28

Caderno de Ortodontia FGM

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Confira as melhores soluções para a Ortodontia

Citation preview

Page 1: Caderno de Ortodontia FGM
Page 2: Caderno de Ortodontia FGM
Page 3: Caderno de Ortodontia FGM
Page 4: Caderno de Ortodontia FGM
Page 5: Caderno de Ortodontia FGM
Page 6: Caderno de Ortodontia FGM
Page 7: Caderno de Ortodontia FGM
Page 8: Caderno de Ortodontia FGM
Page 9: Caderno de Ortodontia FGM
Page 10: Caderno de Ortodontia FGM

Prof. Dr. Alan Rodrigues

» Autor do Livro o Sistema Autoligável segredos clínicos

» Coordenador Internacional de cursos da Self Ligating University

» Idealizador do braquete autoligável CRYSTAL 3D Vítria

» Presidente da Euro Orto Consult

Prof. Dr. Edison Willrich Sales

» co-Autor do Livro o Sistema Autoligável segredos clínicos

» Professor auxiliar do curso de ortodontia autoligável da Self Ligating University

» Diretor clínico da Euro Orto Consult

Prof. Dr. Fernando Ruiz Gregório

» co-Autor do Livro o Sistema Autoligável segredos clínicos

» Professor auxiliar do curso de ortodontia autoligável da Self Ligating University

» MBA Executivo em Saúde FGV

Ortodontia autoligávelA filosofia da bioadaptação transversal dos maxilares é fundamentada em quatro importantes bases, que são: O sistema de braquetes autoligáveis, fios termoativados de alta tecnologia, Win System e procedimentos clínicos mais biológicos e menos invasivos. Utilizando as bases da filosofia da bioadaptação transversal dos maxilares, diminuímos em mais de 98% a necessidade de extrações, (experiência clínica dos autores), teremos como conseqüência tratamentos biologicamente mais seguros evitando muitos procedimentos irreversíveis praticados em planejamentos ortodônticos convencionais. No livro clínico “O Sistema Autoligável – segredos clínicos”, Alan Rodrigues & Cols, editora Napoleão, estão demonstrados através da comparação de vários tipos de maloclusões e com todos os sistemas de bráquetes autoligados existentes no Mercado atual, o passo a passo clínico da bioadaptação transversal dos maxilares.

Começamos o protocolo clínico desta sequência de caso com a colagem dos bráquetes autoligados CRYSTAL 3D VÍTRIA (www.crystal3d.com.br) utilizando a resina Orthocem da FGM. Optamos pela Orthocem por ser uma resina que apresenta excelente viscosidade, que permite o correto posicionamento dos bráquetes autoligados em todos os dentes, oferece resistência ideal às forças aplicadas sobre os bráquetes, inclusive nos tubos dos molares, que também são colados com o Orthocem. Por ter uma aplicação simplificada eliminamos um tempo do procedimento clínico, iniciando com o condicionamento ácido e a imediata

Inicial Final

aplicação da resina com o bráquete no dente, o Orthocem tem oferecido segurança, rapidez e precisão no procedimento de colagem, que vem de encontro às nossas necessidades clínicas na aplicação da ortodontia autoligável. Utilizamos o centro da coroa clínica para o posicionamento dos bráquetes autoligados, incluindo os segundos molares, e imediatamente utilizamos como fio inicial o 0.014 termoativado soft estético, que é o fio com propriedades ideais para desencadear as respostas teciduais da bioadaptação transversal dos maxilares, com o Win posicionado inicialmente na linha média e com a evolução dos casos passamos os Wins para distal dos incisivos centrais superiores sendo mantido o Win na linha média do inferior. A desoclusão com build up deve ser feito nos segundos molares, pois os primeiros molares fazem parte da curva de spee, assim teremos um nivelamento mais rápido, após 2 meses colamos o arco inferior e iniciamos também com fio 0.014 termoativado soft estético, sendo introduzido o uso de elásticos leves de uso noturno intermaxilar. Após 6 meses de nivelamento, introduzimos o fio 0.014 x 0.025 termoativado soft estético para finalização do caso, as cúspides e as incisais foram reconstruídas para devolver as guias de proteção mútua. Com 12 meses de tratamento iniciamos a intercuspidação com elásticos ¼ leve de uso noturno, com 14 meses de tratamento removemos o aparelho e procedemos a contenção fixa com fio estético superior e inferior.

Page 11: Caderno de Ortodontia FGM

Sequência clínica: O uso do elástico leve de uso noturno no sistema autoligável é fundamental desde o início do tratamento tanto para melhora da relação cruzada como para intercuspidação final.

