138
Catálogo Institucional de premiações obtidas pela comunidade acadêmica da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais no biênio 2008 - 2010.

Catálogo de Prêmios da Escola de Design

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Catálogo Institucional de premiações obtidas pela comunidade acadêmica da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais no biênio 2008 - 2010.

Citation preview

Page 1: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

Catálogo Institucional de premiações obtidas pela comunidade acadêmica da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais no biênio 2008 - 2010.

Page 2: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Dijon Moraes Júnior Reitor

Santuza Abras Vice-Reitora

Eduardo Andrade Santa Cecília Chefe de gabinete

Giovânio Aguiar Pró-Reitor de Planejamento, Gestão e Finanças

Terezinha Abreu Gontijo Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação

Renata Nunes Vasconcelos Pró-Reitora de Ensino e Extensão

Vânia Aparecida Costa Pró-Reitora de Extensão

ESCOLA DE DESIGN

Roberto Werneck Resende Alves Diretor

Jacqueline Ávila Ribeiro Mota Vice-Diretora

Giselle Hissa Safar Coordenadora de Extensão

Silvestre Rondon Curvo Coordenador do Centro de Estudos e Desenvolvimento de Projetos de Design

Breno Pessoa dos Santos, MSc. Coordenador

Frederico Sá Motta Professor Orientador

Rebeca Medeiros de Andrade Projeto Gráfico

Johelma Pires de Avelar e Heider Bruno Reis Alunos Voluntários

Page 3: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

Esta publicação é uma bela vitrine da somatória de esforços do corpo docente, discente e administrativo da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.

É inegável que este produto é uma somatória de esforços porque um prêmio não pode ser visto como o resultado exclusivo da proposta final apresentada em um concurso. Em um produto selecionado estão contidos, ainda que implicitamente, o projeto pedagógico do curso; os conteúdos programáticos das matérias; o empenho, a dedicação e a didática dos professores; a infraestrutura da unidade de ensino; o ambiente propício e a capacidade dos alunos na absorção das informações disponibilizadas.

Neste livro, o leitor poderá observar a qualidade e a inovação nos produtos apresentados pelos nossos professores e alunos que foram selecionados dentre um número expressivo de participantes.

Portanto, parabenizamos os que aqui tiveram seus trabalhos expostos e agradecemos a toda nossa comunidade o esforço que vem sendo dedicado, ano após ano, para que esta Escola tenha tanta representatividade e qualidade no ensino do Design.

Este projeto de publicar, bienalmente, os prêmios conquistados pelos nossos professores e alunos é uma iniciativa, juntamente com as publicações anuais dos Projetos de Graduação de nossos alunos, para se iniciar a construção de uma memória, ainda que seleta, da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Espero que apreciem todos os trabalhos aqui divulgados.

Roberto Werneck Resende Alves Diretor da Escola de Design

Page 4: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

Todo prêmio é um reconhecimento e nisso reside sua importância.

Certamente os prêmios não são a forma exclusiva de mensurar o talento e a competência de um indivíduo ou a qualidade de uma instituição, mas constituem a parte visível desse processo; e visibilidade é o primeiro passo para a interlocução com a sociedade.

Prêmios são cartões de visita, pois apresentam as qualidades adquiridas por aqueles que lhe fizeram jus. Dentre essas qualidades as mais óbvias são a competência e o talento, mas há outra não menos importante – a coragem. É preciso coragem para se expor, se submeter à avaliação externa, se colocar à prova. Coragem de acertar e vencer ou de errar e aprender.

Há certames de todo o tipo; alguns pouco concorridos, mais exclusivos; outros, tão disputados, que sobreviver à primeira etapa já é uma grande distinção. Ampliar a abrangência desse registro é fazer justiça à comunidade acadêmica da Escola de Design, formada não só por profissionais, mas por indivíduos seguros e de iniciativa, que vêem na competição sadia de um concurso uma oportunidade de se testar, aprender e dizer ao mundo que estamos aqui e viemos para fazer a diferença.

Giselle Hissa SafarCoordenadora de Extensão

Page 5: Catálogo de Prêmios da Escola de Design
Page 6: Catálogo de Prêmios da Escola de Design
Page 7: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

PRO

JETO

S V

ENCE

DO

RES

Page 8: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

08

• Projeto finalista, recebeu Menção Honrosa no 1º Prêmio Amapá Design – 2009.

Objeto de adorno e iluminação em cerâmica com vela artesanal embutida inspirado na lenda indígena do sol (Guaraci) e a lua (Jaci). O objetivo do prêmio, aberto a estudantes de todo o território nacional, foi promover e estimular a busca pela inovação nos ambientes de hotéis e restaurantes de Macapá por meio da inserção de novos produtos dos setores moveleiros e artesanato, especialmente aqueles que reduzissem o impacto sobre o meio ambiente, utilizassem de forma racional os recursos naturais e valorizassem a identidade da Amazônia.

Projeto desenvolvido por Rachel Sager Boldt.

Design de Produto

Guaraci-Jaci

Page 9: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

09

• Projeto vencedor do X Prêmio House & Gift Design, na categoria Iluminação, e vencedora na categoria Estudante da 2ª edição do Prêmio Craft Design.

A Luminária Flor foi desenvolvida para iluminar os ambientes com sofisticação e elegância. Voltada para um público jovem, descontraído, tanto homens quanto mulheres. Apresenta uma aparência escultural que a torna um elemento decorativo de destaque no ambiente. Sua cúpula parte do uso e repetição de um módulo base e sua abertura pode ser regulada conforme o gosto do usuário. Apresenta fácil montagem/desmontagem, e pode ser compactada para embalagem e transporte. A Luminária Flor é fabricada basicamente por um processo de produção artesanal. A cúpula é feita de papel de arroz – corte, dobra e colagem – e o tripé de aço inox – corte e solda – onde se encaixa uma

Luminária Flor

lâmpada fluorescente. A altura máxima possível do conjunto é de 450 mm e o diâmetro máximo de 400 mm.

Projeto desenvolvido por Bruna Aguilar Trotta.

Design de Produto

Page 10: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

10

Chuveiro Nimbus

• Vencedor na categoria estudante, do 2º Prêmio Minas Design – 2009, com o tema Soluções Criativas e Inovadoras no uso do Aço Inox Colorido.

O chuveiro Nimbus possui muitos furos dos quais jorram filetes d’água potentes como chuvas torrenciais, daí seu nome. A linguagem de tecnologia presente no projeto usa o inox colorido como recurso para traduzir esta característica. Planejado para residências que possuem sistema de aquecimento de água, dispensando resistência para o chuveiro. O processo de fabricação envolve corte a laser, dobra (tubos), estampagem, furação e utiliza roscas (para os tubos rosqueados) para unir os componentes, com exceção das chapas que são unidas com adesivo industrial. A cor utilizada é o azul, com acabamento polido. O chuveiro Nimbus possui duas opções de saída de água: ducha e jato concentrado.

Projeto desenvolvido por Rafael Von Rondon Gomes em parceria com Déborah Cristina Araújo da Silva, sob orientação do professor Eduardo Vasconcelos. Rafael atuou no CEDEGEM e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia.

Design de Produto

Page 11: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

11

Mancebo Giff

• Finalista no 2º Concurso Craft de Design em São Paulo – 2009, com o tema Artigos para a Casa.• Recebeu Menção Honrosa no Concurso Salão Design Movelsul no Rio Grande do Sul – 2010.• Indicado à exposição na Mostra Novíssimos - Bienal Brasileira de Design no Paraná – 2010.• Classificado no 24º Prêmio do Museu da Casa Brasileira em São Paulo – 2010, com o tema Móveis.

O projeto é de um objeto-arte que leva descontração ao ambiente da casa, pois carrega internamente o conceito de causar emoções e/ou sentimentos divertidos por suas formas e proporções exageradas. Um objeto que agrada ao olhar e cumpre sua função básica; de servir para pendurar roupas e acessórios. O projeto

Giff tem três aspectos básicos e muito importantes: interatividade com o usuário, funcionalidade e responsabilidade social. A confecção é facilitada, os esquemas e desenhos técnicos são simples. Como referência conceitual, a peça buscou nas girafas aspectos que ressaltam o apelo cool and fun dos produtos que seguem uma linha de design diferenciada, o emotional design, os famosos produtos “amigáveis”.

Projeto desenvolvido por Rafael Von Rondon Gomes em parceria com Déborah Cristina Araújo da Silva, sob orientação do professor Eduardo Wilke. Rafael atuou no CEDEGEM e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia.

Design de Produto

Page 12: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

12

• Projeto vencedor no concurso internacional XI Prêmio House & Gift de Design em São Paulo – 2010 e finalista no 3º Concurso Craft de Design em São Paulo – 2010, ambos com o tema Artigos para Casa.

A Almofada Pipoca segue a linha de produtos divertidos e claro, surpreendentes. Usando a pipoca como elemento inspirador, a Pipoca ganha a cena nos mais diversos ambientes de sala e quarto. Confeccionada em poliamida com enchimento de fibra siliconada, a peça tem duas faces, o lado milho e o lado pipoca.

Almofada Pipoca

Projeto desenvolvido por Rafael Von Rondon Gomes em parceria com Déborah Cristina Araújo da Silva e Silvia Resende Xavier. Silvia atuou no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia e no Centro de Integração Design Empresa.

Design de Produto

Page 13: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

13

• Projeto vencedor na categoria estudante do Prêmio SEBRAE Minas Design – 2010, com o tema Ardósia.

A ardósia não é muito bem explorada em sua aplicabilidade no Brasil. O material é principalmente usado em utilitários decorativos para jardins e como revestimento. A proposta de produto tem o objetivo de alcançar um público classe A, para desmistificar que produtos de ardósia têm baixo valor agregado. A cuba Vitalità para banheiros busca um diferencial estético em conjunto com seu material inusitado para este público. As inscrições nas cuba foram inspiradas na vitalidade das curvas do relevo de Minas Gerais.

Cuba Vitalità

Projeto desenvolvido por Bárbara Luiza Viegas Paulo e Júlia Macieira Lawton, ambas com atuação no Centro de Integração Design Empresa.

Design de Produto

Page 14: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

14

Twillight

• Primeiro lugar na categoria Design do III Prêmio Whirlpool Inova 2009/2010.

Refrigerador e circulador de ar no qual o ar é ventilado para o ambiente de maneira homogênea, como uma leve brisa que pode ser resfriada e aromatizada. O painel é composto por tubos de polímero com um filme de Oled, o que permite ao usuário baixar e exibir imagens, vídeos, obras de arte e temas sugeridos pela Brastemp. O produto pode ser usado para dividir ambientes de uma forma mais sutil, em sintonia com as tendências arquitetônicas pesquisadas. Na edição 2009/2010, a Whirlpool Latin América buscou projetos inovadores em engenharia e design que trouxessem soluções e benefícios tangíveis ao consumidor no ambiente doméstico.

Projeto desenvolvido por Camila Fortes, Camila Possato, Renan Oliveira, Sarah Carvalho e Walter Júnior sob a orientação do professor Guilherme Barbosa.

Design de Produto

Page 15: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

15

• 2º lugar na categoria estudante do 2º Prêmio Minas Design – 2009, com o tema Soluções Criativas e Inovadoras no uso do Aço Inox Colorido.

O produto é um conjunto que pode ser usado como bandeja ou sousplat, produzido em chapas de aço inox colorido através do processo de corte a laser e estampagem. Cada peça possui grafismos, sendo que algumas partes podem ser destacadas e usadas como acessórios – porta copo, porta talher, etc. Dessa forma os cortes feitos na peça são utilizados como parte do próprio conjunto, não havendo desperdício de material.

Louro - conjunto para servir

Projeto desenvolvido por Silvia Resende Xavier com auxílio de Carolina Araújo e Matheus Lazarini, sob orientação do professor Igor Rios.

Design de Produto

Page 16: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

16

Conjunto de Panelas Aviador

• Premiado no concurso nacional I Prêmio SEBRAE Minas Design – 2008, com o tema Projetos em Alumínio e Ferro para as Cidades de Cláudio, Divinópolis e Itaúna.

Linha de panelas produzida em ferro fundido com elementos em polímero, que tinha como objetivo o aumento de competitividade, para ser lançada em um mercado de utilitários de alto padrão.

Projeto desenvolvido pelo Centro de Integração Design Empresa, liderado por Rodrigo Braga Franca e Diogo Borges e desenvolvido em conjunto com a equipe Nicolle Rincon, Pedro Henrique Nascimento e Richter Queiroz. O projeto foi orientado pelos professores Romeu Dâmaso e Carlos Miranda. Todos atuaram no Centro de Integração Design Empresa.

Design de Produto

Page 17: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

17

Conjunto de Panelas Illusione

• 1º Lugar na categoria estudante, na modalidade Ferro e Alumínio do concurso nacional I Prêmio SEBRAE Minas Design – 2008.

