6
Data Veículo Página Tamanho 27.06.2014 Tribuna do Norte Negócios e Finanças06 5cm

Clipping sebrae 27 06

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Clipping sebrae 27 06

Data Veículo Página Tamanho

27.06.2014 Tribuna do Norte Negócios e Finanças– 06 5cm

Page 2: Clipping sebrae 27 06

Data Veículo Página Tamanho

27.06.2014 Gazeta do Oeste Teens e Tais– 08 4cm

Page 3: Clipping sebrae 27 06

Data Veículo Página Tamanho

26.06.2014 Portal no Ar

Sebrae mobiliza Seridó em torno das compras governamentais

Seminário e encontro de negócios promovidos pelo Sebrae comprovam que as compras governamentais podem

alavancar a economia das cidades e fomentar novas parcerias

Por Agência Sebrae

As vantagens e benefícios de priorizar as micro e pequenas empresas em licitações públicas em âmbito municipal foram o centro das discussões do Seminário Regional de Compras Governamentais, realizado nesta quinta-feira (26), em Caicó. Promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com o Sistema Fecomércio, o evento reuniu cerca de 50 empresários e representantes de prefeituras de 12 cidades da região, responsáveis pelo setor de licitações e pregões. Além do seminário, também será realizado nesta sexta-feira (27) um encontro de negócio para aproximar pequenas empresas seridoenses.

As duas iniciativas fazem parte dos esforços do Sebrae no Rio Grande do Norte para mobilizar prefeitos e demais gestores públicos para implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que estabelece tratamento diferenciado para as empresas com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões nas aquisições de bens e serviços por parte de órgãos e autarquias ligados a governo e prefeituras. São ações, na área de políticas públicas, que buscam aproximar as empresas das instituições governamentais para esclarecer o que prevê a Lei Geral, visando tirar a lei do papel.

“São projetos amplos e duradouros que frisam a capacitação acerca das licitações, dos pregões, entre outros”, esclarece o gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-RN, Hélmani de Souza Rocha. Sobre o seminário, o gerente explica que o evento foi idealizado para incentivar as negociações entre os dois públicos, empresários e órgãos públicos. “A questão das compras governamentais e tudo o que implicam é muito representativo, já que o dinheiro decorrente da compra circula dentro do próprio município, gerando, renda e emprego ao passo que também fortalece a economia local”.

Durante o seminário, que durou toda a manhã desta quinta-feira, o pós-graduado em Finanças Corporativas e Gestão Pública e consultor do Programa de Compras Governamentais do Sebrae Nacional, Luis César Pivovar, apresentou para os participantes do evento as principais oportunidades de negócios que surgem para microempresas, empresas de pequeno porte e Microempreendedores Individuais com a implementação da Lei Geral (Lei Complementar 123/2006).

“O problema não é a empresa ser pequena. O problema é a empresa estar sozinha! Questões, como o cadastramento das empresas, elaboração de catálogos, o pagamento em dia dos pequenos negócios, além do firmamento de acordos com contratos assinados, são algumas das ações que devem ser adotadas”, alerta Luis Pivovar.

Mas o poder público é peça fundamental nesse processo e, nesse sentido, boas iniciativas não faltam. É o caso da cidade pernambucana de Arcoverde, que implantou um programa de compras governamentais. A iniciativa foi apresentada como caso de sucesso no seminário pelo vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Wellington José Pereira de Araújo. “A oportunidade que estamos tendo é ímpar, uma vez que é um momento de discussão entre o empresariado, especialistas e instituições”, diz, ressaltando que o maior incentivo tem de partir do setor público.

De acordo com o vice-prefeito, o evento é muito positivo, na medida que tem a oportunidade de compartilhar o que está em prática, quanto às compras governamentais, em Arcoverde. “Queremos que comecem a implantar a Lei das Compras em outras cidades, pois contribuirá, decerto, com o desenvolvimento local”.

http://portalnoar.com/sebrae-mobiliza-serido-em-torno-das-compras-governamentais/

Page 4: Clipping sebrae 27 06

Data Veículo Página Tamanho

26.06.2014 Portal no Ar

Rodada facilita negociação com oito instituições públicas

Sebrae promove Rodada de Negócios entre empresas do Seridó e instituições públicas locais, estaduais e federais

que demandam serviços e bens na região

Por Agência Sebrae

Para aproximar as pequenas empresas da região do Seridó de órgãos públicos e fortalecer o programa de Compras Governamentais no Rio Grande do Norte, o Sebrae no Rio Grande do Norte promove nesta sexta-feira (27) uma Rodada de Negócio específica para empreendedores da região que desejam fornecer para prefeituras e instituições públicas das três esferas. O encontro será realizado no auditório da Casa do Empresário, das 18h às 22h, uma rodada de negócios.

A idéia é fortalecer o desenvolvimento da economia local, aproximando micro e pequenas empresas do município de instituições públicas, através de rápidos encontros de negócios agendados. Participam como âncoras diversas organizações, como o Senai, Sesc, Senac, 1º Batalhão Seridó, UFRN, IFRN, Prefeitura e Câmara Municipal de Caicó.

