30
Colégio Gonzaga Colégio Gonzaga Professora Vívian Professora Vívian 1º ANO Ensino Médio

Colégio Gonzaga

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Colégio Gonzaga. Professora Vívian. 1º ANO Ensino Médio. Avaliações. Prova Integrada – Questões interpretativas. Prova em sala de aula – Questões gramaticais Atividades em sala de aula. LINGUAGEM. O que é linguagem ?. A linguagem é própria do ser humano ?. - PowerPoint PPT Presentation

Citation preview

Page 1: Colégio Gonzaga

Colégio GonzagaColégio Gonzaga

Professora VívianProfessora Vívian

1º ANOEnsino Médio

Page 2: Colégio Gonzaga

AvaliaçõesAvaliações

Prova Integrada – Questões interpretativasProva Integrada – Questões interpretativas

Prova em sala de aula – Questões gramaticaisAtividades em sala de aula

Page 3: Colégio Gonzaga

LINGUAGEMLINGUAGEM

• O que é linguagem ?O que é linguagem ?

• Quais os diferentes tipos de Quais os diferentes tipos de linguagem de que o homem dispõe linguagem de que o homem dispõe para se comunicar?para se comunicar?

• A linguagem é própria do ser humano ?A linguagem é própria do ser humano ?

Page 4: Colégio Gonzaga

LINGUAGENS: GESTOSLINGUAGENS: GESTOS

O CORPO FALA.

Page 5: Colégio Gonzaga

LINGUAGENS: GESTOSLINGUAGENS: GESTOS

O CORPO FALA.

Page 6: Colégio Gonzaga

GESTOS E CULTURAGESTOS E CULTURA

EU JURO! ELE ESTÁ BÊBADO!

DESCULPA!

ACABOU! PERFEITO! NADA!

Page 7: Colégio Gonzaga

LINGUAGENS: DANÇALINGUAGENS: DANÇA

DÉBORA COLKER EM “CASA” (1999)

O CORPO FALA.

COREOGRAFIA VASOS DO ESPETÁCULO “4 POR 4” (2002)

Page 8: Colégio Gonzaga

LINGUAGENS: ESCULTURALINGUAGENS: ESCULTURA

“Guiado pela minha primeira inspiração (Dante), imaginei um outro pensador, um homem nu, sentando em uma rocha, os pés encolhidos, ele sonha.O pensamento fértil devagar se desenvolve em seu cérebro. Ele não é mais um pensador, ele é criador.” Auguste Rodin

“O Pensador” (Auguste Rodin)

A ESCULTURA TATEIA.

Page 9: Colégio Gonzaga

LINGUAGENS: LITERATURALINGUAGENS: LITERATURA

Oh! Alto e baixoOh! Alto e baixo

em círculos e retasem círculos e retas

acima de nós, em redor acima de nós, em redor [de nós[de nós

as palavras voam.as palavras voam.

E às vezes pousam.E às vezes pousam.

(Cecília Meireles)(Cecília Meireles)

A POESIA SURPREENDE.

VôoVôo

Alheias e nossasAlheias e nossasas palavras voam.as palavras voam.Bando de borboletasBando de borboletas

[multicolores,[multicolores,as palavras voam.as palavras voam.Voam as palavras Voam as palavras como águias imensas.como águias imensas.Como escuros Como escuros morcegosmorcegoscomo negros abutres,como negros abutres,as palavras voam.as palavras voam.

Page 10: Colégio Gonzaga

LINGUAGENS: LITERATURALINGUAGENS: LITERATURA

Paulo Leminski - 1982

"Para o zen budismo, a lua na água é um símbolo da impermanência de todas as coisas.“

Paulo Leminski

Page 11: Colégio Gonzaga

LINGUAGENS: MÚSICALINGUAGENS: MÚSICA

ADRIANA CALCANHOTO

JOTA QUEST

A MÚSICA IRRADIA.

Page 12: Colégio Gonzaga

LINGUAGENS: TEATROLINGUAGENS: TEATRO

Fernanda Montenegro ao lado de Fernando Torres, em cena da peça "Dias Felizes" (1985/6).

O TEATRO ENCENA O VERBAL, O VISUAL E O

SONORO.

Page 13: Colégio Gonzaga

LINGUAGENS: CINEMALINGUAGENS: CINEMA

“O AUTO DA COMPADECIDA”

“TEMPOS MODERNOS”

O CINEMA MOVIMENTA.

