21
F F U U V V E E S S T T - - 2 2 ª ª F F A A S S E E - - J J A A N N/ / 2 2 0 0 0 0 9 9 B B I I O O L L O O G G I I A A 1 O gráfico mostra os níveis de glicose medidos no sangue de duas pessoas, sendo uma saudável e outra com diabetes melito, imediatamente após uma refeição e nas cinco horas seguintes. a) Identifique a curva correspondente às medidas da pessoa diabética, justificando sua resposta. b) Como se explicam os níveis estáveis de glicose na curva B, após 3 horas da refeição? Resolução a) A curva A representa um indivíduo diabético porque ocorreu uma hiperglicemia acentuada, ou seja, o nível de glicose sanguíneo ficou muito elevado, após a refeição. A queda desse nível até o normal levou mais de 3 horas. b) Na curva normal B , de 1 a 3 horas foi o tempo utilizado para que a glicemia voltasse ao normal, devido ao hormônio insulina. Após 3 horas a glicemia permaneceu normal por causa da ação do hormônio glucagon. F F U U V V E E S S T T

B BIIOOLLOOGGIIAA - curso-objetivo.br · ... Cite todos os órgãos vegetais que estavam ... presente em células animais e vegetais, provavelmente teve essa origem ... Esse organoide

  • Upload
    buinhi

  • View
    228

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: B BIIOOLLOOGGIIAA - curso-objetivo.br · ... Cite todos os órgãos vegetais que estavam ... presente em células animais e vegetais, provavelmente teve essa origem ... Esse organoide

FFUUVVEESSTT -- 22ªª FFAASSEE -- JJAANN//22000099

BBIIOOLLOOGGIIAA

1O gráfico mostra os níveis de glicose medidos no sanguede duas pessoas, sendo uma saudável e outra comdiabetes melito, imediatamente após uma refeição e nascinco horas seguintes.

a) Identifique a curva correspondente às medidas dapessoa diabética, justificando sua resposta.

b) Como se explicam os níveis estáveis de glicose nacurva B, após 3 horas da refeição?

Resoluçãoa) A curva A representa um indivíduo diabético

porque ocorreu uma hiperglicemia acentuada, ouseja, o nível de glicose sanguíneo ficou muitoelevado, após a refeição. A queda desse nível até onormal levou mais de 3 horas.

b) Na curva normal B, de 1 a 3 horas foi o tempoutilizado para que a glicemia voltasse ao normal,devido ao hormônio insulina. Após 3 horas aglicemia permaneceu normal por causa da ação dohormônio glucagon.

FFUUVVEESSTT

Page 2: B BIIOOLLOOGGIIAA - curso-objetivo.br · ... Cite todos os órgãos vegetais que estavam ... presente em células animais e vegetais, provavelmente teve essa origem ... Esse organoide

2A presença do mercúrio foi analisada em populaçõeshumanas ribeirinhas e em três espécies A, B e C deanimais de um rio da região amazônica, todos fazendoparte de uma mesma teia alimentar. A tabela mostra os

resultados obtidos.

a) No esquema da folha de respostas, distribua os sereshumanos e os animais das espécies A, B e C, de modoa representar corretamente a teia alimentar.

b) Não está ainda esclarecido se o mercúrio presente norio pode prejudicar a saúde das populações ribei -rinhas. Como precaução, pensou-se em recomendarque as pessoas deixassem de comer peixe. Sabendo-seque peixe e mandioca (aipim) são os alimentosbásicos dessas populações, a retirada do peixe daalimentação pode provocar desnutrição? Por quê?

AmostrasConcetração

média de mercúrio(microgramas/g)

Cabelos de seres humanos 19,1

Tecidos de animais da espécie A 8,3

Tecidos de animais da espécie B 0,7

Tecidos de animais da espécie C 0,01

FFUUVVEESSTT -- 22ªª FFAASSEE -- JJAANN//22000099

Page 3: B BIIOOLLOOGGIIAA - curso-objetivo.br · ... Cite todos os órgãos vegetais que estavam ... presente em células animais e vegetais, provavelmente teve essa origem ... Esse organoide

Resoluçãoa)

b) Sim. A mandioca (aipim) é rica em carboidratos epobre em proteínas. O peixe por sua vez é rico emproteínas. A supressão de peixes levaria àdesnutrição proteica da população humana.

