156
Descrição geral do Dialogys

Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Descrição geral do Dialogys

Page 2: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

MANUAL DO UTILIZADOR — ÍNDICE O manual do utilizador do Dialogys inclui as seguintes secções:

Título de secção Índice

Descrição geral do Dialogys

Uma breve descrição geral da aplicação Dialogys (este documento).

Generalidades Uma descrição geral das funções dos botões, barras de ferramentas e outras funções base do Dialogys.

Ficha de identidade Esta secção está relacionada com o ecrã de identificação, com os dossiês do cliente e do veículo e com a documentação das características técnicas do veículo.

Peças sobressalentes (PR) do veículo

Descrição geral sobre como consultar os catálogos PR Veículo.

PR periferia do motor Descrição geral sobre como consultar os catálogos PR periferia do motor (400, 401).

PR itens diversos Descrição geral sobre como consultar o catálogo PR itens diversos (830). Lista de peças Nesta secção, encontrará todos os detalhes relacionados com a lista de

peças e respectivas funções associadas. Tempos de mão-de-obra Descrição geral dos catálogos de tempos de mão-de-obra Métodos de Reparação Descrição geral dos métodos de reparação Notas técnicas Descrição geral das notas técnicas Soluções Actis Descrição geral das soluções Actis e acesso através do Dialogys Estimativas Nesta secção, encontrará todas as informações relacionadas com

estimativas e as funções associadas. Requisição de peças Nesta secção, encontrará todos os detalhes relacionados com a

requisição de peças e respectivas funções associadas. Folha de encomenda Nesta secção, encontrará todas as informações relacionadas com a folha

de encomenda e respectivas funções associadas. Importante: esta secção diz respeito exclusivamente às versões "autónomo" e "autónomo em rede".

Referências actuais Esta secção descreve o funcionamento da janela "Referências actuais" . Diversos Esta secção descreve o funcionamento da janela "Diversos" . Quadro de instrumentos Neste documento, encontrará todos os detalhes relacionados com a

configuração do terminal Dialogys (configurações de funcionamento, configurações de cálculo de orçamento, etc.).

Ficha de contacto de emissão

Este documento descreve o funcionamento da ficha de emissão. Pode utilizar esta ficha para reportar quaisquer erros que possam ter ocorrido na documentação e para comentar ou dar sugestões.

Motrio O catálogo Motrio inclui todas as peças Renault que já não são comercializadas e peças da concorrência.

Page 3: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

A APLICAÇÃO DIALOGYS O Dialogys inclui a documentação pós-venda da RENAULT em formato electrónico. Disponibilizado em DVD e online, o Dialogys faculta acesso às peças sobressalentes da RENAULT e à documentação técnica. Permite também a criação de vários documentos, como orçamentos e encomendas de peças. É possível aceder às funções clicando nos botões na barra de menus do Dialogys na parte superior do ecrã. Documentação de peças sobressalentes O Dialogys permite a consulta de: - Catálogos de peças sobressalentes (PR) do veículo Estes catálogos incluem todas as peças requeridas para reparar veículos RENAULT. A aplicação Dialogys determina automaticamente a referência, com base nas características técnicas do veículo introduzido (se for necessário, a aplicação solicita-as). Para cada referência devolvida, a aplicação faculta a descrição, o preço, o MSDT (construtor, fonte, desconto e IVA), o código de barras e apresenta a(s) peça(s) substituída(s) (caso estas informações estejam incluídas no ficheiro de preços). Os utilizadores de versões ligadas ao sistema do calculador local também poderão ter acesso aos detalhes da disponibilidade das peças. - Catálogos de peças sobressalentes (PR) para gamas mortas Estes catálogos incluem todas as peças requeridas para reparar gamas mortas de veículos RENAULT. Os veículos abrangidos são os seguintes: Renault 4, Renault 5, Renault 6, Renault 9/11, Renault 12, Renault 14, Renault 15/17, Renault 16, Renault 18, Renault 20/30, Renault 25, Fuego, Alpine, Jeep, Trafic. As informações são apresentadas conforme teriam apa recido nos catálogos PR Veículo ou nas microfichas. Por conseguinte, não existe uma obtenção automática das referências com base nas características técnicas do veículo, sendo requerido algum conhecimento sobre como utilizar a documentação convencional.

Page 4: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

- PR 400 e 401 (Catálogos PR Periferia do Motor/Mot or) Os PR 400 e 401 estão relacionados com órgãos periféricos do motor: carburadores (ou injecção de combustível), motores de arranque, alternadores ou detonadores. De uma forma geral, são utilizados para pesquisar referências dos órgãos individuais das montagens, uma vez que, ao contrário das referências das montagens, as referências de órgãos individuais não são apresentadas no catálogo PR Veículo. O Dialogys não obtém automaticamente a referência, como no catálogo PR Veículo. É o utilizador que localiza a peça com base nas características técnicas do veículo. - PR 830 (Itens diversos/Peças sobressalentes peque nas) O PR 830 inclui itens diversos: órgãos de fixação (porcas e parafusos, rebites e freios, etc.) e peças diversas (dobradiças de portas, fita adesiva, etc.). No Dialogys, as referências são apresentadas directamente no ecrã e o utilizador pode seleccionar as mesmas, de acordo com os respectivos detalhes. Relativamente a estas peças, embora a interrogação não seja directa, é possível obter as mesmas informações tal como acontece nas referências de outra documentação (lista de preços ou interrogação do dossiê peças através da janela "Referências actuais" . Documentação técnica Os documentos técnicos presentes no Dialogys são os seguintes: - Catálogo de tempos de mão-de-obra Para cada veículo apresentado no Dialogys, terá acesso ao catálogo de tempos de mão-de-obra correspondente. Está disponível uma cópia exacta do conteúdo do documento em papel. Os nomes das intervenções estão completos (títulos completos). É possível seleccionar e colar as diversas intervenções incluídas neste catálogo num orçamento. - Métodos de reparação O Dialogys permite também aceder aos métodos de reparação de cada veículo. Se for necessário, pode imprimir estes documentos para seguir um esquema perto do veículo. - Notas técnicas (métodos e incidentais)

Page 5: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

As Notas técnicas (à excepção dos esquemas eléctricos) apresentadas no Dialogys são actualizadas com cada DVD-ROM novo e podem também ser actualizadas online. É possível localizar facilmente estas notas técnicas através do Dialogys, com base no veículo seleccionado, e consultar as mesmas. Se a ligação A2A estiver configurada, é possível aceder à NT incidental online. Outras funções simplificam a pesquisa. Por exemplo, é possível localizar notas técnicas, pesquisando uma palavra em particular no título, ou apresentar uma lista das novas notas técnicas incluídas na actualização do Dialogys.

- Soluções Actis É possível aceder às soluções Actis no Dialogys, se a ligação A2A estiver configurada. A pesquisa de soluções é efectuada da mesma maneira utilizada nas Actis. Estimativas Através do Dialogys, é possível submeter um orçamento aos clientes, com base na documentação Peças sobressalentes e no catálogo de tempos de mão-de-obra. Este é um orçamento "à escolha" , sendo o seu conteúdo definido pelo utilizador. Outra funções permitem melhorar o conteúdo deste orçamento. Por exemplo, o utilizador pode criar e memorizar intervenções de mão-de-obra não abrangidas no catálogo RENAULT padrão (intervenções não codificadas). Os descontos também podem ser aplicados a cada item: manualmente, no caso de um orçamento individual ou automaticamente para determinados grupos de clientes. O dossiê cliente/veículo do Dialogys permite guardar este orçamento durante um período de tempo especificado e obtido em qualquer altura. Para determinadas versões ligadas e "agentes DMS" equipados com a função "Troca de ficheiros" , o orçamento criado no Dialogys pode ser introduzido no sistema de gestão de facturas (DMS) do calculador. Requisições de peças A encomenda de peças do Dialogys corresponde a uma lista de peças. Existem dois tipos: a requisição de peças e o formulário de encomendas. A requisição de peças está associada a uma reparação individual de um veículo ou a uma encomenda de um cliente individual. Na versão autónoma, a requisição é introduzida no formulário de encomendas da concessão e pode ser introduzida no sistema de facturação para terminais equipados com a função "Troca de ficheiros" . Na versão ligada, a requisição é enviada automaticamente para o sistema de gestão da concessão (DMS) na etapa de confirmação.

Page 6: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Contudo, o formulário de encomendas é específico das versões autónomas. Criado pelo nome da concessão, pode incluir peças com origem em várias requisições de peças. Destina-se a ser enviado por fax à entidade responsável por fornecer peças sobressalentes à concessão. Referências actuais Esta função permite ao utilizador memorizar as referências utilizadas mais frequentemente. Podem ser memorizadas cerca de 200 referências e o utilizador pode atribuir-lhes uma descrição para que sejam identificadas facilmente.

Diversos A função "Diversos" é praticamente igual à função anterior. Permite ao utilizador memorizar as referências de peças ou produtos. As principais diferenças são as seguintes: - É possível memorizar referências de peças ou produtos que não sejam referências RENAULT - Estas referências podem ser classificadas por "Grupo" e por "Marca" e, como resultado, podem ser obtidas mais facilmente - Não existe limite de capacidade de memorização Uma questão igualmente importante consiste no facto de ser possível memorizar um grupo de referências em conjunto com as respectivas quantidades. Assim, ao executar intervenções habituais, como por exemplo manutenções, o utilizador pode obter rapidamente todas as peças necessárias e adicioná-las a uma requisição de peças ou a um orçamento apenas com um clique.

Page 7: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

DIFERENTES CONFIGURAÇÕES O Dialogys pode ser instalado em três configurações diferentes:

- Modo autónomo - Ligado ao DMS através de um servidor Dialogys: Mo do cliente-servidor - Terminal autónomo ligado ao DMS

No caso dos últimos dois modos, o DMS deve ser apro vado pelos serviços de TI da central Renault. Modo autónomo Este é o modo de instalação mais simples de configurar e é o mais adequado a pequenas e médias concessões. É o modo utilizado pela rede secundária na maioria dos países. É também o modo utilizado em países nos quais a Renault não tem escritório de vendas. Neste modo, a actualização da aplicação (CD0) e as actualizações de dados devem ser efectuadas em cada terminal autónomo. Neste modo, a lista de preços e os tempos de mão-de-obra (TM) utilizados para criar orçamentos são os incluídos nos CDs de dados. As taxas horárias utilizadas para criar orçamentos são as introduzidas manualmente no quadro de instrumentos do Dialogys. Por conseguinte, é essencial introduzir estes dados, bem como as taxas, taxas de desconto e tipos de cliente (normal, frota, funcionários Renault, etc) no quadro de instrumentos. Uma vez que o Dialogys não está ligado ao DMS, não consegue obter a ordem de reparação (OR) criada no DMS. Contudo, este modo permite estabelecer ligação às aplicações da sede, em particular à Base Veículo Mundo (BVM) através do sistema de aplicação de correio electrónico Ap2Ap e ao servidor de actualizações online. Ligado ao DMS através de um servidor Dialogys: Modo cliente-servidor Este modo é utilizado por concessões de grandes dimensões. Evita a introdução repetida dos mesmos dados entre o DMS e o Dialogys. Por exemplo, um orçamento criado no Dialogys pode ser enviado ao DMS para facturação directa ao cliente. Neste modo, a actualização da aplicação (CD0) e as actualizações de dados devem ser efectuadas apenas no terminal servidor Dialogys. Os terminais cliente são actualizados automaticamente. Neste modo, a lista de preços e os tempos de mão-de-obra (TM) utilizados para criar orçamentos são os introduzidos no DMS. Este modo requer que uma ligação entre os terminais cliente-servidor Dialogys e a ligação de servidor Dialogys-DMS sejam configuradas. Por conseguinte, a introdução de dados no quadro de instrumentos é mais limitada do que no modo autónomo.

Page 8: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Uma vez que o Dialogys está ligado ao DMS, consegue obter a ordem de reparação (OR) criada no DMS. Este modo permite estabelecer ligações a aplicações centrais, em particular a Base Veículo Mundo, através do sistema de aplicação de correio electrónico Ap2Ap e ao servidor de actualizações online. Terminal autónomo ligado ao DMS A principal diferença entre este modo e o modo cliente-servidor indicado acima é a ausência de um servidor Dialogys para ligar todos os terminais cliente Dialogys. O mesmo terminal funciona como um terminal cliente e um terminal servidor Dialogys. Cada terminal está ligado directamente ao DMS. Neste modo, a actualização da aplicação (CD0) e as actualizações de dados devem ser efectuadas em cada terminal Dialogys. Neste modo, a lista de preços e os tempos de mão-de-obra (TM) utilizados para criar orçamentos são os introduzidos no DMS. Este modo requer que uma ligação entre cada terminal cliente-servidor e o DMS seja configurada. A introdução de dados no quadro de instrumentos é mais limitada do que no modo autónomo. Uma vez que o Dialogys está ligado ao DMS, consegue obter a ordem de reparação (OR) criada no DMS. Este modo permite estabelecer ligações a aplicações centrais, em particular a Base Veículo Mundo, através do sistema de aplicação de correio electrónico Ap2Ap e ao servidor de actualizações online. Actualizações online Na última versão do Dialogys, é possível efectuar uma actualização online de parte da documentação técnica que pode ser visualizada no Dialogys: esta acção está relacionada com os métodos de reparação (MR) e com as notas técnicas (NT) apenas no formato online. As NT e os MR são actualizados diariamente sem interrupções no Dialogys: portanto, uma NT ou um MR podem ser modificados por uma versão mais recente durante a noite. A ferramenta de actualização online do Dialogys está disponível para os três modos de configuração descritos acima.

Page 9: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral
Page 10: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Generalidades

Page 11: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

INÍCIO Esta secção explica as funções dos botões, das barras de ferramentas e outros órgãos base do Dialogys.

O ECRÃ DO DIALOGYS Assim que a aplicação DIALOGYS tenha sido iniciada, é apresentado o seguinte ecrã:

� Sem ligação ao CLIP:

Figura 1: Ecrã inicial

Page 12: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

� Com ligação ao CLIP:

Este ecrã é constituído por uma barra de ferramentas superior e uma barra de ferramentas do lado esquerdo.

