16
TURISMO SEXTA-FEIRA 15 DE FEVEREIRO DE 2.013 opinião folha Os seis prefeitos do PV da Região Metropolitana se reuniram ontem na Secretaria Estadual de Recursos Hí- dricos e Saneamento para criação de bloco de apresentação de projetos ao governador Geraldo Alckmin (PSDB). A formação do grupo ocorre de- pois de especulações nos bastidores do Palácio dos Bandeirantes de que Alckmin iria fundir as Pastas de Re- cursos Hídricos e de Energia, tirando o PV do primeiro escalão do governo, Prefeitos do PV criam bloco estadual pois o setor seria comandado por José Aníbal (PSDB), que hoje gerencia o setor de Energia do governo Alckmin. Os verdes são a terceira maior bancada na Assembleia Legislativa, atrás de PSDB e PT, com sete de- putados estaduais. A força do grupo do PV no Parlamento paulista fez Alckmin rever esse ponto em sua reforma administrativa. O encontro de ontem contou com presenças dos prefeitos Lauro Página 15 Página 11 Página 9 Michels (Diadema), Jaci Tadeu (Itapevi), Marcelo Cecchettini (Fran- cisco Morato), Marcio Pampuri (Mairiporã), Gabriel Gonzaga Bina (Santa Isabel), Geraldo Teotônio da Silva, o Gê (Jandira), do secretário Edson Giriboni (PV) e da líder do PV na Assembleia, Regina Gonçalves. O bloco tenta agendar reunião com o governador para a primeira semana de março. Raphael Rocha Uma festa à altura de Mairiporã “Fazia muito tempo que Mai- riporã não via uma festa assim. Está maravilhosa, parabéns!”, disse Patrícia Aparecida Bruno de Carvalho, 31, que teve a opinião compartilhada por Hen- rique Sabino, 27, e Deco, 40, res- pectivamente componentes e um dos fundadores do Bloco Jardim Fernão Dias, “o prefeito está de parabéns!”, elogiaram. Foi assim que a maioria dos foliões presentes nas quatro noites e dois dias de festa – um deles em Terra Preta – resumi- ramo Carnaval Família/2013, realizado pela Prefeitura Muni- cipal de Mairiporã. Unique Garden, um grande sonho concretizado Tarcílio de Souza Barros fala sobre a relação entre as doenças físicas e o campo mental Página 8

edicao-1502

Embed Size (px)

DESCRIPTION

edicao-1502

Citation preview

Page 1: edicao-1502

TURISMO

SEXTA-FEIRA15 DE FEVEREIRO DE 2.013opinião

folhaOs seis prefeitos do PV da Região

Metropolitana se reuniram ontem na

Secretaria Estadual de Recursos Hí-

dricos e Saneamento para criação de

bloco de apresentação de projetos ao

governador Geraldo Alckmin (PSDB).

A formação do grupo ocorre de-

pois de especulações nos bastidores

do Palácio dos Bandeirantes de que

Alckmin iria fundir as Pastas de Re-

cursos Hídricos e de Energia, tirando

o PV do primeiro escalão do governo,

Prefeitos do PV criam bloco estadualpois o setor seria comandado por José

Aníbal (PSDB), que hoje gerencia o

setor de Energia do governo Alckmin.

Os verdes são a terceira maior

bancada na Assembleia Legislativa,

atrás de PSDB e PT, com sete de-

putados estaduais. A força do grupo

do PV no Parlamento paulista fez

Alckmin rever esse ponto em sua

reforma administrativa.

O encontro de ontem contou

com presenças dos prefeitos Lauro

Página 15

Página 11 Página 9

Michels (Diadema), Jaci Tadeu

(Itapevi), Marcelo Cecchettini (Fran-

cisco Morato), Marcio Pampuri

(Mairiporã), Gabriel Gonzaga Bina

(Santa Isabel), Geraldo Teotônio da

Silva, o Gê (Jandira), do secretário

Edson Giriboni (PV) e da líder do PV

na Assembleia, Regina Gonçalves.

O bloco tenta agendar reunião

com o governador para a primeira

semana de março.

Raphael Rocha

Uma festa à altura de Mairiporã“Fazia muito tempo que Mai-

riporã não via uma festa assim. Está maravilhosa, parabéns!”, disse Patrícia Aparecida Bruno de Carvalho, 31, que teve a opinião compartilhada por Hen-

rique Sabino, 27, e Deco, 40, res-pectivamente componentes e um dos fundadores do Bloco Jardim Fernão Dias, “o prefeito está de parabéns!”, elogiaram.

Foi assim que a maioria dos

foliões presentes nas quatro noites e dois dias de festa – um deles em Terra Preta – resumi-ramo Carnaval Família/2013, realizado pela Prefeitura Muni-cipal de Mairiporã.

Unique Garden, um grande sonho concretizado

Tarcílio de Souza Barros fala sobre a relação entre as doenças físicas e o campo mental

Página 8

Page 2: edicao-1502

Publicação:Folha Opinião Comunicação, Eventos e Jornalismo Ltda - cnpj: 11.603.231/0001-06Rua Cardoso Cesar, 363, sala 3, Centro, Mairiporã – CEP: 07600-000Redação e publicidade: 4275-0504 / 9-9529-2619 / [email protected] / [email protected]:Antonio Carlos Mendes Thame, Gustão e Tarcílio de Souza Barrros.Presidente: Cícero Almeida de Souza

Impressão:Metromídia Gráfica

Distribuição:MairiporãTerra PretaSerra da Cantareira

Qualidade

PM prende três suspeitos de

tentar furtar caixa eletrônico

em Mairiporã (SP)

Policiais militares prenderam

três suspeitos de tentar furtar

um caixa eletrônico do banco

Santander, no centro de Mai-

riporã, na Grande São Paulo,

no final da noite de terça-feira

(15).

Segundo a PM, moradores

da região perceberam a ação

dos criminosos na agência

bancária na rua Quinze de No-

vembro e ligaram para o 190.

Quando percebeu a chegada

da polícia parte da quadrilha

fugiu em dois carros. Três

homens foram presos.

O caso será registrado na de-

legacia central de Mairiporã..

NOTAS

2

“Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje

vejo que ela se parece muito com a primeira.”

Ronald Reagan, foi ator e o 40.º presidente dos Estados Unidos -

1981 a 1989.

CITAÇÃO DA SEMANA

Uma trabalhadora por-tadora de deficiência física ajuizou ação de danos morais relatando que foi dispensada sem justa causa, e que em seu lugar foi contratada uma assistente social não portado-ra de necessidades especiais. A trabalhadora obteve êxito nas primeiras instâncias. A empresa, porém, recorreu ao Tribunal Superior do Trabalho.