A bioadaptação transversal dos maxilares é evidente na sequência oclusal do tratamento ortodôntico com sistema autoligável.

1. Inicial

1. Inicial

3. 10 meses de tratamento

3. 10 meses de tratamento

2. 2 meses de tratamento

2. 2 meses de tratamento

4. 14 meses de tratamento

4. 14 meses de tratamento

Page 12: Caderno de Ortodontia FGM

Me surpreendi com as soluções da FGM para a área de Ortodontia. A facilidade e qualidade da instalação de bráquetes com o uso do Orthocem, onde existe adição do adesivo à resina com carga, me ajudou em vários casos de tracionamento de caninos inclusos. Porém, a novidade para mim foram dois acontecimentos. No primeiro tomei contato com o Top Comfort que me ajudou a diminuir o desconforto de superfícies como ganchos de bráquetes e MPOs. Meus pacientes amaram! Mas, o segundo e mais surpreendente fato, foi a possibilidade de tratar dois casos de pacientes que queriam fazer clareamento com seus bráquetes. Usamos o Whiteness HP Blue com o Dr. Hélio Dutra (Gfree) em nossa escola e o resultado foi admirável.

» Professor Adjunto da Uniasselvi - Núcleos São Paulo, Florianópolis e Alfenas.» Corporación de Ortopedia y Ortodoncia de Chile, Santiago do Chile.» Conferencista em: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador e EUA.

Prof. Dr. Renato

Pimentel

A busca por dentes mais claros não é dos tempos de hoje. O clareamento dental começou a ser realizado em 1860 em dentes vitais e não vitais utilizando-se diversos produtos a base de cloro, dióxido de enxofre e ácido oxálico com aplicação de calor por meio de instrumentos aquecidos, sendo realizado exclusivamente em consultório.

O clareamento caseiro surgiu na década de 80, quando se observou que pacientes que utilizaram o Peróxido de Carbamida como um antisséptico bucal obtiveram como resultado dentes mais claros.Hoje o clareamento evoluiu muito, sendo realizado em dentes vitais e não vitais pela técnica caseira e de consultório em diferentes concentrações e com produtos que garantem conforto e segurança.

O clareamento consiste em um processo conservador 10, 11, 12

que permite aos pacientes obterem dentes mais claros sem a necessidade de abordagem restauradora ou protética. O tratamento possui basicamente duas modalidades: ambulatorial e domiciliar supervisionada. Ambas são de fácil execução e trazem excelentes resultados, porém apresentam características específicas que influenciam na indicação conforme o caso.

Mais informações acesse www.fgm.ind.br

O CLAREAMENTO DENTAL

Page 13: Caderno de Ortodontia FGM

CLAREAMENTO NA ORTODONTiA

Na atualidade há uma grande busca pela estética, tanto corporal quanto facial sendo que nesta última, o sorriso está cada vez mais valorizado, exigindo-se além da boa função, dentes alinhados, bem contornados e claros.

Portanto há cada vez mais oportunidades de soluções integradas, com associação de especialidades na busca pelo equilíbrio estético, tornando-se necessária a associação entre a Ortodontia com procedimentos restauradores e cosméticos.

O clareamento dental se mostra como uma alternativa conservadora de tratamento para as alterações de cor, quando comparado a outros procedimentos estéticos restauradores; uma forma de responder às expectativas dos pacientes de maneira simples e segura.

Page 14: Caderno de Ortodontia FGM

Prof. Dr. Jorge Eustáquio da Silva Jr.

» Mestrando em Dentística pelo CPO São Leopoldo Mandic - Campinas - SP

» Professor do Curso de Especialização em Dentística - ABO AL - Maceió - AL

» Professor do Curso de Aperfeiçoamento em Odontologia Estética Integrada - NEO Odontologia - Maceió - AL

» Conselheiro Científico da Revista Prothesis Laboratory in Science - Editora Plena

Clareamento Dental duranteo tratamento ortodôntico

Neste caso clínico, o ortodontista solicitou o tratamento estético restaurador para finalização do tratamento ortodôntico. No exame clínico e fotográfico foi observado que os incisivos laterais eram pequenos em relação aos centrais e que existiam pequenos diastemas entre os caninos e incisivos laterais. A paciente reclamava também da cor escurecida dos dentes e de hipersensibilidade dentinária. O planejamento apresentado à paciente para o tratamento foi:

• Clareamento Dental pela técnica de consultório ainda durante o tratamento ortodôntico;

• Restaurações em resina composta nas distais dos incisivos laterais e mesiais de caninos, imediatamente após a remoção dos bráquetes.

