5
Bateria de Exercícios de História e Geografia do Município de Duque de Caxias. Professor: Francisco Carlos M. da Conceição Assinale com um X a resposta correta. 1) A professor Ana Júlia do sexto ano do ensino fundamental, ao orientar seus alunos textos com conteúdos apresentam fatos históricos, a mesma do ponto de vista pedagógico, espera que seus alunos possam. ( a ) Avaliar e interpretar os fatos dos textos; ( b ) Analisar e avaliar os textos lidos; ( c ) Compreender e interpretar os fatos apresentados nos textos; ( d ) Somente compreender os fatos lidos no texto; ( e ) Avaliar, compreender e analisar os fatos lidos nos textos. 2)O estudo da Ciência História tem sua importância além do desenvolvimento cultural do indivíduo, fazer com que o mesmo compreenda o desenvolvimento da sociedades no tempo e no espaço. Com base nesta afirmativa a professora do quinto ano do ensino fundamental, promoveu uma gincana visando elaborar um acervo do documental sobre a história do Município de Duque de Caxias. Podemos afirmar que poderá fazer parte deste acervo, exceto: ( a ) Os documentários sobre o Lixão de Caxias, denominados “Estamira” e Lixo Extraordinário; ( b ) Mobiliário da estação de Merity, quando foi instalada a sede do 8 ºDistrito de Nova Iguaçu; ( c ) Fotos da Primeira Assembléia dos Vereadores do Município de Duque de Caxias, em 1944; ( d ) Rascunhos do projeto do Centro Cultural Oscar Niemeyer, que se encontra na Biblioteca do referido Centro Cultural; ( e ) Restos de ossadas encontrados nos sambaquis de São bento. 3) As diversas fases da evolução política-social, econômica e ambiental, poderá ser vista como um fato histórico, porquê. ( a ) Apresenta fatores inerentes e exclusivamente referentes a questões políticas de âmbito regional; ( b ) Os fatos se assemelham a questões de ocorrem em todo mundo; ( c ) Os fatos tem uma repercussão local,nacional ou mundial, exclusa da condição coloquial; ( d ) Não há critério específico, para analisarmos um fato classificados como histórico; ( e ) Os fatos acima de tudo terão que ter um efeito impactante na política nacional. 4) O nome do Município de Duque de Caxias, é associado a ilustre morador da região, o general do exército brasileiro, Luiz Alves de Lima e Silva, nascido na Fazenda São Paulo, hoje Museu Municipal da Taquara. A denominação do Município na realidade, um pedido de um amigo da família do militar. Assinale abaixo, a que se faz referência a citação do enunciado. ( a ) Homero Lara – Primeiro prefeito do Município; ( b ) José Luiz Machado – Jornalista do Município; ( c ) Plínio de Castro Casado – Interventor quando da criação do Município; ( d ) Gastão Glicério de Gouveia dos Reis – Primeiro prefeito eleito;

Bateria de Exercícios de História e Geografia Do Município de Duque de Caxias

Embed Size (px)

Citation preview

Bateria de Exerccios de Histria e Geografia do Municpio de Duque de Caxias.

Professor: Francisco Carlos M. da Conceio

Assinale com um X a resposta correta.

1) A professor Ana Jlia do sexto ano do ensino fundamental, ao orientar seus alunos textos com contedos apresentam fatos histricos, a mesma do ponto de vista pedaggico, espera que seus alunos possam.

( a ) Avaliar e interpretar os fatos dos textos;

( b ) Analisar e avaliar os textos lidos;

( c ) Compreender e interpretar os fatos apresentados nos textos;

( d ) Somente compreender os fatos lidos no texto;

( e ) Avaliar, compreender e analisar os fatos lidos nos textos.