Neste caso, conforme ex-plicou o relator do dissídio, houve descumprimento da lei. Isto porque o parágrafo 1º do artigo 93 da Lei 8.212/91 con-diciona a validade da dispensa de portador de necessidades especiais à prévia contratação de um substituto em condição semelhante. O magistrado esclareceu que a contrata-ção não precisa se dar para o mesmo cargo ou função. Basta que o patrão observe o

Antonio Carlos Mendes Thame é deputado federal (PSDB-SP), professor licenciado da ESALQ-USP e advogado (PUC-Campinas). Encaminhe sua sugestão ou questionamento para o e-mail: [email protected] e twitter.com/mendesthame

Esta coluna semanal tem o objetivo de divulgar leis criadas para proteger o cidadão. Aumentar o conhecimento de direito e deveres é a forma mais eficiente de valorizar a cidadania e fazer valer os direitos individuais. Conhecer é poder.

Dispensa de portador de necessidades especiais e contratação de substituto

em condição semelhante

LEIS QUE NOS DEFENDEM

mendes thame

mínimo legal de contratados portadores de deficiência, nos termos do artigo 93 da mesma lei. Esse dispositivo prevê a proporção de pesso-as portadoras de deficiência que devem integrar o quadro funcional, de acordo com a quantidade de empregados da empresa.

O relator finalizou decidin-do que como o quadro mínimo legal de portadores de defici-ência não estava completo, a dispensa é invalida. O Tri-bunal condenou a empresa a pagar os salários até que as condições legais necessárias para o rompimento contratual fossem finalmente cumpridas.( T S T 0 0 0 1 3 1 0 -25.2011.5.03.0106)

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Tira

gem

: 3 m

il

Jornais de todo o mundo re-gistraram na quarta-feira (16/1) que o Facebook lançou seu pró-prio serviço de busca, chamado em português de Busca Social, mas enfrenta uma nova desvalo-rização de suas ações, por conta de reações negativas do público a mudanças feitas na rede social de imagens Instagram e pelas expectativas exageradas criadas em torno do anúncio do novo aplicativo.

Na imprensa brasileira, a tendência é destacar a queda no valor da empresa, que ainda não conseguiu apresentar um modelo de negócio capaz de produzir receita com seus apli-cativos para telefones celulares. No entanto, o foco exclusivo na questão da monetização, que é uma demanda imediata dos investidores, pode estar equivo-cado. Atrair publicidade clássica pode não ser necessariamente o principal valor dos negócios desse tipo.

Pesquisadores de comunica-ção social e outros protagonistas dos debates sobre o futuro da imprensa discutem com muita frequência os possíveis impac-tos das tecnologias digitais de comunicação e informação na mídia tradicional. De modo ge-ral, o núcleo dessas discussões tem sido a saturação do campo antes dominado pelos meios, que se impunham como filtros ou veículos de informação entre as fontes e o público.

As novas tecnologias alteram radicalmente os papéis, per-mitindo que o público deixe a passividade e se transforme em

Revelando SP - sabores e aromas da mesa paulista

protagonista, num ambiente em que tudo passa a ser mídia, de modo que aquilo que era classi-camente mídia perde relevância. Uma das consequências dessa transformação é a perda de va-lor da mediação, o que coloca sob risco o modelo de negócio que até aqui vinha sustentando as empresas de comunicação.

Os chamados veículos de co-municação tentam se remunerar limitando o acesso do público aos seus conteúdos, mas com isso limitam a audiência, criando uma contradição difícil de admi-nistrar, pois cada veículo precisa mostrar seu produto, atrair um grande número de pessoas, mas ao mesmo tempo tem que colocar barreiras de pedágio para obter alguma remune-ração. Por outro lado, esses produtos são muito semelhantes entre si, porque poucas dessas empresas podem suportar o custo de produzir conteúdos exclusivos.

Liberdade de informaçãoEmbora apareçam aqui e ali

notícias sobre bons resultados de alguns jornais em suas edi-ções digitais, os números não oferecem qualquer garantia de

OPINIÃO2 www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Publicação:Folha Opinião Comunicação, Eventos e Jornalismo Ltda - cnpj: 11.603.231/0001-06Rua Cardoso Cesar, 363, sala 3, Centro, Mairiporã – CEP: 07600-000Redação e publicidade: 4275-0504 / 9-9529-2619 / [email protected] / [email protected]:Antonio Carlos Mendes Thame, Gustão, Éssio Minozzi e Tarcílio de Souza Barrros.Editor: Maurício Araujo

Impressão:Metromídia Gráfica

Distribuição:MairiporãTerra PretaSerra da Cantareira

“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser,

mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.”

Voltaire, escritor e filósofo iluminista francês.

CITAÇÃO DA SEMANA

O prazo para o consumidor reclamar de defeito ou vício ocul-to de fabricação, não decorrentes do uso regular do produto, come-ça a contar a partir da descoberta do problema, desde que o bem ainda esteja em sua vida útil, independentemente da garantia.

O entendimento, unânime, é da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que manteve rejeição de cobrança por reparo de trator que apre-sentou defeito três anos depois de vendido. A loja ainda deverá ressarcir o consumidor pelo tempo em que a máquina ficou indisponível para uso em razão da manutenção.

A empresa vendedora do trator buscava no STJ receber os quase R$ 7 mil equivalentes ao conserto do bem. Ela alegava que o defeito surgiu quando o prazo de garantia do produto, de oito meses ou mil horas de uso, já havia vencido. Segundo a loja, o problema deveria ser conside-

Antonio Carlos Mendes Thame é deputado federal (PSDB-SP), professor licenciado da ESALQ-USP e advogado (PUC-Campinas). Encaminhe sua sugestão ou questionamento para o e-mail: [email protected] e twitter.com/mendesthame

Esta coluna semanal tem o objetivo de divulgar leis criadas para proteger o cidadão. Aumentar o conhecimento de direito e deveres é a forma mais eficiente de valorizar a cidadania e fazer valer os direitos individuais. Conhecer é poder.

Consumidor tem direito a reparação de falha oculta até o fim da vida útil do

produto e não só durante garantia

LEIS QUE NOS DEFENDEM

mendes thame

rado desgaste natural decorrente do uso do produto por mais de três anos. Ela pretendia ainda reverter a condenação por lucros cessantes obtida pelo consumidor em reconvenção.

O relator do processo rejeitou os argumentos da fornecedora. Para o relator, ficou comprovado nas instâncias inferiores que se tratava de defeito de fabricação. Em seu voto, ele citou testemu-nhas que afirmaram ter ocorrido o mesmo problema em outros tratores idênticos, depois de certo tempo de uso. As instâncias ordi-nárias também apuraram que a vida útil do trator seria de 10 mil horas, o que equivaleria a cerca de dez ou doze anos de uso.

REsp 984106O N.B. - As situações acima são decisões

resumidas e/ou orientações. Havendo dúvidas, oriente-se com profissional de sua confiança.)

