4
BIOLOGIA 1 01. A NASA (agência espacial americana) vem estudando, há muito tempo, a possibilidade de existência de vida em outros sistemas estrelares, baseada nos estudos realizados sobre a evolução da vida em nosso planeta. Tomando como base esses estudos, pode-se afirmar que um planeta que venha a ter vida como a que conhecemos, deverá em sua forma primitiva possuir: 0-0) elevadas concentrações de polímeros com altos níveis de energia livre. 1-1) altas temperaturas. 2-2) chuvas fortes e contínuas. 3-3) atmosfera contendo vapor de água, metano, amônia e hidrogênio. 4-4) presença de uma camada rígida protetora de ozônio na atmosfera. 02. Observe atentamente para o modelo esquemático de membrana plasmática abaixo proposto: Os elementos representados pelas letras A, B, C e D correspondem, respectivamente, à: B C A Membrana plasmática D D D 0-0) camada bilipídica; porção polar dessa bicamada; porção apolar dessa bicamada e proteínas. 1-1) camada de proteínas; porção globular das proteínas; porção bifurcada das proteínas e dos lipídios. 2-2) camada bilipídica, porção apolar dessa camada; porção polar dessa camada e proteínas. 3-3) camada bilipídica; extremidade hidrofílica dessa bicamada; extremidade hidrófoba dessa bicamada e proteínas. 4-4) camada biproteica; porção polar dessa bicamada; porção apolar dessa bicamada e lipídios. 03. Analise atentamente as seguintes imagens e avalie as proposições abaixo: 0-0) a colchicina interrompe este processo no estágio representado pela imagem E. 1-1) o ciclo celular corretamente ordenado seria representado pela seqüência CABED. 2-2) a duplicação do DNA dos cromossomos ocorre no estágio representado pela imagem D. 3-3) a seqüência ACBED representa o ciclo celular durante a mitose. 4-4) os períodos denominados G1, S e G2 ocorrem no estágio representado pela imagem E. 04. Sobre as síndromes abaixo, decorrentes de segregação cromossômica anômala, avalie as seguinte proposições. 0-0) A constituição genética de um indivíduo com a síndrome de Klinefelter é 45A XXY. 1-1) O indivíduo que possui a constituição genética de 44A XXY é portador da síndrome de Klinefelter. 2-2) Na síndrome de Turner, observamos monossomia do cromossomo X, baixa estatura, pescoço alargado, ovários rudimentares e mau desenvolvimento de caracteres sexuais secundários. 3-3) Na síndrome de Down, observamos monossomia do cromossomo X, ovários rudimentares, mau desenvolvimento de caracteres sexuais secundários e baixa estatura. 4-4) Na síndrome de Down, o paciente apresenta trissomia com o seguinte cariótipo 45A (XX ou XY). 05. A figura abaixo mostra, esquematicamente, um caule jovem em corte transversal. Analise-a e responda às proposições apresentadas. EPIDERME PARÊNQUIMA (1) (2) (3) (4) (5) VESTIBULAR UFPE – UFRPE / 1999 2ª ETAPA NOME DO ALUNO: _______________________________________________________ ESCOLA: _______________________________________________________________ SÉRIE: ____________________ TURMA: ____________________ A B C D E

BIOLOGIA 1 DE - colegiomotivo.com.br · de 44A XXY é portador da síndrome de Klinefelter. ... O filtrado glomerular, formado por água, íons, ... atuam na natureza como decompositores

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: BIOLOGIA 1 DE - colegiomotivo.com.br · de 44A XXY é portador da síndrome de Klinefelter. ... O filtrado glomerular, formado por água, íons, ... atuam na natureza como decompositores

BIOLOGIA 1

01. A NASA (agência espacial americana) vemestudando, há muito tempo, a possibilidade deexistência de vida em outros sistemas estrelares,baseada nos estudos realizados sobre a evolução davida em nosso planeta. Tomando como base essesestudos, pode-se afirmar que um planeta que venha ater vida como a que conhecemos, deverá em suaforma primitiva possuir:

0-0) elevadas concentrações de polímeros com altosníveis de energia livre.

1-1) altas temperaturas.2-2) chuvas fortes e contínuas.3-3) atmosfera contendo vapor de água, metano,

amônia e hidrogênio.4-4) presença de uma camada rígida protetora de

ozônio na atmosfera.

02. Observe atentamente para o modelo esquemático demembrana plasmática abaixo proposto:

Os elementos representados pelas letras A, B, C e Dcorrespondem, respectivamente, à:

B

C

A

Membranaplasmática

D

DD

0-0) camada bilipídica; porção polar dessabicamada; porção apolar dessa bicamada eproteínas.

1-1) camada de proteínas; porção globular dasproteínas; porção bifurcada das proteínas e doslipídios.

