10
NRO. 61 / FILACP / AGOSTO 2014 Proximamente em Boston, durante o Congresso Americano de Cirurgia Plástica, será desenvolvido o novo sistema de organização de nossa especialidade a escala global, o qual será liderado por um grupo de diretores divididos em áreas geográficas como se segue: América Latina 2, Norte América 2, Europa 2, Ásia 2, Oceania 1, África 1 e Meio Oriente 1. Onze Di- retores no total. Temos feito notar a presença da FILACP no âmbito mundial graças ao trabalho de todos em uma mesma direção. Atualmente, somos o grupo regional mais unido e organizado, conseguimos que nosso protesto, devido ao tratamento recebido pela Sociedade Chilena du- rante o Congresso Mundial e a gestão pouco trans- parente da antiga organização mundial, sejam recon- hecidos e aceitados pelas Sociedades Nacionais mais representativas da Cirurgia Plástica. Nós estaremos na reunião acompanhados por muitos presidentes de Sociedades Nacionais da FILACP e vamos lutar para a criação de uma institui- ção democrática, transparente e receptiva. NRO. 61 / FILACP / AGOSTO 2014 PALAVRAS DO PRESIDENTE. DR. JULIO DANIEL KIRSCHBAUM Presidente da FILACP 2014 - 2016 NRO. 64 / FILACP / JANEIRO 2016 FEDERAÇÃO IBERO-LATINOAMERICANA DE CIRURGIA PLÁSTICA BOLETIM FILACP

Boletín 64 POR - FILACP · FILACP e vamos lutar para a criação de uma institui- ção democrática, transparente e receptiva. PALAVRAS DO PRESIDENTE. ... houve novas questões

  • Upload
    dodien

  • View
    214

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

NRO. 61 / FILACP / AGOSTO 2014

Proximamente em Boston, durante o Congresso Americano de Cirurgia Plástica, será desenvolvido o novo sistema de organização de nossa especialidade a escala global, o qual será liderado por um grupo de diretores divididos em áreas geográficas como se segue: América Latina 2, Norte América 2, Europa 2, Ásia 2, Oceania 1, África 1 e Meio Oriente 1. Onze Di-retores no total.

Temos feito notar a presença da FILACP no âmbito mundial graças ao trabalho de todos em uma mesma direção.

Atualmente, somos o grupo regional mais unido e organizado, conseguimos que nosso protesto, devido ao tratamento recebido pela Sociedade Chilena du-rante o Congresso Mundial e a gestão pouco trans-parente da antiga organização mundial, sejam recon-hecidos e aceitados pelas Sociedades Nacionais mais representativas da Cirurgia Plástica.

Nós estaremos na reunião acompanhados por muitos presidentes de Sociedades Nacionais da FILACP e vamos lutar para a criação de uma institui- ção democrática, transparente e receptiva.

NRO. 61 / FILACP / AGOSTO 2014

PALAVRAS DO PRESIDENTE.

DR. JULIO DANIEL KIRSCHBAUM

Presidente da FILACP2014 - 2016

NRO. 64 / FILACP / JANEIRO 2016

FEDERAÇÃO IBERO-LATINOAMERICANADE CIRURGIA PLÁSTICA

BOLETIMFILACP

Durante quatro anos esta-mos realizando pesquisas sobre a prática da cirurgia de aumento de mama primário e secundário, a fim de saber o status atual desses procedimentos ci- rúrgicos na área de influên-cia da Federação Ibero-Lati-noamericana de Cirurgia Plástica.

Considerando as sugestões da associação e, com a colaboração da Dra. Maria del Mar Vaquero, foram elaborados novos enque- tes, que serão colocados no site da FILACP.

Durante esses quatro anos, houve novas questões de interesse médico e mediáti-co respeito ao uso de im-plantes mamários e sua possível relação com certas patologias.

Na enquete de cirurgia secundária de implante mamário foi incluída uma seção sobre ALCL, que for-necem dados sobre a inci- dência real da patologia na área da FILACP.

O formato da enquete é o

seguinte: perguntas suces-sivas que devem ser cum-pridas para passar para a próxima.