A finalização de tratamentos ortodônticos com resina composta é um procedimento bastante comum, sendo necessário em casos de dentes conóides ou com alteração anatômica, agenesias de laterais e diastemas onde exista discrepância de Bolton. Muitas vezes é necessário que esta finalização seja executada imediatamente após a remoção dos bráquetes a fim de evitar a movimentação dos dentes.

A utilização de clareadores dentais em dentes com bráquetes ortodônticos é suportada pelos estudos de Morgan J e Presley S, que afirmam que agentes clareadores quebram-se em moléculas pequenas que se movem em todas as direções. Assim, mesmo que o dente não esteja inteiro coberto pelo agente clareador, ele será clareado.

Caso fossem encontradas regiões sob os bráquetes onde o clareamento não estivesse satisfatório, poderíamos utilizar clareadores de aplicação caseira supervisionada, visto que a área onde a reanatomização foi executada havia sido clareada adequadamente.

Inicial Final

1. 2.

1. Aspecto inicial dos dentes da paciente. Notar a falta de proporção dos laterais em relação aos centrais.

2. Registro de cor previamente ao clareamento dental.

Page 15: Caderno de Ortodontia FGM

3. Barreira gengival Top Dam aplicada na cervical dos dentes e afastamento labial proporcionado pelo Arcflex.

4. Whiteness HP Blue 20% aplicado sobre os dentes. Foram executadas 3 sessões de 50 minutos cada. O produto Whiteness HP Blue 20% foi escolhido devido ao relato de sensibilidade dentinária.

5. Cor alcançada após clareamento, imediatamente após a remoção dos bráquetes.

6,7 e 8. Aspecto final após a reanatomização dos dentes anteriores com resina composta Opallis na cor EA1.

7. 8.

3. 4.

5. 6.

Page 16: Caderno de Ortodontia FGM
Page 17: Caderno de Ortodontia FGM

O Clareamento dental vem a destacar ainda mais o nosso trabalho ortodôntico, o qual envolve o reestabelecimento da função estomatognática e da estética do sorriso.

» Mestre em Ortodontia.» Especialista em Odontopediatria.» Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares.» Coordenador do curso de especialização em Ortodontia em aparelhos autoligados e Straight wire - MBT Thum - Joinville - SC.

Prof. Dr. DanielGheur Tocolini

Os pacientes buscam no tratamento ortodôntico estética e um sorriso harmônico. O clareamento dental Whiteness FGM vem complementar e iluminar o resultado alcançado com a ortodontia.

» Especialista em Ortodontia-Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).» Mestre em Ortodontia-Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).» Professor do Curso de Especialização em Ortodontia da Associação Catarinense de Pós-graduados e Pós graduandos em Odontologia (ACPPO).

Prof. Dr. Luís Henrique

Fischer

Page 18: Caderno de Ortodontia FGM

Prof. Dr. Carlos Kose

» Especialista em Dentística - ABO/PG

» Mestre em Dentística – UEPG/PR

» Doutorando em Dentística – UEPG/PR

» Professor dos Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento em Dentística na EAP-ABO/Ponta Grossa.

Prof. Dr. Alessandro Dourado Loguercio

» Especialista e Mestre em Dentística Restauradora - UFPEL/RS.

» Doutor em Materiais Dentários - FOUSP/SP.

» Professor de Dentística Restauradora da UEPG/PR.

» Autor do livro: Materiais Dentários Restauradores Diretos: dos fundamentos a aplicação clínica. Edt. Santos, 2007.

Clareamento dental de consultório associadoao clareamento caseiro após finalizaçãodo tratamento ortodôntico

O clareamento caseiro é considerado um tratamento eficaz com custo reduzido e técnica simples, porém exige o uso de moldeiras de 3 a 6 semanas.

Para os pacientes que não desejarem usar as moldeiras por este período podemos indicar a associação das técnicas de consultório e caseira.

A principal vantagem está na redução do tempo para se atingir o resultado final e também para os casos onde o clareamento de consultório não responde satisfatoriamente, exigindo muitas vezes o aumento do número de sessões.

1. Aspecto inicial. Paciente do sexo feminino, 19 anos de idade e dentes na cor A2.

2. Whiteness HP Blue 35% no arco superior em aplicação única de 40 minutos.

1.

2.

Inicial Final

Page 19: Caderno de Ortodontia FGM

3. Resultado após uma sessão de clareamento de consultório e uma semana de clareamento caseiro com peróxido de hidrogênio a 7,5% (White Class com Cálcio – FGM). O clareamento realizado inicialmente somente no arco superior facilita a visualização do resultado, e é considerado mais confortável por alguns pacientes.

