8
Boletim Informativo Paróquia de Cossourado |Propriedade: Conselho Económico Paroquial | Supervisão: Pe. Manuel Baptista | Director: Joaquim Casa Nova | Ano V I | Nº 63 | Julho 2011 | Edição Mensal (3º Dom.) | Distribuição Gratuita Nesta edição: CATEQUESE: Festa do 9º ano Profissão de Fé Um pouco história de S.Tiago P4 ESCUTEIROS: XI Aniversário P2 COMISSÃO DE OBRAS Feirinha Festa nos EUA Cortejo 2011 P5 GRUPO CORAL (MISSA DIA) Passeio á Galiza P6 Noticias de Cossourado: A.R.C.C. elegeu nova Direcção P7 Escuteiros festejam o seu XI aniversário! Em dia de festa, esta associação recebeu 13 crianças para integrar o grupo de Lobitos, 4 jovens que ficaram a pertencer à secção dos Exploradores e 2 elementos que após vários anos regressaram aos Escuteiros, agora com maturidade e idade para pertencer ao grupo de caminheiros, apoiados por mais 2 elementos que deixaram os Pioneiros para agora usarem o lenço vermelho e renovarem a sua promessa……………………………….. P2 21 de AGOSTO

Boletim Informativo da Paróquia de Cossourado, Julho de 2011

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Boletim Informativo da Paróquia de Cossourado, Barcelos, de Julho de 2011 Principais tópicos: Escuteiros festejam o seu XI aniversário. A.R.C.C. elegeu nova Direcção. Um pouco história de S.Tiago. Passeio à Galiza. XI Aniversário .Festa do 9º ano. Profissão de Fé

Citation preview

Page 1: Boletim Informativo da Paróquia de Cossourado, Julho de 2011

Boletim Informativo Paróquia de Cossourado |Propriedade: Conselho Económico Paroquial | Supervisão: Pe. Manuel Baptista

| Director: Joaquim Casa Nova | Ano V I | Nº 63 | Julho 2011 | Edição Mensal (3º Dom.) | Distribuição Gratuita

Nesta edição: CATEQUESE: Festa do 9º ano Profissão de Fé

Um pouco história de S.Tiago P4 ESCUTEIROS: XI Aniversário P2 COMISSÃO DE OBRAS Feirinha Festa nos EUA Cortejo 2011 P5 GRUPO CORAL (MISSA DIA) Passeio á Galiza P6 Noticias de Cossourado: A.R.C.C. elegeu nova Direcção P7

Escuteiros festejam o seu XI aniversário! Em dia de festa, esta associação recebeu 13 crianças para integrar o grupo de Lobitos, 4 jovens que ficaram a pertencer à secção dos Exploradores e 2 elementos que após vários anos regressaram aos Escuteiros, agora com maturidade e idade para pertencer ao grupo de caminheiros, apoiados por mais 2 elementos que deixaram os Pioneiros para agora usarem o lenço vermelho e renovarem a sua promessa……………………………….. P2

21 de

AGOSTO

Page 2: Boletim Informativo da Paróquia de Cossourado, Julho de 2011

Página 2 Boletim Informativo Paróquia de Cossourado– Julho 2011

Seremos mais ricos! Após o falecimento repentino do Sr. P.e Américo da Silva Barbosa (Pároco de Aborim, Aguiar e Quintiães ), que encontrou tudo e todos desprevenidos. A arquidiocese pedia aos populares destas freguesias que aguardassem com uma solução temporária: Os párocos de Lijó e Balugães assegurariam as celebrações eucarísticas dominicais. E a população ficou a aguardar uma resposta definitiva. A partir daí uma sucessão de boatos correu Cossourado. Todos nós os ouvimos… não os vou repetir.

