24

Edição 184

Embed Size (px)

DESCRIPTION

De 27 de maio a 2 de junho

Citation preview

Page 1: Edição 184
Page 2: Edição 184

27 de maio a 02 de junho de 20112 - /GERAL

Diretor: Sérgio Dal GalloJornalista Responsável: Dimas Rodrigues DRT 3023-PR

Departamento Jurídico: Dra. Daniele Silvia de Oliveira - OAB-PR 44453

Jornal A Semana MetropolitanaAv. Brasil, 1890 - Sobrado 01

Eucaliptos - Fazenda Rio GrandeFone: (41) 3627-1997 / 9162-6192

[email protected]

www.asemananews.com.br

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores.O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Fonte: www.simepar.br

D&S COMUNICAÇÃOCNPJ: 08.707.885/0001-75

Tiragem: 20 mil/mêsImpressão: Editora O Estado do Paraná S/A

O jornal é distribuído na RMC

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. (João 14:6)

Sexta Sábado Domingo Segunda Terça

Fazenda Rio Grande, Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais,Piraquara, Pinhais, Quatro Barras, Mandirituba, Quitandinha, Campo do

Tenente, Agudos do Sul, Piên, Tijucas do Sul, Campo Largo, CampoMagro, Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Almirante Tamandaré e Colombo

A trajetória do perdãoCURIOSIDADES BÍBLICA

Mais de 150 mil pessoasparticiparam da Marcha para

Jesus 2011, em Curitiba

Participe desta página, enviando sua piada ou meditação

para o e-mail: [email protected]

DATAS E FATOS REFLEXÃO

FATOS QUE MARCARAM

EXPEDIENTE

Parcialmente nublado

Máx.20ºMín. 08º

PIADAS

PARA MEDITAR

Parcialmente nublado

Máx. 21ºMín. 10º

“Aquilo que não me mata me torna mais forte”

www.asemananews.com.br

Muitas nuvens

Máx.21ºMín. 09º

Parcialmente nublado

Máx.23ºMín. 11º

Parcialmente nublado

Máx.23ºMín. 11º

A Bíblia Sagrada foi dividida em capítulos no século XIII (entre1234 e 1242), pelo teólogo Stephen Langhton, então Bispo de Can-terbury, na Inglaterra, e professor da Universidade de Paris, naFrança.

***Lucas e Atos provavelmente são os únicos livros da Bíblia

que não foram escritos por israelitas.O médico Lucas (Cl. 4.14) é o autor desses dois livros. Todos

os autores dos livros bíblicos têm origem israelita, menos Lucas.Ele era grego e não tinha qualquer descendência israelita. Tam-bém, ao contrário do que muitos imaginam, não tinha sido discípulode Jesus.

Tiago foi o primeiro livro do Novo Testamento a ser escrito, emuitos acreditam que sua escrita tenha ocorrido entre 45 e 48 d.C.Os Evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) só foram escritos pelomenos 10 anos depois de Tiago. E o Evangelho de João só foiescrito quase 45 anos depois de Tiago.

Durante uma visita, dessas demagógicas, a um asilo deloucos, o Lula pergunta ao diretor qual o critério para definir seum paciente está curado ou não.

- Bem, - disse o diretor - nós enchemos uma banheira eoferecemos uma colher de chá e uma xícara, e pedimos paraesvaziar a banheira.

- Entendi, - disse o Lula - uma pessoa normal escolhe axícara, que é maior.

- Não, - responde o diretor - uma pessoa normal tira atampa do ralo.

***O político estava sendo entrevistado e veio aquela tradicio-

nal pergunta:- Sr. deputado, como começou a sua carreira na política?- Minha carreira na política começou bem cedo... Eu ainda

estava no primário.- No primário? - perguntou a repórter, curiosa. - E como

foi?- Eu não ia muito bem na escola, sempre tirava 4... 5... no

máximo um 6. Até que um dia meu pai me disse: "Filho, a cadanota 10 que você tirar na escola eu vou lhe dar mil reais". Ah,minha cara. Isso mudou minha vida... No dia seguinte eu faleipara a minha professora: "Dona Dulce, a senhora não querganhar quinhentos reais de vez em quando???"

***Sentados num bar, Bin Laden e Saddam Hussein discutem

acaloradamente, quando chega um repórter da CNN querendosaber o que os dois estão planejando. Bin Laden responde:

- Estamos planejando a III Guerra Mundial.- E como será isso? - quis saber o repórter.Saddam responde:- Vamos atirar uma bomba na ARGENTINA e matar 15

milhões de Argentinos e um esquilo.Surpreso, o repórter pergunta:- Um esquilo? Mas por que um esquilo?Saddam vira-se para Bin Laden e diz com um ar vitorioso

e divertido:- Está vendo, Bin? Eu disse que tem que ter um esquilo.

Ninguém se preocupa com os 15 milhões de Argentinos.

A Marcha para Jesus, eventoanual que reúne as congregaçõesevangélicas, cruzou no último dia 21de maio as ruas centrais da Capital.Mais de 150 mil pessoas de 300 de-nominações evangélicas participa-ram da caminhada, que partiu daPraça Santos Andrade até a PraçaNossa Senhora de Salete, no CentroCívico, onde, até o final da tarde, fo-ram feitas orações e apresentaçõesmusicais.

O tema da 18ª edição da Marcha para Jesus é “Somos Um”,se referindo a união das igrejas evangélicas em torno da fé cristã edefesa de valores da vida e da família.

A Marcha para Jesus é um evento que ocorre em mais de170 países. No Brasil, marca grandes capitais, como São Paulo,onde mais de cinco milhões de pessoas se reúnem anualmentepara o evento na Estação Tiradentes.

Em Curitiba, a Marcha para Jesus acontece na capital desde1991 e é realizada todo terceiro sábado do mês de maio. O eventofaz parte do calendário oficial da cidade há nove anos por meio deuma lei municipal sancionada pelo governador Beto Richa quandoprefeito de Curitiba.

Nesta edição, além da oração pelas autoridades, houve apre-sentações de bandas locais e também de renome internacional dosegmento gospel e, como também ocorreu no ano passado, quemparticipou da Marcha pôde contribuir com entidades assistenciais ecomunidades terapêuticas de atendimento a dependentes químicos.

27/05/1997 - A Guerra Fria terminou com a assinatura, emParis, de um acordo de cooperação entre a Rússia e 16 países daOTAN. A negociação durou quatro meses.

28/05/1985 - Um aposentado americano fundou uma associ-ação para protestar contra a mudança da fórmula da Coca-Cola,que havia lançada no mercado com o nome de New Coke. Diantedos protestos, a empresa decidiu interromper a produção da novaversão do refrigerante e retomar o sabor tradicional, rebatizado deClassic Coke.

29/05/2008 - Os ministros do Supremo Tribunal Federal deci-diram-se - por 6 votos a 5 - pela liberação do uso de células-troncoembrionárias em pesquisas científicas.

30/05/1431 - Joana D’Arc foi queimada na cidade de Rouen(França) aos 19 anos por ordem da Inquisição inglesa, que aacusou de heresia. Ela foi canonizada em 1920.

31/05/1911 - O estaleiro White Star Line, na Irlanda do Norte,terminou a construção do navio Titanic.

01/06/1942 - Pela primeira vez surgiram relatos sobre o ex-termínio de judeus nos campos de concentração. Um jornal polo-nês publicou o relato de um garoto que fugiu de um campo depoisde ser obrigado a cavar valas para os judeus mortos nas câmarasde gás.

02/06/1981 - Um dossiê da Polícia Federal apontava o entãosuplente de senador Fernando Henrique Cardoso, Eduardo Supli-cy, e o compositor Chico Buarque como comunistas.

Esses dias eu li a história de uma iraniana que ganhou najustiça o direito de se vingar do seu agressor que lhe cegoucom ácido sulfúrico. Ela vai devolver na mesma moeda e ocegará também. A justiça iraniana permite esse tipo de revide,pois lá aplicam o “olho por olho e dente por dente”. Ela justificouseu desejo dizendo que a forma de amenizar sua dor de anosé saber que ele também a sofrerá. Na verdade, ela escolheuconviver com essa dor para sempre.

De todos os ensinos de Jesus, o perdão é, sem dúvidas,o mais sensível. Ele ensinou que esse ato deve ser contínuo enão pode ser retido, não importando o que sofremos ou quemnos feriu. Jesus também nos ensinou que o pecado está rela-cionado a um débito e perdoar significa abrir mão dessa co-brança. No original, perdoar é abandonar (Mt 18. 15-35).

A grande dificuldade de se perdoar está justamente nisso.Hesitamos em abrir mão do nosso direito de justiça ou revide.A injustiça é que mais nos machuca e mata por dentro.

Ninguém tiraria de letra a dor da morte brutal de um ino-cente filho, a perda de um familiar em um acidente de trânsitocom um condutor embriagado, uma traição, uma agressão.

O perdão é um caminho que deve ser caminhado. Elenão está disponível em nós. Tem de ser construído. E essaconstrução é muito dolorosa, pois exige, muitas vezes, quereencontremos o agressor, que presenciemos a cena do ocor-rido, que, de certa forma, traz à tona o sofrimento vivido. Eunão quero ser hipócrita em afirmar que o perdoar é uma tarefafácil e livre de dores. É difícil, mas muito necessária.

Voltemos ao ensino de Jesus? Ao ensinar sobre o per-dão, Ele ensinava sobre a essência do Evangelho. Fomosperdoados mediante a obra que custou Sua vida. O que haviacontra nós foi abandonado, foi esquecido, foi cancelado. Éra-mos injustos, inimigos de Deus, mortos em nossos pecados.Ele ensinou sobre o que perfeita e eternamente fez na cruz. Elesabia o que estava falando.

Portanto, há uma expectativa de Jesus, pois ele espera quetenhamos a mesma atitude que Ele teve conosco. E é erradocondicionar essa atitude ao merecimento. Às vezes perdemostempo esperando que o agressor mereça o perdão. Perdão éjustamente para aqueles que não merecem, que não são dignosdele. Ou éramos merecedores do perdão do Pai?

Eu já tive que perdoar e buscar perdão. E nesses meuspoucos anos de vida, descobri que o ato de perdoar está asso-ciado a três fatores. Uma vez que eles nos influenciam, tudo setorna mais fácil e somos os mais beneficiados.

Primeiro, a concessão do perdão é fruto de uma pazinterior inexplicável. Só quem a tem é capaz de perdoar. Não apaz que o mundo dá, mas a paz de Cristo, que excede todo onosso entendimento. E essa paz não vem de explicações, dejustificações. Ela vem de clamor por socorro ao Príncipe detoda paz.

Segundo, perdoar é uma escolha nossa. Uma escolhaespontânea. Não pode haver constrangimento. O perdão seinicia em nós mesmos. Olhemos para Deus que espontanea-mente enviou seu próprio filho para perdão de muitos. Não háexemplo maior do que este.

Terceiro, ele nos liberta. Somos os maiores beneficiadoscom ele. É o que cura as nossas próprias feridas. A dor queninguém pode mensurar, ele destrói. A vingança é o oposto:ela alimenta o ódio, o rancor e nos mata dia a dia.

De tudo o que se espera de nós, a capacidade de perdoaré, por excelência, o que atesta a transformação de Cristo emnossas vidas. Por isso os não salvos encontram tanta dificul-dade em praticá-la. Acho que sei que eles fazem. Rejeitam atrajetória até o perdão e tomam atalhos. Esse é o problema.Eles se tornam vítimas de si mesmos.

Page 3: Edição 184

Quem paga a conta?EDITORIAL

27 de maio a 02 de junho de 2011 DESTAQUE/ - 3

Campanha publicitária do PADprovoca dúvidas na população

Richa não olha para o passado e reforçaparceria com Fazenda Rio Grande

www.asemananews.com.br

Na última edição deste periódico publicamos uma matériaque nos foi enviada pela assessoria de comunicação do go-verno estadual, a qual anunciava a instalação de uma indústriade pneus em Fazenda Rio Grande. Muito prontamente, e porse tratar de um fato de relevância aos munícipes fazendenses,levamos a notícia ao conhecimento daqueles que acompa-nham o Jornal A SEMANA em todas suas edições, com des-taque de capa e tudo mais. Entretanto, e mesmo que o nossointuito fosse apenas o de informar a população, a notícia acaboupor azedar a turma do Palácio Jacarandá...

Ocorre que o único detalhe que sacamos daquela matériaé exatamente um parágrafo onde o Prefeito Chico Santos agra-dece as autoridades responsáveis por tal conquista. Agora pas-mem Senhores – e como é de conhecimento de todos - atécarro de som foi colocado na rua com a gravação que diziaque a chegada da referia fábrica era uma conquista de ChicoSantos. E mais: neste mesmo dia foi distribuída em toda cidadeuma edição extra do jornal oficial do município informando so-bre tal conquista e isto tudo para, de uma forma indireta, tentardesmentir a nossa publicação acerca de um fato que até entãonão sabíamos...

E digo que não sabíamos que tal conquista deveria seratribuída ao nobre prefeito de Fazenda Rio Grande justamenteporque o parágrafo não publicado na última edição deste meiode comunicação limitava-se as palavras de agradecimento doPrefeito de Fazenda àqueles que lutaram para que a indústriaviesse para o município, senão vejamos: “O prefeito de Fazen-da Rio Grande, Francisco Luis dos Santos, afirmou que o in-vestimento da Sumitomo representa quebra do paradigma decidade dormitório, como o município era conhecido. Ele disseque o empenho do governador Beto Richa e dos secretáriosLuiz Carlos Hauly (Fazenda) e Ricardo Barros (Indústria eComércio), foi fundamental para esta conquista. "É um novomodelo de gestão mostrado na prática", disse Santos”. Euacho que até então não tínhamos errado!!!

Agora quem paga a conta? Vocês já pararam para somaro quanto a atual administração tem gasto com o tal jornal oficial,Outdoor, Busdoor, carro de som e outras cocitas mais? Acha-mos que algumas prioridades quase que esquecidas pela atu-al gestão poderiam ser solucionadas com estes numeráriosgastos em propaganda e o conceito da administração seriavisto de outra forma, por estar fazendo e não...

Mas o que acontece ao nosso redor é café pequeno emrelação ao que vem ocorrendo no alto comando do nosso País.Se voltarmos o filme mais recentemente do que imaginamos,veremos que Antonio Palocci foi sacado do governo Lula justa-mente por estar envolvido em falcatruas, e assim mesmo apresidente Dilma o chamou para compor seu ministério. E agoramais uma vez Palocci está envolto em novos escândalos, ten-tando convencer a todos que seu enriquecimento é licito devidoao seu árduo trabalho. E o pior é que tal tese vem sendo dura-mente defendida por aqueles que fazem parte da “situação”.

Porém, Senhor Palocci, ali na frente tenho certeza queveremos a justiça sendo feita em sua vida.

E aqui em Fazenda Rio Grande não tem sido diferente. Éque a mídia oficial do município tem mostrado e aclamado aosquatro ventos conquistas atribuindo glória apenas ao senhorPrefeito. Conversa! Pois como acima referido, bem como po-deremos ver nesta edição, a conquista anunciada na últimasexta-feira pela administração pública municipal foi objeto deagradecimento pelo prefeito ao governador Beto Richa e seussecretários. Mas aí vem a mídia local querer mostrar, princi-palmente aqueles que apenas dormem em Fazenda, que tal foiconquista do Chico.

Mas, afirmo eu que a justiça será feita. E isto porque ape-sar de o povo se esquecer facilmente, Deus jamais esquece edeixará que suas próprias falácias os julguem em dias vindou-ros.

Nós, contudo, da mesma forma que iniciamos o nossotrabalho em 9 de novembro de 2007, quando fundamos esteperiódico, continuaremos a lhe refrescar a memória, mas es-tando sempre ciente de que a decisão é sua. No alto comandoda nossa nação, onde Lula de Palocci pediu para o povo elegersua sucessora, o povo disse amém. Não vamos fazer o mes-mo nos demais comandos!

Por fim lhe digo nobre leitor, não queira fazer parte destetime. Deixe apenas eles constarem nesta triste façanha de fatosmal contados. Um forte abraço e até uma próxima oportunida-de, se assim o Senhor nos permitir!

Dimas Rodrigues

A propaganda serve paramexer com o imaginário daspessoas,estimular a sensaçãode que aquilo que é oferecidotem uma grande importânciapara a sua vida e você precisacomprar para atender suas ne-cessidades. Contudo, muitasvezes nessas propagandas sãoomitidas informações relevantese no momento da aquisição, oconsumidor se sente enganado.São várias situações em que omaterial publicitário camufla emletras minúsculas as condiçõesde pagamento, garantia e entre-ga dos produtos, iludindo o con-sumidor.

Além do uso da publicida-de para comercializar produtos,vários órgãos utilizam desseartifício para vender conceitos.E se essa comunicação não forclara e transparente, o risco damensagem provocar dúvidas éimenso. Em Fazenda Rio Gran-de, a Prefeitura lançou umacampanha publicitária para di-vulgar o PAD - Programa deAceleração do Desenvolvimen-

to que induz o morador a acre-ditar que os 190 milhões de re-ais de investimentos anuncia-dos estão no caixa e já podemser usados para as "ações fun-damentais que acontecerão emtodos os bairros, da infraestru-tura à educação, da saúde àsegurança, da geração de em-pregos à qualificação profissio-nal até o final de 2012".

O que não está escritonem em letras miúdas nos ou-tdoors é de que grande partedestes recursos, se utilizadosde maneira correta pela atualgestão, devem vir dos gover-nos estadual e federal, masparte deles ainda não tem datadefinida para serem liberados.

Os vereadores Caio Sza-dkoski (PMDB) e a vereadoraLirani Franco (PT) solicitaraminformações da Prefeitura so-bre o PAD. A vereadora Liraniainda criticou a falta de criativi-dade na escolha do nome dosuposto conjunto de obras, poisclaramente faz alusão (próximoao plágio) ao PAC - Programade Aceleração do Crescimen-

to, do governo federal idealiza-do pelo ex-presidente Lula.

No requerimento os vere-adores solicitam que sejam in-formadas quais obras serãoexecutadas; outra questão le-vantada é referente aos recur-sos utilizados; se próprios oupor intermédio de convênios; ese haverá contrapartida do mu-nicípio, e em caso positivo,quanto será este valor.Outrasolicitação foi à previsão para oinício e a conclusão das obras,bem como qual é a capacidadede endividamento do municípioatualmente.

Na propaganda estão in-cluídos projetos que não tiveramprazo de início, como o Hospi-tal Metropolitano que ainda pas-sa por um processo de discus-são entre os prefeitos da Am-sulep e o governo estadual.Contudo, a atual gestão já contaque a unidade hospitalar deve-rá ser concluída até o fim de2012.

A população está em dú-vida, pois passaram dois anose meio do mandato do prefeito

Chico Santos e a percepção éde que pouco foi feito, de acor-do com dados da pesquisaDatacenso divulgada pelo jor-nal A SEMANA em março. Olevantamento trouxe que maisde 55% dos entrevistados dis-seram espontaneamente queo atual prefeito "não fez nada".

CustosO custo da campanha pu-

blicitária também tem sido ques-tionado pela população. A Pre-feitura não divulgou o quanto foigasto, mas basta andar pelasruas da cidade para perceberque o investimento não foi bai-xo. Foram feitos outdoors, bus-doors, jornais impressos e ou-tras mídias. A reportagem con-tou pelo menos 11 outdoors compropaganda da Prefeitura e cadaum custa R$380,00 pelo perío-do de 15 dias. Se somados, ocusto total só com essa mídiaseria de R$4.180,00 reais, o queequivale à remuneração men-sal de um médico - baseado noque é pago a esse profissionalpela Prefeitura de Curitiba, noperíodo de 20 horas.

Durante a campanhaeleitoral, os veículos utilizadospor servidores municipaisque atualmente estampamadesivos do PAD, rodaramcom propaganda eleitoral doentão candidato a deputado fe-deral Ratinho Junior e do de-putado estadual FranciscoBuhrer. Nenhum rodava coma foto do candidato a gover-nador eleito, Beto Richa. Issomostra que a parceria entrea atual administração com ogovernador não foi recíproca.O governador Beto Richa temsido um grande parceiro doprefeito de Fazenda Rio Gran-de Chico Santos embora nãotenha recebido a mesma "for-ça" quando era necessário.Em um dos comícios de Ri-cha em Fazenda Rio Gran-

População agradece ao governador a vinda da empresa Sumitomo ao município

de, a equipe do prefeito e o pró-prio não conseguiram mobilizar200 pessoas no centro da cida-de para prestigiar o então can-didato.

Apesar disso, Richa mos-tra que tem um carinho pela ci-dade e trabalha pelo desenvolvi-mento em todo o Paraná, inde-

pendente de cores partidárias,dos prefeitos aliados, pseudo ali-ados ou de oposição. Na sema-na passada, o governo estadualanunciou a instalação da Sumi-tomo em Fazenda Rio Grande,uma conquista histórica, pois aempresa que é fabricante damarca Goodyear, pode gerar

cerca de 3000 empregos dire-tos quando em operação, pre-vista para 2013. Richa havia re-cebido um grupo de executivose diretores da companhia emfevereiro, quando estavamsendo feitas as prospecçõesde áreas no País, como Mi-nas Gerais e Espírito Santo,e disse que o Paraná estavade portas abertas e dispostoa discutir as necessidadesdas empresas para instalarnovos empreendimentos noestado. O prefeito Chico San-tos agradeceu o trabalho deRicha, afirmando "que o em-penho do governador BetoRicha e dos secretários LuizCarlos Hauly (Fazenda) e Ri-cardo Barros (Indústria eComércio), foi fundamentalpara esta conquista".