Tira

gem

: 3 m

il

Quem supõe que a constru-ção da cidadania não depende da mídia está cometendo um enorme equívoco. O que vem a ser cidadania? E para que serve? Quando teremos a plena cidadania no Brasil? Não há cidadania, em nenhum grau, sem a livre circulação de informação. Por isso, as décadas de 60-70-80 do sé-culo passado foram marcadas na América do Sul, com as ditaduras militares, como o maior obstáculo à construção da cidadania.

O impacto perverso sobre o desenvolvimento da so-ciedade gerado por aquele período, em grande parte, começou a ser dissolvido na Argentina, Chile, Peru, Uruguai com a conclusão dos episódios trágicos marcados pela prisão, tortura e assas-sinatos de presos políticos com o julgamento público e a condenação de agentes da repressão, inclusive da alta cúpula militar, como o gene-ral Videla, da Argentina, que vive ao últimos anos de sua

Em busca do paraíso perdido

vida na cadeia.Único país do continente

onde esse canal pró-cida-dania não foi desobstruído por conta de um conchavo político-ideológico das elites conservadoras, o Brasil trilha hoje um caminho político do fingimento, do tapinha nas costas, onde é mais importan-te parecer do que ser; defen-der as leis é mais importante do que cumpri-las; cobrar impostos é mais importante do que distribui-los igualita-riamente; viver intensamente tem mais valor do que viver dignamente; ter é muito mais importante do que ser. No afã de construir o capitalismo a qualquer custo, deixou-se de lado a cidadania e o amor à pátria pelo endeusamento do consumo.

Instrumentos políticosOs shoppings se converte-

ram em catedrais de consumo que só têm paralelo na fre-quência às igrejas evangéli-cas. O combate ao que os ideólogos da direita radical

chamaram de teorias exóticas acabou produzindo uma esco-la sem qualidade, a produção de ideias vazias, o consumo de drogas para preencher os vazios deixados pela angústia, a falta de fantasia, sonhos, a solidão e a ansiedade.

No comando da orientação ideológica da sociedade, a mídia tradicionalista coloca a aquisição de novos espaços imobiliários e a aquisição de veículos com preços acima de R$ 3 milhões como os pata-mares galgados pelos novos cidadãos.

Se vivo, Max Weber (1864-1920) adicionaria a mídia entre os principais aparelhos ideológicos do Estado, onde pontificam a escola, a igreja e os partidos políticos. A escola, que tem na Constituição de 1988 a prioridade como instru-mento de educação e sua con-sagração como fonte do saber, passou a ser alvo de grandes investimentos privados para a captura de grandes lucros e desprestígio qualitativo do setor público.

A igreja ficou à vontade: as bancadas evangélicas são instrumentos políticos orien-tadores de arrecadações fan-tásticas – só ano passado, a Receita Federal contabiliza a arrecadação de R$ 21 bilhões para todas as denominações –, o que transforma o bispo Edir Macedo num dos homens mais ricos do planeta.

Reinaldo Cabral é jornalista e escritor

Page 3: edicao-1502

POLÍTICAwww.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 3POLÍTICA

O evento, realizado no dia 5 de fevereiro, no auditório Fábio Hiroshi Taneno, do Centro Educacional, reuniu – em dois turnos - os educadores da rede municipal de ensino

Prefeitura realiza abertura do Ano LetivoO prefeito da cidade, Dr. Márcio

Pampuri deu início ao ‘Ano Letivo’ falando sobre a educação e o importante papel que ela exerce na formação das crianças e dos jovens. Entretanto, segundo ele, para termos uma educação digna e de qualidade é preciso investimentos. A escola, segundo o prefeito, não pode se divorciar da realidade dos jovens e das comunidades. “Temos que fazer um pou-quinho a mais para que sejamos exemplo de sucesso e ter a audácia de acreditar na esperança, focados na mudança, para que possamos tornar mais eficiente o poder Público. Tudo isso, dentro da legalidade que permeia a nossa gestão! Bom ano letivo e não deixem de contar conosco”, disse o prefeito.

A meta da administração, segundo ele, é buscar a valorização dos professo-res com a expansão da rede de ensino, condições dignas de trabalho e materiais direcionados a cada nível. Superar vícios e defeitos, tirar privilégios funcionais e igualar

jornadas na Educação infantil e funda-mental também foram itens destacados pelo prefeito Dr. Márcio Pampuri.

“Educação de qualidade para os nossos alunos é prioridade da nova administração”, disse o secretário de Educação, Rogério Moreira Matias, brincando “o prefeito não me deixará descansar enquanto a nossa rede de ensino não oferecer um serviço de alto nível às nossas crianças. Para isso, vamos criar um Plano de cargos e Carreiras mais justo, que contemple carreira para o magistério; reorganizar a rede física; superar a fase de impro-visos, fazendo estudos de demanda adequados e planejados. Salas com 10 ou 12 alunos não são viáveis”.

Da educação básica ao ensino fundamental, o objetivo do secretário é preparar o terreno, formando seres em construção com amor e dignidade e redimensionar a rede pública de Mairiporã com mudanças normativas

e éticas. “Atentos aos direitos das crianças queremos eliminar as 27 salas multisseriadas existentes em nosso município. As escolas locadas também devem desaparecer, pois fogem ao padrão educacional. Já a oficina pe-dagógica deve ser incrementada com

a contratação de assistentes técnicos pedagógicos e outros cargos que se-rão criados livres de provimento, mas ocupados mediante processo seletivo, além de adotar a mesma proposta pedagógica para toda a rede.

Outra inovação é a adoção de

planilha de sugestões dada aos pro-fessores para entrega de materiais pedagógicos, livros de apoio, etc. e autonomia responsável nas escolas com liberdade para conduzir os próprios projetos em cada unidade, respeitando suas características. Imprensa PMM

Page 4: edicao-1502

Envie também sua receita: [email protected]

QUIOSQUE DO RENATINHORua da Feira

Pagode aos domingos

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 20 de abril de 2012

4 GASTRONOMIA

Salgados, sorvetes, refrigerantes, cervejas e muito mais.

Culinária com Gustão

QUIOSQUE DO RENATINHORua da Feira

Pagode aos domingos

Coelho assado ao molho de laranja

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

4 GASTRONOMIA

Salgados, sorvetes, refrigerantes, cervejas e muito mais.

Ingredientes: 1 caixa de tomates cereja1 cabeça de alho4 unidades de pão tipo brioche1 pé de alface americana 1 mini ba-

guete (opcional, usada para a montagem do prato individual)

Molho de manjericãoAzeite extra virgem a gostoSal a gostoTomilho e alecrim a gosto Preparo:Lave os tomates e corte-os ao meio.