Agora, como todos os nossos leitores sabem, o que inte-ressa a nossa redacção são os factos… Em prol da Verdade, e sempre movidos pela integridade e honestidade, procura-mos a Verdade e divulgamo-la. Assim, nos documentos ofi-ciais encontramos algumas notícias que acabam com especu-lações e mentiras em Cossourado…

No passado dia 17 de Julho, o Arcebispo de Braga, o Sr. D. Jorge Ortiga, apresentou num extenso documento oficial intitulado o “Movimento Eclesiástico”. Primeiro, o Sr. D. Jorge resguarda-se de qualquer dificulda-de ou má interpretação das suas decisões. A seguir, avisa o povo das diferentes paróquias que a crise também está a ocorrer nas vocações, crise acompanhada e ampliada por um desequilíbrio entre cidades e aldeias isoladas e despovoa-das. Assim o Pastor da Arquidiocese avisa : “Não podemos continuar a exigir multiplicações de eucaris-tias. As comunidades devem estar disponíveis para sacrifícios onde a alteração de horários e lugares de culto assim o exi-girem.”

Os tempos são duros… preparemo-nos para mudanças terríveis…

Mais a frente, no documento aparecem as seguintes deci-sões do tal “Movimento” : “- P.e Manuel José Baptista, dispensado, por razões de saúde e de idade, da paroquialidade de S. Tiago de Cossou-rado e Santa Eulália de Panque, arciprestado de Barcelos. - P.e Paulo Jorge Brás de Sá, dispensado da paroquialida-de “in solidum” de Santa Eulália de Fafe, do mesmo arcipres-tado, e nomeado pároco de Santa Maria de Quintiães, S. Martinho de Aborim, Santa Lucrécia de Aguiar, S. Tiago de

Cossourado e S. Eulália de Panque, arciprestado de Barcelos, contando com a colaboração do P.e Manuel José Baptista.”

As decisões são claras, e não suscitam dúvidas: O Sr. Pe. Manuel fica dispensado da responsabilidade de paróquias, mas continua quer em Panque quer em Cossourado. Também aparece um novo sacerdote, o Sr. P.e Paulo de Sá que terá a responsabilidade de 5 paróquias!

Quem é o Sr. P.e Paulo Jorge Brás de Sá? Uma pesquisa rápida permite divulgar informações públicas acerca do novo sacerdote. Eis os dados:

- Nasceu em 10-11-1984, ou seja ainda não tem 27 anos.

- É autor duma tese de Mestrado em Teologia: “O baptis-mo, acesso a uma vida nova. Estudo na Literatura Patrística do século II”, 2010. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Universidade Católica Portuguesa (Orientador: Prof. Doutor P.e Pio Gonçalo Alves de Sousa).

- Foi ordenado Sacerdote em Braga em 18-07-2010, ou seja no ano passado.

- Celebrou a sua Missa Nova em 25 de Julho de 2010, em Vila Chã, Esposende. Será esta a sua freguesia de origem?

- Foi nomeado recentemente, pelo Sr. D. Jorge Ortiga : 18/07/2010 -Pároco in solidum da paróquia de Stª. Eulália de Fafe, arciprestado de Fafe; O P.e João Fernando Peixoto de Araújo era o moderador desta paróquia. 30/12/2010 - Capelão da Unidade Hospitalar de Fafe.

- O seu actual local de residência é Fafe, evidentemente.

Agora, que pensar desta mudança, porque é uma mudança que irá ocorrer provávelmente ao início do mês de Setem-bro? Seremos mais ricos! Ao contrário de muitas freguesias, que ficaram sem sacerdote, ou que passaram a celebrar uma missa ao fim da tarde de domingo, Cossourado ficou mais rico… vejam só, conservamos o nosso Pastor, e ainda ganhamos mais um. O novo estará um pouco atarefado, mas enfim sempre poderá contar quer com o Sr. P.e Manuel quer com as nossas comunidades de Panque e Cossoura-do… (Fonte : Arquidiocese de Braga)

Notícias da Paróquia de Santiago de Cossourado…

JMJ2011: Mais de 12 mil jovens portugueses estarão em Madrid

No maior evento organizado pela Igreja Católica a nível mundial mais de 12 mil jovens portugueses rumam a Madrid a partir de 16 de Agosto. Entre eles mais de 1500 estarão a fazer pré-jornadas ou “dias en las diócesis “ uma semana antes. Aveiro, Braga, Vila Real, Funchal, Lamego, Coimbra, Lisboa e Porto são as dioceses que proporcionam aos seus jovens esta iniciativa que os leva a estar inseridos em famílias de acolhimento e dinamizarem a comunidade. No dia 18 de Agosto está agendado o Encontro dos Jovens Portugueses no Centro de Congressos de Madrid, no espaço Madrid Arena, no qual estarão presentes 17 bispos portugueses... A 26ª edição das Jornada Mundiais de Juventude, tem este ano como tema “Enraizados em Cristo firmes na Fé” e tem mais 400 mil inscritos.

