20
Comunicação e Expressão • Redação em Língua Portuguesa • Língua Portuguesa • Literatura Brasileira • Língua Inglesa Ciências Naturais e Exatas • Matemática • Física • Química • Biologia Humanidades e Atualidades • História Geral e do Brasil • Geografia Geral e do Brasil • Atualidades

Comunicação e Expressão Ciências Naturais e Exatas ...1).pdf · ... entre a rua e o muro, seja na casa, na ... Ou da época em que você esperava ansiosamente que determinada

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Comunicação e Expressão Ciências Naturais e Exatas ...1).pdf · ... entre a rua e o muro, seja na casa, na ... Ou da época em que você esperava ansiosamente que determinada

Comunicação e Expressão• Redação em Língua Portuguesa

• Língua Portuguesa

• Literatura Brasileira

• Língua Inglesa

Ciências Naturais e Exatas• Matemática

• Física

• Química

• Biologia

Humanidades e Atualidades• História Geral e do Brasil

• Geografia Geral e do Brasil

• Atualidades

Page 2: Comunicação e Expressão Ciências Naturais e Exatas ...1).pdf · ... entre a rua e o muro, seja na casa, na ... Ou da época em que você esperava ansiosamente que determinada

Instruções para a realização do exame

Composição do Exame1 proposta para a Prova de Redação (dissertação) e 60 questões de múltipla escolha;

Cada questão tem apenas UMA ALTERNATIVA CORRETA;

As Provas são AUTO-EXPLICATIVAS. Nenhum supervisor ou auxiliar de sala está autorizado a prestar informações sobre as questões.

Duração do Exame4 horas;

Você poderá retirar-se da sala somente após 1 hora e 30 minutos do início do exame.

ATENÇÃO: no fi nal do exame você deverá entregarao Supervisor de Sala a Folha de Respostas e a Folha de Redação.

Folha de RespostasDeverá ser preenchida com CANETA ESFEROGRÁFICA AZUL – escrita grossa, nos campos ópticos próprios;

Qualquer rasura invalidará sua resposta;

Confi ra seu nome e número de inscrição impressos na Folha de Respostas com a etiqueta que está na sua carteira;

ASSINE com caneta no campo indicado. A Folha de Respostas será considerada válida somente com a sua assinatura.

Caso sua Folha de Respostas seja danifi cada ou esteja com erro, solicite ao Supervisor para substituí-la por outra em branco, que você deverá preencher como segue:

– ESCREVA, na parte superior, NÚMERO DE INSCRIÇÃO, SEU NOME, SUA ASSINATURA E A DATA DO EXAME;

– No campo INSCRIÇÃO da Folha de Respostas, você deverá marcar apenas UM ALGARISMO EM CADA LINHA;

– COLOQUE OS ZEROS do número de inscrição.

Avaliação das ProvasQuestões de 61 a 71;

Preencha apenas uma alternativa de cada questão.

VOCÊ PODERÁ LEVAR O CADERNO DE QUESTÕES.

Bom Exame!

AUTOEXPLICATIVASAUTOEXPLICATIVASAUTOEXPLICATIVAS

40

41 51

AUTOEXPLICATIVASAUTOEXPLICATIVASAUTOEXPLICATIVAS

Page 3: Comunicação e Expressão Ciências Naturais e Exatas ...1).pdf · ... entre a rua e o muro, seja na casa, na ... Ou da época em que você esperava ansiosamente que determinada

Prova de Redação - Instruções

• Leia atentamente a proposta. • Não coloque nome. • Use caneta para escrever sua Redação. • Não haverá revisão de prova. • Não serão considerados poemas ou desenhos.• Os examinadores irão avaliar sua Redação considerando sua capacidade em:

1 - Leitura e compreensão; 3 - Desenvolvimento do tema;2 - Estrutura textual; 4 - Recursos da escrita.

• ATENÇÃO. Verifique o número de sequência na etiqueta da carteira em que você estiver assentado, para o preenchimento correto na folha de redação.

Leia atentamente trechos do artigo a seguir e escreva um TEXTO DISSERTATIVO no qual você discuta a seguinte afirmação “as crianças denunciam a brutalidade do país que criamos para elas, fazendo as perguntas que os adultos preferem não fazer a si mesmos.”

“Mãe, onde dormem as pessoas marrons?”

Uma amiga me conta, na volta de uma viagem a Paris com a família. “Só quando estava lá é que percebi que minha filha estava, literalmente, andando na rua pela primeira vez”. A menina tem quatro anos. Classe média. Mora em São Paulo, num condomínio fechado. Do condomínio, vai de carro para a escola privada. Da escola privada volta para casa. No fim de semana, fica dentro do seu condomínio ou vai para outros condomínios, de casas ou prédios, cercados por muros ou grades, com guaritas e porteiros. Ou vai a shoppings, onde chega pelo estacionamento, de onde sai pelo estacionamento. Desloca-se apenas de carro, bem presa na cadeirinha, protegida atrás de janelas fechadas, vidros escurecidos com insulfilm. De muro em muro, a criança passou os primeiros quatro anos de vida sem pisar na rua, a não ser por breves e arriscados instantes. E apenas quando a rua não pôde ser evitada. E apenas como percurso rápido, temeroso, entre um muro e outro.

A cidade é uma paisagem do outro lado do vidro, uma paisagem que ela espia mas não toca. O fora, o lado exterior, é uma ameaça. O outro é aquele com quem ela não pode conviver, tanto que não deve nem enxergá-la. Até mesmo contatos visuais devem ser evitados, encontros de olhares também são perigosos. Qualquer permeabilidade entre o dentro e o fora, entre a rua e o muro, seja na casa, na escola, no shopping ou no carro, ela já aprendeu a decodificar como intrusão. O outro é o intruso, aquele que, se entrar, vai tirar dela alguma coisa. Se a tocar, vai contaminá-la. Se a enxergar, vai ameaçá-la.

A rua, o espaço público, é onde ela não pode estar. E por quê? Porque lá está o outro, o diferente. E ela só pode estar segura entre seus iguais, no lado de dentro dos muros.

Minha amiga chocou-se, de repente desconhecida de si mesma. Tinha passado os primeiros quatro anos da vida da filha preocupada em descobrir qual era a casa mais protegida que poderiam comprar juntando as economias dela e do marido, a casa dentro de muros, mas com espaço de convivência, com um “playground” em que as crianças de dentro, as crianças “certas”, se encontram. Em seguida, preocupada em escolher uma escola que garantiria mais habilidades competitivas quando a menina chegasse à vida adulta e que também fosse uma escola protegida, na qual a filha ficasse segura no lado de dentro. Não tinha sequer percebido que estava criando uma criança com horror a todos aqueles que estavam do lado de fora dos muros e com pavor de pisar na rua.

Outra mãe, esta de um menino, ficou sem respostas diante de duas perguntas sequencias do filho pequeno: “Por que ela é marrom?”, o menino perguntou, referindo-se à empregada. E, logo em seguida: “Onde dormem as pessoas marrons?”, já que as “pessoas marrons” deixavam os muros ao final do dia, tanto na casa dela quanto na casa dos amiguinhos, mas ele não sabia para onde iam. Outro condomínio?

Podem parecer acontecimentos banais para alguns, afinal, os tempos são assim. Podem parecer histórias de terror, para outros, afinal, os tempos são assim. Para mim as crianças denunciam a brutalidade do país que criamos para elas, fazendo as perguntas que os adultos preferem não fazer a si mesmos. Não sabemos que pessoas serão estas que crescem entre muros e que aprendem a escanear o outro, o diferente, como ameaça.

(...)

Uma sociedade de muros sempre vai precisar forjar monstros para seguir justificando a desumanização e o sistema não oficial de castas. Aqueles que tentam se sentir seguros e criar seus filhos em segurança não estão inseguros porque há um outro ameaçador do lado de fora. Essa é só a aparência que mantém tudo como está. O que precisamos não é erguer muros cada vez mais altos, mas derrubá-los e nos misturarmos nas ruas da cidade.

(...)