A rodada de negócios busca, ainda, ampliar a curto e longo prazos, as compras locais, além de divulgar e esclarecer procedimentos e exigências das compras governamentais e os processos de aquisições de bens e serviços.

http://portalnoar.com/rodada-facilita-negociacao-com-oito-instituicoes-publicas/

Page 5: Clipping sebrae 27 06

Data Veículo Página Tamanho

26.06.2014 Portal no Ar

Meta é ampliar número de cidades com lei da micro e peqena empresa

implementada

Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Paulo Roberto Alves, diz que ampliação de municípios que põe

legislação em prática é possível com trabalho contínuo de orientação

Por Agência Sebrae

Os esforços do Sebrae para que a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa seja implementada em uma maior quantidade de municípios potiguares passam também pelo trabalho conjunto com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN). Através de um convênio com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas, as duas instituições atuam conjuntamente para orientar e fazer valer o que está na legislação.

Para o presidente do TCE, Paulo Roberto Alves, na prática, o Tribunal de Contas vem participando de eventos, em conjunto com o Sebrae, por meio dos quais os gestores públicos, abrangendo as esferas estadual e municipal, vêm sendo orientados quanto à necessidade de a Lei Geral ser implementada nos seus respectivos esferas, dada a grande importância que ela tem para fomentar o desenvolvimento local e regional.

“Essa parceria também se materializa na forma de visita técnica aos municípios, a fim de conhecer as experiências, sobretudo no que concerne ao funcionamento das Salas do Empreendedor, como, aliás, aconteceu recentemente em Passa e Fica, Baía Formosa e Parelhas”, ressalta o conselheiro.

Na avaliação de Paulo Roberto Alves, o universo dos municípios potiguares que já implementaram a Lei Geral podedo Norte, pode ser ampliado por meio de um trabalho contínuo de orientação e monitoramento, por parte do Tribunal de Contas, com o objetivo de solucionar problemas que estejam dificultando, no âmbito local ou regional, o cumprimento das disposições contidas na legislação.

Capacitação

Nesse sentido, a Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, que integra a estrutura orgânico-funcional do TCE, tem um papel fundamental para capacitação de servidores dos órgãos jurisdicionados, dando a oportunidade de uma melhor compreensão da Lei Geral e, de modo mais específico, dos aspectos atinentes às contratações públicas por meio de certames licitatórios abrangendo, de maneira exclusiva ou por subcontratação, o segmento das microempresas e das empresas de pequeno porte.

O presidente do TCE reconhece a importância da Lei Complementar 123/2006 para o fortalecimento das microempresas e das empresas de pequeno porte, consideradas o segmento responsável pela maioria dos empregos gerados no País. “Entre tantos aspectos positivos e significativos resultantes do advento desse diploma legal, destacam-se, no que compete mais diretamente à atuação do Tribunal de Contas, ou seja no que concerne às licitações e contratações públicas, as normas que se referem ao tratamento diferenciado e simplificado a ser conferido a essas pequenas empresas para acesso aos mercados, constantes dos artigos 42 a 49 da Lei Geral”.

Segundo ele, esse conjunto de normas proporciona a promoção do desenvolvimento econômico e social, no âmbito municipal e regional, a ampliação da eficiência das políticas públicas e o incentivo à inovação tecnológica.

http://portalnoar.com/meta-e-ampliar-numero-de-cidades-com-lei-da-micro-e-peqena-empresa-implementada/

Page 6: Clipping sebrae 27 06

Data Veículo Página Tamanho

26.06.2014 Natal Press

Assú promove seminário do programa Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Nesta quinta-feira (26), das 8h às 12h, a Prefeitura do Assú promove, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, seminário com vistas ao programa Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, no auditório do Sebrae na cidade.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social de Assú, Maíra Leiliane: “O seminário consiste, em principio, na criação do comitê intersetorial de acompanhamento que auxiliará na implementação, incentivo e promoção de políticas públicas que estejam em consonância com os oito temas globais”, explicou. Os temas são: Erradicação da extrema pobreza e da fome, Promoção de educação básica de qualidade para todos, Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, Reduzir a mortalidade infantil, Melhorar a saúde materna, Combater o HIV/AIDS, a malaria e outras doenças, Garantir a sustentabilidade ambiental, Estabelecer parcerias para o desenvolvimento social.

Pacto firmado

O pacto em favor do programa Objetivos para o Desenvolvimento do Milênio já foi firmado entre 190 países dentre eles o Brasil, e em 2010 esse compromisso foi renovado com a intenção de buscar de forma mais rápida a efetivação dessas oito metas.

O seminário desta quinta-feira também conta com a organização da Secretaria Geral da Presidência da República, PNUD, Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e o Instituto de Desenvolvimento Humano João Candido de Araújo.

http://www.natalpress.com.br/site/index.php/interior-rn/4714-assu-promove-seminario-do-programa-objetivos-de-desenvolvimento-do-milenio