Page 3: Boletim Informativo da Paróquia de Cossourado, Julho de 2011

Página 3 Boletim Informativo Paróquia de Cossourado - Julho 2011

No passado dia 10 de Julho, o Agrupamento de Escuteiros 1203 S. Tiago de Cossourado feste-jou o seu XI aniversário durante a missa domi-nical das 10h na presença de toda a comunida-de. Como vem sendo habitual, a Eucaristia foi ani-mada pelo grupo, havendo também o momento destinado às promessas de novos elementos e de escuteiros que deixam a sua secção para integrar na secção seguinte. Esta associação recebeu 13 crianças para integrar o grupo de Lobitos, 4 jovens que ficaram a pertencer à sec-ção dos Exploradores e 2 elementos que após vários anos regressaram aos Escuteiros, agora com maturidade e idade para pertencer ao gru-po de caminheiros, apoiados por mais 2 ele-mentos que deixaram os Pioneiros para agora usarem o lenço vermelho e renovarem a sua promessa. Ao lado dos padrinhos, estes 19 jovens prometeram perante Deus e a comuni-dade cumprir os seus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria, auxiliar o próximo e obedecer à Lei do Escuta que rege esta associação tal como seguir os seus Mandamentos. No dia anterior, sábado, às 21 horas realizou-se uma vigília na Igreja Paroquial que teve como objectivo a preparação para este momento em que os jovens comprometer-se-iam perante Deus. Decorreram momentos de oração e reflexão, com a bênção das insígnias, bonés, boinas e chapéus pelo Sr Padre, para que no dia seguinte os escuteiros recebessem estas peças durante as suas promessas. No final não faltou o convívio entre todos os elementos desta associação, desde os mais anti-gos aos mais novos, com a presença do Chefe do Núcleo de Barcelos e de todos os familiares e amigos destes jovens, não faltando os padri-nhos que apagaram as velas de mais um aniver-sário deste agrupamento que caminha passo a passo com coragem e entusiasmo, contando com o apoio de todos.

Escuteiros festejam o seu XI aniversário!

Page 4: Boletim Informativo da Paróquia de Cossourado, Julho de 2011

Página 4 Boletim Informativo Paróquia de Cossourado - Julho 2011

Após termos celebrado o Sacramento de Confirmação dos jovens do 10º ano em Fevereiro deste ano, estes voaram do ninho; e par-tiram para a Missão, a missão a que chama Cristo e, agora são leva-dos pela força dinamizadora e inesgotável do Espírito Santo. Se bem se lembram, efectivamente já fizemos um extenso relato deste grande acontecimento que marcou a visita pastoral do Sr. D. Antó-nio Couto. Assim, já só restavam os 4 jovens do 9ºano para a festa de final de ano. O último domingo do mês de Junho, foi o dia esco-lhido para criar massa critica na catequese e juntar os grupos da Profissão de Fé e do 9ºano. Neste domingo, só apareceram 3 jovens para a festa do 9ºano… Mas renovaram as promessas que os seus pais e padrinhos fizeram há um 15 anos atrás, quando queriam que fossem cristãos. Assumi-ram o compromisso, pessoal desta vez, de seguir Cristo, escutar os seus ensinamentos, fazer Igreja, construir um mundo melhor, parti-cipar activamente na construção do Reino de Deus… e SERVIR… servir humildemente, infinitamente e incansavelmente… Agora, partem para se prepararem para o Envio, partem para o 10 º ano de catequese… Que fique bem claro, o 10º ano, tal como o 1º ou o 6º ano não são objectivos a alcançar, mas sim passagens e etapas numa vida de Cristão pleno… E, tal como disse o responsá-vel da Catequese a nível de Barcelos, mais do que nunca o papel dos pais e das mães é essencial, porque os catequistas só ajudam os pais durante 1 hora cada semana, e os pais têm a responsabilidade da educação civil, social, escolar e cristã no resto do tempo! O relevante não está tanto nos preparativos, nem nas etapas, mas está em seguir Cristo, o Caminho cheio de novidade, e segui-Lo sempre alumiado pela Palavra de Deus, numa vida atenta e sensível, até ao Pai…