O Conjunto de panelas Illusione é produzido em Alumínio fundido, voltada para um público que busca diferenciação e novidades. Projetadas para o uso diário, se aproveitam dos detalhes para se diferenciar e compor o ambiente da cozinha de forma inovadora.

Projeto desenvolvido por Artur Caron Mottin e Pedro Henrique Pereira Nascimento, que atuaram no Centro de Integração Design Empresa.

Design de Produto

Page 18: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

18

Bowl

• Special Selection no concurso HAUS& International Online Design Contest – 2010.

É um recipiente para água e comida adequado para cães de pequeno e médio porte no ambiente doméstico. É composto por uma base com ventosa que pode ser grudada no chão e um recipiente removível que se encaixa na base. Esse conjunto evita que o cão arraste e derrube o conteúdo, mas permite a fácil remoção para limpeza e abastecimento.

Projeto desenvolvido por Silvia Resende Xavier sob orientação dos professores Paulo Miranda e Romeu Dâmaso. Silvia atuou no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia e no Centro de Integração Design Empresa.

Design de Produto

Page 19: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

19

Utensílio Gourmet

• Premiado no concurso nacional I Prêmio SEBRAE Minas Design – 2008, com o tema Pedra Sabão.

O utensílio foi desenvolvido de forma a valorizar a matéria-prima, e, mantendo como foco a apreciação da culinária mineira. O consumo de doces, compotas, porções e outros pratos da cozinha mineira são amparados por um utensílio versátil, e que explora de forma diferenciada este material tão importante para a formação cultural e histórica do povo mineiro.

Projeto desenvolvido por Carolina Correa Araújo, Danilo Gomes Ribeiro, Emanuel Lucas Neves e Ivan Mota Santos, que atuaram no Centro de Integração Design Empresa e no CEDGEM.

Design de Produto

Page 20: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

20

Petisqueira Blume

• 1º lugar no I Prêmio de Inovação e Qualidade de Design de Produto para Micro e Pequenas Empresas – Escola de Design da UEMG – 2009.

A proposta para o produto é adequá-lo ao processo milenar de fundição em alumínio, sem perder em aspectos funcionais e referentes à usabilidade nem em inovações formais. Inspirada nas formas orgânicas das flores, frutos e sementes, a petisqueira Blume foi desenvolvida para despertar os sentidos daqueles que querem servir com diferenciação e encanto. O produto é formado por uma bandeja em alumínio, com rasgos em suas laterais a fim de reduzir o peso do material além de resultar em uma forma diferenciada. A base em madeira, que complementa a base da petisqueira, pode ser utilizada como tábua de corte para queijos e frios e apoio para talheres. Ela pode ser removida e utilizada conforme a preferência do

usuário. Os quatro potes, idênticos, são colocados em diferentes posições dentro da base, remetendo a uma flor. Eles podem ser usados juntos ou separadamente, a gosto do usuário. O projeto foi desenvolvido visando à inserção do design em uma pequena empresa de fundição em alumínio na cidade de Cláudio, o maior pólo de fundição em Minas Gerais.

Projeto desenvolvido por Mayra Bernardes Araujo sob orientação dos professores Romeu Damaso e Carlos Miranda.

Design de Produto

Page 21: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

21

Morphus

• Mesa premiada no concurso nacional I Prêmio SEBRAE Minas Design – 2008, com o tema Resíduos.

O conceito “metamorfose” remete a idéia de transformação, mudança de estado. Assim, a escolha da matéria-prima para o desenvolvimento do projeto refere-se à mudança, formal, estrutural e comportamental. O Compósito AKS7 e o vidro, utilizados na estrutura e superfície do mobiliário, se enquadram neste contexto por seu caráter sustentável e sua capacidade intrínseca de ser reciclado e reciclável, simultaneamente. O processo de fabricação do compósito utiliza uma tecnologia mais limpa e de baixo potencial poluidor pelo reaproveitamento de sacaria e argamassa, minimizando os impactos ambientais causados pelo descarte de Resíduos da Construção Civil (RCCs).

Projeto desenvolvido por Ethiene Pereira da Silva, Monique Petrilo Soares e Rachel Sager Boldt, que atuaram no Centro de Integração Design Empresa, Centro da Madeira e Centro de Extensão.

Design de Produto

Page 22: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

22

• Projeto recebeu Menção Honrosa no concurso nacional 4º Prêmio TOK&STOK de Design Universitário – 2009, com o tema Descansar.

O Banco Teddy foi inspirado em travesseiros, com forte apelo à infância e ao descanso. A peça tem assento confortável e aspecto leve e suas listras, como um pijama ou lençol, remetem ao momento tranqüilo do sono. Contemporâneo, jovial, sem excessos.

Projeto desenvolvido por Rafael Von Rondon Gomes, sob a orientação do professor Eduardo Wilke.

Design de Produto

Banco Teddy

Page 23: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

23

• Recebeu menção honrosa no concurso nacional Micasa Design – 2009.

Apesar de sua aparente complexidade, o processo de produção do banco é bastante simplificado. Assim consegue-se um produto de relativo baixo custo, mas com alto valor agregado. É um produto funcional, que tem também um forte apelo estético. Para ser usados no dia a dia e servir ainda como um objeto decorativo do ambiente.

Projeto desenvolvido por Silvia Resende Xavier, sob orientação dos professores Hélcio Jacques e Glaucinei Rodrigues. Silvia atuou no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia e no Centro de Integração Design Empresa.

Design de Produto

Banco Florata

Page 24: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

Mesa Amazona

24

• Além de ter sido finalista, recebeu Menção Honrosa no 1º Prêmio Amapá Design – 2009, com o tema Crie Mais com Menos.

Uma verdadeira obra de arte assim como sua inspiração, a Mesa Amazona representa o povo guerreiro brasileiro e traz à tona a responsabilidade de preservar um bioma tão importante e necessário para o mundo. Confeccionada em Marupá, a mesa tem praticamente 600mm é ideal para qualquer ambiente, inclusive para áreas externas como de piscina. Seu vidro temperado é recortado irregularmente, o tampo é composto pelo efeito visual da madeira recortada a laser com pequenos pedaços de vidro verde por ela emoldurados.

Projeto desenvolvido por Déborah Cristina Araújo da Silva em parceria com Rafael Von Rondon Gomes e André Pizarro. Déborah atuou no CEMA.

Design de Produto

Page 25: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

Mesa Régia

25

• Produto vencedor do 1º Prêmio Amapá Design (SEBRAE-AP) – 2009, com o tema Crie Mais Com Menos.

A mesa de centro Régia é a personificação do coração da Amazônia. Confeccionada em Sucupira, Jatobá, Andiroba e Pau-Amarelo, a mesa de centro forma uma marchetaria mágica da região, de forma elegante e contemporânea. Suas formas orgânicas e sua composição única são ideais para ambientes de hotelaria e também para a casa.

Projeto desenvolvido por Rafael Von Rondon Gomes em parceria com Déborah Cristina Araújo da Silva e André Pizarro. Rafael atuou no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia e no CEDEGEM.

Design de Produto

Page 26: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

26

Nexus

• 2º lugar na categoria estudante do 8° Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio – 2009, com o tema Uso do Alumínio. Concurso de âmbito nacional.

É um sistema modular que possibilita criar variadas peças decorativas e funcionais. É composto por um módulo principal e seis tipos de peças complementares, que se encaixam para montar objetos como biombos, cercas, quadros, painéis. Todas as peças são produzidas pelo processo de injeção de alumínio, o que viabiliza sua produção em série.

Projeto desenvolvido por Silvia Resende Xavier, sob orientação dos professores Hélcio Jacques e Glaucinei Rodrigues. Silvia atuou no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia, como bolsista de iniciação científica, e no Centro de Integração Design Empresa.

Design de Produto

Page 27: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

27

Abstrak

• Vencedor na categoria estudante do concurso SEBRAE Minas Design – 2010, com o tema Móveis.

O AbstraK supre necessidades diversas relacionadas a casa através de aplicações práticas de formas abstratas. Direcionado ao público de alto padrão sociocultural, o Abstrak apresenta usos mutáveis. Frontalmente, as linhas constroem formas geométricas, mas ao observar o objeto por outros ângulos os traços retos parecem se curvar apresentando formas dinamicamente orgânicas, devido a cortes laterais em chapas retas. Esse efeito reforça a idéia de versatilidade e mutação. Apresenta forte apelo decorativo contemporâneo propiciando boa usabilidade e versatilidade. Esses fatores são coerentes com hábitos de consumo ligados a tendências estéticas atuais e a usuários propensos a mudanças inovativas.

Projeto desenvolvido por Daniel Bahia Gontijo, Fernando Henrique Moraes Borges e Ravi Bellardi Tavares dos Santos, sob orientação dos professores Glaucinei Rodrigues e Hélcio Jaques. Daniel, Fernando e Ravi atuaram no Centro da Madeira, Centro de Integração Design Empresa, Centro T&C.

Design de Produto

Page 28: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

28

Poltrona Poona

• Projeto de empresa incubada da Escola de Design divulgado em publicação internacional – 2009.

Livro Design and Design – Book of the year 2009, da editora Index Book. O livro é uma coletânea com 730 designers de todo o mundo cujos projetos, gráficos ou de produtos, foram selecionados durante o ano de 2009 por meio do site homônimo ao livro. A Notus Design, empresa da Incubadora de Design da ED-UEMG, que já tinha projetos publicados no Book of the year 2008, foi contemplada novamente com a escolha do projeto Poltrona Poona, que propõe uma mistura elegante de estilos, com referências do clássico, retro e moderno, num visual exclusivo e sofisticado.

Design de Produto

Page 29: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

29

Mesa de Centro Maracá

• Finalista no 1º Prêmio Amapá Design – 2009.

O objetivo do prêmio, aberto a estudantes de todo o território nacional, foi promover e estimular a busca pela inovação nos ambientes de hotéis e restaurantes de Macapá por meio da inserção de novos produtos dos setores moveleiros e artesanato, especialmente aqueles que reduzissem o impacto sobre o meio ambiente, utilizassem de forma racional os recursos naturais e valorizassem a identidade da Amazônia.

Projeto desenvolvido por Edson da Silva Xavier.

Design de Produto

Page 30: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

30

• 1º lugar na categoria profi ssional (setor móveis) do II Prêmio SEBRAE Minas Design – 2010, com o tema Design para os Pólos Industriais Mineiros.

Produto Lúdico e decorativo para armazenar e guardar grande quantidade de pequenos objetos que temos no nosso dia-dia, assim trabalhando o aspecto de uso e estético a proposta foi incentivar o desenvolvimento de mobiliário original e com identidade marcante as micro e pequenas empresas do pólo moveleiro de Ubá – MG.

Poleirinho - estante porta treco

Projeto desenvolvido por Frederico Mendes Teixeira, Rodrigo Braga França e Ulisses Neuenschwander. Rodrigo, Frederico e Ulisses participaram do Centro de Integração Design Empresa, sendo que Frederico e Ulisses realizaram iniciação científi ca através do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia.

Design de Produto

Page 31: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

31

• 1º Lugar no concurso nacional Prêmio CNI – 2009, pela categoria Design - Micro e Pequena Empresa, finalista no concurso internacional IF Product Award – 2010 e selecionado no concurso nacional Brazil Design Award, que acontece anualmente.

O canil portátil Loville é produzido em Polietileno (PE) rotomoldado e totalmente reciclável. Combina qualidade, beleza e praticidade. Foi projetada para acompanhar o cão em viagens com a família. Possui um sistema simples de montagem permitindo que crianças montem o produto sem riscos.

Canil portátil Loville

Projeto desenvolvido por Artur Caron Mottin e Pedro Henrique Pereira Nascimento, que atuaram no Centro de Integração Design Empresa.

Design de Produto

Page 32: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

32

Purity

• 1º Lugar na categoria revelação, no concurso nacional Anglogold Auditions – 2008, com o tema Natureza Fantástica.

A jóia é constituída em ouro branco com topázios imperiais nas pontas e tem como inspiração a água – símbolo máximo de purificação, imaginário vital.

Projeto desenvolvido por Thayana Cordeiro de Meneses, com orientação do professor Jairo José Drummond Câmara. Thayana atuou no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia.

Design de Produto

Page 33: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

33

Coleção Legado

• Além de ter sido finalista, recebeu menção honrosa no 1º Prêmio Amapá Design – 2009.

Anéis em cerâmica, metal e castanha de Tucumã com grafismos inspirados no repertório iconográfico das culturas Manacá e Cunani.

Projeto desenvolvido por Edson da Silva Xavier.

Page 34: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

34

• Menção Honrosa na categoria Gestão da Reciclagem, do 8° Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio – 2009, com o tema Uso do Alumínio. Concurso de âmbito nacional. O Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio é um concurso científico e cultural que tem como objetivos incentivar e difundir novas idéias para a utilização do alumínio, estimulando projetos que contribuam efetivamente para o desenvolvimento sustentável do mercado, abrangendo toda a cadeia produtiva do alumínio.

