57

CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Clipping de notícias selecionadas com assuntos sobre CT&I no Estado do Amazonas.

Citation preview

Page 1: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013
Page 2: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – D24Am Editoria: Pag: Assunto: Inscrições para 12ª chamada do Pape começam em novembro

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Inscrições para 12ª chamada do Pape começam em novembro21 Out 2013 . 11:41 h . Com informações da assessoria . [email protected]

O Programa tem como objetivo apoiar a participação de pesquisador/professor/estudante em eventos científicos e tecnológicos no País e no exterior

Manaus - As inscrições para a 12ª chamada do Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), iniciam no dia 1º e vão até 29 de novembro de 2013. Trata-se da última chamada deste ano.

O Programa tem como objetivo apoiar a participação de pesquisador/professor/estudante em eventos científicos e tecnológicos no País e no exterior, para a apresentação de trabalho, não publicado, resultante de pesquisa desenvolvida no Amazonas.

A 12ª chamada é voltada para os eventos previstos para serem realizados no período de 01 a 31 de março de 2014. A lista com os nomes dos contemplados está prevista para ser divulgada a partir do dia 15 de janeiro de 2014. O Governo do Estado, por meio da FAPEAM, disponibiliza o valor de R$ 1.000.000,00 (hum milhão de reais) para o Pape (Edital 001/2013), conforme as possibilidades orçamentárias.

O auxílio é concedido na forma de passagens aéreas, terrestres e fluviais em território nacional e internacional. As passagens são concedidas por meio de empresa definida pela Fundação.

A alteração do trecho originalmente aprovado só poderá ser feita mediante apresentação de motivo justificável, a ser comprovado no ato da prestação de contas. Ainda assim, os eventuais custos da alteração, bem como a própria alteração, serão de exclusiva responsabilidade do beneficiário.

Requisitos

Sim

Não

Sim Não

Page 3: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

O interessado deve ser brasileiro ou naturalizado; quando estrangeiro, ter visto permanente. Ter vínculo com Instituição de Pesquisa e/ou Ensino Superior (IPES), órgão público ou Organização Não-Governamental (ONG) sediado ou com unidade permanente no Estado do Amazonas.

Se o evento for realizado fora do País, o interessado deve ter título de doutor, com vínculo empregatício em Instituição de Pesquisa e/ou Ensino Superior (IPES), com experiência em C,T&I ou Doutor bolsista do Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) ou de Programa de Pós-Doutorado em instituições do Estado. Estar cadastrado no sistema de Currículo Lattes do CNPq, no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e no Banco de Pesquisadores da FAPEAM.

Quando estudante, apresentar anuência formal do orientador ou do coordenador do curso de graduação/pós-graduação para participar do evento. Ter trabalho como primeiro autor, formalmente aceito para apresentação em evento nacional. No caso de eventos internacionais, o solicitante não precisa ser o primeiro autor, no entanto, deverá apresentar declaração explicitando a condição de apresentador do trabalho. Não estar inadimplente e/ou com pendências de natureza financeira ou técnica com a FAPEAM.

Sobre o Pape

O Programa visa apoiar a participação de pesquisador/professor/estudante qualificado em eventos científicos e tecnológicos relevantes no País e no exterior, para apresentação de trabalho científico e/ou tecnológico de sua autoria, não publicado, resultante de pesquisa desenvolvida no Estado do Amazonas.

http://www.d24am.com/noticias/concursos-/inscrices-para-12-chamada-do-pape-comecam-em-novembro/98314

Page 4: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – Justiça.Inf Editoria: Pag: Assunto: Inscrições para 12ª chamada do Pape começam no dia 1º de novembroCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Inscrições para 12ª chamada do Pape começam no dia 1º de novembroExtraído de: Governo/AM - 13 horas atrásInscrições para 12ª chamada do Pape começam no dia 1º de novembro 18:28 - 21/10/2013

As inscrições para a 12ª chamada do Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), iniciam no dia 1º e vão até 29 de novembro de 2013. Trata-se da última chamada deste ano.

O Programa tem como objetivo apoiar a participação de pesquisador/professor/estudante em eventos científicos e tecnológicos no País e no exterior, para a apresentação de trabalho, não publicado, resultante de pesquisa desenvolvida no Amazonas.

A 12ª chamada é voltada para os eventos previstos para serem realizados no período de 1º a 31 de março de 2014. A lista com os nomes dos contemplados está prevista para ser divulgada a partir do dia 15 de janeiro de 2014.

O Governo do Estado, por meio da Fapeam, disponibiliza o valor de R$ 1 milhãopara o Pape (Edital 001/2013), conforme as possibilidades orçamentárias. O auxílio é concedido na forma de passagens aéreas, terrestres e fluviais em território nacional e internacional. As passagens são concedidas por meio de empresa definida pela Fundação.

Requisitos – O interessado deve ser brasileiro ou naturalizado; quando estrangeiro, ter visto

Sim

Não

Sim Não

Page 5: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

permanente. Ter vínculo com Instituição de Pesquisa e/ou Ensino Superior (Ipes), órgão público ou Organização Não-Governamental (ONG) sediado ou com unidade permanente no Estado do Amazonas.

Se o evento for realizado fora do País, o interessado deve ter título de doutor, com vínculo empregatício em Instituição de Pesquisa e/ou Ensino Superior (Ipes), com experiência em C,T&I ou Doutor bolsista do Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) ou de Programa de Pós-Doutorado em instituições do Estado. Estar cadastrado no sistema de Currículo Lattes do CNPq, no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e no Banco de Pesquisadores da Fapeam.

Quando estudante, apresentar anuência formal do orientador ou do coordenador do curso de graduação/pós-graduação para participar do evento. Ter trabalho como primeiro autor, formalmente aceito para apresentação em evento nacional.

No caso de eventos internacionais, o solicitante não precisa ser o primeiro autor, no entanto, deverá apresentar declaração explicitando a condição de apresentador do trabalho. Não estar inadimplente e/ou com pendências de natureza financeira ou técnica com a Fapeam.

http://governo-am.justica.inf.br/noticia/2013/10/inscricoes-12-chamada-pape-comecam-dia-1-novembro

Page 6: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – FAPEG Editoria: Pag: Assunto: Presidente da FAPEG participa de missão científica ao Reino UnidoCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Presidente da FAPEG participa de missão científica ao Reino Unido

Objetivo é estabelecer parcerias com instituições inglesas para economia de baixo carbono

A convite do C0nsulado Geral do Reino Unido, a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), Maria Zaira Turchi, participa, durante toda esta semana, de uma missão brasileira ao Reino Unido com o objetivo de estabelecer parcerias para a busca de alternativas de desenvolvimento para uma economia de baixa intensidade de carbono. O presidente do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), Sergio Gargioni, e outros presidentes de FAP's das diferentes regiões brasileiras integram a delegação, que chegou no domingo, 20, em Londres para cumprir intensa pauta de reuniões com órgãos governamentais e visitas a instituições de ensino superior e de ciência, tecnologia e inovação.

Além de Maria Zaira Turchi, participam da missão os presidentes das FAP's do Paraná (Araucária), Paulo Brofman; de Pernambuco (Facepe), Diogo Simões; do Amazonas (Fapeam), Maria Olivia Simão; de Minas Gerais (Fapemig), Mario Neto Borges; do Rio Grande do Sul (Fapergs), José Miguel Reichert; do Rio de Janeiro (Faperj), Ruy Marques; da Bahia (Fapesb), Roberto Lopes; e de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Gargioni, também presidente do Confap. Integram, ainda, a comitiva, Rosane Guerra, da FAP do Maranhão (Fapema); e Andrea Viviana Waichman, diretora científica da Fapeam.

Agenda – Nesta segunda-feira, a delegação recebe as boas-vindas do Research Councils UK, instituição equivalente ao Confap brasileiro e, em seguida, participa de reuniões com representantes dos vários setores desse conselho. Estão previstas reuniões com os conselhos de Pesquisa em

Sim

Não

Sim Não

Page 7: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Biotecnologia e Ciências Biológicas; de Pesquisa em Engenharia e Ciências Físicas, e de Pesquisa Econômica e Social. A delegação brasileira conhecerá os mecanismos de financiamento a pesquisas científicas do Research Councils UK e discutirá possibilidades de cooperação com o Brasil.

Entre outras atividades, estão programados encontros com representantes de universidades inglesas, entre elas as universidades de Warwick e de Birmingham, além de visitas ao Museu de Ciência de Londres, ao Laboratório do Colégio Imperial de Londres e ao Centro de Pesquisa de Energia do Reino Unido. Está prevista, ainda, reunião para a divulgação de oportunidades a estudantes brasileiros que vão para o Reino Unido para desenvolver estudos e pesquisas na área de energias de baixo carbono, na qual os britânicos tem grande experiência.

A presidente da FAPEG, Zaira Turchi, assim como os demais presidentes das FAP's, terá a oportunidade para apresentar a sua política de fomento à pesquisa e de formação de recursos humanos altamente qualificados no estado de Goiás. A FAPEG, que já mantém cooperação técnica com instituições francesas para intercâmbio científico, busca ampliar as parcerias internacionais com vistas a ampliar a abrangência de suas ações e, assim, contribuir cada vez mais para o desenvolvimento científico no estado de Goiás e região. Zaira Turchi retorna ao Brasil no dia 26 de outubro.

Goiânia, 21 de outubro de 2013.