Festa do 9º ano… Assumir o compromisso Cristão, e crescer para Cristo…

Retomando o artigo publicado neste boletim em Agosto de 2010, onde escrevia :

“O corpo do Santo foi enterrado em Jerusalém, onde ficou até ao dia em que os discípulos que vieram de Espanha receberam a ordem de regressar novamente a Espanha para lutar contra a idolatria. Aí trouxeram o corpo com eles, e tendo chegado à Galiza, a uma cidade chamada Iria Flavia depositaram o corpo num sepulcro de mármore. Com as perseguições, os bárbaros e os hereges em Espanha, este túmulo ficou esquecido. No tempo do papa Leão III, no sec. IXº, o corpo foi reencontrado em Iria e deslocado para a cidade de Compostela, onde permaneceu até aos dias de hoje.” Eis uns pormenores que podemos acrescentar: O Apóstolo terá deixado Jerusalém no sec. I para pregar a palavra de Cristo até à Península Ibérica. Ao regressar a terra santa, foi decapitado por ordem do rei Herodes Agripa. Recolhido pelos seus companheiros, o seu corpo foi colocado num pequeno barco, e assim atravessou o Estreito de Gibraltar e veio até à Galiza. O túmulo foi encontrado por volta do ano 800 pelo eremita Pelayo (ou Pelágio) que teve uma revelação durante o seu sono. Depois, foi guiado até ao local certo por uma estrela no céu, daí o nome de Compostela, Campus Stellae, ou campo da Estrela. A Igreja local declarou que se tratava do túmulo de São Tiago, irmão de São João, e mártir da cristandade. D. Teodomiro, bispo de Ira - Flavia (hoje Padrón) reconheceu o túmulo como sendo o do apostolo São Tiago em 835, e o rei das Astúrias, D. Afonso III, mandou ali construir uma igreja. Em 1884, o papa Leão XIII confirmou o reconhecimento das relíquias de São Tiago. No dia 21 de Abril de 1211, o Bispo D. Pedro Muñiz consagrava solenemente a catedral românica dedicada ao Apostolo S. Tiago. Os melhores mestres canteiros recolheram as influências artísticas e colocaram-nas na pedra. Estava terminada a obra iniciada em 1075-78 com o fecho da parte ocidental da basílica e a construção do Altar-mor de pedra, trabalhos que estiveram a cargo do Mestre Mateo e da sua oficina. A cerimonia da consagração contou com a presença do rei Alfonso IX, rei de León e Galiza, acompanhado pelo seu filho o Infante D. Fernando e do bispo de Compostela, Pedro Muñiz.

Os primeiros escritos falando da pregação de S. Tiago em Espanha são do sec. VII. O papa Calixto II solicitou a reunião dos textos dispersos num único manuscrito, afim de assegurar a devoção ao Apóstolo e promover Santiago de Compostela. Assim, no sec. XII, foram recuperados e integrados no chamado Codex Calixtinus. Este terá sido o precioso livro que foi furtado recentemente do Tesouro de Santiago de Compostela, e do qual se desconhece o paradeiro.

(Segundo : Cabido da Catedral de Santiago, “ Domus Iacobi - La Historia de la Catedral de Santiago”, 2011)

Um pouco de História… sobre São Tiago ou Santiago. Mário Pereira

Foto e textos de Mário Pereira

Page 5: Boletim Informativo da Paróquia de Cossourado, Julho de 2011

Página 5 Boletim Informativo Paróquia de Cossourado - Julho 2011

Caros Cossouradenses, no próximo dia 21 de Agosto vamos ter mais um cortejo de oferendas, é vontade da organização (comissão de obras) que este ano o cortejo tenha um cariz mais cultural, vamos fazer deste cortejo um dia de fes-ta onde os usos e costumes dos nossos antepassados estejam representados. Contamos com a vossa criatividade para que este cortejo seja um êxito.

