3
| | Livros | | | | PINIData | PINIempregos | Loja | Assine | Anuncie | Sobre nós | Contato Tweet 0 Construção Controle tecnológico do concreto Construtora deve verificar se o laboratório é acreditado pelo Inmetro e se não possui vínculos com a concreteira contratada Aline Mariane Edição 136 ‐ Novembro/2012 0 O serviço de controle tecnológico do concreto consiste em checar, por meio de ensaios, a qualidade do material que será empregado na obra, com a finalidade de verificar principalmente sua durabilidade e resistência. “Normalmente, uma empresa de controle tecnológico também verifica outros materiais relacionados ao concreto, como fôrmas, o posicionamento delas, as armaduras, etc.”, ressalta Luiz Tsuguio Hamassaki, pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Para garantir o bom desempenho do concreto, a construtora deve estar atenta à escolha dos materiais, à dosagem dos componentes do concreto e de aditivos e adições, e à aplicação do material durante toda a obra. “O controle tecnológico fornece subsídios para a avaliação da qualidade da obra e pode indicar causas de patologias que eventualmente possam ocorrer”, afirma Rubens Curti, especialista em concreto da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). Revista Aplicativo Edição Atual Edições Anteriores Folheie Assine Comprar Edições Últimas Publicadas Mais Lidas Publicidade Negócios Dilma Rousseff reenvia projeto de lei que reduz a desoneração da folha de pagamento para o Congresso Negócios Empresas de pré‐fabricados de concreto pretendem investir mais em 2015 do que ano passado, diz FGV Gestão Construção civil puxa queda no número de vagas de empregos formais no Brasil em fevereiro Negócios Engenheiro mecânico Renato Botelho é o novo presidente do Grupo Orguel Publicidade 1 Recomendar DESTAQUES DA LOJA PINI Assuntos em destaque Lotes em ascensão Aprovação de projetos Efeitos do câmbio Produtos & Técnicas Buscar... Cadastro PINIWeb Negócios Gestão Construção Crédito Legislação Entrevistas Artigos Debates técnicos Revistas Blogs TCPO Cursos Sistemas

Controle Tecnológico Do Concreto _ Construção Mercado

Embed Size (px)

DESCRIPTION

controle tecnológico do concreto

Citation preview

Page 1: Controle Tecnológico Do Concreto _ Construção Mercado

| | Livros | | | | PINIData  | PINIempregos  | Loja | Assine | Anuncie | Sobre nós | Contato

Tweet 0

Construção

Controle tecnológico do concreto

Construtora deve verificar se o laboratório é acreditado pelo Inmetro e se nãopossui vínculos com a concreteira contratadaAline Mariane

Edição 136 ‐ Novembro/2012

0

O serviço de controle tecnológico do concreto consiste em checar, por meio de ensaios, aqualidade do material que será empregado na obra, com a finalidade de verificarprincipalmente sua durabilidade e resistência. “Normalmente, uma empresa de controletecnológico também verifica outros materiais relacionados ao concreto, como fôrmas, oposicionamento delas, as armaduras, etc.”, ressalta Luiz Tsuguio Hamassaki, pesquisadordo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Para garantir o bom desempenho do concreto, a construtora deve estar atenta à escolhados materiais, à dosagem dos componentes do concreto e de aditivos e adições, e àaplicação do material durante toda a obra. “O controle tecnológico fornece subsídios para aavaliação da qualidade da obra e pode indicar causas de patologias que eventualmentepossam ocorrer”, afirma Rubens Curti, especialista em concreto da Associação Brasileira deCimento Portland (ABCP).

Revista Aplicativo

Edição Atual

Edições Anteriores

Folheie

Assine

Comprar Edições

Últimas Publicadas Mais Lidas

Publicidade

NegóciosDilma Rousseff reenvia projeto de leique reduz a desoneração da folha depagamento para o Congresso

NegóciosEmpresas de pré‐fabricados deconcreto pretendem investir mais em2015 do que ano passado, diz FGV

GestãoConstrução civil puxa queda nonúmero de vagas de empregos formaisno Brasil em fevereiro

NegóciosEngenheiro mecânico Renato Botelhoé o novo presidente do Grupo Orguel

Publicidade

1Recomendar

DESTAQUES DA LOJA PINI

Assuntos em destaque Lotes em ascensão Aprovação de projetos Efeitos do câmbio Produtos & Técnicas

Buscar...