Por esta razão, o processo para preencher as enquetes deve ser o seguinte:

Cirurgia primáriaAumento de mama:

1 Faça o download da enquete em formato PDF aqui:

https://goo.gl/pTKrPY

2 Pesquise as informações solicitadas e, em seguida, completar o PDF baixado.

3 Com os dados e as questões concluídas, pre- encher o questionário no link que você vai encontrar no site da FILACP.

Cirurgia secundáriaImplante mamário:

IMPORTANTE: Esta enque- te será realizada sempre que houver uma paciente submetida à retirada ou mudança dos implantes mamários.

1 Faça o download da enquete em formato PDF aqui:

https://goo.gl/aDQMVm

2 Pesquise as informações solicitadas e, em seguida, completar o PDF.

3 Com os dados e as questões concluídas, pre- encher a enquete no link que você vai encontrar na página do site da FILACP.

As enquetes estarão dis-poníveis no site da FILACP.

O sucesso desta iniciativa depende da cooperação de todos. Em nome da FILACP, apreciamos o esforço à ser realizado, o que beneficiará todos nós e nossos pacientes.

2

ENQUETE DE CIRURGIA D.E AUMENTO DE MAMA DO COMITÊ DO REGISTRODE IMPLANTES.

de Cirurgia Plástica, e contou com a presença do Dr. Julio Kirschbaun, Presi-dente da FILACP. O terceiro curso está programado para o dia 17 de outubro em Madrid (Espanha), em coor-denação com a Sociedade Espanhola de Cirurgia Plás- tica, Reconstrutiva e Estéti-ca.

3

O segundo curso foi realiza-do em Lima (Peru), nos dias 28 e 29 de Agosto no Simpó-sio de Cirurgia Estética Dr. Ricardo Baroudi, organizado pela Sociedade Peruana de Cirurgia Plástica, e teve 120 inscritos. Foi coordenado pela Dra. Militza Jovick e o Dr. Ricardo Delgado, Presi-dente da Sociedade Peruana

CURSO INTERNACIONAL DA FILACP SOBRE INTRODUÇÃO À REDAÇÃOCIENTIFICA EM CIRURGIA PLÁSTICA.

No ano 2016 já esta pro-gramado o quarto curso que terá lugar no dia 3 de fevereiro em Antígua (Guate-mala), no marco do XIV Con-gresso Nacional da Socie-dade Guatemalteca de Cirur- gia Plástica, Estética e Reconstrução construtivo. E continuamos programando novas aplicações.

Dr. Julio Daniel Kirschbaun, Presidente da FILACP, Dra. María del Mar Vaquero e o Prof. Dr. Ricardo Baroudi, Comitê Organizador e Junta Diretiva da SPCP.

A Revista Cirurgia Plástica Ibero Latino-americana, sob os auspícios da Sociedade Espanhola de Cirurgia Plás- tica, Reconstrutiva e Estéti-ca (SECPRE) e da Fundação de Ensino SECPRE, e com o apoio da FILACP, realizou em Madrid no dia 17 de Ou- tubro, 2015, o III Curso Internacional sobre Intro-dução á Redação Científica em Cirurgia Plástica.

O curso teve lugar na sede da SECPRE e foi destinado principalmente a médicos residentes da especialidade com capacidade limitada para 25 lugares. A sua duração foi de 8 horas de aulas e foi uma atividade acreditada pelo comitê de

educação continuada das Profissões sanitárias da Co-munidade de Madrid (Siste-ma Nacional de Saúde) com 1,6 créditos de educação continuada para diplomados em medicina. Os partici-

pantes receberam diploma da SECPRE e da FILACP.

O curso contou com a pre-sença inaugural do Presi-dente da SECPRE, Dr. Cristi-no Suarez e do Presidente da Fundação de Ensino SECPRE, Dr. Miguel Chamo-sa, e foi ditado por um total de 11 professores que desenvolveram noções ge- rais de redação científica em cirurgia plástica, o processo de revisão científica, intro-dução à fotografia médica, gestão de bases de dados bibliográficos, recolha de dados e estatísticas aplica-das, também aprendemos mais sobre o processo de layout e edição final da nossa revista.

Mais informação sobre os cursos celebrados e os pro-gramados para 2016 em:www.ciplaslatin.com

4

III CURSO INTERNACIONAL DA FILACPDE INTRODUÇÃO À REDAÇÃO CIENTIFICAEM CIRURGIA PLÁSTICA.

