5
Desenvolvimento Um meteorologista, educador, químico, cientista e jornalista britânico John Dalton nasceu em Eaglesfield, Inglaterra, no dia 06 de setembro de 1766, em uma família Quaker. Portador de uma doença ainda não diagnosticada em sua época, ele descobriu a anomalia da visão das cores conhecida hoje por daltonismo. Em 1794, depois de ter realizado muitas observações sobre certas peculiaridades da visão, Dalton descreveu o fenômeno da cegueira congênita para as cores, que se verifica em alguns indivíduos. Ele tinha mais dois irmãos sobreviventes. Tanto ele e seus irmãos nasceram daltônicos. Dalton dedicou a vida ao ensino e à pesquisa. Com apenas 12 anos, substitui o professor John Fletcher, na Quaker’s School. Em 1781 transferiu-se para Kendal, onde estudou em uma escola fundada pelo seu primo, George Bewley. Partiu para Manchesterem 1793, estabelecendo-se aí definitivamente. Dalton tinha um grande interesse nas pressões atmosféricas, e que eventualmente, levou-o para um exame mais detalhado de gases. Enquanto estudava a natureza, no início de 1800, ele aprendeu que os gases não eram um solvente químico. Em vez disso, era um sistema mecânico composto de pequenas partículas individuais que utilizam a pressão aplicada independentemente do gás. Em 1801 este princípio científico oficialmente chegou a ser conhecida como Lei das pressões parciais de Dalton. O fascínio de Dalton com gases, gradualmente o levou a afirmar formalmente que toda forma de matéria (seja sólido, líquido ou gás) também foi constituído por pequenas partículas individuais. Dalton passou muito tempo em seu laboratório observando várias reações químicas. Ao olhar para como as coisas reagiram, Dalton foi capaz de construir a ideia de Demócrito de átomos como o alicerce fundamental

Dalton

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Algumas informações sobre John Dalton.

Citation preview

Page 1: Dalton

Desenvolvimento

Um meteorologista, educador, químico, cientista e jornalista britânico John Dalton nasceu em Eaglesfield, Inglaterra, no dia 06 de setembro de 1766, em uma família Quaker. Portador de uma doença ainda não diagnosticada em sua época, ele descobriu a anomalia da visão das cores conhecida hoje por daltonismo. Em 1794, depois de ter realizado muitas observações sobre certas peculiaridades da visão, Dalton descreveu o fenômeno da cegueira congênita para as cores, que se verifica em alguns indivíduos. Ele tinha mais dois irmãos sobreviventes. Tanto ele e seus irmãos nasceram daltônicos. Dalton dedicou a vida ao ensino e à pesquisa. Com apenas 12 anos, substitui o professor John Fletcher, na Quaker’s School. Em 1781 transferiu-se para Kendal, onde estudou em uma escola fundada pelo seu primo, George Bewley. Partiu para Manchesterem 1793, estabelecendo-se aí definitivamente.

Dalton tinha um grande interesse nas pressões atmosféricas, e que eventualmente, levou-o para um exame mais detalhado de gases. Enquanto estudava a natureza, no início de 1800, ele aprendeu que os gases não eram um solvente químico. Em vez disso, era um sistema mecânico composto de pequenas partículas individuais que utilizam a pressão aplicada independentemente do gás. Em 1801 este princípio científico oficialmente chegou a ser conhecida como Lei das pressões parciais de Dalton.

O fascínio de Dalton com gases, gradualmente o levou a afirmar formalmente que toda forma de matéria (seja sólido, líquido ou gás) também foi constituído por pequenas partículas individuais. Dalton passou muito tempo em seu laboratório observando várias reações químicas. Ao olhar para como as coisas reagiram, Dalton foi capaz de construir a ideia de Demócrito de átomos como o alicerce fundamental da matéria. Ele, então, em 1803, propôs uma teoria que explicava as leis da conservação de massa e da composição definida, é a chamada Teoria Atômica de Dalton. Essa teoria foi baseada em diversos experimentos e apontou as seguintes conclusões:

1. Toda matéria é formada de partículas fundamentais, os átomos.

2. Os átomos não podem ser criados e nem destruídos, eles são permanentes e indivisíveis.

3. Um composto químico é formado pela combinação de átomos de dois ou mais elementos em uma razão fixa.

4. Os átomos de um mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos, já os átomos de diferentes elementos possuem propriedades diferentes. Os átomos caracterizam os elementos.