Cadastro PINIWeb

Negócios Gestão Construção Crédito Legislação Entrevistas Artigos Debates técnicos

Revistas Blogs TCPO Cursos Sistemas

Page 2: Controle Tecnológico Do Concreto _ Construção Mercado

'A concreteira realiza oensaio dos materiais, mas oideal é que um órgãoindependente, nãovinculado à concreteira,faça esse tipo de trabalho'Luiz Tsuguio Hamassaki

pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas

(IPT)

Especificações O primeiro passo na hora de receber o concreto no canteiro é a realização de ensaios paraavaliar a resistência do material, e o ideal é continuar fazendo esse monitoramento durantetoda a obra. O professor Luiz Hamassaki recomenda que se coletem amostras de cadacaminhão de concreto que chega ao canteiro.

A construtora deverá passar ao laboratório informações como dados da obra, volume deconcreto a ser utilizado e tipos de ensaios desejados. A prestadora de serviços deveráavaliar toda a documentação dos materiais antecipadamente, acompanhar o dia a dia docanteiro e fornecer o Certificado de Ensaio (CE), onde devem constar informações como:identificação completa do laboratório onde foi realizado o ensaio e, se necessário, docliente, descrição, identificação, caracterização e condição da amostra ensaiada, datas derealização do ensaio e de emissão do CE, identificação do método utilizado e doprocedimento de amostragem, entre outros.

ChecklistVerifique se a contratada possui acreditação do Inmetro;

Certifique‐se de que o laboratório não tem vínculos com a concreteiracontratada para a obra;

O laboratório deve orientar a construtora sobre como proteger os corposde prova moldados, além disso, é importante evitar choques físicos dasamostras no transporte da obra até o laboratório;

Forneça amostras em quantidade suficiente para realização dos ensaios ede repetições, se necessário; as amostras devem estar isentas de materiaisestranhos que possam desvirtuar os resultados;

Para garantir que o ensaio foi bem‐feito, molde sempre dois corpos deprova para cada lote de concreto;

Dependendo da distância entre a obra e o laboratório e da quantidade deconcreto utilizado, pode ser vantajoso montar um laboratório no própriocanteiro.

Entrevista Luiz Tsuguio Hamassaki

Controle independente

O controle tecnológico é necessáriomesmo quando a concreteira já ensaiouo concreto fornecido? Normalmente, a concreteira realiza oensaio dos materiais, mas o ideal é que umórgão independente, não vinculado àconcreteira, faça esse tipo de trabalho. Éimportante tratar do concreto e de seusmateriais componentes.

Existe mão de obra especializada pararealizar esse controle? Os funcionários do laboratório devempassar por treinamento. Não somenteaqueles que farão o ensaio no laboratório,mas também os que farão o trabalho decampo na obra. O funcionário que está nocampo acompanhando o levantamento defôrmas para concretagem pode ser umlaboratorista, e muitas vezes não é.

Quais pontos críticos devem seracompanhados pelos funcionários dolaboratório na obra? O plano de uma concretagem é muito importante, por exemplo. No plano deconcretagem será definido que tipo de vibração será aplicado ao concreto,quantos funcionários participarão do serviço, qual vai ser a dinâmica daschamadas dos caminhões, etc. O laboratório faz a fiscalização dosprocedimentos adotados pela empreiteira e a avaliação dos procedimentosespecificados pelo projetista.