Gerência de Comunicação Social da FAPEG, com informações do Confap

http://www.fapeg.go.gov.br/sitefapeg/index.php?option=com_content&view=article&id=480:presidente-da-fapeg-participa-de-missao-cientifica-ao-reino-unido&catid=34:comunicacao&Itemid=57

Page 8: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – UEA Editoria: Pag: Assunto: Jornada de Urgências em Otorrinolaringologia acontece nesta terça-feira

(22) Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Jornada de Urgências em Otorrinolaringologia acontece nesta terça-feira (22) 21/10/2013 11:55 Com o objetivo esclarecer, atualizar e capacitar profissionais e acadêmicos de Medicina para o atendimento de casos de urgência e emergência, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realiza a IV Jornada de Urgências em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ORL-CCF). O evento acontece nesta terça-feira (22), às 8h, no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA).A Jornada de Urgências ORL-CCF conta com a participação de palestrantes dos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás. A programação inclui homenagens ao reitor da UEA, professor Cleinaldo de Almeida Costa, ao coordenador da disciplina de História da Medicina da UEA, professor João Bosco Lopes Botelho, ao diretor presidente da Fundação Hospital Adriano Jorge, Raymison Monteiro de Souza e ao coordenador do programa de Residência Médica em ORL da Unicamp, professor Arthur Menino Castilho.O evento é realizado por meio de parceria com a Liga Amazonense de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facial (Laor), com a coordenação da disciplina de ORL-CCF da UEA, com o Serviço de ORL-CCF da Fundação Hospital Adriano Jorge, junto do respectivo programa de residência médica e conta, ainda, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A ESA está localizada na Avenida Carvalho Leal, nº. 1777, bairro Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus. Confira a programação no link abaixo.

http://www1.uea.edu.br/noticia.php?notId=28646

Sim

Não

Sim Não

Page 9: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – Ufam Editoria: Pag: Assunto: Ufam de Humaitá apresenta um passeio pela Ciência na SNCTCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Ufam de Humaitá apresenta um passeio pela Ciência na SNCTPublicado em 21 Outubro 2013

“Passeando pela Ciência” é uma das atividades que a Ufam de Humaitá (IEAA) realizará durante a X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre de 21 de outubro a dois de novembro. A exposição apresentará o desenvolvimento da Ciência através dos períodos históricos e a produção científica do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) usando experimentos que permitam a interação com os participantes e esclarecem conceitos.

Através da exposição, os discentes do IEAA, alunos e professores da rede pública de ensino fundamental e a comunidade local poderão compreender a evolução da Ciência (nas áreas de conhecimento de Biologia, Química, Física e Matemática) e conhecer o que tem sido produzido no IEAA, aproximando a universidade da comunidade local.

Desenvolvido pelo IEAA, o projeto “Passeando pela Ciência” tem o objetivo de divulgar a ciência e assim contribuir para entendimento de que a ciência é resultado de um processo de construção do conhecimento. O projeto é financiado pela Fundação Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) através do edital para popularização e divulgação da Ciência.

“Esperamos com este projeto contribuir para a formação dos licenciados em Biologia e Química e Física e Matemática do IEAA, possibilitar, também, uma agregação de conhecimentos para os professores que já lecionam, colocando professores e futuros professores mais próximos da realidade da Ciência que transmitem e integrar a universidade com as escolas locais, já que em nosso instituto existem quatro cursos de licenciaturas”, informou o pró-reitor adjunto de ensino de graduação, professor Nelson Noronha.

Sim

Não

Sim Não

Page 10: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

No projeto, que é coordenado pela Profa. Viviane Vidal da Silva, estão envolvidos professores dos cursos das licenciaturas-duplas em Biologia e Química (Alexandre Mascarenhas) e Física e Matemática (Wanderlei Mendes Ferreira), do curso de Agronomia (Milton César Costa Campos) e uma bolsista do curso de licenciatura em Ciências: Física e Matemática. Professores colaboradores do curso de Ciência: Física e Matemática e do Curso de Pedagogia e alunos das licenciaturas.

http://www.ufam.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1476:ufam-de-humaita-apresenta-um-passeio-pela-ciencia-na-snct&catid=59:noticias-bloco-esquerdo&Itemid=170

Page 11: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – Rede Tiradantes Editoria: Pag: Assunto: Países latinos e europeus discutirão Aprendizagem Ativa na Educação em

Ciências, a partir desta terça, em ManausCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Países latinos e europeus discutirão Aprendizagem Ativa na Educação em Ciências, a partir desta terça, em Manaus

“Aprendizagem Ativa na Educação de Ciências”. Será o tema da primeira edição da Conferência da Associação Latino-Americana de Investigação em Educação de Ciências (Lasera), que começa nesta terça-feira (22), em Manaus.

O evento, que vai até a próxima sexta-feira (25), acontece no auditório da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) e contará com várias atividades, entre elas palestras, debates e apresentações de trabalhos acadêmicos.

De acordo com a organização do evento, o Lasera 2013 contará com cerca de 300 participantes de vários países, entre eles Chile, Venezuela, Equador, México, Colômbia, Cuba, Costa Rica, Espanha, França e Portugal. As inscrições podem ser feitas pelo site www.la-sera.org.

Segundo a presidente da Lasera 2013, Josefina Barrera Kalhil, a ideia da conferência surgiu após uma conversa da pesquisadora, professora da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS-UEA), com o coordenador da Sociedade de Ciência do México, Cezar Eduardo Mora Ley. “A América Latina não possui uma rede de pesquisadores organizada. Apenas a Europa tem essa organização e nós percebemos a necessidade de criá-la”, explicou Kalhil.

A pesquisadora informou que o evento está sendo organizado pela UEA em parceria com a Universidade Nilton Lins; o Instituto Politécnico Nacional (IPN) e o Instituto de Educação em Ciências (IEC), ambos do México; a Universidade Pedagógica da Colômbia; a Rede Latino-Americana de Educação em Física (Lapen); a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do

Sim

Não

Sim Não

Page 12: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Amazonas (Fapeam); e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes).

Além das atividades acadêmicas, durante a Lasera 2013, acontece o lançamento oficial do Centro Virtual de Investigação em Educação de Ciências. Os detalhes do lançamento serão definidos durante o evento.

Confira a programação

Local: Todas as atividades serão realizadas na Universidade Nilton Lins (avenida Professor Nilton Lins, nº 3.259, Parque das Laranjeiras, zona norte).

Dia 22 (terça-feira)Das 9h às 14h – Credenciamento14h – Abertura oficial15h – Conferência de abertura: Professora doutora Cecile de Hosson (França)16h – Atividade cultural17h – Coquetel

Dia 23 (quarta-feira)9h – Conferência 2: Professor doutor Gerson Mol (Brasil)Das 10h às 12h – Apresentação: Comunicação oral (Salas 1 a 5)Das 12h às 14h – AlmoçoDas 14h às 15h – Mesa redonda 1, 2, 3 e 4Das 15h às 18h – Apresentação: Comunicação oral (salas 1 a 5)18h – Lançamento de livros da editora da UEA20h – Coquetel

Dia 24 (quinta-feira)9h – Conferência 3: Professor doutor Antônio Cachapuz (Portugal)Das 10h às 12h – Apresentação de bannerDas 12h às 14h – Almoço

Dia 25 (sexta-feira)Das 9h às 12h – Apresentação: Comunicação oral (Salas 1 a 5)Das 12h às 14h – Almoço14h – Conferência 4: Professor doutor César Mora (México)15h – Reunião para definir local e programação da Lasera 201416h – Encerramento oficial e atividade cultural

http://www.redetiradentes.com.br/paises-latinos-europeus-discutirao-aprendizagem-ativa-educacao-ciencias-partir-desta-terca-manaus/

Page 13: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – Pro Casa Editoria: Pag: Assunto: Pesquisa desenvolvida no Amazonas será destaque em congresso

internacionalCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Pesquisa desenvolvida no Amazonas será destaque em congresso internacionalPesquisa inédita sobre extensão universitária realizada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) ultrapassa fronteiras e é destaque em congresso internacional. O estudo ‘Extensão Universitária da Universidade do Estado do Amazonas: um panorama no período de 2011 a 2013′ foi desenvolvido no curso de Especialização em Extensão Universitária pela professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Joelma Monteiro de Carvalho com a parceria do professor e pró-reitor de extensão da UEA, Carlossandro Carvalho de Albuquerque.

O trabalho teve início em 2012 e os resultados foram apresentados no dia 23 de agosto na Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Belo Horizonte (MG). O projeto foi um dos contemplados pelo Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape), iniciativa do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Conforme Carvalho, o estudo traçou um panorama da extensão universitária da UEA ao avaliar participação dos Centros de Estudos Superiores do interior do Amazonas. A análise se concentrou nos municípios de Parintins e de Tabatinga (distantes, respectivamente, 369 e 1105 quilômetros da capital) no que se refere aos programas e projetos de extensão.

Desta vez, o trabalho será um dos destaques no Congreso Extensión y Sociedad/2013 realizado na Universidade de La República de Montevidéu (Uruguai) nos dias 06,07 e 08 de novembro.

O evento tem como objetivo refletir coletivamente sobre a capacidade transformadora da extensão,

Sim

Não

Sim Não

Page 14: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

sobre os processos de reforma universitária e a promoção de uma universidade comprometida com a transformação social.

Segundo Carvalho, as expectativas para o evento são muitas, já que durante o encontro ela vai ter a possibilidade de trocar ideias e saberes a partir dos contextos amazônicos e perceber como outros países e universidades dialogam a extensão universitária.

“Minha felicidade é muito grande, pois terei a oportunidade de difundir o conhecimento que é resultado da pesquisa realizada sobre extensão universitária com o fomento da FAPEAM e mostrar que a Universidade do Estado do Amazonas vem buscando estratégias em proporcionar a extensão universitária para os mais distantes espaços amazônicos. Além de poder conhecer os trabalhos de outras universidades brasileiras e estrangeiras e poder compartilhar os mesmos desafios e perspectivas”, disse.

Para saber mais sobre o evento clique aqui.

Sobre o Pape

O Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape) visa apoiar a participação de pesquisador/estudante qualificado, em eventos científicos e tecnológicos relevantes no País e no exterior, para apresentação de trabalho científico e/ou tecnológico de sua autoria, não publicado, resultante de pesquisa desenvolvida no Estado do Amazonas.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Pesquisa-desenvolvida-UEA-congresso-internacional_0_1014498563.html21/10/2013

http://www.procasa.com.br/ver.noticia.php?ID=17002

Page 15: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – Pro Casa Editoria: Pag: Assunto: Começou a missão científica de FAPs no exteriorCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Começou a missão científica de FAPs no exterior21/10/2013 - Representantes de nove Fundações de Amparo à Pesquisa do Brasil estarão no Reino Unido até 25 de outubro a convite da Rede Britânica de Ciência e Inovação, em parceria com o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap).

Por volta das 9hs, a delegação foi recepcionada por Alexia Hereford, gerente de Políticas Internacionais do Conselhos de Pesquisa do Reino Unido, instituição equivalente ao CONFAP, que apresentou o mecanismo britânico de financiamento a pesquisas científicas e discutiu possibilidades de cooperação com o Brasil.