4. Resultado final. Foram realizadas 2 sessões de clareamento no consultório (uma no arco superior e uma no inferior) com intervalo de 1 semana e 2 semanas de clareamento caseiro (uma no arco superior e uma no inferior).

5, 6. Antes e depois.

3. 4.

5. 6.

Page 20: Caderno de Ortodontia FGM
Page 21: Caderno de Ortodontia FGM
Page 22: Caderno de Ortodontia FGM

O clareamento dental com peróxido de carbamida 10% consagrou-se como uma técnica segura e efetiva, com inúmeros estudos publicados, a partir de 1989, quando Haywood e Heymann descreveram a técnica de utilização do clareador em moldeira para uso noturno. Desde então, o clareamento caseiro tem sido realizado com variações na concentração, tempo de uso e tipo de gel clareador utilizado, além disso, agentes dessensibilizantes têm sido utilizados antes, depois e adicionados nas formulações dos clareadores. Tudo isso com o objetivo de adequar o tratamento às necessidades de cada paciente e também na tentativa de controlar a sensibilidade relacionada ao uso dos clareadores.

Sabe-se que a sensibilidade pós-clareamento está relacionada ao tempo de uso e concentração do gel clareador, sendo assim, podemos controlar esses fatores de acordo com a sensibilidade apresentada pelo paciente, obviamente o tempo total do tratamento acabará sendo estendido. O presente caso clínico demonstra a realização de um clareamento dental com peróxido de carbamida (Whiteness Perfect 16%), utilizado por 2 horas diárias, durante 2 semanas.

Prof. Dr. Carlos Kose

» Especialista em Dentística - ABO/PG

» Mestre em Dentística – UEPG/PR

» Doutorando em Dentística – UEPG/PR

» Professor dos Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento em Dentística na EAP-ABO/Ponta Grossa.

Profª. Drª. Roanita Rauski

» Especialista em Dentística Restauradora pela ABO/ Ponta Grossa- PR

1. Inicial.

2. Vista frontal com escala de cor.

1.

2.

Clareamento dental caseiro com Whiteness Perfect 16% após remoção dosdispositivos ortodônticos

Page 23: Caderno de Ortodontia FGM

3. Aplicação de Whiteness Perfect 16% na moldeira.

4. Visualização de uma gota de gel na moldeira no espaço de cada dente a ser clareado, que já é suficiente para realizar o clareamento dental.

5. Perfeita adaptação da moldeira.

6. Após 2 semanas com excelente resultado de clareamento dental.

7. Final.

7.

3. 4.

5. 6.

Page 24: Caderno de Ortodontia FGM

Nano P » Agente remineralizante e dessensibilizante

» Hidroxiapatita e 9000ppm de flúor: maior eficácia na remineralização do esmalte;

» Dupla ação remineralizante: Flúor + Hidroxiapatita;

» Tripla ação dessensibilizante: Nitrato de potássio + Flúor + Hidroxiapatita;

» Suplemento de cálcio, flúor e fosfato.

Linha Diamond » Pastas e discos de lixa e feltro para polimento

Flúor Care » Flúor em espuma

» Diamond AC I e II: Pasta de polimento à base de óxido de alumínio disponíveis em duas granulações;

» Diamond R: Pasta de polimento à base de óxido de alumínio de granulação extrafina;

» Diamond Excel: Pasta de polimento à base de diamante micronizado de granulação extrafina;

» Diamond Master: Kit com discos de lixa, discos de feltro e pasta de polimento;

» Diamond Flex: Discos de feltro flexíveis;

» Diamond Pro: Discos de lixa flexíveis;

» Diamond: Discos de feltro.

» Rende 8X mais do que o flúor em gel;

» Fácil aplicação;

» 5 sabores à sua escolha.

» Acidulado e neutro

» Rápida aplicação - Apenas 1 minuto

Page 25: Caderno de Ortodontia FGM

Maxxion C » Ionômero de vidro para cimentação

Llis » Resina composta microhíbrida

para dentes anteriores e posteriores

Maxxion R » Ionômero de vidro para restauração

Opallis » Resina composta microhíbrida

para dentes anteriores e posteriores

» Alta capacidade de adesão;

» Estética (possui elevada translucidez);

» Adequada resistência mecânica;

» Fina espessura de película;

» Biocompatível;

» Libera flúor.

» Fácil polimento e retenção de brilho;

» Sistema simplificado de cores;

» Com nanopartículas;

» Elevada capacidade de liberação de flúor;

» Indicado para ART;

» Excelente desempenho clínico

» Alto poder de polimento e brilho;

» Consistência ideal para esculpir;

» Maior variedade de cores;

» Com nanopartículas.