A barra de ferramentas superior é permanente e é utilizada para aceder às funções principais do Dialogys. Contudo, a barra de ferramentas do lado esquerdo é contextual: os botões apresentados variam consoante a selecção efectuada na barra de ferramentas superior.

Page 13: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Funções dos botões da barra de ferramentas superior Quando clicar num dos botões da barra de ferramentas superior, a cor é alterada e é apresentado um ícone que simboliza a selecção.

Botão de identidade (apresentado como "seleccionado" neste exemplo)

Botão dos métodos de reparação

Botão das notas técnicas

Botão da documentação de peças sobressalentes

Botão de tempos de mão-de-obra

Botão da ficha de contacto, utilizado para alertar a secção de produção de documentação de quaisquer problemas relacionados com o conteúdo dos documentos

Botão do quadro de instrumentos

Botão do menu da periferia do motor

Botão de itens diversos

Botão de requisição de peças

Botão do menu de estimativas

Botão de referências actuais

Botão de diversos

Botão de soluções Actis

Page 14: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Descrição de ícones

Representa a ficha de características técnicas do veículo

Representa a documentação de MR (métodos de reparação)

Representa a documentação de NT (notas técnicas)

Representa a documentação de PR (peças sobressalentes)

Representa as soluções Actis

Representa a ficha de contacto

Representa os tempos de mão-de-obra

Page 15: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Funções dos botões da barra de ferramentas lateral Estes botões dependem principalmente da função que se encontra em curso. É possível encontrar a respectiva descrição nas secções relevantes. Apenas alguns botões na secção inferior da barra de ferramentas do lado esquerdo são permanentes:

Acesso à secção de ajuda Existe também um botão que permite a alternância entre duas moedas: o euro e a moeda local. Relativamente a países na zona euro, existe apenas uma moeda.

Apresentação dos preços na moeda

MENUS DO DIALOGYS 3000 Ao clicar num dos botões de PR, MR ou NT na barra de ferramentas superior, é apresentado um menu que pode ser utilizado para assinalar o que procura na documentação em causa.

O menu PR O menu PR é apresentado abaixo. Este menu permite aperfeiçoar a pesquisa com uma série de selecções, que formam um contexto técnico (Figura 2). Portanto, no caso das PR, a selecção é efectuada de seguida:

Figura 2: Menu para aceder às PR

Page 16: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Os botões na linha inferior têm as seguintes funções:

Confirmar a selecção e o acesso às informações (em determinados casos, a aplicação solicita informações adicionais).

Activo se a documentação em causa já tiver sido consultada. Este botão é utilizado para devolver o último contexto técnico consultado.

É apresentado quando o contexto técnico seleccionado contém um grupo ou uma função de PR. Apresenta os esquemas relacionados com o grupo.

Apresentado em vez do botão "Esquemas" quando o contexto técnico seleccionado estiver relacionado apenas com um dos campos "Mecânica", "Carroçaria" ou "Estofos - Electricidade". Apresenta o desenho de pormenor relacionado com o campo seleccionado.

Fecha o menu sem iniciar uma acção. Em último lugar, a secção superior da janela pode proporcionar acesso a algumas funções especiais, consoante a documentação em causa. Portanto, para as PR (Figura 2), é possível pesquisar por nome. As particularidades dos menus associados a um dado conjunto de documentações são descritas nas páginas de ajuda da documentação em causa.

Os menus MR (e NT) No caso dos MR e NT, estão disponíveis dois menus (arborescências), consoante o veículo em causa.

� Para veículos apresentados no Dialogys 3000 (Clio 3, Mégane 2, Scénic 2, Logan, Laguna 3, Kangoo 2, Twingo 2, Koleos, Symbol-Thalia, Mégane 3, Scénic 3, entre outros), a arborescência na Figura 3 é apresentada por predefinição.

� É também possível aceder ao outro menu (apresentado na Figura 2), que corresponde ao mesmo para o PR, MR e NT, através do botão "Arborescência convencional" (utilizando os botões na parte inferior)

� É possível efectuar uma pesquisa relacionada com texto através do botão "Texto..." (botões na parte inferior)

É igualmente possível utilizar o menu MR/NT específico (Figura 3) para aperfeiçoar a pesquisa, através de uma série de selecções.

Page 17: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 3: Menu para aceder aos MR (e NT)

JANELAS E CAIXAS DE DIÁLOGO

A barra de estado

Os dados apresentados em pormenor numa área sob a barra de ferramentas do menu, na parte superior (Figura 4).

Exemplo para um MR ou uma NT:

Do lado esquerdo, o contexto do veículo é definido (Veículo/TAPV/Tipo de motor/Tipo de caixa de velocidades/Número de fabricação).

Do lado direito, são apresentados o item e a intervenção em causa.

Figura 4: A barra de estado

Apresentação do conteúdo de uma janela

Na aplicação, encontrará diferentes tipos de janelas, que permitem efectuar selecções. Estas janelas contêm vários itens que executam uma acção específica (Figura 5).

Page 18: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 5: Exemplo de uma janela

Descrição geral dos itens nesta janela:

Tipo de documento

Fazendo deslizar as teclas de seta nestas barras, pode percorrer o conteúdo do menu pendente.

Caixa de diálogo

O sistema utiliza esta caixa para enviar ao utilizador uma mensagem ou um pedido de informação. É necessário responder para poder prosseguir. Existem diferentes tipos de mensagens nestas caixas de diálogo.

Para veículos apresentados no Dialogys 3000, se forem indicados menos de 5 resultados para o pedido, pode aceder directamente aos dados através da vista de três secções.

Se existirem mais de 5 resultados possíveis, é utilizada uma caixa de diálogo para filtrar a intervenção (ou são apresentados todos os resultados, clicando em "Apresentar") (Figura 6).

Page 19: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 6: Filtrar a intervenção

Exemplo de uma caixa de diálogo: várias opções, incluindo a opção de cancelar (Figura 6).

Figura 7: Exemplo de uma caixa de diálogo

DESCRIÇÃO GERAL DOS DOCUMENTOS DE MR E NT: Apresentação em formato PDF

Figura 8: Um documento em Acrobat Reader

Page 20: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Um documento de MR ou NT apresentado em Acrobat Reader é constituído por 2 secções separadas:

� O Índice na secção do lado esquerdo apresenta todas as secções e subcapítulos incluídos no documento. Ao clicar em cada um deles, acede directamente à página relevante. O documento é apresentado na secção do lado direito.

Nota: alguns documentos não incluem índice. Neste caso, a secção está em branco.

� Ao clicar na barra que separa as duas secções, o índice pode aparecer ou desaparecer (se desaparecer, a barra está localizada no lado esquerdo).

Page 21: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Descrição geral do Acrobat Reader e da barra de fer ramentas O Acrobat Reader é um pacote de software fornecido gratuitamente com o DIALOGYS. É aberto automaticamente quando pretende consultar um documento de MR ou NT.

A sua utilização é totalmente independente do DIALOGYS. Por este motivo, seguem-se algumas instruções. Contudo, para obter informações adicionais, consulte a Ajuda online relativamente a este produto clicando em "?" no canto superior direito da barra do menu principal. Barra de ferramentas

Imprime o documento aberto.

Quando o botão esquerdo do rato é premido e posicionado no documento, permite navegar na página apresentada.

Quando o botão esquerdo do rato é premido, permite optar entre reduzir ou aumentar o tamanho do documento.

É utilizado para avançar ou retroceder página a página. É igualmente utilizado para aceder à primeira ou última página do documento aberto.

Permite pesquisar texto incluído no documento.

Page 22: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

DESCRIÇÃO GERAL DOS DOCUMENTOS DE MR E NT: Apresentação no formato Dialogys 3000 (online) Quando o MR ou a NT são apresentados, o documento é apresentado online e refere-se apenas à secção relacionada com a área seleccionada da aplicação.

Este documento é apresentado em colunas únicas e inclui ligações dentro do documento.

Ao seleccionar um MR ou uma NT a partir da lista de veículos incluídos no Dialogys 3000 (Clio 3, Mégane 2, Scénic 2, Logan, Laguna 3, Kangoo 2, Twingo 2, Koleos, Symbol-Thalia, Mégane 3, Scénic 3, entre outros), é apresentada uma nova página específica do Dialogys 3000.

Apresentada em 3 áreas (vista de três secções), mostra:

- O MR/NT seleccionado (área 1)

- O NTi associado (incidental) (área 2)

- As soluções Actis associadas (área 3)

Page 23: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

A ficha de identidade

Page 24: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

INÍCIO Assim que a aplicação DIALOGYS tenha sido iniciada, o ecrã "identificação do veículo" é apresentado.

Este ecrã apresenta os dossiês Cliente/veículo e é utilizado para introduzir os detalhes do veículo no qual está a trabalhar (introduzindo as características técnicas do veículo em causa).

A FICHA DE IDENTIDADE

Descrição geral da ficha de identidade O primeiro ecrã apresentado quando a aplicação inicia é a ficha "Identificação do veículo" .

Nesta ficha, são introduzidas as principais características técnicas do veículo: modelo, tipo, número de fabricação, ano/mês (a aplicação solicita estas informações, se forem requeridas).

� Sem ligação ao CLIP:

Figura 1: Ecrã inicial

Page 25: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

� Com ligação ao CLIP:

No menu do lado esquerdo, aparece o botão "Apresentar diagnóstico".

Diferentes métodos de acesso Introdução de dados através da BVM (Figura 1)

Figura 1: Ficha de identidade concluída através da BVM (acessível através de A2A)

Afficher le diagnostic

Page 26: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Introdução de dados através da DMS (Figura 2) Através da introdução de dados na parte superior (dossiê cliente) ou na parte inferior (dossiê veículo), é possível aceder aos dados memorizados pelo DMS. Depois de introduzidos os critérios (por exemplo: o VIN), a parte direita da ficha de identidade é preenchida com as informações relativas ao pedido.

Figura 2: Ficha de identidade concluída através do DMS

Para realizar esta acção, o terminal deverá estar ligado ao DMS (no caso de terminal autónomo ligado ou configuração cliente-servidor). A informação do número da ordem de reparação está disponível apenas no modo de ligação do DMS. Introdução de dados por tipo de veículo (Figura 3) O modelo e tipo de motor são calculados automaticamente.

É possível introduzir outros detalhes além das especificações principais. Este modo de introdução anula a necessidade de responder a perguntas adicionais.

Figura 3: Introduzir o tipo de veículo

Page 27: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Como preencher a ficha de identidade (consulte a Fi gura 1) Modelo Seleccione "Modelo" na ficha de identidade e será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 4):

Figura 4: Seleccionar o modelo do veículo

Em seguida, seleccione o modelo a partir da lista e clique em "OK" . Estas informações serão introduzidas na ficha de identidade.

Tipo Seleccione "Tipo" na ficha de identidade. Será apresentada uma caixa de diálogo com uma lista de tipos relacionados com o modelo seleccionado anteriormente (Figura 5):

NTI da zona 2

Soluções Actis da zona 3

Page 28: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 5: Seleccionar o tipo de veículo

Seleccione o tipo (FCOA) e clique em "OK" . Estas informações serão introduzidas na ficha de identidade.

Número de fabricação Seleccione "Número de fabricação do veículo" e será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 6):

Figura 6: Introduzir o número de fabricação do veículo

Introduza o número de fabricação de 7 caracteres (1 letra de fábrica seguida de 6 números) e clique em "OK" . Estas informações serão introduzidas na ficha de identidade.

Se não souber o número de fabricação, esta caixa de diálogo permitirá obter um número aproximado.

Para tal, é necessário introduzir o ano (dois últimos números do ano) e, em seguida, sem deixar espaços, introduzir os dois números correspondentes ao mês (Por exemplo: 0002 para Fevereiro de 2000) (Figura 7).

Page 29: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 7: Obter um número de fabricação

A aplicação oferece uma lista de números de fabricação possíveis e aproximados, de acordo com a fábrica.

Seleccione um número de fabricação aproximado da lista.

No exemplo acima, o veículo pode ter sido fabricado nas fábricas de Maubeuge ('U') ou Flins ('F').

Clique em "OK" . Estas informações serão introduzidas na ficha de identidade.

Importante: Este método de aproximação permite consultar a documentação, mas não garante a fiabilidade das informações. É por este motivo que é essencial e preferível introduzir o número de fabricação real.

Ficha de identidade com as informações introduzidas (Figura 6):

Figura 8: Síntese da ficha de identidade

Barra de estado

O contexto do veículo é apresentado no canto superior esquerdo da ficha de identidade: veículo, TAPV, tipo de motor, tipo de caixa de velocidades e número de fabricação.

É possível localizar a intervenção e o(s) item(ns) em causa no canto superior direito da ficha de identidade.

Outras características técnicas do veículo Para completar as restantes características técnicas do veículo na ficha de identidade, introduza as mesmas informações indicadas nas selecções anteriores.

Novo veículo Depois de visualizar a documentação, clique em "Novo veículo" para introduzir um novo veículo.

Importante: quando clicar em "Novo veículo" todas as informações introduzidas anteriormente serão perdidas (mas a lista de peças mantém-se).

Page 30: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

A PLACA OVAL Após ter introduzido o tipo de veículo na ficha de identidade, clique em "Placa oval" na barra de ferramentas do lado esquerdo do ecrã.

A aplicação poderá solicitar a introdução do número de fabricação para determinar se o veículo está equipado com a nova placa oval .

Se o veículo não estiver equipado com a nova placa oval, esta mensagem é apresentada no ecrã (Figura 9).

Figura 9: Veículo não equipado com a nova placa oval

Caso contrário, a aplicação apresenta a secção para introduzir as informações da placa oval .

O tipo e, por vezes, o número de fabricação já se encontram introduzidos.

Não é possível editar estas duas informações nesta secção: a edição terá de ser feita a partir da ficha de identidade .

Determinados detalhes podem ser documentados e editados nesta secção.

Para tal, clique no campo que pretende completar e será apresentado um menu pendente.

A partir da lista, seleccione o valor apresentado na placa oval do veículo . O valor seleccionado é introduzido no campo (Figura 10).

Figura 10: Introdução de outras especificações

É possível introduzir todas as informações da placa oval repetindo esta etapa para cada um dos campos.