3Nos últimos anos, tem aumentado o número de espéciesde anfíbios em extinção, mesmo quando esses animaishabitam áreas pouco exploradas, como as partes maisaltas das montanhas.

a) Ovos ou embriões de certos anfíbios tornam-seinviáveis, quando o pH do meio é igual ou inferior a 5ou quando há excesso de incidência de raiosultravioleta. Cite dois eventos decorrentes daatividade humana que contribuem diretamente para aintensificação desses fatores ambientais quedeterminam a mortalidade dos ovos e embriões.

b) O aquecimento global tem aumentado a incidência deuma doença de pele causada por fungos (micose) emsapos adultos.

• Que tipo de relação ecológica ocorre entre o fungocausador da micose e o sapo?

• Cite uma função vital diretamente afetada pelocomprometimento da pele do sapo.

Resoluçãoa) • Chuva ácida, devido ao aumento de gases elimi -

nados para a atmosfera, entre eles o CO2, SO2 e

NO2, que diminui o pH da água.

• Destruição da camada de ozônio pela emissão degases como os CFCs, o que facilita a penetraçãoda radiação ultravioleta.

b) • A relação ecológica é o parasitismo.• Respiração cutânea que complementa a pulmo -

nar.

FFUUVVEESSTT -- 22ªª FFAASSEE -- JJAANN//22000099

Page 4: B BIIOOLLOOGGIIAA - curso-objetivo.br · ... Cite todos os órgãos vegetais que estavam ... presente em células animais e vegetais, provavelmente teve essa origem ... Esse organoide

4As plantas M e N foram submetidas às mesmascondições ótimas de umidade e temperatura. Forammantidas com o mesmo suprimento de CO2, semelhante

ao das condições naturais. A taxa fotossintética de cadauma foi, então, medida em diferentes intensidadesluminosas. Os resultados obtidos estão relacionados natabela abaixo.

a) No sistema de coordenadas, traçado em sua folha derespostas, represente as curvas correspondentes aosresultados obtidos para as plantas M e N, expressos natabela acima.

b) A curva de resposta fotossintética de um organismo dofitoplâncton é semelhante à da planta N. Com basenessa informação, como se explica a contribuiçãomajoritária do fitoplâncton para a produção de O2 no

planeta?

Intensidadeluminosa

(µ mol fótons/m2/s)

Taxa de fotossíntese

(µmol de CO2 absorvida/ m2/s)

Planta M Planta N0 0 0

100 6 5200 11 9300 16 12400 22 16500 24 18600 26 20700 27 21800 28 21900 28 211000 30 21

FFUUVVEESSTT -- 22ªª FFAASSEE -- JJAANN//22000099

Page 5: B BIIOOLLOOGGIIAA - curso-objetivo.br · ... Cite todos os órgãos vegetais que estavam ... presente em células animais e vegetais, provavelmente teve essa origem ... Esse organoide

Resoluçãoa)

b) O fitoplâncton representado por algas unicelu -lares, apresenta população muito numerosa e altastaxas de reprodução.

5Durante a transição do período Ordoviciano para oDevoniano, ocorreu a conquista do ambiente terrestrepelos vegetais. Algumas plantas gimnospermas surgiramnessa transição. As angiospermas, porém, ainda nãohaviam aparecido no planeta.

a) Cite todos os órgãos vegetais que estavam disponíveiscomo alimento para os animais herbívoros nessaépoca, justificando.

b) As evidências fósseis mostram que, nessa época, asplantas terrestres estavam sempre associadas aambientes com alta disponibilidade hídrica. Como aproximidade da água pode ter favorecido avariabilidade genética dessas plantas?

Resoluçãoa) As gimnospermas produzem raízes, caules, folhas,

estróbilos e sementes, órgãos que estavam àdisposição dos herbívoros. Flores e frutos sóapareceram a partir das angiospermas e conse -quentemente nesse período não poderiam servir dealimento para os animais.

b) As plantas terrestres dos grupos das briófitas epteridófitas são dependentes de água para afecundação. A presença de água garante a fecun -dação cruzada desses vegetais e consequentementea variação genética.As gimnospermas com o aparecimento dos grãosde pólen e tubos polínicos tornaram-se indepen -dentes do fator água para a fecundação.

FFUUVVEESSTT -- 22ªª FFAASSEE -- JJAANN//22000099

Page 6: B BIIOOLLOOGGIIAA - curso-objetivo.br · ... Cite todos os órgãos vegetais que estavam ... presente em células animais e vegetais, provavelmente teve essa origem ... Esse organoide

6Em entrevista concedida à revista eletrônicaComCiência, publicada pela Sociedade Brasileira para oProgresso da Ciência, Carlos Vogt afirmou:

“O combate à doença de Chagas, à febre amarela, àleishmaniose, à malária, à dengue, tem mobilizado asociedade e os governos na busca de soluções maispermanentes e no estabelecimento de políticas públicasque conduzam a medidas de prevenção mais dinâmicase eficientes.”

http://www.comciencia.br/reportagens/2005/06/01.01shtml

a) O controle da proliferação de mosquitos é uma medi -da adotada para combate a doenças. Para qual(is) dascinco doenças citadas no texto acima, essa estratégiapode ser efetiva?

b) Distribua as cinco doenças em grupos, de acordo como tipo de agente causador. Justifique os grupos forma -dos.