Primeiro, é preciso estabelecer as fronteiras. Os que estão do lado de dentro, com a ilusão de proteção, os que estão do lado de fora tentando entrar porque há algo lá que eles não têm. Há ainda aqueles que entram e saem em períodos determinados, pela porta lateral ou dos fundos, para desempenhar serviços e manter a ilusão da paisagem intacta (grama aparada, árvores podadas, ruas e casas limpas etc). Estes outros, tolerados porque necessários, mas uniformizados e indistintos para reforçar a única (des)identidade que importa: a da função, esta estratégica, de maquiar a realidade, limpando a sujeira para que tudo pareça imutável. Garantindo assim a manutenção do paraíso como paraíso que não decai nem se arruína. Ao final, autolimpando-se ao deixar os muros. Vale a pena repetir a pergunta perturbadora do menino do início: “Mãe, onde dormem as pessoas marrons?”.

(...)(Eliane Brum. Mãe, onde dormem as pessoas marrons?. Disponível em:

<http://brasil.elpais.com/brasil/2015/06/22/opinion/1434983312_399365.html > Acesso em: 10 out. 2015)

Page 4: Comunicação e Expressão Ciências Naturais e Exatas ...1).pdf · ... entre a rua e o muro, seja na casa, na ... Ou da época em que você esperava ansiosamente que determinada

Número de Sequência Campi TAQ SBO LINS Bloco Sala

Folha de Redação

04

Page 5: Comunicação e Expressão Ciências Naturais e Exatas ...1).pdf · ... entre a rua e o muro, seja na casa, na ... Ou da época em que você esperava ansiosamente que determinada

Comunicação e ExpressãoLíngua Portuguesa

Leia o texto que segue para responder às questões de 1 a 4.

Ponto dentro da curvaProibição do Uber foi apenas uma nota de rodapé no livro da nova realidade deste século

Os taxistas que comemoraram a proibição do aplicativo Uber em São Paulo na semana passada podem ir tirando seu cavalinho da chuva. Queimem os fogos de artifício enquanto é tempo, pois mesmo que o próprio Uber venha ser proibido no mundo inteiro (algo pouco provável), ele aponta para o futuro inevitável. A era eletrônica começou a engatinhar nos anos 50 e desde seus primeiros passos nos anos 80 pelo menos a cada cinco anos nos apresenta a uma novidade faceira que parece ser transitória, mas se embrenha cada vez mais em nossos dias.Faça as contas: videogame, computador pessoal, web, sites, banda larga, redes sociais, smartphone, internet móvel, aplicativos, tablet. Cada uma dessas novas invenções impulsionou ainda mais a próxima sem necessariamente anular as anteriores. O dispositivo móvel de acesso à internet que carregamos no bolso (e por pura conveniência linguística ainda chamamos de "telefone") talvez seja o primeiro a começar a anular alguns dos anteriores, mas ainda vai demorar um tempo para que desktops e laptops desapareçam da paisagem como máquinas de escrever, videocassetes, mapas de papel e listas telefônicas já desapareceram.Lembra do tempo em que você tinha que chegar em casa na hora em que o telejornal começasse senão você o perdia? Ou da época em que você esperava ansiosamente que determinada música tocasse no rádio pra que você conseguisse gravá-la? E quando você tinha que comprar um disco de plástico prateado com 12 canções quando queria ouvir apenas uma? Pois é, felizmente esse tempo acabou.Muita gente ainda vê a era digital como uma fase passageira, um modismo histérico ou uma bobagem de adolescente. Mas essas mesmas pessoas conversam com a família inteira pelo WhatsApp (pais, primos, filhos, netos, tios, avós), matam a saudade de amigos distantes pelo Skype, brigam sobre política com reaças e comunas e postam fotos dos próprios filhos no Facebook e tiram foto e fazem vídeos que nunca cogitariam fazer na época do filme.Ainda falamos em "entrar na internet" por resquício de comunicação. Estamos online o tempo todo, mesmo quando não estamos olhando pra um de nossos monitores (o "espelho negro" como tão bem definiu o autor inglês Charlie Brooker na série da BBC que leva essa nova era a extremos bem pessimistas). Duas das maiores empresas do mundo - Google e Facebook - não existiam há vinte anos. As profissões da vez em 2015 não existiam em 2005, algumas delas nem em 2010.Quem nasceu no século 21 não faz essa distinção, que é o futuro inevitável. Você alguma vez pensa em acionar a rede elétrica da sua casa quando precisa iluminar um cômodo? Quando dispara o mecanismo de evacuação de seus dejetos orgânicos? Quando se conecta à rede hídrica para ter acesso à água? Não, você simplesmente acende a luz, dá descarga ou abre a torneira (que, em 2015, às vezes não "liga" a água). A geração nascida depois da internet sabe que está na internet, ponto. Não escreve um e-mail, não manda mensagem, não envia um "torpedo" (ugh) ou um "zap-zap" (argh). Simplesmente fala, escreve, chama.Todos estamos em contatos com todos e a tendência é piorar. Nem George Orwell imaginaria um pesadelo tão paranoico que as pessoas levariam seus próprios rastreadores no bolso e voluntariamente contariam tudo sobre suas vidas para todos. Nem Aldous Huxley cogitaria a quantidade de desdobramento de futilidades e preocupações múltiplas que habitam cada recanto da internet. Mas esta é apenas a visão de copo vazio da história.O outro lado desinventa a cidade. A Revolução Industrial foi crucial para atingirmos um novo patamar de progresso, mas para isso abrimos mão de nossas individualidades para nos encaixar nas engrenagens do sistema. Para o mundo funcionar, era preciso assumir um papel predefinido e segui-lo à risca - da escolha do emprego à criação dos filhos, do sistema educacional ao mercado financeiro, do núcleo familiar à política internacional.Isso retirou a humanidade do campo e trouxe a civilização para uma nova realidade, a urbana. Em dois séculos saímos da fazenda e superlotamos as cidades, que estão em seu limite, de diversos pontos de vista.O século 20 foi o século das multidões (nunca houve tanta gente no planeta), mas também o do modernismo, que expandiu e colocou pra fora a mudança de comportamento que estava presa na caixa de Pandora aberta por Freud. E aos poucos as multidões foram percebendo-se formadas por indivíduos, cada um deles era uma pessoa diferente da outra. Precisamos aprender essa tolerância, mesmo que na marra.A era digital crava o final da revolução industrial justamente ao começar desatar o grande nó que é a metrópole, engrenagens urbanas criadas para abrigar multidões a partir de uma série de parâmetros preestabelecidos (séculos atrás) que estão sendo implodidos um a um.Faz sentido esperar debaixo de uma marquise, na chuva, que um táxi passe, quando no quarteirão de trás há um taxista literalmente dormindo no ponto porque não sabe onde o passageiro está? Por que eu tenho que comprar um volume de papel se eu quero ler apenas um artigo? Não posso hospedar um desconhecido quando não estiver usando meu apartamento? Por que preciso esperar uma semana para assistir ao próximo episódio?As respostas podem divergir, mas apontam para o mesmo lado: o futuro. Acostume-se.

(Alexandre Matias. O Estado de São Paulo, Aliás, 13/09/2015)

05

Page 6: Comunicação e Expressão Ciências Naturais e Exatas ...1).pdf · ... entre a rua e o muro, seja na casa, na ... Ou da época em que você esperava ansiosamente que determinada

Comunicação e ExpressãoLíngua Portuguesa

1. Alexandre Matias, em seu texto Ponto dentro da curva, defende, de modo geral, que

a) o Uber trouxe à sociedade brasileira malefícios, somados à crise já existente no país.

b) vivemos na era digital, e o aplicativo Uber, assim como muitos outros, aponta para o inevitável: o futuro tecnológico.

c) os taxistas não trabalham efetivamente, pois, literalmente, dormem no ponto.

d) a era eletrônica é passageira, afinal, trata-se somente de “um modismo histérico ou uma bobagem de adolescente”, que leva as cidades ao caos.

e) a tecnologia em excesso eliminou o pensar do cotidiano. As pessoas estão acomodadas mediante as facilidades da era eletrônica e não aprofundam conhecimentos, portanto, não se desenvolvem intelectualmente.