2-2) camada bilipídica, porção apolar dessa camada;porção polar dessa camada e proteínas.

3-3) camada bilipídica; extremidade hidrofílica dessabicamada; extremidade hidrófoba dessabicamada e proteínas.

4-4) camada biproteica; porção polar dessabicamada; porção apolar dessa bicamada elipídios.

03. Analise atentamente as seguintes imagens e avalieas proposições abaixo:

0-0) a colchicina interrompe este processo noestágio representado pela imagem E.

1-1) o ciclo celular corretamente ordenado seriarepresentado pela seqüência CABED.

2-2) a duplicação do DNA dos cromossomos ocorreno estágio representado pela imagem D.

3-3) a seqüência ACBED representa o ciclo celulardurante a mitose.

4-4) os períodos denominados G1, S e G2 ocorremno estágio representado pela imagem E.

04. Sobre as síndromes abaixo, decorrentes desegregação cromossômica anômala, avalie asseguinte proposições.

0-0) A constituição genética de um indivíduo com asíndrome de Klinefelter é 45A XXY.

1-1) O indivíduo que possui a constituição genéticade 44A XXY é portador da síndrome deKlinefelter.

2-2) Na síndrome de Turner, observamosmonossomia do cromossomo X, baixa estatura,pescoço alargado, ovários rudimentares e maudesenvolvimento de caracteres sexuaissecundários.

3-3) Na síndrome de Down, observamosmonossomia do cromossomo X, ováriosrudimentares, mau desenvolvimento decaracteres sexuais secundários e baixaestatura.

4-4) Na síndrome de Down, o paciente apresentatrissomia com o seguinte cariótipo 45A (XX ouXY).

05. A figura abaixo mostra, esquematicamente, um caulejovem em corte transversal. Analise-a e responda àsproposições apresentadas.

EPIDERME

PARÊNQUIMA(1)

(2)

(3)

(4)(5)

VESTIBULAR UFPE – UFRPE / 19992ª ETAPA

NOME DO ALUNO: _______________________________________________________ESCOLA: _______________________________________________________________SÉRIE: ____________________ TURMA: ____________________

A B C

D E

Page 2: BIOLOGIA 1 DE - colegiomotivo.com.br · de 44A XXY é portador da síndrome de Klinefelter. ... O filtrado glomerular, formado por água, íons, ... atuam na natureza como decompositores

0-0) O felogênio (1) é um meristema secundário queproduz células de parênquima, com função depreenchimento e células suberificadas mortasprotetoras.

1-1) Associadas às células condutoras da seivaelaborada, os vasos liberianos ou crivados, hácélulas companheiras, células parenquimáticase fibras de sustentação compondo o chamadolíber ou floema (2).

2-2) O câmbio fascicular (3), meristema secundárioque se dispõe ao longo do caule e origina vasosliberianos (4) e lenhosos (2), é importante noalongamento dos caules.

3-3) No lenho ou xilema (2), além dos elementoscondutores, existem fibras parenquimáticas ecélulas de sustentação.

4-4) O parênquima medular (5) correspondefuncionalmente ao tecido conjuntivo frouxo nosanimais e é composto por células vivas comparedes mais ou menos finas e sem reforços,nas quais ocorrem plasmodesmos.

06. A engenharia genética, iniciada no início dos anosoitenta, foi capaz de produzir em microrganismossubstâncias antes somente sintetizadas pelo homem,como nos casos da insulina humana e do hormôniode crescimento. Em relação à engenharia genética,avalie as seguintes proposições.

0-0) A síntese desses dois hormônios em bactéria sófoi possível devido à remoção de genes queinibiam suas expressões.

1-1) A produção desses dois hormônios emEscherichia coli só foi possível pela implantaçãoda seqüência de DNA, responsável por suasexpressões nas células receptoras.

2-2) Apesar da implantação dos genes responsáveispela produção desses hormônios, não foipossível produzi-los, pois faltavam, nasbactérias, componentes celulares para sintetizarproteínas.

3-3) As bactérias, como a Escherichia coli, sãogeneticamente mais fáceis de serem alteradasdo que uma célula de mamíferos; daí, aengenharia genética ter evoluído mais emmicrorganismos.

4-4) A expressão desses hormônios foi viável porenvolver procedimentos isentos de enzimas,catalisadores onerosos e de difícil obtenção.

07. Caule com pêlo, em tomateiro, é determinado por umgene dominante H e caule sem pêlo, determinadopelo alelo recessivo h. Fruto vermelho é condicionadoao gene V, enquanto fruto amarelo, pelo alelorecessivo v. Do cruzamento-teste de uma planta F1,

resultante do cruzamento de um indivíduohomozigótico com caule peludo e fruto vermelho comum homozigoto para h e v, resultou a descendênciamostrada no quadro abaixo. Analise-a e responda àsalternativas propostas.