Resoluçãoa) Essa estratégia seria efetiva para a febre amarela,

leishmaniose, malária e dengue.b) Dengue e febre amarela são causadas por vírus.

Doença de chagas, leishmaniose e malária sãocausadas por protozoários (protoctistas).

7A figura mostra um artrópode.

a) A que grupo de artrópodes pertence esse animal? Citeuma característica observável na figura e que permitechegar a essa conclusão.

b) Em algumas espécies desse grupo, os machos cuidamdos ovos. Em experimentos laboratoriais, quandofêmeas foram colocadas em situação de escolha deum macho para cópula, elas escolheram aqueles queestavam cuidando de ovos. Qual seria a vantagemadaptativa desse comportamento de escolha demachos cuidadores de ovos ?

Resoluçãoa) O animal pertence ao grupo dos aracnídeos

(quelicerados). Ele possui: oito patas.b) A proteção aos ovos aumenta a probabilidade da

perpetuação da espécie, porque maior será aadaptação dessa população em ambientes onde osovos e descendentes desprotegidos são alvo depredadores naturais.

FFUUVVEESSTT -- 22ªª FFAASSEE -- JJAANN//22000099

Page 7: B BIIOOLLOOGGIIAA - curso-objetivo.br · ... Cite todos os órgãos vegetais que estavam ... presente em células animais e vegetais, provavelmente teve essa origem ... Esse organoide

8Em vez de seqüenciar as bases nitrogenadas de todos oscromossomos de uma planta com um genoma muitogrande, pesquisadores selecionaram partes dessegenoma para seqüenciar. Somente as seqüências deDNA que correspondem ao conjunto dos RNAmensageiros transcritos no fruto serão estudadas. ODNA a ser seqüenciado foi sintetizado em laboratório,tendo como molde as moléculas de RNA extraídas dosfrutos.

a) Se os cientistas fossem seqüenciar todo o genomadessa planta, haveria diferença se o material genéticoviesse do fruto ou da folha da planta? Justifique.

b) No estudo das seqüências que tiveram como moldeRNA mensageiro, faria diferença se esse RNAmensageiro fosse extraído das folhas ou dos frutos?Justifique.

Resoluçãoa) Não. Todas as células do vegetal, originadas do

desenvolvimento do zigoto, apresentam o mesmoconjunto cromossômico e, portanto, o mesmogenoma.

b) Sim. A expressão diferencial dos genes situados nascélulas de folhas e de frutos determinarão aprodução de diferentes tipos de moléculas de RNAmensageiro.

9Bactérias do grupo das rickétsias são consideradascélulas procarióticas incompletas, que não possuemcapacidade de multiplicação independente da colabo -ração de células eucarióticas, que elas parasitam.Existem organóides das células cuja origem evolutiva éatribuída a parasitas intracelulares semelhantes àsrickétsias.

a) Que organóide, presente em células animais evegetais, provavelmente teve essa origem?

b) Cite uma característica desse organóide quefundamenta essa explicação para sua origem.

Resoluçãoa) Mitocôndria.b) Esse organoide possui DNA, capacidade de auto -

duplicação e ribossomos.

FFUUVVEESSTT -- 22ªª FFAASSEE -- JJAANN//22000099

Page 8: B BIIOOLLOOGGIIAA - curso-objetivo.br · ... Cite todos os órgãos vegetais que estavam ... presente em células animais e vegetais, provavelmente teve essa origem ... Esse organoide

10Considere um indivíduo heterozigoto Aa.

a) O esquema abaixo representa o ciclo celular.

Numa célula desse indivíduoheterozigoto, indique quantasunidades de cada alelo haverá aofinal das fases

G1 (intervalo 1).

S (Síntese).

M (Mitose).

b) No esquema da folha de respostas, está representadoo processo de divisão de um espermatócito dessemesmo indivíduo. Preencha as célulasesquematizadas, nas fases I e II, indicando o tipo e onúmero de alelos em cada uma delas. Considere quenão tenha ocorrido permutação.