2. Retorne ao terceiro parágrafo. Nele o autor faz uma série de perguntas ao leitor no que concerne a um momento anterior à era digital. Em seguida, posiciona-se frente às mudanças decorrentes dessa nova era. Sobre esse posicionamento, considerando sua carga expressiva de subjetividade, pode-se a+ rmar que

a) o autor se posiciona contrário à era digital. A palavra que ilustra, explicitamente, esse posicionamento é “acabou”, um verbo no pretérito perfeito que indica uma ação acabada.

b) o autor se posiciona favorável a essa nova era. Esse posicionamento é marcado pelo substantivo “tempo”.

c) Matias é completamente contrário à era tecnológica. Duas palavras justificam a sua opinião, marcando o caráter subjetivo de seu texto: “tempo” e “ansiosamente”, afinal, muitas pessoas passam todo tempo na rede, o que gera muita ansiedade.

d) o autor é favorável a essa nova era. A palavra que revela seu posicionamento, marcando assim sua opinião, logo, a sua subjetividade, é o advérbio de modo “felizmente”.

e) Matias se posiciona a favor da era tecnológica. A palavra que carrega uma carga expressiva de subjetividade é o adjetivo “felizmente”.

3. É sabido que quando o autor quer chamar a atenção do leitor para uma ordem, um pedido ou uma recomendação, usa o verbo no modo imperativo ou também no in+ nitivo com valor de imperativo, o que traz uma proximidade maior entre locutor e interlocutor. Nesse texto, o autor utilizou, para marcar essa proximidade com o leitor, verbos no modo

a) indicativo, como, por exemplo, em “esperar”, “passe” e “sabe”, contidos no penúltimo parágrafo.

b) subjuntivo, o que pode ser ilustrado por meio das palavras “comemoravam”, “podem” e “queimem”.

c) infinitivo, como em “ir” e “ser”, colocados no primeiro parágrafo.

d) imperativo: “podem ir tirando” e “queimem”.

e) imperativo, como em “Faça” e “acostume-se”.

4.No início do nono parágrafo, o autor utilizou o termo “Isso”. A respeito de seu uso, é CORRETO a+ rmar que

a) se trata de um pronome que retoma as ideias inseridas e desenvolvidas no parágrafo anterior, estabelecendo relação coesiva entre os parágrafos, o que certamente contribui para a manutenção da unidade temática do texto.

b) o termo em pauta pertence à classe dos pronomes, mais especificamente, dos possessivos, os quais indicam posse.

c) esse termo, classificado, do ponto de vista da morfologia, como pronome adjetivo, contribui tão somente para evitar a repetição das expressões “Revolução industrial”, “escolha de emprego”, “criação dos filhos” e “sistema educacional”.

d) o termo indica que o autor optou por fazer a coesão textual por meio de conjunção, classe de palavra que contribui para a progressão textual e consequente manutenção do sentido do texto.

e) se trata de um pronome demonstrativo que retoma itens lexicais ditos anteriormente com o intuito de evitar a repetição. Nesse caso, o pronome “isso” retoma e substitui apenas a última expressão do oitavo parágrafo: “política internacional”.

06

Page 7: Comunicação e Expressão Ciências Naturais e Exatas ...1).pdf · ... entre a rua e o muro, seja na casa, na ... Ou da época em que você esperava ansiosamente que determinada

Comunicação e ExpressãoLiteratura Brasileira

Leia o texto 1 abaixo e responda a questão 5._ Dona Glória, a senhora persiste na ideia de meter o nosso Bentinho no seminário? É mais que tempo, e já agora pode haver uma dificuldade.

_ Que dificuldade?

Minha mãe quis saber o que era. José Dias, depois de alguns instantes de concentração, veio ver se havia alguém no corredor;

_ Há algum tempo estou para dizer isto, mas não me atrevia. Não me parece bonito que o nosso Bentinho ande metido nos cantos com a filha do Tartaruga, e esta é a dificuldade, porque se eles pegam no namoro, a senhora terá muito que lutar para separá-los.

_ Não acho. Metidos nos cantos?

_ É um modo de falar. Em segredinhos, sempre juntos.

_ Mas, Sr. José Dias, tenho visto os pequenos brincando, e nunca vi nada que faça desconfiar. [...] Mano Cosme, você que acha?

Tio Cosme respondeu com um “Ora!” que, traduzido em vulgar, queria dizer: “São imaginações de José Dias; os pequenos divertem-se, eu divirto-me; onde está o gamão?”

_ Em todo caso, vai sendo tempo, interrompeu minha mãe; vou tratar de metê-lo no seminário quanto antes.

_ É promessa, há de cumprir-se.”

(ASSIS, Machado. Dom Casmurro. SP: Cultrix, 1968.)

5.Considerando a leitura da obra e o excerto acima, assinale a alternativa CORRETA, no que se refere ao desenvolvimento narrativo da cena.a) O enredo se inicia, em torno da promessa de Dona Glória de colocar Bentinho no seminário.

b) “A promessa, há de cumprir-se” devido à cobrança feita por José Dias e Tio Cosme.

c) Dona Glória desconfia do namoro de Bentinho com a filha do Tartaruga.

d) O mano Cosme concorda com Dias.

e) Tio Cosme convence Dona Glória a colocá-lo no seminário para romper com o namoro.

Leia os textos a seguir para responder à questão 6.

Texto 2 “O Realismo se tingirá de naturalismo, no romance e no conto, sempre que se fizer personagens e enredos submeterem-se ao destino cego das ‘leis naturais’ que a ciência da época julgava ter codificado; (...) uma mancha pardacenta se alonga aos nossos olhos: cinza como o cotidiano do homem burguês, cinza como a eterna repetição dos mecanismos de seu comportamento; cinza como a vida das cidades (...) E é a moral cinzenta do fatalismo que se destila na prosa de Aluísio de Azevedo...”

(BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1975.)

Texto 3 “Pombinha, só com três meses de cama franca, fizera-se tão perita no ofício como a outra; a sua infeliz inteligência, nascida e criada no modesto lodo da estalagem, medrou logo admiravelmente na lama forte dos vícios de largo fôlego; fez maravilhas na arte; parecia adivinhar todos os segredos daquela vida; seus lábios não tocavam em ninguém sem tirar sangue; sabia beber, gota a gota, pela boca do homem mais avarento, todo o dinheiro que a vítima pudesse dar de si. Entretanto, lá na Avenida São Romão, era, como a mestra, cada vez mais adorada pelos velhos e fieis companheiros de cortiço... Pombinha abria muito a bolsa, principalmente com a mulher de Jerônimo, a cuja filha, sua protegida predileta, voltava agora, por sua vez, uma simpatia toda especial, idêntica à que noutro tempo inspirava ela própria à Léonie. A cadeia continuava e continuaria interminavelmente; o cortiço estava preparando uma nova prostituta naquela pobre menina desamparada, que se fazia mulher ao lado de uma infeliz mãe ébria.” (AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. Abril Educação, 1980.)

6.Considerando a leitura dos textos 2 e 3, assinale a alternativa CORRETA.a) A afirmação de que “o Realismo se tingirá de Naturalismo[...] sempre que fizer personagens submeterem-se ao destino cego”

(texto 2) é o que ocorre com Piedade ao ser dominada pela prostituição.

b) O fato de Pombinha abrir a bolsa, principalmente com a mulher de Jerônimo (texto 3) é para evitar a eterna repetição de comportamentos (texto 2), impedindo que a filha de Jerônimo se torne prostituta.

c) A atuação de Pombinha como mestra, cada vez mais adorada pelos seus velhos e fiéis companheiros de cortiço (texto 3), rompe com a moral fatalista da prostituição (texto 2).

d) A moral fatalista do Naturalismo (texto 2) se confirma em “A cadeia continuava e continuaria interminavelmente; o cortiço estava preparando uma nova prostituta...” (texto 3).

e) Léonie é a mestra que cuida da filha de Piedade (texto 3) para evitar o comportamento de prostituição de Pombinha.