21 de Agosto

Aviso FEIRINHA

7 de Agosto

A Comissão de Obras informa que vai levar a efeito no próxi-mo Domingo 7 de Agosto uma feirinha, a mesma terá lugar junto á Igreja Paroquial, e decorrerá durante a manhã, lá poderá encontrar os mais diversos artigos desde vestuá-rio, cerâmica, produtos agríco-las etc. Portanto convidamos todos vós a visitar a nossa feiri-nha, ao adquirir os nossos pro-dutos estará a contribuir para saldarmos as responsabilidades assumidas com a construção do Centro Paroquial.

Comunidade Portuguesa nos Estados Unidos vai levar a efeito no dia 03 Dezembro 2011 no “Jamaica Portuguese Club” festa de angariação de fundos a favor do Centro Paroquial Cossourado. A comissão de obras desde já agradece, especialmente ao “ Snr João Ferreira”, pelo esforço angariação de fundos junto dessa comu-nidade e que tão bons resultados tem conseguido. Informamos também que temos á venda bilhetes para o sorteio a realizar nesse mesmo dia, portanto não deixe de adquirir o seu bilhe-te na certeza de que for o feliz contemplado, nos responsabilizare-mos pela entrega do respectivo prémio. Na certeza que este evento será mais um êxito a comissão desde já agradece.

Page 6: Boletim Informativo da Paróquia de Cossourado, Julho de 2011

Página 6 Boletim Informativo Paróquia de Cossourado - Julho 2011

Como eu já tinha anunciado no boletim do mês passado, um novo passeio esta-va organizado pela Sra. D. Lurdes, desta vez até Santiago de Compostela, para o mês de Julho. Também confirmei um pormenor importante: na altura em que eu falava, já não havia vagas… era mais um passeio muito concorrido…. Era o passeio anual do Grupo Coral da Missa do Dia, era a recompensa anual pelo esforço e dedicação destes cantores. No passado sábado 16 de Julho, a parti-da era às 6:30. Cossourado adormeci-do… Um carro da Padaria Marinho… mais nada, neste silêncio da nossa Ter-ra. Era o nascer do sol, um pouco de vento, o céu um pouco nublado… Será que vamos ver chuva? Em Cossourado, os dias anteriores tinham sido de calor intenso e constan-te desde o início do mês de Julho. Mui-tos questionaram no autocarro, mas quer os que tinham consultado a Inter-net, quer os que acreditavam nos alma-naques, ninguém acreditava na chuva. Trata-se dum pouco de orvalho da manhã…. Por isso, ninguém levou guar-da-chuva e poucos levaram casacos. O autocarro ruma a Espanha… Uma pausa para pequeno almoço… O primeiro destino era Santa Tecla em Espanha; eu confesso que nem conhecia nem tinha ouvido falar de tal local. De facto, no monte de Santa Tegra ou Sta Tecla (com 341 m de altitude) por cima da vila (?) de A Guarda, na provín-cia de Pontevedra existe um sítio arqueológico excepcional. Trata-se dum castro chamado Castro de Santa Tegra, pertencente à cultura castreja; Será o mais emblemático e o mais visitado dos castros galegos. Primeiro, logo que começamos a subi-da, aparece à porta duma guarita um cobrador de bilhetes!! Pagamos, seguimos e passamos rente a