A administração gastou com propaganda em ônibus e jornais; cada outdoor custa R$ 380,00

Governador Beto Richa ediretores da empresa Sumitomo

Page 4: Edição 184

Pauta magra resume reunião naCâmara de Vereadores de FRG

[email protected]

27 de maio a 02 de junho de 20114 - /FRG www.asemananews.com.br

Vereador Marcio Wozniack pede a presençade garis em locais de grande movimento

ZorraNa reunião da quarta-feira, durante a discussão de reque-

rimentos de parte dos vereadores de Fazenda Rio Grande,Ariel da Agricultura pediu para que a presidente Ana Mirandatomasse algum tipo de providência, em função da algazarraque vinha do lado de fora do Legislativo. A senhora Ana disseque infelizmente nada podia fazer, pois os "baderneiros" esta-vam na rua e rua é local público.

Sem noçãoEste tipo de encontro externo é comum as quartas-feiras

nas ordinárias do Legislativo. Assessores de vereadores e doprimeiro escalão do alcaide fazendense, costumam conver-sar alto do lado de fora e, consequentemente, atrapalham asreuniões de vereadores.

FumacêAtenção pessoal do Conselho Tutelar, pedagogas e pe-

dagogos de escolas de Fazenda Rio Grande. É comum apresença de grupinhos de alunos na Praça Brasil gazeandoaulas. Alguns costumam fumar o "cigarrinho do capeta". Po-bre dos pais, que investem na educação dos filhos e eles(alunos), adoram passar o tempo na Praça Brasil. Ao invésdas carteiras escolares, preferem os bancos da pracinha domilhão.

HumildadeSamuel Klein, dono de uma das maiores redes de eletro-

domésticos do País, esteve nessa semana em Fazenda RioGrande para inauguração de mais uma de suas lojas. Klein,imigrante judeu que perdeu a mãe e cinco irmãos durante aSegunda Guerra Mundial, superou inúmeras dificuldades atése tornar um dos empresários de maior sucesso do Brasil.Em um breve contato, percebemos que se trata de uma pes-soa humilde e pronta para os desafios da vida. Muitos fazen-denses com menos de 0,5% de seu patrimônio, se sentempoderosos - com o rei na barriga - e podiam aprender umpouco com Samuel como respeitar o próximo, com humilda-de e respeito.

Sem álcoolA Prefeitura de Mandirituba colocou um ponto final na ven-

da de bebidas no terminal rodoviário. Com esta medida preten-de-se solucionar o descontentamento da população, que nãose sentia segura em permanecer na rodoviária no período deespera para embarque e desembarque dos ônibus, e dospróprios comerciantes que relatavam casos de inconveniên-cias nas portas de seus estabelecimentos. Boa iniciativa.

A pauta dessa semana daCâmara de Vereadores de Fa-zenda Rio Grande foi uma dasmais enxutas deste ano. Foramapresentados dois projetos deLei, que passarão pelas Comis-sões Permanentes da Casa eposteriormente vão a plenáriopara discussão e votação. Umdeles autoriza a administraçãolocal a criar a Secretaria dePolíticas para Mulheres na es-trutura organizacional do gover-no, proposição da vereadora

Lirani Franco. Apenas quatro requeri-

mentos foram apresentados eaprovados pela vereança. An-

tes da reunião ordinária, umaequipe do CREA esteve fazen-do uma explanação das ativi-dades do Conselho no municí-pio. Ao final, a senhora Rosile-ne Weber, mãe da jovem Dé-bora Weber, morta em aciden-te no dia 8 deste mês, fez umconvite aos vereadores paraparticiparem do manifesto de-nominado Grito Pela Vida, mar-cado para o dia 10 de junho, apartir das 9 horas, no trevo prin-cipal de acesso à Mandirituba.

Tendo em vista que o servi-ço de coleta de lixo convencionalé indispensável, mas que sozi-nho, já não é mais suficiente emalguns locais da cidade, o verea-dor Márcio Wozniack solicitou aPrefeitura Municipal a realizaçãode um concurso na tentativa dedisponibilizar uma equipe de ga-ris permanentes nas ruas cen-trais e nas avenidas que concen-tram grande número de lojas,consumidores e pedestres. A pro-posição foi lida em sessão ordi-

nária do dia 26 de maio e seguepara apreciação do Prefeito.

"Observando a peculiari-dade de algumas ruas da cida-de que recebem maior numerode pessoas e veiculos e con-sequentemente maior impactona geração diária de lixo, é pos-sivel identificar que estes locaisnecessitam de uma equipe trei-nada para manter as vias lim-pas e deste modo garantir umambiente mais saudável", co-menta o vereador.

A frota de veículos de Fa-zenda Rio Grande cresceu ra-pidamente nos últimos anos ecom isso, aumentou a oferta deserviços automotivos na cida-de. Para quem procura umalugar de fácil acesso, excelenteatendimento e que entende deacessórios e cuidados com ocarro, em serviços como a apli-cação de insufilm, lava car epolimento, o endereço é na Ave-nida César Carelli, 711(atrás daLeblon), no Destaque CentroAutomotivo.

Administrado por EliezerMatos e Hugo Henrique, am-bos com larga experiência emveículos, o mais novo centroautomotivo da cidade - inaugu-rado no último fim de semana -deverá ser ponto obrigatório depassagem para quem tem gos-ta de deixar o carro sempre ca-

Fazenda Rio Grande ganha novo centro automotivoDestaque oferece serviços de lavacar, polimento, escapamento, venda de acessórios, entre outros

pricho com o carro. O Desta-que Centro Automotivo temcomo principal diferencial a pre-paração do carro e a diversida-de de serviços. Ou seja, em umúnico lugar é possível, porexemplo, consertar o escapa-

mento, trocar a palheta do lim-pador do párabrisas e ainda saircom o carro polido. "É um tra-balho mais focado na prepara-ção do carro, na colocação deacessórios, na aplicação de in-sufilm, na colocação do esca-

pamento, no lavacar. Consegui-mos fazer todos esses servi-ços aqui, dando aquele acaba-mento final no veículo", enume-ra um dos sócios do Destaque,Eliezer Matos.

Logo no primeiro dia defuncionamento, no último sába-do, o movimento foi grande.Localizado em um ponto estra-tégico, na César Carelli, esqui-na com a Rio Ivaí, o DestaqueCentro Automotivo conta comprofissionais experientes e pelarapidez na lavagem e caprichona prestação dos serviços,mostra que chegou para ficar.

ServiçoDestaque Centro Automotivo

Rua:César Carelli, 711,esquina com a Rua Rio

Ivaí(atrás da Leblon)Fone: 3604-1386

Fazenda Rio Grande

Plenário da Câmara Municipal de FRG

O Centro Automotivo fica localizado na rua César Carelli

Rua Uruguai, 658 - Nações - Fazenda Rio Grande - Fone: 3608-0330

Page 5: Edição 184

Prefeito entrega apartamentospara 96 famílias, no Alto Boqueirão

ESPAÇO LEBLONCorredor exclusivo entre FazendaRio Grande - Curitiba: um projetoda Leblon que vai virar realidade

27 de maio a 02 de junho de 2011 CURITIBA/ - 5www.asemananews.com.br

Antes mesmo de o as-sunto Mobilidade Urbanatomar conta das principaisdiscussões sobre as cida-des, por conta do anúncioda Copa do Mundo, em2014 e da criação do PACda Mobilidade, o GrupoLeblon Transporte de pas-sageiros já demonstrava preocupação quanto ao tema. Por issoque em 2008, elaborou um estudo sobre a criação de um corre-dor exclusivo para ônibus entre Curitiba e Fazenda Rio Grande.

Após os estudos e levantamentos da Leblon, este corredorvai virar realidade com a extensão da linha verde para o muni-cípio.

Este corredor exclusivo para ônibus há muito tempo neces-sário para a população, fará parte das obras de duplicação daBR 116, que neste trecho é marcada por congestionamentosdurante todo o dia, principalmente nos horários de pico.

Isso atrasa os serviços de ônibus e causa lotação.Somente em 2010, o governo aprofundou sua preocupa-

ção para com os meios de transportes públicos. Assim, PAC -Programa de Aceleração do Crescimento - da Mobilidade, comaporte de recursos do Governo Federal vai incentivar a criaçãoe a ampliação de corredores exclusivos de ônibus para facilitar oir e vir das pessoas. A Região Metropolitana de Curitiba é umadas áreas atendidas pelo PAC. As obras devem atender às de-mandas fixas de passageiros e ao número maior de pessoasesperado por conta da Copa.

A criação de corredores de ônibus chega a ser uma ques-tão até de democracia do uso do espaço urbano e rodoviário.Afinal, um ônibus que leva cerca de 80 pessoas deve ter priori-dade em relação a um veículo de passeio que transporta nomáximo duas pessoas em média.

Depois de fazer levantamentos com base nos próprios da-dos operacionais, em 2008, a Leblon se reuniu com diversosrepresentantes de poderes públicos locais e fez uma solicitação àANTT - Agência Nacional de Transportes Urbanos para que ocorredor de ônibus fizesse parte da duplicação da BR 116.

O documento logo deixava claro essa necessidade da po-pulação e da melhoria da mobilidade urbana:

A Leblon Transporte de Passageiros, concessionária dotransporte metropolitano de Fazenda Rio Grande à Curitiba, emconjunto com a Prefeitura Municipal da Fazenda Rio Grande,COMEC - Coordenação Metropolitana de Curitiba e URBS -Urbanização de Curitiba, vem solicitar à ANTT - Agência Naci-onal de Transportes Terrestres, a inclusão de uma via exclusivade tráfego de ônibus no projeto de duplicação da BR 116 -Trecho Fazenda Rio Grande - Curitiba.

O aumento da população de Fazenda Rio Grande vai exigiro acréscimo no número de ônibus. Mas para que esta quantida-de maior de ônibus flua com mais velocidade e atenda melhor anecessidade dos passageiros, o coletivo deve andar livre dotrânsito, em corredor.

O estudo prossegue com um dado impressionante sobre ocrescimento de Fazenda Rio Grande:

Conforme estudo do Instituto Paranaense de Desenvolvi-mento Econômico e Social - IPARDES, a partir dos dados obtidospelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Cen-so de 2000, entre as cidades da Região Metropolitana de Curi-tiba, a maior taxa de crescimento deverá ser registrada naFazenda Rio Grande - 467,6%.

Atualmente são quase mil viagens por dia para atender ademanda que se desloca da região de Fazenda Rio Grande aCuritiba. Para atender a esse crescimento, em 2020 serão ne-cessárias 5 mil viagens.

A frota entre Fazenda Rio Grande e Curitiba hoje é de 58ônibus comuns, com capacidade para 80 passageiros cada, e19 veículos articulados para 150 pessoas. Em 2020, para darconta dessa demanda terá de subir para 200 ônibus comuns e150 articulados.

Não basta aumentar o número de ônibus. O sistema deveter fluidez e isso só com o corredor. Com uma via preferencial, épossível realizar, por exemplo, o mesmo número de viagens eatendendo a uma demanda maior de passageiros com quantida-des até menores de ônibus.

O corredor pode aumentar a velocidade média em 30%,diminuir os custos operacionais em 14%, diminuir a poluição,pois os ônibus operam de forma mais eficiente, com menos parae anda e estimular o uso dos transportes coletivos, fazendo comque mais pessoas deixem o carro em casa.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Para 96 famílias que esta-vam cadastradas na Compa-nhia de Habitação Popular deCuritiba (Cohab), a espera pelacasa própria terminou. O pre-feito Luciano Ducci entregou 96apartamentos, nesta quinta-fei-ra (26), do Residencial SerraAzul, no Alto Boqueirão. "Trata-se de um empreendimento deexcelente padrão de qualidade,apartamentos muito bem aca-bados, bonitos e funcionais.Além disso, a população quevier morar aqui estará muitobem servida de equipamentospúblicos. Desejo felicidades àsfamílias que hoje recebem aschaves", disse Luciano Ducci.

O empreendimento fica naprincipal rua do bairro, a Fran-cisco Derosso, e, com suasfachadas coloridas, se destacana paisagem do bairro. A entre-ga das unidades teve a partici-pação do presidente da Cohab,João Elias de Oliveira, do ge-rente regional da Caixa Econô-mica Federal em Curitiba, Adri-ano Borges, do administradorregional do Boqueirão, Emílio

Trautwein, e do vereador TicoKuzma.

O Residencial Serra Azulé resultado de parceria entre aPrefeitura e Cohab com a Cai-xa Econômica Federal. A cons-trução do condomínio de 96apartamentos significou um in-vestimento de R$ 5,7 milhões,com recursos do programaMinha Casa, Minha Vida. Asunidades beneficiaram famíliascom renda entre 3 e 6 saláriosmínimos, que irão pagar, emmédia, R$ 350 de prestaçãopelo financiamento do imóvel, no

prazo de 20 anos.A parceria com a Caixa

Econômica para implantaçãodo programa Minha Casa, Mi-nha Vida em Curitiba vale paraempreendimentos destinados afamílias com renda de até 6 sa-lários mínimos - faixa onde seconcentra a maior parte da de-manda habitacional. Os proje-tos executados com acompa-nhamento da Cohab contamcom incentivos fiscais e cons-trutivos concedidos pela Prefei-tura.

Um dos benefícios é a isen-

ção de impostos municipais in-cidentes na obra, que contribuipara redução do custo final dasunidades. Os apartamentos doResidencial Serra Azul, comdois quartos, foram comerciali-zados às famílias com preço emtorno de R$ 60 mil, valor inferiorao praticado no mercado emimóveis com padrão semelhan-te.

O Residencial Serra Azulconta com área de recreação,estacionamento, churrasqueiracomunitária e está localizadoem meio a uma região com ur-banização consolidada. Na vi-zinhança, há equipamentoscomo escola, creche e unida-de de saúde.

Até agora, o programaMinha Casa, Minha Vida aten-deu 304 famílias em Curitiba.Até o final deste ano, a expecta-tiva é entregar mais 2,6 mil uni-dades que estão em obras nacidade. Em 2012, consideran-do-se as construções em an-damento e as novas contrata-ções, serão concluídas mais3,1 mil unidades.

Prefeito Ducci, entrega apartamentos do conjuntoSerra Azul, para famílias cadastradas na Cohab

Foto

: Bru

nno C

ove

llo/S

MC

S

A Prefeitura de Curitiba estáconstruindo 50 quilômetros decalçadas com rampas de aces-so, nas ruas que fazem parte doAnel Viário. As novas calçadasestão sendo feitas com materialantiderrapante. Todas as calça-das têm pistas tácteis, dentro dospadrões de acessibilidade, per-mitindo a mobilidade de pesso-as com deficiência e idosos.

"A Prefeitura de Curitibatem investido na construção decalçadas, incluindo calçamen-to nas obras de pavimentação,melhorando a qualidade dascalçadas da cidade, cuja res-ponsabilidade legal é dos pro-prietários de imóveis", disse oprefeito Luciano Ducci. Somen-te neste semestre, estão emobras outros 36 quilômetros de

Ducci anuncia revitalização da Manoel RibasO prefeito Luciano Ducci

anunciou na noite desta quarta-feira (25), durante audiência pú-blica no Clube de Pesca Veneto,o início da revitalização da ave-nida Manoel Ribas, até o Con-torno Norte, e a pavimentaçãode 24 quilômetros de ruas naRegional Santa Felicidade. "Cu-

ritiba é uma cidade para se terorgulho e a região onde vocêsmoram e trabalham é uma dasrazões disso", disse o prefeito.

Luciano Ducci anuncioutambém a construção de umClube da Gente no Jardim Pi-nheiros, com início das obrasainda neste ano, a conclusão

da nova sede da Unidade deSaúde São Braz, até setembro,e a inauguração dos EspaçosSaúde Pinheiros e Bom Pas-tor, em junho. A audiência públi-ca reuniu 600 pessoas, entremoradores, comerciantes e li-deranças da Regional SantaFelicidade.

O prefeito também falousobre a revitalização da Fredo-lin Wolf, que dará à via o mes-mo padrão urbanístico da obrarealizada na Toaldo Túlio. "Coma intervenção que estamos fa-zendo na Fredolin, a cidadeganhará um novo e importanteeixo", disse.

Anel Viário vai ganhar 50 km de novas calçadascalçadas. Desde 2005, a Secre-taria Municipal de Obras Públi-cas entregou 370 quilômetros decalçadas.

As novas calçadas do AnelViário, em obras em 19 ruas dacidade, estão sendo feitas comblocos de concretos intertrava-dos (paver), que são mais re-sistentes e seguros, além de an-tiderrapantes. Para que as cal-çadas tenham boa qualidade, aPrefeitura capacitou os calcetei-ros, dando curso e padronizan-do o modelo ao longo dos 25quilômetros do Anel Viário, queterão calçadas nos dois ladosdas ruas.

O novo calçamento cruzaoito bairros da cidade - Rebou-ças, Alto da XV, Alto da Glória,Centro Cívico, Bom Retiro, Mer-

cês, Batel e Água Verde. O anelviário é composto por 23 ruas.

No sentido horário, sãobeneficiadas as ruas RobertoBarrozo, Aristides Teixeira, Co-mendador Fontana, NicolauMaeder, Mauá (opção: 21 deabril e 7 de abril até a Ubaldinodo Amaral) Amâncio Moro,Ubaldino do Amaral, Omar Sa-bbag, Engenheiros Rebouças,Brigadeiro Franco, e TenenteJoão Gomes da Silva.

E no sentido anti-horário,as equipes vão trabalhar nasruas: Júlio Perneta, Desembar-gador Motta, Iguaçu (opcional),Buenos Aires, Brasílio Itiberê,Omar Sabbag, Ubaldino doAmaral, 7 de abril, Alberto Bo-linger, Augusto Severo, Cam-pos Sales, Lysimaco Ferreira

da Costa, Domingos Nasci-mento, Teffé e João Antoniassi.

CalçadasAlém das calçadas no Anel

Viário, a Prefeitura está cons-truindo calçadas em diversasruas, como a Fredolin Wolf,Chile, Guabirotuba e as vias queformam o novo Eixo Viário deIntegração, que cruza os bair-ros Tatuquara e CIC.

No bairro Mercês, há obrasnas ruas Desembargador Mot-ta, Brigadeiro Franco, Julio Per-neta e Tenente João Gomes daSilva, de melhoria da rede dedrenagem e colocação de cal-çadas e meio-fios. Mesmo tra-balho está sendo executado naregião do Rebouças, Alto da XV,Alto da Glória, Centro Cívico eBom Retiro.

Page 6: Edição 184

Governo implanta sistema que dá maisagilidade e economia às compras do Estado

Campanha EspalheCalor já atendeu mais

de 9 mil famílias

27 de maio a 02 de junho de 20116 - /PARANÁ www.asemananews.com.br

Richa destaca importância da formação doservidor para aprimorar serviços públicos

O Governo do Paraná estáampliando e acelerando a im-plantação do sistema de Ges-tão de Materiais e Serviços(GMS), que dá mais agilidade,segurança e economia àscompras feitas pelo poder pú-blico estadual. O sistema orga-niza e gerencia todas as fasesda compra de materiais ou dacontratação de serviços - des-de o momento em que algumaárea do governo constata a ne-cessidade de aquisição de ma-teriais e/ou prestação de servi-ços, até o momento final do pa-gamento, passando por todasas etapas previstas em lei paraa operação.

"É um sistema com quali-dade de informação, que aten-de à diretriz do governador BetoRicha para modernizar a admi-nistração pública", afirma o se-cretário da Administração, LuizEduardo Sebastiani. "O GMSprioriza a eficiência na gestão,

a transparência e a qualidadenas compras e contratações, acompetitividade entre os forne-cedores. Isso resulta em eco-nomia de recursos públicos,que revertem em mais obras eserviços para o cidadão para-naense."

O GMS foi desenvolvidoem parceria com a Companhiade Informática do Paraná (Ce-lepar) e é operado pelo Depar-tamento Estadual de Adminis-

tração de Compras (DEAM) daSecretaria da Administração,que é responsável pela maiorparte das compras e contrata-ções de serviços utilizados pe-los órgãos públicos estaduais.

EconomiaDescrever minuciosa-

mente as características essen-ciais de cada item é o segredoda eficiência do GMS. Dessaforma, o governo estadual con-segue comprar bons produtos

e eliminar o risco de qualquertentativa de direcionamento daslicitações e o favorecimento aqualquer fornecedor.

Apesar de minuciosa, adescrição de cada produto ex-clui qualquer característica quefavoreça determinada marca oufabricante. Uniformizar o catá-logo de itens é importante paraque todas as áreas consigamevitar "o barato que sai caro",eliminando perdas nas com-pras.

Transparência Além do catálogo de pro-

dutos, o GMS também faz agestão do Cadastro Único deFornecedores, composto por5,2 mil empresas e profissio-nais que podem participar daslicitações de todos os órgãosestaduais. O nome, o CNPJ ea situação cadastral de todos osfornecedores têm consulta livreno portal do Governo do Para-ná, na página na SEAP.