Reserve. Corte os brioches em rodelas e depois em quadradinhos (croutons), arrume em um tabuleiro. Tempere com azeite, sal grosso, folhas de tomilho, alecrim e leve ao forno para fazer tor-rada. Em uma panela pequena coloque a cabeça de alho, cubra com azeite e leve para confitar em fogo baixo. Toda vez que atingir fervura retire a panela do fogo. Volte em seguida. Deixe o alho cozinhar lentamente. Reserve. Em um bowl, coloque os tomates cortados, as folhas de manjericão, os croutons, e o alho confitado (solte os dentes de alho) misture tudo e reserve. Coloque as folhas de alface lavadas e secas em uma travessa ou em um prato individual e arrume os tomates no centro. Regue com um fio de azeite

DICAS DE COZINHA

Se o molho de carne ficar sem

cor, acrescente duas colheres

(chá) de café solúvel.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Iogurte com cebola ralada é

uma mistura muito gostosa

para se colocar sobre batatas

assadas.

VOCÊ SABIA QUE...

O arroz é um dos alimentos

mais ricos em hidratos de

carbono, que são fontes de

energia? A água em que o

arroz foi cozido é excelente

no tratamento de diarréias das

crianças.

Doce de banana com cremeIngredientes: 1½ xícara de açúcar5 colheres de água5 bananas caturra em rodelinhas finasCreme:5 colheres de sopa de amido de milho4 xícaras de leite1 lata de leite condensado2 gemas1 colher de sopa de manteiga1 colher de sopa de açúcar de baunilhaCobertura:1 xícara de açúcar2 claras2 colheres (sopa) de suco de limão1 colher (sopa) de raspas de limão

PreparoEm uma panela, coloque o açú-car, 1 colher (sopa) de água e leve ao fogo baixo até caramelarJunte o restante da água e deixe ferver até dissolverAcrescente as bananas e cozi-nhe por cerca de 1 minutoDespeje em um refratário médio (19 x 31 cm) e reserveCreme:em uma panela, dissolva o ami-do de milho no leiteJunte o leite condensado, as gemas e leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossarRetire do fogo, junte a manteiga, a baunilha e misture bemColoque o creme sobre o doce de bananas e reservePré-aqueça o forno em tempe-ratura altaCobertura:em uma tigela, misture as cla-ras com o açúcar e aqueça em banho-maria até amornarColoque na batedeira junto com as cascas de limão e o suco, bata em ponto de merengue firmeLeve ao forno por cerca de 5 minutos ou até o suspiro dourar levementeDeixe esfriar e sirva em seguida.

Ingredientes:

1 coelho de 1,5 a 2,0 kg

1/2 copo de azeite

1 copo de vinho branco sêco

1 copo de suco de laranja

5 dentes de alho amassados

1 colher de sopa ervas finas (ou

1 xícara de chá de salsinha e

cebolinha)

1/2 ramo de alecrim

1 xícara de chá de mangerona

ou mangericão

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

2 embalagem de assafácil

Preparo

Após lavar o coelho em água

corrente, retire a gordura que

encontrar no seu interior

Corte, pelas junta, as patas na altu-

ra dos joelhos

Introduza o coelho no assafácil

duplo (uma embalagem dentro da

outra) e coloque todos os ingredien-

tes juntos, lacrando a embalagem

Agite delicadamente, para que o

tempêro envolva toda a carne e co-

loque num refratário para ir ao forno

no dia seguinte, deixando pernoitar

na geladeira

Leve ao forno médio por 2 horas

Em seguida, rasgue o assafácil

na parte superior e afáste-o, até o

coelho dourar

O caldo que restou no refratário

deve ser coado e engrossado com

uma colher de maizena para se

obter o molho

Sirva com arroz branco

Ingredientes:

13 ovos inteiros

1/2 copo (americano) de

óleo

1 copo (tipo requeijão) de

açúcar

2 copos (tipo requeijão)

de fubá

1 copo (tipo requeijão) de

leite

1 colher (sopa) de fermen-

to em pó

1 pitada de sal

Queijo ou coco ralado, a

gosto

Preparo

Bater todos os ingredien-

tes no liquidificador

Levar ao forno pré - aque-

cido por 30 a 40 minutos,

em forma untada e enfa-

rinhada

Broa de fubá de liquidificador

Envie também sua receita: [email protected]

QUIOSQUE DO RENATINHORua da Feira

Pagode aos domingos

IngredientesMassa:

2 xícaras de leite

1 xícara de leite

3 ovos

11 colheres de farinha de trigo

Sal

1 colher de chá de fermento

em pó

Recheio:

2 cebolas médias picadas

1 cenoura grande

2 maços de brócolis japonês

1 tablete de caldo de legumes

Cheiro verde a gosto

Sal a gosto

1 caixa de creme de leite

PreparoMassa:

Coloque os ingredientes no li-

quidificador e bata ate misturar

bem

Acrescente o fermento por

último e bata mais um pouco

Torta de brócolis

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 20 de julho de 2012

4 GASTRONOMIA

Sopa de escarola

Salgados, sorvetes, refrigerantes, cervejas e muito mais.

Ingredientes:

2 maços de escarola

2 litros de água fervente

3 tomates picados

1 dente de alho amassado

1 cebola picada

2 colheres sopa de óleo de soja

2 tabletes de caldo de frango

1 colher (chá) de sal

Pimenta-do-reino branca moída

Preparo:

Lave bem as folhas de escarola

e corte na metade. Refogue o

alho e a cebola. Quando dourar,

junte o tomate e o sal, deixando

amolecer um pouco. Coloque

os cubinhos de caldo de galinha

amassados (ou use o caldo em

pó) e logo após, a escarola e a

água. Deixe cozinhar até a esca-

rola ficar macia. Prove o sal.

Culinária com Gustão

Recheio: Refogue a cebola com

o caldo de legumes em água até

ficar transparente

Acrescente os demais ingredien-

tes e refogue mais um pouco

Montagem: Coloque metade da

massa em uma forma untada,

espalhe o recheio e cubra com o

restante da massa

Leve ao forno para assar por apro-

ximadamente 30 minutos

Bolo de batata com carne

Ingredientes: Massa: 1 kg e 1/2 de batatas cozidas e amassadas3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado100 g de manteiga ou margarina2 ovos; 1 xícara de chá de farinha de trigo; 1 gema para pincelar Recheio: 1/2 kg de carne moída100 g de manteiga ou margarina1 cebola picadaSal e pimenta do reino a gosto2 colheres de sopa de massa de tomate50 g de azeitonas pretas picadas1 colher de sopa de salsinha1/2 xícara de água1 tablete de caldo de carne. Preparo: Esprema as batatas, ainda quentes e junte todos os ingredientes da massa, mexendo até que fiquem bem misturadosColocar metade da massa em uma forma, forrando somente o fundoNo fogo, doure a cebola na manteigaColoque a carne, o sal, o caldo de carne e deixe refogarQuando a carne estiver secando, adicione a água, a massa de tomate, as azeitonas e a salsinhaDeixe cozinhar até que fique com pouco molho. Prove o salEspalhe o recheio sobre a massa, e cubra este recheio, com o restante da massaPincele com a gema do ovoLeve ao forno pré-aquecido. Sirva quente

Creme de cogumelo Ingredientes: CebolaNoz moscadaCanelaCebolinha1 colher de margarina ou azeite1 colher de farinha de trigo1 caldo de galinha dissolvido na400 g de chapignon cortadoÁgua, sal

Preparo:Derreta a margarina, doure a cebola e coloque a farinha e o caldo de galinhaColoque os cogumelos cortados e coloque um pouco de água se precisarDeixe cozinhar uns 8 minutos, coloque então uma pitadinha de sal, canela e noz moscada deixe mais uns 2 minutosDesligue o coloque a cebolinhaSirva com carnes assadasComo frango, carneiro ate mes-mo com uma lingüiça de frango.