Ver Mais

NEWSLETTER CONSTRUÇÃO MERCADO

Cadastre‐se e escolha os informes gratuitos

Acesse e configure seus recebimentos

AGENDA

24/03/2015Palestra "Eficiência na Execução deEdificações em Parede de Concreto"

DE 17/03/2015 A 25/03/2015Curso de Patologia de Revestimentos deArgamassa e Cerâmicos

26/03/2015Seminário Patologia das edificações e riscosjudiciais

26/03/2015Palestra sobre Preparo, Controle,Recebimento e Aceitação do Concreto

DE 23/03/2015 A 27/03/2015AbineeTEC 2015

Construção Mercado

5.378 pessoas curtiram Construção Mercado.

Plugin social do Facebook

Curtir

Viabilidade deEmpreendimentosImobiliáriosImpresso

APLICATIVOS

Page 3: Controle Tecnológico Do Concreto _ Construção Mercado

Construção Mercado ::20/03/15

Dilma Rousseffreenvia projetode lei que reduza desoneraçãoda folha depagamento parao Congresso

Infraestrutura Urbana ::20/03/15

Geólogo critica,em artigo, oatual CódigoFlorestal para ascidades

PINIweb :: 20/03/15

AbineeTEC 2015PINIweb :: 20/03/15

II ConferênciaMunicipal sobreRuído, Vibraçãoe PerturbaçãoSonora

Quais os problemas mais comuns derivados de um serviço malfeito? Muitas vezes ocorre falha de concretagem, vazios no concreto mal‐adensado,deslocamento de fôrma, o que faz com que o cobrimento de concreto sobre oaço fique diferente do especificado. Entre outros problemas também estão acorrosão de armaduras, infiltrações no concreto e juntas malplanejadas oumalfeitas.

Cotações de preços e fornecedores Antes de escolher uma prestadora de serviços, a construtora deve verificar se a empresapossui acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).Além disso, é importante se certificar de que o laboratório não tenha nenhum vínculo com aconcreteira contratada naquela obra.

Também devem ser verificadas as instalações onde serão realizados os testes. “Olaboratório deve estar adequado quanto a espaço, iluminação, aterramento da redeelétrica, nível de ruído, temperatura, umidade relativa, vibrações e limpeza”, aconselhaRita Moura Fortes, docente do departamento de engenharia civil da UniversidadePrebisteriana Mackenzie. Os pagamentos geralmente são feitos mensalmente e de acordocom o andamento dos serviços.

Logística “A empresa contratada deve orientar a construtora no que diz respeito à proteção doscorpos de prova moldados durante o período de endurecimento do concreto”, ressaltaRubens Curti, da ABCP. Além disso, é importante evitar choques físicos das amostras notransporte da obra até o laboratório.

Em alguns casos, pode ser vantajoso para a construtora montar um laboratório no própriocanteiro. Segundo Luiz Hamassaki, do IPT, a viabilidade dessa opção depende da distânciaentre a obra e o laboratório central e do volume de concreto que será utilizado.

Cuidados gerais A contratada deve tomar cuidados especiais em relação às amostras que serão fornecidas aolaboratório que realizará os ensaios. “A amostra a ser ensaiada deve ser representativa eadequada, tanto em relação à quantidade, que deve ser suficiente para a realização dosensaios e de repetições, se necessária, quanto em relação à qualidade. Deve‐se garantirque a amostra coletada esteja isenta de materiais estranhos que possam desvirtuar osresultados”, ressalta Rita Fortes.

Segundo a professora, o laboratório deve manter procedimentos para manutenção ecalibração dos equipamentos, a fim de que a qualidade dos ensaios não seja afetada.Hamassaki acrescenta ainda que, “para se certificar de que o ensaio foi bem‐feito, éimportante moldar sempre dois corpos de prova do mesmo lote de concreto, e verificar sehouver diferenças no resultado”.

Normas técnicasABNT NBR 12655 – Concreto de Cimento Portland – Preparo, Controle eRecebimento – Procedimento

ABNT NBR 12654 – Controle Tecnológico de Materiais Componentes doConcreto

ABNT NBR 15146 – Controle Tecnológico de Concreto – Qualificação dePessoal

Veja também

Plugin social do Facebook

Comentar...

Comentar usando...