2

Click here to load reader

Diário de Coimbra - 18.02.15

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Diário de Coimbra - 18.02.15

Citation preview

Page 1: Diário de Coimbra - 18.02.15

Tiragem: 9311

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Regional

Pág: 4

Cores: Cor

Área: 16,26 x 17,53 cm²

Corte: 1 de 2ID: 57991028 18-02-2015

Uma equipa de investigadoresda Universidade de Coimbra(UC) está a desenvolver um 'kit'de diagnóstico rápido de fun-gos patogénicos que infectampessoas muito debilitadas, no-meadamente internados emunidades de cuidados intensi-vos ou imunodeprimidos.

Neste momento, anunciouontem a UC, está em fase deprotótipo um "Kit" descartávelpara a rápida identificação edistinção das três espécies deleveduras do «grupo parapsi-losis, que são responsáveis poruma elevada percentagem deinfecções fúngicas em am-biente hospitalar».

Consideradas leveduras pa-togénicas oportunistas, sãoresponsáveis «por cerca de 25por cento das infeções fúngicasgeneralizadas em doentes imu-nodeprimidos, com uma ele-vada taxa de mortalidade as-sociada», referem os investiga-dores em comunicado.

Segundo a investigadora Te-resa Gonçalves, citada no do-cumento, o desenvolvimentodo 'kit' é essencial para o diag-

nóstico clínico e para o con-trolo das infecções hospitala-res, porque «a rápida e correctaidentificação de espécies en-volvidas na infecção fúngicasão muito importantes paraauxiliar o médico na prescriçãodo tratamento mais eficaz».

A investigação liderada poresta docente da Faculdade Me-dicina e do Centro de Neuro-ciências e Biologia Celular daUC nos últimos dois anos per-mite identificar com «rapideze rigor» a espécie de levedurainfectante.

De acordo com a UC, o 'kit'Psilochrome será de «customuito reduzido, se a indústriarevelar interesse», e estará dis-ponível para entrar no circuitocomercial dentro de seis me-ses.

O projecto foi financiadopelo ProtoTransfer, no âmbitodo programa transfronteiriçoINESPO II, dirigido a profes-sores, estudantes, doutoran-dos, docentes e bolseiros de in-vestigação em actividades detransferência de conheci-mento.|

'kit' pretende diagnosticarfungos patogénicosInvestigação Projecto desenvolvido na Universidade de Coimbra está aptoa ser comercializado dentro de meio ano e poderá ter um custo muito reduzido

D.R.

Teresa Gonçalves lidera a investigação deste projecto

Page 2: Diário de Coimbra - 18.02.15

Tiragem: 9311

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Regional

Pág: 1

Cores: Cor

Área: 7,23 x 2,14 cm²

Corte: 2 de 2ID: 57991028 18-02-2015

Investigadores criam “kit” que identifica fungos nocivosUniversidade de Coimbra | P4