16
Casa Casa Edição nº 31 - Abril de 2012 Foto: Arquivo pessoal Gaia Ateliê de Arquitetura Moderna e requintada Páginas 08 e 09

Casa - Abril 2012

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Caderno Casa publicado em 04 de abril de 2012 pelo Grupo CG de Comunicação

Citation preview

Page 1: Casa - Abril 2012

CasaCasaEdição nº 31 - Abril de 2012

Foto

: Arq

uivo

pes

soal

Gai

a A

teliê

de

Arq

uite

tura

Moderna erequintada

Páginas 08 e 09

Page 2: Casa - Abril 2012

Abril de 2012Casa / 02

Galeria

Segmentação e redução do IPI impulsionam Movelsul

Hoje nada tem muita regra restrita na escolha do tipo de luminária, desde que não prejudique no efeito luminotécnico dos ambientes. Mas, mesmo assim, alguns cuidados devem ser tomados na hora da escolha de cada luminária. Verificar na obra, ou no projeto se o teto será laje ou gesso, facilitará a escolha. Outro ponto importante a ser considerado é se o ambiente é externo ou interno.

Nem todos os estilos disponíveis no mercado combinam com os ambientes da casa, por isso é importante descrever bem o local ao profissional, para que ele possa ajudar na escolha correta de cada peça. Nesta edição separamos algumas modelos e dicas de como utilizar.

A grande aposta da Movelsul Brasil 2012 se concretizou. A segmentação implantada após pesquisas feitas com expositores e visitantes apresentou uma feira com maior potencial para o fecha-mento de negócios. Realizada no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS), a mostra encerrou no dia 30 de abril com volume de negócios que gera em torno U$ 360 milhões, 10% a mais do que a estimativa inicial. O aumento é reflexo da medida anunciada pelo governo federal, reduzindo por três meses o IPI para móveis.

Conforme o presidente da Movelsul, João Paulo Pompermayer, a proposta de continuidade do trabalho com foco da feira na classe C será mantido nas próximas edições. “Já sabemos que o modelo adotado foi totalmente aprovado pelos lojistas. Agora, nas pesquisas feitas após o término da Movelsul, saberemos também se o expositor superou suas expectativas”, frisa.

Outra marca dessa edição foi o número recorde de países estrangeiros e importadores participantes. Somente no Projeto Comprador, 18 países estiveram representados em mais de 300 reuniões nos stands de expositores inscritos. O volume de negócios projetado é de US$ 35 milhões ao longo de 12 meses.

Lojistas de Gravataí, Cachoeirinha e Viamão visitaram a feira, em busca dos lançamentos e novidades para seus clientes.

Foto

s: E

lpíd

io F

orte

s Jr

/Gru

po C

G d

e C

omun

icaç

ão

Luminárias

Spot – é uma luminária com aspecto mais funcio-nal, pois é uma peça direcionável. Muito utilizada para dar destaque para uma peça ou quadro. Neste caso é recomendado o uso de lâmpadas dicróicas, já se for utiliza-da em esculturas, faça uso das lâmpadas da família AR. Outro cuidado é com a estética, não colocar lâmpadas que fiquem para fora da luminária, a não ser que o design da peça permita essa ousadia.

Trilho – na verdade não é a

luminária propria-mente dita, ela é uma barra eletrificada que permite o uso dos spots direcionáveis. Esse tipo de peça é ideal para iluminar quadros grandes, pois permite uma linha única de luminárias sendo que cada ponto tem flexibilidade de locomoção e redireciona-mento. Cuidado ao usar esse tipo de peça em closets, pois como é uma luz focal, ela tem maior efeito de luz e sombra, e isso prejudica na escolha das roupas.