CaulePeludo eFrutoVermelho

Caulesem Pêloe FrutoAmarelo

Caulecom Pêloe FrutoAmarelo

Caulesem Pêloe FrutoVermelho

N.º DE IN-DIVÍDUOS

903 897 102 98

0-0) H e h estão num par de cromossomoshomólogos, sendo V e v localizados em outropar de homólogos, tratando-se de segregaçãoindependente e, portanto, em concordância coma 2.ª Lei de Mendel.

1-1) H e V estão ligados num mesmo cromossomo,valendo o mesmo para h e v e, após a meiose,em conseqüência da ocorrência de permutação(crossing-over), surgiram indivíduos, em menorpercentagem, com combinações alélicasdiferentes dos tipos parentais.

2-2) A planta F1, que deu origem à descendênciasupra-mencionada, produziu quatro tipos degametas.

3-3) O indivíduo F1 que foi submetido ao cruzamentoteste é um dihíbrido para dois locosindependentes ( Hh Vv ) e a ocorrência depermutação desigual entre os cromossomoshomólogos determinou uma freqüência desigualdas classes fenotípicas obtidas em F2.

4-4) Os dois locos considerados são autossômicos,estão localizados em um mesmo par decromossomos, sendo Hhvv x hhVv ocruzamento determinante da F2 supra.

08. Analise as proposições apresentadas, quanto à suacorreção em relação aos diversos passosrepresentados pelos retângulos numerados.

0-0

1-1

2-2

3-3

4-4

CICLO DE VIDA DO SCHISTOSOMAMANSONI

0-0) A cercária eclode do ovo e infecta o caramujo.1-1) O miracídio abandona o caramujo e penetra no

homem que se encontra na água, via pele oumucosa.

2-2) O verme imaturo ingressa na correntecirculatória e, eventualmente, termina nas veiasperto do intestino

3-3) Os vermes atingem a maturidade sexual e asfêmeas produzem ovos que atravessam aparede intestinal e alcançam seu lume.

4-4) Os ovos nas fezes contaminam as fontes deágua doce.

09. As fases de transformação na maturação sexual dohomem e da mulher são seguidas de alteraçõesorgânicas visíveis e outras de menor impacto; porém,todas sofrem o efeito de diferentes hormônios. Comrelação a este assunto, analise as proposiçõesabaixo.

0-0) O estrógeno e a progesterona produzidos pelosovários são os principais hormônios femininos.

1-1) As células de Leydig, na mulher, são asprincipais células produtoras de progesterona.

Page 3: BIOLOGIA 1 DE - colegiomotivo.com.br · de 44A XXY é portador da síndrome de Klinefelter. ... O filtrado glomerular, formado por água, íons, ... atuam na natureza como decompositores

2-2) O processo reprodutivo na mulher sofreinfluência direta da progesterona produzida pelocorpo lúteo ovariano.

3-3) As características sexuais secundárias nohomem, bem como o amadurecimento dosórgãos genitais, são induzidos pela ação datestosterona produzida pelas vesículasseminais.

4-4) No 14o dia após a menstruação, quando ocorrea ovulação, os níveis de estrógeno no ovárioestão elevados.

10. Com relação ao processo digestivo e às enzimasparticipantes, avalie o quadro abaixo:

Enzima Alimentodegradado

Órgãoprodutor

Local deatuação

0-0) α-amilase Carboidratos Glândulassalivares epâncreas

Boca eintestino

1-1) Pepsina Proteínas Estômago Estômago2-2) Tripsina Proteínas Pâncreas Intestino3-3) Quimotripsin

aProteínas Pâncreas Intestino

4-4) Lipase Lipídios Intestino Intestino

11. Considere este mapa mundi produzido peloGreenpeace.

0-0) As florestas primitivas preservadas estãoassinaladas em rosa, enquanto que asdestruídas estão em vermelho.

1-1) As florestas primitivas preservadas estãoassinaladas em vermelho, enquanto que asdestruídas estão em rosa.

2-2) Os países desenvolvidos têm preservado maissuas florestas primitivas.

3-3) Restam aproximadamente 20% das florestasprimitivas preservadas.

4-4) Na África, não tem ocorrido destruição deflorestas primitivas.

12. Com relação ao néfron, unidade funcional do rim,pode-se avaliar as seguintes proposições.

0-0) O Glómerulo de Malpighi é formado por umenovelado de capilares presentes no interior dacápsula de Bowman do néfron.

1-1) O filtrado glomerular, formado por água, íons,proteínas, é totalmente semelhante ao plasmasangüíneo, porém não contém carboidratos,pois estes são incapazes de atravessar oscapilares glomerulares.