Page 2: Dalton

5. Quando os átomos se combinam para formar um composto, quando se separam ou quando acontece um rearranjo são indícios de uma transformação química.

Discute-se ainda hoje se ele teria emitido essa teoria em decorrência de experiências pessoais ou se o sistema foi estabelecido à prioridade, baseado nos conhecimentos divulgados no seu tempo. Seja como for, deve-se ao seu gênio a criação, em bases científicas, da primeira teoria atômica moderna.

A partir de 1817, até o dia que ele morreu, Dalton atuou como presidente do Manchester Literary and Philosophical Society, a primeira organização que lhe deu acesso a um laboratório. Um praticante de modéstia Quaker, ele resistiu reconhecimento público; em 1822, ele recusou a adesão eleito para a Royal Society. Em 1832, no entanto, aceitar a contragosto um doutorado honorário em Ciências da prestigiada Universidade de Oxford. Ironicamente, seu vestido de formatura era vermelho, a cor que ele não podia ver. Felizmente para ele, sua cegueira cor era uma desculpa conveniente para ele para substituir a regra Quaker proibindo seus assinantes de usar vermelho.

Em 1833, o governo concedeu-lhe uma pensão, que foi duplicada em 1836. Dalton foi oferecido a fazer outro grau, desta vez um Doutorado em Direito, pela Universidade de Edimburgo, em 1834. Como se essas honras eram insuficientes homenagem ao químico revolucionário, em Londres, um estátua foi erguida em honra de Dalton - também em 1834.

Em sua vida mais tarde, Dalton continuou a ensinar e palestras em universidades de todo o Reino Unido, embora seja dito que o cientista era um professor desajeitado com uma voz rouca e estridente. Ao longo de sua vida, Dalton conseguiu manter sua reputação quase impecável como o devoto Quaker. Ele viveu uma vida simples humilde focando o seu fascínio com a ciência, e nunca se casou.

Em 1837 Dalton teve um derrame. Ele teve problemas com seu discurso para o próximo ano. Depois de sofrer um segundo derrame, Dalton morreu tranquilamente na noite de 26 de Julho de 1844, em sua casa em Manchester, Inglaterra. Ele foi oferecido a um funeral cívico e concedeu honras. Em média 40.000 pessoas participaram da procissão, honrando suas contribuições à ciência, indústria e comércio da nação.

Ao encontrar uma maneira de "pesar átomos," A pesquisa de John Dalton não só mudou a face da química, mas também iniciou sua progressão em uma ciência moderna. A divisão do átomo no século 20 não poderia provavelmente ter sido realizado sem Dalton que estabelece as bases de conhecimento sobre a composição atômica de moléculas simples e complexas. As descobertas de Dalton também permitiu a fabricação de custo eficiente de compostos químicos, uma vez que, essencialmente, dar

Page 3: Dalton

aos fabricantes uma receita para determinar as proporções corretas químicos em um determinado composto.

Os elementos segundo Dalton. Publicado no livro.

Referências bibliográficas

https://prezi.com/iuihwtccyofk/atomic-structure/

http://www.universetoday.com/38169/john-daltons-atomic-model/

http://edtech2.boisestate.edu/lindabennett1/502/dalton.html

http://www.biography.com/people/john-dalton-9265201

http://www.iun.edu/~cpanhd/C101webnotes/composition/dalton.html

http://allchemy.iq.usp.br/metabolizando/beta/01/jdalton.htm

https://the-history-of-the-atom.wikispaces.com/John+Dalton

http://blogdaviacolor.com.br/blog/as-cores-de-john-dalton/

http://www.brasilescola.com/quimica/teoria-atomica-dalton.htm

http://franquimica.blogspot.com.br/2009/07/john-dalton.html