18
UESPI PREX Informativo “Extensão Universitária: Responsabilidade Social” Publicação da Pro-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Piauí - Edição nº 0/2013 Alunos do PIBID apresentam projetos na I Jornada Extensionista da UESPI (PÁG. 5) Pesquisadora do Rio de Janeiro ministra palestra na I Jornada Extensionista da UESPI (PÁG. 7) Workshop de capoeira agitou a UESPI durante a I Jornada Extensionista (PÁG. 10) Coordenadores do PIBID-UESPI discutem perspectivas para o programa (PÁG. 16)

Boletim PREX - Jornada

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

UESP

IPREXInformativo

“Extensão Universitária: Responsabilidade Social”

Publicação da Pro-Reitoria de Extensão daUniversidade Estadual do Piauí - Edição nº 0/2013

Alunos do PIBID apresentam projetos na I Jornada Extensionista da UESPI (PÁG. 5)

Pesquisadora do Rio de Janeiro ministra palestra na I Jornada Extensionista da UESPI (PÁG. 7)

Workshop de capoeira agitou a UESPI durante a I Jornada Extensionista (PÁG. 10)

Coordenadores do PIBID-UESPI discutem perspectivas para o programa (PÁG. 16)

2

I Jornada Extensionista da Universidade Estadual do Piauí: “Extensão Universitária: Responsabilidade Social”

A I Jornada Extensionista da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, evento realizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários – PREX, contou com sua primeira edição neste ano de 2013 nos dia 26, 27 e 28 de junho, reunindo encontros tradicionais como VII Seminário de Extensão, XI Seminário de Tradições Brasileiras e II Encontro Pedagógico do Programa Institucional de Bolsas à Iniciação à Docência (PIBID), com o tema “Extensão Universitária: Responsabilidade Social”. No dia 25 de junho, os estudantes puderam fazer o credenciamento nos campi Poeta orquato Neto, Auditório Central e Clovis Moura Auditório Central, em Teresina - Piauí.

Leia mais: http://eventosuespi.blogspot.com.br/2013/06/acontece-agora-na-uespi-o.html

Na manhã de quarta-feira, 26 de junho, a solenidade de abertura foi realizada no Theatro 4 de Setembro, com a apresentação do Coral da UESPI emocionando a todos os presentes com o canto do

3

hino do Piauí, dentre outras músicas.

A mesa de honra foi composta pelo reitor da UESPI, Prof. Carlos Alberto; o vice-reitor Prof. Nouga Cardoso; a Coordenadora do Programa de Iniciação à Docência - PIBID, Prof. Dra. Francisca Lúcia de Lima; Victor Sampaio, representando a presidente da FUNDAC, Bid Lima; os pró-reitores, Prof. Dr. Marcelo de Sousa (PREX), Prof. Dr. Francisco Soares (PREG), Profª Dra. Elizabeth Mary de Carvalho Baptista (PREG - Adjunta), Prof. MSc. Raimundo da Paz Sobrinho (PROPLAN), Prof. Dr. Geraldo Eduardo da Luz Júnior (PROP).

4

O Reitor da Instituição Prof. Carlos Alberto pontuou sobre o tema da Jornada e da importância da extensão para a solução de problemas sociais. “O tema é um chamado para cumprirmos a missão de sermos responsáveis pelo desenvolvimento comunitário”...

O Corpo de Dança da UESPI, coordenados pela Profa. Solange Ribeiro também se apresentou no evento encantando o público com arte e cultura piauiense, com danças que faziam alusão a lendas como o Cabeça de Cuia e o Bumba Meu Boi.

O evento também contou com uma mesa coordenada intitulada “Cantoria de Viola, Universo Imaginário do Repentista”, com a presença da Professora Dra. Stela Maria Viana Lima Brito, que caracterizou o improviso dos repentistas como ‘a arte de trabalhar com a palavra’ e falou dos diversos gêneros e estilos de se fazer cantoria de viola, e como essas diferentes combinações tem passado por mutação e inovação.

5

Leia mais: http://eventosuespi.blogspot.com.br/2013/06/i-jornada-extensionista-dauespi-tem.html

A I Jornada Extensionista discutiu sobre projetos do PIBID para a Biologia, Química, História, Geografia e Pedagogia além de apresentações culturais, exposições, apresentação de trabalhos dos discentes, agregando a todos que fazem parte da Instituição ainda mais conhecimento.

Alunos do PIBID apresentam projetos na I Jornada Extensionista da UESPI

No dia 26, alunos da Universidade, tanto os de campi do interior como da capital divulgaram seus trabalhos numa estrutura instalada próximo à Prefeitura da instituição, no estacionamento do CCHL.

