1
Câncer de Colo de útero O que é? É uma doença que se desenvolve um tumor a partir de alterações celulares no colo do útero (parte inferior que o conecta a vagina). No início, a mulher pode não apresentar sinais e sintomas e a doença pode levar de 10 a 20 anos para se manifestar. A maioria dos casos é causada pela infecção persistente do Papilomavírus Humano (HPV). Fatores de risco Infecção pelo HPV, diversidade de parceiros sexuais/ parceiro de risco, multiparidade (múltiplos partos), higiene íntima inadequada, uso prolongado de anticoncepcionais orais, início precoce da atividade sexual e tabagismo. Prevenção O exame preventivo (Papanicolaou) é a principal estratégia para a detecção precoce da doença. Trata-se de um teste que examina as células coletadas do colo de útero. A mulher deve possuir um médico ginecologista de referência que será o profissional responsável a orientá-la a periodicidade para a realização do exame e qual a conduta a ser seguida frente a cada resultado do mesmo. Quem pode e quando fazer o preventivo? Toda mulher que tem ou já teve vida sexual ativa, especialmente aquelas que se encontram na faixa etária dos 25 a 59 anos de idade. O exame não é contraindicado para gestante e mulheres que ainda não iniciaram atividade sexual. Como trata? O tratamento baseia-se na cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Isso vai depender das condições clínicas da paciente, do tipo de tumor e da sua extensão. Pontos de Atenção As condições para uma coleta de Papanicolaou adequada são: Não ter relações sexuais por, pelo menos, 24 horas antes da realização da coleta; Não utilizar duchas ou cremes vaginais por, pelo menos, 24 horas antes da realização da coleta; Não estar menstruada ou com sangramento.

Câncer de Colo de útero - Portal Nacional de Saúde · Câncer de Colo de útero O que é? ... Prevenção O exame preventivo (Papanicolaou) é a principal estratégia para a detecção

  • Upload
    ngokiet

  • View
    213

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Câncer de Colo de útero O que é?

É uma doença que se desenvolve um tumor a partir de alterações celulares no colo do útero (parte inferior que o conecta a vagina). No início, a mulher pode não apresentar sinais e sintomas e a doença pode levar de 10 a 20 anos para se manifestar. A maioria dos casos é causada pela infecção persistente do Papilomavírus Humano (HPV).

Fatores de risco

Infecção pelo HPV, diversidade de parceiros sexuais/ parceiro de risco, multiparidade (múltiplos partos), higiene íntima inadequada, uso prolongado de anticoncepcionais orais, início precoce da atividade sexual e tabagismo.

Prevenção

O exame preventivo (Papanicolaou) é a principal estratégia para a detecção precoce da doença. Trata-se de um teste que examina as células coletadas do colo de útero. A mulher deve possuir um médico ginecologista de referência que será o profissional responsável a orientá-la a periodicidade para a realização do exame e qual a conduta a ser seguida frente a cada resultado do mesmo.

Quem pode e quando fazer o preventivo? Toda mulher que tem ou já teve vida sexual ativa, especialmente aquelas que se encontram na faixa etária dos 25 a 59 anos de idade. O exame não é contraindicado para gestante e mulheres que ainda não iniciaram atividade sexual.

Como trata?

O tratamento baseia-se na cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Isso vai depender das condições clínicas da paciente, do tipo de tumor e da sua extensão. Pontos de Atenção As condições para uma coleta de Papanicolaou adequada são: • Não ter relações sexuais por, pelo menos, 24 horas antes da realização da coleta; • Não utilizar duchas ou cremes vaginais por, pelo menos, 24 horas antes da realização da coleta; • Não estar menstruada ou com sangramento.