Arandela – essa peça sempre será instalada na parede, depen-dendo do material que é produzido causa efeitos diferentes. Se for elaborada com cúpula, por exem-plo, ela deixa o ambiente mais aconchegante; se for com vidro ou policarbonato será uma luz mais difusa. Existem também outros modelos que permitem um desenho de luz na parede, transformando a luz numa escultura

As luminárias desta página são da D’Lustres Iluminação e Decorações, da cidade deGravataí - Fone: 3488.9525

Page 3: Casa - Abril 2012
Page 4: Casa - Abril 2012

Março de 2012Casa / 04

Foto

s: A

rqui

vo p

esso

al B

árba

ra E

ssig

No projeto de reforma do dormitório deste apartamento em Porto Alegre, a arquiteta Bárbara Essig projetou o mo-biliário e reaproveitou o roupeiro antigo, que foi diminuído para se adaptar ao novo layout. A intenção da reforma foi de criar mais espaços fechados para guardar os vestuários, roupas de cama, calçados e assessórios. Com a redesenho do mobiliário foi possível ter outros móveis com gavetas e portas.

Nos móveis feitos em MDF foram usadas as lâminas melamina branca e alto brilho amadeirado claro, que resulta numa maior sensação de aconchego ao ambiente. As portas para melhor manuseio e acesso são de correr na parte inferior. Já, as basculantes e gavetas os acessos são na parte superior, todas com trilho telescópico dando maior qualidade aos móveis. A marcenaria foi executada pela Ritter Móveis, que tem fábrica localizada em Cachoeirinha.

Segundo Bárbara a escolha das cores claras nas paredes, na cabeceira estofada da cama e nas roupas de cama se de-ram para transmitir a sensação de amplitude ao dormitório.

Além dos espaços ganhos, o projeto proporcionou a camuflagem do aparelho de ar condicionado de janela, que agora fica dentro do balcão abaixo da abertura, com portas de correr, o que facilita o acesso e o uso do aparelho.

Reforma

Um novo

dormitóriop r o j e t o

Bárbara Essig Arquitetaatua na área de arquitetura e projetos de [email protected] Cidade: Porto Alegre

Reforma Dormitório

Os materiais usados nos móveis foram MDF laminado alto briho da Eucatex e a melamina branca da Duratex

Page 5: Casa - Abril 2012
Page 6: Casa - Abril 2012

Abril de 2012Casa / 06

Foto

s: E

lpíd

io F

orte

s Jr

/Gru

po C

G d

e C

omun

icaç

ão

Espaço da

belezap r o j e t o

Thiele König e Mariana HerzogArquitetas e [email protected]: Cachoeirinha

Salão de Beleza

Mercado

Hoje em dia o salão de beleza deixou de ser aquele ambiente que apenas possui um lavatório, o local para corte de cabelo e a mesinha de manicure e passou a ter mais deco-ração, com vitrines de produtos, lavatórios com designer moderno, cadeiras estofadas e confortáveis e recepções aconchegantes. Mas, decorar um salão de beleza é um trabalho que exige criatividade e

bom gosto, afinal, é necessário criar um ambiente agradável, funcional e confortável para os profissionais e cli-entes. Com este pensamento as arquit-etas Thiele König e Mariana Herzog projetaram o novo espaço do Salão de Beleza Bella Face, de Nilva Zanetti Angeli, localizado em Cachoeirinha.

Segundo Thiele e Mariana, a ideia central foi integrar todo o ambiente, mas setorizando cada espaço. Desta

forma, criando recepção, local para as manicures e cabeleireiras.

A recepção ganhou balcão de atendimento trabalhado nas cores preto e branco com papel de parede floral que acompanha a cor das poltronas em couro seda em tom de berinjela. Uma linda vitrine nas cores branco, preto e berinjela com nichos e iluminação lo-calizada completa o espaço. Na vitrine ficam os produtos comercializados pelo

salão. “Ao passar a recepção, está o

espaço para as manicures e para as cabeleireiras onde colocamos grandes espelhos com ilumina-ção indireta por trás. Além de um conjunto de luminárias embutidas fazendo um jogo de luzes.”explicam as arquitetas. Para a integração no centro do salão um puff e poltronas também na cor berinjela.