Page 8: Comunicação e Expressão Ciências Naturais e Exatas ...1).pdf · ... entre a rua e o muro, seja na casa, na ... Ou da época em que você esperava ansiosamente que determinada

Comunicação e ExpressãoLiteratura Brasileira

7.O poeta Oswald de Andrade pertenceu à primeira geração da poesia moderna no Brasil que “a princípio, desprezou os gêneros; valorizou a livre associação de ideias, os temas do cotidiano, do terra-a-terra, as expressões coloquiais e familiares, a vulgaridade, a desordem lógica.” (Afrânio Coutinho, 1972)Os poemas abaixo são de Oswald de Andrade publicados em Primeiro Caderno do Aluno de Poesia.

Assinale a alternativa em que o poema exempli+ ca o tema do cotidiano e a expressão coloquial.a) O português ficou comovido de achar / Um mundo inesperado nas águas / E disse: Estados Unidos do Brasil (Anacronismo).

b) O mandacaru espiou a mijada da moça (Fazenda).

c) Era uma vez / O Mundo (Crônica).

d) O netinho jogou os óculos / Na latrina (Velhice).

e) O camisolão / O jarro / O passarinho / O oceano / A visita na casa que a gente sentava no sofá (Infância).

8.Cruz e Sousa, “filho de escrava, ser reconhecido pela instituição literária brasileira como seu maior poeta simbolista equiparável aos maiores poetas franceses como Verlaine e Baudelaire, comprova a vocação brasileira de constituir uma grande democracia racial (…) o fato de ser tratado como exceção confirma a regra da ocultação do negro da historiografia literária brasileira” (…)

“Os próprios intelectuais negros, envolvidos com a valorização da cultura e da literatura negras, não reconhecem em um primeiro momento, na poesia de Cruz e Sousa, a semente da conscientização da situação de marginalização sociocultural do negro (…) por perceberem marcas de alienação”...

(BERND, Zilá. Literatura e Identidade Nacional. Porto Alegre: UFRGS, 2011)

Assinale a alternativa que apresenta a estrofe de Cruz e Sousa na qual ele, ao contrário do que foi a+ rmado pelos intelectuais negros, mostra a conscientização sobre a situação de marginalização do negro.

a) Para as Estrelas de cristais geladosAs ânsias e os desejos vão subindo,Galgando azuis e siderais noivados,De nuvens brancas a amplidão vestindo.

b) Ó Lua, Lua triste, amargurada,Fantasia de brancuras vaporosas, A tua nívea luz ciliciadaFaz murchecer e congelar as rosas.

c) Para cantar a angústia das crianças!

Não das crianças de cor de oiro e rosa,

Mas dessas que o vergel das esperanças

Viram secar, na idade luminosa.

Das crianças que vêm da negra noite,

Dum leite de venenos e de treva,

Dentre os dantescos círculos do açoite,

Filhas malditas da desgraça de Eva.

d) A tua trança negra e desmanchada

Por sobre o corpo nu, torso, inteiriço,

Claro, radiante de esplendor e viço,

Ah! Lembra a noite de astros apagada.

e) Vala comum de corpos que apodrecem,

Esverdeada gangrena

Cobrindo vastidões que fosforecem

Sobre a esfera serena.

(CRUZ e SOUSA. Poesias Completas. SP: Publifolha, 1997)

08

Page 9: Comunicação e Expressão Ciências Naturais e Exatas ...1).pdf · ... entre a rua e o muro, seja na casa, na ... Ou da época em que você esperava ansiosamente que determinada

Comunicação e ExpressãoLíngua Inglesa

Leia o texto abaixo para responder às questões de 9 a 11.

Syrian Refugees in Jersey City Are Among Few to Start New Life in U.S.

Hussam Al Roustom and his family at home in Jersey City. Originally from Syria, the family recently resettled from a refugee camp in Jordan.

JERSEY CITY — After four years of fleeing and 15 hours of flying, Hussam Al Roustom walked off the plane at Newark Liberty International Airport, only to feel as if he had stepped into an American movie.“It was like an action film in the sense that this hero had lost everyone dear to him, and then he finds himself safe — but he has nothing else to lose,” Mr. Al Roustom said in Arabic, through an interpreter. “That’s how I felt.”Mr. Al Roustom is a refugee from Syria. Since arriving in June, he, his wife, their 3-year-old daughter and 7-year-old son have been living in an apartment atop the Kwick Discount Center grocery store in Jersey City. Their journey ended even as four million Syrians were still looking for a home, throwing Europe and the Middle East into a humanitarian crisis.Mr. Al Roustom was one of only 1,682 Syrian refugees admitted to the United States since Oct. 1, 2014, and among 78 resettled in the New York metropolitan area.Those numbers are about to multiply. President Obama has pledged to accept at least 10,000 displaced Syrians over the next year, increasing the annual cap to 85,000, from 70,000, for refugees from all countries.Mr. Obama’s decision will accelerate a vast and largely unknown refugee resettlement system run not by the government, but by private aid organizations that the government has been turning to for decades.With roots dating to World War II, which incited the largest refugee exodus of the 20th century, a network of nine aid groups with affiliates in 180 communities across the country provide an array of essential services for new arrivals, including rented homes, jobs and English-language classes.Aid groups such as the International Rescue Committee have long been doing this work, but it was not until 1980 that Congress formalized the partnership, driven by the notion that humanitarian aid groups can mobilize resources better than government agencies because of their roots in the communities.As they prepare for a new wave of Syrian refugees, the aid groups know they may have to quell concerns some communities have about security risks, but federal officials say that refugees undergo a rigorous screening process — as long as three years — before being allowed into the United States.[….]

(http://www.nytimes.com)

9. De acordo com a reportagem acima, Hussam Al Roustom a) é um ator sírio que está atuando no novo filme de ação americano. b) é um refugiado que conseguiu chegar aos Estados Unidos depois de 15 anos de fuga. c) é um refugiado sírio que está morando com sua família na cidade de Jersey, nos Estados Unidos. d) é considerado um herói na Síria, por ser um refugiado e ter conseguido um papel como ator em um filme nos Estados Unidos. e) é um refugiado que conseguiu chegar aos Estados Unidos, mas ainda continua procurando uma casa para morar.

10.Qual das alternativas abaixo NÃO está correta? a) Mr. All Roustom é apenas um dos 1.682 refugiados sírios que tem permissão para viver nos Estados Unidos desde primeiro de outubro de 2014. b) Presidente Obama comprometeu-se a aceitar pelo menos 10.000 refugiados sírios no próximo ano. c) Uma rede de 09 grupos de ajuda, com 180 comunidades afiliadas em todo o país, proporciona serviços essenciais para os refugiados recém-chegados, tais como casas, trabalho e aulas de inglês. d) Os refugiados têm permissão para viver nos Estados Unidos somente por três anos. e) Algumas comunidades têm preocupações com risco de segurança.

11.Qual a classi+ cação da palavra screening do trecho a rigorous screening process do último parágrafo do texto? a) Verbo no gerúndio.b) Adjetivo.c) Substantivo. d) Advérbio. e) Pronome.

Leia a tirinha abaixo.

(http://www.gocomics.com/garfield)

12. Na tirinha acima, o personagem Gar+ eld a+ rma que

a) os melhores livros são aqueles que te deixam feliz.

b) os melhores livros são aqueles que têm final feliz.

c) os melhores livros são aqueles cujo autor é você.

d) os melhores livros são aqueles que são escritos para você.

e) os melhores livros são aqueles que falam sobre gatos.

09

Page 10: Comunicação e Expressão Ciências Naturais e Exatas ...1).pdf · ... entre a rua e o muro, seja na casa, na ... Ou da época em que você esperava ansiosamente que determinada

Comunicação e Expressão / Ciências Naturais e ExatasMatemática

13.Emanuele, Tatiane e Bruna foram a um bar. Emanuele pagou R$ 70,00 e Tatiane os outros R$ 20,00 da conta que deveria ser “rateada” entre as três. Que fração da conta Tatiane deve para a Emanuele?

a)

b)

c)

d)

e)

14.