Page 5: edicao-1502

POLÍTICAwww.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 5

Page 6: edicao-1502

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de fevereiro de 20136 COMPORTAMENTO

Bom comportamento no ambiente de trabalho

Por mais que você seja uma pessoa calma, que ama o seu trabalho, certa-mente existe situações que se apresentam no dia-a-dia da empresa que podem deixá-lo completamente irritado.

A convivência em grupo é bastante complicada, é preciso muito jogo de cintu-ra para poder estar no local que se deseja, fazendo o que gosta.

A maioria das pessoas são demitidas não por as-pectos técnicos, mas por aqueles ligados à postura.

Confira alguns erros co-muns no ambiente de tra-balho:

- Toque do celular: se você adora a música que toca em “chamada a co-brar” ou qualquer outro hit do momento, pode ser que seus colegas não gostem.

Por isso, coloque o celular sempre no silencioso;

- Intrometidos: são aque-las pessoas que não per-dem a oportunidade de participar de uma conversa, mesmo que não tenham nenhuma relação com o assunto;

- Chegar atrasado às reuniões: isso é sinal de falta de comprometimento, principalmente se a reunião já estava marcada há dias;

- Brincadeiras fora de hora: a descontração é im-portante no trabalho desde que não atrapalhe o alcan-ce dos resultados;

- Não avisar sobre au-sências ou atrasos: a pes-soa que é relaxada com prazos sai correndo quando o horário acaba mesmo tendo atividades a fazer e não demonstra iniciativa, atrapalha muito no dia-a--dia do trabalho.

Page 7: edicao-1502

HORÓSCOPOPlutão e Sol indicam a força

que tem o lado interno e até se-creto de nossas vidas e pessoas como impulsionador dos gestos e das ações. Nem sempre de modo tranquilo, este lado interno

leva a atitudes e decisões, ora tor-nando o pensar mais criativo, ora fazendo colidir a vontade contra condições maiores. Um momento em que pode ser preciso aceitar o inevitável, mas paradoxalmente em que se encontra também melhores soluções e saídas.

ÁRIES - 21.mar a 20.abrMomento em que a habilidade para se des-vencilhar de problemas no trabalho permite ter avanços significativos. O jogo de forças com o meio social será doloroso e desgastante.

TOURO - 21.abr a 20.maiOs contatos e o entendimento se complicam na medida em que o obscuro e o secreto predominem. Poderá ser difícil colocar hoje em prática os seus projetos futuros.

GÊMEOS - 21.mai a 20.junProcure descobrir o que as pessoas querem de você e, principalmente, o que você quer delas. Estas questões todas precisam ser esclarecidas para que as coisas andem bem.

CÂNCER - 21.jun a 21.julO céu hoje indica quão é necessário se ajus-tar às pessoas com quem está associado, de modo a ultrapassar o limite de certos tabus ou segredos. A sinceridade é fundamental.

LEÃO - 22.jul a 22.agoOs assuntos práticos interferem negativa-mente nas parcerias e relações pessoais. Os desajustes talvez revelem algum conteúdo que estava escondido nessas relações.

VIRGEM - 23.ago a 22.setO aspecto tenso formado hoje no céu indica que suas ações estão em discordância com seus sentimentos, com seu coração. A dis-cordância pode ser dolorida ainda que sutil.

LIBRA - 23.set a 22.outNo amor, você mostra maior força e magne-tismo pessoal. Mas estes nem sempre irão reverter em bons momentos, pois você quer dominar e controlar tudo demais.

ESCORPIÃO - 23.out a 21.novDesejos secretos nas relações pessoais per-turbam a ordem familiar e o convívio amoroso. Mas é nas relações familiares que você se confronta mais com as pessoas.

SAGITÁRIO - 22.nov a 21.dezUm dia de tensão no contato social e na co-municação, mas de possível êxito na lida com bens patrimoniais e familiares. Você percebe rápido onde estão as boas oportunidades.

CAPRICÓRNIO - 22.dez a 20.janTendência a desejar o que não é possível ter neste momento. Mas é bom momento para negociar, trocar e comunicar, manipulando bem as situações que passam por suas mãos. AQUÁRIO - 21.jan a 19.fevMomento de tensão, por sua autoridade ou valor pessoal serem desafiados. Manter a dignidade é fundamental, mas exagerar na auto-importância não tem muito sentido.

PEIXES - 20.fev a 20.marO mundo parecerá ser contra seus desejos e vontades. As adversidades podem marcar este dia e lhe deixar sem opção. Não force demais nem quebre situação alguma.

CRUZADASCRUZADAS

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 4 de maio de 2012 7VARIEDADESwww.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 7VARIEDADES

Page 8: edicao-1502

TARCILIO DE SOUZA BARROS

SAÚDE

Relação das doenças físicas com o campo mental Estados doentios no corpo humano tem sua raíz na men-te. O Soma (corpo), reflete o que se passa em uma mente desarmônica. Condições de desânimo, tristeza, ira, au-sência de perdão, somatizam no corpo humano uma facul-dade doentia. A mente é fatôr primordial da saúde e nosso pensamento nos conduz à uma vida sã e feliz. No corpo se projetam as emoções, e todas as emo-ções negativas resultam em doenças malígnas. Sentimen-tos de infelicidade, desgôsto, ressentimento, conduzem às doenças mais tiranizantes, como o câncer, e as relativas ao coração. Louise L. Hay, famosa terapeuta norte-americana, curou-se de um câncer má-ligno, após compreender o processo da cura mental, desenvolvendo uma atitude positiva em relação à doença. O inconsciente relaciona uma função do orgão à uma emoção equivalente à doen-ça, esta, sendo nociva, irá atingir uma área do corpo. O

Tarcílio de Souza Barros é crítico de arte e analista de temas [email protected]