A cor berinjela predomina na decoração do salão

A recepção ganhou balcão de atendimento e poltronas de espera

Page 7: Casa - Abril 2012

Mercado

Ambientes complementares

Servindo como divisor de ambientes, o jardim de inverno foi pensado para os momentos de descontração da equipe e de clientes. Decorado com plantas verdes, poltronas rústicas e piso deck, trazendo ao salão aconchego. Já, ao final fica as salas de massagem, sala vip para noivas e aniversariantes, espaço para depilação e limpeza de pele, todos climatizados e decorados para proporcionar aos clientes momentos de muito relaxamento enquanto são atendidos.

Bancada ampla, moveis com designer arrojadoe espelhos tornam o ambiente amplo e moderno

Espaço para manicures e vitrine de exposição de produtos completam o espaço

Fotos: Elpídio Fortes Jr/Grupo CG de Comunicação

Sala Vip, climatizada para atendimento exclusivo de noivas e aniversariantes

Page 8: Casa - Abril 2012

Abril de 2012Casa / 08

Moderna e

funcionalEssa residência localizada no condomínio Alphaville, em Gra-

vataí, foi projetada pelas arquitetas Carol Perez e Daisy Braun com vocação para o lazer. A distribuição dos ambientes foi focada na convivência da família e reuniões de amigos. O térreo faz esse papel de “estar” enquanto o piso superior reserva a privacidade de seus moradores.

Os ambientes sociais totalmente integrados dão à família ou aos amigos a possibilidade de estarem juntos sem que estejam exercendo as mesmas atividades.

Conforme Carol e Daisy, alguns elementos acabam recebendo mais de um uso, como exemplo, a bancada da cozinha, que vira balcão de bar durante os jogos de sinuca e também serve de apoio para churrasqueira em outro momento.

Grandes aberturas proporcinam ventilação natural em abundância

p r o j e t o

Carol Perez e Daisy BraunArquitetas, urbanistas e proprietárias do escritório Gaia Ateliê de [email protected]@gmail.comCidade: Gravataí

Residência Familiar

Foto

s: A

rqui

vo p

esso

al G

aia

Ate

liê d

e A

rqui

tetu

ra

O estilo contemporâneo da residência é valorizado pelo projeto luminotécnico

Page 9: Casa - Abril 2012

Abril de 2012 Casa / 09

Em sintonia com a natureza

Foto

s: A

rqui

vo p

esso

al G

aia

Ate

liê d

e A

rqui

tetu

ra

Outra característica da casa são os grandes vãos, que dispostos em posições estratégicas são responsáveis pela ventilação cruzada e iluminação natural abundante. Além disso, a residência conta com aquecimento solar para casa e piscina e sistema de calefação em todos os cômodos, proporcionando conforto térmico em todas as estações do ano.

O grande volume envidraçado, além de causar forte impacto vi-

sual, se comporta como uma vitrine, dando uma mostra do requinte da residência. A escada, revestida com mármore travertino, emoldura o grande lustre de cristais que é responsável por dar as boas vindas a quem chega.

Segundo as arquitetas a residência é moderna, requintada e que abusa de materiais nobres. Mas, não deixa de ser aconchegante e re-ceptiva aos amigos e um refúgio para a família.

A bancada tem multiplas funções, alem de integrar os ambientes

Nos fundos, piscina com deck e churasqueira

Na entrada principal, um lustre de cristais embeleza o ambiente

Page 10: Casa - Abril 2012

Abril de 2012Casa / 10

Sua Casa

Foto

s: A

rqui

vo C

onst

ruto

ra V

acar

iens

e

A casa de veraneio localizada num condomínio em Atlântida Sul foi projetada pela arquiteta Kátia Martins, da construtora Vacariense, para um jovem casal e seu filho. Com planta funcional e espaços bem dimensionados, a casa de 140m² abriga 03 dormitóri-os sendo um suíte, o que proporciona a seus propri-etários acomodar os convidados nos finais de semana ou no período de férias.