Page 31: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Após ter introduzido todas as informações que considere necessárias, clique em "OK" .

Todas estas informações serão incluídas na ficha de identidade (Figura 11).

Figura 11: Síntese da ficha de identidade

Funções da secção da placa oval

1ª linha: Tipo de veículo e número de fabricação

2ª linha: Nível de equipamento, série limitada adicional e ca racterísticas da série especial

Page 32: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

3ª linha: Capas dos bancos; harmonia interior

4ª linha: Característica técnica; opções equipadas no veículo

DOSSIÊ CLIENTE Criar um cliente Clique no campo NOME do ecrã "Identidade" e será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 12).

Figura 12: Introduzir o nome

Introduza o nome do cliente e clique em "Criar" ; será apresentado o seguinte ecrã (Figura 13).

Page 33: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 13: Informações do cliente

Preencha todos os campos. Em seguida, o cliente é memorizado na aplicação e apresentado no dossiê cliente.

Pesquisar um cliente conhecido na aplicação Clique no campo NOME do ecrã "Identidade" e será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 12). Se clicar em "Pesquisar" sem introduzir um nome, a aplicação apresenta uma lista ordenada com todos os clientes já introduzidos, bem como o número de clientes encontrados (Figura 14).

Page 34: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 14: Pesquisar um cliente

Seleccione o cliente que procura e confirme. O cliente é então apresentado no dossiê cliente. Pode introduzir uma letra no campo NOME e a aplicação irá apresentar uma lista de nomes que começam por essa letra. Quanto mais letras introduzir, mais selectiva será a pesquisa.

Eliminar um cliente Para eliminar um cliente, visualize o cliente no dossiê cliente e clique em "Eliminar cliente" . Será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 15). Confirme a eliminação do cliente.

Figura 15: Eliminar um cliente

Page 35: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Acesso através da ordem de reparação Se estiver ligado ao DMS no modo "oficina", pode completar o dossiê do veículo e do cliente e os contextos técnicos utilizando o número da ordem de reparação. Para tal, clique no campo "Nº da ordem de reparação" do dossiê cliente. Será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 16).

Figura 16: Utilizar uma ordem de reparação (OR)

A totalidade da ficha de identidade é preenchida automaticamente (Figura 17).

Figura 17: A ficha de identidade Nota : existem dois modos possíveis no DMS:

• Modo banco : utilizado para pesquisar o número de conta, mas não permite uma pesquisa baseada no número da ordem de reparação.

• Modo oficina : utilizado para efectuar uma pesquisa baseada no número da ordem de reparação, mas não permite uma pesquisa baseada no número de conta.

Page 36: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

O DOSSIÊ VEÍCULO Criar um veículo Clique no campo REGISTO da secção "Identidade" . Será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 18).

Figura 18: Introduzir a matrícula

Introduza a matrícula e clique em "Criar". Agora, pode introduzir o VIN. O veículo é apresentado no dossiê veículo.

Pesquisar um veículo conhecido na aplicação Clique no campo REGISTO do ecrã "Identidade" e será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 18). Se clicar em "Pesquisar" sem introduzir um número, a aplicação apresenta uma lista ordenada com todos os veículos já introduzidos, bem como o número de veículos encontrados (Figura 19).

Figura 19: Pesquisar um veículo

Seleccione o veículo que procura e confirme. Este veículo é então apresentado do dossiê cliente.

Page 37: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Pode introduzir um número no campo REGISTO e a aplicação irá apresentar uma lista de matrículas que comecem por este número. Quanto mais caracteres introduzir, mais selectiva será a pesquisa.

Eliminar um veículo Para eliminar um veículo, visualize o veículo no dossiê veículo e clique em "Eliminar veículo" . Será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 20). Confirme a eliminação do cliente.

Figura 20: Eliminar um veículo

Ligue o veículo ao cliente Introduza a matrícula do veículo a ligar a um cliente no dossiê veículo. Clique no campo de nome da ecrã "Identidade" . Procure o cliente requerido. Será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 21).

Figure 21: Ligar o veículo

Confirme a ligação do veículo.

Page 38: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Introduza a matrícula do veículo ou o VIN e confirme. Os campos da ficha de identidade são preenchidos automaticamente (Figura 23).

Figura 23: Ficha de identidade

Page 39: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Veículo Peças sobressalentes

(PR)

Page 40: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

INÍCIO Os catálogos de PR incluem todas as peças requeridas para reparar veículos RENAULT.

A aplicação DIALOGYS determina automaticamente a referência, de acordo com as características técnicas do veículo fornecidas.

Para cada referência obtida, se esta referência aparecer no ficheiro de preços, a aplicação obtém a descrição, o preço e CORT, e é apresentada numa janela Peças.

ACESSO ÀS PÁGINAS DE ILUSTRAÇÕES DE PR

Se não estiver familiarizado com a estrutura dos menus do Dialogys, deverá consultar, em primeiro lugar, a respectiva descrição geral, uma vez que este parágrafo abrange apenas as particularidades do menu de acesso às PR.

Nota: é muito provável que o Dialogys necessite de algumas informações sobre o veículo para aceder à página correcta. Se for este o caso, o Dialogys colocará algumas questões às quais deverá responder. 1º modo: Acesso através do menu principal (barra de f erramentas superior) Tal como na restante documentação, o acesso a uma página de PR é efectuado através do botão "PR" no menu principal (barra de ferramentas superior).

Nota: é muito provável que o Dialogys necessite de algumas informações sobre o veículo para aceder à página de ilustrações correcta. Se for este o caso, o Dialogys colocará algumas questões às quais deverá responder.

É apresentada uma janela de pesquisa que inclui um campo de pesquisa de texto e um campo de pesquisa de arborescência (consulte a secção sobre "Tipos de pesquisa").

2º modo: Acesso através do menu contextual (menu do lado esquerdo) Quando consultar um MR ou uma NT, é possível consultar a(s) página(s) de PR associada(s). Clique em "PR" no menu contextual (menu do lado esquerdo).

Nota: é muito provável que o Dialogys necessite de algumas informações sobre o veículo para aceder à página de ilustrações correcta. Se for este o caso, o Dialogys colocará algumas questões às quais deverá responder. Existem vários resultados possíveis:

- Um único resultado de uma única página de ilustrações e um único esquema: a página de ilustrações é apresentada imediatamente.

- Vários resultados de várias páginas de ilustrações, mas de um único esquema: é apresentada a primeira página de ilustrações associada. Pode avançar para as restantes páginas de ilustrações clicando no botão "Mudar página" localizado no menu contextual.

- Vários resultados de vários esquemas: são apresentados os vários esquemas. É necessário seleccionar o esquema mais apropriado. A ou as páginas de ilustrações associadas são então apresentadas. Pode alternar entre páginas clicando no botão "Mudar página" localizado no menu contextual.

Page 41: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

TIPOS DE PESQUISA 1) Por designação Além do método habitual de acesso (através do menu técnico), pode aceder através do menu PR pesquisando a designação. É efectuada uma pesquisa nas designações conforme o seu aparecimento no ficheiro de preços.

Para que esta pesquisa seja bem sucedida, a descrição deverá corresponder aos nomes utilizados no ficheiros de preços. Recomenda-se, então, apenas a introdução dos primeiros caracteres das palavras a pesquisar, uma vez que os próprios nomes do ficheiro de preços são, muitas vezes, abreviados.

Por exemplo:

Figura 1: Pesquisar por nome

Os resultados são apresentados num formato muito semelhante ao menu de contexto técnico, com uma coluna extra do lado direito que inclui a lista das designações que correspondem aos critérios de cada contexto técnico localizado.

Esta janela proporciona acesso ao conjunto de páginas de ilustrações que incluem a peça que procura, desde que a peça esteja equipada no veículo (a análise de condições aplicáveis tem lugar apenas no ponto de acesso à página de ilustrações — o Dialogys poderá colocar questões se os detalhes técnicos requeridos não forem conhecidos).

Page 42: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

2) Por esquemas Além do método habitual de acesso (através do contexto técnico), o menu PR proporciona acesso através de esquemas. Ao clicar no botão "Esquemas", os esquemas disponíveis são apresentados e proporcionam acesso às páginas de ilustrações de PR. Depois, basta seleccionar a peça que procura.

Por exemplo:

A PÁGINA DE ILUSTRAÇÕES DE PR A página de ilustrações de PR corresponde ao resultado do pedido.

A secção e o subcapítulo são apresentados no ecrã. (Por exemplo: Secção 13, Alimentação de combustível, Filtros de ar).

Um ecrã correspondente ao contexto técnico seleccionado é apresentado com um desenho de pormenor (Figura 2).

Page 43: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

"Página actual"/"Número total de páginas". Clique em ">>" ou "<<" para avançar ou retroceder na documentação.

Reduz o tamanho da página de ilustrações.

Retoma o tamanho inicial da ilustração (no modo de apresentação reduzida).

Mostra todas as peças seleccionadas.

Figura 2: Desenho de pormenor da peça seleccionada

Seleccione o número marcado na peça que corresponde à peça que procura e clique quando o cursor aparecer.

Page 44: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

O ecrã apresenta a ficha de peças relacionada com a selecção (Figura 3).

Figura 3: Janela Peças

Esta ficha de peças permite consultar o MR, a NT e as soluções Actis, bem como peças adicionais (botão abaixo).

A JANELA PEÇAS

A janela Peças inclui: � O número da referência � A referência � A descrição (nome) � O preço sem IVA � O CORT (C = Construtor, O = Origem, R = Desconto, T = IVA)

Page 45: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Campo "Adicionar"

Este campo é utilizado para alterar a quantidade clicando em "+" ou "-". O botão "-" é visível apenas se a quantidade for superior a 1. Adicione a(s) peça(s) à lista de peças clicando em "TS" ou "FS" . Campo "Consultar" Botão "MR/NT/Actis" Este botão é utilizado para consultar o MR, a NT, o NTi e as soluções Actis relacionadas com esta peça. Quando clicar neste botão, é apresentada a vista de três secções de resultados, que inclui apenas o MR, a NT, o NTi e as soluções Actis relacionadas com a peça sob consulta. O outro botão proporciona acesso a peças adicionais.

Substituições

Normalmente, a janela Peças apresenta a mensagem "Sem substituição" .

Caso contrário, a mensagem "Corrente de substituição" é apresentada na janela (Figura 4).

Figura 4: A corrente de substituição

Importante : A janela Peças indica sempre a referência válida mais recente (a referência de substituição).

Na janela do canto superior direito, o DIALOGYS fornece a corrente de substituição completa.

As substituições anteriores podem ser apresentadas clicando no botão da janela.

Informação complementar

Esta informação aparece na parte inferior da janela Peças (Figura 5).

Figura 5: Informação complementar

Page 46: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

PR periferia do motor

Page 47: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

INÍCIO

O menu PR Motor está relacionado com os órgãos periféricos do motor: carburadores (ou injecção de combustível), motores de arranque, alternadores e detonadores.

De uma forma geral, é utilizado para pesquisar referências dos órgãos individuais das montagens, uma vez que, ao contrário das referências das montagens, as referências de órgãos individuais não são apresentadas no catálogo PR Veículo.

O Dialogys não obtém automaticamente a referência, como no catálogo PR Veículo. É o utilizador que selecciona a peça com base nas características técnicas do veículo.

Método de acesso ao PR Motor Tal como com a restante documentação, os periféricos do motor são acedidos através do menu PR Motor (que é apresentado quando clica em "PR Motor" na barra de ferramentas superior). Se ainda não estiver familiarizado com a estrutura dos menus do Dialogys, deverá consultar a respectiva descrição geral na secção sobre "Generalidades" . Nota : não é necessário ter introduzido informações relacionadas com o veículo para aceder à ilustração correcta.

Page 48: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

SELECCIONAR A PERIFERIA DO MOTOR Existem duas formas de aceder à documentação "PR Motor" :

1- Acesso através do menu 2- Acesso através do modo "Desenho de pormenor"

Acesso através do menu Clique no menu "PR Motor" e a janela "PR Motor" será apresentada (Figura 1).

Figura 1: A janela PR Motor

Clique numa das opções propostas: por marca ou por veículo.

Page 49: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Pesquisa baseada na marca da peça Se seleccionar aceder por marca, o modelo do veículo que possa ter introduzido na ficha de identidade não será considerado. Clique na opção "Marca" e seleccione o órgão. O Dialogys disponibiliza todas as marcas para este órgão (Figura 2).

Figura 2: Lista de marcas

Seleccione a marca pretendida e confirme. A aplicação apresenta a página de ilustrações que procura, juntamente com as referências (Figura 3).

Figura 3: Ilustração da marca solicitada

Page 50: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Introduza a referência encontrada no menu "Referências actuais" . É apresentada a janela "Referência" (Figura 4).

Figura 4: Informações sobre a peça

Seleccione o ícone "Estimativas" ou "Requisição de peças" para adicionar a peça a um desses documentos. Nota: Se o ícone "Estimativas" estiver a cinzento, seleccione um cliente do menu "Identidade" . Pesquisa baseada no tipo de veículo Clique na peça que procura. Nota : Se seleccionar este método de acesso, o Dialogys não tomará nota do modelo do veículo introduzido na ficha de identidade. Caso não tenha sido introduzido um modelo, é aberta uma janela para que seleccione o veículo. É apresentado um quadro com as seguintes informações: modelo, tipo de veículo, tipo de motor, marca da peça, índice de peça e referência do construtor (Figura 5).

Figura 5: Quadro de correlação veículo/peças

Page 51: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Introduza a referência no menu "Referências actuais" para apresentar a janela "Referência" para que possa ser adicionada à requisição de peças ou orçamentos.

Acesso através do modo "desenho de pormenor" Clique no menu "PR Motor" e a janela "PR Motor" será apresentada (Figura 1).

Seleccione a opção "Marca" ou "Veículo" e abra o menu "Desenho de pormenor" para aceder a este modo; a janela seguinte é apresentada (Figura 6).

Figura 6: Modo de desenho de pormenor para a opção "Veículo"

Seleccione um dos esquemas e será apresentada a mesma sequência de ecrãs como se o acesso fosse efectuado através do menu.