O Projeto Stampa é uma coleção de anéis em alumínio reciclado e anodizado, que apresenta sete estampagens em oito cores diferentes. A coleção é inspirada no graffiti, pois se trata de uma arte de rua, local onde é feita boa parte do processo de catação de latas para reciclagem. O objetivo é despertar a atenção para o

Stampa

potencial criativo representado pela história e cultura das ruas/catadores e suas possibilidades quando associados à ferramenta design e ao uso do alumínio reciclado.

Projeto desenvolvido por Edson da Silva Xavier sob orientação do professor Henrique Santa Cecília Lana.

Design Gráfico

Page 35: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

35

Volúpia

• Colar finalista no concurso internacional Thailand International Jewelry Awards (TIJA) – 2009, com o tema Creative of the Word. O Thailand International Jewelry Awards, concurso de design de jóias é organizado pela Thai Gem & Jewelry Traders Association (TGJTA), com sede em Bangkok, na Tailândia

Projeto desenvolvido por Edson Silva Xavier e Cristiane Possemato Dinardi.

Page 36: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

36

• Primeiro lugar no Prêmio IBGM de Design de Jóias – 2010, com o tema Lapidação Diferenciada.

A peça é composta por elos de Quartzo fumé lapidados um dentro do outro, com facetas trabalhadas com habilidade pelo lapidário Wanderley Ferreira, co-autor do projeto. O desafio foi criar elos de gemas lapidadas sem cortes ou emendas.

Projeto desenvolvido por Maíra Paiva Pereira, que atuou no CEDGEM.

Design de Produto

Elos Antique

Page 37: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

37

Brincos 01 (Produto 37)

• Jóia vencedora na categoria Jóias da Natureza, do Prêmio IBGM de Design de Jóias – 2010.

Peça inspirada nos rios do planeta, utilizando Topázio London Blue e Ouro Branco.

Projeto patrocinado por Colorgems Ltda. e desenvolvido por Aline Miranda, que possui Especialização em Design de Jóias.

Design de Produto

Page 38: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

38

Brincos 02 (produto 38)

• Jóia vencedora na categoria Cara do Brasil, do Prêmio IBGM de Design de Jóias – 2010.

Peça explora de forma contemporânea os movimentos sensuais do povo brasileiro, utilizando Ouro Branco, Diamantes, Cristal Rosa, Topázio Azul, Prasiolita e Ametista Violeta.

Projeto patrocinado por Manoel Bernardes e desenvolvido por Carla Abras, graduada e pós-graduada pela Escola de Design e professora no curso de pós graduação em Design de Jóias.

Page 39: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

39

Pulseira Arau

• 7º lugar no III Concurso de Design de Jóias AJORSUL – 2010, com o tema Contrastes.

Dentro do contexto de desenvolvimento de uma jóia regional, a pulseira Arau utilizou referências comuns da paisagem do Rio Grande do Sul, para representar a jóia Gaúcha. A principal inspiração foi a Araucária, árvore comum no estado que representa a paisagem e o clima frio da região, tão característicos do estado Gaúcho. Associado a referência local, buscou-se também trabalhar com a assimetria, grande tendência da moda. Sendo assim, a jóia ainda passa a sensação de leveza e movimento. A pulseira Arau não faz uso de fecho, se fixando ao pulso a partir de uma fina base (chapa de ouro) que permite ao usuário adaptar a pulseira, facilitando a produção da peça e o seu uso, além de ser um detalhe que

diferencia a jóia. Além do ouro amarelo polido 18k, a pulseira utiliza o citrino, também comumente encontrado no estado do Rio Grande do Sul.

Projeto desenvolvido por Lia Paletta Benatti, que foi bolsa de iniciação científica e atuou no Projeto Sabiá do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia, além de ter participado de um Projeto no Centro de Extensão e Centro de Integração Design Empresa.

Design de Produto

Page 40: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

40

Pulseira Vitória

• Premiada no concurso nacional Prêmio IBGM de Design de Jóias – 2008, com o tema Arquitetura Brasileira e Pedras com Lapidação Diferenciada.

Confeccionada em ouro amarelo com gemas coradas (ametista, topázio azul, quartzo verde e citrino) e diamantes brancos, inspirada na alegria do povo brasileiro através de datas especiais como carnaval, festa junina, Réveillon, Natal, entre outras.

Projeto desenvolvido por Cristiane Dinardi, que atuou no Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias.

Page 41: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

41

Linha Expedição

• 1º lugar no concurso nacional Prêmio Design SEBRAE – 2008.

Projeto desenvolvido por Edson Xavier e Wadson Amorim, que atuaram no Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias.

Design Gráfico

Page 42: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

42

Me Toy

• Premiado na categoria Color and Trim, no concurso nacional Talento Volkswagen Design – 2008, com o tema Volkswagen: Arte em Movimento.

Me toy é um conceito inspirado na toy arte, que é uma manifestação contemporânea que se apropria do brinquedo para mesclar design, moda e urbanidade. A experimentação dá o tom em formas e cores em que detalhes coloridos, matérias reluzentes e reflexivas se destacam nos acabamentos. A inovação impera na composição de motivos e grafismos inspirados em brincadeiras infantis como “ligue os pontos”. As formas aparecem em proporções gigantes ou inusitadas, em um ambiente dinâmico e de forte apelo visual, que promovem a experimentação com os contrates. Os tecidos e revestimentos, dos naturais até os tecnológicos, aplicados com componentes de alta performance, permitem que a fantasia instigue estímulos sensoriais. A proposta é também oferecer um

“E-produto” (produto com preocupações ecológicas) que misture aspectos como ecologia, reciclagem, novas fibras, misturas, tratamentos, entre outros; focando interesses para o desenvolvimento sustentável do planeta e o uso da tecnologia em prol da qualidade de vida. Fibra de juta, couro vegetal, silicone, fibra de côco, leds, vinil, conferem imagens lúdicas e de apelo pop, possibilitando o manuseio e a aplicação de matérias exuberantes.

Projeto desenvolvido por Wadson Gomes Amorim, com a orientação do professor Róber Dias Botelho.

Design de Produto

Page 43: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

43

Erfos

• Terceiro colocado na categoria design exterior, no concurso nacional Desafio PLASCAR/SAE Brasil em Design Automotivo – 2009. O número de motos em São Paulo triplicou em 10 anos, segundo o DETRAN-SP, em 2006 haviam 550,0 mil motocicletas registradas e, atualmente no Brasil há mais de 10,0 milhões. Em sua maior motoboys, estes percorrem de 100 a 250 km diariamente e mais da metade pilota 09 horas ou mais por dia, segundo dados do IBOPE/CET. Entre os principais fatores que levam usuários a escolherem esse meio de transporte estão os preços acessíveis e o baixo consumo de combustível. Entretanto, perde-se consideravelmente em segurança, uma vez que o número de acidentes com motos mostra-se alarmante. Apenas na cidade de São Paulo é registrada mais de uma vítima fatal por dia. Assim, o Erfos é um conceito que

garante maior segurança para o dia-a-dia, e um baixo consumo, pois, utiliza a eletricidade como propulsão.

Projeto desenvolvido por Narques Alan Silva, sob orientação do professor Róber Dias Botelho. Narques atuou no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia.

Design de Produto

Page 44: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

44

• Primeiro colocado no concurso internacional 3rd Eco Marathon of Américas, Innovative Design Award – 2009, com o tema Design Automotivo.

Protótipo de veículo de competição ultra econômico que participou no Autódromo Fontana Speedway, Califórnia, USA, da Terceira Eco Maratona das Américas onde recebeu o Innovative Design Award pelo grau de desenvolvimento apresentado, em Design, pelo projeto.

Sabiá 6

Projeto desenvolvido por Lívia Galvão Fiúza, Thayana Menezes, Mariana Ambrosio, Júnio L. Lima Oliveira, Sarah Carvalho, Josimar Souza Jr., Gilson Pereira Jr., Felipe Lessa Sampaio, Frederico G. Albergaria e Bianca Ribeiro, sob orientação do professor e doutor Jairo José Drummond Câmara. Todos os desenvolvedores do projeto atuaram no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia.

Design de Produto

Page 45: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

45

Yin Young Concept

• Terceiro colocado na categoria Design Interior, do concurso nacional Desafio PLASCAR / SAE Brasil em Design Automotivo – 2009.

Este veículo foi desenvolvido a partir dos conceitos da filosofia chinesa do Yin Yang, a partir do qual o símbolo representa a dualidade da natureza humana. A dualidade de Yin Yang está em cada pessoa. Além disso, os lados opostos dessa dualidade são interdependentes, todas as contrariedades são complementares.O homem tem um papel fundamental na caracterização, conservação e até mesmo a destruição da natureza, e nós somos a natureza. Em tempos de crise, o automóvel deve se tornar uma ferramenta de aproximação entre o homem, os seus prazeres e necessidades do cotidiano. O carro deve ser o amigo do homem e não o vilão da humanidade. Neste veículo, não há uma direção específica para a condução, ele pode ser guiado pelos dois lados.

O mundo está se tornando mais individualista e o Yin Young Concept é um veículo desenvolvido para unir as pessoas celebrando e compartilhando suas diferenças.

Projeto desenvolvido por Rafael Osmar de Oliveira e Costa sob orientação do professor Róber Dias Botelho. Osmar atuou no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Ergonomia e Design.

Design de Produto

Page 46: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

46

STCS – Sistema de Transporte Coletivo Suspenso

• Quarto lugar no concurso internacional If Concept Awards – 2010, na categoria Industrial Design.

Projetado para solucionar os problemas de transporte público das grandes metrópoles, propondo uma nova dinâmica para o transporte. O diferencial está na simplicidade de implementação e manutenção do sistema e na sua sustentabilidade. Os trilhos são suspensos através de torres de aço carbono. Toda a estrutura é pré-fabricada de materiais compósitos de alta performance. Os trilhos das linhas dos dois sentidos fazem parte da mesma estrutura, o que agiliza a implantação, além disso, estes estão dispostos na vertical, de modo que o metrô possa se locomover preso lateralmente a eles. A locomoção é eletromagnética e utiliza energia limpa. Os vagões são mais estreitos e mais

leves, com menos assentos e mais espaço para quem vai de pé, afinal com mais agilidade de locomoção e estabilidade do sistema, todos os passageiros poderão viajar confortavelmente.

Projeto desenvolvido por Elisa Sayuri Freitas Irokawa e Rafael Osmar de Oliveira e Costa, sob orientação do professor Jairo José Drummond Câmara e co-orientação do professor Róber Dias Botelho. Elisa e Rafael atuaram no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Ergonomia e Design.

Design de Produto

Page 47: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

47

Holder – Um Diabinho Angelical

• 1º Lugar do 2º Concurso Bureau Jovens Talentos, de âmbito nacional, promovido pelo site Berço de Talentos – 2008, com apoio da ETICAL – Etiquetas.

A proposta do concurso era dar uma cara, cabelo e look inovadores para um mascote chamado “diabinho da preguiça”. Também era preciso propor 3 etiquetas e/ou tags que fossem inovadoras.

Projeto desenvolvido por Luciana Duarte dos Santos.

Design de Produto

Page 48: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

48

Moi Toy

• Terceiro colocado no II Prêmio Minas Design – 2009, com o tema Soluções Criativas e Inovadoras no uso do Aço Inox Colorido.

Em sua concepção estético-formal, os Moi Toys foram inspirados na Toy Art, uma nova forma de representar desejos e reflexões através de formas lúdicas. São novos brinquedos que comunicam contestações reais do novo tempo que estamos vivendo. Moi Toy são quatro elementos inspiradores, que transmitem as idéias de sorte, paz, amor e dinheiro. Quatro chaveiros coloridos, quatro desejos para serem colecionados. Os Toys são produzidos através de corte a laser de chapas de aço inox colorido com espessura de 2 mm. Preso a uma corrente prateada permite que sejam usados como enfeite de bolsa, mochila ou porta-chave. Foram usadas cores que associadas à idéia transmitida pelo design, complementam o conceito e tornam o produto mais atraente visualmente.

Projeto desenvolvido por Mariana Rivas Pasco e Daniela Casagrande sob orientação da professora Maíra Paiva Pereira. Mariana atuou no CEDGEM e Daniela no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Ergonomia e Design.

Design de Produto

Page 49: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

49

• 1º Lugar na categoria avançada do III Fórum Interinstitucional do Ambientação – 2009.

O projeto de implantação do Programa AmbientAÇÃO – Educação Ambiental em Prédios do governo de MG é uma iniciativa no caminho da sustentabilidade, desenvolvendo campanhas relacionadas ao consumo consciente, coleta seletiva, comportamento no trânsito, arrumação e limpeza, saúde do corpo, redução da poluição sonora e antitabagismo. A indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão estarão presentes no projeto, desenvolvendo ações educativas e transformadoras da sociedade. Contribui inclusive, para o fortalecimento das atividades do Núcleo de Educação Ambiental – NEA/ Centro de Extensão da ED.

Projeto Ambientação

Projeto desenvolvido pelos bolsistas Carlos Magno Pereira e Thabata Regina de Souza Brito do Centro de Extensão, sob orientação da professora Nadja Maria Mourão.