Segundo Kátia, a área social com pé-direito alto e forro de madeira com caibros à vista valoriza os am-bientes de estar, jantar e churrasqueira, que ao estarem unificados possibilitam maior interação. A iluminação

Pronta parareceber

p r o j e t o

Kátia MartinsArquiteta, Urbanista e [email protected]: Gravataí

Casa de Praia

e ventilação natural é abundante deixando os espaços agradáveis nos dias de muito calor.

Com fachada moderna a parte social tem cober-tura com telha de concreto plana, na ala íntima a escolha foi por usar platibandas deixando o telhado embutido, o projeto é marcado por uma parede alta tornando-se um eixo divisor que vai desde o acesso da casa até o pátio de fundos.

Conforme a arquiteta, a mescla de concreto e madeiras dão a fachada uma harmonização e o acesso e abrigo para o carro protegidos por uma laje deixa a casa com aparência mais leve e aberta.

O estar conta com lareira para aproveitarem com aconchego os dias frios do inverno

Page 11: Casa - Abril 2012

Abril de 2012 Casa / 11

Imag

em: A

rqui

vo A

rmaz

ém d

os M

óvei

s

Estilo

p r o j e t o

Pedro VictorProjetista de Interiores da loja Armazém dos Mó[email protected]: 3471.5507Cidade: Cachoeirinha

Dormitório Infantil

Para quem pretende decorar um dormitório infantil, seja de menino ou menina, seja novo ou reformar aquele que já não mais atende as necessidades de uso, e quer um dormitório com design moderno, com boa modularidade e que permite um layout flexível, onde os espaços são bem explorados, tem no Armazém dos Móveis, em Cachoeirinha a opção certa para realizar este projeto.

É sempre importante considerar o ambiente como um todo, ou seja, a composição dos móveis mais pisos, paredes, teto, iluminação e até cortinas e roupa de cama, como tam-bém todos os acessórios ou objetos complementares onde este conjunto dará um toque especial ao dormitório infantil.

Neste projeto desenvolvido pelo projetista de interiores Pedro Victor, da Armazém dos Móveis, para uma menina de seis anos, o primeiro passo para deixar o ambiente mais leve e agradável foi criar o mobiliário com grandes espaços e nichos para acomodar os bichinhos de pelúcia. Bancada para estudos, roupeiro de canto com portas de vidro e home para TV, tudo em MDF na cores branco com frentes rovere bianco.

Outro aspecto levado em consideração foi a iluminação, realizada com luminárias embutidas no teto. Para finalizar com grande estilo um belo tapete da aconchego ao dor-mitório.

Dormitório

infantil

Page 12: Casa - Abril 2012

Abril de 2012Casa / 12 Casa serviços

O constante desenvolvimento de novos produtos do setor de tintas imobiliárias requer pintores qualifica-dos para atender às necessidades e às expectativas dos consumidores. Atenta a esta necessidade do mercado, a ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas – esta lançando em todo o território nacional o Programa Pintor Profissional ABRAFATI, que con-siste na capacitação e avaliação técnica desses profis-sionais, formando um cadastro nacional de pintores de imóveis. O programa tem a finalidade de difundir os conhecimentos teóricos e práticos essenciais para que o profissional de serviços de pintura imobiliária possa acompanhar a evolução tecnológica, adotar padrões de melhoria contínua da qualidade e, assim, obter resulta-dos satisfatórios na utilização dos melhores produtos disponíveis no mercado.

O programa será desenvolvido em dois módulos distintos, sendo o primeiro o reconhecimento dos da-dos e informações dos profissionais inscritos no pro-grama, os quais receberão um cartão de identificação do programa. No segundo módulo acontecerá o treina-mento desses profissionais, em datas a serem estipula-das pela ABRAFATI.