Resoluçãoa) Durante o período G1 da intérfase a célula-mãe

possui dois alelos, sendo genotipicamente Aa. Noperíodo S a célula apresentará duas cópias de cadaalelo (AA e aa), devido à duplicação gênica (ecromossômica) que precede a mitose. Ao final doprocesso mitótico formam-se duas células-filhas.Em cada uma ocorrerão dois alelos sendo, ambas,portadoras do genótipo Aa.

b)

FFUUVVEESSTT -- 22ªª FFAASSEE -- JJAANN//22000099

Page 9: B BIIOOLLOOGGIIAA - curso-objetivo.br · ... Cite todos os órgãos vegetais que estavam ... presente em células animais e vegetais, provavelmente teve essa origem ... Esse organoide

GGEEOOGGRRAAFFIIAA

1

O conflito envolvendo Geórgia e Rússia, aprofundadoem 2008, foi marcado por ampla repercussão inter -nacional. Outros conflitos, envolvendo países da ex-União Soviética, também ocorreram.

a) Explique a relação entre o fim da União Soviética e aproliferação de movimentos separatistas na região.

b) Explique como a Rússia reagiu ao movimento pelaindependência da Ossétia do Sul e aponte as razõesque motivaram essa reação.

c) Cite outro exemplo de movimento separatista recentenessa região.

Resoluçãoa) O colapso político e econômico soviético favoreceu

a emergência de movimentos nacionais separa -tistas em repúblicas até então dominadas pelaRússia. Contribuiu também para esse fato adiversidade étnica, religiosa e cultural já existentesassociada à política stalinista de russificação. Osucesso de muitos desses movimentos incitououtros po vos a também lutarem por independênciaapós a dissolução da URSS, o que tem sidoacompanhado por forte repressão russa, pois estesameaçam a soberania desses novos países.

b) A Rússia reconheceu a independência da Ossétiado Sul face ao governo georgiano. Deu apoio tático,bélico e a concessão de cidadania a separatistas daOssétia do Sul, ten do os ataques da Geórgia comoresposta a essas atitudes. A Rússia atacou posiçõesgeorgianas, ale gando defesa humanitária daOssétia do Sul frente a agressão georgiana. ARússia reagiu desse modo ao alinhamento daGeórgia aos interesses dos EUA e da UniãoEuropeia numa região considerada estratégica(Cáucaso). Outro fator importante foi a respostarussa ao apoio ocidental na independência deKosovo, contrário aos interesses russos e de seustradicionais aliados sérvios.

FFUUVVEESSTT -- 22ªª FFAASSEE -- JJAANN//22000099

Page 10: B BIIOOLLOOGGIIAA - curso-objetivo.br · ... Cite todos os órgãos vegetais que estavam ... presente em células animais e vegetais, provavelmente teve essa origem ... Esse organoide

c) Os movimentos separatistas na Chechênia, noDaguestão e na Abkhásia são outros exemplos demovimentos autonomistas na região do Cáucaso.

2

Fonte: www.census.gov/ipc/www/idb/.

Acessado em outubro de 2008. Adaptado.

As pirâmides etárias acima representam dois modelos deestrutura demográfica de diferentes grupos de países.

a) Caracterize cada uma dessas pirâmides quanto àstaxas de natalidade e à expectativa de vida.

b) Quais são as condições de desenvolvimento de paísesrepresentados pela pirâmide etária I ? Analise essapirâmide, considerando aspectos econômicos, sociaise migratórios do grupo de países hipoteticamenterepresentados.

Resoluçãoa) A pirâmide I caracteriza a estrutura etária de

países com baixos índices de natalidade, poisapresenta a base estreita em relação ao corpo, indi -cativo de um menor percentual de jovens. O corpoe o topo mais largos indicam maior percentual deadultos e idosos, consequência de elevada expecta -tiva de vida. A pirâmide II possui base larga, emrazão do maior percentual de jovens em países deelevado índice de natalidade. O corpo e o topomais estreito evidenciam menores percentuais deadul tos e idosos, fato típico de países com baixaexpec tativa de vida.

b) A pirâmide I caracteriza países com alto nível dedesenvolvimento humano. São países com melho -res condições de acesso a serviços de saúde, sanea -mento e alimentação. Melhores padrões de ren da eescolaridade favorecem o planejamento fami liarespontâneo por parte da população. Contudo,esses países podem apresentar carência de mão-de-obra jovem e pouco qualificada, o que poderiaincen tivar imigrações e o aparecimento de proble -mas como a xenofobia.

