3
Instrumentação para o Ensino de Química/ 2014 Prof. Flavio Maximiano Orientações para o estudo do texto: A aprendizagem da Química Capítulo 6 do livro: A aprendizagem e o Ensino de Ciências Amanda Gudrum Nitoli, nº USP: 8535018 *1) Cite de acordo com o texto: 1.1) Qual o objetivo fundamental dos conteúdos de química no ensino fundamental e médio. De acordo com o texto, sendo a química uma das disciplinas da área de ciências da natureza, seu objetivo principal, dentro do nível educacional é do “estudo da matéria, suas características, propriedades e transformações a partir de sua composição íntima”. Com isso, pretende-se ensinar o aluno a “compreender, interpretar e analisar o mundo em que vive, suas propriedades e transformações (...)”. 1.2) Quais as principais razões para que os alunos geralmente apresentem dificuldades para alcançar tal objetivo. Sobre um ponto de vista geral, a dificuldade em aprender química se baseia na “interação entre as características específicas da disciplina e a forma que os alunos aprendem”. O grande número de leis e conceitos novos e abstratos apresentados aos alunos, que são necessários para estabelecer conexões entre os fenômenos estudados, junto com “a necessidade de utilizar uma linguagem simbólica e formalizada junto com modelos de representação analógicos” geram uma dificuldade de aprendizado. Questões para estudo das páginas 145 a 148 *3) Marque no texto os fatores que levam ao desenvolvimento das interpretações sobre a natureza da matéria presentes no quadro 6.5. Os fatores citados são: “A crença, comum no conhecimento cotidiano, na semelhança entre as causas e os efeitos. Se, como se diz a eles, a ‘conduta’ da matéria depende de sua estrutura íntima, nada mais ‘razoável’, visto de uma perspectiva realista, que atribuir a essas causas não observáveis (partículas) propriedades similares àquelas que possuem seus efeitos (mundo observável).” Outro fator presente é o fato de faltar ao aluno códigos alternativos de representação, uma vez que ele deve abandonar os indícios perceptivos como fonte de representações da estrutura da matéria. “Dito em outras palavras, se as imagens que os alunos percebem do mundo não são suficientes para compreender a estrutura da matéria, o ensino não consegue proporcionar sistemas de representação alternativos que permitam aos alunos compreender a natureza.” *5) Escolha um processo de mudança macroscópica da matéria e uma propriedade dos materiais. Procure pensar em um caso concreto e não em uma generalização,

Cap6 Pozo Parte1

Embed Size (px)

DESCRIPTION

ewfwfwe

Citation preview

Page 1: Cap6 Pozo Parte1

Instrumentação para o Ensino de Química/ 2014 Prof. Flavio Maximiano

Orientações para o estudo do texto:

A aprendizagem da Química

Capítulo 6 do livro: A aprendizagem e o Ensino de Ciências

Amanda Gudrum Nitoli, nº USP: 8535018

*1) Cite de acordo com o texto:

1.1) Qual o objetivo fundamental dos conteúdos de química no ensino fundamental e médio.

De acordo com o texto, sendo a química uma das disciplinas da área de ciências da natureza, seu objetivo principal, dentro do nível educacional é do “estudo da matéria, suas características, propriedades e transformações a partir de sua composição íntima”. Com isso, pretende-se ensinar o aluno a “compreender, interpretar e analisar o mundo em que vive, suas propriedades e transformações (...)”.

1.2) Quais as principais razões para que os alunos geralmente apresentem dificuldades para alcançar tal objetivo.

Sobre um ponto de vista geral, a dificuldade em aprender química se baseia na “interação entre as características específicas da disciplina e a forma que os alunos aprendem”. O grande número de leis e conceitos novos e abstratos apresentados aos alunos, que são necessários para estabelecer conexões entre os fenômenos estudados, junto com “a necessidade de utilizar uma linguagem simbólica e formalizada junto com modelos de representação analógicos” geram uma dificuldade de aprendizado.

Questões para estudo das páginas 145 a 148

*3) Marque no texto os fatores que levam ao desenvolvimento das interpretações sobre a natureza da matéria presentes no quadro 6.5.

Os fatores citados são:

“A crença, comum no conhecimento cotidiano, na semelhança entre as causas e os efeitos. Se, como se diz a eles, a ‘conduta’ da matéria depende de sua estrutura íntima, nada mais ‘razoável’, visto de uma perspectiva realista, que atribuir a essas causas não observáveis (partículas) propriedades similares àquelas que possuem seus efeitos (mundo observável).”

Outro fator presente é o fato de faltar ao aluno códigos alternativos de representação, uma vez que ele deve abandonar os indícios perceptivos como fonte de representações da estrutura da matéria. “Dito em outras palavras, se as imagens que os alunos percebem do mundo não são suficientes para compreender a estrutura da matéria, o ensino não consegue proporcionar sistemas de representação alternativos que permitam aos alunos compreender a natureza.”