Pintor capacitado é pintor reconhecido

Os pintores i n t e r e s -sados em part ic ipar do programa podem obter gratuitamente a ficha de inscrição através do site www.pintorprofissional.org.br, pelo fone (11)4123.2204 ou nas lojas de reven-das de tintas, em Cachoeirinha as fichas podem ser obtidas na Peruzzo Tintas, da parada 59.

Os inscritos serão avaliados por teste escrito e mediante a verificação de três serviços executados pelo can-didato, que será verificado por um representante da ABRAFATI ou por outro profissional nomeado pela in-stituição.

Participam do programa as seguintes empresas: Coral, Eucatex, Futura, Hydronorth, Iquine, Killing, Lukscolor, Montana, Renner, Say-erlack, Sherwin Williams, Suvinil e Universo.

Inscrições

Page 13: Casa - Abril 2012

Lote 43

CasaGastronomia

O Miolo

Dica doChef

É uma homenagem ao italiano Giuseppe Miolo, patriarca da família. O vinho leva o nome da terra recebida pelo imigrante na época. Sua elaboração adapta o conceito do “cru”, que se refere ao pedaço especial de terra cultivada com um vinhedo dentro de uma área de denominação de origem controlada. Elaborado somente em safras excepcionais, é um corte de Cabernet Sauvignon e Merlot, reunidos em um corte harmônico selecio-nado pelo enólogo da família, Adriano Miolo. Utilizando-se das melhores tecnologias de produção, a Miolo, através do Lote 43, lança seu “ícone”, e ao mesmo tempo ajuda a consolidar a imagem do Brasil como produ-tor de vinhos de alta qualidade. É um vinho que apresenta características próprias para o envelhecimento e possui estrutura suficiente para suportar muitos anos de garrafa. Cor vermelho púrpura, com tonalidades que vão do rubi ao ocre no final das bordas.

Os detalhes de acabamento que cercam os

melhores vinhos do mundo estão pre-sentes no Miolo Lote 43. Elemento fundamental na conservação do vinho, a rolha de cortiça natural, com 49 milímetros de comprimento, é importada de Portugal, onde são cultivados os sobreiros, árvores nativas do Mediterrâneo, que fornecem a matéria prima que vai vedar o Miolo Lote 43. Também é portuguesa a cápsula fabricada em estanho que reveste a gar-rafa. Este vinho é oferecido em embalagens de madeira reflorestada (Pinus Brasileiro), com seis unidades de 750 milil-itros. As garrafas de 6 litros são acondicionadas em embalagens confeccionadas em carvalho com detalhes queimados a mão.

Merlot Terroir

É elaborado através de uma combinação ideal de solo, clima, casta e influência do homem. De acordo com estes valores, A Miolo escolheu o Merlot como variedade em-blemática dos vinhos tintos no Vale dos Vinhedos, em Bento Gon-çalves, local que oferece as melhores condições para obter um Merlot de excelente qualidade. O resultado pode ser con-statado neste vinho, elaborado com as melhores parcelas de vinhedos de Merlot da Miolo.

Temperatura de serviço: de 16 a 18 ° CGraduação Alcoólica:14% vol

Mateus Grapeggia

Page 14: Casa - Abril 2012

Abril 2012Casa / 14

do chefCozinha

Imag

ens:

Arq

uivo

pes

soal

Rita

Cor

rass

a

Casa Gastronomia

Com 12m² esta cozinha foi personalizada para o chefe da casa cozinhar. Apaixonado pela culinária, o dono da residência é quem prepara os alimentos pra família de três pes-soas, por isso a idéia da designer de interi-ores Rita Corrassa foi decorar o espaço de uma forma moderna e funcional.

Os móveis foram executados em MDF branco, exceto as portas e frentes de gavetas que são de vidro branco e preto com perfil de alumínio.