Ainda nesta manhã, o grupo que representa FAPs de várias regiões (incluindo Fundação Araucária, Facepe, Fapeam, Fapeg, Fapemig, Fapema, Faperj, Fapesb e Fapesc) assistiu a apresentações dos Conselhos de Pesquisa de áreas como Biotecnologia, Engenharia e Economia.

A delegação cumpre agenda cheia nos próximos dias e reúne-se com representantes de 17 universidades inglesas, entre outros compromissos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da FAPESC

http://fapesq.rpp.br/web/noticia/exibe/noticia/3572

Sim

Não

Sim Não

Page 16: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – G1.Globo Editoria: Pag: Assunto: Perder peso ajuda na prevenção e no tratamento de câncer; entendaCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Perder peso ajuda na prevenção e no tratamento de câncer; entenda21/10/2013 10h34 - Atualizado em 21/10/2013 11h37Bem Estar desta segunda (21) mostrou relação entre a obesidade o câncer.Paciente obeso tem chances maiores de cura se emagrecer no tratamento.

Que a obesidade afeta o coração e pode causar problemas de saúde, como diabetes, a maioria já sabe. Mas o excesso de peso pode aumentar também o risco de câncer – estima-se que 30% de alguns tipos da doença estão relacionados à obesidade, ou seja, podem ser evitados com um estilo de vida saudável, alimentação equilibrada e atividade física.

Por isso, quem perde peso tem menor risco de desenvolver a doença e, no caso de pacientes obesos, a perda de peso também aumenta as chances de cura durante o tratamento e ainda pode evitar que a doença volte, como explicaram o oncologista Fernando Maluf e o endocrinologista Alfredo Halpern no Bem Estar desta segunda-feira (21).

De acordo com os médicos, a obesidade eleva o risco do paciente desenvolver câncer porque o tecido gorduroso aumenta a produção do hormônio estrogênio, que pode, por exemplo, favorecer o surgimento de tumores na mama e endométrio nas mulheres.

Além disso, o aumento dos níveis de insulina também favorece o crescimento de células cancerígenas, como explicaram os médicos. A obesidade promove ainda um aumento na inflamação do organismo, o que também contribui para o surgimento da doença. Além do câncer de mama e endométrio, o de esôfago, intestino, reto, rins e pâncreas também estão entre os tipos mais

Sim

Não

Sim Não

Page 17: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

relacionados à obesidade.

Até mesmo quem já terminou o tratamento contra a doença precisa se preocupar em manter o peso, como mostrou a reportagem da Luma Leão, em Gramado, no Rio Grande do Sul.

No caso da engenheira civil Luciana Dale, por exemplo, a perda de peso é fundamental para que o câncer não volte - por isso, ela se inscreveu em um programa voltado para pacientes que tiveram câncer. Com atividades, exames, exercícios e terapias, os pacientes mantém um estilo de vida com hábitos saudáveis, inclusive na alimentação, como mostrou a reportagem (confira no vídeo).

Segundo o oncologista Fernando Maluf, é importante ressaltar que uma dieta nutritiva e a prática regular de atividade física deve fazer parte do tratamento do câncer, juntamente com todas as outras ferramentas, como a quimioterapia, por exemplo.

Porém, em alguns casos, o tumor pode causar metástase, quando as células se descolam, chegam na corrente sanguínea e se instalam em um tecido ou órgão diferente do local em que surgiu pela primeira vez.

Segundo o cientista Rafael Malagoli Rocha, ainda não se sabe exatamente como isso acontece, mas caso o paciente tenha células tumorais que circulam pelo corpo, isso pode ser um indicativo de que há o risco de metástase.

Além disso, cada tipo de câncer tem locais preferenciais para desenvolver a metástase - no câncer de mama, por exemplo, a chance é maior no cérebro e no pulmão. Por isso, quanto antes for feito o diagnóstico e o tratamento, melhor para o paciente. Enquanto isso, os pesquisadores seguem tentando desenvolver drogas capazes de interferir nessa comunicação entre as células para impedir o processo metatástico, como mostrou a reportagem da Natália Ariede (veja no vídeo acima).

PoluiçãoAlém da obesidade, há pesquisas que comprovam que a poluição do ar também aumenta o risco de câncer, especialmente do pulmão e da bexiga.

De acordo com o patologista Paulo Saldiva, as cidades começaram a acumular trânsito e os moradores ficam presos respirando substâncias nocivas causadores da doença. Motoristas de táxi e de ônibus e vendedores de rua, por exemplo, estão entre os grupos de risco da doença, como alertou o médico (veja no vídeo).

Porém, não basta estar exposto à poluição - pessoas que têm histórico da doença na família e fumam, por exemplo, também têm chances maiores. Além do câncer, o endocrinologista Alfredo Halpern lembrou que a poluição aumenta ainda as chances de obesidade e diabetes. Para evitar essas consequências, os especialistas ressaltam a importância da perda de peso e também do controle ambiental e da menor exposição ao trânsito e à poluição.

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/10/perder-peso-ajuda-na-prevencao-e-no-tratamento-de-cancer-entenda.html

Page 18: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – Inpa Editoria: Pag: Assunto: Semana Nacional de C&T: exposição contempla recursos hídricos e

mosquitos transmissores em estandeCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Semana Nacional de C&T: exposição contempla recursos hídricos e mosquitos transmissores em estande2013-10-21 – 16:14:45A exposição está acontecendo dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Inpa, que está de portas abertas para receber estudantes e o público para visita. Os expositores estão no Bosque da Ciência e Lago Amazônico, no Inpa sede

Por Raiza Lucena

De hoje (21) até quarta-feira (23), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) está com exposições científicas em suas dependências para receber escolas da região e comunidade. Em um estande, localizado no Lago Amazônico do Instituto, as exposições abordadas pelas pesquisadoras do Inpa são sobre os 'Recursos Hídricos' e 'Malária e Dengue'.

O estande dos ‘Recursos Hídricos’ apresenta as águas da Amazônia em uma exposição de amostras da água com informações sobre seu pH e sua condutividade elétrica. Nessas amostras coletadas, estão expostas águas de igarapés que desaguam do Rio Negro, como o Tarumã-Açu, São Raimundo e o Educandos. Além de águas eutrofizadas (água enriquecida com nitrogênio e fósforo) encontradas em Manaus, como a Lagoa do Japiim e o Lago Amazônico do Inpa.

As pesquisadoras incentivam a não poluição dos rios e tentam conscientizar os visitantes sobre os riscos da poluição. “Colocamos amostras de água do Igarapé do Ceasa para comparar, pois suas águas pega todos os outros igarapés apresentados, ou seja, o Rio Negro tem a capacidade de diluir

Sim

Não

Sim Não

Page 19: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

todos esses poluentes dos outros rios, mas a pergunta é 'até quando?' ”, explica Domitila Pascoaloto.

A pesquisadora Núbia Gomes complementa. “Na orla dos igarapés é onde mais se demora a diluir, pois isso nota-se a condutividade alta (indicação de que há muitos nutrientes, ou seja, despejo de esgoto). Os micro-organismos se alimentam desses nutrientes, se proliferam e isso muda toda a biodiversidade do ambiente”, afirma.

Malária e dengue

No mesmo espaço, a pesquisadora Iléia Brandão apresenta como identificar mosquitos transmissores de doenças, como dengue e malária. “Uma maneira simples de identificar os mosquitos está no pouso do adulto: o Anopheles, que é o vetor transmissor da malária, pousa com o abdômen afastado da parede, enquanto o Aedes aegypti, vetor da dengue e com patas preta e branca, pousa com o corpo paralelo a parede. Passar isso é importante, pois assim, as crianças aprender a identificar e se proteger”, explica.

Na exposição a pesquisadora mostra as larvas de ambos os mosquitos, os mosquitos no tamanho real em caixas, no microscópio e ampliados no formato de pelúcia e no papel. Além de mostrar as formas de proteção contras esses mosquitos. “Repelentes, mosqueteiros e uma solução simples de 60 botões de cravos-da-índia com uma xícara e meia de água no liquidificador até triturar e aplicar em vasos de plantas. É uma tecnologia social e natural, todos podem fazer em casa”, conclui.

Foto da chamada: Eduardo Gomes

http://www.inpa.gov.br/noticias/noticia_sgno2.php?codigo=3004

Page 20: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – Inpa Editoria: Pag: Assunto: Semana Nacional de C&T: Camerara de Ukulelê se apresenta para 700

pessoas no Teatro AmazonasCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Semana Nacional de C&T: Camerara de Ukulelê se apresenta para 700 pessoas no Teatro Amazonas2013-10-21 - 19:36:43Dez alunos de escolas públicas fazem parte da camerata, fruto de um projeto do Inpa e INCT-Madeiras da Amazônia

Por Daniel Jordano

Afinação na ponta dos dedos para uma apresentação que ficará por muito tempo na memória de dez alunos de escolas públicas de Manacapuru, município do interior do Amazonas. Após oito meses de ensaios a Camerara de Ukulelê fez neste domingo (20) juntamente com a Orquestra de Violão do Amazonas uma apresentação para 700 pessoas no Teatro Amazonas em Manaus.

A camerata de Ukulelê é o resultado de um projeto desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) por meio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT)-Madeiras da Amazônia. O evento deste domingo fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Tudo começou com o projeto ‘Construindo instrumento musical com madeiras da Amazônia’ desenvolvido no Programa de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic-Jr). O objetivo é transferir tecnologia para a fabricação com madeiras da Amazônia de um instrumento musical de cordas, mas por conta do interesse dos alunos pela música a ação foi ampliada, a partir de então, os dez alunos aprenderam a tocar o Ukulelê que eles mesmos confeccionaram.

Sim

Não

Sim Não

Page 21: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

No repertório músicas internacionais, nacionais e regionais como a ciranda, ritmo tradicional de Manacapuru. Para a estudante Luana Monteiro, 17, o projeto ajuda na conscientização das pessoas para o uso racional da madeira. Ainda de acordo com ela, a ideia agora é permanecer no projeto. “Não precisamos desmatar e sim reaproveitar e foi o que a gente fez (com o Ukulelê). Tocar no Teatro Amazonas foi uma experiência muito bacana. Estamos esperando uma boa oportunidade para continuar com o projeto”, disse.