Leia mais: http://eventosuespi.blogspot.com.br/2013/06/a-troca-de-conhecimentosacontece-todo.html

6

Mesa discute projetos do PIBID para a Biologia na I Jornada Extensionista da UESPI

Dentre os docentes que falaram ao público presente estavam o professor Francisco Soares Filho, responsável por mediar à mesa sobre Biologia na I Jornada Extensionista, que também contou com a presença do Professor Mestre Francisco das Chagas Moura, vice-diretor do CCN, do Professor Mestre Antônio Cícero de Andrade, do Professor Doutor Guilherme Fernandez Gondolo e da Professora Doutora Lissandra Corrêa Fernandes Góes.

Leia mais: http://eventosuespi.blogspot.com.br/2013/06/mesa-discute-projetos-dopibid-para.html

Professores da UESPI debatem projetos do PIBID em Pedagogia

Discutir o envolvimento dos alunos de pedagogia da UESPI e suas funções dentro do campo escolar, este foi o foco da mesa que reuniu estudantes, professores e coordenadores do PIBID na tarde do dia 26, no auditório do Palácio do Pirajá, dentro da programação da I Jornada Extensionista da UESPI.

7

A mesa foi mediada pela Professora Doutora Lucineide Barros, e contou também com a presença da Professora Mestra Isabel Cristina, da Professora Mestra Thaizi Helena e do Professor Mestre Francisco Winston José.

Leia mais: http://eventosuespi.blogspot.com.br/2013/06/professores-do-interiordebatem.html

Pesquisadora do Rio de Janeiro ministra palestra na I Jornada Extensionista da UESPI

Na quinta-feira, dia 27 de junho aconteceu a Palestra “Formação de Professores e Residência Docente”, no Auditório Central da UESPI Campus Torquato Neto, pela Profa. Doutora Neide da Fonseca Parracho Sant’anna (Pró-Reitora de Pesquisa e Pós Graduação do Colégio Pedro II do Rio de Janeiro).

8

Na palestra, que contou com a colaboração da Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UESPI, Francisca Lúcia, foi discutido, principalmente, sobre o aperfeiçoamento dos docentes da educação básica em âmbito geral, que é um dos objetivos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Instituição que utilizou a escola carioca “Pedro II” para lançar esse projeto ( Programa de Residência ao Docente ) piloto em 2012.

Leia mais: http://eventosuespi.blogspot.com.br/2013/06/pesquisadora-do-rio-de-janeiroministra.

html

I Jornada tem Mesa coordenada: Relatos de experiências de Ciências Humanas (História e Geografia) – PIBID

No dia 27 de junho o Auditório Central do Pirajá, docentes e estudantes debateram na mesa coordenada: Relatos de experiências no ensino de Ciências Humanas (História e Geografia) - PIBID/UESPI tendo como Mediador: Prof. M.Sc. Raimundo da Paz Sobrinho, com apresentação da Profa. Dra. Maria Tereza de Alencar, Prof. Dra. Viviane Pedrazani e do Prof. M.Sc. Edmundo Ximenes Rodrigues Neto e mencionou as dificuldade na formação de novos professores, da realidade salarial do docente no país, e a necessidade de integrar esses alunos à realidade da escola pública.

Leia mais: http://eventosuespi.blogspot.com.br/2013/06/i-jornada-tem-mesacoordenada-relatos.

html

9

Capoeira é tema de palestra e oficina-debate na I Jornada Extensionista da UESPI

“Capoeira e teoria e prática: ensaios e vivências” foi ministrada no dia 28 de Junho, às 09h, no Campus Torquato Neto ,pelo pesquisador e praticante de capoeira José Olímpio Ferreira Neto, que é formado em Filosofia pela UECE e atualmente cursa Direito na UNIFOR, onde realiza pesquisas

sobre capoeira no Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais, coordenado pelo Professor Doutor Humberto Cunha desde 2011.

“A capoeira é uma das manifestações culturais brasileiras protegidas pelo Estado, através do que se denominam de direitos culturais. Dentre as 25 manifestações classificadas como patrimônio imaterial brasileiro desde o ano 2000, duas tem relação com a capoeira: a roda de capoeira, contida no Livro de

10

Expressões, e o saber dos mestres, contido no Livro dos Saberes”, afirma José.