Com o apoio massivo de seus membros, a Sociedade Domi- nicana de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética (SOD-OCIPRE) realizou entre o 7 e 10 de outubro o XVI Congres-so Dominicano de Cirurgia Plástica, que contou com a participação dos doutores Gustavo Prezzavento, Ronche Ferreirra, Fernando Nakamu-ra, Enzo Rivera Citarella, Patri-cio Léniz, Francisco Borda, Antonio Fuente del Campo, Alma de los Angeles Rios Ruiz, Eugenio Rodríguez Olivares, Joseph Setton, Julio Daniel Kirsch baum e Gustavo Bello como Professores internacio-nais provenientes da Argenti-na, Brasil, Chile, Equador, México, Panamá, Peru e Pu- erto Rico respetivamente.

O evento também contou com a presença de 15 palestrantes dominicanos e foram discuti-dos temas sobre cirurgia plástica de contorno corporal com especial atenção para a

lipoaspiração, abdominoplas-tia e mamoplastia em suas diversas formas; também fo- ram discutidos temas de estética facial, cirurgia recon-strutiva após câncer, distúr- bios de cicatrização, defeitos de nascimento, biosseguran- ça, procedimentos antienvel- hecimento, consequências do uso de biopolímeros, turismo de saúde, ética, entre outros.

O congresso foi realizado nas instalações do Hard Rock Hotel & Cassino de Punta Cana e contou com a partici-

pação do Presidente da Fede- ração Ibero - Latinoamericana de Cirurgia Plástica (FILACP) Dr. Julio Daniel Kirschbaum.

Nas atividades sociais partici-param os reconhecidos artis-tas Milly Quezada e Rubby Pérez, também foi realizado o SODOCIPRE Golf Classic 2015 e o Segundo Torneio de Golf da FILACP no campo de Golf Cana Bay.

SOCIEDADE DOMINICANA DE CIRURGÍA PLÁSTICAREALIZA IMPORTANTE CONGRESSO POR SEUS 37 ANOS.

5

Boletín Nro. 59 / FILACPJulio 2014

Foi realizado de 20 a 22 de maio de 2015 em Toledo, presidido pelo Dr. José Javier de la Fuente, tendo a presença do Dr. Cristino Suárez como presidente da SECPRE e o Dr. Miguel Cha-mosa como Presidente da Fundação de ensino SECPRE. Os palestrantes internacionais convidados foram: Dr. Horacio Costa (Oporto, Portugal), Dr. Dylan Murray (Dublin, Irlanda) e o Dr. Thomas Kempny (Ostrava, Repúbli-ca Checa).

Prémio para a melhor apre-sentação de cada um dos dias do Congresso:

6

Dia 1: Dra. M. Asunción Mora Ortiz, do Hospital Universitário Virgen de la Arrixaca, de Murcia, para a

apresentação:" Estudo ana- tômico e ultrassonográfico do retalho nodal vascula- rizado submentoniano em cadáver”.

Dia 2: Dr. Óscar Carrera Casal, do Hospital Universi-tário de Burgos, com a apresentação: "Tratamento de cicatrizes queloide por meio de cirurgia e radiote- rapia”.

Dia 3: Dr. Pedro Bolado Gutierrez do Hospital Uni-versitário La Paz de Madrid, para a apresentação: "Ava- liação da mortalidade em pacientes queimados: Mo- delos de previsão".

50º CONGRESSO NACIONAL DA SOCIEDADE ESPANHOLA DE CIRURGIA PLÁSTICA, RECONSTRUTIVA E ESTÉTICA.

Cerimônia de abertura do congresso com os Dres. De la Fuente, Suárez e Chamosa juntamente com a Dra. Cristina Granados Ulecia, Diretora Gerente do complexo hospitalário de Toledo em SESCAM.

O Dr. Juan de Dios García Contreras, chefe do Serviço Regional de Cirurgia Plástica e Queimaduras do Hospital Virgen de la Arrixaca, Murcia, recebeu o prêmio da Dra. M. Assunção Mora Ortiz, entrega-do pelo Sr. Manuel Nogueroles, Diretor Geral da SEBBIN Espanha, Portugal e América Latina como patrocinador e na presença dos Dres. De la Fuente, Suarez e Chamosa.

7

Concurso Nacional de Resi-dentes, com dois prêmios: O primeiro prêmio para a Dra. Angela Garcia Ruano, do Hospital Geral Universi-tário Gregorio Marañón de Madrid, para o trabalho titu-lado: "Xenotransplante de células-tronco mesenqui- mais humanas na regene- ração no nervo periférico de coelho”. Accésit para a Dra. Lara Cristóbal Velasco, do Hospital Universitário de Getafe, para o trabalho titu-lado: "Aplicação do hormô-nio de crescimento no novo modelo de úlcera de pres- são”.