A tecnologia foi adquirida no estado do Espírito Santo por um dos sócios da empresa incubada pelo Inpa Puro Amazonas e a matéria-prima para o projeto foi obtida de resíduos de demolição dentro do campus I do Inpa e de algumas árvores caídas naturalmente. Para a coordenadora do projeto, pesquisadora do Inpa, Claudete Catanhede, a iniciativa é importante já que une cultura e ciência para um social. “Foi a primeira vez que unimos no Estado ciência e cultura. Agora a expectativa é que eles sigam o caminho da musica. O projeto mostrou o valor da floresta pois é possível confeccionar o Ukulelê sem derrubar uma árvore”, ressaltou.

O projeto tem o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A apresentação da Camerata no Teatro Amazonas teve o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

INCT

O INCT-Madeiras da Amazônia é um Centro Nacional de Pesquisas e Inovação de Madeiras da Amazônia que reúne pesquisadores do Inpa e de Instituições parceiras. A meta principal é o desenvolvimento e execução de estudos de manejo florestal e aproveitamento por meio de processos industriais da madeira e dos seus resíduos. A associação do manejo à tecnologia de processamento.

O projeto iniciado em 2009 tem duração prevista de cinco anos e busca socializar o conhecimento e transferir tecnologia que permita dobrar o rendimento da madeira amazônica. Um dos produtos de maior liquidez econômica extraído da floresta.

Foto da chamada: Daniel Jordano

http://www.inpa.gov.br/noticias/noticia_sgno2.php?codigo=3005

Page 22: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – Inpa Editoria: Pag: Assunto: Semana Nacional de C&T: Camerara de Ukulelê se apresenta para 700

pessoas no Teatro AmazonasCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Diretor do Inpa recebe insígnia do mérito científico em Brasília2013-10-21 - 19:55:46A solenidade teve a presença de familiares dos homenageados, autoridades das Forças Armadas, representantes de governo e do meio acadêmico.

*Da redação da Ascom

A entrega das insígnias da Ordem Nacional do Mérito Científico deu início às atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2013 do Distrito Federal, nesta segunda-feira (21), em Brasília. A honraria foi entregue pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp – representando a presidenta Dilma Rousseff –, a 70 cientistas e personalidades que contribuíram para o avanço da ciência brasileira, dentre eles está o diretor do Inpa Adalberto Val.

Adalberto Val é pesquisador do Inpa onde estuda, desde 1981, a respiração e as adaptações dos peixes da Amazônia às modificações do meio ambiente, tanto aquelas de origem natural como aquelas causadas pelo homem. Val realizou pós-doutorado na Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, e tem mantido intensa cooperação técnico-científica.

Ele é autor de mais de 100 trabalhos em periódicos nacionais e estrangeiros; mais de 20 capítulos de livros, entre os quais se destacam as publicações “Peixes da Amazônia e seu ambiente(Fishes of the Amazon and their Environment)” pela editora Springer Verlag (1995) e “A fisiologia de peixes tropicais (The Physiology of Tropical Fishes)” publicado pela Academic Press (2006).

Sim

Não

Sim Não

Page 23: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Val é associado a várias sociedades científicas nacionais e estrangeiras, no âmbito das quais organizou 13 eventos, sendo nove internacionais. Ele orientou mais de 60 alunos de Iniciação Científica e mais de 50 profissionais em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Em 2002, recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico e, em 2004, recebeu o Prêmio Excelência da mesma Sociedade Americana de Pesca em decorrência de sua contribuição científica na área de fisiologia e bioquímica de peixes. É bolsista de produtividade 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2005 foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Em maio de 2006, assumiu a direção do Inpa. Em 2007, foi eleito Conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e vice-presidente da ABC para a Região Norte. Em 2008 recebeu a Grande Ordem do Mérito Legislativo do Estado do Amazonas.

A homenagem

Instituída pelo decreto 772, de 16 de março de 1993, a Ordem Nacional do Mérito Científico é considerada a mais importante condecoração na área científica e tecnológica do país e se destina a premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram por sua contribuição ao desenvolvimento da área.

Os agraciados – indicados por autoridades ligadas à área científica e tecnológica para as duas classes de membros, grã-cruz e comendador – foram admitidos ou promovidos com as insígnias, além de diploma assinado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, chanceler da ordem. Também foram concedidas medalhas de prata a representantes do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa ( Confap) e do Conselho Nacional de Secretários de Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti).

Em seu pronunciamento, o ministro Raupp falou da importância do prêmio, que, a cada edição, além da presença dos cientistas de renome do país, também têm reconhecido instituições da sociedade civil. Para ele, essa valorização fortalece ainda mais a ciência brasileira. “Identificando que existe esse reconhecimento essas pessoas se dedicam mais. É um círculo virtuoso que se cria de cooperação em todos níveis da sociedade brasileira pelo desenvolvimento do país”, afirmou

*Com informações do Ministério da Ciência e Tecnologia

Foto da chamada: Giba / MCTI

http://www.inpa.gov.br/noticias/noticia_sgno2.php?codigo=3006

Page 24: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Produção de juta e malva ganha reforço com novas tecnonologiasCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Produção de juta e malva ganha reforço com novas tecnonologiasPostado em 21/10/2013Os municípios do Amazonas ganham reforço na produção de juta e malva com a introdução de novas tecnologias. A oportunidade está sendo oferecida por meio do Programa Estratégico de Transferência de Tecnologias para o Setor Rural (Pró-Rural).

A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) e a Secretaria Estado da Produção Rural do Amazonas (Sepror).

Cinco projetos voltados para a adoção de novas técnicas de produção sustentável no setor rural, além de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de vida dos produtores de juta e malva, já estão em andamento e contam com um investimento superior a R$ 7 milhões para o desenvolvimento da pesquisa.

Entre os projetos contemplados está o da professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Albejamere Pereira de Castro. Com a pesquisa “Transferência de Tecnologia e Estratégias de Desenvolvimento para Dinamizar a Cadeia Produtiva de Malva e Juta no Estado do Amazonas”, Castro pretende dinamizar a cadeia produtiva de malva e juta por meio da difusão de inovações tecnológicas, adequadas à realidade regional para geração de trabalho e renda em nove municípios do Amazonas.

Castro explica que, apesar da malva e juta serem cultivadas em solo produtivo, como o de várzea, as populações rurais possuem muitas dificuldades com a produção, verificadas, principalmente, pela

Sim

Não

Sim Não

Page 25: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

ausência de tecnologias apropriadas, pela falta de estrutura que promova a dinamização dos arranjos produtivos locais e falta de assistência técnica especializada.

“Pretendemos com o projeto contemplar nove metas com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento no aspecto social e econômico das comunidades rurais envolvidas, além do aprimoramento da assistência técnica e extensão rural no Estado. A organização e fortalecimento de associações e cooperativas, protagonismo dos agentes sociais locais, contribuirão para a formação de jovens lideranças”, disse.

Ainda segundo Castro, o projeto visa também formar recursos humanos na área de pesquisa e extensão rural, transferência e difusão de tecnologias para aumentar a produção, desenvolvimento da cadeia produtiva da cultura, implantação de unidades de produção de sementes.

“Assim podemos perceber que esses produtores rurais, uma vez detentores de inovação tecnológica e providos de capacitações e treinamentos e melhores condições de trabalho, poderão produzir com maior eficiência, quantidade e qualidade as fibras de malva e juta, aumentando a produção no Estado e facilitando seu acesso ao mercado que vem se tornando cada vez mais restrito”, finalizou.

SOBRE O PRÓ-RURAL

A ação é voltada para a difusão de novas técnicas de produção sustentável resultantes de pesquisas científicas e tecnológicas e que ajudarão a alavancar a produção rural, o crescimento econômico, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população dos municípios do interior do Estado do Amazonas. O Pró-Rural configura-se como um programa de bolsas e auxílio financeiro que contribuirá para a disseminação e incorporação de novas tecnologias de produção sustentável junto às populações rurais do Estado do Amazonas por meio da transferência de tecnologias para o setor rural.

Fonte: Agência Fapeam, por Rosa Doval

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/10/producao-de-juta-e-malva-ganha-incentivo-com-a-introducao-de-novas-tecnonologias/

Page 26: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Cientistas fazem cabelo crescer em células cultivadasCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Cientistas fazem cabelo crescer em células cultivadasPostado em 22/10/2013Após anos de insucessos, cientistas conseguiram fazer o cabelo voltar a crescer cultivando em laboratório células humanas da derme papilar, trazendo novas esperanças para o tratamento da calvície, segundo um estudo publicado esta segunda-feira (21).

Durante cerca de 40 anos, os cientistas tentaram sem sucesso clonar folículos pilosos, a “fábrica” dos cabelos, utilizando células da derme papilar (camada mais suberficial). Até o presente, os tratamentos só conseguiam retardar a perda de cabelos, mas não estimulavam o crescimento de novos fios.

Nesta nova pesquisa, as células humanas, depois de cultivadas, foram reimplantadas na pele de camundongos, permitindo a produção de folículos pilosos. ”Esse método permite desenvolver um grande número de folículos ou regenerar os folículos existentes, utilizando as células da derme papilar provenientes de uma centena de doadores de cabelos”, explicou a doutora Angela Christianio, professora de dermatologia da Universidade de Columbia, em Nova York, principal co-autora desta pesquisa, publicada na revista PNAS.

“Esta técnica poderia tornar o implante capilar acessível às pessoas com um pequeno número de folículos, tanto homens quanto mulheres, ou em indivíduos que sofreram queimaduras”, acrescentou.

Nas cobaias, as células puderam ser facilmente recuperadas e reimplantadas na pele de outro animal. Isto se explica sobretudo pelo fato de que, ao contrário dos humanos, as células papilares destes roedores se aglutinam espontaneamente nas culturas de laboratório. Isto lhes permite

Sim

Não

Sim Não

Page 27: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

interagir e reprogramar a pele onde são implantados para produzir novos folículos, deduziram os pesquisadores.

Para esta pesquisa, as células papilares provenientes de sete pessoas foram cultivadas em laboratório, onde tiveram sua agregação induzida de forma a criar as condições necessárias para o crescimento dos cabelos, explicou a doutora Claire Higgins, da Universidade de Columbia, outra autora do trabalho.

