36

CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010
Page 2: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010

…. é o segundo menor de todos os continentes e está localizada quase que inteiramente no hemisfério norte do planeta. É composta por mais de 40 países – a maioria deles de pequena extensão – e apresenta uma população de aproximadamente 800 milhões de habitantes.

Page 3: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010
Page 4: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010

MAIS DE 75% DAS TERRAS EUROPÉIAS SÃO PLANAS

A- PIRINEUS (ENTRE A ESPANHA E A FRANÇA)

B- ALPES(ENTRE SUÍÇA E ÁUSTRIA) C- APENINOS ( ITÁLIA) D-ALPES

DINÁRICOS(CROÁCIA,BÓSNIA,MONTENEGRO, SÉVIA,ALBÂNIA)

Page 5: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010

E- PLANÍCIE DO NORTE DA EUROPA(ALEMANHA E POLÔNIA)

F- PLANÍCIE HUNGARA(HUNGRIA E ROMÊNIA)

G- CÁRPATOS (ÁREA RELACIONADA A RÚSSIA)

Page 6: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010
Page 7: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010
Page 8: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010
Page 9: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010
Page 10: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010

A Europa está localizada na zona temperada da Terra, dessa forma, apresenta climas de temperaturas mais amenas, dentre as particularidades de cada região podem ser identificados diversos tipos de climas, sendo que os principais são:

Page 11: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010
Page 12: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010

Subpolar: predomina em áreas próximas à região ártica, é constituída por duas estações bem definidas, sendo que o inverno é extremamente rigoroso e longo, com temperaturas que atingem -50ºC e verão com período bastante restrito, com temperaturas que variam entre 16ºC e 21°C.

Page 13: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010
Page 14: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010

Temperado oceânico: é formado por um elevado índice pluviométrico, especialmente na primavera e no inverno, e temperaturas amenas.

Page 15: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010
Page 16: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010

Temperado continental: ocorre no centro e leste da Europa, as chuvas desenvolvem com menos incidência que no temperado oceânico e amplitudes térmicas mais elevadas.

Page 17: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010
Page 18: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010

Mediterrâneo: esse tipo de clima é típico do sul da Europa com verões quentes e invernos mais amenos em relação a outras regiões do continente, nesse há duas estações bem definidas, seca no verão e chuvosa no inverno.

Page 19: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010
Page 20: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010

Clima de montanha: ocorre especialmente em áreas de relevo de grandes altitudes, como os Alpes e Pireneus, nessas áreas as chuvas são bem distribuídas durante todo o ano, essas se desenvolvem de forma mansa e rápida, os invernos são extensos e rigorosos, constituídos por nevadas e geadas.

Page 21: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010

A paisagem vegetal européia de hoje representa uma parcela muito pequena do que foi essa cobertura vegetal no passado. A diminuição sensível do espaço ocupado pela vegetação natural está relacionada a um grande número de fatores, principalmente aos de ordem econômica

Page 22: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010
Page 23: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010

Tundra: paisagem típica de regiões em que predomina o clima polar ou ártico. O desenvolvimento vegetal ocorre durante o curto verão, uma vez que no inverno os solos estão congelados, sendo marcado pela presença de musgos, liquens, gramíneas e arbustos. Os liquens, plantas resultantes da associação de fungos e algas, dominam a paisagem, chegando a cobris até as rochas presentes na região;

Page 24: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010
Page 25: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010

Floresta temperada: ao sul da floresta boreal, é mais diversificada do que essa, pois, além de pinheiros, observa-se a presença de árvores como a faia e o carvalho. As espécies dessa floresta apresentam folhas caducas, isto é, que caem durante o outono;

Page 26: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010
Page 27: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010

Floresta boreal: ao sul da tundra, é caracterizada pelo domínio das coníferas (pinheiros). As coníferas apresentam folhas duras e aciculares (em forma de agulha), cujas funções são impedir a acumulação da neve nas copas das árvores e reduzir a superfície de evaporação, pois as chuvas são raras na região;

Page 28: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010
Page 29: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010

Estepes: campos que marcam a paisagem ao sul da floresta temperada, caracterizam-se pelo domínio de herbáceas (ervas) ou gramíneas e pela ocorrência de solos mais férteis que os das florestas. Tais condições de solo explicam-se pelo ciclo de vida muito curto das ervas, o que implica grande acumulação de restos vegetais e, conseqüentemente, de húmus, material originário da decomposição vegetal no solo. Alguns dos solos das estepes estão entre os mais férteis do mundo, como as terras negras da Ucrânia, um dos principais produtores de cereais da Europa;

Page 30: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010
Page 31: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010

Vegetação mediterrânea: ao sul do continente, caracterizada pela presença de xerófilas, vegetais adaptados a ambientes secos, como os maquis e os garrigues.

Page 32: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010
Page 33: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010

.

Existem diferentes formas de se regionalizar o continente europeu, pois os critérios utilizados variam conforme o objetivo da análise.

Page 34: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010

Por exemplo, se formos considerar a localização geográfica ou os aspectos econômicos, dividiremos o continente em: Europa ocidental, Europa setentrional, Europa centro-oriental e Europa meridional (também chamada de MediterrÂNEA).

Page 35: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010

Já de acordo com os critérios políticos, a divisão é oriunda da bipolaridade decorrente da modificação espacial resultante do fim da Segunda Guerra Mundial e é feita da seguinte forma: Europa ocidental e Europa oriental (o termo Leste europeu ainda hoje é usado).

Vale ressaltar que, com o fim da Guerra Fria, a divisão da Europa em duas partes distintas, uma capitalista (o oeste) e outra socialista (o leste), essa classificação já não é tão utilizada, já que muitos países que integravam o antigo bloco soviético atravessam agora um período de transição entre os dois sistemas.

Page 36: CONTINENTE EUROPEU FÍSICO-2010