24
Farmacêutico Comunitário Área: Farmácia

Desenvolva sua Carreira - Farmaceutico Comunitario

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Farmaceutico Comunitario

Citation preview

Page 1: Desenvolva sua Carreira - Farmaceutico Comunitario

Farmacêutico ComunitárioÁrea: Farmácia

Page 2: Desenvolva sua Carreira - Farmaceutico Comunitario
Page 3: Desenvolva sua Carreira - Farmaceutico Comunitario

FarmacêuticoComunitário

Page 4: Desenvolva sua Carreira - Farmaceutico Comunitario

Página 4

Page 5: Desenvolva sua Carreira - Farmaceutico Comunitario

Página 5

Page 6: Desenvolva sua Carreira - Farmaceutico Comunitario

Página 6

Page 7: Desenvolva sua Carreira - Farmaceutico Comunitario

Página 7

Page 8: Desenvolva sua Carreira - Farmaceutico Comunitario

Página 8

Page 9: Desenvolva sua Carreira - Farmaceutico Comunitario

Página 9

Page 10: Desenvolva sua Carreira - Farmaceutico Comunitario

Página 10

Page 11: Desenvolva sua Carreira - Farmaceutico Comunitario

Página 11

Page 13: Desenvolva sua Carreira - Farmaceutico Comunitario

Farmacêutico ComunitárioÁrea: Farmácia

Página 13

Page 14: Desenvolva sua Carreira - Farmaceutico Comunitario

Farmacêutico ComunitárioÁrea: Farmácia

Conhecimentos em assistên-cia farmacêutica, dispensa-ção racional, farmacovigilân-cia, avaliação da prescrição médica, elaboração de ma-nuais de procedimentos.

O farmacêutico comunitário é responsável desde o plane-jamento da compra à dispen-sação dos medicamentos ao paciente até a gestão racional de recursos humanos e finan-ceiros do estabelecimento. É responsável por ações edu-

Autoconfiança, iniciativa, equilíbrio emocional, respon-sabilidade, comprometimen-to com resultados.

Objetividade, versatilidade, liderança, organização, ha-bilidade para trabalhar em equipe, conhecimentos ad-ministrativos.

Página 15Página 14

cativas em programas de saúde pública.

Page 15: Desenvolva sua Carreira - Farmaceutico Comunitario

Farmacêutico ComunitárioÁrea: Farmácia

O farmacêutico comunitário trabalha ligado a drogarias ou farmácias públicas e está engajado no processo da atenção à saúde, realizando orientação farmacêutica ao paciente/cliente durante a dispensação. O mercado far-macêutico é bastante amplo e busca profissionais que agru-pem conhecimentos técnicos atualizados e aperfeiçoados, além de atuação em geren-

Farmacêutico generalista, far-macêutico hospitalar e farma-cêutico magistral.

ciamento, por isso a necessi-dade constante da renovação em conhecimentos.

Página 15

Page 16: Desenvolva sua Carreira - Farmaceutico Comunitario

Escolher a carreira cer-ta é uma decisão difícil para muitas pessoas, e o que pode ser ainda mais complicado é saber as metas a serem traçadas para alcançar o sucesso profissional. Em muitos casos a pessoa opta por um trabalho apenas pela questão da remuneração, o que pode ocasionar em insatisfação no trabalho e na vida pessoal. Por isso, é sempre importante pla-nejar os resultados que se deseja alcançar e traba-lhar para que os abjetivos sejam atingidos, desta forma o profissional con-segue destaque no mer-cado de trabalho e a con-sequente satisfação em todos os segmentos de sua vida. De acordo com Edvaldo de Farías, autor do livro Planejamento e Gestão da Carreira Pro-fissional, fazer planos e também saber gerenciar a carreira significa se pro-teger de futuros fracas-sos.

Mesmo sendo uma pro-fissão milenar, somente na década de 1990 o far-macêutico se aprimora e retorna à sua origem na função assistencial e clí-nica nos hospitais, farmá-cias e drogarias. Ao mes-mo tempo, o profissional desta área começa a en-contrar espaço também na indústria farmacêu-tica em departamentos de pesquisa, serviço de atendimento ao cliente (SAC) e farmacovigilân-cia. Surge, então, nessa época a atenção farma-cêutica, parte da farmá-cia que trata do cuidado do paciente com ênfase na terapia farmacológi-ca, seus efeitos adversos e interações indesejáveis. Considerada atualmente a principal atividade do farmacêutico em farmá-cia clínica, ela se baseia no processo de anam-nese, análise, orientação e seguimento e utiliza conhecimentos de far-macoterapia, patologia, semiologia, interpretação de dados laboratoriais e relações humanas.

