12
E seus Tratamentos Alternativos e Complementares. Labirintopatias Vertigem Zumbido

E seus Tratamentos Alternativos e Complementares

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: E seus Tratamentos Alternativos e Complementares

E seus Tratamentos Alternativos e Complementares.

Labirintopatias

Vertigem

Zumbido

Page 2: E seus Tratamentos Alternativos e Complementares

Freqüentemente se recorre a alopatia para tratamento das labirintopatias, vertigem e zumbido. Mas existem alternativas sem efeitos colaterais que podem ser usadas sozinhas ou como complemento para a terapia convencional. De forma profilática, ou como tratamento em si.

Page 3: E seus Tratamentos Alternativos e Complementares

Comecemos pela Nutrição:

Hábitos novos podem diminuir ou desaparecer com sintomas:

Dentre eles:

Evitar consumir carboidratos de absorção rápida como: Açúcar Refinado, Mascavo, Demerara, Cristal, e Mel.Substitua por adoçantes.Evite o Aspartame, em excesso pode causar cefaléia, tontura e zumbido.

Os níveis anormais de insulina tem sido relacionados com doenças cocleovestibulares, cardiovasculares, renais, enxaqueca, e obesidade. Limitando ou eliminando o açúcar, poderá haver uma redução dos sintomas otoneurológicos, como a tontura e o zumbido.

Page 4: E seus Tratamentos Alternativos e Complementares

• Reduzir a ingestão de Bebida Alcoólica, se possível parar totalmente. O álcool afeta diretamente o ouvido interno, mudando o volume e concentração dos líquidos, causando ou aumentando os sintomas cocleovestibulares.

Cafeína

• Evitar líquidos e comidas que contenham Cafeína (Café, Chá, Chocolate). A cafeína é um diurético que causa excessiva perda de líquidos pela urina e pode ter propriedades estimulantes que fazem os sintomas como vertigem e zumbido piorarem.

Bebida Acoólica

• Evitar o Cigarro, ou reduzi-lo. A nicotina produz vasoconstrição e diminui o fornecimento de sangue ao ouvido interno, causando piora dos sintomas.

Cigarro

• Pacientes com a Doença de Meniere devem ingerir pouco Sal para reduzir a retenção de líquidos.Sal

• Paciente vertiginosos devem evitar ficar sem ingerir alimentos por períodos maiores de três horas, procurando ter uma alimentação balanceada.

Dieta Balanceada

Page 5: E seus Tratamentos Alternativos e Complementares

Acupuntura

Através de estímulos em pontos específicos, ela trabalha com os meridianos. Atua de forma benéfica nas labirintopatias, vertigem, zumbido, doença de Meniere.

Na medicina tradicional chinesa, as labirintopatias podem estar relacionadas com Deficiência do Rim, do Sangue, Figado e Mucosidade Turva na Cabeça.Sintomas auditivos, zumbido e perda do equilíbrio, podem diminuir significativamente com o tratamento. A vertigem é tratada como uma doença do vento interno.

Page 6: E seus Tratamentos Alternativos e Complementares

Tratamento Psicossomático:

Estresse desencadeia crise vertiginosa. Podendo tratar-se de um processo de somatização. Com ajuda profissional e trabalhando melhor as emoções pode-se reduzir a quantidade de crises vertiginosas.

A psicoterapia como método de tratamento provoca mudanças internas, visando a resolução dos conflitos psíquicos que desencadeiam processos físicos.

(Pacientes vertiginosos que já sofreram quedas na rua, ou mesmo em casa, podem se tornar inseguros.)

Page 7: E seus Tratamentos Alternativos e Complementares

Reabilitação Vestibular

A R.V. tem como objetivo acelerar os mecanismos de compensação dos transtornos do equilíbrio.

Seguem-se geralmente três etapas de igual importância:

• Orientação, na qual o paciente e sua família são esclarecidos a propósito do funcionamento básico do equilíbrio, de seus sintomas e do tratamento proposto;

• Manobras de repetição, composto por movimentos de olhos, cabeça, tronco, exercícios de marcha, estímulos multisensorias, gerando uma propriocepção.

• Acompanhamento, período em que o progresso do paciente é monitorado e as orientações são enfatizadas.

Page 8: E seus Tratamentos Alternativos e Complementares
Page 9: E seus Tratamentos Alternativos e Complementares
Page 10: E seus Tratamentos Alternativos e Complementares
Page 11: E seus Tratamentos Alternativos e Complementares

Os exercícios físicos melhoram o metabolismo de forma geral e são importantes na estimulação somatossensorial, postural, e proprioceptiva, acelerando a compensação vestibular. Tendo que se evitar nesses casos exercícios aeróbicos de alto impacto físico, pois esses podem agravar a disfunção vestibular.

A Atividade Física e o aparelho vestibular:

Page 12: E seus Tratamentos Alternativos e Complementares

Paulo César de Souza CostaLuciana Estrella de Freitas