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

8câncer, na verdade, é elabo-rado pela mente humana. Por motivos profundos que só o inconsciente conhece ocorre a manifestação do estado mórbido. Ressentimentos, mágoas, medos, conflitos familiares, desastibilizam as células, sobrevindo o estado cancerígeno. Para a obtenção da cura, liberte sua consciência das lembranças negativas. Manter uma conduta alegre, positiva, uma firme decisão de auto-

-cura, amar à sí próprio e ao próximo com sinceridade e amor incondicional. Perdôe à quem o feriu, e reconheça com humildade seus erros. Inumeráveis distúrbios físicos acometem o Soma, por exemplo, a labirintite, que surge por força de pensamen-tos confusos, atrapalhados, nervosismo reprimido, emo-ções contidas, sensação de solidão, falta de amor, pânico e desamparo. Nestes casos, impôe-se calma, e exercer

Nascer do Sol observado no Pico do Olho D’ Água

a humildade para alcançar a cura. O medo, que é resultado de dúvidas, indecisões, receios, é um dos maiores transtôrnos na conduta humana. Quando ficamos irados a secreção de adrenalina em nosso organis-mo torna-se elevada provo-cando suor, frios e temores. Há que controlar através da coragem e o desenvolvimento da espiritualidade interior.

Carlos Henrique / Microlins

‘Para a obtenção da cura, liberte sua consciência das

lembranças negativas.

Page 9: edicao-1502

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 9

Unique Garden, um grande sonho concretizado”Aqui podemos purifi-

car nosso corpo e nossa alma porque, nesse enor-me jardim, estamos sem-pre descobrindo, diaria-mente, novos sentimentos sobre encantamento e iluminação.”

A frase acima resume o Unique Garden para o seu grande idealizador, Victor Siaulys. O desejo de criar um espaço onde as pesso-as pudessem harmonizar corpo, mente e espírito, ganhando tranquilidade, paz e sinergia, foi um sonho acalentado e que virou rea-lidade. Com esse conceito, ele idealizou e construiu o Unique Garden. Um es-paço diferenciado onde o tempo é sempre a favor do hóspede. Cada espaço e cada recanto foram mi-nuciosamente pensados e projetados para privilegiar quem se hospeda no hotel.

Esse ideal continua sen-do a marca do Unique Gar-den, como ressalta, a orgu-lhosa filha. O pai Victor foi o grande mentor e inspirador que lhe ensinou sobre con-quistas, respeito e esforço para contribuir para uma sociedade mais inclusiva. Uma mulher consciente e participativa na construção de um mundo mais igualitá-rio. Assim é Tatiana Siaulys Zanchetta, empresária que há quatro anos está à frente do Unique Garden, um es-paço único que alia nature-za, saúde e tranquilidade.

TURISMO

“Eu perpetuei o sonho de meu pai com foco no atendimento

diferenciado em um espaço que muitos chamam de paraíso”

Tatiana Siaulys Zanchetta.

No Unique Garden, liberdade é a palavra que está no caminho do hóspede desde a sua chegada. Ele é livre para escolher o horário do check-in, solicitar as refeições em espaços diferenciados, inclusive sugerindo pratos, e pode criar seu menu de terapias e massagens.Ao chegar, uma surpresa no chalé. As facilidades para conhecer e solicitar os serviços do hotel estão disponíveis em um tablet. O Unique Garden é o primeiro da sua categoria, na América Latina, a disponibilizar ao hóspede um iPad com informações a um toque na tela. Um diferencial para consultar as terapias disponíveis e valores, conferir o cardápio e conhecer, através de galeria de fotos, todos os recantos do hotel. o unique Garden fica na Estrada Laramara, 3500, distrito de Terra Preta, Mairiporã. Reservas 4486-8700 e [email protected]

Page 10: edicao-1502

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de fevereiro de 201310 SAÚDE & BELEZA

Celulite: Ela chega sem avisar, mas quem controla é vocêExite um mal comum entre

as mulher que chega a ser pior que cabelo ressacado no verão: a celulite. Eis que ela permanece por estações. Para você que não tem, con-sidere-se um caso raro, pois cerca de 90% da ala feminna mundial tende conviver com a famosa gordurinha. Tentando aliviar o stress diário que pas-samos por conta delas (que saia usar, qual vestido ideal para disfarçá-las, shorts, ber-muda etc), separamos 6 dicas para disfarça-la e aproveitar o verão sem preocupação.

Mas afinal, o que é celulite?Gorduras em excesso na

hipoderme (camada mais profunda da pele) aliadas a retenção de água e ao enve-lhecimento do tecido conjunti-vo, causam um aspecto deno-minado de ‘casca de laranja’, aquelas camadas profundas que se exaltam quando o músculo é pressionado. A esse ‘fenômeno’ ousamos chamar de C E L U L I T E.

Pra quem não sabe, há dois tipos de celulite: aquela que é visível para tudo e todos, e aquele que se mostra quan-do a pele é pressionada. Para o bem para o mal, a segunda é mais fácil de tratar. Mas não se afinja, nos dois casos há salvação. Mas não esqueça, quanto mais velhas ficamos, mais visível se torna a celulite, já que a nossa pele também envelhece. Por isso, chega de perder tempo e vamos as dicas para amenizar as terrí-veis celulites e mostrar quem é que manda no próprio corpo. Tá à espera de quê? Mãos na massa (ops!).

Primeiro passo: Xô toxinas.

Gordura, carboidrato e compa-nhia, diga adeus a eles (abre-se exceção aos finais de semana, desde que ingeridos com mo-deração). A água, tanto quanto a água de coco, possuem pro-priedades hidratantes, e essa é a melhor forma de eliminar as toxinas do corpo. Por isso, beba cerca de dois litros de águas por dia e substitua o refrigerante por suco. E suco natural, nada de sucos em pó.

Segundo passo: Alimenta-ção. Se sua mãe vive dizendo pra você comer direitinho, ouça. A base para uma pele saudável e livre de estrias e celulite está na alimentação balanceada, repleta de nutrientes e vitami-nas e vazia de carboidratos, sal e gorduras. Então, já sabe, mudanças de hábitos.

Terceiro passo: Aproveite as mudanças alimentares e inclua no cardápio uva escura, azeite de oliva extravirgem e cacau, pois são fontes de antioxidan-tes e colaboram para melhora da circulação, diminuindo as celulites e dando um aspecto saudável para a aparência e textura da pele. O cacau pode ser salpicado em frutas assa-das. O azeite de oliva pode ser usado em saladas ou ainda substituir a manteiga.

Quarto passo: Prisão de ventre. Quem sofre com esse mal é mais suscetível ao de-senvolvimento da celulite, já que o intestino não funciona corretamente, ocorrendo assim um acúmulo de gorduras no organismo. Por isso a ingestão de fibras deve ser aumentada, os alimentos devem ser bem mastigados e lanches durante a noite devem ser evitados.