Prêmio convocado pela Re-vista Cirurgia Plástica Ibe-ro-Latinoamericana como Primeira chamada do reco- nhecimento ao tratamento cirúrgico de queimadura grave, que foi para a Dra. Maria Eloisa Villaverde Do- ménech, Residente de Cirur- gia Plástica, Reconstrutiva e Estética do Hospital Univer-sitari y Politécnic La Fe de Valencia, para o trabalho: "O desafio das transferências de retalhos livres em pa- cientes com queimaduras: Qual é o melhor momento para a cirurgia?".

O Dr. Óscar Carrera Casal, do Hospital Universitário de Burgos, recebendo seu premio.

O Dr. Pedro Bolado Gutiérrez, do Hospital Universitário La Paz de Madrid recebendo seu premio.

A Dra. Ángela García Ruano, do Hospital General Universitário Gregório Marañón de Madrid, recebendo o Premio de Residentes SECPRE da mão da Sra. Isabel Sangil, Diretora de Marketing de Mentor Ibéria como patrocinadora.

CONGRESSOS

México DF, México. 4 de março de 2016http://www.paredabdomi-nal.com

V CURSO INTERNACIONAL DE CIRURGIA NA PAREDE ABDOMINAL.

8

[email protected]

XXI CONGRESSO FILACP 2016.Punta del Este - Uruguai.De 9 a 12 de março de 2016.

XLVII CONGRESSO INTERNACIO-NAL DA ASSOCIAÇÃO MEXI-CANA DE CIRURGIA PLÁSTICA, ESTÉTICA E RECONSTRUTIVA.Veracruz - México.De 24 a 27 de fevereiro de 2016.www.cirugiaplastica.mx

CONGRESOS.

9

VI CONGRESSO PARA-GUAIO DE CIRURGIA PLÁSTICA.Assunção - Paraguai.De 3 a 5 de maio de 2016http://www.spacpre.com

2

www.congresocirugiaplasti-caconosur2015.com

II SIMPÓSIO PRESENTE E FUTURO DA CIRURGIA PLÁSTICA.Guadalajara, Monterrey - México.5 de março de 2016http://amcper.org.mx/

www.secpre.org y www.sp-cpre.org.pt

XLVI CONGRESSO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIRURGIA PLÁSTICA, RECONSTRUTIVA E ESTÉTICA.LI CONGRESSO NACIONAL DA SOCIE-DADE ESPANHOLA DE CIRURGIA PLÁSTICA, REPARADORA E ESTÉTICA.Estoril - Portugal.De 2 a 4 de junho de 2016.

FORO IBEROLATINOAMERICANO DE SEGURANÇA EM CIRURGIA PLÁSTICA.Guadalajara, Monterrey - México.De 14 a 16 de julho de 2016.https://www.face-book.com/events/1633205530260547/

XLVI ARGENTINO DE CIRUGÍA PLASTICA, ESTÉTICA Y REPARADORABuenos Aires - Argentina.Del 12 al 15 de abril del 2016.www.congreso-sacper2016.com.ar

www.congresocirugiaplasti-caconosur2015.com

IV CURSO INTERNACIONAL DE REDAÇÃO DE ARTIGOS CIENTIFICOS DA FILACP. Antigua, Guatemala.De 3 a 5 de fevereiro de 2016.www.cirujanosplasticosdeguatema-la.comcirugiaplasticadeguatemala@g-mail.com

XIV CONGRESSO NACIONAL DE CIRUR- GIA PLÁSTICA DA ASSOCIAÇÃO GUATEMALTECA DE CIRURGIA PLÁSTI-CA, ESTÉTICA E RECONSTRUTIVA.

REVISTA.

10

REVISTA CIRURGIA PLÁSTICA IBERO-LATINOAMERICANA VOL. 41 Nº 2 DE 2015.Já está disponível em formato completo PDF. Podem acessar diretamente desde este anuncio ou através de:www.ciplaslatin.comwww.filacp.orgOnde você também encontrará o acesso a edições anteriores na edição on-line através da Scielo:http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_se-rial&pid=0376-7892&lng=es&nrm=iso

2