Diminuindo-se de 1 cm o comprimento da aresta de um quadrado, a sua área diminui y cm2. Qual o comprimento original da aresta desse quadrado?

a)

b) .

c)

d)

e)

15.

Se , então o determinante é igual a:

a) -1.

b) 10.

c) -10.

d) 1.

e) 100.

16. Ao receber o relatório gerencial, o dono de uma lanchonete não conseguiu identi+ car o valor de b na função lucro

apresentada, , em que x é o número de hambúrgueres vendidos e L(x) é dado em reais.

Soube, no entanto, que o lucro máximo ocorreu quando foram vendidos 3.000 hambúrgueres. Qual foi esse lucro máximo obtido?

a) R$ 8.000,00.

b) R$ 3.000,00.

c) R$ 6.000,00.

d) R$ 4.000,00.

e) R$ 5.000,00.

10

Page 11: Comunicação e Expressão Ciências Naturais e Exatas ...1).pdf · ... entre a rua e o muro, seja na casa, na ... Ou da época em que você esperava ansiosamente que determinada

Ciências Naturais e ExatasFísica

Considerar a aceleração da gravidade igual a 10m/s2

17.Um corpo sólido é arremessado para cima. No instante em que o corpo atinge a sua altura máxima, pode-se afirmar que

a) a aceleração do corpo é zero e sua velocidade aponta para cima.

b) a aceleração do corpo é zero e sua velocidade aponta para baixo.

c) a aceleração do corpo aponta para baixo e sua velocidade aponta para cima.

d) a aceleração do corpo aponta para cima e sua velocidade aponta para baixo.

e) a aceleração do corpo aponta para baixo e sua velocidade é zero.

18.Se a energia potencial gravitacional de uma pedra de 30,0 kg de massa é igual a 900 J em relação ao solo (ponto de referência), pode-se afirmar que a altura da pedra acima do solo é de

a) 3 m.

b) 6 m.

c) 9 m.

d) 12 m

e) 15 m.

19.Sabendo-se que o calor latente de fusão do gelo é de 80 cal/g, a energia necessária para converter meio quilograma de gelo (água congelada) a uma temperatura de 0ºC em água líquida a uma temperatura de 0º C é de

a) 20 kcal.

b) 40 kcal.

c) 60 kcal.

d) 80 kcal.

e) 100 kcal.

20.Considere um chuveiro elétrico de potência igual a 5500 W. Se a tensão aplicada no chuveiro for de 220 V, a corrente elétrica no aparelho será, neste caso, igual a

a) 45 A.

b) 35 A.

c) 25 A.

d) 15 A.

e) 5 A.

Page 12: Comunicação e Expressão Ciências Naturais e Exatas ...1).pdf · ... entre a rua e o muro, seja na casa, na ... Ou da época em que você esperava ansiosamente que determinada

Ciências Naturais e ExatasQuímica

1

CL

AS

SIF

ICA

ÇÃ

O P

ER

IÓD

ICA

DO

S E

LE

ME

NT

OS

Com

mass

a a

tôm

ica r

efe

rida a

o is

óto

po 1

2 d

o C

arb

on

o

18

1

1

H

1.0

07

9

2

13

14

15

16

17

2

He

4.0

02

6

2

3

Li

6.9

41

4

Be

9.0

12

2

5

B

10.8

11

6

C

12.0

11

7

N

14.0

07

8

O

15.9

99

9

F

18.9

98

10

N

e

20.1

80

3

11

N

a

22.9

90

12

M

g

24.3

05

13

A

l 26.9

82

14

S

i 28.0

86

15

P

30.9

74

16

S

32.0

66

17

C

l 35.4

53

18

A

r 39.9

48

4

19

K

39.0

98

20

C

a

40.0

78

21

S

c

44.9

56

22

T

i 47.8

67

23

V

50.9

42

24

C

r 51.9

96

25

M

n

54.9

38

26

F

e

55.8

45

27

C

o

58.9

33

28

N

i 58.6

93

29

C

u

63.5

46

30

Z

n

65.3

9

31

G

a

69.7

23

32

G

e

72.6

4

33

A

s

74.9

22

34

S

e

78.9

6

35

B

r 79.9

04

36

K

r 83.8

0

5

37

R

b

85.4

68

38

S

r 87.6

2

39

Y

88.9

06

40

Z

r 91.2

24

41

N

b

92.9

06

42

M

o

95.9

4

43

T

c

(98)

44

R

u

101.0

7

45

R

h

102.9

1

46

P

d

106.4

2

47

A

g

107.8

7

48

C

d

112.4

1

49

In

114.8

2

50

S

n

118.7

1

51

S

b

121.7

6

52

T

e

127.6

0

53

I

126.9

0

54

X

e

131.2

9

6

55

C

s

132.9

1

56

B

a

137.3

3

57 -

71

La-L

u

72

H

f 178.4

9

73

T

a

180.9

5

74

W

183.8

4

75

R

e

186.2

1

76

O

s

190.2

3

77

Ir

192.2

2

78

P

t 195.0

8

79

A

u

196.9

7

80

H

g

200.5

9

81

T

l 204.3

8

82

P

b

207.2

83

B

i 208.9

8

84

P

o

(209)

85

A

t (2

10)

86

R

n

(222)

7

87

F

r (2

23)

88

R

a

(226)

89 -

103

A

c-Lr

104

R

f (2

61)

105

D

b

(262)

106

S

g

(266)

107

B

h

(264)

108

H

s

(277)

109

M

t (2

68)

110

D

s

(271)

111

R

g

(272)

112

U

ub

(2

85)

1

14

U

uq

(2

89)

Ac

tin

ídeo

s

89

A

c

(227)

90

T

h

23

2.0

4

91

P

a

23

1.0

4

92

U

2

38

.03

93

N

p

(237)

94

P

u

(244)

95

A

m

(243)

96

C

m

(247)

97

B

k

(247)

98

C

f (2

51)

99

E

s

(252)

10

0

Fm

(2

57)

10

1

Md

(2

58)

10

2

No

(2

59)

10

3

Lr

(262)

Lan

tan

ídeo

s

57

L

a

13

8.9

58

C

e

14

0.1

59

P

r 1

40

.9

60

N

d

14

4.2

61

P

m

(145)

62

S

m

15

0.3

6

63

E

u

15

1.7

64

G

d

15

7.2

65

T

b

15

8.9

66

D

y

16

2.5

67

H

o

16

4.9

68

E

r 1

67

.26

69

T

m

16

8.9

3

70

Y

b

17

3.0

71

L

u

17

4.9

7

mero

Atô

mic

o

S

ímb

olo

Mass

a A

tôm

ico

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

CL

AS

SIF

ICA

ÇÃ

O P

ER

IÓD

ICA

DO

S E

LE

ME

NT

OS

Com

mass

a a

tôm

ica r

efe

rida a

o is

óto

po 1

2 d

o C

arb

on

o

12

Page 13: Comunicação e Expressão Ciências Naturais e Exatas ...1).pdf · ... entre a rua e o muro, seja na casa, na ... Ou da época em que você esperava ansiosamente que determinada

Ciências Naturais e ExatasQuímica

21.Sabe-se que uma determinada amostra de sódio contém 1,15 g da referida substância. O número de átomos presentes nesta amostra é igual a:Dados: M.A (Na)=23 e Nº de Avogadro= 6.1023

a) 6. 1022.

b) 3. 1021.

c) 0,3.1022.

d) 3.1022.

e) 30.1022.

22.É dada a seguinte equação termoquímica:

CH4(g)

C(g)

+ 4 H (g)

ΔH = 1660 KJ/mol.

Pode-se afirmar que a reação em questão é

a) endotérmica.

b) exotérmica.

c) atérmica.

d) impossível ser realizada no estado gasoso.

e) representativa da formação do gás metano.

23.Água destilada é má condutora de eletricidade, entretanto pode se tornar boa condutora quando nela

a) se borbulha gás nitrogênio.

b) se borbulha gás hidrogênio.

c) se borbulha gás cloro.

d) se dissolve açúcar.

e) se dissolve glicose.

