38
Charles Darwin Wendell Sales

Biologia

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Biologia

Charles Darwin

Wendell Sales

Page 2: Biologia

O tão conhecido naturalista nasceu naInglaterra em 1809 e foi o responsável,juntamente com Alfred Wallace, pela publicaçãoda Teoria da Evolução.Um dos marcos mais importantes da suahistória foi a viagem a bordo no navio Beagleentre 1831 e 1836, na qual visitou diversasregiões do globo terrestre e teve condições deperceber uma interessante relação entre fósseise espécies viventes na época, e mecanismos deadaptação de espécies relacionados aoambiente e modo de vida destes.

Page 3: Biologia

Um exemplo destas observações foi entre emase avestruzes, espécies que, apesar dasemelhança, ocupam regiões geográficasdistintas. Os tentilhões de Galápagos, com bicosadaptados aos tipos alimentícios - e tartarugasgigantes do mesmo arquipélago, com detalhesno casco característicos para indivíduos de cadailha - também foram exemplos clássicos quandonos referimos a Darwin. Inclusive estes foram,além de suas leituras, curiosidade e discussõescom pesquisadores, definitivos para o insightque teve.

Page 4: Biologia
Page 5: Biologia

O fato de que suas descobertas contrariavam oque acreditava-se na época: que espécies eramfixas, ou seja: todas as espécies que Deus criouno início do mundo são as espécies queexistem, sem nenhuma a mais ou a menos.Adiou o lançamento da publicação de suateoria.Como quando chegou de viagem já era bastanteconhecido,Wallace pediu a ele para que lesse seusmanuscritos acerca de uma descoberta queteve.

Page 6: Biologia

Surpreendentemente, Wallace havia escritojustamente o que Darwin estava há décadasescondendo consigo e, como solução,publicou a teoria em seu nome e de Wallace.

Page 7: Biologia

Os tentilhões de Galápagos

Page 8: Biologia

Impacto da Teoria da Evolução na ciência e na religião

Aline Lopes

Page 9: Biologia

Religião

x

Ciências

Page 10: Biologia

•Os Criacionistas alegam que ateoria da evolução é um embuste,uma fraude com o objetivo deanular a bíblia como fonte única deverdade suprema.

Page 11: Biologia

•Pseudo cientistas sem compromissocom a verdade e sim com crenças deuma religião ultrapassada e danosa atoda a história da civilização.

(Critica comum entre alguns Ante-criacionistas)

Page 12: Biologia

•Existem fortes explicaçõesafirmando que o mundo vemevoluindo de uma espécie aoutra.

Page 13: Biologia
Page 14: Biologia

Seleção Natura e Seleção Sexual

Jessica da Silva

Page 15: Biologia

•Seleção EstabilizadaEm ambientes estáveis em que a mediados indivíduos está bem adaptado ascondições ambientais a seleção naturalreforça essa tendência favorecendoindivíduos médio e selecionandonegativamente indivíduos queapresentam características extremas.

Page 16: Biologia

•Seleção DirecionalÉ quando ocorrem mudanças ambientais eum fenótipo antes desfavorável passa a serfavorecido.

Page 17: Biologia

•Seleção DisruptivaÉ aquele que favorece os indivíduosportadores de características extremasem uma curva normal, em quanto osindivíduos médios levamdesvantagem, favorecendo os extremose eliminando a media.

Page 18: Biologia
Page 19: Biologia

Vida na era Pré-Cambriana e Paleozóica

Maria Gleica

Page 20: Biologia

•Era Pré-CambrianaJá se definiu a era pré-cambrianacomo aquela anterior ao surgimentoda vida na Terra, ocorrido no períodocambriano. Atualmente, porém, sesabe que a vida no planeta surgiu noinício do arqueano e que, ao longoda era pré-cambriana, os organismosfossilizados se tornaram cada vezmais abundantes.

Page 21: Biologia

Já se definiu a era pré-cambrianacomo aquela anterior ao surgimentoda vida na Terra, ocorrido no períodocambriano. Atualmente, porém, sesabe que a vida no planeta surgiu noinício do arqueano e que, ao longo daera pré-cambriana, os organismosfossilizados se tornaram cada vezmais abundantes.

Page 22: Biologia

•Era PaleozóicaO Paleozóico é conhecido por doisdos eventos mais importantes nahistória da vida animal. Em seucomeço houve uma grandediversificação evolutiva dos animais,a explosão cambriana, em que quasetodos os filos animais atuais e váriosoutros extintos apareceram dentrodos primeiros milhões dos anos.

Page 23: Biologia

Já no extremo oposto do Paleozóicoocorreu a extinção maciça, a maiorda história da vida na Terra, queextinguiu aproximadamente 90% detodas as espécies animais marinhas.As causas de ambos estes eventosainda não são bem conhecidas.

Page 24: Biologia

Trilobita que comoa maioria possuíauma demarcaçãotripartida em lobos,foi o animalpredominante noCambriano Superiore boa parte dopaleozóico

Page 25: Biologia

Conquista da terra firme e Origem dos tetrápodes

Crislane Rocha

Page 26: Biologia

• Crossopterígios

• Tetrápodes

Page 27: Biologia

Entre 408 e 360 milhões de anosatrás foram dominados peixesdotados mandíbula dividindo-se emdois grupos: um com nadadeirasradias e outro com nadadeiraslobadas.Os peixes com nadadeiras radiaistiveram grande sucesso evolutivo.

Page 28: Biologia
Page 29: Biologia

Anfíbios, expansão dos vegetais, primeiros répteis

Ariane Carla

Page 30: Biologia
Page 31: Biologia

Expansão e extinção dos Dinossauros

Tereza Cristina

Page 32: Biologia

Triceratops

Tyranossaurus

Page 33: Biologia

Segnossaurus

Page 34: Biologia

Restos fossilizados de Archaeopteryx.

Reconstrução hipotetica do aspecto geral de seu corpo.

Page 35: Biologia

Vida na era Cenozóica e Expansão dos Mamíferos

Sandra Regina

Page 36: Biologia

•Era CenozóicaO inicio da era cenozóica, há 65milhões de anos, foi marcado poedois eventos principais: A grandeexpansão e diversificação das plantasangiospermas (plantas com flores),que havia surgido no períodoCretáceo, e a diversificação eexpansão dos mamíferos.

Page 37: Biologia

•Expansão dos MamíferosSegundo os cientistas, praticamentetodos os mamíferos atuais surgirama partir de três grupos de mamíferosprimitivos que sobreviveram acatástrofe do final do mesozóico. Umdesses grupos foi o ancestral domonotremados (mamíferos ovíparos)outro dos mamíferos marsupiais, e oterceiro, dos mamíferos placentários.

Page 38: Biologia