Depois de alguns dias, as células papilares inseridas entre a derme e a epiderme de um fragmento de pele humana foram inseridas nas costas dos camundongos. Em cinco dos sete testes, o enxerto produziu cabelos novos durante pelo menos seis semanas.

Um exame de DNA mostrou que os novos folículos pilosos eram humanos e geneticamente similares aos dos doadores das células papilares. Segundo os autores do estudo, no entanto, é necessário fazer mais trabalhos antes que esta técnica possa ser testada em humanos. Os cientistas ainda precisam determinar as origens das propriedades intrínsecas dos novos cabelos, como cor, ângulo de crescimento, localização na cabeça e textura.

Fonte: AFP

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/10/cientistas-fazem-cabelo-crescer-em-celulas-cultivadas/

Page 28: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Pesquisa descobre biomarcadores que detectam câncer de pulmãoCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Pesquisa descobre biomarcadores que detectam câncer de pulmãoPostado em 21/10/2013Pesquisadores espanhóis identificaram dois novos biomarcadores que ajudam a detectar e prevenir o câncer de pulmão nas pessoas que padecem da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

Segundo informou nesta segunda-feira (21) o Hospital do Mar de Barcelona, onde o estudo foi realizado, os especialistas constataram pela primeira vez que se os níveis de oxidação e inflamação celulares estiverem elevados nas vias aéreas de aparência normal e afastados da lesão tumoral, poderia haver um câncer de pulmão.

O estudo publicado pela revista Free Radical Biology and Medicine é o primeiro que descreve os níveis de estresse oxidativo e de inflamação no sangue e nas vias aéreas – parte superior do aparelho respiratório – distantes da zona do tumor nos pacientes com câncer de pulmão.

O estresse oxidativo é o desequilíbrio entre a produção de oxidantes e de antioxidantes nas células, e é o responsável em parte pela deterioração celular. Em conjunto com a inflamação, são dois parâmetros relacionados com a progressão do câncer de pulmão.

Até agora, as pesquisas tinham se concentrado no estudo destes parâmetros no sangue e no tecido tumoral, mas esta nova investigação os analisa pela primeira vez nas zonas do aparelho respiratório não afetadas pela lesão tumoral.

Os pesquisadores compararam as variáveis fisiológicas, clínicas e biológicas de 52 pacientes com

Sim

Não

Sim Não

Page 29: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

câncer de pulmão, com e sem Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Estes dados se compararam com um grupo controle de 21 pessoas sem câncer, a metade com DPOC e a outra metade sem esta doença.

“Independentemente da presença da DPOC, verificamos que os níveis de estresse oxidativo e de inflamação aparecem mais elevados no sangue e nas vias aéreas dos pacientes com câncer, em comparação com o grupo controle”, explicou Esther Barreiro, pneumologista do Hospital do Mar.

O estudo também identificou diferentes biomarcadores que no futuro podem servir para prever o desenvolvimento de câncer de pulmão em pacientes com DPOC. O DNA danificado por oxidação e o fator de necrose tumoral alfa (TNF-a), um tipo de proteína relacionada com a inflamação, mostrava valores mais elevados nos pacientes com câncer de pulmão e que ao mesmo tempo tinham DPOC.

A DPOC se caracteriza por uma progressiva limitação crônica não reversível do fluxo aéreo, e é uma doença que não só afeta o pulmão, mas tem manifestações em todo o organismo. Ela é causada em 90% dos casos pelo consumo de tabaco.

O tabaco também é a principal causa do câncer de pulmão, o tipo de câncer mais frequente no mundo, com 1,4 milhão de novos casos por ano. O câncer de pulmão é constatado de duas a cinco vezes mais em pacientes com DPOC do que nos fumantes sem a doença.

Fonte: EFE

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/10/pesquisadores-descobrem-biomarcadores-que-detectam-o-cancer-de-pulmao/

Page 30: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Circuito da Ciência aborda saúde como tema principal das oficinasCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Circuito da Ciência aborda saúde como tema principal das oficinasPostado em 21/10/2013Como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi realizada uma edição especial do Circuito da Ciência, que ocorreu no último sábado (19), recebendo oito escolas públicas, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).

Acadêmicos do curso de fisioterapia da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) explicaram aos estudantes a importância de manter uma postura correta e como isso pode afetar a qualidade de vida, desde o modo de sentar, carregar mochila e outros afazeres do dia-a-dia.

A saúde bucal também foi abordada pela estudante de odontologia, Andréa Logato, da Universidade Nilton Lins. “Através de uma boa higienização, você previne doenças bucais. As crianças são muitos receptivas e participativas. Estamos tendo uma resposta muito boa com esse projeto”, ressalta.

Valdeilson Oliveira, aluno da Escola Municipal Anastácio Assunção, explicou o que aprendeu sobre o assunto. “Temos que escovar os dentes três vezes ao dia, passar o fio dental e usar enxaguante bucal, para não nos contaminar com a cárie e isso é muito importante para não prejudicar a nossa saúde bucal”, relata.

O coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato, enfatizou o sucesso da edição. “Acima de qualquer expectativa, essa superou. Além das quatro escolas já programadas, mais quatro vieram. Estamos com aproximadamente 600 crianças, fora os visitantes regulares. Destaco o envolvimento

Sim

Não

Sim Não

Page 31: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

de pesquisadores, bolsistas, estagiários, técnicos, que hoje estão voluntariamente aqui”, afirma.

O evento também contou com exposições como Malária e Dengue, Leishmaniose, Invertebrados Terrestres Vivos, Abelhas das Orquídeas, Insetos Aquáticos, Jogos Educativos/Lapsea, Herbário e Carpoteca, A Floresta em uma Biblioteca, Recursos Hídricos, Clube de Ciências (Ufam), Planetário e Sala de Ciências (Sesc).

Na SNCT, que vai até o dia 24 de Outubro, aniversário da cidade de Manaus (AM), o Inpa abre as portas para receber a sociedade e trocar conhecimentos sobre pesquisas desenvolvidas pelo Instituto. Além das visitas aos laboratórios e exposições, o Instituto oferecerá oficinas e minicursos para o público. Serão criados roteiros alternativos para atender toda a comunidade.

Agência CT&I Amazonas, por Raiza Lucena

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/10/circuito-da-ciencia-aborda-saude-como-tema-principal-das-oficinas/

Page 32: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – Portal do Governo do Estado do Amazonas

Editoria: Pag:

Assunto: Inscrições para 12ª chamada do Pape começam no dia 1º de novembroCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Inscrições para 12ª chamada do Pape começam no dia 1º de novembro18:28 - 21/10/2013As inscrições para a 12ª chamada do Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), iniciam no dia 1º e vão até 29 de novembro de 2013. Trata-se da última chamada deste ano.

O Programa tem como objetivo apoiar a participação de pesquisador/professor/estudante em eventos científicos e tecnológicos no País e no exterior, para a apresentação de trabalho, não publicado, resultante de pesquisa desenvolvida no Amazonas.

A 12ª chamada é voltada para os eventos previstos para serem realizados no período de 1º a 31 de março de 2014. A lista com os nomes dos contemplados está prevista para ser divulgada a partir do dia 15 de janeiro de 2014.

O Governo do Estado, por meio da Fapeam, disponibiliza o valor de R$ 1 milhão para o Pape (Edital 001/2013), conforme as possibilidades orçamentárias. O auxílio é concedido na forma de passagens aéreas, terrestres e fluviais em território nacional e internacional. As passagens são concedidas por meio de empresa definida pela Fundação.

Requisitos – O interessado deve ser brasileiro ou naturalizado; quando estrangeiro, ter visto permanente. Ter vínculo com Instituição de Pesquisa e/ou Ensino Superior (Ipes), órgão público ou Organização Não-Governamental (ONG) sediado ou com unidade permanente no Estado do Amazonas.

Sim

Não

Sim Não

Page 33: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Se o evento for realizado fora do País, o interessado deve ter título de doutor, com vínculo empregatício em Instituição de Pesquisa e/ou Ensino Superior (Ipes), com experiência em C,T&I ou Doutor bolsista do Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) ou de Programa de Pós-Doutorado em instituições do Estado. Estar cadastrado no sistema de Currículo Lattes do CNPq, no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e no Banco de Pesquisadores da Fapeam.

Quando estudante, apresentar anuência formal do orientador ou do coordenador do curso de graduação/pós-graduação para participar do evento. Ter trabalho como primeiro autor, formalmente aceito para apresentação em evento nacional.

No caso de eventos internacionais, o solicitante não precisa ser o primeiro autor, no entanto, deverá apresentar declaração explicitando a condição de apresentador do trabalho. Não estar inadimplente e/ou com pendências de natureza financeira ou técnica com a Fapeam.

http://www.amazonas.am.gov.br/2013/10/inscricoes-para-12a-chamada-do-pape-comecam-no-dia-1o-de-novembro/

Page 34: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – Portal Amazônia Editoria: Pag: Assunto: Trio do 'Ciência em Show' abre 10ª Semana Nacional de Ciência e

Tecnologia, em MacapáCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Trio do 'Ciência em Show' abre 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Macapá

Programação tem palestras, seminários, minicursos, workshops e exposição de trabalhos científicosEnviar a um amigo

MACAPÁ - Desvendar os mistérios da ciência de forma dinâmica e de fácil compreensão, além de atrair estudantes para o campo da pesquisa. Essas são as propostas da 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Macapá. O trio 'Ciência em Show', formado pelos físicos Gerson Santos, Wilson Namen e Daniel Ângelo, vai abrir a programação nesta segunda-feira (21), às 16h, no Teatro das Bacabeiras.

No período de 21 a 25 , os estudantes vão descobrir mitos e verdades do campo científico. “A Semana é uma grande oportunidade de muitos estudantes perderem o 'medo' da ciência. Nosso objetivo é criar maior interação e estimular o público jovem a se interessar pela pesquisa”, garantiu o titular da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Antonio Cláudio Carvalho. O tema deste ano é da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é "Ciência, Saúde e Esporte".