Design de Ambientes

Page 50: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

50

Aplicação de Inox Colorido em sinalizaçãodo zoológico de Belo Horizonte

1º lugar no II Prêmio Minas Design – 2009, com o tema Soluções Criativas e Inovadoras no uso do Aço Inox Colorido.

O projeto consiste na utilização do aço inox colorido em um projeto de sinalização do zoológico de Belo Horizonte, valorizando qualidades técnicas e funcionais do aço inox demonstrando seu grande potencial de uso em ambientes externos.

Projeto desenvolvido por João Victor de Oliveira e Silva, que atuou no Centro Design e Centro de Extensão.

Design Gráfico

Page 51: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

51

Influência de tratamentos térmicos na formação de fases em substratos de silício para células solares depositados por aspersão a plasma atmosférico

• Premiado no concurso nacional Gerdau Luis Dumont Villares – 2009, com o tema Metalurgia do pó.

Os componentes que utilizam propriedades eletrônicas e ópticas das camadas de silício contam com processos de fabricação de custo elevado que produzem silício com alto grau de pureza. O silício grau metalúrgico (Si-GM) tem sido utilizado na formação de recobrimentos de baixo custo através de aspersão térmica a plasma (ATP). Este trabalho analisa a formação das fases relacionadas a impurezas como Fe, Cr e Al. A precipitação dessas fases pode intensificar a formação de trincas e tensões internas, ocasionando a falha desses componentes. O Si-GM moído foi quimicamente analisado por espectroscopia de emissão óptica de plasma. A distribuição de tamanhos das partículas do silício foi determinada

por difratometria a laser e por microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os filmes preparados por aspersão térmica foram tratados termicamente e submetidos a diferentes taxas de resfriamento. Os resultados foram analisados por microscopia ótica e eletrônica de varredura, difratometria de raios X e análises de microdureza. Eles permitiram constatar a formação indesejada das fases e proporcionaram condições para o desenvolvimento de parâmetros que minimizem os problemas correlacionados.

Projeto desenvolvido por Igor Alessandro Silva Carvalho, que atuou no Centro da Madeira.

Design de Produto

Page 52: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

52

Banheiro residencial - SPA

• 1° lugar no concurso nacional Estudos de um Banheiro DECA – 2010, com o tema Banheiro Residencial – SPA.

Os banheiros passaram a ter o mesmo conforto que antes era só pensado para os quartos e salas. A tecnologia e o design foram fundamentais para atender as necessidades dos usuários transformando o lugar mais íntimo da casa em um espaço de relaxamento e prazer. Pensando nisso o projeto teve como objetivo criar um espaço que transformasse um simples banho em um verdadeiro ritual, proporcionando relaxamento, bem-estar e prazer de cuidar do corpo.

Projeto desenvolvido por Luciana Costa Chaves sob orientação do professor Paulo Luso.

Design de Ambientes.

Page 53: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

53

Tinta Holográfica

• 3° Lugar no Prêmio Suvinil de Inovação – 2010, com o tema Inovações que Embelezam Nosso Lar e Nossa Vida.

Propõe o desenvolvimento de uma tinta predial com propriedades holográficas para ser aplicada em paredes de espaços arquitetônicos objetivando a criação de um ambiente contemporâneo cotidianamente e perfeitamente adaptados a um conjunto de solicitações visuais onde cor, luz e movimento estão sempre presentes.

Projeto desenvolvido por Ayumi Takizawa, Marina Stael Santos e Raíssa Romualdo Pinto sob orientação da professora Viviane Gomes.

Design de Ambientes

Page 54: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

Drogas: um Jogo de Azar

• 1º lugar no III Concurso de Vídeo de Animação da Secretaria de Estado de Esporte e Juventude – 2009, com o tema Drogas e Violência.

O projeto foi constituído da realização de um filme de animação de 26 segundos, como exigido pelo concurso. O filme deveria atender ao tema e ao mesmo tempo ser educativo.

Projeto desenvolvido por João Vitor Xavier Dantas sob orientação do professor Antônio Fialho. João atuou no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Ergonomia e Design, e no Centro de Extensão.

Artes Visuais – Licenciatura

54

Page 55: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

• Premiado no Festival Conexões Tecnológicas – 2010, do Instituto Sérgio Motta, com o tema Arte/design e tecnologia.

Através das intersecções de planos em espaços modulados, Espaço;Processo gera formas tridimensionais ambíguas acessadas digital ou fisicamente.

Projeto desenvolvido por Vicente Repolês Oliveira Pessôa.

Design Gráfico

Espaço;processo

55

Page 56: Catálogo de Prêmios da Escola de Design
Page 57: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

PRO

JETO

S C

LASS

IFIC

AD

OS

Page 58: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

58

Luminária Square

• Finalista no I Prêmio Sebrae Minas Design – 2008, na categoria Estudante, modalidade Bucha Vegetal.

As luminárias Square são desenvolvidas a partir uma estrutura metálica de aço soldado e pintado. A estrutura é composta de um cubo interno que é ligado ao cubo externo por meio de duas estruturas. O plano interno é revestido de bucha vegetal, que quando iluminada projeta sua textura sobre o cubo externo de papel artesanal. O projeto busca brincar com efeitos de luz e sombra com a textura da bucha vegetal.

Projeto desenvolvido por Artur Caron Mottin e Pedro Henrique Pereira Nascimento, ambos atuaram no Centro de Integração Design Empresa.

Design Produto

Page 59: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

59

Luminária Pipa

• Projeto classificado da categoria Designer/artesão do 4º Prêmio SENAI Design da Terra – 2010, e Finalista da categoria Novos Projetos do 2º Prêmio Objeto Brasileiro – 2010.

A luminária PIPA faz referência aos papagaios, pipas e pandorgas através do uso de materiais e da possibilidade que ela dá de criar transparências e jogos de luz e sombra. Destinada a ambientes de sala e/ou quarto, possui uma luz suave e indireta criando um clima aconchegante no ambiente. Tem por objetivo atender a um público que busca uma peça simples e que componha o ambiente dialogando bem com produtos e móveis já existentes. A luminária PIPA foi desenvolvida através do uso de madeira, papel e linha, e montada manualmente, dando um caráter mais humano a peça. Pensada para ser produzida em baixa escala, o

produto utiliza pouca matéria-prima, sendo leve e de fácil montagem, pois é necessário apenas encaixar a base na cúpula, que vem montada em sua embalagem.

Projeto desenvolvido por Artur Caron Mottin, que atuou no Centro de Integração Design Empresa.

Design de Produto

Page 60: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

60

Luminária portátil Mude

• Finalista no I Prêmio Craft Design – 2008, que tinha por tema Objetos de decoração, com o objetivo de incentivar e divulgar a criatividade, o empreendedorismo e inovação do setor de decoração no Brasil.

Luminária projetada para o público feminino com menos de 20 anos, que define como conceito a versatilidade. Pensando no perfil do público – dinâmico e sempre interessado em novidades – a luminária funciona á bateria e pode ser transportada para onde o usuário desejar, apresenta um formato diferente, seu sistema de iluminação permite a combinação de cores além da luz branca, e ainda, oferece 3 opções de acabamento em cores e grafismos para atender aos diferentes gostos do público.

Projeto desenvolvido por Nicolle Alves Rincon, sob orientação da professora Ana Luiza Cerqueira. Nicolle atuou no Centro de Integração Design Empresa.

Design de Produto

Page 61: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

61

• Finalista no concurso HAUS& International Online Design Contest – 2010.

Confeccionada em aço inox colorido (tecnologia nova desenvolvida por uma empresa brasileira) em cores variadas (de acordo com a cartela de cores disponível), aqui ela vem na cor púrpura (acabamento escovado). A partir de processos de fabricação muito simples, corte a laser e dobra, o lustre traz em si a simplicidade e elegância para o ambiente. Seu processo de fabricação é de baixo impacto ambiental, um forte aspecto deste projeto, pois usa pouco material e gera pouco resíduo. Em referência ao mundo dos mitos e com inspiração nas pequenas mágicas da natureza, as flores, o Lustre Fiori possui linhas harmoniosas e sutis que fazem da luz um ingrediente naturalmente mágico para qualquer ambiente da casa.

Lustre Fiori

Projeto desenvolvido por Déborah Cristina Araújo da Silva, que atuou no Centro de Estudos em Design da Madeira.

Design de Produto

Page 62: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

62

Spatifi lum

• Classifi cado na categoria Iluminação do Prêmio House & Gift de Design – 2010.

Luminária pendente em vidro soprado leitoso, de formato semelhante a uma gota, com uma abertura circular na parte inferior lateral. A abertura, o formato da lâmpada e a translucência fazem referência formal à fl or Spatifi lo, que rendeu também o nome da peça.

Projeto desenvolvido por Vinicius de Abreu e Carvalho em parceria com Daniela Brescia Giannerini. Vinicius atuou no Centro de Estudos em Design da Madeira.

Design de Produto

Page 63: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

63

Lareira Camino

• Finalista no Inovinox – Prêmio Núcleo Inox de Design em Aço Inox – 2011.

A Lareira Camino foi projetada para aplicação em ambientes espaçosos, oferecendo possibilidade de rotação de 360º e direcionamento do calor. O calor é gerado por meio de gás e mantido por meio de pedras vulcânicas, tirando a necessidade do uso de lenha e evitando a fumaça gerada por sua queima. Sua aplicação ideal é no centro de ambientes devido sua rotação, porém é perfeitamente aplicável rente à paredes podendo sua rotação ser limitada à 180º ou a 90º.

Projeto desenvolvido por Caroline Salvan Pagnan, que atuou no Centro de Integração Design Empresa.

Design de Produto

Page 64: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

64

Spot Inon

• Classificado no II Prêmio Sebrae Minas Design – 2010, com o tema Projetos para o setor de eletroeletrônica do pólo de Santa Rita do Sapucaí.

Produto parte de uma linha de sistemas de iluminação desenvolvidas com uso do LED, para distintas aplicações. Os diferenciais do projeto partiram do processo produtivo aplicado - usinagem em alumínio, que possibilitou peças com detalhes bem trabalhados e custos interessantes. O projeto priorizou a aparência e a eficiência do produto.

Projeto desenvolvido por Nicolle Rincon, Richter Queiroz e Jorge Armando Daher, dentro da Termo D.

Design de Produto

Page 65: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

65

Cachepó Fleurer

• Finalista na categoria Estudante do Prêmio Sebrae Minas Design – 2010, com o tema Ardósia.

O Cachepó Fleurer valoriza a Ardósia mineira e traz exclusividade ao ambiente em que é inserido. Traz em si a irregularidade dos terrenos de Minas Gerais e a cor das matas que encantam os visitantes de toda parte do mundo, e, aliado a suas características formais, a ardósia ainda apresenta características que facilitam o trato do material e o cultivo das plantas.Com seus aproximadamente 700mm de altura, o Cachepó Fleurer possibilita o plantio de espécies de médio porte e a ornamentação de ambientes internos ou externos.

Projeto desenvolvido por Bárbara Luiza Viegas Paulo e Natália Miti Elorde Morita, que atuaram no Centro de Integração Design Empresa.

Design de Produto

Page 66: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

66

Vasos Funnytuber

• Classificado da categoria Profissional na modalidade Resíduos do II Prêmio Sebrae Minas Design – 2010.

Os Vasos FunnyTuber ou “Tubérculos Divertidos”, são soluções criativas e lúdicas adotadas na concepção de vasos destinados ao cultivo de plantas ornamentais e na decoração de espaços externos de forma divertida e sustentável. São fabricados a partir de restos de MDF moídos e partículas geradas nas operações de corte e furação deste material. Estes resíduos abundantes, oriundos das indústrias moveleiras, são aglutinados em compósito com matriz em PHB (Polihidroxibutirato), um polímero biodegradável obtido a partir do processamento em tecnologia limpa da cana-de-açúcar, matéria-prima totalmente renovável.

Projeto desenvolvido por Artur Caron Mottin e Pedro Henrique Pereira Nascimento.

Design de Produto

Page 67: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

67

Monkeys

• Classificado no I Prêmio Sebrae Minas Design – 2008, com o tema Projetos em Alumínio e Ferro para as Cidades de Cláudio, Divinópolis e Itaúna.

Porta-recados marcante e simpático, que apresenta boa funcionalidade devido a mobilidade permitida e visibilidade de sua aparência. Em formato de macacos e árvore, o produto é composto por dez porta-recados individuais, que fixam os recados através de clips e podem ser pendurados em diversos locais.

Projeto desenvolvido por Nicolle Alves Rincon, que atuou no Centro de Integração Design Empresa.

Design de Produto

Page 68: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

68

Adorno Modular

• Finalista no I Sebrae Minas Design – 2008, com o tema Bucha Vegetal.

Explorando um material pouco convencional e seguindo a linguagem visual dos Spa’s e certos produtos cosméticos, este adorno propicia a ambientação a partir de velas, incensos e flores.