24.Pode se obter uma solução básica ou alcalina, pela mistura de água com

a) vinagre.

b) suco de laranja.

c) sal de cozinha.

d) leite de magnésia.

e) cloro.

13

Page 14: Comunicação e Expressão Ciências Naturais e Exatas ...1).pdf · ... entre a rua e o muro, seja na casa, na ... Ou da época em que você esperava ansiosamente que determinada

Ciências Naturais e ExatasBiologia

25. Cientistas revelaram terem dado um passo fundamental para a terapia com células-tronco no tratamento de doenças mitocondriais raras, passadas de mãe para filho. Eles "corrigiram" mitocôndrias nocivas em células da pele retiradas de pacientes, para criarem células-tronco pluripotentes, células saudáveis versáteis que podem se diferenciar em qualquer célula do tecido no corpo, segundo a equipe de cientistas da Oregon Health & Science University . "Esta descoberta prepara o terreno para a substituição de tecidos doentes em pacientes e abre as portas para o mundo da medicina regenerativa, onde os médicos são capazes de tratar doenças humanas que são atualmente incuráveis". As doenças mitocondriais são raras, mas podem ser devastadoras, afetando os principais órgãos e causando doenças que vão desde a cegueira à surdez, passando pela perda de massa muscular.

(http://g1.globo.com, set.2015)

Dentro do aspecto das organelas celulares, as mitocôndrias são

a) responsáveis pelo processo secretório das células.

b) responsáveis pela digestão de substâncias fagocitadas.

c) responsáveis pela produção de energia na forma de ATP.

d) participantes da síntese proteica, razão pela qual há um grande número nas fibras musculares.

e) responsáveis pela transcrição do RNAm no citoplasma.

26. A diminuição dos níveis de uma enzima pode ajudar nos tratamentos contra a obesidade e a diabetes tipo 2, conclui um estudo com ratos publicado na revista Nature de agosto de 2015. A investigação, conduzida por uma equipe da Escola de Medicina de Harvard e da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, concentrou-se em reduzir a atividade da enzima Nicotinamida N-Metiltransferase, que se encontra principalmente no fígado, e em analisar a sua influência na obesidade e na diabetes tipo 2. A dupla de cientistas Barbara Kahn e Charles Brenner observou que, ao diminuir os níveis da enzima com medicamentos conhecidos como oligonucleótidos antissense, os ratos obesos e diabéticos ficaram com menos 47% de massa gorda e ganharam 15% de massa magra, ao mesmo tempo que melhoraram a sua tolerância à glicose.

No que se refere às enzimas, sabe-se que são

a) estruturas proteicas que fazem parte da membrana nuclear controlando funções no DNA.

b) de constituição lipídica e oferecem energia para as reações celulares.

c) mucopolissacarídeos encontrados no citoplasma com função reguladora.

d) proteínas com capacidade de catalisar reações químicas no intracelular.

e) carboidratos cuja função é regular o metabolismo celular.

27. Alpinistas não desistem do Everest mesmo após terremoto e avalanche. No Nepal, o alpinista Nick Cienski não desistiu da tentativa de quebrar seu recorde mundial escalando seis picos de 8 mil metros este ano, apesar de escapar por pouco de uma enorme avalanche no Monte Everest, desencadeada por um terremoto que matou milhares de pessoas. Um dia depois de ajudar a recuperar os corpos de muitas vítimas da avalanche, Cienski decidiu continuar sua jornada buscando realizar com sucesso sua proposta aventureira.

(Mundo e Ciência, outubro 2015).

O que ocorre se uma pessoa for transportada para uma região de grande altitude onde a atmosfera é rarefeita?

a) Aumenta o número de eritrócitos ( hemácias ) circulantes.

b) Diminui a frequência cardíaca.

c) Aumenta o número de leucócitos circulantes.

d) Diminui a pressão arterial gerando mal estar generalizado.

e) Diminui de forma compensatória a frequência respiratória.

28.

Estudantes do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) ficaram em segundo lugar em concurso internacional sobre o combate à cólera, doença que afeta incisivamente a população do Haiti. "Ficamos muito contentes com o resultado do concurso, sobretudo em poder representar, mesmo que indiretamente, o Brasil e sobretudo nossas universidades brasileiras, que com certeza são as principais responsáveis pelo conhecimento adquirido ao longo destes anos de estudos", afirmaram os estudantes que desenvolvem suas atividades acadêmicas na Universidade do Estado de Santa Catarina.

O cólera é uma doença infecciosa caracterizada por promover diarreia aquosa súbita, cujo agente etiológico é o microorganismo Vibrio Cholerae, que é uma bactéria transmitida, principalmente

a) pela ingestão de carne bovina mal cozida.

b) pela contaminação fecal da água ou alimentos que vão à boca.

c) pela ingestão de cistos que contaminam alimentos crus.

d) por esporos que colonizam a pele.

e) pela picada do mosquito Anopheles.

14

Page 15: Comunicação e Expressão Ciências Naturais e Exatas ...1).pdf · ... entre a rua e o muro, seja na casa, na ... Ou da época em que você esperava ansiosamente que determinada

Humanidades e AtualidadesHistória Geral e do Brasil

29.Leia atentamente os trechos abaixo.

“Descobrir não é conquistar. A terra descoberta precisava ser ocupada. Era preciso descobrir também que riquezas ela continha. À primeira vista o que pareceu mais lucrativo foi uma árvore chamada pau-brasil, que se prestava muito para a produção de tinta para colorir tecido.”

“Seu reinado foi marcado pelo progresso, pela industrialização e pela imigração. A imprensa cresceu e se ampliou, gozando de ampla liberdade; instituições que se tornariam tradicionais na vida cultural (...) funcionavam a todo vapor. (...) Só uma coisa não mudava: a escravidão.”

“Aos poucos, um movimento de anistia geral dos presos tomou as praças de todo o país e demonstrou a insatisfação da sociedade com o regime. (...) Teve então início a campanha das Diretas.”

(Trechos adaptados de Isabel LUSTOSA, 2007)

Assinale a alternativa que melhor caracteriza os enunciados acima.

a) Indicam eventos e contextos históricos próprios das sociedades europeias no século XIX, marcadas pela colonização e por regimes ditatoriais.

b) Indicam contextos históricos brasileiros, respectivamente: a exploração colonial portuguesa, o reinado de d. Pedro I e a abertura política pós-ditadura militar.

c) Referem-se à história recente do Brasil, marcada pela sobrevivência do trabalho escravo e pela campanha a favor da reforma política.

d) Indicam aspectos da história brasileira, referindo-se, respectivamente, ao período colonial, ao reinado de d. Pedro II e à Nova República.

e) Referem-se a contextos políticos e econômicos das colônias hispano-americanas.

30.“Alemanha é a única palavra em inglês que você conhece. Você a aprendeu antes mesmo de yes, water ou food. Germany. Na verdade, todo mundo aqui conhece essa palavra. É um mantra, um sonho, Xangri-lá, Eldorado, a Terra Prometida”.

(AMPUERO, Maria Fernanda. Labirinto. Revista Piauí, 109, outubro 2015)

Qual das alternativas abaixo NÃO se relaciona com o contexto sócio-político referenciado no enunciado acima?

a) O enunciado remete à questão contemporânea dos refugiados da Síria, país que vive, desde 2011, uma das piores guerras civis da história.

b) A Alemanha é comparada, neste contexto, a lugares utópicos formulados em diferentes momentos e situações históricas, tal como a busca da terra prometida pelos judeus nos tempos bíblicos e pelos puritanos na Nova Inglaterra.

c) O enunciado refere-se à atração exercida pela Alemanha no período anterior à Segunda Guerra Mundial, quando o país oferecia aos imigrantes boas condições de vida e de trabalho.

d) O enunciado relaciona-se à política imigratória alemã, dirigida pela chanceler do país, Angela Merkel.

e) Os eventos contemporâneos na Síria relacionam-se, em certa medida, à chamada Primavera Árabe.

31.Observe e leia atentamente a tirinha abaixo.