A representante do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leda Cardoso Sampson, ministrará uma palestra sobre programas, projetos e liberação de recursos para o Estado. Na ocasião do lançamento, a Setec anunciará as três melhores redações do III Prêmio Melhor Redação. Para os primeiros colocados, a coordenação vai oferecer notebooks de última geração e para os professores e orientadores serão entregues certificados de reconhecimento.

Sim

Não

Sim Não

Page 35: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

As atividades acontecerão no campus do Instituto Federal do Amapá (Ifap), sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e no Complexo Marco Zero do Equador, com a realização da I Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap). A realização da 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é executada em parceria da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), através do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Governo do Amapá.

Confira a programação por meio do site da Setec.

http://www.portalamazonia.com/noticias/ciencia-e-tecnologia/20131021/trio-ciencia-show-abre-semana-nacional-ciencia-tecnologia-macapa/2805.shtml

Page 36: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – Amazônia na Rede Editoria: Pag: Assunto: Diretor do Inpa recebe insígnia do mérito científico em BrasíliaCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Diretor do Inpa recebe insígnia do mérito científico em BrasíliaPublicado em Terça, 22 Outubro 2013 09:04

(Fonte: Ascom Inpa*)A entrega das insígnias da Ordem Nacional do Mérito Científico deu início às atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2013 do Distrito Federal, nesta segunda-feira (21), em Brasília.

A honraria foi entregue pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp – representando a presidenta Dilma Rousseff –, a 70 cientistas e personalidades que contribuíram para o avanço da ciência brasileira, dentre eles está o diretor do Inpa Adalberto Val.

Adalberto Val é pesquisador do Inpa onde estuda, desde 1981, a respiração e as adaptações dos peixes da Amazônia às modificações do meio ambiente, tanto aquelas de origem natural como aquelas causadas pelo homem. Val realizou pós-doutorado na Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, e tem mantido intensa cooperação técnico-científica.

Ele é autor de mais de 100 trabalhos em periódicos nacionais e estrangeiros; mais de 20 capítulos de livros, entre os quais se destacam as publicações “Peixes da Amazônia e seu ambiente(Fishes of the Amazon and their Environment)” pela editora Springer Verlag (1995) e “A fisiologia de peixes tropicais (The Physiology of Tropical Fishes)” publicado pela Academic Press (2006).

Val é associado a várias sociedades científicas nacionais e estrangeiras, no âmbito das quais organizou 13 eventos, sendo nove internacionais. Ele orientou mais de 60 alunos de Iniciação

Sim

Não

Sim Não

Page 37: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Científica e mais de 50 profissionais em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Em 2002, recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico e, em 2004, recebeu o Prêmio Excelência da mesma Sociedade Americana de Pesca em decorrência de sua contribuição científica na área de fisiologia e bioquímica de peixes. É bolsista de produtividade 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2005 foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Em maio de 2006, assumiu a direção do Inpa. Em 2007, foi eleito Conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e vice-presidente da ABC para a Região Norte. Em 2008 recebeu a Grande Ordem do Mérito Legislativo do Estado do Amazonas.

A homenagem

Instituída pelo decreto 772, de 16 de março de 1993, a Ordem Nacional do Mérito Científico é considerada a mais importante condecoração na área científica e tecnológica do país e se destina a premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram por sua contribuição ao desenvolvimento da área.

Os agraciados – indicados por autoridades ligadas à área científica e tecnológica para as duas classes de membros, grã-cruz e comendador – foram admitidos ou promovidos com as insígnias, além de diploma assinado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, chanceler da ordem. Também foram concedidas medalhas de prata a representantes do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa ( Confap) e do Conselho Nacional de Secretários de Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti).

Em seu pronunciamento, o ministro Raupp falou da importância do prêmio, que, a cada edição, além da presença dos cientistas de renome do país, também têm reconhecido instituições da sociedade civil. Para ele, essa valorização fortalece ainda mais a ciência brasileira. “Identificando que existe esse reconhecimento essas pessoas se dedicam mais. É um círculo virtuoso que se cria de cooperação em todos níveis da sociedade brasileira pelo desenvolvimento do país”, afirmou

*Com informações do Ministério da Ciência e Tecnologia

http://www.amazonianarede.com.br/mais-noticias/ci%C3%AAncia-e-tecnologia/8974-diretor-do-inpa-recebe-ins%C3%ADgnia-do-m%C3%A9rito-cient%C3%ADfico-em-bras%C3%ADlia

Page 38: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – Confap Editoria: Pag: Assunto: Começou hoje a missão do CONFAP ao Reino UnidoCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Começou hoje a missão do CONFAP ao Reino Unido

Começou hoje (21) a missão científica composta por nove Fundações brasileiras de Amparo à Pesquisa (FAPs). Seus representantes estarão no Reino Unido até 25 de outubro a convite da Rede Britânica de Ciência e Inovação, em parceria com o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap).

missao-reino-unido

Por volta das 9hs, a delegação foi recepcionada por Alexia Hereford, gerente de Políticas Internacionais do Conselhos de Pesquisa do Reino Unido, instituição equivalente ao CONFAP, que apresentou o mecanismo britânico de financiamento a pesquisas científicas e discutiu possibilidades de cooperação com o Brasil. Ainda nesta manhã, o grupo que representa FAPs de várias regiões (incluindo Fundação Araucária, Facepe, Fapeam, Fapeg, Fapemig, Fapema, Faperj, Fapesb e Fapesc) assistiu a apresentações dos Conselhos de Pesquisa de áreas como Biotecnologia, Engenharia e Economia.

A delegação cumpre agenda cheia nos próximos dias e reúne-se com representantes de 17 universidades inglesas, entre outros compromissos.Fonte: Assessoria de Imprensa da FAPESCFoto: Diego Arruda

http://www.confap.org.br/comecou-hoje-a-missao-do-confap-ao-reino-unido/

Sim

Não

Sim Não

Page 39: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – Consecti Editoria: Pag: Assunto: Cientistas usam conhecimento em áreas pouco desbravadas para criar

serviçosCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Cientistas usam conhecimento em áreas pouco desbravadas para criar serviços

acadêmico, com forte formação em ciências, estão transformando em produtos seus objetos de estudo -às vezes, áreas que a pesquisa científica ainda está começando a desbravar.

A I.Systems, uma empresa que tem 12 funcionários e que funciona em cima de um salão de cabeleireiros em Campinas, foi o único investimento do fundo Pitanga -um grupo que tem entre seus sócios empresários como Guilherme Leal, da Natura, e Pedro Moreira Salles, do Itaú-Unibanco. O valor não foi divulgado.

“Eles são engenheiros, cientistas da computação e matemáticos que criaram um sistema para gerar regras automáticas para sistemas de lógica fuzzy”, explica o sócio-gestor do Pitanga, Fernando Reinach.

Lógica fuzzy é um estudo de conjuntos, explica Igor Santiago, 31, fundador e diretor-executivo da I.Systems. Se na matemática clássica um valor pertence a um conjunto ou a outro, na fuzzy um elemento pode ser intermediário, “dependendo com o que se compara”.

Ele dá um exemplo da aplicação do sistema que eles desenvolveram: calibraram o quanto de líquido as máquinas conseguem injetar em garrafas na esteira da Coca-Cola. “Estamos olhando outra aplicações nas áreas financeira e médica”, conta.

FRONTEIRA

Sim

Não

Sim Não

Page 40: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Milton Mori diretor-executivo da Inova, a incubadora da Unicamp, afirma que tem notado uma tendência entre estudantes de ciências a ir para o mercado. “Um professor pesquisa um assunto durante anos, aí um aluno percebe algo que é inovador e tem potencial para negócios. Isso está acontecendo mais em áreas de fronteira do conhecimento”, diz.

A Finep, financiadora de estudos e projetos ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, tem editais específicos para empresas que estudam novas tecnologias, mas que, sozinhas, teriam dificuldade de lançar produtos.

Segundo a gerente Juliana Monteiro, a ciência é um processo que pode gerar ideias e resultados para diversos fins comerciais, mas para que isso aconteça é preciso subsidiar. Um financiamento recente, que no total chegou a R$ 24 milhões, foi para desenvolvedores de biotecnologias.

Uma das empresas que estão no páreo é a Novo Mel. Trata-se da empreitada da pesquisadora Beatriz Coelho Pamplona com seus três filhos. Pamplona já estudou como o mel pode combater bactérias que causam mau hálito, por exemplo.

O negócio concorre no edital com uma aplicação de própolis para proteger a pele do sol, radicalizando o efeito dos filtros solares.

Roberto Rehder, 36, um dos sócios (e um dos filhos de Pamplona), explica que usar própolis pode ser interessante porque é uma substância que, ao ser descartada na natureza, não causa muitos danos. Além disso, é bom ter várias opções de ingredientes para cosméticos porque os efeitos são muito variados de pessoa para pessoa.

“Fizemos um teste em um filtro solar comum que tinha um fator de proteção 9; com o própolis, passou para 14.”

Fonte: Folha de São Paulo

http://www.consecti.org.br/destaques/cientistas-conhecimento-areas-desbravadas-criar-servicos/

Page 41: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – Consecti Editoria: Pag: Assunto: Incor inaugura centro de pesquisa clínicaCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Incor inaugura centro de pesquisa clínica

O Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) inaugurou na sexta-feira (18/10) o Centro de Pesquisa Clínica e Medicina Translacional em Cardiologia e Pneumologia Prof. Dr. Fúlvio Pileggi. Com uma área de 1,2 mil metros quadrados, o novo centro recebeu investimentos de cerca de R$ 4,7 milhões, oriundos da FAPESP, da Fundação Zerbini e do governo do Estado de São Paulo.

A inauguração contou com as presenças do governador Geraldo Alckmin, do secretário de Estado da Saúde, David Uip, e do presidente da FAPESP, Celso Lafer, entre outras autoridades.

Quando estiver totalmente equipado, o centro dará suporte às cerca de 500 pesquisas em andamento no Incor, além de outras que deverão ter início nos próximos anos, como o desenvolvimento de vacinas contra o HIV e contra a febre reumática.

O novo centro ocupa todo o 1º andar do bloco 1 do hospital e possui 15 consultórios e oito laboratórios de investigação, que serão ocupados para uso comum dos projetos. A capacidade de atendimento diária é de 60 pacientes voluntários, que participam de protocolos de pesquisa.

