13
Ariane Martins Ariane Martins Recursos Hídricos Recursos Hídricos Prof.: João Tito Borges Prof.: João Tito Borges

Doenças água

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Doenças água

Ariane MartinsAriane MartinsRecursos HídricosRecursos Hídricos

Prof.: João Tito BorgesProf.: João Tito Borges

Page 2: Doenças água

A falta de água potável e de esgoto tratado facilita a transmissão de doenças, provocando cerca de 30 mil mortes diariamente no mundo. A maioria delas acontece entre crianças, que morrem desidratadas, vítimas de diarreia causadas por micróbios.

No Brasil mais de 3 milhões de famílias não recebem água tratada e um número de casas duas vezes e meia maior que esse não tem esgoto.

Estima-se que o acesso à água limpa e ao esgoto reduziria pelomenos a um quinto a mortalidade infantil.

Page 3: Doenças água
Page 4: Doenças água

Em humanos a leptospirose causa uma vasta gama de sintomas, sendo que algumas pessoas infectadas podem não ter sintoma algum.Se a doença não for tratada, o paciente pode sofrer danos nos rins, meningite e problemas respiratórios, e em raras ocasiões pode ser fatal.

Doença bacteriana que afeta humanos e animais, causada pela bactéria do gênero Leptospira interrogans.É transmitida pela águaágua e alimentos contaminados pela urina de animais, principalmente o rato.

Page 5: Doenças água

Também chamada de Xistosa ou doença do caramujo. É uma endemia provocada por um verme parasito chamado Esquistossomo, que requer caramujos de água doce como hospedeiros intermediários para completar seu ciclo de desenvolvimento.Há relatos de que foi introduzido no Brasil com a chegada dos escravos, mas os primeiros casos da doença seriam de 1951.A esquistossomose é uma doença de evolução crônica. Os vermes vivem nas veias do intestino e podem provocar diarreia, emagrecimento, dores na barriga, que aumenta de volume (barriga d’água) e problemas em vários órgãos do corpo.

Fraqueza Falta de apetite Manchas avermelhadas

Page 6: Doenças água

Os ovos do Esquistossomo saem junto com as fezes da pessoa contaminada. Se não houver fossa ou rede de esgoto, eles podem chegar a água doce (lagos, margens de rios, etc).

Na água, os ovos dão origem a pequenas larvas chamados miracídios.

As larvas penetram em um caramujo chamado planorbídeo. No interior do caramujo, elas se reproduzem e se tranformam em outras larvas, as cercárias, que saem do caramujo e ficam nadando livres na água.

A cercária pode penetrar, através da pele, nas pessoas que usam a água de lagos, riachos e outros locais para tomar banho, lavar roupa, trabalhar, pescar ou outras atividades.

Page 7: Doenças água

É uma infecção do intestino delgado causada pela Giardia lamblia, um parasita unicelular.É frequente entre as crianças e nos locais onde as condições sanitárias são deficientes. Também é habitual entre homossexuais masculinos e naqueles que tenham viajado para países em vias de desenvolvimento.O parasita transmite-se de uma pessoa para a outra através de quistos que se eliminam pelas fezes, ou ainda de forma indireta, através de alimentos ou água contaminados.Os sintomas incluem náuseas intermitentes, aumentode gases (flatulência), queixas abdominais, fezesvolumosas e com mau cheiro e diarreia.

FORMAS MORFOLÓGICASTrofozoito Quito

Page 8: Doenças água
Page 9: Doenças água

Causada pela infecção do protozoário Entamoeba histolytica, este pode se beneficiar de seu hospedeiro sem causar benefício ou prejuízo, ou ainda, agir de forma invasora.A amebíase é transmitida através do consumo de alimentos ou água contaminados por fezes com cistos amebianos, falta de higiene domiciliar e, manipulação de alimentos por portadores desse protozoário. Dentro do organismo de seu hospedeiro, seu período de incubação pode variar de dias a anos.Os principais sintomas são desconforto abdominal, sangue nas fezes, forte diarreia, além de febre e calafrios. Na forma mais grave, a formatrofozóitica do protozoário pode se espalhar pelo sistemacirculatório e afetar o fígado, pulmões ou cérebro.

Lesão cutânea

Ciclo Entamoeba

Entamoeba histolytica

Page 10: Doenças água

PARA EVITAR DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA É NECESSÁRIO ALGUNS CUIDADOS:• Proteger açudes e poços utilizados para o abastecimento• Tratar a água eliminando micróbios e impurezas nocivas a saúde humana• Filtrar e ferver a água. A fervura da água elimina bactérias, vírus e parasitas. Caso não seja possível ferver, obter água de uma fonte que não tenha sido contaminada por esgoto e realizar a filtração e posterior tratamento com hipoclorito de sódio (2,5%)

Modo de HIGIENIZAÇÃO

• Para cada litro de água para consumo humano, adicionar 2 gotas de hipoclorito de sódio (2,5%)• Deixar repousar por 15 minutos.

Page 11: Doenças água

PARA EVITAR DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA É NECESSÁRIO ALGUNS CUIDADOS:

• Não lavar alimentos que serão consumidos crus (verduras, frutar e hotaliças) com água não tratada

• Caso observe alguma alteração na água da torneira (como odor e/ou coloração diferente do habitual) entrar em contato com a empresa responsável pela distribuição da água e/ou Secretaria de Saúde do seu município.

Page 12: Doenças água
Page 13: Doenças água

•http://www.mdsaude.com/2012/01/doencas-da-agua.html•http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua9.php•http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/doencas-relacionadas-com-a-agua/doencas-relacionadas-com-a-agua-12.php•http://www.todabiologia.com/doencas/amebiase.htmImagens:•http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAXiQAC/amebiase-parasitologia#•http://biologianoensinomedio.blogspot.com.br/2010/03/i-doencas-causadas-por-protozoarios.html•http://desmanipulador.blogspot.com.br/2012/10/o-que-e-giardia.html•http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/alimentos_folder.pdf http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/folder_agua_consumo_2011.pdf