2)O estudo da Cincia Histria tem sua importncia alm do desenvolvimento cultural do indivduo, fazer com que o mesmo compreenda o desenvolvimento da sociedades no tempo e no espao. Com base nesta afirmativa a professora do quinto ano do ensino fundamental, promoveu uma gincana visando elaborar um acervo do documental sobre a histria do Municpio de Duque de Caxias. Podemos afirmar que poder fazer parte deste acervo, exceto:

( a ) Os documentrios sobre o Lixo de Caxias, denominados Estamira e Lixo Extraordinrio;

( b ) Mobilirio da estao de Merity, quando foi instalada a sede do 8 Distrito de Nova Iguau;

( c ) Fotos da Primeira Assemblia dos Vereadores do Municpio de Duque de Caxias, em 1944;

( d ) Rascunhos do projeto do Centro Cultural Oscar Niemeyer, que se encontra na Biblioteca do referido Centro Cultural;

( e ) Restos de ossadas encontrados nos sambaquis de So bento.

3) As diversas fases da evoluo poltica-social, econmica e ambiental, poder ser vista como um fato histrico, porqu.

( a ) Apresenta fatores inerentes e exclusivamente referentes a questes polticas de mbito regional;

( b ) Os fatos se assemelham a questes de ocorrem em todo mundo;

( c ) Os fatos tem uma repercusso local,nacional ou mundial, exclusa da condio coloquial;

( d ) No h critrio especfico, para analisarmos um fato classificados como histrico;

( e ) Os fatos acima de tudo tero que ter um efeito impactante na poltica nacional.

4) O nome do Municpio de Duque de Caxias, associado a ilustre morador da regio, o general do exrcito brasileiro, Luiz Alves de Lima e Silva, nascido na Fazenda So Paulo, hoje Museu Municipal da Taquara. A denominao do Municpio na realidade, um pedido de um amigo da famlia do militar. Assinale abaixo, a que se faz referncia a citao do enunciado.

( a ) Homero Lara Primeiro prefeito do Municpio;

( b ) Jos Luiz Machado Jornalista do Municpio;

( c ) Plnio de Castro Casado Interventor quando da criao do Municpio;

( d ) Gasto Glicrio de Gouveia dos Reis Primeiro prefeito eleito;

( e ) Manoel Reis Deputado Federal quando da criao do Distrito de Nova Iguau.

5) Com base na Lei 11.645/08, obriga os estabelecimentos de ensino publico e privado, a ministrarem no ensino fundamental e mdio contedos Sobre a Histria e Cultura Afro-Brasileira e Indgena. Com base na determinao legal a Escola Porto do Saber, est elaborando o seu Projeto Poltico pedaggico, baseado em hbitos comensais que so caractersticos das festas juninas. A professora incumbida de retratar caricaturas de personagens correspondentes a tal evento cultural junto com seus alunos estar contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competncias nas reas de:

( a ) Histria do Brasil;

( b ) Sociologia;

( c ) Literatura;

( d ) Educao artsticas;

( e ) Expresso corporal.

6) Como os diversos fatos histricos do Brasil, so ricos analisados sobre os vrios aspectos. A Histria do surgimento do Municpio de Duque de Caxias, tambm no diferente. As expresses mximas dessa Histria expressam-se nas estrelas que so encontradas na bandeira e no braso do municpio. Quanto a elas podemos afirmar:

( a ) Representam a tomada da regio por Cristovam Monteiro e a criao do distrito de Nova Iguau por Ernani do Amaral Peixoto;

( b ) O Incio da conquista do Caminho do Ouro e a Construo do Porto de Estrela;

( c ) O concesso da terras a Brs Cuba em 1565 e Emancipao das Terras de Caxias do Municpio de Nova Iguau em 1943;

( d ) A Primeira estrela a direita sinaliza a criao do 8 Distrito de Nova Iguau e a estrela da esquerda a emancipao do Municpio de Duque de Caxias ;

( e ) O ocupao das terras por Cristovam Monteiro em 1565, criando o municpio de Nova Iguau e a Emancipao de Duque de Caxias em 1941.