Projeto desenvolvido por Ivan Mota Santos e Leonardo Oliveira Muller, que atuaram no Centro de Integração Design Empresa e no Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias.

Design de Produto

Page 69: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

69

Mine Speakers

• Finalista no II Sebrae Minas Design – 2010, com o tema Eletroeletrônicos.

Conjunto de caixas de som sem fio, para sonorização de ambientes domésticos. Desenvolvido para atender demandas do novo cenário de consumo musical, digitalizado e liderado por Mp3´s, smartphones e notebooks, o produto é composto de 3 pares de caixas de som estéreo, sem fio e um emissor de sinal USB.

Projeto desenvolvido por Ivan Mota Santos, que atuou no Centro de Integração Design Empresa e no Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias.

Design de Produto

Page 70: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

70

Kupua’su - Conjunto para servir

• Finalista do Prêmio Amapá Design (SEBRAE - AP) – 2009, com o Tema Crie Mais com Menos.

A tigela Kupua’su evidencia o artesanato regional amazônico e faz a interação com o design para mostrar sua cultura de forma interessante e ressaltar os aspectos locais através de detalhes que só o artesanato pode oferecer. Usando conceitos como leveza, as formas orgânicas aliadas a espessura mais fina fazem da peça um conjunto para decorar a mesa além de servir. O cestinho é trançado em Cipó Titica e a tigela é em cerâmica, feita de acordo com as técnicas tradicionais das louceiras do Maranaum.

Projeto desenvolvido por Déborah Cristina Araújo da Silva em parceria com Rafael Von Rondon Gomes e André Pizarro. Déborah atuou no Centro de Estudos em Design da Madeira.

Design de Produto

Page 71: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

71

Set Riley

• Classificado no II Prêmio Minas Design – 2009, com o tema Aplicação de Inox Colorido.

O projeto consiste num conjunto com cinco facas de cozinha para diferentes tipos de corte em aço inox colorido e bloco de suporte. As partes não metálicas são constituídas de um laminado de bambum resistente a cortes, água e livre de formaldeídos. O bloco possui tampa pivotante que trava as facas seguramente quando fechado, além de servir de embalagem premium de venda.

Projeto desenvolvido por Vinícius de Abreu e Carvalho, que atuou no Centro de Estudos em Design da Madeira.

Design de Produto

Page 72: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

72

Bandeja Line

• Finalista na categoria Ardósia do II Prêmio Sebrae Minas Design – 2010.

A Bandeja Line traz como objetivo o uso alternativo da ardósia, levando-a para um ambiente fino e requintado. É um produto simples, que tem como principal foco evidenciar o uso da ardósia. O projeto foi inspirado no urbanismo, nas linhas retas das grandes cidades. A pega da bandeja brinca com a simetria, envolvendo a pedra de ardósia e permite que a bandeja seja usada de dois lados. A bandeja tem um projeto simples, com poucas peças, o que permite grande facilidade de montagem, limpeza além de permitir variações na cor e no desenho da pedra e da pega para a criação de uma linha.

Projeto desenvolvido por Lia Paletta Benatti, que atuou no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia, no Centro de Extensão e no Centro de Integração Design Empresa.

Design de Produto

Page 73: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

73

Bifeteira

• Projeto classificado no XI Prêmio House & Gift de Design – 2010, com o tema Utensílios de Cozinha.

A bifeteira é em ferro fundido cinzento, proposta para bares, restaurante e outros estabelecimentos que preparam e oferecem alimentos quentes e em porções. Composta por duas peças, a bifeteira em si e a tábua de apoio, em madeira. A proposta de um produto com formas simplificadas favorece possíveis adaptações a outros usos e outros produtos. A dinâmica do uso e transporte acontece através das “pegas”, tanto da bifeteira como da tábua de apoio. O processo valoriza a matéria prima e o sistema artesanal dos métodos de produção. Apresenta aspectos como o uso simples e dinâmico, funcionalidade, adequação e fluidez aos diversos ambientes. A proposta conceitual para definir como seria a bifeteira

considerou os espaços e ambientes de um bar ou de um restaurante em que os recipientes usados para servir passam pela cozinha, pelos corredores e pela mesa dos clientes.

Projeto desenvolvido por Johelma Pires de Avelar sob orientação dos professores Romeu Dâmaso e Prof. Carlos Miranda. Johelma atuou no Centro de Integração Design Empresa.

Design de Produto

Page 74: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

74

Conjunto AlumSlate

• Finalista na Categoria Ardósia do II Prêmio Sebrae Minas Design – 2010, e expositor na II Bienal Brasileira de Design – 2010.

Alum Slate é um conjunto de produtos para cozinha gourmet que apresenta proposta inovadora de uso conjugado da ardósia e do alumínio explorando não apenas o seu potencial estético, mas também e principalmente oferecendo alternativa de aplicação para materiais presentes na região centro-oeste do Estado de Minas Gerais. A combinação da ardósia e do alumínio atribui aos produtos Bowl e Cepo um caráter estético diferenciado, normalmente esperado dos objetos destinados à cozinha gourmet. Em termos funcionais as características específicas de cada material conferem estabilidade, durabilidade e facilidade de manutenção e limpeza. Em termos fabris, os objetos oferecem a

possibilidade de uso de resíduos de ardósia e o processo simples de fundição de alumínio, viabilizando sua produção pelas empresas de pequeno porte da região, contribuindo para o desenvolvimento econômico.

Projeto desenvolvido por Robert Luiz Gomes, sob orientação do professor Romeu Damaso. Robert atuou no Centro de Integração Design Empresa.

Design de Produto

Page 75: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

75

Liofilizador

• Projeto classificado na categoria Profissional na modalidade Eletroeletrônicos do II Prêmio Sebrae Minas Design – 2010.

O projeto é focado em um público que é ávido por novidades, mas que também tem preocupações com o entorno que vive pela quantidade de informação que ele possui através dos mecanismos tecnológicos que ele está acostumado a lidar, um produto que consiga exercer sua função de forma inovadora quando comparado aos demais produtos de mercado e que esse diferencial tecnológico seja aplicado como uma forma de ressaltar e aplicar características quanto às preocupações para o uso de produtos de forma responsável que resulta em um maior desenvolvimento global seria o ideal.

Projeto desenvolvido por Artur Caron Mottin e Pedro Henrique Pereira Nascimento, ambos atuaram no Centro de Integração Design Empresa.

Design de Produto

Page 76: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

76

One Control

• Classificado no II Prêmio Sebrae Minas Design – 2010, com o tema Projetos para o setor de eletroeletrônica do pólo de Santa Rita do Sapucaí.

Sistema de automação residencial, que possui funções de controle de iluminação e temperatura do ambiente, proporcionando maior comodidade e praticidade ao usuário. O preço do produto é o principal diferencial, que devido á custos de produção reduzidos e a um sistema simplificado, o produto passa a ser mais acessível a outros consumidores e não apenas às classes de alto poder aquisitivo.

Projeto desenvolvido por Nicolle Rincon, Richter Queiroz e Jorge Armando Daher, dentro da Termo D.

Design de Produto

Page 77: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

77

Lince - sensor de presença

• Classificado na Categoria Eletroeletrônico do II Prêmio Sebrae Minas Design – 2010.

O sensor Lince se diferencia de seus concorrentes no ponto de venda através de seu aspecto formal, fazendo com que o consumidor o associe diretamente com a linha Lince, criando uma identidade direta do consumidor com a marca. Há também a necessidade de um produto que se integre com o ambiente, já que a intenção, na maioria das vezes, é que ele “desapareça” no ambiente, além de ser de fácil uso e montagem. O produto foi projetado para ser adquirido por grandes empresas, que em suas atividades necessitem de um produto com diferencial funcional e estético. O sensor infra-vermelho Lince traz, em inovação, o sistema de encaixe para a desmontagem e/ou troca da bateria, facilitando assim o

manuseio pelo usuário. As linhas do produto remetem à sua inspiração, felinos selvagens. Elas alongam o sensor e dão a impressão de um produto mais vertical, com linhas mais elegantes.

Projeto desenvolvido por Lia Paletta Benatti sob orientação do professor Hélcio Jacques e Glaucinei Rodrigues.

Design de Produto

Page 78: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

78

Réstia

• Entry Selection no concurso HAUS& International Online Design Contest – 2010.

Réstia é um acessório para cozinha, para pessoas que gostam de cozinhar, preparar e servir em casa. A proposta do produto é tirar os temperos da gaveta e colocá-los como ornamento na parede da cozinha. Composto por módulos independentes o produto é montando encaixando a alça de um módulo no recipiente do outro. É inspirado nas réstias de alho que, acredita-se, trazem boa sorte e protegem a casa quando penduradas na cozinha.

Projeto desenvolvido por Silvia Resende Xavier com a colaboração de Déborah Araújo e Rafael Gomes.

Design de Produto

Page 79: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

79

Súber - porta garrafa de vinho

• Finalista II Prêmio Craft Design – 2009.

Produto desenvolvido para a empresa Quality Móveis e Objetos do pólo industrial de Cláudio - MG, o suporte para garrafa de vinho Súber, propõe o contraste entre os materiais e a plasticidade da forma como elementos de requinte e encantamento. A peça funcional e decorativa possui inspirações nas folhas do Sobreiro (árvore da qual se retira a cortiça) e na posição de se servir o vinho. A união da cortiça com o alumínio fundido confere à peça não apenas beleza, mas também o simbolismo do ritual do vinho.

Projeto desenvolvido por Rodrigo Braga França, Ulisses Neuenschwander e Frederico Mendes Teixeira, que atuaram no Centro de Integração Design Empresa.

Design de Produto

Page 80: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

80

Lavabo Falls

• Classificado na Categoria Ardósia do II Prêmio Sebrae Minas Design – 2010.

Inspirado no movimento da água entre as pedras, o lavabo Falls é produzido com resíduos de Ardósia Matacão em filetes sobrepostos e chapas inteiriças da mesma, causando a sensação dos grandes paredões rochosos das cachoeiras. O produto pode ser usado em ambientes residenciais e comerciais, garantindo exclusividade. É destinado a um público exigente e refinado, que procura peças exclusivas para despertar os sentidos e surpreender a todos.

Projeto desenvolvido por Mayra Bernardes Araújo e Eurípedes Bruschi Alves, ambos atuaram no Centro de Integração Design Empresa.

Design de Produto

Page 81: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

81

Pia Lomond

• Finalista no HAUS& International Online Design Contest – 2010.

A Pia Lomond foi pensada para aqueles banheiros modernos, mas que fazem questão de serem aconchegantes, usando materiais como a madeira, para traduzir este sentimento de humanização. Confeccionada em aço inox colorido, na cor azul e acabamento polido, a peça tem uma moldura de madeira (Teca Asiática) que faz contraste com o material brilhante do inox, ressaltando sua cor. Com 1550 mm de comprimento e 510 mm de largura é ideal para um banheiro amplo e faz boa companhia à ofurôs e decks de madeira.

Projeto desenvolvido por Rafael Von Rondon Gomes, que atuou no Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia.

Design de Produto

Page 82: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

82

Cadeira Albu

• Finalista no I Prêmio Sebrae Minas Design – 2008, com o tema Projetos em Alumínio e Ferro para as cidades de Cláudio, Divinópolis e Itaúna.

A cadeira Albu foi inspirada na idéia de contrastes a partir da união de materiais diferentes que proporcionaram um aspecto interessante ao produto. Feita com tubos de alumínio misturados à tramas de bambu em fitas, Albu pode ser utilizada tanto em ambientes internos quanto externos.

Projeto desenvolvido por Nicolle Rincon e Richter Queiroz.

Design de Produto

Page 83: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

83

Cadeira Ekol

• Projeto classificado na categoria Profissional da modalidade Resíduos, do II Prêmio Sebrae Minas Design – 2010.

Ekol foi desenvolvida a partir de um compósito biodegradável, aproveitando o pó de madeira das empresas do pólo moveleiro de Ubá e combinada ao polímero natural PHB, dando origem a um material totalmente compatível com as novas demandas ecológicas.

Projetada por Artur Caron Mottin e Pedro Henrique Pereira Nascimento.

Design de Produto

Page 84: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

84

Banco Canjo

• Finalista no Prêmio Amapá Design (SEBRAE - AP) – 2009.

O Banco Canjo é um objeto coringa de decoração, usado tanto para áreas internas quanto para áreas externas. Suas linhas leves fazem dele um ótimo companheiro para a varanda, por exemplo. Confeccionado em Cedro Rosa, o banco é inspirado na rica fauna amazônica, especialmente no tucano de bico preto, também conhecido como Canjo. As aplicações gráficas são inspiradas nas culturas indígenas da região.

Projeto desenvolvido por Rafael Von Rondon Gomes, Déborah Cristina Araújo da Silva e André Pizarro.

Design de Produto

Page 85: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

85

Banco Flamingo

• Classificado na categoria estudante, na modalidade Móveis Externos do concurso nacional House & Gift – 2010.