Page 52: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

PR itens diversos

Page 53: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

INÍCIO

O menu PR pequenos fornecimentos inclui itens diversos: fixações (porcas e parafusos, rebites e freios, etc.) e peças diversas (dobradiças de portas, fita adesiva, etc.). No Dialogys, as referências são apresentadas imediatamente no ecrã e o utilizador pode seleccionar as mesmas, de acordo com os respectivos detalhes.

Método de acesso ao PR pequenos fornecimentos Tal como com a restante documentação, é possível aceder aos itens diversos através do menu PR pequenos fornecimentos (que aparece quando clica em "PR pequenos fornecimentos" na barra de ferramentas superior). Se ainda não estiver familiarizado com a estrutura dos menus do Dialogys, deverá consultar a respectiva descrição geral. Nota : não é necessário ter introduzido informações relacionadas com o veículo para aceder à ilustração correcta.

Page 54: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

SELECCIONAR PR PEQUENOS FORNECIMENTOS Existem duas formas de aceder à documentação "PR pequenos fornecimentos" :

1- Acesso através do menu principal 2- Acesso através do modo "Desenho de pormenor"

Acesso através do menu Clique no menu PR pequenos fornecimentos" , e a janela "PR pequenos fornecimentos" será apresentada (Figura 1).

Figura 1: Janela PR pequenos fornecimentos

Seleccione o grupo da peça seleccionada e confirme. É apresentado um ecrã com o tipo da peça seleccionada (Figura 2).

Page 55: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 2: A janela Peças

Pode clicar no botão seguinte do lado esquerdo da janela para apresentar a lista de especificações e referências (Figura 3).

Figura 3: Referências e especificações

Page 56: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Clique em "Consultar referência" e introduza a referência da peça seleccionada. É apresentada a janela "Referência" (Figura 4).

Figura 4: Informações sobre a peça Seleccione o ícone "Estimativas" ou "Requisição de peças" para adicionar a peça a um desses documentos. Nota: Se o ícone "Estimativas" estiver a cinzento, seleccione um cliente do menu "Identidade" .

Page 57: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Acesso através do modo "Desenho de pormenor" Clique no menu "PR pequenos fornecimentos" e a janela "PR pequenos fornecimentos" será apresentada. Clique no menu "Esquemas" para aceder ao modo de desenho de pormenor. A janela seguinte é apresentada (Figura 5).

Figura 5: Esquemas

Pode também aceder ao modo "desenho de pormenor" quando estiver na janela Peças através do botão do lado esquerdo . Seleccione um dos esquemas. Obtém, assim, a mesma sequência de ecrãs como se o acesso fosse efectuado através do menu.

Page 58: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Tempos de mão-de-obra (TM)

Page 59: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

INÍCIO A função "Tempos de mão-de-obra" é utilizada para aceder às operações de códigos dos tempos de mão-de-obra e para criar uma estimativa. Assim que estiver na lista de tempos de mão-de-obra relacionada com os critérios de pesquisa, seleccione o tempo que pretende adicionar à estimativa e, em seguida, clique no ícone "Adicionar à estimativa" .

SELECCIONAR OS TEMPOS DE MÃO-DE-OBRA Introduza as características técnicas do veículo na ficha de identidade e clique no botão "TM" na barra de ferramentas na parte superior do ecrã. É apresentada a janela "Tempos de mão-de-obra" (Figura 1):

Figura 1: A janela Tempos de mão-de-obra

Nesta janela, o utilizador pode aceder aos tempos de mão-de-obra da seguinte maneira:

- Pesquisa por código - Pesquisa de arborescência - Pesquisa de texto - Pesquisa de esquemas

Seleccione o contexto técnico, o órgão e a função (as janelas do lado esquerdo, do meio e do lado direito, respectivamente). Irá, então, obter os códigos TM para a função seleccionada (Figura 2).

Page 60: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 2: Lista de códigos TM para a função seleccionada

A janela contém 4 colunas:

Código: trata-se do código correspondente ao tempo de mão-de-obra.

Nome: descrição do tempo de mão-de-obra.

Nível técnico: nível técnico do tempo de mão-de-obra.

Tempo: duração do tempo de mão-de-obra em horas e em decimais (por exemplo: 0,2 = 12 minutos).

Nota : o modo " Esquemas" é utilizado para apresentar o menu no formato de esquema. A classificação de TM é a mesma.

Page 61: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Pesquisa por código

Clique no botão "Pesquisa por código" no ecrã "Tempos de mão-de-obra" . Será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 3).

Introduza o código TM e clique em "OK". O ecrã com o código TM correspondente é apresentado.

Pesquisa de texto

Este modo de acesso pode ser utilizado para localizar uma intervenção pesquisando uma palavra que aparece no nome completo.

Clique no botão "Pesquisa de texto" . Introduza o nome completo e clique em "OK". A lista de códigos TM cujo nome inclui a(s) palavra(s) de pesquisa é apresentada.

Page 62: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Introduza as palavras de pesquisa (Por exemplo: embraiagem) e confirme. A lista de códigos TM cujo nome inclui a(s) palavra(s) de pesquisa é apresentada.

Pesquisa de arborescência

Seleccione o contexto técnico, o órgão e a função. Irá, então, obter os códigos TM para a função seleccionada.

Pesquisa de esquemas

A pesquisa de "Esquema" apresenta o menu em formato de esquema. A classificação de TM é a mesma.

ADICIONAR À ESTIMATIVA

Page 63: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Assim que estiver na lista de tempos de mão-de-obra relacionados com os critérios de pesquisa, seleccione o tempo que pretende adicionar à estimativa e, em seguida, clique no ícone

"Adicionar à estimativa" do lado esquerdo do ecrã.

Page 64: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Métodos de Reparação (MR) e métodos de

diagnóstico

Page 65: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Na arborescência anterior, é possível aceder aos documentos de MR ao:

- Seleccionar o campo técnico (janela do lado esquerdo)

- Seleccionar a secção a pesquisar (janela do lado direito) e, em seguida, clicar em "OK" .

Relativamente ao MR Órgão, é apresentado o ecrã seguinte com a lista de todos os "MR" relacionados com o código de órgão seleccionado (Figura 3):

Figura 3: Lista do M.R. relacionado com o órgão seleccionado

� Lista de documentos: lista do MR a consultar para o código de órgão seleccionado.

� Parágrafos seleccionados: lista de parágrafos incluídos no MR seleccionado .

Condições de aplicação: O quadro é apresentado na parte inferior da janela e inclui: - O tipo de veículo - O tipo de motor - O tipo de caixa de velocidades

Apresentação do documento Os documentos podem ser apresentados de duas maneiras: no formato Dialogys 3000 (formato online), ou no formato PDF (tal como utilizado para ser apresentado com o Dialogys) utilizando o Adobe Acrobat.

Page 66: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Formato online: apresentação do documento O documento é apresentado como uma única coluna com uma barra de deslocamento lateral do lado direito para percorrer o documento. As ligações activas são utilizadas para aceder a outro MR ou outra NT (através de ligações hipertexto no texto ou através do botão "MR/NT/Soluções Actis" no menu contextual do lado esquerdo), ou mesmo a um documento de PR (através do menu contextual do lado esquerdo).

Figura 4: Vista de apresentação de um manual seleccionado em formato online

Formato PDF: apresentação do documento Clique no botão "Apresentar documento" na barra de ferramentas do lado esquerdo do ecrã ou faça duplo clique no manual seleccionado para o apresentar no ecrã.

Page 67: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 5: Vista de apresentação de um manual seleccionado em formato PDF

Navegação pela documentação

Na parte superior do documento, existe uma barra de ferramentas que inclui os botões necessários para convocar uma função.

Ao colocar o rato sobre um botão, a aplicação apresenta uma pequena bolha de informações sob o cursor para o informar rapidamente acerca da função do botão.

Dispõe da opção de imprimir o documento clicando em File/Print (Ficheiro/Imprimir) na barra de ferramentas da aplicação "Acrobat Reader" (mesmo processo das NT).

Page 68: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Notas técnicas (NT)

Page 69: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

INÍCIO As Notas Técnicas (com excepção dos esquemas eléctricos) aparecem na aplicação DIALOGYS e são actualizadas com cada novo CD-ROM. O DIALOGYS permite localizá-las facilmente, de acordo com o método de selecção, e consultá-las. As Notas Técnicas estão disponíveis em DVDs fornecidos mensalmente ou em tempo real para veículos compatíveis com D3K (Laguna 3, Clio 3, Logan, Mégane 2, etc.) caso a ligação Ap2Ap tenha sido configurada.

SELECCIONAR NTs (NOTAS TÉCNICAS)

Após ter introduzido as características técnicas do veículo na ficha de identidade e clicado no botão "NT" na barra de ferramentas na parte superior do ecrã, a janela Notas Técnicas será apresentada (Figura 1).

Tal como com os MR, existem 3 métodos de aceder à NT.

O novo menu (Figura 1) é apresentado por predefinição.

A NT é seleccionada ao escolher o Campo, Função, Grupo e Item.

Figura 1: Menu para aceder às NT (e MR)

Ainda é possível aceder ao menu anterior (arborescência) (Figura 2) através do botão "Arborescência convencional" (no canto inferior direito).

O último método de acesso é através do botão "Texto…".

Page 70: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 2: Menu NT anterior

Funções dos botões na parte superior da janela Nota s Técnicas Número Ao clicar no botão "Número", será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 2).

Figura 2: Seleccionar o número de uma NT

Introduza o número da NT e o DIALOGYS irá pesquisar a(s) nota(s) técnica(s) e apresentar a lista. Neste exemplo, o veículo introduzido não é levado em consideração.

Pode introduzir o carácter "*" na última posição como um carácter universal: por exemplo, para apresentar todas as notas técnicas pertencentes à série 2500, a pesquisa seria efectuada com o número "250*".

Page 71: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Novas notas Ao clicar no botão "Novas notas" , irá obter uma lista de NTs novas (Figura 3) ou a vista de três secções, de acordo com o âmbito de (Figura 3).

Figura 3: Lista de notas técnicas novas

Figura 3: Lista de notas técnicas novas no campo 2

Nesta janela, tem a opção de ordenar a lista clicando nas diferentes legendas das colunas: Número, Data, Cor e Título do documento.

Campo 2

Page 72: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Repetições Ao clicar no botão "Repetições" , obtém uma lista de repetições sistemáticas para o veículo introduzido (Figura 4) ou a vista de três secções, de acordo com o âmbito do documento (Figura 4).

Figura 4: Lista de repetições

Figura 4: Lista de repetições de NT no campo 2

Texto Ao clicar no botão "Texto" , será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 5).

Campo 2

Page 73: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 5: Pesquisar uma palavra

Introduza uma palavra ou parte de uma palavra e clique em "OK" . O DIALOGYS pesquisa em todas as notas técnicas:

� Relacionadas com o veículo introduzido

� Que contenham esta palavra no título

Veículo, tipo de APV, Motor e Caixa de velocidades

Os botões "Veículo, tipo de APV, Motor e Caixa de velocidade s" : ao clicar nestes botões, será apresentada uma caixa de diálogo, que permite a introdução das características técnicas relacionadas com a selecção. Na janela "Notas Técnicas" Seleccione o campo técnico (janela do lado esquerdo). Seleccione o código da secção a pesquisar (janela do centro). Clique em "OK" para obter uma lista dos documentos correspondentes ao código de secção seleccionado e ao veículo introduzido (Figura 6) ou a vista de três secções, de acordo com o âmbito do documento.

Figura 6: Lista dos documentos correspondentes ao campo seleccionado

Page 74: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 7: Informações acerca da nota seleccionada

Apresentação do documento Os documentos podem ser apresentados de duas formas:

- No formato Dialogys 3000 (formato online, ecrã integrado) ou - No formato PDF (como era anteriormente o caso do Dialogys MPF).

Formato online: apresentação do documento O documento é apresentado como uma única coluna com uma barra de deslocamento lateral do lado direito para percorrer o documento. As ligações activas são utilizadas para aceder a outro MR ou outra NT (através de ligações hipertexto no texto ou através do botão "MR/NT/Soluções Actis" no menu contextual do lado esquerdo), ou mesmo a um documento de PR (através do menu contextual do lado esquerdo).

Page 75: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral
Page 76: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Formato PDF: apresentação do documento

Clique no botão "Apresentar documento" na barra de ferramentas do lado esquerdo do ecrã ou faça duplo clique na nota seleccionada para a apresentar no ecrã (Figura 8).

Figura 8: Visualização de uma nota técnica

Navegação pela documentação

Na parte superior do documento, existe uma barra de ferramentas que inclui os botões necessários para convocar uma função.

Ao colocar o rato sobre um botão, a aplicação apresenta uma pequena bolha de informações sob o cursor para o informar rapidamente acerca da função do botão.

Tem a opção de imprimir o documento clicando em "File/Print" (Ficheiro/Imprimir) na barra de ferramentas da aplicação "Acrobat Reader".

Page 77: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Soluções Actis

Page 78: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

ACEDER ÀS SOLUÇÕES ACTIS As soluções Actis estão disponíveis apenas se o terminal D3K estiver configurado (ligação A2A) e se for possível aceder aos serviços Actis-GPS. O acesso às soluções Actis é possível apenas se o VIN for introduzido através da BVM. Acesso às soluções Actis:

- Botão "Soluções Actis" do menu principal (Figura 1) - Ligação directa através do botão "MR/NT/Soluções Actis" no menu contextual

Caixa de diálogo ligada ao botão "Soluções Actis" n o menu principal:

Figura 1: Caixa de diálogo das soluções Actis

Pode pesquisar as soluções Actis por:

- Arborescência de tipo ECR (apresentada por predefinição) - Número (introduzindo o número da solução)

Page 79: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Ecrã da arborescência Actis (ECR): A arborescência ECR de dois níveis corresponde ao formato Actis-GPS actual (Figura 2).

Figura 2: Arborescência ECR (para soluções Actis e NTI)

Os resultados são apresentados como uma lista de soluções agrupadas por ECR. São apresentados na vista de três secções abaixo, campo inferior.