Luiz Eduardo Sebastiani, Secretário da Administração

Foto

: A

rnald

o A

lves/

AEN

otíci

as

O governador Beto Richaafirmou que vai estimular acapacitação e a qualificaçãodos servidores para que oEstado possa oferecer servi-ços públicos de qualidade. Amanifestação foi feita na últimaquarta-feira, em Curitiba, du-rante a cerimônia de formatu-ra de 6.066 alunos da primei-ra turma do curso à distânciade tecnologia em gestão pú-blica, realizado em parceriacom o Instituto Federal do Pa-raná (IFPR).

"Com conhecimento, ca-pacidade e ética vamos todoscontribuir muito mais para oaprimoramento da administra-

ção pública e para que esta sejafeita de modo competente e den-tro dos preceitos legais", res-saltou o governador no evento.

A formatura foi transmitida

por videoconferência para 148pólos de 104 municípios onde ocurso foi ministrado para capa-citar servidores públicos fede-rais, estaduais e municipais.

Atualmente outros 6.676 ser-vidores estão em processo deformação em 160 pólos de 117municípios.

Ainda em 2011, o progra-ma de qualificação de servi-dores prevê oito cursos depós-graduação latu sensu naárea de administração públi-ca para atender 16.000 pes-soas. "A valorização do ser-vidor é essencial para a pres-tação de serviços à altura dasnecessidades da população",disse o governador, que res-saltou a importância da edu-cação à distância como ferra-menta de capacitação, emespecial no setor público.

Governador Beto Richa participa da formatura de maisde 6 mil servidores do Curso Superior de Tecnologia

em Gestão Pública, na modalidade EAD

Foto

: O

rlando K

issn

er/

AEN

otíci

as

A Campanha Espalhe Calor, que prevê a entrega de 300mil cobertores até o final de agosto, beneficiou em apenas duassemanas 9.365 mil famílias em situação de vulnerabilidadesocial. O balanço foi apresentado nesta quarta-feira (25) pelasecretária estadual da Família e Desenvolvimento Social e pre-sidente do Provopar, Fernanda Richa.

Desde o seu lançamento, no último dia 11, a campanha foiresponsável pela entrega de 18.730 cobertores em 15 municí-pios, a maioria de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Hu-mano) ou localizada nas regiões que fazem parte do "corredordo frio", onde são registradas as mais baixas temperaturas.

"Fizemos a entrega de mais de 73,5 mil peças de roupas,17,5 mil pares de luvas e 65 colchões", informou FernandaRicha, que nesta quinta-feira (26) lança a campanha EspalheCalor em mais dois municípios: Honório Serpa e Clevelândia,ambos na região Centro-Sul do Paraná.

A secretária ressaltou que a campanha do agasalho éuma das ações do governo para garantir proteção e promoçãosocial às famílias paranaenses, principalmente as mais caren-tes. "Neste processo, palavras como solidariedade, entrega,amizade, esperança e carinho não são apenas palavras. Sãopráticas do cotidiano do Provopar e deste governo", disse.

Apesar de a campanha estar apenas no início, FernandaRicha conta que já pôde vivenciar momentos especiais e emo-cionantes. "Em Palmas, por exemplo, depois da entrega doscobertores participei da entrega de casas populares para 40famílias. Em Santa Tereza do Oeste, tivemos a oportunidadede entregar, além dos cobertores, 500 cestas básicas parafamílias cadastradas pelo município, que está em estado decalamidade pública devido aos prejuízos causados pelas chu-vas", afirmou.

Campanha Espalhe Calor, que prevê a entrega de300 mil cobertores até o final de agosto,

beneficiou em apenas duas semanas 9.365 milfamílias em situação de vulnerabilidade social. Na

foto, secretária estadual da Família eDesenvolvimento Social e presidente do Provopar,

Fernanda Richa

Foto: Rogério Machado

Termina no dia 30 destemês o prazo de credenciamen-to dos interessados em forne-cer e distribuir leite pasteuriza-do para os programas "Leite dasCrianças" e "Leite do Paraná",do Governo do Estado. O obje-tivo do credenciamento é garan-tir o abastecimento de leite paradistribuição gratuita a cerca de150 mil famílias do Paraná.

Segundo Francisco Perez

Fornecedores do Leite das Crianças devem se cadastrar até o dia 30Júnior, responsável pelo progra-ma na Secretaria de Estado daAgricultura e do Abastecimento,as usinas de beneficiamento de-vem seguir algumas normaspara se tornarem aptas a partici-parem do programa, que propõea redução das deficiências nutri-cionais das populações carentesdo Paraná e dos públicos alvosparticipantes dos programas.

"Para conseguir o creden-

ciamento as usinas precisampossuir sede administrativa eprodução dentro no Paraná.Essa é uma forma de incenti-var a produção do Estado, aju-dando também os pequenosprodutores. Ao assinar o con-trato a usina também assume ocompromisso de investir naqualidade da produção leiteirade seus produtores, garantindoassim a qualidade do leite ofe-

recido", disse Pérez.Desde o dia 18 de maio a

secretaria realiza reuniões paraesclarecer dúvidas sobre o cre-denciamento das usinas. A últi-ma aconteceu na sexta-feira(21) em Curitiba e reuniu 41participantes, entre membros denúcleos regionais, representan-tes de industrias de leite, técni-cos da Secretaria da Agricultu-ra e da Emater.

Page 7: Edição 184

Novo projeto daPrefeitura incentiva aparticipação cidadã

Quatro Barras inaugura o Centrode Atenção Psicossocial no Itapira

Prestação de Contas do quadrimestrecomprova saúde financeira de Quatro Barras

27 de maio a 02 de junho de 2011 QB/ - 7www.asemananews.com.br

O prefeito de Quatro Bar-ras, Loreno Tolardo, inaugurouna manhã desta quarta-feira (25)o Centro de Atenção Psicosso-cial (CAPS I), que passa a fun-cionar anexo à Unidade Básicade Saúde do bairro Itapira. Oespaço foi todo reformado paraatender as demandas do Cen-tro, que abre as portas com 315pacientes cadastrados, que re-cebem tratamento sequencial naárea de psiquiatria.

"Com a implantação doCaps, Quatro Barras passa aatender não apenas na saúdebásica, mas no atendimentopsiquiátrico, e em breve, tam-bém no atendimento de emer-

Centro já abre suas instalações com mais de315 pacientes cadastrados, que terão atendimento na área de psiquiatria

gências, com a implantação daUPA 24 horas. São ações queestão reforçando o sistema desaúde, e ampliando o atendi-mento nas mais diversas áre-as. Em pouco mais de dois anose cinco meses já completamospraticamente 100% das nossasmetas de governo na área dasaúde", disse o prefeito.

Segundo ele, o bairro estáganhando por duas vezes. Primei-ro, com a instalação do CAPS, eem segundo com a linha circulardo transporte coletivo que agorapassa a atender o bairro, facilitandoo acesso ao Centro de Atenção.

InauguraçãoA solenidade de inaugura-

ção reuniu lideranças locais erepresentantes do município edo Estado. Entre os presentesesteve o diretor geral da 2ª Re-gional de Saúde do Paraná, Dr.Mateus Chomatas, que para-benizou a iniciativa; o promotorde Justiça, Dr. Octacílio Sacer-dote Filho; o presidente da Câ-mara, vereador Olair RibeiroLago; o prefeito de Colombo, J.Camargo; e o vice-prefeito Edi-son Wilmar Repinoski, que ci-tou os benefícios da instalaçãodo CAPS no bairro.

Segundo o secretário deSaúde, Dr. Julio Lopes, o espa-ço dispõe de consultórios mé-dicos, refeitório, salas para ofi-

cinas, horta e espaço para aprática de exercícios físicos. Oatendimento é realizado poruma equipe composta por psi-quiatra, assistente social, tera-peuta ocupacional, psicólogo,enfermeiro e técnicos em en-fermagem.

"Estamos abrindo o Cen-tro para oferecer atendimentoaos mais de 300 pacientes ca-dastrados, mas o objetivo nãodiz respeito a apenas atender, esim reintegrá-los e ressociali-zá-los na sociedade. Estamosbuscando um atendimento re-almente efetivo e o prefeito nãotem medido esforços neste sen-tido", afirmou.

Prefeito Tolardo falou sobre as ações voltadas à saúde e asmetas já cumpridas em pouco mais de dois anos de gestão

Lideranças comunitáriase autoridades participaram da solenidade

Quatro Barras está com ascontas em dia e apta a investir.Esta foi a conclusão dos relató-rios de balanço fiscal e execu-ção orçamentária apresenta-dos durante a audiência públicarealizada na última quinta-feira(19), no plenário da CâmaraMunicipal. A prestação de con-tas diz respeito ao período dejaneiro à abril deste ano, e mos-tra não só equilíbrio das contas,como também a capacidade domunicípio realizar novos inves-timentos.

Segundo informações daSecretaria da Fazenda, QuatroBarras detém superávit a cadaano. Ao mesmo tempo, os in-vestimentos registram índicesexpressivos. Na Saúde, por

exemplo, a aplicação de recur-sos no quadrimestre ultrapas-sou os 15% da receita, atingin-do mais de 22%. Na Educa-ção, o índice previsto na Cons-tituição Federal de 25% foi su-perado, chegando à marca dos34,68%. Com relação à folhade pagamento, a gestão está11% abaixo do limite com gas-tos.

"Temos mantido o equilí-brio nas contas, e ao mesmotempo investido solidamentenas mais diversas áreas, comprojetos em andamento e ou-tros a implantar. Quatro Barrasvive uma fase de pleno equilí-brio", disse Tolardo. Na audiên-cia pública, ainda foram apre-sentados a prestação de con-

tas da Câmara Municipal e aavaliação da Gestão dos Direi-tos da Criança e da Adolescên-cia, conforme prevê a Lei deResponsabilidade Fiscal.

Projeção para 2012O município também está

prevendo as metas e açõespara o ano que vem. O assuntotambém esteve em pauta naaudiência, que apresentou a ela-boração da Lei de DiretrizesOrçamentárias (LDO) para oexercício de 2012. No planeja-mento, já foram previstas a es-timativa de receitas e despesas,metas fiscais e o orçamentopara as áreas da Saúde e daEducação.

A LDO também prevê umalista de obras em andamento,

que terão continuidade no anoque vem. Nela estão a constru-ção do Centro Municipal deEducação Infantil (Cmei) doJardim Patrícia; implantação daUnidade de Pronto Atendimen-to (UPA), construção da Unida-de Básica de Saúde do JardimGraciosa, na Colônia MariaJosé; instalação do Centro deConvivência ao Idoso (hoje emfase de licitação); continuidadedo programa de pavimentação;ampliação da rede de ilumina-ção pública; edificação e insta-lação de praças e parques;ações para conclusão do pro-jeto da Estrada da Graciosa;implantação da Cozinha Comu-nitária e o programa de amplia-ção da Rede de Esportes.

Independente de quem seja o gestor ou do tempo quepermaneça gerindo uma cidade, o exercício da cidadania épapel de cada um. Por isso a importância de conhecer o funci-onamento dos governos municipais e saber como atuar deforma mais participativa. Este foi um dos assuntos em pauta noprojeto de participação cidadã que começou no último dia 18 noColégio Estadual Elias Abrahão, no Jardim Menino Deus.

O principal objetivo do projeto é esclarecer o funciona-mento da administração, a legislação que rege todas as açõesmunicipais, e explicar como as decisões são tomadas, quemparticipa delas e de que forma isto ocorre. "Esta iniciativa fazparte das nossas metas, de buscar uma gestão mais partici-pativa, e o mais importante, de oferecer todos os esclareci-mentos para que a população conheça como funciona a admi-nistração municipal e a importância do exercício da cidadania",explicou o prefeito Loreno Tolardo, que esteve na primeira visi-ta do projeto.

A palestra foi ministrada pelo coordenador do Sistema deControle Interno e da Ouvidoria Municipal, advogado Dr. Fabrí-cio Haddad Figueira, que sugeriu o projeto com o aval do pre-feito; e contou com a presença do secretário de Indústria, Co-mércio e Trabalho, Frederico Bernardi. Além de explanar so-bre as atribuições dos governos, desde a esfera federal até amunicipal, foram tratados temas como o papel dos gestores, aarrecadação de impostos e sua aplicação, e a elaboração doprograma de governo e o planejamento das ações, previstosno Plano Plurianual (PPA), na Lei Orçamentária Anual (LOA)e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

"O foco é instruir o jovem, para que ele conheça os funda-mentos principais da administração, para que possa interagir eexercer seu papel de cidadão", disse Fabrício. O debate foiaberto aos jovens - na maioria entre 15 e 18 anos - para per-guntas, neste caso sobre áreas como segurança, incentivo aocomércio, instalação de empresas e educação. A aluna do 2ºano, Evelyn Rauen, de 17 anos, contou que o evento foi escla-recedor. "É uma oportunidade que eu particularmente nuncative antes, de poder estar com o prefeito, perguntar e interagir.Foi um incentivo ao aprendizado e ao exercício da cidadania",comentou a aluna.

Tolardo ainda abriu convite para que seja formado umgrupo de jovens, que acompanhe por um dia a rotina dentro dogabinete. "Eles precisam desta informação para exercer a ci-dadania. Valeu a experiência. Nosso objetivo é fazer dos jo-vens um grupo mais participativo, que conheça e interaja coma cidade e com as ações realizadas nela", afirmou o diretorMaurício Pinheiro Guimarães Netto. A agenda de visitas àsescolas continua. Os próximos encontros devem acontecernos colégios Arlinda Ferreira Creplive, André Andreatta e noColégio Sesi.

Palestra esclareceu como a administração funcionae como participar da gestão de forma mais ativa

Page 8: Edição 184

Prefeitura de São José dosPinhais prepara 12º Carnaval

de Bonecos Gigantes

São José dos Pinhais investeem binários nos bairros

Obras para a Copa 2014observam interesses deSão José dos Pinhais

Prefeitura conclama empresários aaderirem à Campanha do Agasalho

27 de maio a 02 de junho de 20118 - /SJP www.asemananews.com.br

Decreto estabelece normaspara uso do novo parque

A partir das 13h30 destasegunda-feira (23), começou afuncionar o binário no JardimCruzeiro. As ruas Guaraqueça-ba e Boa Esperança sofreramalterações em seus sentidos. Asmudanças viárias, feitas peloDepartamento Municipal deTrânsito (DEMUTRAN) e pelaSecretaria Municipal de Segu-rança (SEMUSEG) de SãoJosé dos Pinhais têm comoprincipal objetivo facilitar o trân-sito e a vida dos moradores daregião.

Com o novo binário, a RuaGuaraqueçaba passa a tersentido único de circulação notrecho compreendido entre aRua Manoel Ribas e a RuaCapitão Antonio Joaquim Bar-bosa (sentido Manoel Ribas -Antonio Joaquim Barbosa). Ea Rua Boa Esperança pas-sará a ter sentido único no tre-cho compreendido entre aRua Capitão Antonio JoaquimBarbosa e a Av. ComandanteAviador José Paulo Lepinski(sentido Antonio Joaquim Bar-bosa - Aviador José Paulo Le-

pinski).“São Jose dos Pinhais

tem mais de 130 mil veículosregistrados, sem contar a frotaflutuante. Essas mudanças nosistema viário são necessári-as para garantir a segurança,a fluidez do trânsito e evitar oscongestionamentos nos horá-rios de pico”, explicou o diretorem exercício do Demutran,Adriano Zordan.

O diretor ressaltou ainda aimportância da sinalização du-rante as mudanças. “Os agen-

Novo binário no Jardim Cruzeiro começou a funcionar na segunda-feira

tes de trânsito da Guarda Muni-cipal estão nos principais pon-tos das vias que sofreram alte-ração para orientar e fiscalizaros condutores, mas é muitoimportante que os condutoresfiquem atentos às sinalizaçõesde trânsito”, completou Zordan.

Benjamin da Rocha Bar-bosa, morador do Jardim Cru-zeiro, aprovou as mudanças nobairro. “O trânsito vai melhorarpara todos. Mesmo às vezesvocê tendo que andar algumasquadras a mais, de uma forma

geral vai facilitar o tráfego. Nasruas de mão única os cami-nhões não poderão estacionar,e isso melhora a visibilidade etambém a segurança na horade entrar e sair das casas”,avalia Barbosa.

Outras vias do JardimCruzeiro passarão por modifi-cações em seus sentidos naspróximas semanas. Além dis-so, São José dos Pinhais re-ceberá em breve novos binári-os que facilitarão a mobilidadeno município.

A Prefeitura de São Josédos Pinhais lançou na últimaquarta-feira a Campanha doAgasalho 2011, na AssociaçãoComercial, Industrial, Agrícola ede Prestação de Serviços (ACI-AP). Com o lema “Seu gestoaquece uma vida”, o evento reu-niu coordenadores dos Centrosde Referência de AssistênciaSocial – CRAS e dos Gruposda Melhor Idade e também aganhadora do Concurso da“Mais Bela Idosa 2010”, Laurade Lourdes Savaris.

A primeira-dama Léa Ro-drigues fez questão de estarpresente no lançamento. “Te-nho a certeza de que podemoscontar com a colaboração dosnossos parceiros e da popula-ção de São José dos Pinhaiscomo um todo. Um pequenogesto pode mudar a vida demuitas pessoas”, destacouLéa.

Os pontos de arrecadaçãoserão distribuídos nos CRAS,nos supermercados da cidade,

associações de bairros, em-presas privadas e nos gruposda Melhor Idade. “Ficamosempolgados em saber que tri-plicamos o número de peçasarrecadadas de um ano paraoutro. Em 2011, esperamossuperar a marca de 30 mil pe-ças para que possamos aten-der o maior número de pesso-as”, afirma o secretário munici-pal de Assistência Social, Leo-ne Leal.

Os Conselhos Municipaisdos Direitos do Idoso e de As-sistência Social também apoi-am essa causa. O lançamentoda Campanha do Agasalho2011 contou com uma palestraministrada por Wlademir Verni-ze, professor de Educação Fí-sica e voluntário de trabalhoscom a comunidade, tratando doassunto “A Grandeza do Nos-so Gesto de Amor”.

Sebastiana Anacleto Cle-

mente, integrante do Grupo daTerceira Idade Monte Claro,enfatizou a importância dessacampanha. “Sempre participodas ações sociais promovi-das pela Prefeitura, pois trans-mitem credibilidade”, disseSebastiana.

“O empresário tem umpapel extremamente importan-te como agente da responsabi-lidade social. Além de conhe-cer outros de sua área, podemobilizar os respectivos cola-boradores e arrecadar um gran-de número de roupas, calça-dos, cobertores e edredons”, diza presidente do Conselho Mu-nicipal dos Direitos da Criançae do Adolescente em São Josédos Pinhais e representante daempresa Volkswagen, ValériaSantos Cruz.

Como ajudar?Para obter mais informa-

ções sobre onde encaminharas doações ligue para o fone:3381-5982.

O evento reuniu coordenadores dosCentros de Referência de Assistência Social e dos

Grupos da Melhor Idade

A Prefeitura de São José dos Pinhais, em conjunto com aComec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) eo Consórcio Unidec/Engefoto, discutem alternativas para osprojetos de engenharia viária dos corredores Avenida das Tor-res e Marechal Floriano, no trecho de São José dos Pinhais.As obras, incluídas no PAC da Copa de 2014, visam principal-mente à melhoria dos acessos ao Aeroporto Internacional Afon-so Pena. A execução é de responsabilidade do governo doEstado, com auxílio do Município.

O secretário municipal de Urbanismo, Luis Scarpin, expli-ca que as mudanças serão discutidas para contemplar tam-bém as necessidades do município, e não apenas a acessibi-lidade ao Aeroporto. “Está sendo uma parceria bem funda-mentada com a equipe do Governo do Estado para não des-cuidarmos dos interesses de São José dos Pinhais”, disse.

Scarpin explicou algumas das melhorias que estão sen-do estudadas para melhorar a mobilidade na região. “Estamosvendo a possibilidade de eliminar o cruzamento da JoaquimNabuco com a Avenida das Torres, ter um segundo acesso àAvenida das Torres e também um acesso exclusivo para oParque de São José dos Pinhais. Teremos mais mobilidadepara a população e mais segurança para os pedestres”, com-pletou o secretário.

O coordenador e diretor-presidente da Comec, Rui Hara,reforçou a importância de pensar no município e não apenasnas obras de interesse à disputa do Mundial. “Queremos ade-quar as necessidades do Estado e do Município”, ressaltouHara nesta terça-feira (24), após reunião na Prefeitura de SãoJosé dos Pinhais.

O prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, pu-blicou nesta terça-feira (23) o decreto que regulamenta o usodo novo parque da cidade.

Ao todo, o documento conta com 15 artigos. O artigo 12,por exemplo, estabelece regras para os frequentadores doParque, como a proibição da prática de esportes aquáticosnas lagoas do Parque, inclusive a natação. No entanto, podeser praticada a pesca de barranco (com linha e anzol). Odecreto veda também a montagem de acampamentos, soltarfogos de artifícios e utilizar o espaço do Parque para realizarqualquer tipo de propaganda sem prévia autorização da Se-cretaria Municipal de Meio Ambiente.