2-2) A cápsula de Bowman está conectada com otúbulo contornado proximal, que continua pelaalça de Henle e desemboca diretamente noureter.

3-3) Além do processo de filtração sangüínea, os rinstambém são responsáveis pela osmorregulaçãoem nosso organismo.

4-4) A formação da urina implica filtração,reabsorção ativa, seletiva, reabsorção passivade água e secreção (excreção) ativa.

13. O sistema muscular, responsável pela movimen-tação da grande maioria dos seres vivos, éconstituído por vários componentes bioquímicos que,quando estimulados realizam a ação de contração edescontração. Em relação a este sistema podemosafirmar.

0-0) A tetania é uma condição da musculatura queocorre com a estimulação contínua fazendo comque o músculo atinja um grau máximo decontração, permanecendo contraído.

1-1) Durante um trabalho muscular intenso, as célu-las musculares usam o ATP e a fosfocreatina,acelerando o processo de respiração celular e,para isso, utilizam o amido como combustível.

2-2) A principal reserva de energia nas célulasmusculares não é o ATP, mas, sim, o fosfatode creatina.

3-3) As faixas mais extremas do sarcômero sãodenominadas de banda B e contêm apenasfilamentos de actina; já a faixa central, maisescura, é chamada de banda A.

4-4) A hemoglobina armazena o oxigênio necessárioao intenso processo de respiração celular dacélula muscular.

14. Com relação aos fungos, é verdadeiro afirmar que:

0-0) as aflotoxinas são potentes toxinas produzidasno metabolismo de determinados fungos,especialmente o Aspergillus flavus, que é umfungo ascomiceto.

1-1) a penicilina, primeiro antibiótico conhecido eresponsável pela salvação de milhares de vidasdurante a Primeira Guerra Mundial, foi extraídado fungo basidiomiceto Penicillium flavus.

2-2) muitas formas de alergias que afetam o sistemarespiratório são provocadas por esporos dePenicillium e Aspergillus existentes na poeira.

3-3) no homem, as aflotoxinas produzidas pelofungo Neurospora, um basidiomiceto queembolora as sementes de muitas leguminosas,têm efeito cancerígeno.

4-4) Muitos fungos, assim como bactérias, atuam nanatureza como decompositores e a açãodemolidora desses organismos permite areciclagem da matéria orgânica.

15. Na espécie humana, como nos demais mamíferos, acirculação é definida como dupla, fechada ecompleta.

pulmões A B

C D

CORPO

0-0) Os átrios (A e B) recebem o sangue trazido aocoração pelas veias e os ventrículos (C e D)impelem o sangue para o interior das artérias.

1-1) Desembocam no átrio direito (B) as veias cavas,e no átrio esquerdo (A), as veias pulmonares;enquanto as artérias pulmonares transportam osangue do ventrículo esquerdo para os pul-mões, a artéria aorta sai do ventrículo direitotransportando o sangue para todo o corpo.

Page 4: BIOLOGIA 1 DE - colegiomotivo.com.br · de 44A XXY é portador da síndrome de Klinefelter. ... O filtrado glomerular, formado por água, íons, ... atuam na natureza como decompositores

2-2) O átrio direito passa sangue venoso para oventrículo direito (C), através da válvula mitral,e o átrio esquerdo passa sangue arterial para oventrículo esquerdo (D), através da válvulatricúspide.

3-3) O sangue tem fluxo unidirecional, e, além dasválvulas existentes no coração, há tambémválvulas na saída da artéria pulmonar e da aorta(semilunares) que evitam o refluxo quandoocorre a sístole.

4-4) O músculo cardíaco, o miocárdio, é auto-estimulável, sendo o ponto de origem dosestímulos que determinam as contraçõescardíacas, o nódulo sinoatrial ou marca-passo,situado na junção da veia cava superior com oátrio direito (A).

16. Em relação às doenças respiratórias, avalie asseguintes proposições:

0-0) Na infância, inúmeras crianças eramacometidas pela coqueluche, causada pelabactéria Hemophilus pertussi, que se instala namucosa das vias respiratórias.

1-1) Pessoas mais idosas que fumam por muitotempo podem ser acometidas de bronquitecrônica e enfisema pulmonar, que são causadospela dilatação das vias áreas superiores.

2-2) A tuberculose, infecção pulmonar causada peloMycobacterium tubercolosis, encontrava-se, atécerto tempo atrás, sob controle, mas agora éconsiderada doença reemergente, por váriascausas, entre elas a AIDS.

3-3) Uma doença que acomete muitas crianças,principalmente no período chuvoso, é a asmabrônquica, que se caracteriza pelo aumento docalibre dos bronquíolos.

4-4) O fumo atua sinergicamente com hipertensão ehiperlipidemia para aumentar os riscos dedoenças nas coronárias.