Page 14: Colégio Gonzaga

LINGUAGENS: PINTURALINGUAGENS: PINTURA

"Passeava pela estrada com dois amigos, olhando o pôr-do-sol, quando o céu de repente se tornou vermelho como sangue. Parei, recostei-me na cerca, extremamente cansado - sobre o fiorde preto azulado e a cidade estendiam-se sangue e línguas de fogo. Meus amigos foram andando e eu fiquei, tremendo de medo - podia sentir um grito infinito atravessando a paisagem." (Edvard Munch – “O Grito)

A PINTURA IMPRIME.

Page 15: Colégio Gonzaga

LINGUAGENS: FOTOGRAFIA E LINGUAGENS: FOTOGRAFIA E DESENHODESENHO

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

A FOTOGRAFIA FLAGRA.

Page 16: Colégio Gonzaga

LINGUAGENS: CHARGELINGUAGENS: CHARGE

“Rio Balavilha”

Page 17: Colégio Gonzaga

LINGUAGENS: LINGUAGENS: QUADRINHOSQUADRINHOS

Page 18: Colégio Gonzaga

LINGUAGENS: TRÂNSITOLINGUAGENS: TRÂNSITO

Page 19: Colégio Gonzaga

LINGUAGEM É...LINGUAGEM É...

... a atividade humana que, nas representações ... a atividade humana que, nas representações de mundo que constrói, de mundo que constrói, revela aspectos revela aspectos históricos, sociais e culturaishistóricos, sociais e culturais. É por meio da . É por meio da linguagem que o ser humano organiza e dá linguagem que o ser humano organiza e dá forma às suas experiências. forma às suas experiências. Seu uso ocorre na Seu uso ocorre na interação social e pressupõe a existência de interação social e pressupõe a existência de interlocutoresinterlocutores*. São exemplos de diferentes *. São exemplos de diferentes linguagens utilizadas pelo ser humano as linguagens utilizadas pelo ser humano as línguas, a pintura, a dança, os logotipos, os línguas, a pintura, a dança, os logotipos, os quadrinhos, os sistemas gestuais, entre outros.quadrinhos, os sistemas gestuais, entre outros.

* Interlocutor: cada um dos participantes de um diálogo.

Page 20: Colégio Gonzaga

USAMOS A LINGUAGEM PARA...USAMOS A LINGUAGEM PARA...

...pedir ou ...pedir ou transmitir informações transmitir informações na maior na maior parte do tempo, mas, além do intuito parte do tempo, mas, além do intuito comunicativo, a linguagem deve dar conta comunicativo, a linguagem deve dar conta também das também das necessidades subjetivasnecessidades subjetivas, que se , que se expressam nas palavras, nos sentimentos, expressam nas palavras, nos sentimentos, nas sensações, nas emoções.nas sensações, nas emoções.

“A linguagem é um fato exclusivamente humano, um método de comunicação racional de idéias, emoção e desejos por meio de símbolos produzidos de maneira deliberada.”

Rabaça & Barbosa (1987, p. 367)

Page 21: Colégio Gonzaga

TIPOS DE LINGUAGEMTIPOS DE LINGUAGEM

1. 1. VERBALVERBAL: aquela que utiliza a língua : aquela que utiliza a língua (oral ou escrita), que tem a palavra, ou (oral ou escrita), que tem a palavra, ou signos lingüísticos, por sinal.signos lingüísticos, por sinal.

As diferentes linguagens representam uma As diferentes linguagens representam uma dada realidade por meio de signos, isto é, dada realidade por meio de signos, isto é, de de sinais que significamsinais que significam. Assim, . Assim, dependendo dos sinais utilizados, pode-se dependendo dos sinais utilizados, pode-se falar em duas formas de linguagem: falar em duas formas de linguagem:

Page 22: Colégio Gonzaga

TIPOS DE LINGUAGEMTIPOS DE LINGUAGEM

NÃO-VERBALNÃO-VERBAL: aquela que utiliza qualquer código : aquela que utiliza qualquer código que não seja a palavra, como a música, que tem o que não seja a palavra, como a música, que tem o som por sinal, a dança, que tem o movimento por som por sinal, a dança, que tem o movimento por sinal, a mímica, que tem o gesto por sinal, a pintura, sinal, a mímica, que tem o gesto por sinal, a pintura, a fotografia e a escultura, que têm a imagem por a fotografia e a escultura, que têm a imagem por sinal etc.sinal etc.