InauguraçãoO Parque de São José dos Pinhais será oficialmente inau-

gurado no próximo dia 5 de junho, às 8h30, quando será en-cerrada, também, a Semana de Meio Ambiente. Mas muitossão-joseenses já vêm utilizando a estrutura do parque nosúltimos dias, especialmente aos finais de semana.

Diversas atividades estão previstas para a inauguração,como caminhada com a Melhor Idade, gincana infantil, con-curso de grafitagem, roda de capoeira (Grupo de CapoeiraBrasil), além de apresentações de skate e grupos de dança deStreet Dance e B-boys.

Page 9: Edição 184

Richa e Curi garantem apoio àgestão do Prefeito Machadinho

Mandirituba no Dia do Desafio

Fernanda Richa assumecompromisso com Mandirituba

27 de maio a 02 de junho de 2011 MANDIRITUBA/ - 9www.asemananews.com.br

Mandirituba participa da possedo novo chefe do Escritório

Regional de Curitiba

O prefeito Machadinhoparticipou nesta segunda-fei-ra (23), de um jantar com oGovernador Beto Richa e oDeputado Estadual AlexandreCuri. Em reunião com o pre-feito de Mandirituba, deputadoAlexandre Curi e lideranças,o governador do estado doParaná garantiu apoio ao mu-nicípio durante a gestão doMachadinho.

Na oportunidade o gover-nador reafirmou sua disposi-ção em cumprir todos oscompromissos de campanha,sem qualquer tipo de discri-

de investimentos para o de-senvolvimento do município.

Durante pronunciamento,o governador Beto Richa reafir-mou sua disposição de gover-nar o estado de forma ampla,geral e irrestrita. Para Richa, acampanha terminou e agora odesenvolvimento deve alcançartodos os municípios do Para-ná, indistintamente. Acompa-nhado também do presidente daCompanhia de Habitação doParaná (Cohapar), Mounir Cha-owiche, o governador disse queo seu governo não será ranco-roso ou perseguidor.

Na última quarta-feira oprefeito de Mandirituba, Macha-dinho e a secretária municipalde Ação Social, Joana Rita Clau-dino Machado, estiveram visi-tando a secretária estadual daFamília e Desenvolvimento So-cial, Fernanda Richa.

Durante a conversa umadas pautas principais foi à possi-bilidade da liberação de recursospara a construção do Centro deConvivência para o Idoso e oCentro de Referência em Assis-tência Social (CRAS). A secretá-ria assumiu o compromisso emcolocar no orçamento do estadono próximo ano à construção dasobras em Mandirituba.

A secretária Fernanda Richaainda atendeu ao pedido do pre-feito Machadinho na liberação deum veículo para o Conselho Tu-telar, com o objetivo de agilizar osatendimentos com mais qualida-de e eficiência. Segundo a secre-taria estadual da Família e Desen-

volvimento Social o veículo deveser entregue aos conselheirosnas próximas semanas.

Fernanda Richa falou doseu compromisso com o mu-nicípio no objetivo de promoverpolíticas sociais que ofereçamoportunidades as famílias. "Fa-remos tudo o que for possívelpara ajudar Mandirituba". Com-pletou a secretária.

minação com os municípiosda região. Richa ainda com-

prometeu-se a dar uma aten-ção maior do estado, através

Deputado Alexandre Curi,prefeito Machadinho e o goverandor Beto Richa

Secretáriamunicipal de AçãoSocial, Joana RitaClaudino Machado,prefeitoMachadinho e secretáriaestadual daFamília eDesenvolvimentoSocial, FernandaRicha

Participaram do Dia do Desafio, na última quarta-feira ,com atividades externas, alunos de escolas municipais e apopulação geral de Mandirituba. Esta campanha mundial deincentivo à prática regular de atividades físicas em benefício dasaúde e do bem-estar é realizada por meio de ações dascomunidades. Tem como objetivo estimular a participação pormeio da sensibilização das pessoas para a prática de ativida-des físicas, e a possibilidade de transformar essa iniciativa emhábito para os outros dias do ano.

Cidades de mesmo porte (em relação ao nº. de habitan-tes) estabelecem uma competição amigável, para mobilizar omaior número de pessoas desde as 0h até as 21h, sempre naúltima quarta-feira do mês de maio. Neste ano, Mandiritubaconcorre com um município de Costa Rica.

Os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exer-citam a integração, a criatividade, a liderança e o espírito comu-nitário.

Prefeito Machadinho participou das atividades do dia

A prefeitura de Mandirituba foi representada nesta segun-da-feira (24) pelo Chefe de Gabinete, Antonio Marcos Chupel,na posse de Edison Camargo como novo chefe do EscritórioRegional de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral.

O secretário estadual do Emprego, Trabalho e PromoçãoSocial, Luiz Claudio Romanelli, assinou o termo de posse aonovo chefe do Escritório Regional de Curitiba. Romanelli enfa-tiza que cada um dos escritórios possui a função de garantirque todos os programas de governo cheguem devidamenteaté a população. "O atendimento mais próximos dos municípi-os é uma importante ferramenta para agilizar os serviços, deforma específica para cada realidade local".

O Escritório Regional de Curitiba abrange 36 cidades, ondereside quase um terço da população total do Paraná. Além dacapital, a regional é formada por municípios do Vale do Ribeira,da Região Metropolitana, do litoral do Estado e das Regiões deRio Negro e da Lapa.

Page 10: Edição 184

PINHAISUnidade de plantão para o

preventivo de câncer

Região Metropolitana de Curitibatem a menor taxa de desemprego do País

Município promove encontro com avicultoresTIJUCAS DO SUL

27 de maio a 02 de junho de 201110 - /RMC www.asemananews.com.br

A Prefeitura de Tijucas doSul promoveu na semana pas-sada um encontro com avicul-tores da região e com a empre-sa Diplomata para discutir a for-malização de uma parceria.Para isso, os avicultores queenfrentam dificuldades financei-ras, terão que se adaptar asnovas normas do órgão res-ponsável pela atividade.

Seis representantes da Di-plomata estiveram no evento,entre eles o expansionista As-sis Remus, o supervisor de Fo-mento, Silvano de Oliveira An-drade, a sanitarista FernandaBacker e os técnicos ThiagoMoreira, Josclei Straz e CelmaSantos. Eles falaram sobre asnovas exigências tecnológicasque todas as granjas devemrespeitar e também sobre asnormas técnicas da Diplomata.

"Todos os avicultores vão terque se adequar as novas nor-mas da ANVISA. Isso incluiestrutura metálica, penumbraem cor azul para tranqüilizar osfrangos, forno elétrico, cilo me-tálico, estrutura livre prémolda-da com vão livre, entre outrasexigências como o Dark, quetem que ter gerador de ener-gia", explicou o Técnico Silva-no de Oliveira Andrade.

De acordo com o que foidiscutido no encontro, o valormínimo para que o avicultorpossa adequar às granjas den-tro das normas da ANVISA eda Diplomata é de R$ 54 mil.Valor este que pode ser adquiri-do através de linhas de créditosjunto ao Banco do Brasil. Algunsprodutores temem aderir a no-vos finaciamentos referentes alotes antigos, como é o caso do

avicultor Afonso Zair Alves daCruz, de Agudos do Sul. "Émuito provável que eu possame adequar a essas novasnormas. Minha granja já estáfinanciada e para piorar aindamais a situação estou com elaparada há um ano. Não temcomo eu fazer mais um financi-amento e ainda correr outro ris-co", comentou o avicultor.

O Secretário de Agricul-tura de Tijucas do Sul, MárcioMoraes, que intermediou a re-alização do encontro, foi bemclaro e afirmou: "Quem não seadequar terá que abandonar aatividade". Ele conversou comvários avicultores e disse estarconfiante que a maioria irá pro-curar meios para respeitar asnovas normas. "Conversei comgrande parte dos avicultoresque participaram do encontro e

muitos me falaram que irão seadequar para não terem queabandonar a atividade. É o úni-co jeito", salientou Márcio.

O técnico da Diplomata Thi-ago Moreira afirma que os avi-cultores interessados irão entrarem contato com a indústria paramarcar uma supervisão técni-ca. Em seguida um profissionalfará uma visita para realizar umestudo. Feito isso o produtordeve procurar o Banco do Bra-sil com a perícia técnica já reali-zada para requisitar o financia-mento. "Vamos visitar as gran-jas e ver o que precisa e o quenão precisa. Todas as normasdevem ser respeitadas. Após oestudo o produtor requisitará ofinanciamento para adequar suaestrutura de acordo com as re-gulamentações da ANVISA e daDiplomata", destaca o técnico.

A taxa de desempregona Região Metropolitana deCuritiba (RMC) foi de 3,7%da População Economica-mente Ativa (PEA) em abrilde 2011, a menor para o mêsda série histórica. É tambéma menor do Brasil. A médianacional - que é formada pe-las taxas de seis regiõesmetropolitanas (Recife, Sal-vador, Belo Horizonte, Rio deJaneiro, São Paulo e PortoAlegre) e, portanto, não levaem conta a taxa da RMC - foide 6,4%, também a menor jáapurada em um mês de abrildesde o começo da novasérie, em 2002.

A taxa de desemprego écalculada a partir da PesquisaMensal de Emprego (PME),fruto de convênio entre o Institu-to Paranaense de Desenvolvi-mento Econômico e Social(Ipardes) e o Instituto Brasileiro

de Geografia e Estatística(IBGE).

A taxa de 3,7% apurada naRegião Metropolitana de Curiti-ba é bem menor que a de abrilde 2010 (5%) e inferior tambémà de março deste ano (3,8%).No País, o índice foi de 7,3%em abril de 2010 e de 6,5% emmarço de 2011.

O rendimento médio real(com o desconto da inflação) dopessoal ocupado em abril foi deR$ 1.606,60 na RMC - 0,2%acima do registrado em abril de2010 e 5,7% abaixo do verifica-

do em março de 2011. É o ter-ceiro maior valor do País, atrásdas regiões metropolitanas deSão Paulo e do Rio de Janeiro,e 4,3% superior à média nacio-nal. No Brasil, os rendimentosatingiram R$ 1.540,00 em abrilde 2011, com incremento de1,9% em relação a abril de2010, apesar do declínio de1,8% frente a março de 2011.

Economia aquecidaPara o diretor-presidente

do Ipardes, o economista Gil-mar Mendes Lourenço, os nú-meros mostram que as medi-

das de restrição monetária ado-tadas pelo governo (como altados juros e contenção do crédi-to) ainda não resultaram emdesaceleração da economia.Ele lembra também que as re-duções no orçamento fiscal daUnião concentraram-se nosrestos a pagar, deixando de ladoos gastos com os projetos doPrograma de Aceleração doCrescimento (PAC).

Lourenço acredita que omercado de trabalho perderáfôlego no segundo semestre."Isso pode acontecer em razãodos prováveis efeitos da restri-ção ao crédito em um cenáriode elevação do nível de endivi-damento das famílias e de acen-tuada diferença entre as taxasde desemprego nas distintasregiões, experimentando o picode 10,2% em Salvador e pisosde 4,6% em Porto Alegre e3,7% em Curitiba", analisa.

Exame em Pinhais pode ser feito na unidade desaúde Perneta. O município conta com 29.763

mulheres, entre 25 a 49 anos, onde predomina ummaior índice de mulher com câncer ginecológico

Com o objetivo de incentivar as mulheres que trabalhamdurante o dia a realizarem o exame preventivo de CâncerGinecológico, a Secretaria de Saúde de Pinhais estará reali-zando plantões de atendimentos na cidade. Neste sábado (28),a Unidade de Saúde do Emiliano Perneta estará funcionandoaté às 21 horas, exatamente para atender as mulheres.

O câncer ginecológico apresenta um alto índice de morbi-mortalidade no Brasil, representando grave problema de saúdepública, apesar das campanhas informativas e da maior partici-pação das mulheres na sociedade em busca da cidadania.

Hoje o Município de Pinhais tem uma população de 29.763mulheres na faixa etária de 25 à 49 anos, onde predomina ummaior índice de mulheres com câncer ginecológico.

Para fazer seu exame vá até a unidade de saúde Perneta,portando apenas a Carteira de Identidade.

Informação e agilidade nagestão credenciam Pinhaiscomo "Cidade Inovadora"

O sistema Educ, que gerencia os dados educacionais dePinhais, foi apresentado, no último dia 19 na Conferência Inter-nacional de Cidades Inovadoras, que aconteceu em Curitiba.O município recebeu o convite para participar do maior eventointernacional sobre planejamento urbano, devido aos progres-sos na utilização do sistema DevInfo, da ONU, que prestaauxílio aos países sub desenvolvidos no controle do anda-mento dos objetivos do milênio. Adaptada para Pinhais, a fer-ramenta visa o planejamento e análises de desenvolvimentoterritorial e serviços prestados na cidade.

A conferência serviu como palco de debate de como asnovas tecnologias, as inovações e as articulações entre expe-riências de diferentes regiões do mundo podem ser positivaspara o progresso das cidades. O objetivo é estimular a trans-formação de ambientes urbanos em espaços propícios à ino-vação, à criatividade e à criação de empresas e negóciossustentáveis por meio de um conjunto de ações e soluções.

Taxa dedesempregona RMC emabril foi amenor doBrasil

Page 11: Edição 184

BRAVA 2001 2.0, cinza,completa, alarme, excelen-te estado. Confira. Fone:3608- 1000 Rotta 8 veículos.

PALIO 2007 fire, prata,ar quente e desembaçador.Financia sem estrada até60X. Confira. Fone: 3608-1000 Rotta 8 veículos.

PALIO 2010 economy,preto, ar quente e desemba-çador. Estado de 0KM. Fi-nancia até 60X sem entra-da. Fone: 3608- 1000 Rotta8 veículos.

PALIO ELX, 2000, 4 pts,dir hidr, vidros/travas arqte, limp/des rodas de liga,cd player, ótimo estado. Àvista ou 60X R$ 449,00.Aceita troca. Tel: 3349-8200/ 3227-3737 / 7817-2669www.autosportveiculos2.com.br

PALIO Fire Economy(celebr.6), 1.0, 4p, 2010,completo. R$ 27.900,00 -Fone: 3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

PALIO fire, 2007/2008,branco, 4 portas, direçãohidráulica, ar condiciona-do, ar quente, limpador edesembaçador traseiro, vi-dros elétricos e travas elé-tricas. Sem entrada 60X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

PALIO Weekend 1.5,1998, com vidros e travaselétricas, rodas de liga levear quente, ótimo estado. Àvista ou R$ 900,00 de entra-da + R$ 469,00 p/ mês. Acei-ta troca. Tel: 3349-8200 /3227-3737 / 7817-2669www.autosportveiculos2.com.br

PALIO weekend adven-ture 1.8, branca, completa,flex mais kit gas. Excelenteestado. Financia até 60Xsem entrada. Fone: 3608-1000 Rotta 8 veículos.

PREMIO CSJ, 1.6, IE,1994, 4 pts, vidros/travas,ar qte, des tras, rodas deliga, cd player, ótimo esta-do. À vista ou R$ 500,0048X R$ 345,00. Aceita tro-ca. Tel: 349-8200 / 3227-

3737 / 7817-2669.www.autosportveiculos2.com.br

SIENA 2005, cinza, dire-ção hidráulica, vidros elé-tricos, ar quente, desemba-çador, baixa kilometragem.Financia até 60X sem entra-da. Fone: 3608- 1000 Rotta8 veículos.

TEMPRA IE, 2.0, 8v,1996, 4 portas, completo,ótimo estado. R$ 8.500,00 -Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

TEMPRA ouro, 1996, 4portas, cinza, completo +couro, excelente estado. R$9.000,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

Tipo 1.6, 96/97, bordo,dh, vidros elétricos, te, ldt,rodas de liga leve, banco decouro. Entrada + 48X. Fone:3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br.

UNO 2005, azul, alar-me, ar quente, desembaça-dor e limpador. Financia-mos até 60X sem entrada.Fone: 3608- 1000 Rotta 8veículos.

UNO CS IE, vermelho,1.5, álcool, 4P. R$ 9.900,00- Fone: 3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

UNO eletronic verde1996, vidros elétricos, arquente, desembaçador. Fi-nancia até 48X. Fone: 3608-1000 Rotta 8 veículos.

UNO ELX, 1995, 4 pts,único dono, ar qte, vidros/travas, limp/des, manual,nota fiscal, chave reserva,relíquia. À vista ou R$900,00 + R$ 398,00 p/ mês.Aceita troca. Tel: 349-8200/ 3227-3737 / 7817-2669www.autosportveiculos2.com.br

UNO fire 2007, verme-lho, baixo km em estado dezero. Financia até 60X sementrada. Fone: 3608- 1000Rotta 8 veículos.

UNO mille EX, 99/99,cinza. R$ 11.500,00 - Fone:3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

UNO Mille, Eletronic,

94/94, vermelho, som. En-trada + 48X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

UNO SX, 2003, álcool.R$ 12.500,00 - - Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

EDGE Sel 4wd, 3.5 V-6(at), 4p, 2009. R$ 20.000,00+ 23X R$ 5.080,00. Fone:3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

ESCORT Hobby, 1995, arqte, limp/des, cd player, óti-mo estado. À vista ou R$300,00 + 36 X R$ 330,00.Aceita troca +valor. Tel3349-8200 / 3227-3737 /7817-2669 -www.autosportveiculos2.com.br

ESCORT XR3, 1991, im-pecável. R$ 7.800,00 - - Fone:3604-6258 - Fazenda Auto-móveis.

FIESTA Hatch 1.6,2007,flex, prata, direção hidráu-lica, ar condicionado, de-sembaçador, limpador,alarme e trava elétrica. Fi-nancia até 60 X sem entra-da. Fone: 3608- 1000 Rotta8 veículos.

FIESTA Sedan 1.6 flex,prata, completo, ar, exce-lente estado. Financiamosaté 60X sem entrada. Fone:3608-1000 Rotta 8 veículos.

FUSION 2.3 16v (at), 4p,2008. R$ 47.900,00 - Fone:3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

KA, GL, MPI, 2P, 2005.R$ 15.900,00 - Fone: 3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

ASTRA Confort 2005,flex, prata, completo, placaA, excelente estado, finan-cia até 60X. Confira. Fone:3608- 1000 Rotta 8 veículos.

ASTRA Sedan, branco,ano 2003, álcool, 1.8, origi-nal. R$ 24.500,00. Tratarcom Mailton, fone: 3627-2215 / 9966 7085/ 3604-

CLASSIFICADOS DE LINHA NO BALCÃO DO JORNAL. Avenida Brasil, 1890 - Sobrado 01 - Eucaliptos - FRG - Próx. ao Caic.

2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br.

CELTA 2007 life, preto,ar quente, limpador e de-sembaçador. Financiamosaté 60X sem entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 veículos.

CELTA super 2004, bran-co, ar quente e desembaça-dor, excelente estado. Fi-nancia até 60X. Fone: 3608-1000 Rotta 8 veículos.

CORSA 1.4 GL, 1995, vi-dros/travas, ar qte, limp/des ótimo estado. À vista ouR$ 500,00 + 48X R$ 378,00.Aceita troca. Tel: 3349-8200/ 3227-3737 /7817-2669 -ww.autosportveiculos2.com.br

CORSA 1.8. joy, 2004/05,4 portas, azul, FLEX, ar quen-te, limpador e desembaça-dor traseiro, alarme e tra-va elétrica. Sem Entrada +60X. Fone: 3604-2428 Ria-l e .www.rialeveiculos.com.br

CORSA GL, 1.6, 98/98,cinza, trava elétrica, desem-baçador e limpador trasei-ros, rodas de liga leve, anti-furto, manual, placa A. En-trada + 60X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

IPANEMA, GL, 1994/1995, cinza, motor 1.8, te,vê, 4 portas, ldt, ar quente,rodas de liga leve + rack.Entrada + 48 x. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

KADETT GSI, 1994 , ban-cos recaro, teto solar, óti-mo estado. À vista ou R$500,00 + 48X R$ 370,00.Aceita troca + valor 349-8200 / 3227-3737 / 7817-2669 -www.autosportveiculos2.com.br

KADETT, Sport, 1997,qualquer prova, dh, rodasLL, VE, Aq., Limp. e des. tra-seiro. R$ 10.500,00 - - Fone:3604-6258 - Fazenda Auto-móveis.

MERIVA 1.8, 2003, bran-ca, completa, alarme, exce-lente estado. Financia até60X sem entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 veículos.

OMEGA 2.0 GLS, 1993,bordô, completo, ótimo es-tado. R$ 12.900,00. Finan-cio com pequena entrada.Tel: 349-8200 / 3227-3737/ 7817-2669 -www.autosportveiculos2.com.br

OPALA Comodoro. 88/89, 6 cc, motor e embreagemnovos, dh, 4 portas, rodasde liga da Mercedes. Entra-da + 48X. Fone: 3604-2428R i a l e .www.rialeveiculos.com.br

TORRO Monza SLE,1989, álcool, dh, rodas LL.Bom estado. R$ 3.500,00 -Fone: 3604-6258 - Fazenda

Automóveis.

VECTRA GL, 2.0, 1997,completo, rodas LL, verde,R$ 15.500,00 - - Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

ZAFIRA elegance 2008,completa, airbag, automá-tica, excelente estado, topde linha. Financia até 60X.Fone: 3608- 1000 Rotta 8veículos.