*5) Escolha um processo de mudança macroscópica da matéria e uma propriedade dos materiais. Procure pensar em um caso concreto e não em uma generalização, como por exemplo a evaporação de um líquido qualquer. Para cada uma de suas escolhas:

5.1) Elabore algumas questões que poderiam ser utilizadas em sala de aula com o objetivo de verificar quais as concepções sobre a natureza da matéria.

Mudança macroscópica: Derretimento de gelo. Propriedade dos materiais: Ponto de fusão.

O que acontece quando tiramos o gelo do congelador?? De onde vem a água formada em volta do gelo? Por que o gelo não derrete no congelador? O que aconteceria se colocássemos a água de volta no congelador? Quando o gelo derreteria mais rapidamente: em um dia quente e ensolarado ou em um dia frio? O que aconteceria se colocássemos gelo em um copo d’água?

Page 2: Cap6 Pozo Parte1

Instrumentação para o Ensino de Química/ 2014 Prof. Flavio Maximiano

5.2) Pense e descreva como você utilizaria estas questões em uma aula. Quais seriam seus objetivos, como os alunos responderiam estas questões, como vocês trabalhariam com as respostas, etc.

O objetivo dessas questões seria reconhecer as concepções dos alunos sobre o gelo e água, e a mudança de fase envolvida no processo de derretimento do gelo. Apresentando as questões acima, é de se esperar diversas respostas, como “o gelo virou água”, “o gelo sumiu e água apareceu”, “o gelo não derrete no congelador porque não está em contato com a atmosfera”, entre outras.

Em uma classe mais avançada, essa mudança poderia ser explorada microscopicamente também, e até entrar na ideia de densidade, uma vez que gelo (em temperaturas próximas de 0ºC) possui densidade menos que da água, o que leva ao fenômeno de flutuação do gelo em um copo d’água.

5.3) Tente elaborar possíveis respostas caso os alunos apresentem cada um dos níveis de interpretação do quadro 6.5.

Níveis de Interpretação Possíveis Respostas

Fatos e Dados

O gelo derrete porque está fora do congelador, (independentemente da temperatura do ambiente)

Como o gelo virou água, houve mudança química, pois são substâncias diferentes

Causalidade linear e unidirecional

Quando o gelo derrete, suas partículas também derretem Como água e gelo são compostos da mesma substância, possuem o

mesmo ponto de fusão e a mesma densidade

Interação entre partículas

Ao retirar o gelo do congelador, a temperatura mais alta do ambiente faz com que suas partículas se agitem mais e o gelo derreta

A temperatura externa influencia a velocidade de derretimento do gelo

Questões para estudo das páginas 148 a 157

*6) Escolha um fato químico e proponha duas questões de múltipla escolha (uma com um nível de resposta descritivo e outra com um nível de resposta explicativo) nos moldes das questões apresentadas no quadro 6.7.

Ao retirar cubos de gelo de um congelador, em um dia quente, e colocá-los sobre uma mesa, percebe-se que uma poça de água vai se formando em volta dos cubos com o passar do tempo, devido ao derretimento do gelo. Por que você acha que o gelo derreteu?

a) As partículas de água estão mais separadas à temperatura ambiente, portanto o gelo derreteu.b) As partículas de água dilatam com o calor à temperatura ambiente, e precisando de mais espaço ficam

líquidas. c) Com a temperatura maior, as moléculas de água vão para a superfície do gelo, formando a poça.d) Com a temperatura maior, as moléculas de água se agitam mais, atingindo o ponto de liquefação/fusão e o

gelo se derrete.

Quando se deixa um cubo de gelo em cima de uma pia, em um dia quente, com o passar do tempo uma poça de água se forma. Por que você acha que isso ocorre?

a) Com o calor fornecido pelo ambiente as partículas de água se movimentam mais depressa e ocorre a mudança de estado físico.

b) Com o calor fornecido pelo ambiente as partículas de água aumentam de tamanho, ocupando mais volume na poça de água.

c) Com o calor fornecido pelo ambiente, moléculas de água presentes na atmosfera se depositam no local do gelo formando a poça.

d) Com o calor fornecido pelo ambiente, as moléculas de gelo somem na atmosfera e moléculas de água líquida tomam seu lugar.

Page 3: Cap6 Pozo Parte1

Instrumentação para o Ensino de Química/ 2014 Prof. Flavio Maximiano

Na página 152 note o parágrafo que afirma: “... os adolescentes acabam explicando o funcionamento das partículas a partir das propriedades do mundo macroscópico, em vez de... explicar as propriedades do mundo macroscópico a partir do funcionamento das partículas.”

*7) O texto afirma (p. 151) que as interações dentro de um sistema de partículas exige a compreensão de três noções fundamentais: a) o movimento intrínseco das partículas, b) o mecanismo envolvido nas mudanças e, c) a ideia de vazio entre as partículas. Elabore um breve texto ou um mapa conceitual no qual você utiliza estes três conceitos fundamentais para explicar aos alunos do ensino médio o processo de dissolução de uma colher de açúcar em um copo d’água. A leitura do quadro 6.8 pode ajudar na elaboração de sua resposta.