FFUUVVEESSTT -- 22ªª FFAASSEE -- JJAANN//22000099

Page 11: B BIIOOLLOOGGIIAA - curso-objetivo.br · ... Cite todos os órgãos vegetais que estavam ... presente em células animais e vegetais, provavelmente teve essa origem ... Esse organoide

3ORIGEM E DESTINO DE POPULAÇÕES DE

REFUGIADOS EM 2004

Fonte: www.acnur.org.br.

Acessado em setembro de 2008. Adaptado.

Conforme a ONU – Organização das Nações Unidas, onúmero de refugiados tem crescido nos últimos anos.

Em relação a esse fenômeno:

a) Cite duas causas principais desses deslocamentos,explicando, ao menos, uma delas.

b) Faça uma análise crítica do caso afegão, considerandoos respectivos países de destino.

Resoluçãoa) Os deslocamentos dessas populações ocorreram

em países com baixo padrão social e diferentes for -mas de conflitos. Na busca por melhores condiçõesde vida, parte desses refugiados buscam áreas maisprósperas e estáveis do que as de seus países deorigem. Conflitos violentos e de longa duração mo -ti varam a saída dessas populações por razões desegurança à sua integridade física.

b) O Afeganistão foi alvo de intervenção direta degrandes potências nas últimas décadas, como a ex-URSS na década de 1980, e forças da Otan, desde2001, fatos que justificam o maior número derefugiados entre os países apresentados na tabela.O Paquistão e o Irã foram destinos de refugiadosafegãos porque são países vizinhos, o que facilita odeslocamento fronteiriço. Nesse caso, a presençade afegãos nesses países é um fator de instabi li -dades: étnica no Paquistão, pois muitos sãoPashtun; e no Irã, religiosa, uma vez que osiranianos são majoritariamente xiitas e os afegãos,sunitas. Alemanha, Países Baixos e Reino Unidosão países que oferecem melhores condições devida e leis que favorecem o recebimento derefugiados, sobretudo nos casos de países quesejam alvo do interesse de suas políticas externas.Outro fato importante é a presença de grandes

País / lugarde origem

Principais países de destino Total

AfeganistãoPaquistão / Irã

Alemanha / Países BaixosReino Unido

2.084.900

RepúblicaDemocrática

do Congo

Tanzânia / Zâmbia / CongoBurundi / Ruanda

462.200

SomáliaQuênia / Iêmen / EUAReino Unido / Djibuti

389.300

PalestinaArábia Saudita / EgitoIraque / Líbia / Argélia

350.600

IraqueIrã / Alemanha / Países Baixos

Reino Unido / Suécia311.800

FFUUVVEESSTT -- 22ªª FFAASSEE -- JJAANN//22000099

Page 12: B BIIOOLLOOGGIIAA - curso-objetivo.br · ... Cite todos os órgãos vegetais que estavam ... presente em células animais e vegetais, provavelmente teve essa origem ... Esse organoide

populações muçulmanas nesses países, o quepermite uma rede de contatos com refugiados depaíses islâmicos. Por outro lado, os afegão são emgrande parte pobres e pouco qualificados, o queagrava o problema da xenofobia nesses paíseseuropeus que o recepcionam.

FFUUVVEESSTT -- 22ªª FFAASSEE -- JJAANN//22000099

Page 13: B BIIOOLLOOGGIIAA - curso-objetivo.br · ... Cite todos os órgãos vegetais que estavam ... presente em células animais e vegetais, provavelmente teve essa origem ... Esse organoide

4

Fonte: http://commons.wikimedia.org. Acessado emnovembro de 2008. Adaptado.

Os ciclones tropicais formam-se sobre os oceanos, emregião onde a água é quente e o vapor d’água, abundante.Eles nem sempre evoluem para um furacão, mas suastrajetórias no Atlântico Norte favorecem essa evolução.

a) Caracterize os furacões quanto às latitudes e àspressões atmosféricas das áreas em que se originam.

b) Identifique as regiões onde os furacões ficamenfraquecidos em suas trajetórias.

c) Caracterize os impactos sociais e infra-estruturais dosfuracões sobre países insulares na área representadaacima. Cite, ao menos, um desses países comoexemplo.