““A leitura não-verbal é uma maneira peculiar de ler: visãoA leitura não-verbal é uma maneira peculiar de ler: visão/leitura, leitura, espécie de olhar tátil, multissensível (...). Não se ensina como ler espécie de olhar tátil, multissensível (...). Não se ensina como ler o não-verbal: exige uma leitura, se não desorganizada, pelo o não-verbal: exige uma leitura, se não desorganizada, pelo menos sem ordem estabelecida, convencional ou sistematizada.”menos sem ordem estabelecida, convencional ou sistematizada.”

Ferrara (1996, p. 19.)Ferrara (1996, p. 19.)

Page 23: Colégio Gonzaga

LÍNGUA E CÓDIGOLÍNGUA E CÓDIGO CÓDIGOCÓDIGO: sistemas de sinais ou símbolos : sistemas de sinais ou símbolos

preestabelecidos entre os interlocutores preestabelecidos entre os interlocutores para comunicar suas idéias. para comunicar suas idéias.

LÍNGUALÍNGUA: sistema de representação : sistema de representação socialmente construído, constituído por socialmente construído, constituído por signos (sinais que significam) signos (sinais que significam) lingüísticos. lingüísticos.

TODA LÍNGUA É UM CÓDIGO, TODA LÍNGUA É UM CÓDIGO, MAS NEM TODO CÓDIGO É UMA MAS NEM TODO CÓDIGO É UMA

LÍNGUA.LÍNGUA.

Page 24: Colégio Gonzaga

O VALOR SIMBÓLICO DA O VALOR SIMBÓLICO DA LINGUAGEMLINGUAGEM

““As linguagens utilizadas pelos seres humanos As linguagens utilizadas pelos seres humanos pressupõem conhecimento, por parte de seus pressupõem conhecimento, por parte de seus usuários, do valor simbólico dos seus signos. Se usuários, do valor simbólico dos seus signos. Se não houvesse acordo com relação a esse valor, não houvesse acordo com relação a esse valor, ou seja, se não fosse possível aos usuários de ou seja, se não fosse possível aos usuários de uma mesma linguagem identificar aquilo a que uma mesma linguagem identificar aquilo a que determinado signo faz referência, qualquer determinado signo faz referência, qualquer interação através da atividade da linguagem interação através da atividade da linguagem ficaria prejudicada, pois não haveria ficaria prejudicada, pois não haveria comunicação.” comunicação.” Abaurre & Pontara (2006, p. 3)Abaurre & Pontara (2006, p. 3)

Page 25: Colégio Gonzaga

O VALOR SOCIAL DA O VALOR SOCIAL DA LINGUAGEMLINGUAGEM

““Tudo o que ser humano alcançou de Tudo o que ser humano alcançou de crescimento cultural está ligado à crescimento cultural está ligado à linguagem. Sem ela, a cultura não linguagem. Sem ela, a cultura não existiria, e os conhecimentos não existiria, e os conhecimentos não poderiam ser transmitidos de geração poderiam ser transmitidos de geração para geração. para geração. A linguagem torna possível A linguagem torna possível o desenvolvimento e a transmissão de o desenvolvimento e a transmissão de culturas, bem como o funcionamento culturas, bem como o funcionamento eficiente e o controle dos grupos sociais.”eficiente e o controle dos grupos sociais.”

Campedelli & Souza (1998, p. 10)Campedelli & Souza (1998, p. 10)

Page 26: Colégio Gonzaga

ENEMENEM

Nos últimos anos, Nos últimos anos, o que mais caiu na o que mais caiu na prova de Linguagensprova de Linguagens foi a interpretação  foi a interpretação de texto. Também costumam ser de texto. Também costumam ser cobrados os conteúdos de literatura, cobrados os conteúdos de literatura, gramática (principalmente relacionada à gramática (principalmente relacionada à semântica), identificação de norma culta e semântica), identificação de norma culta e popular, funções de linguagem, figuras de popular, funções de linguagem, figuras de linguagem e gêneros textuais.linguagem e gêneros textuais.

Page 27: Colégio Gonzaga

Luciana trabalha em uma loja de venda de carros. Ela tem um papel muito Luciana trabalha em uma loja de venda de carros. Ela tem um papel muito importante de fazer a conexão entre os vendedores, os compradores e o importante de fazer a conexão entre os vendedores, os compradores e o serviço de acessórios. Durante o dia, ela se desloca inúmeras vezes da sua serviço de acessórios. Durante o dia, ela se desloca inúmeras vezes da sua mesa para resolver os problemas dos vendedores e dos compradores. No mesa para resolver os problemas dos vendedores e dos compradores. No final do dia, Luciana só pensa em deitar e descansar as pernas. final do dia, Luciana só pensa em deitar e descansar as pernas.