uma aldeia com inúmera habitações redon-das, parece uma aldeia celta. Depois chega-mos ao cimo do monte onde o nevoeiro é tão denso que não conseguimos ver nada a mais de 10 m! Encontramos a capela de Sta Tegra, ou Sta Tecla, mas está fechada! A volta da capela, existe um recinto. Aqui vemos um cruzeiro, além umas cabanas redondas. Não há guia, nem explicações que nos esclareçam sobre o pouco que a bruma deixa ver. Embarque para o autocarro, chegamos a vila de A Guarda onde o tempo continua coberto. Será que vai chover? Não! Rumo ao Norte, para Santiago. Ali chega-mos por volta das 12h30, mas antes de ir ao santuário fomos todos almoçar. A maioria trouxe farnel, e então formamos um piquenique gigante. Havia de tudo, e todos ofereciam uns aos outros. Bolinhos de bacalhau, frango, bifanas, panados ou salada. Vinho, cerveja, cola, água ou sumos. E as sobremesas, nem imaginam… variadís-simas e saborosas… O almoço foi um grande momento de fraternidade e de partilha. Ainda, me lembro das suculentas maças vermelhas que me ofereceram. Que sabor… Obrigado pelo gesto de amizade. No final do almoço, uns peritos ainda ten-taram um concurso de pião. Que engraça-do… que virtuosidade… Um dos concor-rentes até conseguia pôr o pião a rodar na própria mão! Chegada à Catedral de Santiago de Com-postela. A peregrinação de Compostela está entre as três maiores romarias do povo cristão, após Roma e Jerusalém. Assim, falamos de peregrinação ou roma-ria, como dizia recentemente o Sr. Pe. Tomás Caridade Vieira, na festa de São Cristóvão. Foi em 1492 que o papa Ale-xandre VI declarou Santiago de Composte-la como uma das três grandes romarias da Cristandade. A peregrinação a Santiago de Compostela consiste na peregrinação ao

túmulo do Apostolo São Tiago Maior, filho de Zebedeu. Este túmulo está situado na cripta do presente edifício que é a Catedral de Compostela. Caminhamos em direcção à Catedral His-tórica… Ainda longe, ouvem-se marteladas em pedra. Estranho… Decorrerão obras por perto? No largo principal, há um con-curso de artistas pedreiros, ou melhor de mestres canteiros, que devem alinhar as faces duma pedra para a tornar pedra angu-lar. E o tico-tico continua, sem parar, e as lascas de granito saltam… Subimos as esca-das. O andaime no pórtico da Gloria, ainda continua ali desde o ano passado… muitos turistas… muitas linguagens estranhas… Visita ao altar-mor e abraço ao São Tiago. Não sendo dia de grande afluência, chega-mos rapidamente à imagem de prata do Santo Apóstolo, adornada de pedras pre-ciosas, e abraçamo-la num gesto amigo e filial, afinal São Tiago foi o evangelizador da península Ibérica… A seguir, seguimos para cripta, passando junto da Porta Santa que agora está encerrada, não sendo este um ano jubilar. Na cripta, de longe, podemos antever, a arca de prata com os restos mortais do Santo. Tempo de silencio, vene-ração e oração. Regressando perto do Pórtico da Gloria, visitamos uma exposição dedicada aos 800 anos do santuário e às obras que vão agora

Um Passeio por Galiza com Grupo Coral da Missa do Dia … e seus amigos

Mário Pereira

Mário Pereira

Cont. pag. seguinte

Page 7: Boletim Informativo da Paróquia de Cossourado, Julho de 2011

Página 7 Boletim Informativo Paróquia de Cossourado - Julho 2011

Eleições dos órgãos sociais

Depois de um ano de Comissão Administrativa,

realizaram-se no dia 17 do corrente mês as eleições para os órgãos sociais da Associação Recreativa e Cultural de Cossourado (ARCC) – Triénio 2011-2014.

Os novos órgãos sociais são os seguintes:

ASSEMBLEIA GERAL Presidente: Sérgio Manuel Silva Meneses Secretário: Ana Maria Martins Pereira Vogal: Hélder Humberto Silva Rosa Caridade

DIRECÇÃO Presidente: António Jesus Ferreira Miranda Secretário: Joaquim Paulo Amorim Dantas Tesoureiro: Reinaldo Joel Silva Caridade Quintela Vogal: Ricardo Jorge Silva Caridade Quintela Vogal: Pedro Manuel Barbosa Rosa Vogal: Fernando Silvestre Alves Fernandes Vogal: Rui Manuel Silva Andrade Vogal: Domingos Maria Silva Andrade Vogal: José Cerqueira Amorim Vogal: Daniel José Ferreira Barbosa Vogal: José António Fernandes Silva

CONSELHO FISCAL

Presidente: Jorge Manuel Caridade Amorim Secretário: António Jorge Rebelo Miranda Vogal: Ricardo Francisco Pereira Silva

Esta nova direcção está empenhada em levar bem longe o nome de Cossourado na alta esfera do futebol popular do concelho de Barcelos.