Resoluçãoa) De uma maneira geral os furacões ocorrem em

áreas de transição entre baixas e médias latitudes(entre 20º e 30º), principalmente no he mis férionorte. São áreas que em função da maior inci -dência de calor solar, durante o verão, apre sen tambaixas pressões atmosféricas. O calor provoca umsuperaquecimento das águas oceânicas super fi -ciais dando origem a correntes de ar quente con -vectivas que turbilhonam e originam os furacões.

b) A rota constante no mapa mostra uma intensifi -cação do furacão no sentido da costa sul dos EUA,enfraquecendo em direção ao interior do territóriodo país, quando as temperaturas e o atrito do solose alteram e o furacão se transforma numa tem -pestade tropical (TT).

c) Os furacões causam destruição de moradias,perdas de vidas, atingem as atividades produtivas(da lavoura e das indústrias), geram desemprego econsideráveis perdas econômicas. Obras públicascomo vias de transportes, pontes, barragenscorrem o risco de destruição. Quanto mais pobre o

FFUUVVEESSTT -- 22ªª FFAASSEE -- JJAANN//22000099

Page 14: B BIIOOLLOOGGIIAA - curso-objetivo.br · ... Cite todos os órgãos vegetais que estavam ... presente em células animais e vegetais, provavelmente teve essa origem ... Esse organoide

país, piores são os efeitos da passagem do furacão.Países como o Haiti, a República Dominicana eCuba são duramente atingidos.

FFUUVVEESSTT -- 22ªª FFAASSEE -- JJAANN//22000099

Page 15: B BIIOOLLOOGGIIAA - curso-objetivo.br · ... Cite todos os órgãos vegetais que estavam ... presente em células animais e vegetais, provavelmente teve essa origem ... Esse organoide

5

Considere os mapas dados e seus conhecimentos pararesponder.

a) Compare o uso da água em relação ao total disponíveldo Brasil ao de países de clima temperado oceânico naEuropa, considerando o Mapa A. Justifique suaresposta.

b) Analise o Mapa B, considerando o uso da água emrelação ao total disponível, para os EUA. Explique,identificando, ao menos, duas razões.

Resoluçãoa) Para uma análise comparativa entre o uso da água

e sua disponibilidade entre Brasil e os paíseseuropeus de clima temperado oceânico, deve-seconsiderar a área, o total populacional e adensidade demográfica. No Brasil, o uso da águaem relação ao total disponível é menor, isso se devea uma maior oferta de recursos hídricos em áreastropicais, uma vez que as médias pluviométricasapresentam-se mais elevadas. Outro fatorrelevante é a grande extensão territorial e a baixadensidade demográfica, por isso o consumorelativo é baixo.

b) No período considerado a situação dos EstadosUnidos piorará comparando-se as possibilidadesde consumo de água face a sua disponibilidade,por causa do crescimento da demanda por suaeconomia e população em expansão e também aocomprometimento de mananciais, reflexo doinadequado manejo de uso do solo, sobretudo na

FFUUVVEESSTT -- 22ªª FFAASSEE -- JJAANN//22000099

Page 16: B BIIOOLLOOGGIIAA - curso-objetivo.br · ... Cite todos os órgãos vegetais que estavam ... presente em células animais e vegetais, provavelmente teve essa origem ... Esse organoide

bacia do Mississíppi, além da Costa Oeste.Devemos destacar que o incremento dosagronegócios sobretudo na produção de grãos(milho e soja) e de algodão que contribuíram paraelevar a demanda por água.

6O processo de desconcentração industrial no Brasil vemsendo apontado como um dos responsáveis pelos altosíndices de desemprego verificados em algumas áreasmetropolitanas. Ao mesmo tempo, o setor terciário temsido, reconhecidamente, o grande empregador no atualestágio de desenvolvimento da economia brasileira.Com base nessas informações e em seus conhecimentos,

a) cite e analise duas causas possíveis dessa descon cen -tração industrial;

b) explique por que o setor terciário tornou-se o maiorempregador do país.

Resoluçãoa) O processo de desconcentração do parque in -

dustrial brasileiro ocorrido com maior intensidadenas últimas décadas decorre do aumento do custodos insumos de produção, nos velhos centros in -dustriais, principalmente na metrópole paulistanae no ABC paulista, como: mão-de-obra, em razãode maior organização dos trabalhadores, na suamaioria sindicalizados no setor secundário; ener -gia, face a perspectiva de ocorrência de um colapsono fornecimento (apagão ou black-out); transporte,por causa da saturação da infraestrutura;terrenos, cujos preços foram majorados peloprocesso de especulação imobiliária, inúmerostributos, proble mas ambientais, que impõemrestrições legais relacionadas ao uso do solo,emissão de poluentes, geração de resíduos e lixoetc.Soma-se a esses fatores a ação do poder públicointeressada em minorar as desigualdades regio -nais, em incorporar novas áreas ao espaço eco nô -mi co nacional, além da ação de Estados e Muni -cípios reduzindo a carga tributária (Guerra Fiscal)oferecendo incentivos creditícios e facilidades paraa apropriação de recursos naturais na contrataçãode mão-de-obra.

b) O setor terciário apresenta uma maior diver si fi -cação de atividades do que o secundário e oprimário, os quais tornaram-se mais automati za -dos nas últimas décadas. Como o setor de serviçosabsorve tanto a mão-de-obra de alta qualificaçãoprofissional quanto a de baixa qualificação,inclusive um maior contingente de trabalhadoresinformais, ocorre no País uma hipertrofia do setorterciário – comércio, serviços e profissões liberais.