Leia mais: http://eventosuespi.blogspot.com.br/2013/06/capoeira-e-tema-de-palestra-eoficina.html

Workshop de capoeira agitou a UESPI durante a I Jornada Extensionista

Durante a I Jornada Extensionista da UESPI, que aconteceu dos dias 26 a 28 de junho em Teresina, a Capoeira foi um dos principais eixos de discussão dentro do Seminário de Tradições Brasileiras que compunha um dos três eventos da Jornada, além do Seminário do PIBID e do Seminário de Extensão.

Durante os três dias de Jornada, o Laboratório de Artes da UESPI recebeu grande maioria dos grupos de capoeira de Teresina que se reuniram no local para participar de um Workshop ministrado pelo Prof. José Olímpio, o Mestre Olímpio, da Escola de Capoeira do Ceará. No último dia de evento houve também uma palestra sobre a temática.

A capoeira é um dos projetos de extensão

11

da UESPI . Gratuito e aberto a todos os estudantes e comunidade em geral, hoje o projeto conta com cerca de 60 alunos inscritos e tem coordenação do Prof. Dr. Robson Carlos da Silva (Mestre Bobby).

Mulheres na Capoeira

A acadêmica de Educação Física da Faculdade Aliança, Thays Eline, é uma das alunas do projeto de Capoeira da UESPI e por muito tempo foi a única mulher dentre todos os participantes, até trazer sua amiga para o projeto, há um mês atrás.

Praticante de capoeira há cinco anos, dois deles na Uespi, a estudante afirma que o que mais a identifica com o esporte é a musicalidade e integração com as pessoas e lamentou a divisão sexista predominante no esporte. “Historicamente todo esporte foi dominado pelos homens, e com a capoeira

não foi diferente. Eu, diferentemente, sempre participei dos eventos, independente de ser pra homem ou mulher. Não tenho medo, inclusive, meu jeito de jogar é até mais masculino”, afirmou a capoeirista orgulhosa da sua prática.

Thays também comentou sobre o mito da incapacidade da força das mulheres perante a dos homens em relação ao esporte, e de como isso foi se naturalizando.” Eu não acho que por ser mulher eu seja

12

mais fraca. Temos tanta força quantos os homens, basta querer e começar praticar”, incentivou a estudante.

Reabilitação através do gingado

Uma das virtudes da prática em capoeira está nos seus movimentos libertadores impulsionados tom diferenciado que o gingado da música proporciona.

O aluno do projeto de capoeira da UESPI, Romário da Silva, teve paralisia cerebral ainda pequeno, o que atingiu seus movimentos motores e fala. Sua mãe, Wanildes Morais, conta que ele pratica o esporte há dez anos. “Chegou um momento na sua reabilitação em que ele precisaria começar um esporte. De imediato pensamos em natação, mas havia um vizinho nosso que fazia capoeira, o Mestre Márcio, que incentivou bastante a sua entrada e começou a levá-lo para os treinos”, lembra.

Além da capoeira ele também toca pandeiro e berimbau no grupo afro cultural Afrocondart e participa da Associação de Cadeirantes. Para a mãe, sua entrada na capoeira foi um dos melhores êxitos conquistados no seu processo de reabilitação. “A capoeira pra ele

13

é muito mais que é um esporte. É terapia, são suas amizades, sua socialização. Antigamente ele era muito molinho, só fazia algum movimento quando alguém o ajudava. Com o tempo ele teve uma rápida melhora no equilíbrio do tronco, e isso foi resultado da capoeira”, contou Wanildes constatando o papel que a capoeira possui como alternativa eficiente como reabilitação motora.

Ler mais: http://www.uespi.br/site/?p=33801

Pró-Reitor Marcelo Neto participa de Conferência na I Jornada Extensionista da UESPI

O Instituto Historiográfico e Geográfico Piauiense (IHGP), representado por seu presidente, o Prof. Dr. Fonseca Neto, participou, na noite do dia 26 de junho, da I Jornada Extensionista da UESPI. O evento, ocorrido no Auditório Central do campus Torquato Neto, marcou a entrada como sócio efetivo do Prof. Dr. Marcelo de Sousa Neto, Pró-Reitor da PREX, nos quadros do instituto. Também compuseram a mesa o bispo da Diocese de Oeiras, Dom Juarez Sousa, e o secretário do IHGP, o ex-deputado Homero Castello Branco.

14

Na conferência, intitulada “Nos bastidores do poder: Política e família no Piauí do século XIX”, o Pró-Reitor Marcelo Neto discorreu a respeito de como iniciou sua jornada acadêmica, há 19 anos atrás, ingressando no curso de História da Universidade Estadual do Piauí. Logo depois focou-se no tema central da conferência, apresentando um recorte de sua pesquisa, que tratava sobre o matrimônio enquanto ferramenta de legitimação e continuação de famílias tradicionais nas esferas do poder político no Piauí, durante o século XIX.