O banco Flamingo visa oferecer harmonia e sofisticação. Através desses elementos, é traçado um objetivo, agir em mercados que valorizam novas experiências de maneira emocional, exigente e requintada. Outro ponto forte é o contraste entre o ideário conceitual dos materiais. Madeira e Alumínio, ambos seguindo paradigmas de sustentabilidade.

Projetado desenvolvido por Ravi Bellardi Tavares dos Santos e Fernando Henrique Moraes Borges, sob orientação dos professores Romêu Dâmaso e Carlos Miranda.

Design de Produto

Page 86: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

86

Puff Multiuso Tucumã

• Finalista no I Prêmio Amapá Design (SEBRAE - AP) – 2009.

Inspirado na versatilidade dos cestos de fi bra vegetal, muito comuns na cultura indígena amazônica foi pensado como um objeto que assume características de móvel e/ou recipiente.

Projetado por Edson Xavier.

Page 87: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

87

Dos

• Finalista no concurso de design da Mobiliário Manifesto – UP – 2008, com o tema O Sofá Latino.

Chaise em barra de aço soldada, com acabamento cromado, e almofadão de algodão na cor tijolo. O projeto se conceitua na dualidade do povo latino, se apoiando principalmente na dicotomia arquitetônica, em cidades com favelas e construções de alta tecnologia.

Projeto desenvolvido por Vinicius de Abreu e Carvalho em parceria com Santiago Daniel Calonga, sob orientação do professor José Wilke.

Design de Produto

Page 88: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

88

Home Office Vercelli

• Finalista no II Prêmio de Design Universitário Madeirense – 2008, com o tema Soluções Inteligentes.

O projeto é composto por dois móveis: mesa e armário volante. Esta combinação traz conforto e praticidade para trabalhar em casa. Espaço para trabalho é prioridade. O tampo amplo é ideal para mais de um monitor ou laptop. A fiação embutida complementa funcionalmente o conjunto, deixando-o com uma estética mais agradável. as cores limpas, as formas simples e as superfícies espelhadas trazem elegância, harmonia e equilíbrio visual.

Projeto desenvolvido por Déborah Cristina Araújo da Silva, sob orientação do professor Edir Carvalho Tenório.

Design de Produto

Page 89: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

89

Conec-te

• Classificado entre os 30 melhores projetos da categoria estudante, no Salão Design Casa Brasil – 2008.

Coerente com a convergência de tecnologias, Conec-te propõe reunir em um único móvel as funções que hoje são divididas entre vários. Focado no público jovem e na necessidade de otimização do espaço, o Conec-te é um móvel metamorfo para home-theater e home-office, que se transforma para se adequar às condições de uma sala de estar ou ambiente de trabalho.

Projetado por Andrei Alves França sob orientação do professor Róber Dias Botelho.

Design de Produto

Page 90: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

90

Hack Flip

• Classificado no II Prêmio Sebrae Minas Design – 2010.

Projeto acadêmico desenvolvido visando a venda em grandes redes de loja que têm como público-alvo a classe C. O propósito do projeto é organizar de forma simples o espaço de trabalho, tendo uma plataforma móvel que desliza sobre a mesa, deixando uma área livre quando necessário. O Hack possui compartimentos estratégicos para o posicionamento dos elementos de um computador, e dos demais objetos que se façam necessários, propondo a otimização do espaço.

Projetado por Caroline Salvan Pagnan e Mayra Bernardes Araújo, que atuaram no Centro de Integração Design Empresa.

Design de Produto

Page 91: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

91

Mesa Dubai

• Finalista na categoria estudante, na modalidade Ferro e Alumínio do I Prêmio Sebrae Minas Design – 2008.

A mesa Dubai trabalha a mistura de materiais em referência as novas metrópoles tecnológicas que surgem em meio a culturas tradicionais. Projetada para ser montada através de encaixes entre os pés de alumínio fundido e o tampo de madeira.

Projeto desenvolvido por Artur Caron Mottin e Pedro Henrique Pereira Nascimento.

Design de Produto

Page 92: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

92

Mesa Recorte

• Finalista no IV Prêmio Senai Design da Terra – 2010, com o tema Mobiliário.

Mesa de centro para sala de estar, focado para jovens casais e pequenas famílias de classe B e C. Seu conceito é o desenvolvimento de um produto que através de formas simples, em momentos de lazer estimule a interação e a aproximação entre pessoas, potencializando as características de relacionamento da sala de estar. O objetivo do projeto é compor o ambiente da sala de estar, ocupar e decorar um espaço amplo. É simples o bastante para não causar contraste excessivo com outros móveis da sala de estar, como sofás, estantes e até tapetes, e com os objetos que serão posicionados sobre a própria mesa. Mas ao mesmo tempo, deve mostrar atributos que chamem a atenção do consumidor e se mostre funcional na sala de estar. Seus encaixes e acabamentos proporcionam uma vida longa ao produto, e boa relação com o usuário e suas atividades.

Projetada por Lia Paletta Benatti sob orientação do professor Eduardo Wilk.

Design de Produto

Page 93: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

93

Teia

• Finalista no I Prêmio Sebrae Minas Design – 2008, com o tema Projetos em Alumínio e Ferro para as cidades de Cláudio, Divinópolis e Itaúna.

Estação de trabalho projetada com foco em profissionais que trabalham em áreas ligadas à criatividade e inovação. Escritórios modernos, não burocratizados, que valorizam a personalidade irreverente, permitindo maior humanização do espaço e interação entre equipes de trabalho. Contém acessórios para maior praticidade e funcionalidade.

Projeto desenvolvido por Nicolle Rincon, Richter Queiroz, Rodrigo Braga e João Thomaz Dirickson.

Design de Produto

Page 94: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

94

Mob

• Classificado na categoria Móveis da modalidade Estudante do II Prêmio Sebrae Minas Design – 2010.

O Mob é um móvel que apresenta soluções de suporte para atividades variáveis que giram em torno do estudo e do trabalho do jovem contemporâneo. Visando acompanhar e servir o usuário durante a fluidez das atividades cotidianas, o Mob apresenta configuração modular e de ampla variabilidade de uso. As formas utilizadas carregam referenciais do cotidiano urbano e dos artefatos da contemporaneidade. O Mob se insere no contexto das considerações sobre a sustentabilidade ambiental e é coerente com os hábitos de consumo guiados pela atual fluidificação acelerada das atividades.

Projetado por Ravi Bellardi Tavares dos Santos e Fernando Henrique Moraes Borges.

Design de Produto

Page 95: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

95

Litzky - móvel multifuncional

• Classificado na categoria Móveis da modalidade Estudante do II Prêmio Sebrae Minas Design – 2010.

O Litzky busca saciar necessidades contemporâneas do usuário, tendo como parâmetros elementos fundamentais para o desenvolvimento da indústria moveleira focada em produtos de baixo custo e alto valor. Pode-se constatar a valorização de produtos que ofereçam a possibilidade de reconfiguração, otimização de espaço, deslocamento e incorporação do objeto no espaço e ambiente. A principal função do móvel proposto é servir de apoio auxiliar para objetos. Em segundo plano, mas não menos importante, está a função do oferecimento de prazer estético e satisfação com relação ao espaço doméstico, através da diversificação da configuração.

Projetado por Ravi Bellardi Tavares dos Santos, Fernando Henrique Moraes Borges e Daniel Bahia Gontijo, sob orientação dos professores Igor Rios e Hélcio Jaques.

Design de Produto

Page 96: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

96

Moka

• Classificado no II Pêmio Sebrae Minas Design – 2010, com o tema Móveis.

As peças do conjunto Moka são produzidas a partir do pó e restos residuais da madeira usada na indústria moveleira.

Projeto de Ivan Mota Santos, que atuou no Centro de Integração Design Empresa e no Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias.

Design de Produto

Page 97: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

97

Linha Diamante

• Classificado no II Sebrae Minas Design – 2010, com o tema Móveis.

A Linha Diamante busca em sua principal referência consistência técnica e conceitual. A força e o peso, físico e semiótico do material ajudam na formação dos atributos que despertam interesse nos objetos. A Linha Diamante, composta pelo banquinho e mesa, foi idealizada a partir de um componente principal feito com massa composta por resíduos de concreto, tijolos e brita, envolta em argamassa e moldada em molde único. A utilização dos resíduos ajuda na resistência mecânica da peça, além de contribuir para o uso consciente de conhecidos resíduos da construção civil.

Projeto de Ivan Mota Santos, que atuou no Centro de Integração Design Empresa e no Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias.

Design de Produto

Page 98: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

98

Cômoda Jouet

• Finalista na Categoria Estudante do II Prêmio Sebrae Minas Design – 2010, com o tema Design é o que Faz Sentido.

Cômoda multifuncional para quarto infantil que além de guardar e decorar o ambiente, pode adquirir nova configuração, adaptando-se ao desenvolvimento da criança. A mudança na configuração permite que ela seja utilizada, inicialmente, como trocador para bebês. Posteriormente, o cabideiro pode transformar-se em mesa e o baú em banco. Foram consideradas variáveis ergonômicas para o projeto, visando o conforto dos usuários.

Projetada por Thaissa Fernandes de Carvalho Simões em parceria com Graziele Silva de Matos Ribeiro e Paula Soeiro de Carvalho. Thaissa atuou no Centro de Integração Design Empresa e no Núcleo de Inovação Tecnológica.

Design de Produto

Page 99: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

99

• Classificado na Categoria Mobiliário do II Prêmio Sebrae Minas Design – 2010.

O Berço Huggy traz como conceito o contato entre pais e filhos, o abraço o carinho. Produzido em MDF revestido com pintura epóxi na cor branca e colorida. O berço é desmontável e tem a possibilidade de se tornar uma cama, prolongando o tempo de uso do móvel auxiliando ao mesmo tempo a criança em uma situação de transição.

Projetado por Lia Paletta Benatti sob orientação do professor Romeu Dâmaso.

Design de Produto

Berço Huggy

Page 100: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

100

Linha Foglio

• Classificado II Sebrae Minas Design – 2010, com o tema Móveis.

Utilizando o papelão como matéria-prima, a linha Foglio é composta por duas peças de apoio, tanto para o uso de notebooks, como apoio para bebidas, lanches, etc. em salas de TV, lounges e ambientes descontraídos.

Projeto de Ivan Mota Santos, que atuou no Centro de Integração Design Empresa e no Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias.

Design de Produto

Page 101: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

101

Cai-não-cai

• Classificado na categoria Profissional, na modalidade Móveis do II Prêmio Sebrae Minas Design – 2010.

Composto por três peças diferentes e várias cores ao mesmo tempo, o Cai-Não-Cai pode ser configurado de diversas maneiras apenas mudando a colocação dos tarugos de madeira pintados com tinta epóxi nos furos das laterais em madeira laminada. Sem parafusos, sem ferramentas, sem limites! Além de formar prateleiras, calhas e outras formas de apoio no espaço interno, os segmentos dos tarugos que vazam as laterais podem ser utilizados como ganchos. Utilize o Cai-Não-Cai no coletivo empilhando e/ou lado a lado e obtenha um guarda-roupas, uma estante para livros, uma cômoda para sapatos, um espaço para seus utensílios de pintura, espaço para seus brinquedos, etc.

Projetado por Artur Caron Mottin e Pedro Henrique Pereira Nascimento.

Design de Produto

Page 102: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

102

Ocatoca Pet Carrier

• Finalista no XI Prêmio House & Gift de Design – 2010, com o tema Objetos Para Casa.

A Pet Carrier e Cama Ocatoca é direcionada aos pais de estimação, aqueles que amam seus bichinhos (cães e gatos) e querem o melhor para seus queridinhos. a cama é ideal para ser colocada junto à cama ou para ser levada em viagens sobre o banco traseiro do carro (ela é adaptável ao cinto) pois pode ser fechada para que seu bichinho viaje seguro. o tamanho é específico para animais (cães e gatos) de até 8kg (porte pequeno).

Projeto desenvolvido por Déborah Cristina Araújo da Silva, sob orientação do professor Heleno Polisseni. Déborah atuou no Centro de Estudos em Design da Madeira.

Design de Produto

Page 103: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

103

Iara

• Finalista no concurso nacional Auditions Brasil – 2008, promovido pela Anglogold Ashant, com o tema Natureza Fantástica.

Este cinto é inspirado na lenda da Iara, através da representação da cauda com a sobreposição de lâminas em ouro e escamas de peixe buscou-se representar a beleza e sensualidade presente nesta personagem do folclore brasileiro.

Projeto de Lorena Gomes Ribeiro, sob orientação do professor Eduardo Bahia. Lorena atuou no Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia.

Design Produto

Page 104: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

104

Anel Rolo

• Finalista no concurso de design de jóias Libertas Espaço Cultural – 2010, com o tema Jóia Barroca.

Anel desenvolvido para o tema As Cores do Barroco Brasileiro.

Projeto de Lia Paletta Benatti, que atuou no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia, no Centro de Integração Design Empresa e no Centro de Extensão.