Page 80: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 3: Apresentação das soluções Actis na vista de três secções (campo inferior)

Page 81: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Apresentação das soluções Actis Uma solução Actis é apresentada no campo de apresentação com ligações hipertexto (para o NTI e documentos em anexo) (Figura 4). As secções "Nota Técnica", "Queixa do cliente", "Solução preconizada" e "Documento anexo" estão realçadas.

Figura 4: Abrir a solução Actis seleccionada no ecrã

Page 82: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Ao clicar na ligação hipertexto do documento anexo, este é apresentado numa janela do Acrobat Reader (documento PDF) (Figura 5).

Figura 5: Abrir o documento anexo em formato PDF

O mesmo tipo de ecrã é apresentado para consultar o NTI associado.

Navegação A única maneira de navegar nas soluções Actis é utilizar as ligações directas no texto da solução. Os botões contextuais não ficarão activos.

Page 83: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Estimativas

Page 84: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

UTILIZAR A ESTIMATIVA Seleccionar/Criar uma estimativa Após ter seleccionado ou criado um veículo (utilizando a matrícula) introduzido na ficha de

identidade, pode clicar no menu "TS" do lado esquerdo do ecrã. A aplicação apresenta uma janela que inclui as estimativas já criadas para este veículo (Figura 1).

Figura 1: Criar/Seleccionar uma estimativa

Nota : esta janela encontra-se vazia caso não tenham sido criadas estimativas para este veículo. Cada linha nesta janela representa uma estimativa. Aqui encontrará: - Número da estimativa: número gerado pela aplicação - Estado: se aparecer um (*) na coluna, a estimativa foi confirmada - Veículo: matrícula do veículo - Cliente: nome do cliente (caso tenha sido introduzido na ficha de identidade) - Número de conta: número da conta do cliente (caso tenha sido introduzido na ficha de identidade) - Data de criação: data e hora de criação da estimativa

Page 85: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Para seleccionar uma estimativa, clique na linha correspondente e confirme. Para criar uma estimativa para o veículo em causa, clique no botão "Criar" na parte inferior da janela de selecção de estimativa.

Notas : - O número da estimativa e a matrícula do veículo são actualizados

imediatamente no botão "TS".

- Se houver um asterisco junto da matrícula no botã o "TS", a estimativa foi confirmada. Uma estimativa é mantida durante o período de tempo definido no quadro de instrumentos. Apresentar uma estimativa Clique no botão "Estimativa" para apresentar a estimativa seleccionada (Figura 2). Se não estiver seleccionada uma estimativa, a aplicação apresenta a janela de selecção (consulte a secção anterior).

Figura 2: Vista da estimativa

Page 86: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Os campos seguintes podem ser encontrados na secção do cabeçalho da estimativa: - Número da estimativa: este campo contém o número da estimativa gerado pela aplicação - Data de validação: data de confirmação da estimativa - Matrícula: matrícula do veículo (pode ser introduzido na ficha de identidade) - VIN: VIN do veículo (pode ser introduzido na ficha de identidade) - Tipo de veículo: não obrigatório - Quilometragem: introdução obrigatória ao validar a estimativa - Número da conta do cliente: pode ser editado na ficha de identidade - Referência do cliente: não obrigatório - Detalhes do cliente: é possível introduzir estas informações na ficha de identidade - Grupo do cliente: este campo é utilizado para seleccionar um grupo de clientes a partir dos grupos criados no quadro de instrumentos No quadro de instrumentos, é possível introduzir as taxas horárias ou peças com descontos especiais para cada grupo de clientes. - Código de vendas: identidade da pessoa que confirmou a estimativa (apenas se forem utilizadas palavras-passe) - Mensagem da estimativa: pode ser introduzida no quadro de instrumentos - Campo de documentos: permite ao utilizador introduzir informações úteis adicionais

Criar uma estimativa Numa estimativa, pode introduzir: - Linhas de produtos ou peças (consulte as secções sobre "Referências actuais" e "Diversos" ) - Linhas de tempo de mão-de-obra (consulte "Tempos de mão-de-obra" ) - Uma linha de diversos - Uma linha de ingredientes de pintura - Uma linha de reciclagem para países com esta particularidade Opções de cálculo No canto inferior esquerdo da estimativa, existem inúmeras caixas de verificação para vários cálculos da estimativa. - Se seleccionar a caixa "Sem IVA" , a aplicação calcula a estimativa sem considerar o IVA - Se seleccionar a caixa "Sem itens diversos" , a aplicação calcula a estimativa sem mostrar a quantidade total de itens diversos - Se seleccionar a caixa "Sem reciclagem" , a aplicação calcula a estimativa sem mostrar a quantidade total de peças de reciclagem. Nota: em alguns países, o cálculo pode ser efectuado sem itens diversos e sem reciclagem. Neste caso, estas duas caixas são seleccionadas e não podem ser modificadas.

Page 87: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Botão "Calcular"

Este botão permite ao utilizador iniciar o cálculo da estimativa. Isto não confirma, de forma alguma, a estimativa. O utilizador pode introduzir ou eliminar tempos de mão-de-obra e peças. Após cada modificação, os resultados do cálculo anterior desaparecem. Nota : se estiver ligado ao DMS, existem dois modos de cálculo para criar a estimativa:

• Modo local • Modo remoto

Se estiver no modo remoto, o DMS calcula a estimativa. Botão "Imprimir"

Este botão permite ao utilizador imprimir a estimativa. Caso o cálculo não tenha sido efectuado, a aplicação calcula-a automaticamente antes de imprimir. Nesta fase, ainda é possível editar e imprimir novamente uma estimativa. Botão "Confirmar"

Este botão permite ao utilizador confirmar a estimativa. Caso tenha definido uma palavra-passe no terminal, ser-lhe-á solicitado que a introduza para confirmar a estimativa. Nota: não é possível editar uma estimativa confirmada. Botão "Introduzir uma referência"

Este botão permite ao utilizador introduzir uma referência conhecida na estimativa sem ter de a localizar nos vários documentos. Clique no botão "Introduzir uma referência" e a caixa de diálogo seguinte será apresentada (Figura 3).

Page 88: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 3: Introduzir a referência e a quantidade

Introduza uma referência e a quantidade e, em seguida, confirme. Botão "Editar linha"

Este botão permite ao utilizador editar linhas introduzidas na estimativa, independentemente de ser uma linha de peças ou uma linha de intervenção de mão-de-obra. Clique no botão "Editar linha" e a janela seguinte será apresentada (Figura 4).

Figura 4: Editar a linha de uma estimativa

De um modo geral, é possível editar todas as informações facultadas pelo utilizador. Não é possível editar as informações provenientes de vários documentos. Por exemplo : tempos de mão-de-obra codificados, preços de peças apresentados no ficheiros de preços, etc. Botão "Eliminar linha"

Page 89: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Este botão permite ao utilizador eliminar uma linha à sua escolha. Seleccione a linha da estimativa a eliminar e clique no botão "Eliminar linha" ; será apresentada uma mensagem (Figura 5).

Figura 5: Eliminar uma linha

Confirme a eliminação da linha. Botão "Introduzir um TM codificado"

Este botão permite ao utilizador introduzir um código TM conhecido na estimativa, sem ter de o procurar no catálogo Tempo de mão-de-obra. Clique no botão "Introduza um TM codificado" e será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 6).

Figura 6: Introduzir o código TM

Introduza o código TM e confirme. Botão "Introduzir um TM não codificado"

Este método diz respeito apenas aos países que utilizam o nível técnico como critério. Este botão proporciona acesso a um ecrã, no qual o utilizador poderá: - Criar intervenções de mão-de-obra que não sejam apresentadas no catálogo da RENAULT. - Memorizar estas intervenções de mão-de-obra para que possam ser utilizadas numa etapa posterior. Clique no botão "Introduzir um TM não codificado" e será apresentado o ecrã de documentação de intervenções de mão-de-obra (Figura 7).

Page 90: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 7: Criar uma intervenção de mão-de-obra não codificada

Crie uma intervenção de mão-de-obra não codificada Para criar uma intervenção de mão-de-obra não codificada, o utilizador deverá especificar determinados critérios. Para intervenções definidas por uma hora, o utilizador deverá introduzir: - O campo técnico (Mecânica, Carroçaria ou Pintura ) - O órgão (o nome varia consoante o campo técnico) - O nível técnico para determinados países (nível técnico normal, elevado e muito elevado ) Para intervenções de preço fixo, o utilizador selecciona: - A opção de preço fixo que aparece ao mesmo nível dos dados técnicos O DIALOGYS calcula automaticamente o número da intervenção com base nesses critérios. O utilizador introduz o nome da intervenção: - Clique no campo "Nome" - Introduza o nome da intervenção e confirme

Page 91: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Em seguida, é necessário introduzir a hora ou a quantidade total de intervenções de preço fixo: - Clique no campo "Hora" e será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 8)

Figura 8: Introduzir o tempo de mão-de-obra

- Introduza o tempo de mão-de-obra e confirme (a unidade de tempo é expressa em decimais — 1 hora 30 minutos é escrito como 1,5) - Clique no campo "Preço sem IVA" (apenas para intervenções de preço fixo) e será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 9)

Figura 9: Introduzir o preço sem IVA para intervenções de preço fixo

- Introduza o preço sem IVA para intervenções de preço fixo Introduzir uma intervenção de mão-de-obra não codif icada na estimativa Depois de criar ou seleccionar uma intervenção de mão-de-obra não codificada, clique no botão "Adicionar à estimativa" para introduzir esta intervenção na estimativa. Depois de adicionar uma intervenção à estimativa, esta intervenção permanece no ecrã para que o utilizador a possa guardar. Para tal, clique no campo "Título" , preencha o campo e clique no botão "Guardar" . Para apagar a intervenção do ecrã, clique no botão "Reposição" .

Page 92: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Relembrar uma intervenção de mão-de-obra não codifi cada memorizada Para países autorizados a utilizar os diferentes níveis técnicos Os botões utilizados para definir o código de intervenção são utilizados igualmente para ordenar a lista de intervenções a apresentar. - Por exemplo, se o utilizador pretender apresentar uma lista de intervenções ao nível da carroçaria relacionadas com um componente de chapa, utilizará os seguintes botões (Figura 10).

Figura 10: Para obter uma lista de intervenções em chapa

Clique no botão "Lista de intervenções" , e a janela "Seleccionar um TM não codificado" será apresentada (Figura 11). O Dialogys disponibiliza uma lista de todas as intervenções memorizadas 4XXX (Figura 11).

Figura 11: Lista de intervenções em chapa memorizadas

- Se o utilizador pretender apresentar uma lista de intervenções de chapa de um nível

técnico normal, utilizará os seguintes botões (Figura 12).

Page 93: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 12: Para obter uma lista de intervenções em chapa de um nível técnico normal

Clique no botão "Lista de intervenções" e a janela "Seleccionar um TM não codificado" será apresentada (Figura 13).

Figura 13: Lista de intervenções em chapa de um nível técnico normal

O Dialogys disponibiliza uma lista de todas as intervenções memorizadas X999 (Figura 13).

Page 94: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Para países não autorizados a utilizar os diferentes níveis técnicos - Por exemplo, se o utilizador pretender apresentar uma lista de intervenções ao nível da carroçaria, utilizará os seguintes botões (Figura 14).

Figura 14: Para obter uma lista de intervenções ao nível da carroçaria

Clique no botão "Lista de intervenções" e a janela "Seleccionar um TM não codificado" será apresentada (Figura 15). O Dialogys disponibiliza uma lista de todas as intervenções memorizadas XXXX (Figura 15).

Figura 15: Lista de intervenções ao nível da carroçaria

- Se o utilizador pretender apresentar uma lista de intervenções ao nível da carroçaria relacionadas com um componente de chapa, utilizará os seguintes botões (Figura 16).

Figura 16: Para obter uma lista de intervenções em chapa

Clique no botão "Lista de intervenções" e a janela "Seleccionar um TM não codificado" será apresentada (Figura 17).

Page 95: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 17: Lista de intervenções em chapa

O Dialogys disponibiliza uma lista de todas as intervenções memorizadas 4XXX (Figura 17). - Após ter seleccionado o campo de pesquisa (Mecânica, Carroçaria, etc.), seleccione a intervenção pretendida da lista e confirme. Esta intervenção será apresentada no ecrã (Figura 18) e poderá adicioná-la à estimativa.

Figura 18: Apresentação da intervenção seleccionada Editar uma intervenção de mão-de-obra não codificad a memorizada - Ao guardar uma intervenção, o Dialogys atribui-lhe uma chave única. Esta chave contém o código da intervenção e o respectivo título (0999, 4888, etc.). - Para editar uma intervenção memorizada, basta obtê-la, editá-la e clicar no botão "Guardar alterações" . - Caso a chave não tenha sido modificada, o Dialogys sugere substituir a intervenção antiga pela que pretende guardar - Caso a chave tenha sido modificada, o Dialogys guarda a nova intervenção. Se o utilizador não pretender manter a versão antiga, deverá eliminá-la. Eliminar uma intervenção de mão-de-obra não codific ada memorizada Na janela Seleccionar um TM não codificado, clique em "Eliminar".

Page 96: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Apagar uma intervenção Na janela "Intervenção não definida no manual" , clique em "Reposição". Nota: é possível memorizar apenas 200 intervenções não codificadas. Botão "Adicionar tudo à requisição de peças" Este botão permite ao utilizador adicionar peças e produtos de uma estimativa a uma requisição de peças. Clique no botão "Adicionar tudo à requisição de peças" no canto inferior esquerdo da estimativa. Se o cliente concordar em reparar o veículo de acordo com a estimativa, deixa de ser necessário introduzir novamente as peças nesta encomenda.

Page 97: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Resultados do cálculo da estimativa Depois do cálculo, o Dialogys apresenta a estimativa em três secções separadas por um sub-total (Figura 19). A primeira secção agrupa todas as peças, a segunda contém a mão-de-obra de preço fixo, se aplicável, e a terceira secção está relacionada com os diversos. Nesta terceira secção, o utilizador pode consultar: - Os produtos introduzidos pela estimativa - Uma linha relacionada com itens diversos - Uma linha relacionada com ingredientes de pintura Importante: na estimativa, os produtos devem ser distintos das peças. De facto, em alguns países, a soma total de produtos não deve ser incluída no cálculo de itens diversos. Na parte inferior da estimativa, o utilizador irá encontrar as seguintes informações, de acordo com a taxa de IVA: - Valor bruto sem IVA - Valor líquido sem IVA - Valor total de IVA - Valor total sem IVA Estes quatro valores totais são igualmente fornecidos pelo Dialogys para o total estimado.