0KM - FOX Trend 11/11vermelho. R$ 34.900,00 -Fone: 3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

0KM - GOL 1.0 VHT, 11/11, vermelho. R$ 34.900,00- Fone: 3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

0KM - SPACEFOX 1.6 I-Mot. 10/11, vermelho. R$54.900,00 - Fone: 3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

0KM - VOYAGE 1.0, 11/11, branco. R$ 34.900,00 -Fone: 3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

BORA, 2.0mi, 4p, 2007.R$ 32.990,00 - Fone: 3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

GOL 1.0, G3, 2000/2000, vermelho, básico, ro-

27 de maio a 02 de junho de 2011 CLASSI/ - 11www.asemananews.com.br

Page 12: Edição 184

das de liga leve 15, ar quen-te, ldt, aerofólio e Black li-ght. Entrada + 60X. . Fone:3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOL 1.6 8v ,Trend, G5/nf,4p, 2009. R$ 31.900,00 -Fone: 3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

GOL 1.6 power prata,direção hidráulica, ar quen-te, desembaçador e limpa-dor, alarme. Financia até60X sem entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 veículos.

GOL 2P 2005, prata, arquente, desembaçador elimpador, baixa kilometra-gem. Financia até 60X sementrada. Fone: 3608- 1000Rotta 8 veículos.

GOL CL, 1.6, 1989. R$6.000,00 - - Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

GOL CL, 1.6, AP, 1988.R$ 5.500,00 - - Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL CL, 1.6, AP, 1992,prata. R$ 7.000,00 - - Fone:3604-6258 - Fazenda Auto-móveis.

GOL Power ger III,2002, 4pts, dh, ar qte, tra-vas eletr, ótimo estado. Àvista ou R$ 1.000,00 + R$550,00 p/ mês. Aceita tro-ca. Tel: 349-8200 / 3227-3737 / 7817-2669 -www.autosportveiculos2.com.br

GOL Special, 2005. R$14.000,00 - - Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL trend 2007 verme-lho, baixa KM, excelente es-tado. Financia até 60X sementrada. Fone: 3608- 1000Rotta 8 veículos.

GOL Trend, vermelho,2008/2009, dh, motor 1.0,8 válvulas, ar condiciona-do, vidros elétricos, travaselétricas, rodas de ligaleve, alarme, aerofólio tra-seiro. Entrada + 60 vezes.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br.

GOL, 1996, prata metá-lico, 4 pneus novos, arquente, alarme, desemba-çador e limpador trasei-ro, ótimo estado. À vistaou R$ 900,00 + 48x de R$369,00. Tel: 349-8200 /3227-3737 / 7817-2669www.autosportveiculos2.com.br

GOLF 2.0 Glx, 1996,bordo, gasolina, vidros etravas elétricos, teto so-lar, dh, ar, rodas de ligaleve,aro 17, desemb. tra-seiro. Entrada em 48X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOLF GL 1.8 MI, 4 por-tas, branco, 1997/1997,completo, alarme, ar con-dicionado, ar quente, de-sembaçador e limpadortraseiro, rodas de ligaleve, direção hidráulica ,trio elétrico, espelho epara choques personaliza-dos. Entrada + 60X. Fone:3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOLF GL, 1995, 4 pts,dir hidr, vidros/travas, arqte, limp/des banco de cou-ro, ótimo estado. À vista ouR$ 800,00 + 48X R$ 448,00.Aceita troca. Tel: 349-8200/ 3227-3737 / 7817-2669www.autosportveiculos2.com.br

PARATI 1.0, prata, 2000.R$ 14.900,00 - Fone: 3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

PARATI CL, 1.8, 1994,bordo, rodas LL, qualquerprova. R$ 10.000,00 - Fone:3604-6258 - Fazenda Auto-móveis.

PARATI CL, 1.8., 1994/1994, gasolina, toda revisa-da. Entrada + 48X. Fone:3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

PASSAT , 2.0., 1999,turbo, gasolina, prata, ro-das de 17, dh, vidros e tra-vas elétricas, ar digital,bancos em couro, cambiotip tronic. Entrada + 48X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

POLO hatch 2003, ama-relo, completo, freios ABS,airbag, ar digital. Financi-amos até 60X sem entrada.Fone: 3608- 1000 Rotta 8veículos.

QUANTUM Evidence,1996, completa, azul, 4 por-tas, rodas LL. R$ 9.500,00 - -Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

VENDO troco Quantum,1996, único dono, cinza,baixa quilometragem, trioelétrico, documentos ok.Fone 3627-1869 / 9686-9656

VOYAGE CL, 1.6, AP,1994, álcool, prata, rodasLL, baixa Km. R$ 11.500,00 -- Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

VOYAGE CL, 1.6, AP,1994, bordo, baixa Km, im-pecável. R$ 10.500,00 - -Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

306 soleil, 2000/2001,verde, complete, dh, ve, te,rodas 17, bancos em couro,farol de milha, ldt, Entrada+ 60X. Fone: 3604-2428 Ri-a l e .www.rialeveiculos.com.br

307 20S, A Feline, 07/08,cinza. R$ 36.900,00 - Fone:3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

307 presence back flex,2008, completo. R$35.900,00 - Fone: 3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

A160, 01/02, preta. R$16.900,00 - Fone: 3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

A3, 1.6, 2001, verme-lho, 4 portas, aro 17, pneus

novos, qualquer prova, im-pecável. R$ 30.000,00 - -Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

A3, 1.6, MI, 200/2000,prata, completo, 4 por-tas, dh, vte, ldt, ar digi-tal , som original commagazine, rodas de ligaleve. Entrada + 60X. Fone:3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br.

ALFA ROMEO, 1994/1995, 164, 3.0, v6, comple-to sem ar, azul, rodas deliga leve. Entrada + 60X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br.

C180, HÁ 18W, 97/98,preta. R$ 22.900,00 - Fone:3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

CITROEN C3, GLX, 1.4,flex, 08/08, preto. R$29.900,00 - Fone: 3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

COROLLA XEI, 99/99,prata. R$ 17.900,00 - Fone:3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

COROLLA, XEI, 2008. R$39.900,00 - Fone: 3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

MITSUBISHI Eclipse Gt3.8-mt, V-6, 24v, 2p, 2007. R$95.900,00 - Fone: 3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

PEUGEOT 307, SD, 20S,

S Feline, 06/07, pre. R$33.900,00 - Fone: 3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

PEUGEOT Presence, Sw206, 8 V, motor 1.4, FLEX,2007/2008, dh, ve, limp. des.trás., rodas de liga leve, pra-ta, completo, sem entrada +60X. Fone: 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

CARRETA/reboque,1999, um eixo, documentos

Ok. À vista R$ 3.000,00 oufinanciamos. RP Auto Cen-ter. Tel 7813-9317, tratarcom Valter.

F-350, 1976, motorMWM, carroceria, ótimoestado. Preço a combinar -- Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

BLAZER DLX, 4.3, 1998,completa + couro + kit gás,automática. R$ 23.000,00 -- Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

BLAZER, 1998, diesel,completa, verde met., 4pneus novos, ótimo estado.R$ 28.900,00. Aceita troca.Tel: 349-8200 / 3227-3737/ 7817-2669 -www.autosportveiculos2.com.br

DOBLO, Adv.locker, Hsd,1.8, 8v, 5p, 2010. R$59.900,00 - Fone: 3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

NISSAN X-terra Se, 4x4,Blaz. 2.8 Tdi, 4p, 2006. R$63.900,00 - Fone: 3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

RANGER, 1998/1999,cinza, cabine dupla, comGNV, dh, ar condicionado et.e. Entrada + 60X. Fone:3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

S-10 De Luxe, 1997 - 2.2,gas, bordo, dh. R$ 14.500,00- - Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

SILVERADO, 4.1, 1997/

Motor paraautomóvel váriasmarcas, a partir deR$ 1.000,00, com

garantia de 3 mesese km livre. AutoPeças Nações.

Fone: 3627-5218

EXCELENTE quadracontendo 24 lotes em fren-te a BR 116 com8.640,00m², ótima áreapara quem procura inves-tir na cidade - CRECI 16.499- Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br- JJA IMÓVEIS

EXCELENTE casa aver-bada com 3 quartos, sala,cozinha, banheiro e gara-gem, localizada na Rua No-gueira - Sidom - R$130.000,00 - CRECI 16.499- Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br- JJA IMÓVEIS

ÁREA localizada noBairro Sidom, contendo7.000,00m², própria paraconstrução de condominio- CRECI 16.499 - Fone:3608-0347 -

27 de maio a 02 de junho de 201112 - /CLASSI www.asemananews.com.br

1998, prata, completa, me-nos ar condicionado, placaA, diesel, pneus novos. Àvista R$ 32.900,00 ou finan-ciamos. Fone: 3604-2428R i a l e .www.rialeveiculos.com.br

BIZ 125, 2007, verme-

lha. R$ 3.300,00 - - Fone:3604-6258 - Fazenda Auto-móveis.

FAZER YS 250, 08/08,vermelha. R$ 7.500,00 -Fone: 3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

IBR 125, 2006/2007,verde, toda revisada, pneusnovos. À Vista ou financia-da. Tel: 3627-2855 - IdealMoto Peças.

NEO, 2008, azul. R$3.900,00 - Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

YBR 125 K, 07/08 preta.R$ 2.500,00 - Fone: 3255-1213 Usedcar.www.usedcar.com.br

YBR, 2006, prata. R$3.300,00 - Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

Page 13: Edição 184

27 de maio a 02 de junho de 2011 CLASSI/ - 13www.asemananews.com.br

Page 14: Edição 184

www.imobiliariajja.com.br- JJA IMÓVEIS

EXCELENTE residênciacontendo 300m² e terrenoamplo com 3.313m² locali-zado na Avenida Portugal -Condominio dos Nobres -em frente ao loteamentoPalmeiras - R$ 450.000,00- CRECI 16.499 - Fone:3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br- JJA IMÓVEIS

TERRENO contendo552,00m² com 3 residênci-as em alvenaria, localizadona Rua Mangueira, 192 - R$170.000,00 - CRECI 16.499- Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br- JJA IMÓVEIS

SANTA TEREZINHA-Área de 3.600,00m2,(residencial/comercial)em uma região nobre, comasfalto, calçada, já com es-tudo de fraçõesR$380.000,00 – IMOBILIÁ-RIA PANAKOL LTDA - CRE-CI- 1564-J FONE: 3627-1002 – 8417-7720 -www.panakol.com.br

GRALHA AZUL - Casascom 52,00m2, 02 dormito-rios, sala,coz + dep exce-lente localização, pequenaentrada, utilize seu FGTS -PLANO MINHA CASA MI-NHA VIDA - Casas a partirde R$85.000,00. IMOBILI-ARIA PANAKOL LTDA - CRE-CI-1564-J - Fone: 3627-1002- www.panakol.com.br-

RESIDENCIAL GRALHAAZUL - Casa com 50 m², 2dorm., sala, coz, bwc, áreade serviço e garagem, próx.Supermercados Boza. Uti-lize se FGTS-PLANO MINHACASA MINHA VIDA. Casasa partir de R$90.000,00.Imobiliária Panakol LTDA -CRECI 1564-J- FONE: 3627-1002 -www.panakol.com.br

NAÇÕES - RESIDENCI-AL NOVA ERA - Casa com50,00,00m2, 02 dormitori-os, sala,coz + área de servi-ço externa, BWC, excelen-te localização. Pequena en-trada, utilize seu FGTS -PLANO MINHA CASA MI-NHA VIDA - R$90.000,00.IMOBILIARIA PANAKOLLTDA - CRECI-1564-J - Fone:3627-1002 -www.panakol.com.br-

SANTA TEREZINHA -RESIDENCIAL TALINE - Ca-sas com 63,00,00m2, comlaje, 03 dormitorios,sala,coz + área de serviçoexterna excelente localiza-ção, asfalto, colegio, utili-ze seu FGTS - PLANO MI-NHA CASA MINHA VIDA -R$110.000,00 IMOBILIA-RIA PANAKOL LTDA - CRE-CI-1564-J - Fone: 3627-1002- www.panakol.com.br-

FAZENDA RIO GRAN-DE - Vendo terreno de es-quina 12X23, com casa de5 peças, mais ponto de co-mercio medindo 15metros

quadrados, aceito troca porimovel em FRG e Curitiba.Fone: 9610-3485.

MMD INCORP. E PAR-TICIPAÇÕES LTDA, CRECIJ 0158, convida você cli-ente em situação deinadimplência ref. ao lotesituado no Jd. Santarém Ie Santarém II, a compa-recer em nosso escritóriosito a rua Jacarandá, 208,sl 04, para tratarmos so-bre a regularização domesmo. Não ponha emrisco o seu patrimônio.Tel: 3627-2037 ligue paraagendar um horário.

CASAS EM ALVENARIA- 03 Quartos - 55,00m2 -

Bairro IGUAÇÚ - "AVERBA-DA", próximo a RAIA e óti-mo espaço de terreno nosfundos. R$ 108.000,00 Qui-tada ou Ent. + Financ. CAI-XA (Use seu FGTS). IMÓ-VEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA- 02 Quartos - 48,00m2 -Bairro ESTADOS - "AVER-BADA", próximo a BR 116,linhas de ônibus, Supermer-cado. R$ 85.000,00 Quita-da ou Ent. + Financ. CAIXA(Use seu FGTS). IMÓVEISCONSULT - 3604-7878 /9986-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENA-RIA, com laje - 02 Quartos -46,00m2 - Bairro SANTATEREZINHA - "AVERBA-DAS", próximo ao PostoMIME e Colégio CUNHA PE-REIRA. R$ 97.000,00 Qui-tada ou Ent. + Financ. CAI-XA (Use seu FGTS). "MINHACASA, MINHA VIDA". IMÓ-VEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA- 02 Quartos, - á partir de40,00m2 - Bairro JD CANAÃ- "AVERBADAS", COM LAJE,ótimo acabamento, próxi-mo ao CONDOR, a poucosmetros da BR. Á partir de

27 de maio a 02 de junho de 201114 - /CLASSI www.asemananews.com.br

Page 15: Edição 184

Interessados comparecerna Agência do Trabalhadorde FRG - Rua Cedro, 343 das

8h as 12h - 13h as 17hmunidos de documentos

Vagas MasculinoAJUDANTE DE MOTORISTAASSISTENTE DE VENDASATENDENTE DE MONITORAMENTOAUXILIAR DE DEPÓSITOAUXILIAR DE ELETRICISTAAUXILIAR DE ESCRITÓRIOAUXILIAR DE ESTOQUEAUXILIAR DE ESTOQUEAUXILIAR DE PRODUÇÃOAUXILIAR DE PRODUÇÃOAUXILIAR DE PRODUÇÃOAUXILIAR DE PRODUÇÃOCALDEIREIRO (CHAPAS DE FERROE AÇO)CARPINTEIROCARPINTEIROCOFERENTE DE CARGA EDESCARGACOLETOR DE LIXO

R$ 100.000,00 Quitada ouEnt. + Financ. CAIXA (Useseu FGTS). "MINHA CASA,MINHA VIDA". IMÓVEISCONSULT - 3604-7878 /9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA- 02 Quartos - 46,00m2 -Bairro GRALHA AZUL (Jar-dim Palmeira) - "AVERBA-DA". R$ 85.000,00 Quita-da ou Ent. + Financ. CAIXA(Use seu FGTS). "MINHACASA, MINHA VIDA". IMÓ-VEIS CONSULT - 3604-7878/ 9986-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA- 02 Quartos, imóvel de ES-QUINA - 51,00m2 - BairroIGUAÇÚ - "AVERBADA",próximo ao SUPERMERCA-DO ASSIS. Á partir de R$96.000,00 Quitada ou Ent.+ Financ. CAIXA (Use seuFGTS). "MINHA CASA, MI-NHA VIDA". IMÓVEIS CON-

SULT - 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA

Acidente de TrabalhoVocê pode ter direito a uma indenização.

Nos procure: (41) 3264-1100

Atenção Maior de 65 anosSe você ainda não se aposentou

(Mesmo sem contribuição)Nos procure: (41) 3022-4503

ATENÇÃOQuem recebe ou recebeu Auxílio Doença do

INSS pode ter dinheiro a receber.Nos procure: (41) 3022-4503

Vendo PanificadoraCompleta. Aceito troca. In-teressados entrar em con-tato nos telefones: (41)8848-8275 / 8848/9299.

27 de maio a 02 de junho de 2011 CLASSI/ - 15www.asemananews.com.br

Vendo casa de campo: Triplex em condomínio fechado,tendo 4 quartos sendo uma suíte mais1 banheiro social e 2lavabo, ampla cozinha e área de serviço com armários embu-tidos Delano e azulejado ate o teto, sala para três ambientes,duas sacadas, garagem para quatro carros, churrasqueira,todo em esquadrias de alumínio e vidro Blindex 8mm “fume”.

O condomínio esta localizado na colônia Lima em Mandi-rituba a 4 Km da BR 116.

Área de lazer: Parque infantil, Churrasqueira coletiva paramais de cem pessoas, salão de festa, piscina, 4 tanques depesca, arvores frutíferas, água mineral.

Taxas: IPTU isento,taxa de água isento, Copel individual etaxa de condomínio R$ 55,00 mensal...

Tratar direto com proprietário tel: (41) 3608-0989 ou9946-9630 com Alex

- 02 Quartos - 51,00m2 -Bairro NAÇÕES - "AVERBA-DA", próximo ao Supermer-cado BOZA. R$ 93.000,00Quitada ou Ent. + Financ.CAIXA (Use seu FGTS). "MI-NHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9686-4699 Creci1 3 . 3 6 3www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA- 02 e 03 Quartos - á partirde 43,00m2 - Bairro GRA-LHA AZUL - "AVERBADAS",Av. Albatroz, ônibus nafrente. Á partir de R$80.000,00 Quitadas, ES-QUINA p/ R$ 99.000,00Quitada ou Ent. + Financ.CAIXA (Use seu FGTS). "MI-NHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9686-4699 Creci1 3 . 3 6 3www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA- 02 Quartos - 45,00m2 -Bairro SANTA TEREZINHA -"AVERBADAS", próximo aoPosto MIME e Colégio CU-NHA PEREIRA. R$88.000,00 Quitada ou Ent.+ Financ. CAIXA (Use seuFGTS). "MINHA CASA, MI-NHA VIDA". IMÓVEIS CON-SULT - 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CENTRO/EUCALIPTOS- FAZENDA RIO GRANDElinda casa 2qts, averbada,condom. fechado sem taxa,semi-nova, estacionamen-

ELETRICISTAFRESADORFUNILEIROGERENTE DE OPERAÇÕES ETRANSPORTEJATEADOR DE GRANALHA DE AÇOLIDER DE PRODUÇÃOMAÇARIQUEIROMARCENEIROMECÂNICO DE MANUTENÇÃOMECÂNICO MONTADORMONTADOR DE ESTRUTURASMETÁLICASMOTOR DE CAMINHÃO – HAB – CMOTOR DE CAMINHÃO – HAB – CMOTORISTA CAMINHÃO TOCO – C/DMOTOR CARRETEIRO – HAB – EMOTORISTA DE CAMINHÃO –CARTEIRA C OU DOPERADOR DE EMPILHADEIRAOPERADOR DE SUPORTE TÉCNICO(TELEMARKETING)PADEIROPEDREIROPEDREIROPEDREIROPEDREIROPEDREIROPEDREIRO AZULEJISTAPINTOR INDUSTRIALPINTOR INDUSTRIALPIZZAIOLOPIZZAIOLOPORTEIRO INDUSTRIALSERRALHEIRO INDUSTRIALSERRALHEIRO MONTADORSERVENTE DE PEDREIROSERVENTE DE PEDREIROSOLDADOR MIGSOLDADOR MIGTORNEIRO MECÂNICO

VENDEDOR INTERNOVENDEDOR INTERNOVIGIAVISTORIADOR DE SINISTROS

Vagas FemininoAJUDANTE DE COZINHAAJUDANTE DE COZINHAAJUDANTE DE LIMPEZAAUXILIAR DE ESTOQUECAIXACOSTUREIRAGARÇOMVENDEDOR INTERNO

IndiferenteCAIXAAJUDANTE DE COZINHAAJUDANTE DE COZINHAAUXILIAR ADMINISTRATIVOAUXILIAR ADMINISTRATIVOAUXILIAR DE PRODUÇÃOCABELEIREIRA (O)CAIXACONFERENTE DE CARGA EDESCARGACOSTUREIRACOZINHEIRO EM GERALINSTRUTOR DE AUTO-ESCOLAHABILITAÇÃO (A & B)MANICUREOPERADOR DE TELEMARKETINGRASTREADOR VIA SATÉLIETECNICO EM PROGRAMAÇÃO DECOMPUTADORESVENDEDOR INTERNOVIDRACEIRO

to, rua tranqüila, asfaltada,ótimo p/ investir. Financia.R$75mil. 3248-3030www.varnierimoveis.com.brc15442.

Aluga Sala, Sobreloja,70m², Nova, Sala Comerci-al, Avenida Brasil, 2532 –Fazenda Rio Grande - Fone:8825-0009 (Proprietário)

Page 16: Edição 184

Ultrapassagem perigosacausa duas mortes e seisferidos em Areia Branca

Operação Vida com saldo positivo em FRG

27 de maio a 02 de junho de 201116 - /SEGURANÇA www.asemananews.com.br

Câmeras flagram caminhão que fugiu apóscausar colisão que matou casal de Mandirituba

Operação da PM foiconsiderada positiva pela comunidade

A Polícia Militar do Paranáapresentou o resultado da megaoperação realizada no último dia19 em Fazenda Rio Grande.Denominada Vida, a ação co-meçou perto das 17 horas e seestendeu até perto das 3 horasda manhã. Foram abordadas1.107 pessoas, 208 veículos e50 bares.