Quinto passo: Exercícios. Não há recompensa sem so-

frimento, não é mesmo? Claro que não. Exercícios fazem bem para saúde e não é preciso sofrer para alcançar um corpo saudável. Faça exercícios ae-róbicos e localizados ao menos três vezes pro semana. Comece com exercícios leves, como alongamento e esteira. Depois vá aumentando a intensidade.

Sexto passo: Relaxe. Até porque, depois de tudo isso, você merece não é mesmo? Respire fundo e com profun-didade, além de tranquilizar a mente, respirar corretamente pelo diafragma ajuda a queimar gordura e consequentemente a eliminar a celulite. Aproveite a seção terapia corpo-mente e peça uma seção de massagem localizada, para modelar a mas-sa do corpo

Exercício em casaSe não tem como ir a acade-

mia, deixe a preguiça de lado e olha só essas opções de exercí-cios físicos para fazer em casa:

AgachamentoDe pé, mantenha as pernas

ligeiramente afastadas e dobre um pouco os joelhos, mantendo os pés bem apoiados no chão. Faça o movimento de como se fosse sentar numa cadeira e re-torne à posição inicial vagarosa-mente, contraindo bastante os músculos do bumbum. Repita este movimento 45 vezes, mas descanse a cada 15 repetições.

Elevação pélvicaDeitada de barriga para

cima, dobre as pernas e dei-xe os pés apoiados no chão. Levante o bumbum do solo o máximo que conseguir sem tirar os pés do chão, contraindo bas-tante os músculos do bumbum.

Auxiliares no combate à

celulite

Para contribuir com os pro-cessos e estimular você, sepa-ramos uma listinha de produtos que podem auxiliar no trata-mento. Vale lembrar que antes de utilizar qualquer medicamen-te (mesmo sendo hidratante), consultar um dermatologista é sempre uma boa opção.

- Liposyne, da Vichy

- Creme Bio Redutor, da Natura

- Bye-bye celulite, da Nivea

- Redutor de celulite, da Payot

- Creme anti celulite, da Cellu

sculp

- Gel redutor anti celulite, da Bio-

Médicin.

Texto: Mariane Montedori

Page 11: edicao-1502

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 11

Comunique-se

GERAL

Correspondente global pode estar por trás da saída do Papa, brinca revista

O anúncio da renúncia do Papa foi tratada com humor por parte da imprensa brasileira. Além de o jornalista Maurício Menezes sugerir o senador José Sarney (PMDB-AL) como novo líder católico, a ‘The Piauí He-rald’, blog mantido na versão online da revista Piauí, brincou com a situação e afirmou que a correspondente Ilze Scamparini, da Globo, pode ter sido a respon-sável pela decisão de Bento XVI.

De acordo com a página hu-morística, em texto publicado na terça-feira, 12, a jornalista global teria tramado a abdicação de Jo-seph Ratzinger “para garantir a renovação de seu contrato com a emissora”. O blog ainda diz que a correspondente aparece pouquíssimas vezes nos notici-ários da Rede Globo, o que fez o veículo repensar a necessidade de manter uma profissional na Itália. Ela, de acordo com a ‘The Piauí Herald’, é acionada “não mais de uma ou duas vezes a cada quadriênio”.

O blog cita que a estratégia por enquanto não assegurou o emprego de Ilze. A página ainda ironizou o trabalho feito por Renato Machado, corres-pondente especial da Rede Globo no Reino Unido. “Da redação da Globo em Londres, o jornalista Renato Machado declarou à revista Wine Times: ‘Se eu cubro a guerra civil da Síria, a invasão do Mali, e até o mesmo o Jubileu na Rainha sem nunca ter sujado meus mo-cassins italianos nas calçadas de Londres, por que diabos não posso ancorar daqui mesmo a sucessão do Papa?’”.

Blog da revista Piauí também responsabiliza Ilze pelo acidente com o Costa Concordia, em 2012(Montagem: Reprodução/’The Piauí Herald’)

Autopista Fernão Dias realiza mais de 4.500 atendimentos no Carnaval

A Autopista Fernão Dias fechou o balanço da opera-ção especial montada para o Carnaval. Da zero hora de 8 de fevereiro (sexta-feira) ao meio-dia de hoje (13/2) foram realizados 4.591 atendimentos a usuários, sendo 1.642 para auxílio mecânico e 411 para socorro médico, entre outros. Neste período foram registra-dos 153 acidentes, com 49 vítimas leves, sete moderadas, duas graves e cinco mortes, sendo duas por atropelamento.

Congestionamento na rodovia Fernão Dias no trecho de Terra Preta no sábado, 9, devido a um engavetamento no sentido Minas Gerais

AutoPista

Page 12: edicao-1502

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de fevereiro de 201312

Page 13: edicao-1502

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 13

Guarulhos é 6ª em ranking do CIESP sobre exportações Guarulhos ocupa a 6ª posi-

ção em ranking sobre a participa-ção de 39 regiões paulistas nos US$ 65,2 bilhões da pauta ex-portadora estadual, responsáveis por 26,9% do montante vendido pelo Brasil no mercado global no fechamento do ano de 2012.

A lista foi elaborada pelo Departamento de Estudos e Pesquisas Econômicas (Depe-

con) em conjunto com o Depar-tamento de Relações Exteriores (Derex) do CIESP e da FIESP, a partir de dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

A remessa de produtos ao exterior dos quatro municípios que compõem a Regional do CIESP Guarulhos cresceu 6,4% no fechamento do ano

Edmir Chedid pede empenho nas atividades de repressão ao crime organizado

O deputado estadual Edmir Chedid (Partido Democratas) solicitou ao secretário de Estado da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, empenho nas ati-vidades de repressão ao crime organizado no Estado, além da ampliação do número de policiais civis e militares na Região Bra-gantina e no Circuito das Águas. O parlamentar disse que será preciso esforço para promover a reformulação da estrutura or-ganizacional do atendimento de segurança pública prestado aos municípios.

A solicitação está fundamen-tada em dados apresentados pela Coordenadoria de Análise e Planejamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública, que apontam crescimento do nú-mero de ocorrências graves. No acumulado do ano, por exemplo, o Estado de São Paulo registrou alta considerável de 11,62% no número de homicídios entre ja-neiro e outubro no comparativo com o mesmo período do ano passado (3.834 casos em 2012 contra 3.345 registros em 2011).

Edmir Chedid explicou que será necessário empenho para reverter à situação observada no Estado, o que deverá ocorrer, se-gundo ele, com “muita determina-ção e investigação”. “Estes dois

fatores poderão resultar na queda dos registros de crimes graves no Estado conforme exigência do próprio Poder Executivo. Por esse motivo, me coloquei à disposição na Assembleia Legislativa para colaborar com as atividades da Secretaria de Estado da Segu-rança Pública”, comentou.