Design de Produto

Page 105: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

105

Elos

• Finalista no concurso nacional Auditions Brasil – 2010, promovido pela Anglogold Ashant, com o tema Sincronicidade – Valores Humanos Através dos Tempos.

Bracelete em ouro onde elos sustentam uma estrutura de DNA formando assim a peça. Narrativas que competem. Toda a civilização foi construída a partir de estórias/histórias. Através de narrativas passadas de pessoa a pessoa, de geração a geração. Narrativas da mãe que cuidou do filho, do xamã que cuidou da tribo. Narrativas de quantos olharam o céu noturno na noite dos tempos e contribuíram com todos os avanços científicos e tecnológicos. São narrativas que competem. Cada uma, ao seu modo, descreve o fato e o sonho do fato. Desta competição nasce a reflexão sobre o mundo e sobre como viver melhor nele. Esta jóia é uma narrativa particular, um pequeno sonho sobre um fato enorme.

Elos unidos sobre uma cadeia de DNA. Um marcador temporal, relógio do grande tempo da raça humana e de todas as raças e espécies. Elos que podem deslocar-se, competir, mas que nunca podem desgarrar-se da vida. Uma narrativa sobre um fato e um sonho, que deriva também de narrativas imemoriais.

Projeto de Lis Haddad em parceria com Raquel Rocha Muniz.

Pós-Graduação – Design de Jóias

Page 106: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

106

Jóia Vida

• Finalista no IV Prêmio Senai Design da Terra – 2010, com o tema Artesanato.

A jóia Vida explora como conceito a temática da vida humana. Cada peça retrata um aspecto importante da vida, da mesma forma como uma linha do tempo. A jóia Vida é uma forma de mostrar que independente de nação, religião ou cultura, todos os seres humanos estão sujeitos aos mesmos ciclos durante a vida. É uma maneira abrangente de representar a igualdade e aproximar pessoas, rompendo as barreiras da língua e das crenças. Em essência somos todos um e buscamos as mesmas coisas, mesmo que de formas diferentes. A jóia vida é composta por 3 peças principais: os desenhos em ouro 18k amarelo polido, produzidos através dos processos tradicionais da joalheria artesanal, como corte e dobra de chapa metálica e solda. Uma vez cortados, são soldados pinos nos desenhos, através

dos quais serão anexados no suporte; casca de coco polido, encontrado em todo o território nacional este material atualmente vem sendo amplamente utilizado para a confecção de adornos entre outros produtos de produção artesanal; elos que unem as peças da jóia são produzidos em ouro 18k amarelo polido, confeccionado através do corte e dobra da chapa de ouro, solda, banho e polimento.

Projeto de Lia Paletta Benatti, sob orientação do professor Eduardo Wilk.

Design de Produto

Page 107: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

107

Linha de jóias Tribus

• Classificado na Categoria Resíduo da Indústria Moveleira do II Prêmio Sebrae Minas Design – 2010.

A linha de jóias Tribus é composta por anel, pulseira e colar confeccionados a partir de resíduos da indústria movelerira, restos de madeira e tecido, com os processos produtivos da joalheria artesanal. A partir da preocupação global com o meio ambiente a linha Tribus, reutiliza resíduos da indústria atrasando seu descarte. Apresenta como referência visual as texturas encontradas na natureza, um olhar aproximado permite observar texturas, riscos, caminhos que foram passados para as peças utilizando as ferramentas básicas da joalheria, como arco de serra, motor de chicote e politriz. As peças permitem uma combinação de acordo com a disponibilidade dos resíduos, assim as peças em madeira podem

ter tonalidade variada, assim como os acabamentos em tecido, que ainda formarão parte de linha Tribus.

Projeto de Lia Paletta Benatti.

Design de Produto

Page 108: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

108

Anel Barroco

• Projeto classificado entre os 30 melhores projetos do mundo no Concurso Swarovski de Design de Jóias – 2009, com o tema Passion Basic.

Anel com três aros, sendo um deles na forma de quadrado, contendo dois Topázios na cor rosa e um brilhante de 50pts. Os Topázios têm a lapidação brilhante. A forma e as cores do anel fazem alusão ao teto do altar mor da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto que tem como autor Mestre Athayde.

Projeto desenvolvido por José Eduardo Valadares Bahia Professor Pesquisador do Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias.

Page 109: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

109

Anel Dorsal

• Projeto classificado entre os 30 melhores projetos do mundo no Concurso Swarovski de Design de Jóias – 2009, com o tema Passion Basic.

Anel em branco e topázio azul criado a partir de equação matemática em desenho tridimensional.

Projeto desenvolvido por Henrique Santa Cecilia Lana, Professor Mestre e Pesquisador do Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias.

Design de Produto

Page 110: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

110

Essência

• Classificada no concurso nacional Auditions Brasil – 2008, promovido pela Anglogold Ashant.

Água, fonte de vida, purificação, movimento. Base de teoria na perpétua evolução dos seres.

Projeto desenvolvido por Carla Abras, Professora da Pós-Graduação em Design de Jóias.

Page 111: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

111

Faces

• Jóia classificada na categoria Lapidação Diferenciada do Prêmio IBGM de Design de Jóias – 2010.

Para o concurso foi desenvolvido um modelo de lapidação diferenciada para hematita, são gemas facetadas em cinco lados, sendo alguns polidos e outros não. A referência para o trabalho foi o calçamento irregular das antigas ruas de Itabira, região mineradora no Vale do Aço onde o minério de ferro é extraído desde 1942.

Projeto de Mara Lúcia de Paiva Guerra em parceria com Edson Xavier, ambos atuaram no Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias.

Pós-Graduação – Design de Jóias

Page 112: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

112

Broche Decó

• Finalista na categoria Lapidação Diferenciada do Prêmio IBGM de Design de Jóias – 2010.

Broche em ouro amarelo polido, com aplicações em Quartzo fumê lapidados em forma de copo de leite. A referência do projeto é o movimento Art Déco.

Projeto desenvolvido por Paulo Armando Ferrara de Carvalho Barbosa, sob orientação do professor Adriano Mol. Paulo autou no Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias.

Pós-Graduação – Design de Jóias

Page 113: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

113

• Projeto classificado no concurso nacional IDEA / IDSA Brasil – 2008, eclassificado entre os 300 melhores do mundo no concurso internacional If Concept Awards – 2009, com o tema Concept; o trabalho ainda foi exposto em Hanover – Alemanha.

Desenvolvido durante a disciplina optativa de Design Automotivo, com o professor Róber, o Noah propõe uma interface instintiva para se dirigir. Interpretando estudos da psicologia motora humana e com o uso de tecnologia giroscópica controlada por computador. O resultado foi uma interface em que os movimentos do corpo do motorista controlam a direção e a aceleração do veículo.

Noah

Projeto desenvolvido por Andrei Alves França, sob orientação do professor Róber Dias Botelho. Andrei atuou no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia.

Design de Produto

Page 114: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

114

Projeto Novo Tom

• Finalista na Categoria Color & Trim do concurso nacional Talento Volkswagen Design – 2008, com o tema Arte em Movimento.

Projeto que prioriza design, tecnologia e conforto. Recupera o charme do passado, conceito este que estimula a sensação de saudade, fazendo uma ligação com as inovações do futuro. Para este projeto foi desenvolvido um estudo de harmonia das cores, texturas, brilhos, tecidos e acabamentos com toque mais humanizados. Condiciona o bem estar do usuário através da comunicação entre o tempo e o espaço. Poucos automóveis são tão apaixonantes como o Novo Tom.

Projetado por Vivianne Nardi de Assis Medeiros, sob orientação do professor Róber Dias Botelho. Vivianne atuou no Centro de Extensão, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia, Centro de Integração Design Empresa, Centro de Design de Ambientes e no Centro de Estudos em Design de Gemas e Jóias.

Design de Ambientes

Page 115: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

115

Volkswagem Done

• Finalista na Categoria Color & Trim do concurso nacional Talento Volkswagen Design – 2008, com o tema Arte em Movimento.

Done é um carro que valoriza o espaço interno, conforto e segurança, com uma linguagem jovial sem perder a essência VW. Done surgiu através do movimento graffiti e da tendência de automóveis personalizados. Apresenta avanços tecnológicos positivos que respeitam a natureza, trazendo conforto e bem estar, propondo assim, um equilíbrio entre o “tecno” e o natural.

Projeto desenvolvido por Talita Muniz Ribeiro, sob a orientação do professor Jairo José Drummond Câmara. Talita atuou no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia.

Design de Produto

Page 116: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

116

Volkswagem Concept K

• Finalista na Categoria Shape Design do concurso nacional Talento Volkswagen Design – 2008, com o tema Arte em Movimento.

Wassily Kandinsky, e sua obra, é a referência para o Concept K. Como forte característica de sua arte, procurou reduzir os elementos gráficos às formas geométricas básicas (ponto e linha sobre o plano). Da mesma forma, iniciou estudos onde procurou mesclar a organização gráfica de seus trabalhos a elementos de outras artes, como na relação entre cor, formas geométricas e notas musicais. No projeto Concept K, buscou-se conceber um produto que, através de planos suaves e linhas marcantes, transmitisse os elementos básicos trabalhos por Kandinsky. Com espaço suficiente para sete ocupantes, este crossover com menos de 4,5m de comprimento é impulsionado pela combinação

da propulsão elétrica e da combustão interna. O conjunto visa força e segurança durante a condução. Para otimizar a dinâmica e atender aos conceitos da eco-eficiência, os polímeros são largamente empregados na carroceria, especialmente no teto, pára-choques e tampa do porta-malas.

Projeto de Luiz Felipe de Melo Dias, sob orientação do professor Róber Dias Botelho. Luiz Felipe atuou no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia.

Design de Produto

Page 117: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

117

Volkswagem Bass

• Finalista na Categoria Shape Design do concurso nacional Talento Volkswagen Design – 2009, com o tema Volkswagen Urbano.

O projeto Volkswagen Bass explora soluções que definem um produto atraente e adequado à vida urbana, factível com a evolução industrial e amigável para o futuro do planeta. O Volkswagen Bass possui uma estrutura principal em alumínio e demais partes em polímeros naturais. Tais materiais otimizam os processos de produção (montagem e desmontagem), ampliam as possibilidades formais e de pigmentação e economia de energia. Tal associação maximiza todo o ciclo de vida do produto potencializando o conceito de eco-eficiência. Para os elementos estéticos/ formais dos gráficos e superfícies, procurou-se explorar os volumes e a dinâmica dos produtos esportivos, para gerar uma linguagem que transmitisse agilidade e fluidez.

Projeto de Luiz Felipe de Melo Dias, sob orientação do professor Róber Dias Botelho. Luiz Felipe atuou no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia.

Design de Produto

Page 118: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

118

Fursie

• Premiado na Categoria Shape Design do concurso nacional Talento Volkswagen Design – 2010, com o tema Customize.

A sociedade contemporânea e suas tecnologias contribuem cada vez mais para a exacerbação do individualismo. Ser ou não ser não é mais a questão, demonstrar o que é ou o que deseja ser, tem ditado o comportamento. A linguagem externa inspirada em robôs estimula à personificação do humano mutante, mutável, a massa, o gueto, os grupos, o indivíduo. No interior, o painel constitui uma base na quais acessórios se encaixam, permitindo assim uma privilegiada adequação ao uso de cada usuário.

Projeto de Andrei Alves França, que atuou no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia.

Design de Produto

Page 119: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

119

Projeto Viajantes

• Finalista no Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação – 2010, com o tema Planos de Inovação.

Projeto desenvolvido em equipe durante curso do SIMI no qual o objetivo era desenvolver plano de inovação para representar a UEMG no Inovatec. A proposta é um sistema de gerenciamento de informações que ampliam as possibilidades de explorar o turismo, através de aplicativo no qual o usuário preencherá um perfil que será interpretado e analisado de acordo com suas preferências oferecendo ao turista opções de viagem personalizadas, proporcionando uma vivência única e a sensação de realização com um passeio que tem a sua cara.

Projeto desenvolvido pela equipe interdisciplinar composta por Amanda Moreira, Camila Fortes, Isabella Bahia, Nicolle Rincon, Robert Gomes e Ulisses Neuenschwander.

Page 120: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

120

Elo com o Planeta

• Projeto classifi cado entre os 10 fi nalistas do concurso nacional Green Tee Ecodesign – 2009, com o tema Sustentabilidade Ambiental.

A marca de camisetas Umbigo lançou um concurso que tem o objetivo de estimular ações efi cazes para a melhor qualidade de vida associada à responsabilidade ambiental. A proposta era criar uma estampa que transmitisse uma mensagem de conscientização sobre o comportamento do homem em relação ao meio ambiente, e em conformidade com o desenvolvimento socioeconômico.

Projeto desenvolvido por Breno Custódio Martins, que atuou Projeto Minas Raízes – Centro de Extensão.

Design Gráfi co

Page 121: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

121

Vinhetas - 100 anos de Noel Rosa

• Finalista na Categoria Arte Digital do VI Prêmio Bravo! Promovido pelo Bradesco Prime de Cultura – 2010, com o tema 100 Anos de Noel Rosa.