Quatro pessoas forampresas - uma por furto qualifica-do, outra por portar objeto defurto, a terceira por corrupçãoativa e embriaguez ao volante ea última por dirigir sem a cartei-ra nacional de habilitação - e ummenor apreendido.

Outro homem foi preso aooferecer R$ 100 para a equipe

policial. "O principal resultado daoperação é a prevenção doscrimes, principalmente os co-metidos contra a vida. Só a pre-sença dos policiais já inibe qual-quer má intenção", garante o

subcomandante-geral da PM ecoordenador da operação, co-ronel Julio Ozga Nóbrega.

As equipes trabalharamem diversos bairros e setoresque costumam apresentar mai-

or número de ocorrências poli-ciais, realizando ações comopinçamento, abordagens, blo-queios, batida policial e satura-ção, entre outras. Foram elei-tos 10 setores da cidade paraserem visitados simultanea-mente por equipes determina-das previamente. Durante aoperação foram realizados doisflagrantes e três termos circuns-tanciados. Houve a apreensãode 10 objetos ( documentos deidentidade, chaves michas,malas, celulares, cartão de ban-co e aproximadamente R$ 450)e 19 veículos. Os policiais doBPTran emitiram 82 autos deinfração, a maioria deles por fal-ta de licenciamento.

Wilson momentos antes deser ouvido na delegacia de Fazenda Rio Grande

Imagens do circuito inter-no de segurança de uma em-presa próxima da BR-116 aju-daram a equipe da delegacia deFazenda Rio Grande a encon-trar o motorista do caminhãoenvolvido no acidente que cau-sou a morte do ex-secretário deTransportes de Mandirituba eda esposa dele, na tarde de 16de maio, no quilômetro 124 darodovia, perto da ponte do RioIguaçu. Cícero Pedro Teixeira,78 anos, e a esposa, Rosi Pi-res da Silva Teixeira, 60, trafe-gavam no Gol CYL-8958, quan-do o caminhão-baú Scania ver-melho, bateu na traseira do au-tomóvel, jogando-o para a ou-tra pista. Um Mercedes-Benz

azul, que ia no sentido contrá-rio, atingiu o Gol. O casal mor-reu na hora.

O condutor do caminhão-baú fugiu sem prestar socorroàs vítimas. As imagens identifi-caram a placa IKE-0886, daempresa Veneto Transportes.O motorista, que mora em Ca-xias do Sul (RS), foi intimado ese apresentou na delegacia natarde da última segunda-feira.Wilson Posso da Silva, 53anos, informou para a políciaque não viu o acidente e nãopercebeu nenhum contato en-tre o caminhão e o Gol. Ele foiautuado por homicídio culposoe responderá pelo crime em li-berdade.

Familiares de vítimas deacidentes na BR-116, chama-da de Rodovia da Morte, agen-daram para o dia 10 de junho, ofechamento da rodovia, no tre-vo principal de Mandirituba. Omotivo são os constantes atro-pelamentos e acidentes queacontecem no trecho entre Cu-ritiba e Rio Negro.

O manifesto está sendo co-ordenado por Rosilene Weber,mãe da jovem Débora, que mor-reu nas primeiras horas do dia 8de maio. "Chega de mortes. Que-remos que providências sejamtomadas pela empresa conces-sionária, pois do jeito que está nãopode ficar. Afinal, a cada semana,

Manifesto "Gritopela Vida" pretende

fechar a BR-116famílias choram a morte de entesqueridos", comentou Rosinele,que nos últimos dias percorreucidades da região fazendo convi-tes para que todos participem domanifesto, que acontecerá a par-tir das 9 horas.

O manifesto tem aval dafamília Teixeira, que perdeu ospais Cícero e Rosi na tarde dodia 16 último. "Estamos cansa-dos de assistir acidentes terri-velmente trágicos na rodovia ea empresa que cobra o pedá-gio nada faz", comentou Fer-nando Teixeira. "Não é justo quevidas continuem sendo ceifadaspela falta de compromisso daOHL. Não serei conivente e nem

é justo que os moradores dascidades cortadas pela rodoviatenham que viver sob a amea-ça de sofrer um acidente a qual-quer momento", comentou Ro-silene, que na quarta-feira este-ve na Câmara de Fazenda RioGrande, apelando para que osvereadores participem do mo-vimento. "Minha filha não vaivoltar, mas devemos realizareste protesto, como forma desensibilizar a empresa a pro-

Muitas mortes na rodovia BR-116 ao longo dos últimos anos

mover a duplicação da rodovia.Se isso acontecer, com certe-za, vamos evitar tragédias napista", apela a mãe.

O fechamento da rodoviaestá previsto para as 9 horas,com a celebração de missapelo Padre João Maria Stech."As famílias que perderam en-tes pela violência do trânsito naBR-116, que tragam uma cruzpara colocar na margem da ro-dovia", convida Rosilene.

Duas pessoas morreram e outras seis ficaram grave-mente feridas em um acidente, na noite deste domingo (22), naPR 419, altura do quilômetro 10, na localidade de Areia Brancados Assis (Mandirituba), no trecho que faz ligação com Agu-dos do Sul a Mandirutuba. As vítimas fatais estavam em umMonza, com placa DLA-4950, de São Bento do Sul.

Ao tentar ultrapassar um ônibus, em lugar proibido, oMonza, que seguia na pista sentido Mandirituba, bateu de fren-te contra o Fiat Doblô, placa ACJ-3113, de Piên, guiado por JairJonas Letki, que veio a capotar. Os dois ocupantes do Monza,o motorista Valdir Ferreira, 50 anos o passageiro Jo ElizeuGeraldo, 34 anos, morreram na hora.

O motorista do ônibus que estava sendo ultrapassadopelo Monza, Silvio Barreto, atribuiu a imprudência como cau-sa das duas mortes: "O Monza estava em alta velocidade eentrou ultrapassando o ônibus que eu estava dirigindo e bateude frente com o Doblô. Acho que quando ele foi ultrapassar, eleapagou a luz. É muita imprudência ultrapassar em um lugardesses, com faixa contínua e sem ter visão de nada, sendoque tem tanto lugar pra ultrapassar. Essa rodovia é perigosa,pois não tem acostamento", relatou Silvio. As vítimas da Doblôforam identificadas pela Polícia Rodoviária Estadual como sen-do Jair Jonas Letki, de 39 anos, Julio Taschek, 32 anos, IvoPedro de 49 anos, Angela Cristina Wosnyletki e os menores E.L. de 10 anos e O.A.L de apenas 3 anos.

Protesto pede agilidade na prisãodos responsáveis pela morte de

ambientalista de PiraquaraAmigos e familiares do ambientalista Jorge Grando, as-

sassinado no último dia 23 de abril, em Piraquara, na RegiãoMetropolitana de Curitiba, realizaram nesta quinta-feira (26), naBoca Maldita, no centro da capital, um ato em homenagem aGrando.

Diversas lideranças do movimento ambiental como o de-putado estadual Rasca Rodrigues (PV), índios da aldeia Ara-çaí, de Piraquara, fundada por ele e familiares das outras qua-tro vítimas da chacina participaram do encontro.

"Esse encontro não é um ato de protesto, mas um ato quepretende lembrar essa data importante para todos nós e tristepela perda dele. Não foi uma perda para o Paraná ou para oBrasil, é uma perda para humanidade. Um dia a naturezacobra", explicou a organizadora do ato, Marília Lucca, afilhadade Grando. No total, mais de cem pessoas participaram damanifestação, além dos transeuntes que passavam pelo local.

O que mais chamou a atenção das pessoas foram àsmúsicas indígenas tocadas por crianças da aldeia no decorrerdo ato. Com mais de 30 anos de militância na área ambiental,Jorge Grando era membro do Conselho Gestor dos Mananci-ais da Região Metropolitana de Curitiba e foi o criador do Dia doRio, comemorado em 24 de novembro, quando sugeriu ao ex-presidente da Assembleia, Aníbal Khury, a ideia do projeto.

Rasca lembrou a importante luta do ambientalista na defe-sa das águas e dos mais humildes, considerando sua morteuma perda irreparável para o movimento ambiental.

"Foi uma perda irreparável, porque era alguém que defen-dia a água, a vida, com muita humildade. Infelizmente, até ago-ra, não tivemos um desdobramento do caso, por isso é impor-tante homenageá-lo hoje. O delegado que está conduzindo ocaso é uma pessoa muito competente e esperamos esse pro-cesso para fazer justiça", disse.

Page 17: Edição 184

Secretário e comandante da PM visitamsoldados feridos em ações policiais

27 de maio a 02 de junho de 2011 SEGURANÇA/ - 17www.asemananews.com.br

Polícia prende uma das maioresquadrilhas de assalto a bancos em Curitiba

Guardas municipais deSJP se aprimoram na

SWAT em DallasDois guardas municipais de São José dos Pinhais partici-

param por uma semana da Conferência Internacional daSWAT, no início de maio, em Dallas (EUA). A Guarda Munici-pal da cidade é a primeira do Brasil a participar da conferênciada polícia de elite norte-americana.

Os agentes Ricardo Kusch e Everson Marcos Gomesda Cunha realizaram aprimoramento em temas como pistolatática, tiro de fuzil, arrombamento tático, resgate de reféns eentradas táticas em baixa luminosidade, ministrados por polici-ais da SWAT de Dallas e San Marcos, e também visitaram odepartamento de Polícia de Dallas e de Nova York.

Nesta terça-feira (24), os guardas municipais Kusch eCunha fizeram breve homenagem ao prefeito de São Josédos Pinhais Ivan Rodrigues. “Agradecemos ao prefeito IvanRodrigues por todos os benefícios que ele tem disponibilizadoà Guarda Municipal, desde o aumento de salário até a melho-ria de condições de trabalho. Fazemos questão de mostrar aoprefeito que com essa motivação, procuramos insistentemen-te uma capacitação mais apurada em benefício do cidadãosão-joseense”, destaca o guarda municipal, Kusch.

“Estamos investindo cada vez mais em qualificação paranossos guardas. Acredito que essa é uma das principais fer-ramentas para se melhorar a segurança de qualquer cidade,pois assim como o crime evolui, as forças policiais têm queevoluir. E a melhor maneira de conseguirmos isso é acreditar-mos no potencial de cada agente e qualificá-los para que areciclagem seja um fator constante dentro da instituição”, afir-ma o prefeito Ivan Rodrigues.

SWAT em SPCinco agentes da Guarda Municipal de São José dos

Pinhais já tinham participado em 2010 do 12º curso promovidopela polícia americana, SWAT, pelo Batalhão de OperaçõesEspeciais (Bope) do Rio de Janeiro, e pelo Centro Avançadoem Técnicas de Imobilização (Cati). O curso, que teve a dura-ção de nove dias, reuniu cerca de 200 agentes de segurançade diversos países, como Portugal, Uruguai, Venezuela e ou-tros. Do Paraná, somente sete agentes participaram, sendoque cinco deles são da Guarda Municipal de São José dosPinhais.

QualificaçãoSó neste ano já foram oferecidos oito cursos de capacita-

ção aos guardas municipais de São José dos Pinhais. Dentreeles, cursos como requalificação de condutores de viaturas,defesa pessoal, uso da arma não letal taser e capacitação parapalestrantes antidrogas nas escolas.

Os agentes da Guarda Municipal Ricardo Kusch (E)e Everson Marcos Gomes da Cunha (D) entregamlembranças de Dallas ao prefeito Ivan Rodrigues

O secretário da Seguran-ça Pública, Reinaldo de Almei-da Cesar, e o comandante-ge-ral da Polícia Militar, coronelMarcos Teodoro Scheremeta,visitaram, na tarde desta quar-ta-feira (25), os policiais milita-res hospitalizados devido a aci-dentes em perseguição a sus-peitos. "O Governo do Estadoreconhece a dedicação dessessoldados, que merecem nos-so respeito, assim como toda acorporação policial", declarou osecretário.

Os soldados Roberto Fer-nando dos Santos e Alisson Si-quinelli, lotados em Palmeira,Campos Gerais, se envolveramna colisão em que três assal-tantes morreram, na noite deterça-feira (24). Na mesma noi-te, o soldado Loremar Rodri-gues Baika, de Campo Largo,ficou ferido em outro acidente emperseguição a suspeitos queestavam em uma moto. Os trêsestão internados no Hospital

Nossa Senhora do Rocio, emCampo Largo, Região Metro-politana de Curitiba, e se recu-peram bem dos ferimentos.

"A gestão da segurançapública do Estado está se hu-manizando. Temos sempre emmente que, dentro de uma farda,existe um homem ou uma mu-lher que se dedica para garantira tranquilidade da população",

afirmou Almeida Cesar. Para osecretário, a visita foi uma formade mostrar o reconhecimento dasecretaria e do governador BetoRicha pelo trabalho incessanterealizado pelas polícias Militar eCivil. A Secretaria dará o apoionecessário para a recuperaçãodos soldados e a assistênciapara suas famílias.

O comandante-geral da

Polícia Militar completou que avisita representa muito para acorporação. "A segurança pú-blica não se faz só com técnicae recursos materiais. Temosque valorizar o policial, que estádia a dia em sua função decombater o crime. Aquele quetrabalha precisa ser reconheci-do", disse o coronel Schereme-ta. "Levamos o abraço fraternoe amigo a esses policiais feri-dos em ação. Isso mostra ocarinho da secretaria pelos seusservidores".

Em suas camas de hos-pital, os policiais militares fica-ram satisfeitos com a visita. "Égratificante receber o reconhe-cimento do secretário e do co-mandante-geral. A gente sesente valorizado e incentivadoao trabalho", disse Roberto. Ostrês foram unânimes em dizerque, no início da visita, espera-vam críticas pelos danos às vi-aturas. "Mas foi o contrário",completou Baika.

O secretário da Segurança Pública, Reinaldo deAlmeida Cesar, e o comandante-geral da Polícia

Militar, coronel Marcos Teodoro Scheremeta,visitaram os policiais militares hospitalizados

Quatro suspeitos de parti-cipar de uma das maiores qua-drilhas de assaltantes de ban-cos que agiam em Curitiba eregião foram detidos por polici-ais do Centro de OperaçõesPoliciais Especiais (Cope) nes-sa semana. Eles são suspei-tos de pelo menos nove roubosa agências bancárias e a umajoalheria.

Estão presos MarcosSouza dos Anjos, 33 anos, Cri-selmo Rogério Serbelo, 34,Eloir Aschembrener, 34, e Mar-cio Fernando Soares Pereira,32 anos. A polícia ainda procu-ra Sandro Luis Cardoso, que jáfoi identificado como integrantedo grupo.

A prisão dos quatro inte-grantes aconteceu em uma ope-ração especial, na sexta-feira(20). O líder da quadrilha, Mar-cos Souza, foi preso em umaloja de carros no Uberaba, quan-do comprava um veículo, e os

outros três, no Pinheirinho. Elesestão recolhidos na carcera-gem do Cope, aguardando de-cisão judicial. Foram apreendi-dos uma pistola, um martelo,várias munições e um carrosuspeito de ser usado nos as-saltos.

Segundo o delegado doCope, Amarildo Antunes, a qua-drilha agia de modo peculiar e oassalto durava em torno de trêsminutos. "O primeiro integran-

te, usando guarda-pó de médi-co, entrava na agência para dis-trair a atenção do vigia. Em se-guida o segundo integrante daquadrilha colocava um objeto nocompartimento para metais epassava pela porta giratória.Quando ele ia pegar o objeto oterceiro integrante passava aarma pelo compartimento", ex-plica o delegado.

O bando assaltou uma jo-alheria e cometeu nove roubos

a bancos, em diversos bairrosde Curitiba, em cinco meses.De acordo com o delegado-chefe do Cope, Alexandre Ma-corin, a "quadrilha do guarda-pó" foi a que mais assaltouagências bancárias nos últimosmeses. "Eles agiam com ex-trema frieza. Todos têm acimade 30 anos e são assaltantesprofissionais", afirma o delega-do. O assalto que ocorreu em 9de fevereiro, no bairro São Braz,deixou um vigilante ferido.

"Além de agir em Curitiba,a quadrilha assaltou uma agên-cia bancária em PresidentePrudente, interior paulista. Ospoliciais reagiram, houve trocade tiros e o líder da quadrilha foibaleado, mas conseguiu fugir.O bando também agiu em San-ta Helena, interior do Paraná.Nesse crime, contra um super-mercado, um vigilante foi mor-to", informa o delegado Alexan-dre Macorin.

Suspeitos quadrilha de assalto a bancos

Tribunal do Júri julga principalacusada pela morte do menino Evandro

O 2º Tribunal do Júri deCuritiba realiza nesta sexta-fei-ra(27), o julgamento de BeatrizCordeiro Abagge. O MinistérioPúblico do Paraná, que fará aacusação, sustenta que ela e amãe, Celina Cordeiro Abagge,são responsáveis pela morte evilipêndio do cadáver do meninoEvandro Ramos Caetano, mor-to em Guaratuba, em 1992. Ojúri deve começar às 9h, no Ple-nário do 2º Tribunal do Júri dacapital (Praça Nossa Senhorada Salete, s/n, Centro Cívico).

As acusadas já foram jul-gadas em 1999, mas esse jul-gamento foi revogado pela Jus-tiça. O veredicto emitido naque-

la ocasião, em discordância daprova dos autos, foi que o cor-po encontrado desfigurado nummatagal, em Guaratuba, em 11de abril de 1992, não era deEvandro Ramos Caetano. OMP-PR recorreu e pediu umnovo julgamento, o que foi defe-rido pelo Poder Judiciário - oTribunal de Justiça do Paraná,bem como o Superior Tribunalde Justiça e o Supremo Tribu-nal Federal decidiram que a réBeatriz deveria ser submetidaa novo julgamento porque perí-cia oficial, de comparação daarcada dentária do corpo acha-do com as fichas de atendimen-to dentário de Evandro, bem

como laudo de DNA, resulta-ram positivos.

O laudo de DNA, feito combase em restos mortais extraí-dos do cadáver da criança, as-sinado por uma das maioresautoridades na área de genéti-ca, Sergio Danilo Pena, foi rea-lizado em três etapas: o primei-ro laudo preliminar atestou queo cadáver era do sexo mascu-lino, o segundo, resultante doconfronto genético entre as pe-ças extraídas do cadáver e osangue dos pais de Evandro,afirmou que o corpo era de fatodo menino. Essa circunstânciafoi confirmada no laudo final.

Celina não vai a julgamen-

to porque a lei brasileira prevêque o prazo prescricional má-ximo é de 20 anos e, quando oréu faz 70 anos, este prazo con-ta pela metade. Por isso, pas-sados mais de dez anos entrea decisão de pronúncia e novojulgamento, a punibilidade delafoi extinta.

O que vai a júriVão a júri os casos de cri-

mes contra a vida, à exceçãodos casos de homicídio culpo-so, ou seja, sem intenção dematar. Todos os demais - ho-micídio doloso, induzimento,instigação ou auxílio a suicídio,infanticídio e aborto - acabamem júri popular.

Page 18: Edição 184

ÁriesNo setor profissional, fique aler-

ta, pois os astros indicam que surgirãooportunidades de crescimento. As fi-nanças estão protegidas neste período.A dois, com diálogo conseguirá resol-ver mal-entendidos. Se está só, háchances de atrair olhares, aproveite.

TouroNeste período, mantenha a dis-

crição nos trabalhos desenvolvidos.Com os familiares, evite fazer julga-mentos, pode se precipitar. No amor,é tempo de dar um novo ânimo aorelacionamento. Se procura alguém,não mude sua personalidade paraatrair um par..

GêmeosCompartilhe suas ideias com

colegas de trabalho. É tempo de lutarpor sua privacidade entre os familia-res. No romance, partilhar sonhos como par será muito valioso. Na paquera,romance recente pode se transformarem relacionamento sério.

CâncerNo setor profissional, sua dedi-

cação aos projetos que pretende de-senvolver pode ser reconhecida porseus superiores. O clima com sua cara-metade não poderia ser melhor. Se pro-cura um par, aproveite as energias queos astros enviam a seu favor.

LeãoQuanto mais sdomínio tiver dos

conhecimentos exigidos no seu tra-balho, melhor será seu desempenho.Em família, tudo de bom. No roman-ce, valorize os pontos que vocêstêm em comum. A dois, planos alongo prazo favorecidos. Ótimo perí-odo na paquera.

VirgemOs astros indicam mudanças

no setor profissional. Encare-as comoexcelentes oportunidades de cresci-mento. Use e abuse do seu poder desedução com sua cara-metade e nãovai se arrepender. Se procura al-guém, saia mais e faça novas ami-zades

HORÓSCOPO

27 de maio a 02 de junho de 201118 - /AGENDA www.asemananews.com.br

LibraPara que surjam novas oportu-

nidades de crescimento profissional,troque ideias com pessoas mais ex-perientes. No amor, não tente imporsuas ideias ao par, isso pode atrapa-lhar o relacionamento. Na paquera,não convém permitir a interferênciade outras pessoas.