Interações medicamen-tosas acontecem quando os efeitos de um ou mais medicamentos são mu-dados pela administração simultânea ou anterior de outros. Tais interações criam graves problemas na prática clínica, poden-do implicar em ineficácia terapêutica, aumentar a ocorrência de reações adversas a medicamen-tos e também aumentar o tempo de internamento de pacientes. Na prática clínica, muitas das inte-rações medicamentosas têm importância relativa, com pequeno potencial lesivo para os pacientes, porém há interações com efeitos colaterais graves, podendo inclusive levar o paciente a óbito, o que ressalta a importância do conhecimento das inte-rações e da identificação precoce dos pacientes em risco.

Planejamento e Gestãode Carreira

Atenção Farmacêutica InteraçõesMedicamentosas

Página 16

Page 17: Desenvolva sua Carreira - Farmaceutico Comunitario

A regulação farmacêutica no Brasil e em qualquer lugar do mundo é efetu-ada por uma quantida-de muito grande de leis, decretos e regulamen-tações. Nesse sentido, é praticamente impossível a atuação nessa área far-macêutica sem um co-nhecimento prévio da re-gulamentação a que está sujeito. Desde a divulga-ção do medicamento à dispensação ou mesmo a armazenagem, pratica-mente todas as ativida-des estão regulamenta-das por um documento escrito, emitido pela au-toridade competente, das três esferas: Municípios, Estados e Governo Fe-deral, além da fiscaliza-ção profissional. O curso Legislação Farmacêutica por meio da Educação a Distância oferece ao pro-fissional farmacêutico o conhecimento sobre fa-bricação e registro de medicamentos, cosméti-cos e saneantes, regula-mentação da fabricação de medicamentos e ou-tros assuntos ligados a área.

A atenção farmacêuti-ca ao paciente diabético exige conhecimentos di-versos que se estendem além da farmacologia dos agentes antidiabé-ticos. Considerando que se trata de uma doença crônica, multifatorial e progressiva, cada pacien-te necessita de uma ava-liação individual do seu estado de saúde para a escolha do tratamento adequado. Essa avaliação também leva em conta aspectos socioculturais do paciente, visto que é essencial educá-lo para que ele se transforme no principal agente do seu tratamento. Apesar da grande quantidade de in-formações, à medida que se estuda o assunto vê-se que todas elas são rele-vantes e certamente ser-virão de base para o Far-macêutico, na educação do paciente e no enten-dimento da terapêutica. Oferece ao profissional o conhecimento sobre his-tória, diagnóstico, classi-ficação, fisiopatologia e muito mais.

A atenção farmacêutica ao paciente hipertenso é de suma importância para a melhoria da adesão ao tratamento e consequen-temente aumentando a qualidade de vida do pa-ciente. A atividade que os farmacêuticos podem desenvolver no exercício da atenção farmacêutica pode trazer como resulta-do as melhorias nos índi-ces de custo-benefício do paciente, como propor-cionar conhecimento em relação à sua patologia, aumentando a adesão ao tratamento, com me-lhores resultados clínicos e de qualidade de vida do paciente, diminuin-do internações e conse-quentemente reduzindo os gastos para o sistema de saúde. É um olhar di-ferenciado do tradicional, é um olhar na totalidade individual do ser humano considerado em seu con-texto, com o objetivo de alcançar resultados que favoreça o seu bem-estar.

LegislaçãoFarmacêutica

Atenção Farmacêutica ao Paciente Diabético

Atenção Farmacêutica ao Paciente Hipertenso

Farmacêutico ComunitárioÁrea: Farmácia

Página 17

Page 18: Desenvolva sua Carreira - Farmaceutico Comunitario

A liderança pode ser apli-cada em todos os setores e áreas de atuação. Atu-almente, empresas pro-curam profissionais com o perfil de líder para fazer parte do seu quadro de colaboradores. Pesqui-sas mostram que profis-sionais comprometidos e confiantes apresentam resultados mais positivos do que aqueles que preci-sam ser supervisionados constantemente. As com-panhias entendem que ser líder é duplamente eficaz, pois custa menos e o índice de produtivi-dade é maior. E para você competir no mercado de trabalho com outros lí-deres, o Portal Educação desenvolveu este curso para estimular o seu lado empreendedor e conse-quentemente tornar você uma liderança.

Aprender os princípios e fundamentos da Farma-cologia dos antibióticos, antifúngicos e antivirais é extremamente importan-te para a melhor compre-ensão e aprimoramento dos outros temas da área. Entender bem a resistên-cia bacteriana aos antibi-óticos, quais são os agen-tes que afetam a síntese de proteínas bacterianas, o ciclo da vida do HIV, en-tre outros tópicos, é es-sencial para o profissional desenvolver sua atividade com qualidade e compe-tência. Outros assuntos, como: o que são agentes inibidores, fungos e in-fecções fúngicas e novas terapias antifúngicas, são elementos que comple-mentam o conhecimen-to, ilustram o curriculum e fazem o diferencial de quem atua no mercado direcionado à area de saúde.