Há também salas de espera, de exames de diagnóstico e uma farmácia, para conservação e distribuição dos medicamentos usados nos estudos. Além disso, o centro conta com uma sala para atendimento de parada cardiorrespiratória e outra para pequenos procedimentos.

O Incor também inaugurou as novas instalações do Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Material Didático Prof. Luiz Vènere Decourt, equipada com recursos interativos e de pesquisa em bases de dados científicos digitais nacionais e internacionais.

Sim

Não

Sim Não

Page 42: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

A nova biblioteca servirá aos pesquisadores do Instituto e aos alunos em formação nas áreas de graduação, residência, pós-graduação e especialização nas áreas médica (cardiologia, pneumologia, cirurgia cardíaca e torácica) e multiprofissional (assistente social, condicionamento físico, farmácia, enfermagem, fisioterapia, nutrição, odontologia e psicologia).

“É um grande avanço que beneficia muito o Incor”, disse Alckmin na cerimônia de inauguração.

Fonte: Exame

http://www.consecti.org.br/destaques/incor-inaugura-centro-pesquisa-clinica/

Page 43: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Editoria: Pag:

Assunto: Cerimônia da Ordem do Mérito Científico inicia SNCT em BrasíliaCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Cerimônia da Ordem do Mérito Científico inicia SNCT em BrasíliaClique para ver todas as fotos de Cerimônia da Ordem do Mérito Científico inicia SNCT em Brasília21/10/2013 - 19:27A entrega das insígnias da Ordem Nacional do Mérito Científico deu início às atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2013 do Distrito Federal, nesta segunda-feira (21), em Brasília. A honraria foi entregue pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp – representando a presidenta Dilma Rousseff –, a 70 cientistas e personalidades que contribuíram para o avanço da ciência brasileira.

A solenidade teve a presença de familiares dos homenageados, autoridades das Forças Armadas e representantes de governo e do meio acadêmico. Entre eles, a presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Helena Nader, o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, e o comandante da Marinha do Brasil, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto.

Instituída pelo decreto Decreto 772, de 16 de março de 1993, a Ordem Nacional do Mérito Científico é considerada a mais importante condecoração na área científica e tecnológica do país e se destina a premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram por sua contribuição ao desenvolvimento da área.

Os agraciados – indicados por autoridades ligadas à área científica e tecnológica para as duas classes de membros, grã-cruz e comendador – foram admitidos ou promovidos com as insígnias, além de diploma assinado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, chanceler da ordem.

Sim

Não

Sim Não

Page 44: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Também foram concedidas medalhas de prata a representantes do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa ( Confap) e do Conselho Nacional de Secretários de Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti).

Em seu pronunciamento, o ministro Raupp falou da importância do prêmio, que, a cada edição, além da presença dos cientistas de renome do país, também têm reconhecido instituições da sociedade civil. Para ele, essa valorização fortalece ainda mais a ciência brasileira. “Identificando que existe esse reconhecimento essas pessoas se dedicam mais. É um círculo virtuoso que se cria de cooperação em todos níveis da sociedade brasileira pelo desenvolvimento do país”, afirmou.

Homenagens

Durante a solenidade, foi prestada homenagem póstuma ao físico polonês George Charpak, vencedor do Prêmio Nobel de 1992 e que atuou na área de física nuclear e de partículas em várias instituições científicas, incluindo o Cern, organização europeia para a pesquisa nuclear. E na categoria comendador, à professora Maria Laura Mouzinho Leite Lopes – doutora em ciências matemáticas que ficou conhecida pela frase: “A alma do aluno não é um vaso que se deve encher, mas uma lareira que se deve acender”.Helena Nader, da SBPC, destacou a relevância do evento a da luta da entidade nos seus 60 anos de existência pela construção de um país digno, com educação e uma ciência capazes de mudar o ritmo da história do país. “Fiquei emocionada em estar aqui hoje e cumprimentar amigos e de ver representantes de várias entidades que mudaram em diferentes aspectos a noção do mérito da ciência”, afirmou, ao citar a Fundação Conrado Wessel, que teve dois dos seus membros premiados.“Dos cientistas que estão aqui não preciso falar nada, o currículo Lattes de cada um deles diz tudo. São de renome internacional, pessoas que criaram uma história, cada um deles dentro de uma área específica de ciência, formação de recursos humanos e em diferentes regiões do país. E isso é realmente importante, embora nossa ciência seja muito jovem ela está se expadindo para o todo o território nacional, não ficando mais concentrada no eixo Rio-São Paulo.”

ReconhecimentoAgraciado na área de ciências biológicas com a medalha Grã-Cruz, o médico José Luiz de Lima Filho, da Universidade Federal de Pernambuco, classificou o reconhecimento como um ponto marcante em sua carreira. “Um prêmio que representa um esforço de muitos anos de formação numa área muito importante no nosso país, que é a de diagnóstico médico”, comentou o pesquisador, que estuda sistemas que utilizem biossensores.“É o mesmo sistema que usamos para diagnosticar o nível de glicose, por exemplo. Imagina ter esse sistema para fazer o diagnóstico de dengue, de hepatite e de câncer”, pontuou. “Não só para fazer o diagnóstico, mas também para saber como está evoluindo a doença e se o tratamento está sendo eficiente. E é possível usar essa tecnologia em qualquer lugar do país.”Já o pesquisador Manoel Odorico de Moraes Filho, da Universidade Federal do Ceará, doutor em oncologia pela Universidade de Oxford na Inglaterra, recebeu a condecoração de comendador. “É uma honra para todo cientista brasileira ser escolhido como comendador da ordem”, comentou.Moraes Filho atua na área de clínica e pré-clínica com novos medicamentos e atribuiu a comenda ao trabalho feito em parceria com a esposa e pesquisadora Elizabeth Moraes. “Nós fomos os pioneiros na implantação do estudo de bioequivalência com medicamentos genéricos no Brasil. Nosso grande mérito foi ter dado essa contribuição ao país”, disse.Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI (atualizado às 20h40)

http://www.mcti.gov.br/index.php/content/view/350562/Cerimonia_da_Ordem_do_Merito_Cientifico_inicia_SNCT_em_Brasilia.html

Page 45: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Editoria: Pag:

Assunto: Físico Marcelo Gleiser participa da SNCTCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Físico Marcelo Gleiser participa da SNCT22/10/2013 - 12:00O físico Marcelo Gleiser participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Ele integrará as atividades a convite da Comissão de Ciência e Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Universidade de Brasília (UnB).

Gleiser estará presente na abertura da SNCT, nesta terça-feira (22), como convidado especial. No dia seguinte, às 10h, ele falará sobre “O homem e os caminhos da ciência”, em evento realizado pela UnB. Também na quarta, às 18h, o cientista fará palestra dentro da programação da semana nacional, no Pavilhão do Centro de Exposições do Parque da Cidade. Essa atividade é promovida pelo MCTI, em parceria com o CGEE.

Na quinta, o cientista participará do seminário Caminhos para a Inovação, realizado pela CCT do Senado, com a parceria do MCTI, do CGEE e da UnB. O seu painel abordará o tema “A ciência no desenvolvimento dos esportes de alto rendimento – modalidades olímpicas e paralímpicas”. O objetivo do evento é aproximar o Poder Legislativo das discussões sobre ciência, tecnologia e inovação, buscando soluções para o desenvolvimento tecnológico nacional.

Marcelo Gleiser é também astrônomo, professor e escritor. Ele é graduado em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e doutor pelo Kings College London, na Universidade de Londres. Desde 1997, Gleiser é colunista semanal da Folha de S.Paulo, divulgando a ciência e mostrando explicações simples para os leitores.

Sim

Não

Sim Não

Page 46: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Naquele ano, lançou o seu primeiro livro, A Dança do Universo, que fala da origem do universo tanto ponto de vista científico, como do religioso. Ganhou o prêmio Jabuti por esse livro.

Desde 1991, é professor na Darthmouth College, em Hanover, nos Estados Unidos. Participou de pesquisas no Institute for Theoretical Physics da Califórnia e recebeu bolsas para pesquisa da Nasa (a agência espacial dos Estados Unidos), da National Science Foundation e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Texto: Heloíse Meneses – Ascom do CGEE

http://www.mcti.gov.br/index.php/content/view/350575/Fisico_Marcelo_Gleiser_participa_da_SNCT.html

Page 47: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – Agência Gestão CT&I Editoria: Pag: Assunto: Edital de popularização da ciência tem recursos de R$ 4,8 milhõesCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Edital de popularização da ciência tem recursos de R$ 4,8 milhõesSeg, 21 de Outubro de 2013 14:51Escrito por Agência Gestão CT&IAs inscrições para o edital n°90/2013, que vai selecionar projetos que incentivem a realização de eventos de difusão, popularização e educação científica junto à sociedade brasileira, seguem até 30 de outubro.

Podem participar da seleção, professores e especialistas com formação superior; e ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão da proposta.

O valor total disponibilizado para apoio financeiro é de R$ 4,8 milhões. A chamada é uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para mais informações, acesse o edital completo neste link.

http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4707:edital-de-popularizacao-da-ciencia-tem-recursos-de-r-48-milhoes&catid=1:latest-news

Sim

Não

Sim Não

Page 48: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – Agência Gestão CT&I Editoria: Pag: Assunto: Missão do Confap na Europa buscará ampliar cooperaçõesCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Missão do Confap na Europa buscará ampliar cooperaçõesSeg, 21 de Outubro de 2013 14:59Escrito por Agência Gestão CT&IRepresentantes de nove fundações de amparo à pesquisa (FAPs) estão em missão na Europa para visitas técnicas e para tentar ampliar cooperações com instituições estrangeiras. A comitiva ficará no continente até 25 de outubro.

Uma das paradas do grupo brasileiro será o Reino Unido. Por lá, eles visitarão o Research Councils UK, organização semelhante ao Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), que mostrará o sistema britânico de fomento a pesquisas científicas.

De acordo com a diretora de Ciência e Inovação da Embaixada Britânica em Brasília, Caroline Cowan, Brasil e Reino unido são parceiros na área de pesquisa científica e a missão brasileira será uma oportunidade para fortalecer estes laços. “Esta será mais uma oportunidade de aprofundar e criar novos projetos de colaboração entre os dois países”,

A dirigente destacou ainda que o programa Ciências sem Fronteiras (CsF) será tema de palestra durante a reunião entre as partes. O ex-embaixador britânico no Brasil Alan Charlton, falará sobre oportunidades de bolsas para estudos e pesquisas na área de energias de baixo carbono.