2 vinhetas produzidas a partir da técnica Kinetic Tipography que representam a contemporaneidade juntamente com a grande produção de Noel Rosa. O objetivo principal é demonstrar o valor da palavra, sendo ela representada simplesmente por ela mesma, sem o uso de imagens. Além de sugerir a relação do “ser poeta”, de forma que inicialmente as vinhetas apresentem as letras compostas por Noel, encerrando com essas mesmas letras compondo o próprio Noel Rosa. O projeto ainda se propõe a associar o ritmo do samba da década de 30 com uma técnica digital atual. Cada vinheta apresenta uma cor de identidade (vermelho e amarelo) relacionada com o tema das músicas. A tipografia escolhida é baseada no Art Déco.

Projeto desenvolvido por Brunna Alves Lage Silva e Vitor Barroso Quinet.

Design Gráfico

Page 122: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

122

Casa Mineira

• Finalista Prêmio Design Museu da Casa Brasileira – 2010. O cartaz foi selecionado para a exposição Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira.

Projeto desenvolvido por Vicente Repolês Oliveira Pessoa em parceria com Felipe Turcheti.

Design Gráfico

Page 123: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

123

Ladrilhos do Brasil

• Projeto selecionado para a IX Bienal Brasileira de Design Gráfico – ADG Brasil – 2009, e publicado no livro Design and Design - Book of the Year Vol.3 – 2010, ambos com o tema Design e Memória.

Desenvolvido em 2006 como tema de Projeto de Graduação, apresenta sua primeira coleção “O Café no Brasil”. Seu principal objetivo é promover a valorização da cultura brasileira através da técnica artesanal dos ladrilhos. O mesmo projeto foi também selecionado para o livro internacional Design and Design em Dezembro de 2010 e foi classificado em 1º lugar na Categoria Design Gráfico Profissional no I Prêmio Minas Design, em dezembro de 2007.

Projeto de Iara Aguiar Mol, que atuou no Centro de Integração Design Empresa, no Centro Design e na Incubadora da Escola de Design – UEMG. Para o desenvolvimento do projeto Ladrilhos do Brasil Iara foi orientada pela professora Mariana Misk.

Design Gráfico

Page 124: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

124

Sandália Alegra

• Projeto classificado na Categoria Calçado do II Prêmio Sebrae Minas Design – 2010.

A sandália Alegra foi criada especialmente para o APL de Nova Serrana. Seu principal objetivo é trazer a inovação através do uso diferenciado de materiais e forma para traduzir a cultura brasileira, diferenciando e destacando o produto no mercado. O produto criado é uma sandália feminina, baixa, para a estação verão. Ela traz o cabedal que se prende ao tornozelo em couro ecológico, solado em borracha gel que permite a aplicação de cores, e como principal diferencial o uso de sementes originais do norte do país, mas que atualmente são encontradas em todo o território nacional. As sementes apresentadas para a sandália Alegra são do Açaí, que podem ser facilmente tingidas em diversas cores com pigmento para roupas.

Projeto desenvolvido por Lia Paletta Benatti, que atuou no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Ergonomia, no Centro de Extensão e no Centro de Integração Design Empresa.

Design de Produto

Page 125: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

125

Ecobloco Intertravado

• Classificado na Categoria Resíduos de Construção Civil do II Prêmio Sebrae Minas Design – 2010.

Um dos grandes problemas enfrentados atualmente pela indústria da construção civil é o desperdício de materiais, gerando volume de entulho que é quase o dobro do volume de resíduos sólidos urbanos. O próprio setor construtivo possui o maior potencial para a reutilização de seus resíduos, que quando reciclados podem gerar produtos com propriedades adequadas e custos inferiores aos preços médios de mercado. Fabricado em concreto com agregados provenientes desses resíduos, tais como gesso, madeira, plástico, ferro e cerâmica, o Ecobloco Intertravado é um exemplo de como a indústria da construção pode eliminar a nociva deposição desses materiais em vias públicas, gerando produtos para

a sua utilização seguindo o princípio do desenvolvimento sustentável. O produto difere dos demais no mercado por permitir diversas configurações que podem também apresentar espaços para aplicação de grama, podendo ser usados em jardins, passeios, praças, entre outros ambientes externos.

Projeto de Mayra Bernardes Araújo e Eurípedes Bruschi Alves, que atuaram no Centro de Integração Design Empresa.

Design de Produto

Page 126: Catálogo de Prêmios da Escola de Design
Page 127: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

PRO

JETO

S -

UBÁ

Page 128: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

128

da vela, ela ainda pode ser totalmente reciclada, assim como a matéria prima usada no produto.

O material escolhido para o fondue foi o ferro. Embora não seja uma matéria prima renovável, pode ser totalmente reciclado através do derretimento. O processo de fabricação mais apropriado para este produto é a fundição. Através deste processo é possível uma produção em larga escala com baixo índice de perda.

Projeto desenvolvido por Jáder Barreto Lima da Silva, sob orientação do professor Fernando Casanova.

Fondue Romance

• Projeto finalista do XI Prêmio House & Gift de Design - 2010.

O fondue Romance possui duas peças: a panela e a base. A panela pode ser usada tanto na preparação do alimento quanto na sua apresentação à mesa. A base tem como finalidade manter a temperatura da panela e das porções nela servidas. Devido aos dois vãos livres nas laterais e ao corte frontal que divide as colunas de sustentação do produto, a chama ganha maior oxigenação, além de ser possível vê-la de qualquer ângulo, o que é fundamental, já que o valor simbólico da chama é tão importante quanto o valor funcional deste produto. A chama do fondue pode ser alimentada por meio de uma pequena quantidade de querosene ou através de vela, em ambos os casos a queima de combustível é menos poluente que a do gás butano utilizado nos fogões. No caso da utilização

Page 129: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

129

Mesa de Centro Empilhamento

• Projeto classificado no II Prêmio Sebrae Minas Design - 2010.

A proposta se trata de doze módulos de ardósia (seis em cada lado), produzidos a partir de simples formas de usinagem. São retirados os interiores dos blocos, sendo que os menores blocos podem ser resultado do aproveitamento da parte interior eliminada pela usinagem dos maiores. Em seguida, as peças são devidamente arredondadas e lixadas dando o toque de acabamento final ao objeto. A partir dos cortes vazados nas partes interiores das peças, e do posicionamento vertical proporcionado pelo empilhamento do conjunto, conseguiu-se alcançar uma grande sensação de leveza, sem perder as características sólidas provenientes da ardósia, contrariando o aspecto bruto e pesado característico da matéria prima. Com a mesma linguagem, porém em

material diferente, o tampo de vidro complementa a comunicação visual pretendida pelo produto, uma vez que seu efeito translúcido proporciona um resultado estético de leveza conveniente à proposta do projeto.

A idéia de sugerir curvas, cortes internos, empilhamento e trilhos em ardósia, une o princípio artístico de contemporaneidade mineira, onde elementos rústicos se agregam a elementos “modernos” com refinados toques decorativos que caracterizam a cultura local. Esse encontro de estilos proporciona também a utilização deste objeto em variados ambientes, uma vez que suas cores neutras também favorecem este fato.

Projeto desenvolvido por Jáder Barreto Lima da Silva.

Page 130: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

130

Pufe Avalon

• Projeto finalista no Prêmio Tok&Stok de Design Universitário - 2009, com o tema Descansar.

O produto em questão abordou a temática explorando os pequenos momentos de descanso, uma vez que nos encontramos em um mundo caótico, onde os breves instantes de intervalo do trabalho tornam-se muito mais valiosos. As características do produto foram pensadas de forma a facilitar aspectos de logística, como armazenamento, transporte e retirada do produto no ponto de venda, de forma a torná-lo mais prático tanto para a empresa quanto para o consumidor. O pufe é feito de materiais facilmente encontrados no mercado, e através de um processo de produção simples, que além de torná-lo mais produtivo, também deixa seu custo de produção mais barato. Sua configuração,

apesar de simples, permite ao usuário três tipos de utilização, variando de acordo com sua necessidade e/ou preferência.

Projeto desenvolvido por Rafael Cruz Bianchini, sob orientação da professora Maíra Paiva.

Design de produto

Page 131: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

131

Puff Nuvem

• Projeto fi nalista no Prêmio Tok&Stok de Design Universitário - 2009, com o tema Descansar.

O Puff Nuvem pode ser usado totalmente aberto ou dobrado, pode ser amarrado para ser guardado e tem capa removível que permite sua limpeza. Sua forma em curvas que acompanham a do corpo humano favorece um encaixe perfeito e mostra a preocupação com a ergonomia. O uso das fi bras siliconizadas permite a leveza, o conforto e a praticidade no uso.

Projeto desenvolvido por Rosane Ferreira de Carvalho, sob orientação da professora Maíra Paiva Pereira.

Design de Produto

Page 132: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

132

Pufe Pogo

• Projeto finalista no Prêmio Tok&Stok de Design Universitário - 2009, com o tema Descansar.

Pogo é um sistema de pufes infláveis, que tem como objetivo ser versátil e de fácil transporte, para assim ser usado em lugares e momentos diversos. São pufes confeccionados em filme de PVC, recoberto com tecido misto de elastano e poliamida e possuem botões de pressão em suas laterais para serem fixados uns aos outros formando módulos maiores.

Projeto desenvolvido por Pablo Soares Gabriel, sob orientação do professor Fernando Casanova.

Design de Produto

Page 133: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

133

Banco Urso

• Projeto finalista no Prêmio Tok&Stok de Design Universitário - 2010, com o tema Empilhamento.

Banco infantil empilhável, fabricado em compensado dobrado, revestido de eva. O banco pode ser utilizado para brincar, estudar e interagir. Um produto atóxico, resistente e não possui quinas para possibiitar segurança aos usuários.

Projeto desenvolvido por Leandro Eustáquio Vidal Melo, sob orientação da professora Maíra Paiva Pereira.

Design de Produto

Page 134: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

134

Cadeira Detalhes

• O projeto recebeu menção honrosa no Prêmio Tok&Stok de Design Universitário - 2010, com o tema Design da Terra.

É facilmente produzida e comercializada. Contém características regionais marcantes, como a madeira certifi cada e o artesanato local. Fabricada em Eucaliptos, oriundo de plantações certifi cadas e refl orestáveis presentes no estado do Mato Grosso. Por não oferecer resistência às serras e equipamentos de trabalhos manuais, ela se torna uma aliada aos artesões e pequenas empresas. Todo o benefi ciamento do algodão é elaborado na região por cooperativas. Um processo artesanal que gera o fortalecimento do comércio local, além da valorização pessoal e social das pessoas cooperadas.

Projeto desenvolvido por Leandro Eustáquio Vidal Melo, sob orientação do professor Eduardo Wilke.

Design de Produto

Page 135: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

135

Poltrona Versátil

• Projeto classificado no II Prêmio Sebrae Minas Design - 2010.

O consumidor da classe C possui um alto poder de consumo e busca produtos que agregam versatilidade no uso, o que influencia diretamente no seu custo benefício e no aproveitamento do espaço físico da residência. As formas de uso são variáveis, e através de simples encaixes o produto proporciona três formas de uso.

A matéria-prima do tecido sugerido para o produto é a fibra do Bambu, que além de proporcionar controle térmico (esquenta no frio e esfria no calor), é ecologicamente correta. O processo de produção passa por 7 etapas, são elas: corte da madeira, montagem do esqueleto, corte do tecido, costuras, corte das

espumas, montagem e colagem das partes e revestimento do tecido. A madeira sugerida para o projeto é o Eucalipto de reflorestamento.

O dobramento através de catraca metálica com abertura de 0 a 90 graus, proporciona ergonomia e conforto para todo tipo de usuário, independente do tamanho, do peso ou da posição.

Projeto desenvolvido por Jáder Barreto Lima da Silva, sob orientação do professor Eduardo Wilke.

Page 136: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

136

Chaise Long Tuiuiu

• Projeto finalista no Prêmio SENAI Design da Terra – 2010, e também finalista no Salão Design Casa Brasil - 2011.

A Chaise Long Tuiuiu utiliza elementos conceituais, como a referência ao pássaro símbolo do estado do Mato Grosso, a utilização de madeira nativa da região, assim como tecelagem proveniente de artesanato local para valorizar a cultura da região e difundi-la ao resto do Brasil. Ao ser fechado, o produto torna-se compacto, podendo ser embalado já montado, economizando espaço e facilitando sua logística.

Projeto desenvolvido por Rafael Cruz Bianchini, Braz Gazola e Pedro Alexandre Vieira.

Design de produto

Page 137: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

137

Page 138: Catálogo de Prêmios da Escola de Design

Edição produzida na Editora XXX para a Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, utilizando-se as fontes Dobra 08/25 sobre papel Couchê Fosco 115g/m2.

Capa: XXXXCoordenação do Projeto Gráfico: XXXX

Escola de Design - UEMG(31)3439-6501 | www.ed.uemg.br