EscorpiãoNo setor profissional, estará com

tudo, vai conseguir dar conta até dastarefas mais complexas. Não convémse distrair quando o assunto é dinheiro.A dois, sair da rotina vai dar um novoar ao romance. Se está só, declarar-sepode ter ótimos resultados.

SagitárioValorize mais as suas habili-

dades na hora de desenvolver ati-vidades profissionais e pode obterdestaque. Em família, o astral é har-monioso, aproveite. A sintonia serátotal em companhia da pessoa ama-da. Na paquera, pode se envolvercom algum conhecido.

CapricórnioÉ necessário ter mais atenção

ao desenvolver tarefas cotidianas.Convém honrar suas dívidas ou pode-rá ter prejuízos financeiros. A dois, de-monstrar seu carinho é o melhor cami-nho para solidificar o relacionamento.Na conquista, cuidado com ilusões.

AquárioSua comunicação estará em

alta neste período, aproveite para di-vulgar suas ideias aos colegas nosetor profissional. No relacionamen-to estável, converse mais com o par,revele seus desejos. Na conquista,pode se tornar o centro das atençõesnesta semana.

PeixesComo sua atenção estará volta-

da para as atividades de trabalho, con-seguirá desempenhar qualquer tarefacom distinção. Cuidado com insegu-ranças desnecessárias no relaciona-mento afetivo. Quem está só pode ten-tar uma aproximação mais efetiva.

Cinderela sobe ao palco do Regina Vogue

Cinemark Shopping São JoséPadre (Dub) – Sala 1 – 15:00 – 17:05 – 19:10 – 21:35Piratas do Caribe 3D- Navegando em Águas Perigosas (Dub) –Sala 5 – 12:00 – 15:10 – 18:10 – 21:20Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas (Dub) – Sala3 – 11:30 – 14:30 – 17:40 – 20:50Rio (Dub) – Sala 1 – 12:35Thor (Dub) – Sala 2 – 14:40 – 20:10Velozes e Furiosos 5 (Dub) – Sala 4 – 13:20 – 16:10 – 19:00 – 22:00– Sala 2 – 11:45 – 17:10 -Cinesystem – Shopping CuritibaO Noivo da Minha Melhor Amiga (Leg) – Sala 1 – 19:30 – 21:50Padre (Leg) – Sala 3 – 15:00 – 17:15 – 19:15 – 21:25Piratas do Caribe 4 (Dub) – Sala 2 – 14:00 – 17:00 – 20:00Piratas do Caribe 4 3D (Dub) – Sala 6 – 13:20Piratas do Caribe 4 3D (Leg) – Sala 6 – 16:10 – 19:10 – 22:00Rio (Dub) – Sala 1 – 13:30 – 15:30 – 17:30Thor (Dub) – Sala 4 – 14:00 – 16:30 – 19:20 – 21:50Velozes e Furiosos 5 (Leg) – Sala 5 – 13:40 – 16:20 – 19:00 – 21:40Cinesystem – Shopping TotalO Noivo da Minha Melhor Amiga – Sala 3 – 14:30 – 22:00Os Agentes do Destino – Sala 3 – 17:00 – 19:30Padre – Sala 4 – 13:40 – 15:40 – 17:40 – 19:40 – 21:40Piratas do Caribe 4 3D (Dub) - Sala 1 – 13:30 – 16:20Piratas do Caribe 4 3D ( Leg) – Sala 1 e 2 – 15:50 – 19:20 – 21:00– 22:20Rio 3D – Sala 2 – 13:40 – 19:00Velozes e Furiosos 5 – Sala 5 – 13:50 – 16:30 – 19:10 – 21:50UCI – Shopping PalladiumO Noivo da Minha Melhor Amiga (Leg) - Sala 8 – 12:00 – 16:50Os Agentes do Destino (Leg)- Sala 8 – 14:25 – 19:15Padre 3D (Leg) 17:30 – 21:30 – 23:30

CINEMA

Piratas do Caribe 4 – Salas 2 e 3 (Dub) – 13:45 – 16:40 – 19:35 –22:30Piratas do Caribe 4 (Leg) – Sala 7 – 12:15 - 15:10 – 18:05 – 21:00– 23:55Piratas do Caribe 4 - 3D (Leg) – Sala 4 – 18:50 – 21:45Piratas do Caribe 4 - 3D (Dub) – Sala 4 – 13:00 – 15:55Rio (Leg) – Sala 6 – 12:30 – 14:45Rio 3D (Dub) – Sala 5 – 13:10 – 15:30 – 17:40Thor (Leg) – Sala 8 – 21:35 – 00:00Velozes & Furiosos 5 (Leg) – Sala 6 – 17:00 – 19:40 – 22:20Velozes & Furiosos 5 (Dub) – Sala 1 – 13:20 – 16:00 – 18:40 – 21:20– 00:00UCI – Shopping EstaçãoVelozes e Furiosos 5 (Leg) - Sala 3 - 13:20 - 16:00 - 18:40 - 21:20Rio (Dub) - Sala 4 - 12:00 (matinal) - 14:05 - 16:10 - 18:15Piratas do Caribe 4 (Dub) - Sala 1 - 13:30 - 16:30 - 19:30 - 22:30 -Sala 2 - 13:30 - 16:30 - 19:30 - 22:30Piratas do Caribe 4 (Leg) - Sala 10 - 12:30 - 15:30 - 18:30 - 21:30Piratas do Caribe 4 3D (Dub) - Sala 5 - 12:00 - 15:00 - 18:00 - Sala6 - 13:00 - 16:00Piratas do Caribe 4 3D (Leg) - Sala 5 - 21:00 - 00:00 (saidera) - Sala6 - 19:00 - 22:00Thor (Leg) - Sala 9 - 13:20 - 15:45 - 18:10 - 20:35 - 23:00 (saideira)Velozes e Furiosos 5 (Dub) - Sala 1 - 12:20 (matinal) - 15:00 - 17:40- 20:20 - 23:00 (saideira) - Sala 2 - 12:20 (matinal) - 15:00 - 17:40O Noivo da Minha Melhor Amiga (Leg) - Sala 7 - 14:00 - 16:30 -18:55 - 21:30 - 23:55 (saideira)Os Agentes de Destino (Leg) - Sala 10 - 13:50 - 16:10 - 18:40 - 21:00- 23:20 (saideira)Padre (Dub) - Sala 9 - 13:40 - 15:40 - 17:40 - 19:40 - 21:4

A comédia ‘Se Beber, Não Case 2’ estreia nesta sexta-feira(27)Os maiores fanfarrões do cinema voltam para comemorar uma nova despedida de solteiro

A comédia 'Se Beber, NãoCase 2' estreia nesta sexta-feira,dia 27 de maio, nos principaiscinemas do país. Se você nãoassistiu 'Se Beber, Não Case',vale uma passada na locadoramais próxima. A sequência dofilme parece ser tão boa (oumelhor) do que o primeiro.

Na sequência, Phil (Brad-ley Cooper), Stu e Alan (ZachGalifianakis) perdem Teddy

(Mason Lee), o irmão da noi-va, de apenas 16 anos, e preci-sam percorrer os lugares maisloucos de Bangcoc. Pelo ca-minho encontram o louco Mr.Chow (Ken Jeong) com quemtiveram problemas no primeirofilme. Mas quem rouba a cenamesmo é um macaco que fazde tudo, até fumar. O filme não érecomendado para menores de16 anos.

As crianças vão se encantar coma peça “Cinderela”, que se apre-senta neste sábado (28) e domin-go (29), às 16h, no Teatro ReginaVogue, no segundo piso do Sho-pping Estação. O espetáculo trazde volta o famoso conto de fadasque está no imaginário de cente-nas de gerações. A peça é en-cenada pelo diretor e pesquisa-dor de teatro para crianças Mau-rício Vogue. Os ingressos cus-tam R$ 20 e R$ 10 (meia).

Serviço:“Cinderela”Data: Dias 28 e 29 de maio – Sábado e domingo. Temporada até 10 de julho.Horário: 16hDuração aproximada: 70 minClassificação indicativa: LivreGênero: InfantilIngressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)Onde comprar: www.reginavogue.com.br, (41) 4003-1212 ou na bilheteria do teatro

SEXTA-FEIRA – 27 DE MAIO• MPB E POP ROCK Na sexta-feira, 27, Adilson Vieira apresenta MPB e pop-rock, no Boteco

de Sampa, a partir das 21h. Rua Alferes Poli, 1850 Fone 41 3332 6441. Couvert R$ 7.• ROCK E POP ROCK Na sexta-feira, 27, tem H’Banks e Rota 66 no Sheridan’s Irishi Pub,

a partir das 21h.Av. Bispo Dom José, 2315 Fone 41 3343 7779. Couvert Masculino R$ 15;Feminino free até as 21h, após R$ 8.

• POP ROCK INTERNACIONAL Na sexta-feira, 27, tem a banda Jack Hanna no SovietVodka Bar, a partir das 21h. Av. Bispo Dom José, 2277 Fone 41 3022 2042. Couvert Masculino R$15; Feminino free até as 21h, após R$ 10.

SÁBADO – 28 DE MAIO• MPB E POP ROCK No sábado, 28, Paulo Ferreira apresenta MPB e pop-rock, no Boteco

de Sampa, a partir das 21h. Rua Alferes Poli, 1850 Fone 41 3332 6441. Couvert R$ 7. • ROCK No sábado, 28, tem as bandas Placa Preta e Radiophonics no Sheridan’s Irish Pub,

a partir das 21h. Av. Bispo Dom José, 2315 Fone 41 3343 7779. Couvert Masculino R$ 15;Feminino free até as 21h, após R$ 8.

• POP ROCK E ELETRO-POP No sábado, 28, tem H’Banks e Betronic no Soviet Vodka Bar,a partir das 20h. Av. Bispo Dom José, 2277 Fone 41 3022 2042. Couvert Masculino R$ 15;Feminino free até as 21h, após R$ 10.

DOMINGO – 29 DE MAIO• MPB No domingo, 29, tem MPB com William no Boteco de Sampa, a partir das 20h. Rua

Alferes Poli, 1850 Fone 41 3332 6441. Couvert R$ 7. • POP ROCK No domingo, 29, tem H’Banks no Soviet Vodka Bar, a partir das 20h. Av. Bispo

Dom José, 2277 Fone 41 3022 2042. Couvert Masculino R$ 12; Feminino free até as 20h, após R$ 5.

Programação musical em Curitiba - De 26 a 31 de maio

Page 19: Edição 184

"Deus está no Trono, nós estamos aos

Seus pés, entre nós e Ele apenas a

distância de um joelho"- Jim Elliot

27 de maio a 02 de junho de 2011 SOCIAL/ - 19www.asemananews.com.br

Quem estará deaniversário na

próximasegunda dia 30 é

o Thiago querecebe um superParabéns de sua

Esposa DaniBispo, diretora

da AcademiaSculptor!

Felicidades!

A Casa Fácil realiza o sonho da casa própria de maisuma família da RMC. Parabéns a família Miranda pela conquista do novo imóvel!

A homenagem dojornal A SEMANAvai para a fielleitora de PatoBranco, Dona Lola,que completoumais um ano devida no último dia21 de maio. Felizaniversário e queDeus lhe abençoegrandementenesta dataespecial e emtodos os dias desua vida. Recebetambém ahomenagem desua filha Silvia,genro José e netaDaniele.Felicidades!

Maike, diretor daProject Áudioaproveitou atranqüilidade danoite fazendensepara junto de suafamíliacomemorar maisum ano de vidana última terça-feira. Parabéns esucesso

O pequeno grandeatleticano Matheus

Dalgallo Camargoapós o insucesso do

seu time nesteprimeiro semestre

reuniu sua família eamigos para

comemorar o seuaniversário no dia

21. Parabéns!

Sonho

A dupla Alysson e Fernando estão fechados no estúdio para a produção dosegundo trabalho que promete muita emoção. “Depois de te perder” deve

conquistar os fãs. A música já está sendo tocada nas rádios do interior do Paraná.

Page 20: Edição 184

Senadora Gleisi e deputado Toninhovisitam Chácara Meninos de 4 Pinheiros

ECONOMIAPor César Graça Professor da FALEC

e Engenheiro Mecânico (ITA)

A Onda Chinesa

Deputado Toninho cobra agilidade naconstrução da agência do INSS de Rio Negro

27 de maio a 02 de junho de 201120 - /POLÍTICA www.asemananews.com.br

O Paraná tem agora a oportunidade de recuperar o tempoperdido. Após mais de 20 anos de desleixo e incompetênciatem uma rara oportunidade de consolidar o crescimento dasua indústria.

Agora está evidente que o Paraná perdeu duas ondas decrescimento: a de um porto estratégico de exportações degrãos e de um polo de produção de navios para a Petrobrás.

O porto de Paranaguá está sucateado. Tudo precisa serrecuperado. O canal de acesso precisa ser dragado, há maisde 7 anos que isso não é feito. As esteiras de carregamentodos navios estão ultrapassadas, precisam ser atualizadas. Aquantidade de berços de atracação precisa ser ampliada. Sãoprojetos caros e demorados. Quando esses projetos ficaremprontos, se um dia acontecer, vai ficar evidente que os maioresportos de grãos estão juntos aos portos de minérios de ferro.

A Vale está numa corrida de ampliação da sua capacida-de de exportação de minério de ferro. Produzir minério de ferroé logística: estradas de ferro, portos e navios. As estradas deferro da Vale, que ligam as minas aos portos, são de bitolalarga, 1,6 metros, estão sendo duplicadas, o que aumentarámuito a capacidade de transporte. Além da grande capacidadeessas estradas tem um baixo custo de operação. Os portostambém estão sendo ampliados para suportarem os novosnavios de 400 mil toneladas.

A Vale já encomendou 24 desses navios. O primeiro jáestá em operação e o último chegará em 3 anos. Além dessaencomenda a Vale tem uma pré-encomenda de mais 20 navi-os dessa capacidade. O plano da Vale é exportar mais de 700milhões de toneladas de minério de ferro em 2017. Colocar100 ou 200 milhões de toneladas de grãos nos trilhos da Vale emandar para o mundo vai ser possível, fácil e barato. Quemestiver fora dessa infraestrutura terá dificuldades de sobreviver.Paranaguá está!

Outra onda perdida foi a da construção, reforma ou ampli-ação dos estaleiros. Os projetos da Petrobras demandam umaquantidade tão grande de navios e plataformas, que o Brasil vaichegar aos líderes da construção naval. Rio de Janeiro, quetem uma grande tradição na área, Rio Grande do Sul e Per-nambuco lideram essa corrida. O Paraná só tem um grandeestaleiro, em Pontal, que está sendo reativado. Sinceramente,perdemos o momento propício.

A nova oportunidade que se avinha é a instalação de umagrande quantidade de empresas manufatureiras chinesas. Elasjá estão se instalando no Brasil. Começaram pela indústriaautomobilística. Mas vão se espalhar por vários setores. AChina percebeu, com o erro japonês, que não será um forne-cedor confiável se não tiver bases de produção fora da China.O Brasil desponta como melhor alternativa.

O Paraná poderá ter uma liderança nessa atração dasindústrias chinesas. Ele tem sobra de energia elétrica e mão-de-obra qualificada. A infraestrutura não está tão saturada comoa de São Paulo e Rio de Janeiro. Com alguns investimentos osgargalos poderão ser contornados. O que está faltando é algoque faça diferença. Um grande porto hub de contêineres, portoconcentrador, poderá ser um chamariz a mais. Itapoá, fica emSanta Catarina, está muito perto de Curitiba, 100 Km na novaestrada. Ele tem um calado natural acima de 20 metros, ne-cessários para os grandes porta-contêineres. A ampliação deItapoá para suportar esses grandes navios não seria muitocara. Uma integração com Paranaguá seria possível constru-indo uma estrada que ligasse os dois portos.

Com essa integração teríamos um grande atrativo para asindústrias chinesas, e poderíamos aproveitar essa grande ondade investimentos chineses no Brasil.

A senadora Gleisi Hoff-mann e o deputado ToninhoWandscheer visitaram na últi-ma sexta-feira (20) a FundaçãoEducacional Meninos e Meni-nas de Rua Profeta Elias, tam-bém conhecida como ChácaraMeninos de 4 Pinheiros, emMandirituba.

Também participaram doencontro, o prefeito de Mandiri-tuba, Machadinho entre outrasautoridades e entidades de tra-balhos sociais."O trabalho so-cial realizado na Chácara Me-ninos dos 4 Pinheiros é funda-mental para a recuperação des-sas crianças e adolescentes",parabeniza o deputado Toninho.

A senadora destacou otrabalho da entidade. "Esse tra-balho faz a diferença na vidadas pessoas - um trabalho defé, amor ao próximo e dedica-ção. É preciso fortalecer a rede,as entidades do terceiro setorque fazem tanta diferença emnossas vidas", disse. ParaGleisi, a visita serviu para dis-cutir as políticas públicas deatendimento à população infan-to-juvenil e social, bem comoapresentar as ações do Gover-no Federal e propostas de atu-

O deputado estadual To-ninho Wandscheer (PT) en-caminhou nesta terça-feira(23), requerimento ao Minis-tério da Previdência Social,cobrando maior agilidade, porparte do INSS, na construçãode uma Unidade de Atendi-

ação da senadora em Brasí-lia. A senadora destacou as ini-ciativas e ações do GovernoFederal, como a consolidaçãodo Sistema Único de Assistên-cia Social (SUAS), a criaçãodos 49 Centros Regionais deReferência em Crack e OutrasDrogas, o Pronasci, o Prona-tec e o Plano de Erradicaçãoda Miséria, que deverá ser lan-çado em julho pela presidentaDilma Rousseff.

Sobre a ChácaraOs moradores da Cháca-

ra dos Meninos de 4 Pinhei-ros têm entre 7 e 17 anos esão na maioria da região me-tropolitana de Curitiba. Segun-do o coordenador da entida-de, Fernando Francisco deGóis, a entidade oferece aco-lhimento institucional para cer-ca de 80 crianças e adoles-centes que viviam em situa-

ção de rua ou em risco e vul-nerabilidade social. A cháca-ra possui quatro casas lares,uma clínica médica, hortaagroecológica, bosques econta com um quadro de 25educadores sociais. Nos lo-cais, são desenvolvidas ofici-nas de formação social e pes-soal, artesanato, informática,reforço escolar, artes, ativida-des esportivas e atendimentomédico e odontológico.

Deputado Toninho, senadora Gleisi Hoffmannentre outras autoridades na chácara 4 Pinheiros, em Mandirituba

A obra, que era para ter sido entregue no início do ano, ainda não foi concluída

mento do INSS no município deRio Negro. O documento tam-bém foi enviado ao presidentedo Instituto Nacional do SeguroSocial (INSS), Mauro LucianoHauschild e a superintendenteregional do INSS de Santa Ca-tarina, Eliane Schmidt.

Segundo o deputado, aobra que era para ter sido en-tregue no início deste ano, seencontra paralisada. "A inter-rupção dessa importanteobra causa perplexidade atoda população que precisado atendimento social e

aguarda com ansiedade otérmino da construção", dis-se Toninho.

O deputado atende aopedido dos vereadores deRio Negro, Aniceto Macha-do, João Alves e MarceloAlves.

Em xeque, Dilma defende PalocciBrasília(ABr) - A presidenta

Dilma Rousseff saiu, nesta quin-ta-feira, em defesa do chefe daCasa Civil da Presidência daRepública, ministro Antonio Pa-locci, afirmando que ele estáprestando aos órgãos de con-trole as explicações necessári-as sobre sua evolução patrimo-nial nos últimos quatro anos.

Dilma também falou sobrea denúncia feita por deputadosdo PSDB de que Palocci teriafavorecido a empresa WTorre,que usou os serviços da con-

sultoria do atual chefe da CasaCivil. "Sobre a questão da de-volução dos impostos da em-presa WTorre, a Fazenda de-morou em certo tempo, em tor-no de dois anos, e a Justiçadeterminou à Fazenda o paga-mento da restituição devida àempresa. Não se trata, de ma-neira alguma, de manipulação.Lamento que um caso comoeste esteja sendo politizado",afirmou a presidenta, após ce-rimônia no Palácio do Planalto.

Na última quarta-feira, o lí-

der do PSDB na Câmara, Du-arte Nogueira, apresentou do-cumentos que sugeriam que aReceita Federal teria dado prio-ridade à empreiteira WTorre naanálise de dois pedidos de res-tituição. Dois pagamentos foramliberados quase simultanea-mente, mas, de acordo com opartido, um deles tinha sido pro-tocolado quase um ano antesdo outro.

O deputado federal Fernan-do Francischini (PSDB-PR),coordenador da Bancada do

PSDB na Comissão de Fisca-lização Financeira e Controle daCâmara dos Deputados, denun-ciou que há indícios de tráficode influência nos pagamentosrealizados à empresa WTOR-RE. "Há necessidade de inves-tigação desses fatos que trazemindícios de irregularidades. Vá-rios empresários precisam depelo menos um ano para serrestituídos. Pessoas do merca-do financeiro que dizem que éum tempo recorde", disse Fran-cischini.