Figura 19: Exemplo de uma estimativa

Page 98: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

A requisição de peças

Page 99: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

UTILIZAR A REQUISIÇÃO DE PEÇAS Seleccionar a requisição de peças O botão "FS" localizado no lado esquerdo do ecrã é utilizado para seleccionar uma requisição de peças que já tenha sido criada (ou para criar uma requisição de peças novas, consulte a secção seguinte). Se o campo junto do botão estiver em branco, significa que ainda não foi seleccionada uma requisição de peças. Caso contrário, o campo contém a referência da requisição de peças seleccionada. Para seleccionar uma requisição de peças, clique neste campo. A janela "Seleccionar uma requisição de peças" é apresentada (Figura 1).

Figura 1: Seleccionar uma requisição de peças da lista

Nesta janela, encontra a lista de requisições já criadas para o dossiê cliente/veículo introduzido na ficha de identidade.

Por predefinição, irá obter a lista de requisições não confirmadas

Para obter a lista de requisições confirmadas, clique no botão "Confirmado" Estas requisições só podem ser utilizadas para consulta.

Page 100: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

As informações que se seguem destinam-se a cada uma das requisições na lista: Número de FS: número da requisição de peças gerado pela aplicação Estado: se aparecer um (*) na coluna, a requisição foi confirmada Número da ordem de reparação: número da ordem de reparação ou número da factura (caso tenha sido introduzido na requisição de peças ) Veículo: matrícula do veículo (caso tenha sido introduzido na ficha de identidade ) Cliente: nome do cliente (caso tenha sido introduzido na ficha de identidade ) Conta: número da conta do cliente (caso tenha sido introduzido na ficha de identidade ) Data: data e hora de criação da requisição de peças O campo do botão "Requisição de peças" identifica o estado da requisição de peças: - Um losango entre o número da requisição de peças e a matrícula do veículo indica que a requisição de peças não foi confirmada - Um asterisco entre o número da requisição de peças e a matrícula indica que a requisição foi confirmada Criar uma requisição de peças Para criar uma nova requisição de peças para o dossiê actual, clique em "Criar" na parte inferior da janela Seleccionar a requisição de peças (consulte a Figura 1). A nova requisição de peças é seleccionada automaticamente.

Page 101: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Apresentação de uma requisição de peças Clique no botão "Requisição de peças" para apresentar a requisição de peças seleccionada (Figura 2).

Figura 2: Apresentação da requisição de peças

Matrícula: este campo apresenta a matrícula do veículo (caso este número tenha sido introduzido na ficha de identidade ). Número da ordem de reparação: será apresentada uma caixa de diálogo quando clica neste campo. Introduza o número da ordem de reparação ou da factura e confirme (Figura 3).

Figura 3: Introduzir o número do documento

Número da requisição de peças: este campo apresenta o número da requisição de peças gerado pela aplicação. Ref. do cliente: será apresentada uma caixa de diálogo quando clica neste campo. Introduza ou edite a referência e confirme (Figura 4).

Page 102: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 4: Comentário à sua escolha

Número da encomenda: será apresentada uma caixa de diálogo quando clica neste campo. Introduza ou edite o número da encomenda e confirme (Figura 5).

Figura 5: Introduza o número do formulário da encomenda

Campo de texto: clique na caixa de texto. Introduza o texto para aparecer na requisição de peças e confirme. Condições diferentes: um asterisco neste campo indica o grau de urgência. - 0: VOR (Veículo fora da estrada) - 1: Urgência 1 (peça entregue dentro de 24 horas ) - 2: Urgência 2 (peça entregue no máximo dentro d e duas semanas) Utilizador: a identidade da pessoa que aprovou a requisição de peças irá aparecer neste campo, caso tenha sido seleccionada a utilização de uma palavra-passe no quadro de instrumentos. Equipa: clique na caixa de texto. Será apresentada uma caixa de diálogo. Introduza a letra da equipa e confirme (Figura 6).

Figura 6: Introduza o código da equipa ou o número do técnico

Número da conta do cliente: este campo apresenta o número da conta do cliente indicado na ficha de identidade. Não é possível modificá-lo na requisição de peças.

Page 103: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Campo do cliente: este campo apresenta o endereço do cliente indicado na ficha de identidade. Não é possível modificá-lo na requisição de peças. Lixo: este campo não é utilizado na versão autónoma. (Utilizado exclusivamente para concessões com uma versão ligada ao sistema de gest ão em tempo real) . Referência: o número da referência. Descrição: a designação. Quantidade encomendada: o número de peças encomendadas. Cobrar a: este campo permite introduzir um custo para o código (por ex.: P=Pagamento, R=Garantia, etc. ). Número da linha: o número da linha na requisição de peças. Preço por unidade líquido sem IVA: o preço por unidade para a peça sem IVA. Referência da encomenda: este campo permite introduzir uma referência para seguir a encomenda da peça. Se o utilizador não preencher este campo, a aplicação apresenta o número do formulário da encomenda ao qual a peça foi adicionada. Assim que estiver na janela da requisição de peças, pode introduzir referências para as adicionar ao formulário.

Para tal, clique no botão "Introduzir uma referência" do lado esquerdo e será apresentada uma caixa de diálogo no ecrã (Figura 7).

Figura 7: Introduzir a referência e a quantidade

Introduza a referência e confirme. O Dialogys apresenta a janela Peças, na qual pode definir a quantidade e adicionar a peça ao documento. Se tiver várias referências e pretender impedir a apresentação da janela Peças, pode introduzir a quantidade e a referência da encomenda após a referência. O Dialogys adiciona a peça directamente à requisição de peças e o utilizador regressa a uma janela vazia para adicionar uma nova entrada.

Page 104: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Assim que tiver introduzido as peças na requisição de peças, pode:

Editar linhas Seleccione a(s) linha(s) de peças que pretende editar, clique no botão "Editar linha" e a janela seguinte será apresentada (Figura 8).

Figura 8: Editar uma linha numa requisição de peças

Introduza a(s) modificação(ões) e confirme. Eliminar linhas Seleccione a(s) linha(s) que pretende eliminar e clique no botão "Eliminar linha" . Será apresentado um pedido de confirmação. Confirme as linhas a eliminar. Confirmar a requisição de peças Assim que tiver adicionado as peças requeridas, pode confirmar a requisição de peças. Clique

no botão "Confirmar" .

Não é possível editar uma requisição de peças confi rmada, sendo esta memorizada durante o período de tempo introduzido no quadro de instrumentos (consulte a secção Quadro de instrumentos). É possível ordenar as linhas das peças por ordem ascendente clicando nos seguintes campos: "Referência" , "Grau de urgência" e "Referência da encomenda" .

Page 105: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Quando estiver na requisição de peças, pode também criar um formulário de encomenda. Para

tal, clique no botão "Formulário de encomenda"

para o seleccionar (consulte a secção Formulário de encomenda) . Seleccione uma ou mais linhas da requisição de peças e adicione-as ao formulário clicando no campo "Adicionar linhas" (consulte a secção Formulário de encomenda) .

Clique no botão "Aceder ao formulário de encomenda" para obter um acesso rápido a este formulário.

Imprimir a requisição de peças Clique no botão "Imprimir" . Será apresentada uma janela (Figura 9).

Figura 9: Janela Síntese

Pode imprimir a requisição de peças, mesmo caso não tenha sido confirmada. A mensagem seguinte será apresentada na parte superior de cada página da requisição de peças:

Page 106: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Mensagem: DOCUMENTO EM PREPARAÇÃO. Pode editar um duplicado da requisição de peças confirmada. Encomendas actuais Na ficha de identidade, o botão "Encomendas actuais" permite aos utilizadores a apresentação de uma lista de todas as encomendas abertas e não confirmadas disponíveis no Dialogys. Por exemplo: para utilizar novamente uma requisição de peças aberta anteriormente: - Clique no campo "Encomendas actuais" no ecrã de identidade. Será apresentada uma lista de requisições de peças não confirmadas para o dossiê (Figura 10).

Figura 10: Lista de requisições de peças não confirmadas

- Seleccione uma requisição de peças e confirme. O cliente correspondente é introduzido na ficha de identidade. - Clique no botão "Requisição de peças" para apresentar as requisições de peças actuais seleccionadas. Uma requisição de peças não confirmada que inclui, pelo menos, uma peça, fica memorizada durante o período de tempo introduzido n o quadro de instrumentos. Uma requisição de peças não confirmada vazia (sem q uaisquer peças) é apagada durante a noite.

Page 107: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

O formulário de

encomenda

Page 108: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

UTILIZAR O FORMULÁRIO DE ENCOMENDA Para utilizar a função "formulário de encomenda" , é necessário efectuar a seguinte operação uma única vez após a instalação do DIALOGYS. Criar um cliente que corresponda à concessão na fic ha de identidade (Figura 1).

Figura 1: Introduzir o nome e o número da conta da concessão

Para tal, é necessário introduzir o número da conta da concessão na ficha de identidade correspondente à concessão. Este número de conta deve ser o mesmo introduzido no quadro de instrumentos, no campo do número da conta da concessão. Estas operações são necessárias para criar formulár ios de encomenda e são efectuadas apenas uma vez durante a implementação do DIALOGYS.

Page 109: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Criar e completar um formulário de encomenda - Utilize uma requisição de peças criada para um dos clientes (consulte Requisição de peças ), seleccione uma ou mais linhas de peças que pretender adicionar ao formulário de encomenda (Figura 2).

Figura 2: Seleccionar linhas para adicionar ao formulário de encomenda

- Clique no campo "Formulário de encomenda" para criar ou seleccionar um formulário de encomenda. - A janela Seleccionar um formulário de encomenda será apresentada (Figura 3).

Figura 3: Criar ou seleccionar um formulário de encomenda

- Se estiver a utilizar um formulário de encomenda existente, seleccione-o na lista proposta e confirme. O número do formulário de encomenda aparece no campo "Formulário de encomenda" . - Para criar um novo formulário de encomenda, clique no botão "Criar". O número do formulário de encomenda novo aparece no campo "Número do formulário de encomenda" . - Para adicionar as linhas da peça seleccionada ao formulário de encomenda, clique no botão

"Adicionar linhas" na janela Requisição de peças.

Page 110: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Nota : - As linhas da peça que pretende adicionar ao formulário de encomenda podem ser seleccionadas na requisição de peças antes ou depois da criação do formulário de encomenda. - No campo "Referência de encomenda" da requisição de peças, as linhas adicionadas ao formulário de encomenda estão identificadas por uma seta seguida de um número (Por exemplo: � 3). Trata-se do número do formulário de encomenda. A seta nesta direcção indica que a peça foi adicionada (Figura 4).

Figura 4: Requisição de peças - Se introduziu informações no campo "Referência de encomenda" antes de adicionar a linha, estas informações são mantidas.

- Clique no campo "Aceder ao formulário de encomenda" . - No campo "Referência de encomenda" da requisição de peças, as linhas adicionadas a partir de uma requisição de peças estão identificadas por uma seta seguida de um número (Por exemplo: 2). Trata-se do número da requisição de peças. A seta nesta direcção indica que a peça foi adicionada a partir desta requisição de peças (Figura 5).

Figura 5: O formulário de encomenda

- Se introduziu informações no campo "Referência de encomenda" antes de adicionar a linha, estas informações são mantidas. Um formulário de encomenda que não apresenta quaisq uer peças é apagado no dia seguinte. - Apenas o botão "Voltar à requisição de peças" é específico do formulário de encomenda. Caso tenha aberto o formulário de encomenda a partir da requisição de peças, pode

voltar à requisição de peças com este botão .

Page 111: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Imprimir o formulário de encomenda Clique no botão "Imprimir" . Será apresentada uma janela (Figura 6).

Figura 6: Janela Síntese

Pode imprimir a requisição de peças, mesmo caso não tenha sido confirmada. A mensagem seguinte será apresentada na parte superior de cada página da requisição de peças: Mensagem: DOCUMENTO EM PREPARAÇÃO. Pode editar um duplicado da requisição de peças confirmada.

Page 112: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Referências actuais

Page 113: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

UTILIZAR O MENU DE REFERÊNCIAS ACTUAIS A janela "Referências actuais" Clique no botão na barra de ferramentas do Dialogys e a janela "Referências actuais" será apresentada (Figura 1).

Figura 1: A janela "Referências actuais"

A lista de referências actuais é gerida com os botões e ícones desta janela.

Page 114: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Adicionar uma referência - Clique no botão "Adicionar" na janela Referências actuais. Será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 2).

Figura 2: Introduzir o nome e a referência

- Introduza o nome e a referência e confirme. A peça é memorizada na lista de referências actuais.

Editar uma referência - Clique na(s) linha(s) que pretende editar na lista de referências actuais e clique no botão "Editar" . Será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 3).

Figura 3: Editar uma referência

- Edite a(s) linha(s) pretendidas e confirme.

Page 115: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Eliminar uma referência - Seleccione a(s) linha(s) que pretende eliminar na lista de referências actuais e clique no botão "Eliminar" . Será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 4).

Figura 4: Eliminar uma referência

- Confirme a eliminação da(s) linha(s) clicando em "Eliminar" .

Localizar uma referência - Introduza a referência actual (para a qual deverá conhecer as condições de utilização) ou seleccione-a a partir da lista e clique no botão "Localizar…" . O Dialogys apresenta a lista de modelos para os quais a referência é disponibilizada na documentação de peças (Figura 5).

Figura 5: Lista de correspondência de peças

- Clique em "OK" depois de anotar a referência. Esta função não diz respeito aos modelos incluídos no CD-ROM "Gamas mortas".

Page 116: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Pesquisar uma referência

Seleccione a linha que pretende pesquisar na lista de referências actuais e clique em "Pesquisar" (consulte a Figura 1) ; a ficha de informações da peça relativa à referência seleccionada será apresentada (Figura 6).