Salientando a grande prestação desportiva da época ante-rior, sendo ela brilhante em vários aspectos, destacamos o facto de terem estado envolvidos na luta pela subida de divisão até ao último jogo, tendo terminado o campeonato da 2ª divi-são num honroso 5º lugar (a somente 2 pontos dos lugares de subida).

Por isso, as expectativas para esta nova época são elevadas, necessitando esta direcção do apoio de todos os sócios, sim-patizantes e cossouradenses em geral.

Pouco a pouco o plantel, que sofre algumas alterações, ganha forma. Não estando confirmado até data do fecho deste boletim apresentaremos todas as “contratações” na próxima edição.

Informa-se também que continuam abertas as inscrições para novos sócios. Inscreva-se já como sócio e marque o seu lugar na bancada que lhe parecer de melhor ângulo.

iniciar para conservação de algumas partes e para restauro de outras mais sensíveis. Saímos e percorremos um pouco a cidade. Não podemos esquecer a torta de amêndoa de S. Tiago, o vinho Alvari-nho galego, a concha da vieira, nem o cajado do peregrino…

Será que vai chover? Talvez não, mas caiem umas gotas! Tempo só para tirar uma fotografia, e subimos para o auto-carro.

Com as mãos cheias de “Recuerdos de nuestros Hermanos” partimos de San-tiago ao meio da tarde. Agora, vamos em direcção à Praia de Samil

Na praia, é hora de merenda; uma chu-va miudinha bate contra o pára-brisas do autocarro. “É só orvalho de verão, à beira-mar…” dizem os mais rijos. Ocupam-se as mesas, saem os farnéis, … mas este chuvisco é frio e fica cada vez mais denso. Mais uns bolinhos, …

mais uns minutos com as gaivotas agita-das à nossa volta… Agora chove mesmo, há que regressar rapidamente para o autocarro; num ápice, tudo fica embru-

lhado e arrumado. Fim do passeio na Praia de Samil… Regres-samos a Cossourado. Houve chuva até Viana do Castelo. E mes-mo ao entrar no lugar de Albagada, caíram gotículas de chuva no pára-brisas, mas não choveu mais.

No balanço desta viajem, diria que pode ter chovido, e podemos ter passado frio alguns minutos, mas hoje quem se lembra disso? O ambiente indescritível, os cantares anima-dos no autocarro (só faltaram as concerti-nas), os inúmeros locais visitados, o ritmo tranquilo já são símbolos dos nossos pas-seios. Infelizmente, a fama já ultrapassou qualquer publicidade e logo que há algum passeio, em poucos dias, desaparecem os lugares… O lado bom é que encontramo-nos entre amigos e convivemos, rimo-nos e cantamos entre amigos… Então Sra. D. Lurdes, para onde é a nossa próxima saída? Fátima… é mais sério! Mas, sabem, a nossa amizade é mesmo séria!

== Quando joga o COSSOURADO jogam todos os cossouradenses ==

Cont. pag. anterior

Cláudia Rego

Page 8: Boletim Informativo da Paróquia de Cossourado, Julho de 2011

FICHA TÉCNICA

Propriedade: Conselho Económico Paroquial de S. Tiago de Cossourado

Supervisão: Pe. Manuel Baptista Director: Joaquim Casa Nova

Redacção: Joaquim Casanova Marinha Ferreira Mário Pereira Rui Baptista Sílvia Magalhães

Composição Gráfica: Joaquim Casa nova Direcção e Edição de Conteúdos na Internet Fernando Gonçalves

Impressão: Copicelos Tiragem: 300 Exemplares Distribuição Gratuita