7) No contexto geogrfico, podemos afirmar que um elemento foi fundamental na histria dos primrdios que deram origem a regio do atual municpio de Duque de Caxias. Estamos no referindo a:

( a ) Hidrografia;

( b ) Vegetao;

( c ) Relevo;

( d ) Clima;

( e ) Estrutura do solo.

8) A construo do Porto de Estrela no final do sculo XVII, teve um importncia fundamental para o desenvolvimento econmico da regio. Tala atividade estava associado a economia:

( a ) Canavieira, desenvolvida prximo ao litoral da capitania;

( b ) Cafeeira vinda da regio do Vale do Paraba;

( c ) Minerao, em larga expanso na provncia ao norte da de So Vicente;

( d ) Exportao de produtos agrcolas de subsistncia;

( e ) Introduo da pecuria bovina que encontrava nos rios da regio condies favorveis de interiorizao.

9) Em 1911 a implantao da Ferrovia, conhecida como Estrada de Ferro Leopoldina, configura uma via especifica de conduzir uma poltica de ocupao urbana na regio de Caxias ( No era Distrito ou muitos menos Municpio ). Outros fatores contriburam para a ocupao da regio, exceto:

( a ) Instalao de uma bica dgua , na atual Praa do Pacificador;

( b ) Instalao da Rede Eltrica;

( c ) Construo da Rodovia Washigton Luiz;

( d ) Inaugurao da Fbrica Nacional de Motores;

( e ) Construo da Refinaria Duque de Caxias.

10) O primeiro passo que marcou o processo de emancipao do Municpio de Duque de Caxias, considerado:

( a ) Instalao da Rede Eltrica na Regio;

( b ) Inaugurao da Bica dAgua na atual Praa do Pacificador;

( c ) O Movimento poltico que ficou conhecido como UPC;

( d ) Construo e inaugurao do FNM;

( e ) Inaugurao da Estrada de Ferro Leopoldina Railway.

11) A Estrada de Ferro D. Pedro II, denominada oficialmente de The Rio de janeiro Northern Railway, e em 1911 com a implantao da Estrada de Ferro Leopoldina, marcou decisivamente:

( a ) A ampliao do desenvolvimento industrial da regio de Caxias;

( b ) A ocupao urbana da regio de Caxias;

( c ) Desenvolveu um processo xodo populacional da regio de Caxias;

( d ) Implementao do desenvolvimento comercial na regio de Caxias;

( e ) Mudana do segmento econmico da regio.

12) Os movimento populares que passam ocorrer na regio de Caxias na dcada de quarenta, foi responsvel pela:

( a ) Emancipao da regio;

( b ) Surgimento da Unio Popular Caxiense;

( c ) Decretao da criao d 8 Distrito de Nova Iguau;

( d ) Instalao de uma Bica Dgua na Praa do Pacificador;

( e ) Construo da Rodovia Washington Luiz.

13) Sem dvidas que o processo de emancipao do Distrito de Caxias ( 8 de Nova Iguau ), teve influncia do governo federal. Tal afirmativa correta quando se observa o indicao de um interventor para o processo poltico, de nome:

( a ) Manoel Reis;

( b ) Plnio de Castro Casado;

( c ) Homero Lara;

( d ) Gasto Glicrio Gouveia dos Reis;

( e ) Ernani do Amaral Peixoto.

14) No processo da efetivao da emancipao do Distrito de Caxias ( 31 de dezembro de 1943 ), foi colocado no cargo de prefeito, o senhor:

( a ) Homero Lara;

( b ) Francisco Estcio da Silva;

( c ) Gasto Glicrio Gouveia dos Reis;

( d ) Brs Cuba;

( e ) Plnio de Castro Casado

15) O nome do Municpio Duque de Caxias, uma homenagem ao General do Exrcito brasileiro que comandou as tropas brasileira na Guerra do Paraguai ( 1865 1870 ). Estamos nos referindo a figura de:

( a ) Ernani do Amaral Peixoto;

( b )General Luiz Alves de Lima e Silva;

( c ) Coronel Amrico Gomes de barros Filho;

( d ) General Carlos Marciano de Medeiros;

( e ) Coronel Renato Moreira da Fonseca.