Figura 6: Janela Informações da peça

Pode introduzir a referência directamente através do teclado, se tiver conhecimento da mesma (campo "Referência chave" ). Clique no botão "Pesquisar" e será apresentada a janela de informações da peça relativa à referência introduzida.

Adicionar referências a um documento

Para adicionar directamente referências a uma requisição de peças ou a uma estimativa sem utilizar a janela de informações de peças, seleccione a(s) linha(s) que pretende adicionar a partir da janela de referências actuais:

- Para seleccionar uma referência, clique na linha correspondente.

- Para seleccionar várias em simultâneo, mantenha as teclas "Shift" ou "Control" premidas (para MAC e PC, respectivamente), clicando nas referências pretendidas.

Poderá ajustar a quantidade, clicando nas setas. Caso tenha seleccionado várias referências, será solicitada a mesma quantidade.

Page 117: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Clique no botão "Requisição de peças" ou "Estimativa" para adicionar as linhas a um desses documentos.

Ordenar a lista de referências actuais

Pode ordenar a lista de peças na janela "Referências actuais" através de dois critérios: a referência e o nome da peça.

Importante : o número máximo de referências actuais é 500.

Page 118: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Diversos

Page 119: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

INÍCIO Os utilizadores podem optar entre os seguintes grupos:

: Grupo "Lubrificantes e líquidos diversos"

: Grupo "Pneus"

: Grupo "Baterias"

: Grupo "Ingredientes de pintura"

: Grupo "Acessórios"

: Grupo "Diversos" (porcas, parafusos, freios, etc.)

: Grupo "Manutenção" O grupo "Manutenção" é algo especial, no sentido em que permite definir e guardar as peças ou produtos requeridos para manutenções regulares efectuadas em veículos da gama.

FUNCIONAMENTO DA JANELA DIVERSOS Clique no botão "Diversos" na barra de ferramentas do Dialogys. Será apresentada a seguinte janela (Figura 1).

Page 120: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 1: Documentação de diversos

A documentação de diversos é gerida através dos botões e ícones desta janela.

Criar uma marca - Em primeiro lugar, é necessário seleccionar o grupo pretendido, clicando no mesmo (óleo, pneus, etc.). Em seguida, clique no painel "Marca" (coluna do lado esquerdo na janela "Diversos"). Este painel é contornado por uma linha a negrito. - Clique no botão "Adicionar" e será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 2).

Figura 2: Introduzir a marca

- Introduza a marca (Michelin, Elf, etc.) e confirme. A selecção é apresentada na lista de marcas (coluna do lado esquerdo na janela "Diversos"). Editar uma marca Seleccione um grupo de produtos, seguido da marca. Clique no botão "Editar_" (consulte a Figura 1). Será apresentada uma caixa de diálogo idêntica à caixa de diálogo na Figura 2. Edite a marca e confirme.

Page 121: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Eliminar uma marca - Seleccione um grupo, seguido da marca que pretende eliminar na janela "Diversos" . Clique no botão "Eliminar_" . Será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 3).

Figura 3: Eliminar uma marca

- Confirme clicando no botão "Eliminar" . IMPORTANTE: a eliminação da marca elimina igualment e as respectivas linhas de peça correspondentes. Adicionar uma linha de peça ou produto - Seleccione uma marca e clique no painel do produto (painel do lado direito na janela Diversos) para a seleccionar. Este painel é contornado por uma linha a negrito (Figura 4).

Figura 4: Seleccionar o painel do produto clicando no mesmo

- Clique no botão "Adicionar" . Será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 5).

Page 122: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 5: Introduzir as informações da peça

O utilizador deverá introduzir determinadas informações. Seleccionar a peça ou o produto Nesta caixa de diálogo, seleccione se o item que pretende adicionar é uma peça ou um produto. Esta selecção permitir-lhe-á dividir estes dois tipos de itens na estimativa (consulte a secção Estimativa ). Por predefinição, a opção Produto está seleccionada.

Uma vez que a distinção entre produto e peça é efectuada pelo utilizador, é facultado apenas um campo no qual deverá introduzir o ID da peça ou do produto: o campo "Referência" . Na janela "Diversos" , um ícone específico para cada item permite a fácil identificação de peças e produtos.

Para peças

Para produtos

Presença no ficheiro de preços É solicitado ao utilizador que especifique se a peça ou o produto está apresentado no ficheiro de preços (por predefinição, o item é considerado apresentado ). Os produtos e peças considerados como apresentados no ficheiro de preços podem ser identificados na janela "Diversos" pelo seguinte ícone:

Page 123: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Se a peça ou o produto estiverem apresentados no ficheiro de preços, o Dialogys pesquisa o ficheiro para obter o preço e o código de imposto. Neste caso, o utilizador só terá de preencher os seguintes campos: - Nome - Referência Se a peça ou o produto não estiverem apresentados no ficheiro de preços, o utilizador terá de introduzir: - Nome - Referência - Preço por unidade - Código de imposto Preencher o nome - Neste campo, o utilizador introduz um nome à sua escolha, o que permitirá a identificação rápida da peça ou do produto. - Se a peça ou o produto aparecerem sob outro nome no ficheiro de preços, será utilizado o último em todos os formulários relativos a peças e estimativas. Preencher a referência A referência pode ser uma referência Renault ou uma referência de outro construtor. Pode ser alfanumérica, mas tem um limite máximo de 10 caracteres. Preencher o código de imposto O Dialogys disponibiliza a lista de códigos de imposto introduzida no quadro de instrumentos. A partir desta lista, o utilizador deverá seleccionar o código de imposto que pretende aplicar à peça ou produto (não apresentado no dossiê peças). Preencher a quantidade É possível introduzir quantidades apenas para peças ou produtos do grupo "Manutenção" . Importante: a lista de peças e produtos não poderá conter mais de 400 linhas.

Editar uma linha de peça ou produto - Seleccione o grupo, seguido da marca. Seleccione a linha que pretende editar a partir da lista de peças e produtos e clique no botão "Editar_" (consulte a Figura 1 ). - Será apresentada uma caixa de diálogo. Edite a(s) linha(s) pretendida(s) e confirme.

Eliminar uma linha de peça ou produto

Page 124: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

- Seleccione a(s) linha(s) que pretende eliminar. Clique no botão "Eliminar" e será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 6).

Figura 6: Eliminar uma linha de peça

- Confirme clicando no botão "Eliminar" . Pesquisar uma linha de peça ou produto não apresent ada no ficheiro de preços Seleccione a(s) linha(s) de peça ou produto à sua escolha na janela "Diversos" . Clique no botão "Pesquisar" (consulte a Figura 1). A(s) ficha(s) "Informações da peça" correspondente(s) são apresentadas (Figura 7).

Figura 7: Informações da peça

É possível pesquisar apenas peças ou produtos apresentados no ficheiro de preços.

Adicionar peças ou produtos a um documento Seleccione a(s) linha(s) de peça ou produto que pretende adicionar a um documento a partir da lista na janela "Diversos" (Figura 8). O utilizador pode seleccionar simultaneamente mais do que uma linha na janela "Diversos" . Para seleccionar várias linhas, mantenha as teclas "Shift" ou "Control" premidas (para MAC e PC, respectivamente).

Page 125: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 8: Diversos

Para adicionar a(s) linha(s) a um documento, clique no botão "Estimativa" ou "Requisição de peças" . PARTICULARIDADES DO GRUPO MANUTENÇÃO

O ícone de manutenção está situado no canto superior direito da janela "Diversos" . O grupo "Manutenção" tem 2 particularidades: Introduzir uma quantidade para cada linha de peça o u produto Este é o único grupo que permite atribuir quantidades a uma peça ou produto durante a fase de definição (Figura 9).

Page 126: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 9: Adicionar uma referência com a quantidade Para cada intervenção, pode introduzir a referência e a quantidade utilizada. As quantidades são apresentadas na coluna do lado direito. Seleccionar uma revisão Ao seleccionar uma revisão no campo do lado esquerdo da janela "Diversos" , o utilizador pode visualizar a lista de peças e produtos incluídas na mesma (Figura 10).

Figura 10: Itens de revisão

Estas peças e produtos são pré-seleccionados. As respectivas quantidades já foram introduzidas e o utilizador só tem de clicar no botão "Estimativa" ou "Requisição de peças" para adicionar todos os itens da revisão ao documento. Se o utilizador não pretender adicionar um ou mais destes produtos ao documento, deverá clicar em cada linha não pretendida mantendo as teclas "Apple" ou "Control" premidas (para MAC e PC, respectivamente).

IMPRIMIR O CONTEÚDO DA JANELA "DIVERSOS"

- Seleccione um grupo e clique no botão . Será apresentada a caixa de diálogo de impressão (Figura 11).

Figura 11: Opções de impressão

O Dialogys selecciona a primeira opção, por predefinição. - Se utilizar a primeira opção, seleccione um grupo de produtos. Confirme, clicando em "OK" para obter uma lista de todas as marcas e itens neste grupo.

Page 127: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

- Se utilizar a segunda opção, seleccione uma família, seguida por uma marca. Clique em "OK" para obter uma lista de todos os itens da marca seleccionada. Pode alterar a pré-selecção efectuada no Dialogys clicando na opção pretendida. UTILIZAR UMA PALAVRA-PASSE Pode limitar a edição da janela "Diversos" utilizando uma palavra-passe. Para tal, é necessário ter definido anteriormente uma palavra-passe no quadro de instrumentos (consulte a secção Quadro de instrumentos ).

Em seguida, para ter acesso à edição, clique no ícone na janela "Diversos" . Será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 12).

Figura 11: Introduzir a palavra-passe

Introduza a palavra-passa definida no quadro de instrumentos e configure.

ORDENAR A JANELA "DIVERSOS" Pode ordenar a lista de itens na janela "Diversos" . Para tal, clique nos vários campos acima das colunas:

Nome: para ordenar a lista alfabeticamente por nome.

Referência: para ordenar a lista por ordem ascendente por referência.

Preço por unidade: para ordenar a lista por ordem ascendente por preço.

TC: para ordenar os itens por código de imposto.

Page 128: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

O quadro de instrumentos

Page 129: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

INÍCIO O quadro de instrumentos permite ao utilizador introduzir determinados parâmetros da aplicação utilizados para praticamente todas as funções do Dialogys e, em particular, para estimativas, requisições de peças e ligação à Base Veículo Mundo (BVM).

Está organizado da seguinte maneira:

Com separadores para Preferências, Terminal, Concessão, Palavra-passe, IVA, Taxas horárias, Descontos de peças, Ingredientes de pintura, Itens diversos, Reciclagem e Certificado.

Page 130: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

FUNCIONAMENTO DO QUADRO DE INSTRUMENTOS — SEPARADORES Separador Preferências Este separador é utilizado para definir o modo de configuração de funcionamento: Autónomo/Ligado pelo cliente/Servidor e Oficina/Banco. Para terminais autónomos ou ligados, o utilizador pode indicar se a actualização online do Dialogys está ou não activada.

Separador Terminal

Os parâmetros "Nome da concessão", "Endereço", "Número de telefon e" e "Número de fax" facultam informações sobre a concessão.

Page 131: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 1: Preencher os campos do quadro de instrumentos

As informações introduzidas são apresentadas no canto inferior direito da ficha de contacto. O preenchimento destes campos é altamente recomendado (Figuras 1 e 2).

Figura 2: A ficha de contacto

O botão "Restaurar" (do lado esquerdo do ecrã) permite apagar o conteúdo dos seguinte campos: "Nome da concessão", "Endereço", "Número de telefon e" e "Número de fax" O botão "Guardar" permite guardar os parâmetros introduzidos.

Separador Concessão Este separador permite configurar as ligações DMS e BVM.

Page 132: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Consulte o manual de instalação do Dialogys para obter detalhes de configuração. A Base Veículo Mundo (BVM)

A Base Veículo Mundo (BVM) permite convocar um veículo através do respectivo VIN ou matrícula e preencher as respectivas características técnicas com um único clique.

Separador Palavra-passe

Pode limitar o acesso ao quadro de instrumentos através de uma palavra-passe, limitando, assim, o número de pessoas que pode editar os vários parâmetros (Figura 4).

Ligação DMS

Configuração local

Ligações BVM e outros serviços (servidores NTi e GPS-Actis)

Ligação ao servidor de actualizações online

Page 133: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 4: Utilizar uma palavra-passe

Introduza uma palavra-passe personalizada. Importante: não será solicitado para confirmar esta palavra-passe (Figura 5).

* as palavras-passe são geridas pela sede ou responsável de TI a contactar. Apenas este indivíduo poderá facultar a palavra-passe.

Separador IVA

Clique no separador "IVA" . Será apresentado um ecrã onde poderá introduzir os códigos de imposto.

Este ecrã permite atribuir uma taxa a vários códigos de imposto e introduzir os códigos de imposto que devem ser utilizados:

- Para peças

- Para mão-de-obra

- Para ingredientes de pintura

- Para itens diversos

- Para reciclagem

Estes códigos são utilizados para calcular o IVA na estimativa.

Introduzir uma taxa de IVA Seleccione o código de imposto pretendido e será apresentada uma caixa de dialogo (Figura 6).

Page 134: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 6: Preencher a taxa de IVA

Introduza a taxa e confirme.

Page 135: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Preencher os códigos de imposto apropriados Seleccione uma linha à sua escolha e será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 7).

Figura 7: Introduzir o código de imposto apropriado

Introduza o código de imposto e confirme.

Separador Taxas horárias Clique no separador "Taxas horárias" e será apresentado um ecrã que permite introduzir as taxas horárias aplicáveis actualmente na empresa (Figura 8).

Figura 8: O menu "Taxas horárias"

Page 136: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Inicialmente, apenas o grupo "Cliente actual" existe.

Para preencher as taxas horárias, seleccione itens, linha a linha (Figura 13).

Figura 13: Introduzir as taxas horárias

Caso sejam utilizadas taxas horárias preferenciais para determinados clientes, é possível criar novos grupos de clientes. Poderá introduzir novas taxas horárias para cada um destes grupos.

Criar um grupo de clientes Clique no botão "Adicionar na lista de grupos (Figura 12) e será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 14).

Figura 14: Adicionar um grupo de clientes

Introduza o nome do grupo e confirme.