A qualidade no atendi-mento em farmácia não está apenas nas mãos do farmacêutico. Hoje sabe-mos que há um sistema inteiro que norteia a ma-neira que um paciente ou cliente deve ser atendido. Verificamos também que quando há qualidade no atendimento em farmá-cia a mesma se destaca em relação à concorren-te, mostrando assim sua importância. Convive-mos com uma realidade em que os farmacêuticos são tratados como me-ros dispensadores, com-prometendo a qualidade do atendimento em far-mácia. Inúmeras pesqui-sas voltadas à atenção farmacêutica vêm sendo lançadas, como cursos e cartilhas, isso nos confir-ma o valor da qualidade no atendimento em far-mácia. Por isso, o profis-sional deve sempre estar atualizado no mercado e no seu ambiente de tra-balho, pois com a apli-cação da excelência no atendimento ele garante a satisfação da clientela.

Liderança Farmacologia de Anti-bióticos, Antifúngicos e Antivirais

Qualidade no Atendi-mento em Farmácia

Farmacêutico ComunitárioÁrea: Farmácia

Página 18

Page 19: Desenvolva sua Carreira - Farmaceutico Comunitario

Consumir com frequência analgésicos ou anti-infla-matórios convencionais, como a aspirina, o para-cetamol e o ibuprofeno, pode aumentar os riscos de hipertensão nos ho-mens. A notícia foi publi-cada na revista americana “Arquivos de Medicina In-terna”. Muitas pessoas se automedicam sem saber dos ríscos que isso causa à saúde e um profissional bem orientado deve es-tar atento aos efeitos de ações imprudentes cau-sadas por leigos. No en-tanto, um equívoco oca-sionado por alguém que entende do assunto gera revolta agredada à con-sequente desvalorização do profissional em sua área de atuação. Por isso, se atualizar é sempre a melhor opção para quem quer se manter no merca-do de trabalho e garantir uma boa colocação pro-fissional.

A compreensão do pro-cesso saúde-doença no âmbito de populações está inserida na questão da epidemiologia que é uma disciplina básica da saúde pública. A epide-miologia tem a preocu-pação com o desenvolvi-mento de estratégias para ações voltadas ao ato de proteger e promover a saúde da comunidade. A partir dos estudos de epidemiologia podem-se compreender as relações dos agentes infecciosos, hospedeiro e ambiente, no sentido de saber as causas das doenças em grupos de pessoas. Pro-fissionais da saúde que precisam atualizar o co-nhecimento, epidemiolo-gia e saúde pública é uma boa opção.

A farmacologia é uma ciência milenar, presen-te desde a pré-história, quando o homem já co-nhecia alguns efeitos benéficos ou tóxicos de substâncias de origem animal ou vegetal. O do-cumento farmacológico mais antigo que se tem conhecimento, o Papiro de Ebers (de 1500 a. C.), traz uma lista de medica-mentos, dentre os quais alguns com proprieda-des reconhecidas, como o ferro, eficaz no com-bate à anemia. Contudo, foi somente no final do século XVII que se iniciou, de fato, o desenvolvi-mento da farmacologia, a qual desde então não parou mais de avançar. O Portal Educação oferece cursos de atualização de farmacologia geral, que pretende formar indiví-duos sobre farmacologia clínica, noções gerais de toxicologia, conceitos de farmacocinética e farma-codinâmica.

Farmacologia dos Analgésicos eAnti-inflamatórios

Epidemiologia e Saúde Pública

Farmacologia Geral

Farmacêutico ComunitárioÁrea: Farmácia

Página 19

Page 20: Desenvolva sua Carreira - Farmaceutico Comunitario

Planejamento e Gestão de Carreira

Atenção Farmacêutica

Interações Medicamentosas

Legislação Farmacêutica

Atenção Farmacêutica ao Paciente Diabético

Atenção Farmacêutica ao Paciente Hipertenso

Liderança

Farmacologia de Antibióticos, Antifúngicos e Antivirais

Qualidade no Atendimento em Farmácia

Farmacologia dos Analgésicos e Anti-inflamatórios

Epidemiologia e Saúde Pública

Farmacologia Geral

Farmacêutico ComunitárioÁrea: Farmácia

40h

80 h

60h

80h

60h

60h

80h

80h

60 h

60h

60h

100h

Página 20

Page 21: Desenvolva sua Carreira - Farmaceutico Comunitario

Página 21Página 20