Na função de chefe preocupado com a produtividade (número de carros Na função de chefe preocupado com a produtividade (número de carros vendidos) e com a saúde e a satisfação dos seus funcionários, a atitude vendidos) e com a saúde e a satisfação dos seus funcionários, a atitude correta frente ao problema seria correta frente ao problema seria

a) propor a criação de um programa de ginástica laboral no início da jornada a) propor a criação de um programa de ginástica laboral no início da jornada de trabalho. de trabalho.

b) sugerir a modificação do piso da loja para diminuir o atrito do solo e reduzir b) sugerir a modificação do piso da loja para diminuir o atrito do solo e reduzir as dores nas pernas. as dores nas pernas.

c) afirmar que os problemas de dores nas pernas são causados por c) afirmar que os problemas de dores nas pernas são causados por problemas genéticos. problemas genéticos.

d) ressaltar que a utilização de roupas bonitas e do salto alto são condições d) ressaltar que a utilização de roupas bonitas e do salto alto são condições necessárias para compor o bom aspecto da loja. necessárias para compor o bom aspecto da loja.

e) escolher um de seus funcionários para conduzir as ativdades de ginástica e) escolher um de seus funcionários para conduzir as ativdades de ginástica laboral em intervalos de 2 em 2 horas. laboral em intervalos de 2 em 2 horas.

    

  

Page 28: Colégio Gonzaga

E-mail com hora programadaE-mail com hora programadaRedação INFO, 28 de agosto de 2007.Redação INFO, 28 de agosto de 2007.

Agende o envio de e-mails no Agende o envio de e-mails no Thunderbird Thunderbird com a extensão com a extensão SendLaterSendLater

Nem sempre é interessante mandar um e-mail na hora. Há situacões em Nem sempre é interessante mandar um e-mail na hora. Há situacões em que agendar o envio de uma mensagem é util, como em datas que agendar o envio de uma mensagem é util, como em datas comemorativas ou quando o e-mail serve para lembrar o destinatário de comemorativas ou quando o e-mail serve para lembrar o destinatário de algum evento futuro. O algum evento futuro. O ThunderbirdThunderbird, o ótimo cliente de e-mail do grupo , o ótimo cliente de e-mail do grupo Mozilla, conta com uma extensão para esse fim. Trata-se do Mozilla, conta com uma extensão para esse fim. Trata-se do SendLaterSendLater. . Depois de instalado, ele cria um item no menu de criação de mensagens Depois de instalado, ele cria um item no menu de criação de mensagens que permite marcar o dia e a hora exatos para o envio do e-mail. Só há que permite marcar o dia e a hora exatos para o envio do e-mail. Só há um ponto negativo: para garantir que a mensagem seja enviada na hora, um ponto negativo: para garantir que a mensagem seja enviada na hora, o o Thunderbird Thunderbird deverá estar em execução. Senão, ele mandará o e-mail deverá estar em execução. Senão, ele mandará o e-mail somente na próxima vez que for rodado.somente na próxima vez que for rodado.

Disponivel em: http://info.abril.com.br.Disponivel em: http://info.abril.com.br. Acesso em: 18 fev. 2012 (adaptado).Acesso em: 18 fev. 2012 (adaptado).   

Page 29: Colégio Gonzaga

2. Considerando-se a função do 2. Considerando-se a função do SendLaterSendLater, o , o objetivo do autor do texto objetivo do autor do texto E-mail com hora E-mail com hora

programada éprogramada é a) eliminar os entraves no envio de mensagens a) eliminar os entraves no envio de mensagens

via e-mail.via e-mail. b) viabilizar a aquisição de conhecimento b) viabilizar a aquisição de conhecimento

especializado pelo usuário.especializado pelo usuário. c) permitir a seleção dos destinatários dos textos c) permitir a seleção dos destinatários dos textos

enviados.enviados. d) controlar a quantidade de informações d) controlar a quantidade de informações

constantes do corpo do texto.constantes do corpo do texto. e) divulgar um produto ampliador da e) divulgar um produto ampliador da

funcionalidade de um recurso comunicativofuncionalidade de um recurso comunicativo..

Page 30: Colégio Gonzaga

QuestõesQuestões

- Defina linguagem.Defina linguagem.- Exemplos de linguagem.Exemplos de linguagem.

- Diferença entre linguagem verbal e não-- Diferença entre linguagem verbal e não-verbal.verbal.