Abaixo da bancada, Rita projetou gavetas e gavetões em preto e portas em branco, que proporcionam contraste e modernidade. Já os armários aéreos e basculantes são na cor branca para dar leveza ao ambiente.

p r o j e t o

Rita Corrassa RemiãoDesigner de InterioresBlog: [email protected]: Cachoeirinha

Cozinha

Page 15: Casa - Abril 2012

Abril 2012 Casa / 15

Casa Gastronomia

Complementos

Imag

ens:

Arq

uivo

pes

soal

Rita

Cor

rass

a

A bancada foi feita de granito preto absoluto, com 5cm de es-pessura e espelho de 20cm de altura que gera a sensação de ampli-tude ao local.

Segundo Rita, a cuba Marea da Tramontina é muito funcional e prática, assim como o filtro da Deca que foi utilizado.

Na parede, a decoradora utilizou pastilhas de vidro vermelhas que deixam o ambiente alegre e contemporâneo, assim como a escolha dos eletros, que preferencialmente foram de inox com design arrojado. Completando a cozinha, iluminação central e localizada.

Page 16: Casa - Abril 2012

Casa / 16

Casaperguntas para Deborah Camargo de Almeida Lima

1) Como você defini a mulher Deborah Lima?Extrovertida, atenta e que adora desafios.

2) Em que momento e de que forma descobriu o talento para decoração?

Hoje vejo que desde criança minha movimentação sempre foi acerca da decoração, aos nove anos pintei de vermelho um criado mudo de época, outra vez ganhei uma saia e logo a transformei em capa para almofada, assim como as pulseiras da minha mãe que apareciam nos jantares como anel dos guardana-pos de mesa.

3) Qual a principal característica de seus proje-tos?

A mescla do mobiliário de época com o contem-porâneo, assim como o uso das cores. Mas diria que a principal característica é respeitar o perfil do usuário e assim criar um projeto com a cara do cliente, unindo a estética à funcionalidade. Avalio como bom o resultado do meu trabalho, quando nele fica impresso a digital do cliente, através de suas memórias, cheiros, desejos e gostos. Decorar é isso, é tornar a casa funcional, bonita mas oferecer um ambiente acolhedor, onde os donos sintam-se “em casa” depois de um dia de trabalho. È bom desfrutar de uma cozinha confortável, equipada com os recu-rsos que a tecnologia oferta, mas se pudermos aliar a isso, o cheirinho da cozinha da vovó a tornamos mais aprazível. E alcançar esse objetivo é um dos nortes do meu trabalho.

4) Planos para o futuro? Investir na nova instalação, junto a Cesar Au-

gusto Imóveis criando um novo nicho no mercado da decoração, onde o cliente que adquire seu imóvel já pode usufruir dos meus serviços.

5) O que você espera de Gravataí? Que nossa cidade prossiga com o crescimento

econômico, mas que invista mais na área cultural. E que Gravataí realize mais eventos no formato da Lar Agosto para que assim os profissionais da minha área e de serviços pertinentes à esta, possam divul-gar seu potencial.

5Abril de 2012

Ainda quando criança já dava seus primeiros passos como decoradora, transformando saias em capas de almofadas, colares e pulseiras da mãe, em objetos decorativos para mesa de jantar. Natural de Porto Alegre, Deborah residi a oito anos em Gravataí, adora misturar doces com salgados, tem como qualidade marcante a perspicácia e como defeito a exigência. Seu livro favorito é Cartas à Theo. Tem duas filhas Maria Eduarda e Manu-ella.

Fone: 3488.4039www.nadiaflores.com.br

“Se você perdeu dinheiro, perdeu pouco. Se perdeu a honra, perdeu muito. Se perdeu a coragem, perdeu tudo.” Vicent Van Gogh

Foto

: Elp

ídio

For

tes

Jr/E

spec

ial C

G