FFUUVVEESSTT -- 22ªª FFAASSEE -- JJAANN//22000099

Page 17: B BIIOOLLOOGGIIAA - curso-objetivo.br · ... Cite todos os órgãos vegetais que estavam ... presente em células animais e vegetais, provavelmente teve essa origem ... Esse organoide

7No período colonial, a escravidão africana e a pecuáriabovina interligaram, de algum modo, as várias “ilhasregionais” daquele antigo “arquipélago econômico”,conforme definido por alguns autores.

Com base nessas informações e em seus conhecimentos,identifique

a) as duas principais portas de entrada e respectivas rotasde penetração do gado nordestino sertão adentro,durante a fase colonial;

b) a frente pioneira da expansão pecuária bovina noBrasil de hoje.

Resoluçãoa) A atividade criatória iniciou-se como apoio à

atividade principal do Brasil colonial, especial -mente no Nordeste, que era a plantação de cana ea produção de açúcar. Assim, a partir do agreste, ogado avançou aden tro, em duas direções, uma peloSertão do Nordeste ocupando todo o Vale do SãoFrancisco, que recebeu o apelido de Rio dosCurrais, e, outra que a partir do Médio SãoFrancisco, ocupa o Sertão Nordestino para oNorte, em direção ao Vale do Rio Parnaíba,formando o Estado do Piauí, parte do Maranhão edo Ceará, atingindo o litoral setentrional doNordeste.

b) No Brasil da atualidade, o gado avança peloCentro-Oeste, em direção à região norte, no queconvencionou chamar de “Arco Sul do Des ma ta -mento”. Isto ocorre em função de vários fatorescomo a facilidade de acesso permitida pelasmelhorias nas estradas que penetram na borda sulda floresta (vindas do Centro-Oeste), a mudançade atividades no Centro-Oeste, como o avanço daslavouras comerciais, como a soja e o algodão, quevalorizam as terras e empurram o gado em direçãoao norte, além do aumento do contingente decabeças em função do crescimento das exportaçõesde carne. O gado cumpre a função de desbravador,ocupando o território após o desmatamento pormeio das queimadas, ajudando a “assentar” o solo.Ele é substituído, logo após, pela lavoura comer -cial, avança em direção ao norte, colaborando comnovos desmatamentos.

FFUUVVEESSTT -- 22ªª FFAASSEE -- JJAANN//22000099

Page 18: B BIIOOLLOOGGIIAA - curso-objetivo.br · ... Cite todos os órgãos vegetais que estavam ... presente em células animais e vegetais, provavelmente teve essa origem ... Esse organoide

8

Fone: IBGE, Atlas Geográfico Escolar, 2006. Adaptado.

O local assinalado no mapa, com um círculo, é uma dasáreas em conflito na Amazônia Legal, hoje.

a) Identifique essa área e cite os sujeitos sociais en vol -vidos no conflito aí presente.

b) Explique as razões da existência desse conflito.

c) Por que tal conflito tem sido considerado uma questãogeopolítica?

Resoluçãoa) A área em questão corresponde a Reserva Raposa

Serra do Sol, uma porção setentrional da Ama zô -nia, na fronteira do Estado de Roraima com aVenezuela e a República da Guiana. Os sujeitos sociais envolvidos são principalmentenações in dí ge nas e rizicultores, além de garimpei -ros, lide ran ças políticas e militares estaduais efederais, organizações não governamentais emdefesa do meio ambiente e das nações indígenas.

b) As razões do conflito nessa área estão associadas àsdisputas territoriais relacionadas ao julgamentoda demarcação da Reserva Raposa Serra do Solem terras contínuas.

c) O conflito tem sido considerado uma questão geo -po lítica por estar localizada em região fronteiriçadespertando interesse dada sua posição estratégicana América do Sul, rica em recursos minerais e degrande biodiversidade. Devemos destacar que oapoio dado às nações indígenas por grupos pri va -dos envolve interesses diversos de cunho político,social, econômico e ambiental, questionadas porsetores militares como sendo uma possível ameaçaà soberania nacional. Além disso, lideranças esta -duais defendem interesses econômicos dos pro -dutores agrícolas locais, alegando a demarcaçãoem terras contínuas o que se constituiria em umobstáculo ao desenvolvimento do Estado.

