6

Click here to load reader

climatologia prova 3

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: climatologia prova 3

Formação de Nuvens:Efeito visível de uma série de fatores dinâmicos e termodinâmicos que se produzem na atmosfera.São aglomerados de gotículas de água ou/e de cristais de gelo em suspensão na atm.Em qualquer momento, metade da superfície do planeta encontra-se coberta de nuvens.Sofrem variações no tempo e espaço. Podem desenvolver-se tão rápido que 30min após o aparecimento já poderão ter extensão de 10km;->é necessário que se atinja a saturação+presença de núcleos de condensação.=>condensação do vapor de água existente no ar.Condições p/ que uma nuvem se forme existência de núcleos de condensaçãoexistência de umidadearrefecimento do ar ate a temp. de saturaçãoprocesso que eleve o ar.A medida que a massa de ar se eleva, se expande pela diminuição da pressão atmosférica.Ar é mau condutor de calor e o processo ocorre rapidamente – diminuição da energia interna da massa de ar.Resfriamento diminui capacidade de reter vapor de água. Quando es da massa se iguala a tensão de saturação na sua temp. – saturação e condensação sobre núcleos. Processo inverso: ar desce e comprime-se pelo aumento da pressão. Aumento da temp., com aumento da capacidade de reter vapor e diminuição da umidade relativa do ar. Dissolução

Page 2: climatologia prova 3

Precipitação*Totais precipitados: mm, cm, polegadas*Intensidade de precipitação: mm/h; cm/h; mm/dia; pol./dia*Duração de precipitação: minutos, horas*Frequência: dias, anosTipos de precipitação pluvial*Chuvas frontais: geradas pelas passagens de frentes. Geralmente, se dão pelo choque de massas de ar, uma fria e outra quente. Características: distribuição generalizada na região; intensidade fraca a moderada; sem horário predominante; duração média a longa.*Chuvas convectivas: originam-se de nuvens formadas a partir de correntes convectivas que se resfriam ao se elevarem. Características: nuvens associadas (maior desenvolvimento vertical); maior intensidade e curta duração, com ocorrência de ventos e granizo; predominância no verão e tem importância na conservação do solo.*Chuvas orográficas: ocorrem em regiões montanhosas em que o relevo força a massa de ar a subir, com queda de temperatura e condensação de vapor.Medidas de precipitação *Pluviômetro: medida da quantidade de água precipitada em x horas.*Pluviógrafo: total precipitado em relação à outra medida. Mede e registra.*A altura do pluviômetro: H = V/A (V: volume; A: área). (litro/m² ou 1000 cm³/10000 cm² = 0,1 cm = 1mm)

Page 3: climatologia prova 3

Fluxo de calor no solo - a temperatura mínima à superfície ocorre quando o balanço de radiação passa de negativo para positivo.As variações da temperatura do solo dependem de: condutividade, calor específico e emissividade.Fatores externos: irradiância solar global, temperatura do ar, nebulosidade, chuva, ventos.Fatores intrínsecos: tipo de cobertura da superfície -> fator microclimático, relevo -> fator topoclimático, tipo de solo (textura, estrutura e composição).Propriedades térmicas dos solos:Condutividade térmica - taxa de transporte de calor através de uma área unitária, quando o gradiente de temperatura (Δt/Δa) é = a 1º C/m. Expressa a dificuldade/facilidade no transporte de calor.Calor específico do solo (Ce) – quantidade de energia que uma massa ou volume de solo armazenam antes que sua temperatura se eleve. Capacidade do solo em atuar como reservatório de calor.

Page 4: climatologia prova 3

EV e ET: Fenomenos naturais, de mudança de fase que exigem suprimento de energia.EV: Processo de transferencia de agua para a atm. (solos e massas liquidas)Fatores que afetam a EV:unidade do ar, temp, tipo de solo, vento.T:Evaporação de agua da superficie das plantas por intermédio de processos metabólicos necessários ao seu cresc e desenv.Todas as partes aereas podem perder agua por T.T ocorre das raizes as folhas, por um gradiente de potencial desde o solo até a atm. Quanto mais seco estiver o ar, maior será esse gradiente.ET: Ocorrencia simultanea de EV e T.Anteriormente considerava-se o o "uso consuntivo", sendo a gua retida na planta.na maioria das plantas, a qtidade de retida é insignificante quando comparada com a ET.Fundamento da ET: maximização da produção com a aplicação de uma quantidade correta de agua por turno de irrigação.Aplicação de agua insuficiente: deficit hídrico, quebra de produção.Aplicação de água excedente: lixiviação de nutrientes e insumos, aumento do consumo de energia (R$), elevação do lençol freático, redução da vida últi dos equipamentos,

Page 5: climatologia prova 3

A ET é controlada por: disponibilidade de energia, demanda atmosférica (quanto mais seco o ar, maior a demanda), suprimento de água no solo ás plants.O estresse pode ocorrer nas seguintes situações: Qndo o solo não contém água para as plantas. Qndo contém, mas a planta não é capaz de absorve-la em vel e qtidade suficientes para atender à demanda.Fatores que afetam a ET; umidade do ar, temp do ar, vel do vento, radiação solar, tipo de solo, vegetação.EV potencial: Qtidade de água transferida para a atm por E e T, em uma unidade de tempo, de uma superfície extensa, completamente coberta de vegetação e porte baixo e bem suprida de água. (Penman)ET da cultura: Qndo a cultura não for a grama, mas respeitadas todas as demais condições anteriores para a ETp.

ET de referencia ou cultivo de referencia:É o limite superior da ET ou é a ET máxima em uma cutura hipotética com altura e albedo definidos. Não possui restrição hidrica, normalmente o gramado é verde e de altura uniforme, cobrindo todo o solo. ET real: Qntidade de água transf para a atm por ET e T, nas condições reais, qnto aos fatores atmosféricos e qnto qtidade no solo. Ocorre em qquer circunstancia, e pode ser limitado pela radiação solar, e qtidade e umidade do solo.

Page 6: climatologia prova 3

Estimativa da evapotraspiração: 1-métodos de thornthwaite:É empirica e caracterizada somente pela tem média. Foi desenv para climas tmperados. Deve ser utilizado em regiões onde estejam disponíveis somente dados mensais de temp.2-método de Penman: recomendado para períodos de 5 ou mais dias, pode ser utilizado para períodos diários.

Granizo:fenômeno de precipitação da água no estado sólido(gelo).Formado principalmente nas nuvens do tipo comufonimbus.Gotículas de água adentram essas nuvens e são congeladas por causa das baixas temp(menos de zero), nesse momento, as partículas de granizo são formadas e por meio de correntes de ar, se deslocam,fato q proporciona o aumento das pedras de gelo.