O autor da tirinha associa a opção dos condomínios residenciais modernos ao fenômeno do fechamento dos campos no período medieval, associado ao sistema conhecido como Feudalismo.

A respeito deste sistema é CORRETO a+ rmar que

I) os feudos (ou senhorios) eram unidades produtivas típicas do período medieval, cujas origens remontam à crise do Império Romano e às chamadas “invasões bárbaras”.

II) o sistema feudal atingiu o seu ápice no século X, quando a evolução técnica e o aumento populacional permitiram a retomada das atividades comerciais e o crescimento urbano.

III) na sociedade feudal, os nobres detentores de terra (os senhores feudais) só perdiam, em poder, para os vassalos, que podiam interferir diretamente na administração dos feudos.

IV) por motivos políticos e religiosos, a Igreja tornou-se, ao longo do período medieval, uma grande “senhora feudal”, acumulando terras e poder.

V) a segurança dos feudos era feita por milícias formadas pelos servos, pois não havia nenhuma forma de organização militar mais estruturada.

a) Estão corretas as alternativas II e III.

b) Estão corretas as alternativas I, II e IV.

c) Estão corretas as alternativas III e V.

d) Estão corretas as alternativas I, II, IV e V.

e) Todas as alternativas estão corretas.

32.Assinale a alternativa que indica APENAS contextos e eventos históricos relacionados à Idade Moderna.

a) Guerra Fria, organização do Estado Islâmico e quebra do bloco comunista.

b) Expansão marítima europeia, crise do Antigo Regime e Revolução Chinesa.

c) Revolução Inglesa, Revolução Francesa e Revolução Russa.

d) Reformas religiosas, Guerras Púnicas e Iluminismo.

e) O Renascimento, a formação dos Estados absolutistas e o Iluminismo.

15

Page 16: Comunicação e Expressão Ciências Naturais e Exatas ...1).pdf · ... entre a rua e o muro, seja na casa, na ... Ou da época em que você esperava ansiosamente que determinada

Humanidade e AtualidadesGeografia Geral e do Brasil

33.Após quase oito anos de negociações, foi anunciada no dia 5 de outubro de 2015 a conclusão de uma parceria entre os EUA, Japão e outros dez integrantes (Canadá, México, Peru, Chile, Malásia, Cingapura, Austrália, Nova Zelândia, Brunei, Vietnã) que formam cerca de 40% da economia mundial (36% do PIB global). Esse acordo tem potencial para reescrever as regras do comércio global porque se apresenta como o maior acordo regional de comércio da história. Trata-se da (o):

a) Parceria Transpacífica.

b) Parceria Transatlântica.

c) NAFTA .

d) Pacto Andino.

e) Mercosul.

34.Expandindo-se por mais de 170 milhões de hectares, a pecuária é a atividade econômica que mais ocupa solos no Brasil e é tida como um dos principais vetores do desmatamento da Amazônia. Ao mesmo tempo, segundo especialistas que participaram do Fórum Desmatamento Zero, é o setor do agronegócio que oferece mais oportunidades para o aumento da produtividade e a redução das emissões de carbono. Entre as boas práticas para aumentar a produtividade na pecuária, porque garantem o abate em 24 meses, sem devastar a floresta, pode-se enumerar EXCETO:

a) a reforma dos pastos.

b) a recuperação dos solos.

c) o plantio de uma única espécie de capim.

d) a rotatividade no uso das pastagens.

e) disponibilização de água e ração suplementar.

35.Segundo a Eurostat (agência de estatísticas da União Europeia), o número de pedidos de asilo em países desse bloco econômico cresceu 85% no segundo trimestre de 2015 em relação ao mesmo período de 2014. A Síria é o país de origem da maior parte (21% do total) dos migrantes. Os dois principais destinos dos refugiados que, atualmente, buscam asilo na Europa são:

a) Suécia e Hungria.

b) Alemanha e França.

c) Itália e Áustria.

d) Áustria e Suécia.

e) Alemanha e Hungria.

36.A desaceleração da economia chinesa, que cresce no menor ritmo desde 2009, derrubou os preços das principais matérias-primas e aumentou o receio de de| ação prolongada no mundo. Considerada a maior parceira comercial do Brasil, a China compra cerca de 20% das exportações brasileiras. O(s) principal(is) produto(s) exportado(s) pelo Brasil para a China é (são):

a) celulose e óleos brutos de petróleo.

b) açúcares e ferro-ligas.

c) soja e minério de ferro.

d) minério de cobre.

e) carne de aves e carne bovina congelada.

16

Page 17: Comunicação e Expressão Ciências Naturais e Exatas ...1).pdf · ... entre a rua e o muro, seja na casa, na ... Ou da época em que você esperava ansiosamente que determinada

Humanidade e AtualidadesAtualidades

37.Leia a clássica letra da canção Metamorfose Ambulante do

cancioneiro Raul Seixas.

Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

Eu quero dizer agora o oposto do que eu disse antes

Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

Sobre o que eu não sei quem sou

Se hoje eu sou estrela

Amanhã já se apagou

Se hoje eu te odeio

Amanhã lhe tenho amor, lhe tenho horror,

lhe faço amor, Eu sou um ator

É chato chegar a um objetivo num instante

Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.

Tendo a letra como referência é INCORRETO dizer que:

a) o ser humano é o único ser capaz de mudar sua condição natural.

b) o ser humano é estático e não sofre mudanças.

c) o ser humano difere dos demais animais pela capacidade de mudança.

d) o ser humano ama e odeia com a mesma intensidade.

e) o ser humano é o único animal que afirma e nega sua própria condição.

38.O poder político na República Brasileira é composto pelo executivo, judiciário e legislativo, nos três níveis de governo: municipal, estadual e federal. O poder legislativo, na instância federal, é representado pelo Congresso Nacional, composto por duas casas que são:

a) a Assembleia Legislativa e o Senado.b) a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal.c) a Câmara Federal e o Senado.d) o Palácio da Alvorada e a Câmara Federal.e) o Senado e o Palácio da Alvorada.

39. Leia o trecho retirado da obra Do Contrato Social (1757), do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau: “O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles. Como adveio tal mudança? Ignoro-o. Que poderá legitimá-la? Creio poder responder esta questão”.

(In: Coleção Os Pensadores, São Paulo: Nova Cutltural, 1987, p.22)

O livro marcou a história e foi aclamado como fundador de qual movimento + losó+ co?

a) Pragmatismo.

b) Materialismo histórico.

c) Racionalismo.

d) Existencialismo.

e) Iluminismo.

40.O cartunista Adão Iturrusgarai capturou no quadrinho abaixo o espírito de um tempo em que o diálogo presencial está cada vez mais em extinção.

(http://n.i.uol.com.br/ultnot/album/umadecadaemcharges)

Assinale a a+ rmativa INCORRETA.

a) O advento da tecnologia computacional transformou o modo de comunicação no século atual.

b) A internet reduziu o contato corporal na comunicação ampliando o contato virtual.

c) O smartphone é um aparelho tecnológico que revolucionou a comunicação social.

d) Os meios de comunicação social não interferem no modo de relação entre as pessoas.

e) O diálogo na sociedade atual migrou para as redes sociais de comunicação.

17

Page 18: Comunicação e Expressão Ciências Naturais e Exatas ...1).pdf · ... entre a rua e o muro, seja na casa, na ... Ou da época em que você esperava ansiosamente que determinada

61.A prova de REDAÇÃO pode ser caracterizada comoa) tema atual e apresentado com clareza.b) tema atual e apresentado de modo confuso.c) tema que não diz respeito à realidade do candidato.d) tema que exige mais tempo para sua elaboração.e) repetição rotineira de temas de outros Vestibulares.

62. As questões da prova de LÍNGUA PORTUGUESA avaliam principalmentea) capacidade de reflexão.b) capacidade de memorização.c) capacidade de relacionar os conhecimentos com a experiência de vida dos candidatos.d) atualização dos conhecimentos em geral.

e) treinamento anterior (macetes do Vestibular).

