base para explanar nosso objeto de estudo. Vamos fomentar aspectos da situação de como era o namoro no passado e atualmente, imbricando na relevância das informações que contribuíram para as mudanças no contexto sócio-Histórico. Objetivos Vivenciar a prática docente confrontando-a com as teorias apreendidas em sala de aula. Conviver com o ambiente escolar. Identificar as dificuldades dos alunos no processo de produção textual e auxiliá-los. Internalizar novos conceitos pautados em virtudes humanas, com o intuito de construir valores que possam enaltecer o aluno. Metodologia Apresentação pessoal Contextualização: Situacionalidade / Informatividade Sondagem. Definição Afetividade e inteligência. Sexualidade no contexto. sócio-Histórico. O amor: Fundamento do social. O Amor: O banquete.

Aula Situacionalidade

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Os elementos da Textualidade e a produção de sentido no texto: Princípios e a prática docente Os princípios da textualidade que serão apresentados neste trabalho como ferramentas para a produção de sentido no texto são: a contextualização, a coesão, a coerência e os cinco fatores pragmáticos (intencionalidade, informatividade, aceitabilidade, situacionalidade e intertextualidade).Inicialmente destacaremos as características necessárias para a produção de sentido no texto.Ao elaborar qualquer t

Citation preview

Trabalho: Pster Aula na Escola - Maria Dulce Mendes Professora - So Vicente

Introduo

Este trabalho aborda o estudo da situacionalidade e informatividade, ou seja, a situao que o texto est inserido e quantidade de dados informativos presentes no mesmo. Tomamos o assunto da sexualidade como base para explanar nosso objeto de estudo. Vamos fomentar aspectos da situao de como era o namoro no passado e atualmente, imbricando na relevncia das informaes que contriburam para as mudanas no contexto scio-Histrico.

Objetivos

Vivenciar a prtica docente confrontando-a com as teorias apreendidas em sala de aula. Conviver com o ambiente escolar. Identificar as dificuldades dos alunos no processo de produo textual e auxili-los. Internalizar novos conceitos pautados em virtudes humanas, com o intuito de construir valores que possam enaltecer o aluno.

Metodologia

Apresentao pessoal Contextualizao: Situacionalidade / Informatividade Sondagem.

Definio Afetividade e inteligncia. Sexualidade no contexto. scio-Histrico. O amor: Fundamento do social. O Amor: O banquete.Anlise

Avaliar os aspectos da assimilao e acomodao no contexto das informaes e situaes enunciadas na interao.

A cultura se integra ao homem pela atividade cerebral, estimulada pela interao entre parceiros sociais, mediada pela linguagem VYGOTSKY.

Concluso

Dentros das redaes avaliadas definimos trs grupos: A-B-C, no qual , o grupo A teve uma melhor apreeno dos conteudos progmaticos, pois as reflexes acerca do assunto mostraram-se coerentes com os conteudos apresendatos. O grupo B difere do A apenas por detalhes que demonstram pequenas ocilaes na compreeno. Por fim, o grupo C no presentou consonncia com os contudos.

Referncias

GRATIOT-ALFANDRY, Hlne.Henri Wallon/ Hlne Gratiot-Alfandry, traduo e organizao: Patrcia. Junqueira. Recife,2010. 134 p.RAMOS,Graciliano. So Bernardo.Vidas secas. Record. Rio de Janeiro,2003. P.110 MATURANA, Humberto. Emoes e Linguagem na Educao e na Poltica. Belo Horizonte, 2002. Traduo de Jos Fernando C. Fortes, 3 reimpresso. Ed. Ufmg, 18p.RONCKART, Jean Paul. Interacionismo Scio-discursivo: uma entrevista com Jean Paul Bronckart. Revista Virtual de Estudos da Linguagem ReVEL. Vol. 4, n. 6, maro de 2006. Traduo de Cassiano Ricardo Haag e Gabriel de vila Othero.