“No Brasil a formação das famílias constitui-se como um espaço engrenhado de disputas. Segundo Luís Costa Pinto, essas disputas surgem da importância da fórmula organizacional familiar, frente à fraqueza da organização do Estado, fenômeno presente em todo o Brasil Colonial, sobretudo nas regiões não-exportadoras, a exemplo do nosso querido Piauí”, relatou o professor. Segundo ele, no estado do Piauí, “as lutas por poder não foram marcadas por derramamento de sangue, em sua maioria, e sim pela mistura deste sangue, por meio do matrimônio”.

15

Ainda segundo o professor, os institutos geográficos e históricos brasileiros são instituições que visam preservar a memória, a cultura, o estudo das diversas regiões, e não é diferente no Piauí. “O Instituto Histórico e Geográfico Piauiense é uma das mais antigas instituições de preservação da história, da memória, dos estudos regionais do nosso estado, e data de 1918”, destaca.

Após a conferência, o professor Marcelo Neto ressaltou a importância de fazer parte de um grupo tão seleto de intelectuais piauienses. Segundo ele, é motivo de envaidecimento ser reconhecido por suas pesquisas desta forma, ressaltando ainda o fato de ter realizado toda a sua pesquisa em História dentro da Universidade Estadual do Piauí. “É um reconhecimento não só a mim, mas também ao trabalho, ao estudo e às pesquisas historiográficas que são feitas dentro da UESPI”.

16

Coordenadores do PIBID-UESPI discutem perspectivas para o programa na última mesa da I Jornada Extensionista

A última mesa redonda da I Jornada Extensionista da UESPI, intitulada “PIBID/UESPI: Consolidação e perspectivas”, ocorreu na tarde do dia 28, no auditório central do campus Torquato Neto. A mesa teve como mediador o Prof. Esp. Marivaldo Oliveira Mendes, e como apresentadores a Profa. Dra. Francisca Lúcia de Lima, Coordenadora Institucional do PIBID/UESPI, e o Prof. Dr. Marcelo de Sousa Neto, Coordenador Pedagógico do PIBID/UESPI e Pró-Reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários.

Leia mais: http://eventosuespi.blogspot.com.br/2013/06/coordenadores-do-pibid-uespidiscutem.

html

O evento contou com divulgação em um blog específico: http://eventosuespi.blogspot.com.br/ no site da UESPI: http://www.uespi.br/site/ e página no facebook: Uespi-oficial, onde todas as informações e fotos foram postadas.

17

Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual do Piauí - ASCOM

Elias Monteiro da Cruz Neto Projeto gráfico e diagramação: Pablo Henrique e

Wallace RodriguesEstagiários: Carmem Kemoly, Jônatas Freitas, Ruth

Carioca e Wanderson Araú[email protected]

(86) 3213-7398

UESP

IPREXProf. CARLOS ALBERTO PEREIRA DA SILVA

Reitor da Universidade Estadual do Piauí – UESPI

Prof. NOUGA CARDOSO BATISTAVice-Reitor da Universidade Estadual do Piauí – UESPI

Profa. FRANCISCA LÚCIA DE LIMACoordenadora Institucional do PIBID - UESPI

Prof. BENEDITO RIBEIRO DA GRAÇA NETOPró-Reitoria de Administração e Recursos Humanos – PRAD

Prof. BONERGES SIQUEIRA D´ALBUQUERQUE JÚNIOR Pró-Reitoria Adjunta de Administração e Recursos Humanos – PRAD

Prof. FRANCISCO SOARES SANTOS FILHO Pró-Reitoria de Ensino e Graduação – PREG

Profa. ELIZABETH MARY DE CARVALHO BAPTISTAPró-Reitoria Adjunta de Ensino e Graduação – PREG

Prof. RAIMUNDO DA PAZ SOBRINHO Pró-Reitoria de Planejamento e Finanças – PROPLAN

Prof. GERALDO EDUARDO DA LUZ JUNIORPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROP

Prof. MARCELO DE SOUSA NETO Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários - PREX

SUELÊNIA MARIA DE DEUS BARROS REIS Divisão de Assistência ao Aluno e Graduado – DAAG/PREX

FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA DE SOUSADivisão de Treinamento, Cursos e Serviços – DTCS/PREX

Prof. JOSÉ OSCAR DE CARVALHO OLIVEIRADivisão de Programas Socioculturais – DPSC/PREX

Ministério daEducação