Whiteness RM » Removedor de manchas por microabrasão

» Ácido Clorídrico a 6% + Carbeto de silício;

» Resultados visíveis após 1ª sessão;

» Excelente rendimento;

» Pronto para uso.

Arcflex » Afastador labial multiuso

Ambar » Sistema adesivo para esmalte e dentina

» Promove o afastamento dos

lábios, bochechas,controle da

língua e descanso de mordida.

» Super durável: Esterilizável

até 134ºC

» Primer+Bond em frasco único;

» Contém MDP: Promove adesão química;

» Nanoparticulado: Maior resistência coesiva

e estabilizante do filme adesivo;

» Baixo índice de hipersensibilidade pós operatória;

» Excelente afinidade em ambiente úmido;

» Longevidade de adesão

Page 26: Caderno de Ortodontia FGM

BiBLiOGRAFiAS DE SuPORTE

1. Rodrigues A. et AL. O Sistema Autoligável: segredos clínicos. São Paulo: Napoleão, 2012.

1. Bernardon JK, Sartori N, Ballarin A, Perdigão J, Lopes GC, Baratieri LN. Clinical performance of vital bleaching techniques. Oper Dent. 2010 Jan-Feb;35(1):3-10

2. Dietschi D, Rossier S, Krejci I. In vitro colorimetric evaluation of the efficacy of various bleaching methods and products. Quintessence Int. 2006 Jul-Aug; 37(7):515-26.

3. Haywood VB, Leonard RH, Nelson CF, Brunson WD. Effectiveness, side effects and long-term status of nigthguard vital bleaching. J Am Dent Assoc. 1994 Sep; 125(9):1219-26.

4. Leonard RH Jr. Efficacy, longevity, side effects, and patient perceptions of nightguard vital bleaching. Compend Contin Educ Dent. 1998 Aug;19(8):766-74.

5. Marson FC, Sensi LG, Vieira LCC, Araújo E. Clinical evaluation of in-office dental bleaching treatments with and without the use of light-activation sources. Oper Dent. 2008 Jan-Feb; 33(1): 15-22.

6. Matis BA, Cochran MA, Wang G, Eckert GJ. A Clinical evaluation of two In-office bleaching regimens with and without tray bleaching. Oper Dent. 2009 Mar-Apr; 34(2):142-149.

7. Ourique SA, Magdaleno JP, Arrais CA, Rodrigues JA. Effect of different concentrations of carbamide peroxide on microhardness of dental ceramics. Am J Dent. 2011 Feb;24(1):57-9.

8. Ritter AV, Leonard RH Jr, St Georges AJ, Caplan DJ, Haywood VB. Safety and stability of nightguard vital bleaching: 9 to 12 years post-treatment. J Esthet Restor Dent. 2002; 14(5):275-85.

9. Zekonis R, Matis BA, Cochran MA, Al Shetri SE, Eckert GJ, Carlson TJ. Clinical evaluation of in-office and at-home bleaching treatments. Oper Dent. 2003 Mar-Apr; 28(2):114-21.

10. Fugaro, J.O.; Nordahl, I.; Fugaro, O.J.; Matis, B.A.; Mjör, I.A. Pulp reaction to vital bleaching. Operative Dentistry, 2004; 29(4): 363-368.

11. Haywood, V.B. Frequently asked questions about bleaching. Compendium, 2003 Abr;24 (4A): 324-337.

12. Haywood, V.B. Nightguard vital bleaching: indications and limitations. US Dentistry, 2006:2-8.

Page 27: Caderno de Ortodontia FGM

FGM » Produtos OdontológicosAv. Edgar Nelson Meister, 474

89219 501 » Joinville » SC » Brasil +55 47 3441 6100 » [email protected]

Page 28: Caderno de Ortodontia FGM

A FGM é referência em inovação, tecnologia e qualidade. Isto tudo

por que sabemos alinhar conhecimento e pesquisa em busca de

soluções realmente eficazes que surpreendem dentistas e pacientes.

A cada ano, através de sua visão empreendedora, a FGM identifica

novas oportunidades no mercado odontológico, desenvolvendo

competências em diferentes especialidades da odontologia.

Além de conquistar a liderança no Brasil, a FGM está presente em

mais de 70 países e detém tecnologias importantes nas linhas de

clareadores, compósitos, pinos fibroresinosos, cimentos adesivos,

materiais de acabamento e polimento, fios retratores, entre outros.

São mais de 160 itens, todos desenvolvidos para tornar o dia a dia

do profissional mais prazeroso, permeado de novas conquistas e

sucesso.

Afinal, você merece.

www.fgm.ind.br » 0800 644 6100