63. As questões da prova de LITERATURA BRASILEIRA avaliam principalmentea) capacidade de reflexão.b) capacidade de memorização.c) capacidade de relacionar os conhecimentos com a

experiência de vida dos candidatos.d) atualização dos conhecimentos em geral.

e) treinamento anterior (macetes do Vestibular).

64. As questões da prova de LÍNGUA INGLESA avaliam principalmentea) capacidade de reflexão.b) capacidade de memorização.c) capacidade de relacionar os conhecimentos com a

experiência de vida dos candidatos.d) atualização dos conhecimentos em geral.

e) treinamento anterior (macetes do Vestibular).

65.As questões da prova de MATEMÁTICA avaliam principalmentea) capacidade de reflexão.b) capacidade de memorização.c) capacidade de relacionar os conhecimentos com a

experiência de vida dos candidatos.d) atualização dos conhecimentos em geral.

e) treinamento anterior (macetes do Vestibular).

66.As questões da prova de FÍSICA avaliam principalmentea) capacidade de reflexão.

b) capacidade de memorização.

c) capacidade de relacionar os conhecimentos com a experiência de vida dos candidatos.

d) atualização dos conhecimentos em geral.

e) treinamento anterior (macetes do Vestibular).

67. As questões da prova de QUÍMICA avaliam principalmentea) capacidade de reflexão.b) capacidade de memorização.c) capacidade de relacionar os conhecimentos com a

experiência de vida dos candidatos.d) atualização dos conhecimentos em geral.

e) treinamento anterior (macetes do Vestibular).

68. As questões da prova de BIOLOGIA avaliam principalmentea) capacidade de reflexão.b) capacidade de memorização.c) capacidade de relacionar os conhecimentos com a

experiência de vida dos candidatos.d) atualização dos conhecimentos em geral.

e) treinamento anterior (macetes do Vestibular).

69. As questões da prova de HISTÓRIA GERAL E DO BRASIL

avaliam principalmentea) capacidade de reflexão.b) capacidade de memorização.c) capacidade de relacionar os conhecimentos com a

experiência de vida dos candidatos.d) compreensão das informações e estabelecimento de relações

entre eventos e contextos históricos, geográficos e da atualidade.

e) treinamento anterior (macetes do Vestibular).

70. As questões da prova de GEOGRAFIA GERAL E DO BRASIL

avaliam principalmentea) capacidade de reflexão.b) capacidade de memorização.c) capacidade de relacionar os conhecimentos com a

experiência de vida dos candidatos.d) compreensão das informações e estabelecimento de relações

entre eventos e contextos históricos, geográficos e da atualidade.

e) treinamento anterior (macetes do Vestibular).

71.As questões de Conhecimentos de ATUALIDADES avaliam principalmente

a) capacidade de reflexão sobre situações e conceitos da realidade social.

b) capacidade de relacionar os conhecimentos com a experiência de vida dos candidatos.

c) compreensão das informações e estabelecimento de relações entre eventos e contextos históricos, geográficos e da atualidade.

d) compreensão do papel do cidadão nas diferentes instâncias sociais.

e) As questões não possibilitam estabelecer relação entre os conhecimentos, conceitos e vivência de cidadania.

41.

42.

43.

44.

45.

46.

47.

48.

49.

50.

51.

Page 19: Comunicação e Expressão Ciências Naturais e Exatas ...1).pdf · ... entre a rua e o muro, seja na casa, na ... Ou da época em que você esperava ansiosamente que determinada

Boletim Informativo – Matrícula (Leia atentamente todos os itens)

• Divulgação dos resultados: 10/12/2015 - 18 horasA convocação para matrícula dos candidatos aprovados estará disponível no Portal do Vestibular. Consulte a publicação na Internet disponível em www.unimep.br/vestibular. A classificação será encaminhada no e-mail do candidato.

• Matrícula onlineA Matrícula Online proporciona maior comodidade para o ingresso na Unimep, sendo dispensado o comparecimento do candidato. Veja a seguir os procedimentos.

DIGITALIZAR OU ESCANEAR DOCUMENTOS PARA ENTREGA VIA MATRÍCULA ONLINEPrazo para a entrega de documentos: até 17/12/2015.

Documentos pessoais:

• Cédula de identidade;• Título de eleitor;• Certidão de nascimento ou de casamento;• Documento de quitação das obrigações militares ou de alistamento devidamente atualizado;• CPF (Cadastro de Pessoa Física) do candidato e do responsável legal, se o candidato for menor de 18 anos;

Outros documentos:

• Comprovante de conclusão do Ensino Médio ou equivalente.Serão aceitos os seguintes documentos de comprovação do Ensino Médio:I – Documento Definitivo: Certificado de Conclusão, assinado pelo Diretor do Estabelecimento Escolar, do aluno que concluiu efetivamente o Ensino Médio;II – Documento Provisório: Declaração de Conclusão do Ensino Médio, com data atualizada, constando o mês e o ano de conclusão e a data prevista para a emissão do documento definitivo (Certificado de Conclusão);

III – Documento Alternativo: Declaração de matrícula, com data atualizada, do aluno em processo de conclusão do ensino médio, que deverá ser substituído antes do início das aulas pelo documento definitivo ou provisório;

• Termo de Adesão ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, emitido conforme as instruções no 2o. Passo, assinado pelo candidato e o responsável legal, no caso do menor de 18 anos.

Aviso Importante:Com a aprovação no Processo de Seletivo, o candidato é obrigado a apresentar todos os documentos exigidos para efetivação da mesma sob pena da perda do direito à vaga. A legislação de ensino dispõe expressamente que a conclusão do Ensino Médio é requisito indispensável para o ingresso no ensino superior. Ao assinar o termo de adesão ao contrato de prestação de serviços educacionais e efetuar o pagamento da matrícula, o candidato fica ciente de que o documento comprobatório da conclusão efetiva do Ensino Médio deverá ser apresentado até o início do curso, sob pena, em função do não atendimento da exigência, a qualquer tempo, sem aviso prévio, de anulação da matrícula e de todos os atos escolares praticados.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

• No menu da Matrícula Online estará disponível a cópia do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, correspondente ao Termo de Adesão que deverá ser impresso e assinado pelo candidato/responsável legal. Na mesma página, também estarão disponíveis a cópia do Regimento Financeiro e outros documentos disponibilizados para conhecimento do candidato.

• A matrícula somente será considerada efetivada se constatado o pagamento da matrícula, além da entrega do Termo de Adesão ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e dos demais documentos exigidos.

• O valor correspondente às parcelas da semestralidade poderá ser consultado no site da UNIMEP, na página do respectivo curso, na Internet, www. unimep.br, ou pelo telefone (19) 3124-1616.

• No boleto bancário da matrícula, o desconto concedido através de convênios da Instituição com empresas, associações e órgãos públicos constará desde que o candidato tenha providenciado até a data do Vestibular a entrega dos documentos exigidos.

PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA ONLINE

1º passo - Confirmação dos dados Cadastrais

2º passo - Emitir o Termo de Adesão ao Contrato. O documento deverá ser impresso e assinado para apresentação juntamente com os documentos pessoais (ver as instruções no 4º Passo).

3º Passo - Emitir o Boleto Bancário. O boleto deverá ser impresso para efetuar o pagamento diretamente na rede bancária, até o dia 11/12/2015.O link do boleto bancário somente estará disponível se constatada a geração do Termo de Adesão conforme as instruções no 1º Passo.

4º passo - Entrega de documentos digitalizados: O candidato deverá providenciar a entrega dos documentos digitalizados, até o dia 17/12, utilizando o sistema da Matrícula Online.

INFORMAÇÕES OU DÚVIDAS

Portal do Vetibular: www.unimep.br/vestibularEmail: [email protected] - Processo Seletivo ou [email protected] - Matrícula

Telefone: (19) 3124 - 1616

Page 20: Comunicação e Expressão Ciências Naturais e Exatas ...1).pdf · ... entre a rua e o muro, seja na casa, na ... Ou da época em que você esperava ansiosamente que determinada

(19) 3124 1616www.unimep.br • [email protected]

Acesse o gabarito: http://www.unimep.br/vestibular/provas

06/12/2015 • Deivid

Wesley M

arqu

es