2
Dr. Lourenço Simões Peixinho 70 Anos do Falecimento 1943-2013 Homenagem Dr. Lourenço Simões Peixinho nasceu a 2 de maio de 1877, na Rua das Barcas (atual Rua José Rabumba), em Aveiro e faleceu a 7 de março de 1943, nesta mesma cidade. Detentor de altas qualidades cívicas e morais, este aveirense marcou de forma indelével o município, ao legar aos vindouros, património invejável, progresso e modernidade urbana. Grande propulsor do ensino primário, provedor da Santa Casa da Misericórdia, benemérito do novo Hospital de Aveiro e afamado empreendedor, enquanto presidente de câmara, a este conceituado Obreiro, se consagram obras como: - A abertura da Avenida Central, atual Avenida Dr. Lourenço Peixinho; - A construção do Parque Municipal Infante D. Pedro; - A construção do estádio Mário Duarte; - A construção dos lavadouros públicos de S. Roque; - A construção do Mercado Manuel Firmino no Ilhote do Cojo; - A construção do Matadouro Municipal na Rua do Americano; - A municipalização da rede elétrica da cidade; - A remodelação do edifício dos Paços de Concelho, retirando-lhe a cadeia; - A construção do cemitério sul, perto da passagem de nível de S. Bernardo; - O projeto da rede de abastecimento de águas; - A construção de vários recintos de jogos no Parque Municipal; - Dois quartéis de Bombeiros (os anteriores aos atuais); - A colocação do Monumento aos Mortos da Grande Guerra, no início da Avenida, perto do edifício da atual Assembleia Municipal.

Dr. Lourenço Simões Peixinho- texto painel 2013_convertido (7)

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Dr. Lourenço Simões Peixinho- texto painel 2013_convertido (7)

Dr. Lourenço Simões Peixinho

70 Anos do Falecimento

1943-2013

Homenagem

Dr. Lourenço Simões Peixinho nasceu a 2 de maio de 1877, na Rua das Barcas (atual Rua José Rabumba), em Aveiro e faleceu a 7 de março de 1943, nesta mesma cidade. Detentor de altas qualidades cívicas e morais, este aveirense marcou de forma indelével o município, ao legar aos vindouros, património invejável, progresso e modernidade urbana. Grande propulsor do ensino primário, provedor da Santa Casa da Misericórdia, benemérito do novo Hospital de Aveiro e afamado empreendedor, enquanto presidente de câmara, a este conceituado Obreiro, se consagram obras como:

- A abertura da Avenida Central, atual Avenida Dr. Lourenço Peixinho; - A construção do Parque Municipal Infante D. Pedro;

- A construção do estádio Mário Duarte; - A construção dos lavadouros públicos de S. Roque; - A construção do Mercado Manuel Firmino no Ilhote do Cojo; - A construção do Matadouro Municipal na Rua do Americano; - A municipalização da rede elétrica da cidade; - A remodelação do edifício dos Paços de Concelho, retirando-lhe a cadeia; - A construção do cemitério sul, perto da passagem de nível de S. Bernardo; - O projeto da rede de abastecimento de águas; - A construção de vários recintos de jogos no Parque Municipal; - Dois quartéis de Bombeiros (os anteriores aos atuais); - A colocação do Monumento aos Mortos da Grande Guerra, no início da Avenida, perto do edifício da atual Assembleia Municipal.

Page 2: Dr. Lourenço Simões Peixinho- texto painel 2013_convertido (7)

Este reputado aveirense atualmente detém busto em bronze, em frente à estação de caminho de ferro, homenagem da CMAveiro, de 4 de maio de 1952. Fontes: O Democrata, 02.07.1927; O Democrata, 28.01.1933; O Democrata, 18.02.1933; O Democrata, 04. 03. 1933; O Democrata, 03. 02. 1934; O Democrata, 27.02.1937.