FFUUVVEESSTT -- 22ªª FFAASSEE -- JJAANN//22000099

Page 19: B BIIOOLLOOGGIIAA - curso-objetivo.br · ... Cite todos os órgãos vegetais que estavam ... presente em células animais e vegetais, provavelmente teve essa origem ... Esse organoide

9

Fonte: IBGE, 2008. Adaptado.

Fonte: IBGE. Mapa da Série Brasil Geográfico, 1996.Adaptado.

Observe os dois mapas acima. Ambos representamdiferentes regionalizações do espaço brasileiro. O de nº1 apóia-se nos conceitos de “pólo” e “hierarquia urbana”e o de nº 2, no de “eixo de integração e desenvolvi men -to”.

a) Apresente, ao menos, dois critérios para aconsideração da área destacada no Mapa 1 como umaregião.

b) Justifique a delimitação da área de influência denúmero 3 do Mapa 2, destacando as principais infra-

FFUUVVEESSTT -- 22ªª FFAASSEE -- JJAANN//22000099

Page 20: B BIIOOLLOOGGIIAA - curso-objetivo.br · ... Cite todos os órgãos vegetais que estavam ... presente em células animais e vegetais, provavelmente teve essa origem ... Esse organoide

estruturas de transporte aí presentes.

Resoluçãoa) Devido à grande variedade físico-natural da área

destacada, os critérios que deverão ser conside ra -dos para a concepção dessa região deverão sergeoeconômicos. Trata-se de uma região polarizadapela Metrópole Paulistana, que em face do seudinamismo industrial, comercial e financeiro foidotada de uma melhor infraestrutura de trans por -te, energia e armazenamento. Assim, podemos des -tacar como principais critérios o da polarizaçãourbana exercida por São Paulo e a complexainfraestrutura de transporte intermodal que fazcom que a região funcione como um grandecorredor de exportação. Temos em destaque, oagronegócio do gado, soja, cana e algodão, entreoutros e a produção industrial ao longo dos eixosrodofer roviá rios até o Porto de Santos.

b) A área 3 abrange porções do território entre osestados de Goiás, Tocantins, Pará e Distrito Fe de -ral. Até o advento da criação de Brasília, a regiãosofria de considerável isolamento em relação àeconomia nacional. Após o surgimento da CapitalFederal, o governo passa a desenvolver umainfraestrutura de transportes que tem início com acriação da rodovia Belém-Brasília. Essa rodoviapermitiu o acesso a uma futura área onde sedescobriu as reservas minerais de Carajás (PA).Nessa região um novo sistema de transportes foidesen vol vido, com a criação da ferrovia E. F. dosCarajás que, com 980 km, chega ao porto de Itaquino Maranhão, exportando ferro e cobre. Outrasrodovias se desenvolveram ligando Mato Grosso ePará e, mais tarde, tiveram início as obras daferrovia Ferronorte entre o Distrito Federal eMaranhão, com o propósito de escoar a produçãoregional.

FFUUVVEESSTT -- 22ªª FFAASSEE -- JJAANN//22000099

Page 21: B BIIOOLLOOGGIIAA - curso-objetivo.br · ... Cite todos os órgãos vegetais que estavam ... presente em células animais e vegetais, provavelmente teve essa origem ... Esse organoide

10

Considere a figura e seus conhecimentos para responder.

a) Anote, na folha de respostas, os números de 1 a 5correspondentes a cada unidade de relevo ou deestrutura geológica.

b) Compare as áreas A e B quanto às atividades agráriasespacialmente predominantes, relacionando essasatividades a características do relevo.

Resoluçãoa) No perfil topográfico do Estado de São Paulo,

temos:1 – Planalto Ocidental2 – Depressão Periférica3 – Bacia Sedimentar de São Paulo4 – Escarpa da Serra do Mar5 – Planície Flúvio-Marinha

b) Na região identificada com A, o Planalto OcidentalPaulista, a suave declividade e topografia planados planaltos de arenito-basalto facilitaram aimplantação de culturas de grande escala, queocupam vastas extensões que variam, desdecultivos perenes como a laranja, o café, atéculturas temporárias como a cana. Na área B, oPlanalto Oriental Paulista, constituído de terrenoscristalinos movimentados, com conside rá veisinclinações, limita a lavoura à proximidade devales de rios, ou a poucas áreas planas, induzindoprincipalmente aos cultivos temporários como oplantio de hortifrutigran gei ros e criação do gadoleiteiro.

FFUUVVEESSTT -- 22ªª FFAASSEE -- JJAANN//22000099