O parlamentar também pediu comprometimento do secretário Fernando Grella Vieira para rea-lizar uma reformulação na estru-tura organizacional das policiais civil e militar da Região Braganti-na e do Circuito das Águas, que juntas totalizam mais de 800 mil habitantes. Ele assegurou que, além do aumento do número de profissionais e da revisão dos benefícios concedidos para a categoria – como reajuste salarial – será necessário desenvolver ações específicas de investiga-ção criminal.

“A repressão ao crime organi-zado é algo bastante complexo, motivo pelo qual deve ser realiza-da por profissionais qualificados. Porém, o trabalho de base, aque-le que consiste na investigação dos fatos e nas denúncias ao Ministério Público, é algo essen-cial para que possamos reverter os índices de crimes, como os dos homicídios registrados no Estado. Em específico na região, acredito

de 2012 em relação ao mesmo período de 2011. O montante passou de US$ 2,8 bilhões para US$ 3,0 bilhões no acumulado de 2012. O fluxo regional repre-sentou 4,6% da pauta exporta-dora paulista.

A corrente de comércio ex-terior da região decresceu 0,6% no fechamento do ano de 2012, passando de US$ 5,8 bilhões

para cerca de US$ 5,7 bilhões. As importações diminuíram em 7,2%, e foram de US$ 3,0 bi-lhões no acumulado de janeiro a dezembro de 2011, para US$ 2,7 bilhões no mesmo período de 2012.

A balança comercial da região passou de um saldo negativo de US$ 151,9 mi-lhões, de janeiro a dezembro de 2011, para um superávit de US$ 240,7 milhões em igual período de 2012.

O município de Guarulhos concentrou 97,9% das exporta-ções regionais, com destaque para: produtos farmacêuticos (US$ 116,2 milhões); produtos químicos inorgânicos (US$ 103,6 milhões) e metais não ferrosos (US$ 97,6 milhões). Os principais destinos dos produtos exportados por Gua-rulhos foram as Provisões de

Navios e Aeronaves (52,8% do total exportado), os Estados Unidos (7,4%) e a Argentina (6,5%). Localizado no municí-pio, o aeroporto de Cumbica, desenvolve um papel impor-tante na economia da cidade e nas exportações locais, como podemos verificar nos dados acima.

A cidade respondeu por 93,4% das importações regio-nais, adquirindo principalmente produtos farmacêuticos (US$ 145,1 milhões), produtos quí-micos inorgânicos (US$ 111,5 milhões) e motores, bombas, compressores e equipamen-tos de transmissão (US$ 99,0 milhões). As principais origens das importações do município foram: China (18,1% do total importado); Estados Unidos (16,9%) e Alemanha (12,9%).

que o aumento do efetivo já possa trazer mudanças positivas à segu-rança pública”, completou.

Polícia Técnico-CientíficaNa solicitação apresentada ao

secretário de Estado da Seguran-ça Pública, o deputado estadual Edmir Chedid também destacou a necessidade de investimentos à Polícia Técnico-Científica de Bragança Paulista. Por meio de relatório, o parlamentar pode comprovar as dificuldades dos profissionais que atuam na unida-de bragantina da corporação e no IML (Instituto Médico Legal). “É ne-cessário construir uma sede ampla à Polícia Técnico-Científica e um espaço mais adequado às ativi-dades do IML. Estas solicitações também foram encaminhadas ao governado Geraldo Alckmin”, finalizou.

DenúnciasNa ocasião, o deputado es-

tadual Edmir Chedid reafirmou a importância das denúncias anônimas para as atividades de investigação. Ele explicou que o apoio da comunidade é essencial para combater a expansão do cri-me organizado. “Estas denúncias podem ser feitas de qualquer tele-fone público, de graça, por meio do número 181, da Polícia Civil, ou do 190, da Polícia Militar”, finalizou.

Page 14: edicao-1502

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de fevereiro de 201314

Sucesso de público, Carnaval em Atibaia é marcado pela diversidadeForam quatro d ias de

festa, com programação no centro da cidade e no Jardim Imperial. O Carnaval 2013 em Atibaia ficou marcado pela diversidade: teve folia para jovens, adultos e ter-ceira idade. Os tradicionais bonecões fizeram a alegria da criançada, em desfile pe-las ruas do Centro. No Cen-tro de Convenções, Altemar

Dutra Junior e Banda Maktub trouxeram as marchinhas e, apesar da chuva no sábado e domingo, reuniram um grande público nos quatro dias. No Imperial, as bandas Swingagem e Efeito Colate-ral comandaram a festa, na praça Migrante Nordestino.

Os foliões ainda puderam sair às ruas com a turma do Zé Pereira, Bloco do Caveira

REGIÃO

e Bloco do Jacaré. No Cen-tro de Convivência do Idoso, os foliões da terceira idade puderam se divertir ao som das marchinhas tradicionais.

O prefeito Saulo Pedroso percorreu os pontos onde teve programação de Car-naval, junto com a primeira--dama Simone Cardoso, assessores e amigos. Na segunda-feira, dia 11, ele

Imprensa PMA

esteve por volta das 17h na Praça da Matriz, onde subiu ao palco e até cantou junto com os foliões. Depois, foi até o Jardim Imperial e, sem seguida, para o Centro de Convenções. “Neste ano fizemos um carnaval diver-sificado, que contemplou um maior número de pessoas em diferentes regiões da cidade. Pelo sucesso de público,

acredito que o Carnaval de nossa cidade f icou mais robusto, mais interessante. Para o ano que vem, a festa deverá continuar nos mes-mos moldes”, disse. O vice--prefeito, Mario Inui, também acompanhou a agenda de eventos, aproveitando para conversar com populares e com o pessoal que trabalha-va nas barracas.

Page 15: edicao-1502

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 15

Agenda de cartões começa o ano entregando premioComo não poderia ser

diferente, a Agenda de Cartões premiou mais um cliente.

Foi no sorteio realizado-pela Associação Comercial e Empresarial de Mairiporã,

através da promoção “Fim de Ano Premiado”.

A ganhadora foi Bia Ca-beleireira, representada na ocasião da entrega dos prêmios por Cleonice Angélica.

AgendaA Agenda de Cartões

tornou-se um produto pra-ticamente completo, pois grande parte da população que navega pela internet tem o banco de dados cons-

tando comércio e serviços disponível “on line” 24 ho-ras, e para os que preferem folhear existe também o Guia impresso com mais de 1200 endereços comerciais com destaque para Mairi-

porã. Em vista disso, não há dúvidas que a Agenda de Cartões consegue fazer as vezes do consultor e do consultado, unindo um con-junto de regras, praticidade e profissionalismo.

Divulgação

Rodrigo Carlos Barreta, presidente da Associação Comercial, Jose Carlos Crispim, da Agenda de Cartões e Cleonice Angélica, representante da “Bia Cabeleireira”

Page 16: edicao-1502

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 15 de fevereiro de 201316