16) O estudo da geografia configura para o professor implementar uma srie de habilidades aos seus alunos no que tangue a percepo dos movimentos do planeta Terra. Uma dessas percepes est associada ao movimento de rotao. Em relao as habilidades a serem desenvolvidas entre os alunos, est.

I A existncia dos dias e noites;

II O Planeta gira entorno do seu prprio eixo;

III A cada grau de movimento positivo do Planeta, configura uma hora a menos aos pases que deslocam em direo ao leste;

IV A cada grau de movimento negativo do Planeta, configura o amanhecer em um determinado pas a oeste.

Considerando as alternativas, esto corretas:

( a ) I,II e IV;

( b ) somente a III;

( c ) I, II e III;

( d ) I e II;

( e ) II, III e IV.

17) A professora Maria Luiza, dos terceiro ano do ensino fundamental, props um desafio aos seus alunos a identificarem as estaes do ano na sequncia correta, em relao ao incio e termino de um ano do calendrio cristo romano. Podemos afirmar que sequncia apresentada pelo aluno X, foi a seguinte:

( a ) Vero, inverno, outono e primavera;

( b ) Inverno, primavera, outono e vero;

( c ) Vero, outono, inverno e primavera;

( d ) Primavera, vero , outono e inverno;

( e ) Inverno, vero, primavera e outono.

18) A professora de Histria Geral do oitavo ano do ensino fundamental de um escola do Municpio de Duque de Caxias, levou seus alunos para conhecerem o Museu Imperial de Petrpolis. A sada dos alunos foi do porto da escola foi pela manh. O retorno marcado para a tarde por volta das quinze horas. Em relao ao trajeto feito pelos alunos na ida e na volta podemos afirmar que foi:

( a ) Do oeste para leste e do sul para oeste;

( b ) Do norte para oeste e do oeste para leste;

( c ) Do sul para norte e do norte para sul;

( d ) Do oeste para norte e do oeste para o leste;

( e ) Do sul para leste e do leste para o sul.

19) Um nibus da viao Y se desloca em direo ao leste por volta das nove horas da manh, cruza com outro em sentido contrrio em um ponto X da rodovia. Podemos afirmar que ao cruzar um nibus pelo outro as sombras provenientes dos raios de sol estaro nas seguintes posies.

I No haver sombra, pois um veculo cobrir a sombra do outro;

II O Primeiro a sombra estar para leste e o segundo par o sul;

III O segundo no tem sombra, j o primeiro a sobra est para oeste;

IV O segundo a sombra est para leste, j o primeiro a sombra est para oeste.

Est ou esto corretas:

( a ) Opes I e III;

( b ) Opo IV;

( c ) Opes III e IV;

( d ) Opo I;

( e ) Opes I,II e IV.

20) O Movimento de rotao est baseada no ( a ):

( a ) Linha do Equador;

( b ) Trpico de Cncer;

( c ) Trpico de Capricrnio ;

( d ) Meridiano de Greenwich;

( e ) Zona Polar rtico.

21) A professor ao ensinar os seus alunos os limites do Municpio de Duque de Caxias, provocou um equivoco intencional. Assinale abaixo, onde ocorreu o equivoco citado.

( a ) Ao sul Municpio do Rio de Janeiro;

( b ) A leste Municpios de Mag, Guapimirim e baia de Guanabara;

( c ) O Oste Nova Iguau, So Joo de Meriti e Belford-Roxo;

( d ) Norte Petrpolis e Miguel Pereira;

( e ) A Sudoeste Baia de Guanabara, Mag e Rio de Janeiro.

(