Se seleccionar o novo grupo, será apresentada uma lista de taxas horárias para introduzir. Essas taxas horárias devem ser preenchidas conforme descrito acima.

Para eliminar ou editar uma linha, seleccione a linha e clique no botão correspondente. Será apresentada uma caixa de diálogo que permite eliminar ou editar a selecção.

Método de atribuição de taxa horária personalizada Para atribuir taxas horárias personalizadas, clique, em primeiro lugar, em "Atribuição de taxa horária" no separador "Terminal" do quadro de instrumentos. Será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 15).

Page 137: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Figura 15: Atribuir taxas horárias personalizadas

Este método deve ser utilizado exclusivamente nos países em que as seguintes informações não são utilizadas como critérios para a atribuição de taxas horárias:

- O domínio técnico - O nível técnico

Relativamente ao método da Renault, as taxas horárias não são classificadas de acordo com o domínio ou o nível técnico. Em vez disso, o utilizador dispõe de 9 opções de taxas horárias diferentes que pode atribuir a um ou mais "grupos" de códigos TM. Atribuição de taxas horárias Para atribuir taxas horárias a códigos TM, o utilizador deve preencher o quadro situado na parte inferior da janela (consulte a Figura 16) no separador "Taxas horárias".

Figura 16: Taxas horárias

Page 138: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Cada linha deste quadro permite atribuir uma taxa horária a um grupo e códigos TM. A caixa de diálogo seguinte é apresentada ao clicar no botão "Adicionar" (Figura 17).

Figura 17: Atribuição de taxa horária

Nesta caixa de diálogo, o utilizador pode definir o grupo de códigos TM e a taxa horária correspondente. Podem ser utilizados três critérios para realizar esta acção:

- O domínio técnico - O nível técnico - O número do código TM

Ex. 1: Se o utilizador pretender aplicar a taxa horária 1 a todos os códigos mecânicos, selecciona:

- Mecânica para o domínio técnico - Todos os critérios técnicos - XXXX no campo "Códigos TM" - 1 no campo "Taxas aplicadas a estes códigos"

Por conseguinte, todos os códigos TM mecânicos irão utilizar a taxa horária 1, independentemente do respectivo número ou domínio técnico. Ex. 2: Se o utilizador pretender aplicar a taxa horária 1 a todos os códigos de nível técnico normal, selecciona:

- Todos os domínios técnicos

Page 139: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

- Normal para nível técnico - XXXX no campo "Códigos TM" - 1 no campo "Taxas aplicadas a estes códigos"

Por conseguinte, todos os códigos TM de nível técnico normal irão utilizar a taxa horária 1, independentemente do respectivo número ou domínio técnico. Ex. 3: Se o utilizador pretender aplicar a taxa horária 1 a todos os códigos mecânicos que comecem com o número 2, selecciona:

- Mecânica para o domínio técnico - Todos os níveis técnicos - 2XXX no campo "Códigos TM" - 1 no campo "Taxas aplicadas a estes códigos"

Por conseguinte, todos os códigos mecânicos que começam por 2 irão utilizar a taxa horária 1, independentemente do respectivo nível técnico. Nota: Pode definir um grupo de códigos TM pelos respectivos números, utilizando "X" como um carácter genérico. Ex.: 2XXX representa todos os códigos que começam por 2. Contudo, este carácter genérico não pode ser utilizando aleatoriamente. Os caracteres genéricos devem ser sucessivos e agrupados à direita do código. Ex.:

- Correcto: 2XXX, 31XX, 341X, etc. - Incorrecto: X526, 23X5, XX25, etc.

A aplicação classifica as linhas do quadro desde a linha mais claramente definida até à linha menos claramente definida. Este mesmo sistema é utilizado quando a aplicação examina o quadro para conhecer a taxa horária atribuída a um código TM. Para abranger todas as combinações possíveis de dom ínio técnico / nível técnico / número de código proposto nos catálogos de tempo de mão-de-obra, recomenda-se que defina uma linha no quadro, em termos muito gerais (todos os domínios técnicos, todos os critérios técnicos, todos os números de código), à qual será atribuída a taxa horária pretendida. Desta forma, mesmo que não defina uma taxa horária para um grupo de códigos TM, a aplicação encontra esta linha muito geral depois de examinar as restantes e poderá atribuir as mesmas a uma taxa horária. Para eliminar ou editar uma linha, seleccione a linha e clique num dos botões. Será apresentada uma caixa de diálogo que permite eliminar ou editar a selecção.

Page 140: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Separador Descontos de peças Clique no separador "Descontos de peças" e será apresentado um ecrã para atribuir descontos de peças aos vários grupos de clientes (Figura 15).

Figura 15: O separador "Descontos de peças"

Os códigos de desconto correspondem a vários códigos de desconto localizados no ficheiro de preços de peças sobressalentes.

Seleccione o grupo ao qual pretende oferecer descontos de peças.

Seleccione os códigos de desconto, linha a linha. Será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 16).

Figura 16: Preencher os códigos de desconto

Introduza a percentagem de desconto correspondente ao grupo de clientes e o código de desconto e confirme.

Page 141: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Separador Ingredientes de pintura

Clique no separador "Ingredientes de pintura" para definir o modo de facturação de ingredientes de pintura na estimativa. Será apresentado o seguinte ecrã (Figura 17).

Figura 17: O ecrã "Ingredientes de pintura"

- Se a caixa "Incluir ingredientes de pintura nos tempos de func ionamento" estiver seleccionada, isto significa que as taxas horárias de pintura foram aumentadas pelo custo dos ingredientes de pintura. Neste caso, os ingredientes de pintura não irão aparecer numa linha separada na estimativa. Não é necessário preencher uma taxa para cada tipo de operação de pintura.

- Se a caixa "Incluir ingredientes de pintura nos tempos de func ionamento" não estiver seleccionada, isto significa que a taxa de ingredientes de pintura será definida para cada tipo de operação de pintura. Neste caso, os ingredientes de pintura irão aparecer numa linha separada na estimativa.

Para preencher as taxas dos ingredientes de pintura, seleccione os vários tipos de operação de pintura, linha por linha. Será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 18).

Figura 18: Introduzir a taxa horária

Introduza a taxa horária e confirme.

Page 142: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Separador Itens diversos

O método que se segue pode ser utilizado em países, nos quais é permitido calcular itens diversos numa base de preço fixo (percentagem ou montante).

Clique no separador "Itens diversos" para definir o modo de facturação de itens diversos na estimativa. Será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 18).

Figura 18: O separador Itens diversos

Facturar com um montante fixo

Seleccione o botão "Facturar com um valor fixo" e clique no campo "Valor fixo líquido" para determinar o montante. Será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 19).

Figura 19: Facturar com um montante fixo

Introduza o montante aplicável actualmente na concessão e confirme.

Através deste método, este montante será facturado automaticamente, independentemente das operações efectuadas.

Page 143: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Facturar com uma base e uma taxa

Seleccione o botão "Facturar com uma base e uma taxa" .

Defina a base, à qual pretende aplicar a taxa, seleccionando determinadas caixas:

� Valor de mão-de-obra sem IVA

� Valor de peças sem IVA

� Ingredientes de pintura sem IVA

� Valor de operações de preço fixo

Clique no campo "Taxa de itens diversos" para definir esta taxa. Será apresentada uma janela (Figura 20).

Figura 20: Facturar com uma taxa

Introduza a taxa de itens diversos aplicável actualmente na concessão e confirme.

Definir um montante máximo Se pretender utilizar um valor máximo, seleccione a caixa correspondente. Clique no campo Valor líquido máximo ou Valor líquido mínimo e será apresentada uma janela (Figura 21).

Figura 21: Utilizar um montante máximo

Introduza o valor líquido máximo aplicável actualmente na empresa e confirme.

Page 144: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Separador Reciclagem

O método que se segue pode ser utilizado em países, nos quais é permitido calcular reciclagens numa base de preço fixo (percentagem ou montante).

Clique no botão "Reciclagem" para definir o modo de facturação de reciclagem de peças na estimativa. Será apresentada uma caixa de diálogo (Figura 22).

Figura 22: Separador Reciclagem

Facturar com um montante fixo

Seleccione o botão "Facturar com um valor fixo" e clique no campo "Valor fixo líquido" para definir este montante (Figura 23).

Figura 23: Facturar com um montante fixo

Introduza o valor fixo líquido aplicável actualmente na concessão e confirme.

Através deste método, este montante será facturado automaticamente, independentemente das operações efectuadas.

Page 145: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Facturar com uma base e uma taxa

Seleccione o botão "Facturar com uma base e uma taxa" .

Defina a base, à qual pretende aplicar a taxa, seleccionando determinadas caixas:

� Valor de mão-de-obra sem IVA

� Valor de peças sem IVA

� Ingredientes de pintura sem IVA

� Valor de operações de preço fixo

� Diversos

Clique no campo "Taxa de facturação de reciclagem" para definir esta taxa e será apresentada uma janela (Figura 24).

Figura 24: Facturar com uma taxa

Introduza a taxa de facturação de reciclagem aplicável actualmente na concessão e confirme.

Utilizar um montante mínimo Se pretender definir um valor mínimo, seleccione a caixa "Definir um valor mínimo" .

Clique no campo Valor líquido mínimo e será apresentada uma janela (Figura 25).

Figura 25: Definir um montante mínimo

Introduza o valor líquido mínimo aplicável actualmente na concessão e confirme.

Page 146: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Definir um montante máximo

Se pretender definir um valor máximo, seleccione a caixa "Definir um valor máximo" .

Clique no campo Valor líquido máximo e será apresentada uma janela (Figura 26).

Figura 26: Utilizar um montante máximo

Introduza o valor líquido máximo aplicável actualmente na concessão e confirme.

Separador Certificado No terminal autónomo ligado e nos modos de terminal autónomo, este separador permite gerir certificados de actualização online.

Figura 27: Separador Certificado

Consulte o manual de instalação para configurar este separador.

Page 147: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Ficha de contacto

Page 148: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

INÍCIO

Pode preencher uma ficha de contacto, sempre que estiver na aplicação. Se se deparar com problemas ao introduzir dados, informe-nos. Esta ficha será encaminhada para a equipa DIALOGYS, que tratará a questão descrita. Irá receber uma resposta após a recepção da ficha de contacto.

Envie a ficha por fax para o número indicado na fic ha de contacto.

Page 149: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

DESCRIÇÃO DA FICHA DE CONTACTO

Clique no botão "Contacto" na barra de ferramentas na parte superior do ecrã.

A janela "Ficha de contacto" será apresentada. Agora pode:

Preencher a ficha de contacto, descrevendo o problema (parte superior da ficha de contacto) e indicando o número de telefone. As informações restantes serão preenchidas automaticamente pela aplicação.

Clique no botão "Imprimir" na barra de ferramentas do lado esquerdo do ecrã e será apresentada uma caixa de diálogo de impressão (esta caixa poderá variar consoante o tipo de impressora).

Page 150: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Clique em "OK" nesta janela para imprimir.

Envie a ficha por fax para o número indicado.

Page 151: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Motrio

Page 152: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

INÍCIO O catálogo Motrio inclui todas as peças Renault que já não são comercializadas e peças da concorrência.

A aplicação DIALOGYS determina automaticamente a referência de acordo com as várias características técnicas do veículo seleccionado.

Para cada referência obtida, se esta referência aparecer no ficheiro de preços, a aplicação obtém a descrição, o preço e CORT, e é apresentada numa janela Peças.

UTILIZAR O MOTRIO Aceder a peças É possível aceder à lista de peças para reparação de veículos não Renault clicando na barra superior no menu "Motrio". Este menu "Motrio" apenas será apresentado caso os CDs Motrio tenham sido instalados.

Será apresentada uma janela com os vários construtores de carros (Figura 1).

Figure 1: Seleccionar o veículo

Seleccione o veículo.

Page 153: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

O ecrã apresenta um menu de pesquisa, consoante o contexto técnico (Figura 2).

Figura 2: Menu de pesquisa Pode sem efectuados dois tipos de pesquisa: - Por categoria Motrio - Por categoria PR Pesquisar por categoria Motrio Clique no botão "Categorias Motrio" se ainda não se encontrar nesse ecrã. Será apresentado o seguinte ecrã (Figura 3).

Figura 3: Categorias Motrio

Page 154: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Seleccione o contexto técnico, bem como a peça pretendida. Confirme a selecção. Será apresentado um ecrã que apresenta esta peça para todos os tipos de veículos seleccionados (Figura 4).

Figura 4: Lista de peças de acordo com o tipo de veículo

Os vários critérios de veículos incluem: VIN Tipo de combustível Cilindrada Data de registo Transmissão Versão Tipo de chassis Tipo do motor Tipo de caixa de velocidades Seleccione os critérios para o veículo que necessita de reparação. Será apresentada uma síntese na parte inferior da página (Figura 4).

Page 155: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

Pesquisar por categoria PR Os utilizadores podem estar mais familiarizados com pesquisas por categoria PR. Esta pesquisa corresponde ao mesmo que utilizar o menu Peças sobressalentes.

Clique no botão "Categorias PR" . Neste modo, pode alternar entre duas pesquisas (Figura 5).

Figura 5: Categorias PR

Assim que tiver seleccionado a peça, o modo de apresentação é semelhante ao utilizado pela pesquisa Motrio.

Nota : o acesso é possível através do modo "Desenho de pormenor" , que permite apenas o acesso aos tipos de peças através dos esquemas. Em relação aos aspectos restantes, este modo não difere do acesso padrão.

Page 156: Dialogys - Catálogo de pecas Renault - Descrição geral

A janela Peças Assim que tiver seleccionado a peça que corresponde aos critérios do veículo, faça duplo clique na linha e será apresentada a janela Peças (Figura 6).

Figura 6: A janela Peças

A janela Peças inclui:

� O número da referência

� A referência

� A descrição

� O preço sem IVA

� O CORT (C = Construtor, O = Origem, R = Desconto, T = IVA)

O campo "Quantidade a adicionar" permite editar a quantidade clicando em "+" ou "-".

O botão "-" é visível apenas se a quantidade for superior a 1.

Adicione a(s) peça(s) à lista de peças clicando em "TS" ou "FS" .