(Agência Gestão CT&I com informações do Confap)

http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4710:missao-do-confap-na-europa-buscara-ampliar-cooperacoes&catid=1:latest-news

Sim

Não

Sim Não

Page 49: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – Agência Gestão CT&I Editoria: Pag: Assunto: Acordo promove transferência de tecnologias em unidades de pesquisa do

MCTICita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Acordo promove transferência de tecnologias em unidades de pesquisa do MCTISeg, 21 de Outubro de 2013 14:53Escrito por Agência Gestão CT&ISete unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) receberão consultoria sobre o processo de transferência de tecnologias. O acordo foi firmado entre o Núcleo de Inovação Tecnológica do Rio de Janeiro (NIT Rio) e a Inventta Consultoria.

O contrato visa fortalecer a interação das unidades de pesquisa com o mercado a partir da abordagem comercial das tecnologias desenvolvidas nas instituiçõe. Tal ação está de acordo com a Lei da Inovação (Lei n°10.973/2004), que atribui ao NIT funções relacionadas ao estímulo de parcerias estratégicas entre institutos de pesquisa e empresas.

A inovação permite aproveitar o conhecimento produzido pelas instituições de pesquisa para desenvolver produtos com alto nível de especialização.

As unidades que receberão o treinamento são: Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e Observatório Nacional (ON).(Agência Gestão CT&I com informações do ON)http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4708:acordo-promove-transferencia-de-tecnologias-em-unidades-de-pesquisa-do-mcti&catid=1:latest-news

Sim

Não

Sim Não

Page 50: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – Jornal da Ciência Editoria: Pag: Assunto: 1. SBPC participa da premiação Ordem do Mérito CientíficoCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

1. SBPC participa da premiação Ordem do Mérito CientíficoAs insígnias foram entregues em cerimônia realizada hoje no Museu Nacional de BrasíliaForam entregues, na manhã desta segunda-feira (21/10), as insígnias da Ordem Nacional do Mérito Científico aos agraciados do ano passado. Trata-se da mais importante condecoração na área científica e tecnológica do país. Instituída em 1993, a honraria reconhece cientistas e personalidades, nacionais e estrangeiros, por darem grandes contribuições ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

Os agraciados são indicados por entidades e autoridades ligadas à área científica e tecnológica, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Academia Brasileira de Ciências (ABC). Dedicada este ano a 70 personalidades nacionais e estrangeiras, a premiação foi entregue pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, que representou a presidente Dilma Rousseff, na cerimônia, realizada no Museu Nacional de Brasília. Compuseram a mesa Helena Nader, presidente da SBPC; Jacob Palis, presidente da ABC; e o comandante da Marinha do Brasil, almirante Júlio Soares de Moura Neto.

Para a premiação, são escolhidos cientistas com contribuição relevante à ciência e tecnologia nas áreas de Ciências Biológicas, Físicas, Ciências Agrárias, Ciências da Terra, Química, Matemática, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Tecnológicas e Engenharias. Existe também a categoria de personalidades nacionais ou estrangeiras, destinada a premiar pessoas que, embora não sejam cientistas, tenham contribuído para o desenvolvimento da ciência e tecnologia.

(Jornal da Ciência)http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.php?id=90057

Sim

Não

Sim Não

Page 51: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – Jornal da Ciência Editoria: Pag: Assunto: 21. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia discute ciência, saúde e

esporteCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

21. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia discute ciência, saúde e esporte

O evento terá programações em todo o país sobre os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas

Ciência, saúde e esporte serão os assuntos em pauta, a partir desta segunda-feira, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O tema deste ano foi escolhido para discutir os grandes eventos esportivos mundiais que serão promovidos no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o evento terá programações em todo o país sobre os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas. Entre os conferencistas estão a ginasta Daiane dos Santos, a jogadora de vôlei Ana Moser, o atleta paralímpico Alan Fonteles e o cientista Marcelo Gleiser.

De acordo com o secretário de Inclusão do MCTI, Oswaldo Baptista, o tema foi escolhido ao se constatar que atualmente o esporte é acompanhado pelas áreas de ciência e saúde. A programação do encontro estará voltada à aprendizagem sobre o funcionamento do corpo humano nos esportes, nos exercícios, nos movimentos e em sua relação com o ambiente externo, do ponto de vista da ciência.

"Procuramos agrupar esses temas, já que o Brasil vai sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada. Além disso, este ano a semana tem parceria com os ministérios da Saúde, do Esporte, da Educação

Sim

Não

Sim Não

Page 52: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

e do Meio Ambiente", disse o secretário. Segundo estimativas de Baptista, devem participar do evento em Brasília 50 mil estudantes do Distrito Federal.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada em todo o país no mês de outubro desde 2004, sob a coordenação do MCTI, com a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. Seu objetivo é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a respeito de temas e atividades na área. O evento será realizado até domingo (27).

(Heloisa Cristaldo/Agência Brasil)

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.php?id=90077

Page 53: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – CNPq Editoria: Pag: Assunto: Delegação da União Europeia no Brasil estreia na SNCTCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Delegação da União Europeia no Brasil estreia na SNCT21 Out 2013 10:30:00 -0200A Delegação da União Europeia no Brasil fará sua primeira participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013, com uma exposição ilustrativa da Cooperação União Europeia-Brasil em Ciência, Tecnologia e Inovação. A mostra permanecerá aberta ao público desta segunda-feira (21) ao domingo (27), no Pavilhão de exposições do Parque da Cidade de Brasília.

A parceria estratégia começou em 2007, com o primeiro acordo de cooperação nessa área. A exposição conta com ilustrações institucionais, diálogos setoriais, projetos de cooperação conjunta, o programa europeu Euraxess Links Brazil e o programa brasileiro Ciência sem Fronteiras.Haverá duas palestras para jovens universitários e pesquisadores, em que representantes nacionais do Euraxess falarão sobre o programa de mobilidade para pesquisadores entre União Europeia e Brasil e representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) tratarão sobre o programa Ciência sem Fronteiras. Ambas no miniauditório 2, na quarta-feira, das 15h às 17h.Na terça, após a inauguração oficial da SNCT, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, participará da inauguração simbólica do estande da Delegação da União Europeia, chefiada pela embaixadora Ana Paula Zacarias.Estarão presentes a diretora de Cooperação Internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação da Comissão Europeia, Maria Cristina Russo, e a chefe da Unidade de Cooperação para a América do Norte, América do Sul e Caribe para Pesquisa e Inovação, Siggi Gruber.

Texto: Ascom da Delegação da União Europeiahttp://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/1308509

Sim

Não

Sim Não

Page 54: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Site – CNPq Editoria: Pag: Assunto: Raupp convida nova embaixadora dos EUA a apoiar a inovação brasileiraCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Raupp convida nova embaixadora dos EUA a apoiar a inovação brasileira

22/10/2013 Terça-Feira, Dia 22 de Outubro de 2013 as 9O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, sugeriu à nova embaixadora dos Estados Unidos, Liliana Ayalde, que estimule as empresas de seu país a fortalecer ainda mais os laços de cooperação tecnológica com o Brasil, em audiência nesta segunda-feira (21).

Questionado sobre que conselho a embaixadora deveria dar à iniciativa privada dos EUA, o ministro recomendou que as companhias de lá acreditem na tecnologia brasileira. “Se puder, nos ajude a atrair empresas que queiram desenvolver produtos aqui”, disse. “Elas podem também se candidatar a receber financiamento dos nossos programas governamentais.”

Raupp contou à embaixadora que ele participa, de sexta-feira (25) a domingo (27), na cidade de Queenstown, no estado norte-americano de Maryland, de encontro do Grupo Carnegie, que reúne ministros da ciência para trocar experiências sobre políticas da área. A formação do evento deste ano inclui nações do G8 – Alemanha, Canadá, EUA, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia –, Brics – Brasil, Índia, China e África do Sul – e o México.

“A tradição é discutir temas sugeridos pelos países”, explicou o ministro. “Nós do Brasil propusemos inovação nas empresas e eu devo liderar esse debate.” As demais pautas do encontro vêm de indicações dos EUA e do Reino Unido, sobre mudanças climáticas e doenças neurodegenerativas, respectivamente.

Internacionalização

Sim

Não

Sim Não

Page 55: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

No Brasil desde setembro, a embaixadora ouviu do ministro detalhes a respeito dos instrumentos do Plano Inova Empresa, lançado em março pelo governo federal, com investimentos de R$ 32,9 bilhões para impulsionar a produtividade e a competitividade da economia do país por meio da inovação tecnológica.

Ele também mencionou o Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior), pelo qual o Brasil vem atraindo grandes empresas norte-americanas, como EMC, GE, IBM, Intel e Microsoft, para estabelecer centros globais de pesquisa no território nacional.

Outra frente de trabalho destacada por Raupp são as parcerias em negociação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas.

Principal destino dos alunos do programa Ciência sem Fronteiras, com 8.863 das 38.272 bolsas já concedidas para todo o mundo, os EUA teriam servido de inspiração para a iniciativa. “Certa vez, o [presidente Barack] Obama comentou com a presidenta Dilma Rousseff que o Brasil mandava poucos estudantes para lá”, lembrou Raupp. “Essa provocação deu origem à ideia.”

Fonte: Ascom do MCTI

http://www.jornalbrasil.com.br/index.php?pg=desc-noticias&id=108862&nome=Raupp%20convida%20nova%20embaixadora%20dos%20EUA%20a%20apoiar%20a%20inova%E7%E3o%20brasileira

Page 56: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Jornal – Jornal do Commercio Editoria: Negócios Pag: B3Assunto: Semana de Ciência fará ações a empreendoresCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Sim

Não

Sim Não

Page 57: CLIPPING FAPEAM - 22.10.2013

Veículo: Jornal – Jornal do Commercio Editoria: Negócios Pag: B3Assunto: Fucapi cria empresa para gerenciar cadeia de pesca Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 22/10/2013

Sim

Não

Sim Não