Page 21: Edição 184

Kit contra a homofobia será recolhido em todo País

ECONOMIA E SEUS REFLEXOS

27 de maio a 02 de junho de 2011 BRASIL/ - 21www.asemananews.com.br

• A Tokyo Electric PowerCompany (Tepco), operadorada usina de Fukushima, quesofreu um grave acidente nu-clear, anunciou na sexta-feira 20de maio uma perda recorde de1,25 trilhão de ienes (25 bilhõesde reais), durante o ano fiscalencerrado em março e a re-núncia de seu presidente, comoconsequência da crise nuclear.

• A Tepco confirmou aindaque decidiu desmantelar os qua-tro reatores que seguiam opera-cionais na usina e que ainda es-tão gravemente afetados pelotsunami de 11 de março.

• A Tepco é uma das prin-cipais companhias elétricas doJapão, responsável pelo forne-cimento na região onde se en-contra a capital japonesa, commais de 30 milhões de habi-tantes.

• A economia dos Esta-dos Unidos cresceu 1,8% no

primeiro trimestre do ano, con-forme segunda previsão para operíodo divulgada pelo Depar-tamento de Comércio. Trata-sede um ritmo ligeiramente inferi-or ao previsto pelo mercado. Oconsenso das projeções apon-tava para um salto de 2,0% doProduto Interno Bruto (PIB). Ocrescimento também é menordo que o alcançado no últimotrimestre de 2010, quando aeconomia avançou 3,1%.

• O Ministério do Desen-volvimento (MDIC) informouque cresce a dependência doBrasil em relação à China naexportação de produtos bási-cos. No primeiro quadrimestredeste ano o país asiático com-prou 29,14% do total de bási-cos vendidos pelo Brasil aoexterior. A fatia representa umavanço em relação aos 26,3%no mesmo período do anopassado.

• A demanda por produ-tos como minério de ferro, sojae petróleo, combinada com aalta de preços desses itens, feza China absorver 9,65 bilhõesde dólares em produtos bási-cos brasileiros no acumuladode janeiro a abril. A compra doschineses praticamente empataem produtos básicos exporta-dos aos Estados Unidos e atoda a União Europeia juntos.

• O Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística(IBGE) informou que o nível dedesemprego, nas seis regiõesmetropolitanas investigadas,pelo ficou em 6,4% em abril, amenor taxa para o mês desdea reformulação da pesquisa em2002. O indicador ficou ligeira-mente abaixo daquele apuradoem março (6,5%) e acabou in-ferior à marca de abril de 2010(7,3%).

• Os bancos que atuam

no setor imobiliário preveemque pode faltar recursos para ofinanciamento de imóveis já noano que vem. Com o recenteciclo de alta do juro, o dinheiroda poupança, principal fonte definanciamento do setor, encolhedesde o início do ano.

• O diretor de Abasteci-mento e Refino da Petrobrás,Paulo Roberto Costa, dissenesta segunda-feira, 23, que acompanhia não deverá preci-sar importar mais gasolina nomês de junho, a exemplo doque ocorreu em abril e maio,para suprir a demanda de con-sumidores que migraram doetanol. Segundo ele, a acele-ração da colheita da cana, jáem plena safra, deverá derru-bar ainda mais os preços doetanol na bomba de combustí-veis, provocando o retorno dosconsumidores para este com-bustível.

Fazer um balanço do ano no mês de maio parece sermuito estranho. Ainda não chegamos nem na metade, e jáestamos propondo uma avaliação do ano inteiro. 2011 é umano tão diferente que vale a pena essa ousadia.

Dois fatos ocorreram no mundo e provocaram transfor-mações tão intensas que o Brasil vai ser muito diferente em2012.

O primeiro fato é a primavera árabe. Vários países ára-bes se revoltaram com os seus lideres tiranos. Ela começoucom um fato inusitado, um jovem árabe colocou fogo no seucorpo pois não conseguia sustentar a sua família. Pois osfiscais da prefeitura tinham tomado as frutas que estava tentan-do vender, sobre a alegação que ele não tinha licença para tal.

No Brasil isso ocorre a todo o momento. Na Tunísia ocontexto era outro. O país estava sob a liderança de umapessoa há mais de 30 anos. O jovem tinha estudo informáticae não consegui emprego. Como último recurso foi ser vende-dor ambulante. Não conseguiu, em desespero se suicidou,defronte a prefeitura.

Foi a gota d'água. A população se revoltou e derrubou otirano. O precedente tinha acontecido. Outros países árabesser revoltaram e cada um, a sua maneira, está construindouma nova página na sua transformação democrática.

Os Estados Unidos, construtores e mantenedores dessesistema de governo nos países árabes, tremeram. A sua fontede petróleo estava ameaçada. Eles importam 80% do petróleoque consomem. Precisam dele para manter a sua economia.

O Brasil aparece nesse momento com a descoberta dasimensas reservas do pré-sal. Era tudo que os Estados Unidosprecisavam, um novo fornecedor de petróleo. O presidenteObama faz uma visita histórica ao Brasil para comprar petró-leo que só vai estar disponível daqui a 10 anos. Foi um sinalclaro para o mundo inteiro da importância do Brasil no novocenário econômico.

O segundo fato foi o terremoto no Japão. Foi o maiorterremoto nos últimos 100 anos. O tsunami que se seguiu,com ondas de até 30 metros, destruiu vários pontos da costa.E atingiu em cheio a usina nuclear de Fukushima. A usina nãoestava preparada para ondas acima de 10 metros, o sistemaauxiliar de refrigeração foi destruído e vários reatores fundirame um chegou a explodir, contaminando uma vasta região doJapão e do seu litoral.

Os administradores e o governo japonês sabiam dessafraqueza da usina nuclear, tinham até calculado o custo dereformar a usina, mas resolveram correr o risco. Agora todo osistema de produção de energia elétrica no Japão está sobrevisão. Outras usinas nucleares foram fechadas. Vai demo-rar certo tempo para o Japão restabelecer o nível anterior deprodução de energia elétrica. Enquanto isso o seu sistemaindustrial sofre com o racionamento de energia.

Quem necessita de peças dessas empresas está cor-rendo para viabilizar fornecedores alternativos. A imagem deconfiabilidade da indústria japonesa ficou seriamente abalada.

A China viu que o mesmo poderia acontecer com ela. Látambém grandes terremotos ocorrem com certa frequência.É preciso dar segurança aos seus clientes. Pensando nisso aChina começou um processo de construção de um polo deprodução industrial no Brasil. O Brasil não tem terremotos, temrecursos naturais em abundância, mão-de-obra qualifica e vaiproduzir petróleo em grande quantidade.

Com um parque industrial expressivo no Brasil, os clien-tes se sentirão mais a vontade de comprar produtos chineses,do que produtos japoneses. Além do mais, uma ligação maisforte com o Brasil facilitará os investimentos chineses no au-mento da produção de minério de ferro e soja. Matéria primaestratégica para a continuidade do crescimento chinês.

Para o Brasil vai ser um grande salto na produção deriquezas. Vai desenvolver um polo produtor de petróleo e outrode produtos manufaturados. A renda nacional vai crescer mui-to rapidamente, a quantidade de empregos também. Final-mente o gigante acordou. Esse é o legado de 2011.

César Graça

Balanço de 2011Brasília(ABr) - O ministroda Educação, Fernando Had-dad, explicou nesta quinta-feiraque os kits de combate à ho-mofobia que seriam distribuídosàs escolas públicas de ensinomédio deverão ser refeitos por-que a presidenta Dilma Rous-seff não gostou do seu conteú-do. Eles serão submetidos àcomissão de publicações doMinistério da Educação (MEC)para que seja produzida umanota técnica apontando quaismudanças deverão ser feitas.

"A presidenta entendeu queesse material, na opinião dela,não combate a homofobia. Elaentende que ele não foi dese-nhado de maneira apropriadapara promover aquilo que elepretende que é o combate à vi-olência, a humilhação e a eva-são desse público da escola",

afirmou o ministro.Segundo Haddad, a presi-

denta determinou que seja cria-da uma comissão de avaliaçãona Secretaria de Comunicação(Secom) da Presidência daRepública para avaliar qualquermaterial que seja produzido porministérios "que dialoguem comquestões relativas a costumes".

Ontem (25) o governoanunciou a suspensão da pro-dução e distribuição de um kitcom vídeos e cartilhas que se-riam entregues a escolas públi-cas de ensino médio com oobjetivo de combater práticashomofóbicas. Haddad afirmou,entretanto, que a presidenta nãosoube precisar se o vídeo que

ela assistiu fazia parte do mate-rial destinado às escolas. Oministro reclamou que outros fil-metes sobre a temática esta-vam circulando no CongressoNacional como se fossem doMEC, quando, na verdade,eram peças do Ministério daSaúde para o público adulto.

"Houve muita confusão arespeito. Quando uma discussãodeixa de ser técnica e passa aser política você tem muita dificul-dade de organizar um debate ra-cional sobre o assunto. Em umcontexto em que as pessoas dei-xaram de lado a racionalidade epassaram a colocar a política emprimeiro lugar é muito difícil fazeruma avaliação. Por isso que apresidenta, com razão, mandoususpender porque o cenário émuito impróprio para o debate",explicou o ministro.

Dilma mandou suspender kit gay

Execução de casal de extrativistasprovoca protesto de movimentos sociais no Pará

Brasília(ABr) - Um protes-to que reuniu mais de 5 mil pes-soas marcou hoje (26) o enter-ro dos extrativistas José Cláu-dio Ribeiro da Silva e Maria doEspírito Santo, em Marabá, noPará. O casal foi executado atiros na última terça-feira (24),no sudeste do estado. Às 5h,militantes do Movimento dosTrabalhadores Rurais Sem Ter-ra (MST) e de outras entidadesligadas à luta na área rural blo-quearam uma ponte sobre o RioItacaiúnas e uma ferrovia pró-ximo à cidade de Marabá, onde

o casal foi sepultado.Durante o protesto, os ma-

nifestantes atearam fogo empneus e pedaços de madeira.Eles só liberaram uma estradae a ferrovia que dão acesso aMarabá depois da chegada daPolícia Militar. "Foi um ato con-tra o assassinato [do casal deextrativistas, cujos nomes fazi-am parte de uma lista de pes-soas ameaçadas de morte noestado]", disse a integrante dacoordenação do MST no ParáMaria Raimunda Cezar.

"Interditamos os dois senti-

dos da pista e a ferrovia. Não hou-ve confronto. A pista só foi liberadadepois que terminou a marcha",acrescentou Maria Raimunda.Entidades como a Via Campesi-na e a Federação dos Trabalha-dores na Agricultura (Fetagri ) par-ticiparam da manifestação.

Segundo ela, durante oprotesto foi rezada uma missaem memória aos extrativistas.O cortejo percorreu as ruas deMarabá até chegar a um cemi-tério. O enterro ocorreu por vol-ta do meio-dia.

João Cláudio e Maria do

Espírito Santo foram mortos atiros em uma estrada vicinal queleva ao Projeto de Assentamen-to Agroextrativista Praialta-Pira-nheira, na comunidade de Ma-çaranduba 2, a 45 quilômetrosdo município de Nova Ipixuna,sudeste do Pará.

A Polícia Federal (PF) foiacionada para investigar a exe-cução dos dois líderes, ligadosao Conselho Nacional dos Se-ringueiros no município de NovaIpixuna. Além da PF, o Ministé-rio Público Federal tambémestá acompanhando o caso.

Page 22: Edição 184

Você tem alguma dúvida?Mande-a para o e-mail [email protected], e

estaremos respondendo nas próximas edições.

SEU DIREITODaniele Silvia de Oliveira - Advogada,especialista em Direito pela FEMPAR

Notícias que marcaram o mundojurídico na última semana

Primavera fervilha na Europa27 de maio a 02 de junho de 201122 - /MUNDO www.asemananews.com.br

Novas regras para cartões de créditoentram em vigor na próxima semana

A partir do próximo dia 1º de junho começam a valer asnovas regras estabelecidas pela resolução n° 3.919/2010 doConselho Monetário Nacional, as quais reduzem o número detarifas cobradas dos consumidores pelas operadoras de car-tões de crédito.

Segundo a resolução apenas cinco tarifas poderão sercobradas dos consumidores, quais sejam, a anuidade, o pe-dido de uma segunda via do cartão, o uso de canais de aten-dimento para saques em dinheiro, a avaliação emergencial delinhas de crédito ou quando optarem pelo pagamento de con-tas com o cartão. Ainda, só poderão ser oferecidos dois tiposde cartões de crédito: os básicos e os diferenciados, nacionaisou internacionais, sendo que aos cartões do tipo básico ficavedada a associação a programas de benefícios ou recom-pensas e aos cartões diferenciados é permitida a cobrança deanuidade diferenciada por estes e outros tipos de serviços. Aanuidade do cartão básico deve ser, obrigatoriamente, menordo que a do cartão diferenciado.

A resolução prevê, ainda, que a informação sobre osencargos cobrados deve ficar explícita e ser apresentada deforma separada, de acordo com cada operação realizada,devendo constar na fatura o valor a ser cobrado no mês se-guinte, caso o consumidor opte pelo pagamento mínimo.

Por fim, fica proibida a cobrança de pagamento mínimoem valor inferior a 15% do valor do saldo total da conta docartão e, em 1º de dezembro, o pagamento mínimo obrigatóriosobe para 20% da fatura do cartão

Senado aprova criaçãodo Cadastro Positivo

O Senado aprovou no último dia 18 a medida provisórian° 518/10, transformada em lei de conversão PLV 12/11, quecria o cadastro positivo, estabelecendo que as informações depessoas físicas e jurídicas que estão em dia com suas contaspossam ser incluídas em um cadastro. A idéia é subsidiar aconcessão de crédito, a realização de venda a prazo ou deoutras transações comerciais que impliquem risco.

De acordo com a MP, os consumidores que se cadas-trarem em banco de dados positivos têm o direito de acessargratuitamente, a qualquer tempo, as informações sobre ele,inclusive o seu histórico, cabendo ao gestor manter sistemasseguros, por meio eletrônico ou telefone, de consulta. Alémdisso, a qualquer momento o consumidor pode pedir o cance-lamento do cadastro, solicitar impugnação de qualquer infor-mação sobre ele erroneamente anotada em banco de dados eter sua imediata correção ou cancelamento e comunicaçãoaos bancos de dados com os quais aquele compartilhou ainformação, bem como pode conhecer os principais elemen-tos e critérios considerados para a análise de risco, resguar-dado o segredo empresarial.

A matéria segue para sanção presidencial.

Comissão aprova horárioflexível para Voz do Brasil

Foi aprovada pela Comissão de Ciência e Tecnologia,Comunicação e Informática a proposta que flexibiliza o horáriode transmissão, pelas emissoras de rádio, do programa “Vozdo Brasil”.

Pelo projeto, as rádios ficam liberadas para transmitir oprograma oficial dos três Poderes no período entre as 19 ho-ras e 22 horas, com exceção das rádios educativas que con-tinuarão obrigadas a transmitir 'A Voz do Brasil' das 19 às 20horas.

A proposta ainda precisa ser aprovada pela Comissão deConstituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário da Câ-mara antes de seguir para sanção presidencial.

O movimento dos jovensque querem mudar o sistemapolítico chega à Europa. NaEspanha eles saíram às ruasprotestando com relação à faltade emprego, as condições devida, a falta de esperança.

Parece que temos umnovo maio de 68. Quando osjovens franceses foram às ruase modificaram a Europa. Era otempo que era proibido proibir.O governo do Charles de Gau-lle balançou, balançou, masnão caiu. Durante 40 dias osjovens franceses mudaram omundo. O movimento trouxegrandes reformas no sistemapolítico europeu e mundial.

No Brasil também ocorre-rem passeatas. Mas o resulta-do foi oposto. O Regime Militarendureceu e tirou todas as ga-rantias do cidadão, era a épocado AI5 ( Ato Institucional nº 5),os anos de chumbo começa-vam.

Parece que dessa vezestamos do outro lado da gan-gorra. Após os movimentos demassa de maio de 68 a Europacresceu e o Brasil encolheu. Sóvoltamos a ter governos demo-cráticos 16 anos depois. Agoraparece que é a Europa que vai

submergir na crise econômica.E é provável que ela dure pelomenos 20 anos.

O movimento atual dos jo-vens vai levar a uma mudançarápida das lideranças políticas.Talvez menos violentas que asque estão ocorrendo nos paí-ses árabes. No final todos osgovernos que estiveram no po-der nos últimos 20 anos serãorenovados.

Para os novos dirigen-tes que estão chegando umduro papel a cumprir, pagaras contas. Para pagar ascontas será necessário cor-tar profundamente as despe-sas. Mas para sair da de-pressão serão necessáriosnovos projetos. E a implan-

tação desses novos proje-tos leva tempo.

Os jovens espanhóis es-tão acampados em mais de 20cidades. Em Madri eles estãona Porta do Sol, se auto-de-nominam os indignados. Umdos lemas desses jovens:Sem casa, sem trabalho, semaposentadoria, porém semmedo.

De todas as economias daEuropa a Espanha é a que tema maior taxa de desemprego,mais de 20%. Entre os jovensa taxa de desemprego é maiorque 50%. Principalmente paraos recém formados em cur-sos superiores.

Por outro lado, os idososrecebem boas pensões do go-

verno. Mudar o sistema políti-co é fundamental para gerarnovos empregos. É necessá-rio reduzir os benefícios soci-ais dos mais velhos e melho-rar as condições de empregopara os jovens. Esse é o obje-tivo desse movimento.

Em Portugal os jovenstambém estão na mesma situ-ação. Eles se intitulam a gera-ção rasca, ou seja, a geraçãoperdida. Não tem perspectivasde emprego, vivem com os paise já não tem a rota da imigraçãoeuropeia, pois os outros paísestambém estão dificuldades. Émuito provável que logo elesimigrem para o Brasil.

Eles não vão ter dificulda-de de se adaptarem à culturabrasileira. Tem a facilidade dalíngua e dos costumes. Cres-ceram à sombra da televisãobrasileira. Os velhos que ima-ginavam que poderão contarcom as aposentadorias prome-tidas, ficarão ao relento. Não temmais energia para recomeçara vida. Gastaram o que não ti-nham e quebraram o estado,ficarão a ver navios, transpor-tando os seus jovens para ter-ras distantes.

César Graça

Brasília(ABr) - O ministrodas Relações Exteriores, Anto-nio Patriota, defendeu na últimaquarta-feira que os paísesemergentes tenham espaço nadisputa pelo comando do Fun-do Monetário Internacional(FMI), depois da renúncia dodiretor-gerente, DominiqueStrauss-Kahn. Segundo ele, aentidade deve compreender onovo contexto do cenário mun-dial e refletir ascensão dos paí-ses emergentes. A opinião dochanceler brasileiro foi uma re-ação à pressão da União Euro-peia para manter o comando doórgão com um representantedos próprios europeus.

"Estamos engajados nabusca de consenso que prepa-re o FMI para desempenhar,

Sucessão no FMI deve refletircrescimento dos emergentes, diz Patriota

de maneira mais equilibrada,mais sintonizada com os desa-fios contemporâneos, seu pa-pel", afirmou Patriota, em entre-vista que contou com a presen-ça da ministra dos AssuntosExteriores e da Cooperação daEspanha, Trinidad Jiménez.

Anteontem (24), foi divul-gado um comunicado assina-do por Paulo Nogueira Batista(Brasil), Alexei Mojine (Rús-sia), Arvind Virmani (Índia), Ji-anxiong He (China) e Moeket-si Majoro (Lesoto, pequenopaís encravado na África do

Sul) que defende mais espaçopara os países emergentes nadisputa pelo comando do fun-do. Para o Brics (acrônimo querepresenta os cinco paísesemergentes), é fundamental queo processo de sucessão sejatransparente.

O assunto é tema tam-bém das reuniões que ocor-rem na França, com os paí-ses do G8 (Estados Unidos,Japão, Alemanha, Reino Uni-do, França, Itália, Canadá eRússia). Paralelamente, os re-presentantes dos países quecompõem o Brics, reunidosna China, preparam um comu-nicado reiterando a defesa doaumento da participação dosemergentes no processo desucessão do FMI.

Barreiras comerciais não afetaram relaçõesentre Brasil e Argentina, assegurou Patriota

Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota

Brasília(ABr) - O impasseenvolvendo a supensão da con-cessão de licenças automáticaspara a venda de automóveis eautopeças da Argentina para oBrasil não contaminou as rela-ções entre os dois países, as-segurou o ministro das Rela-ções Exteriores, Antonio Patri-ota. O chanceler disse hoje (26)que "é natural" a ocorrência decontrovérsias comerciais quan-do há relações intensas envol-vendo as nações.

"É natural que isso ocorraentre dois parceiros comerci-ais que têm um comércio tão

significativo, pode haver ques-tões tópicas que surgem", dis-se o chanceler brasileiro, no Ita-maraty, depois de almoçar coma ministra dos Assuntos Exteri-ores e da Cooperação da Es-panha, Trinidad Jiménez. "Issoacontece entre União Europeiae Estados Unidos", comparou.

Patriota informou que con-versou hoje com o ministro dasRelações Exteriores da Argen-tina, Héctor Timerman, sobre asnegociações para a reintegra-ção de Honduras à Organiza-ção dos Estados Americanos(OEA). O país foi suspenso

como punição ao golpe de Es-tado que depôs o então presi-dente Manuel Zelaya.

Nos último dias, o secretá-rio executivo do Ministério doDesenvolvimento, Indústria eComércio Exterior (MDIC),Alessandro Teixeira, e o secre-tário da Indústria da Argentina,Eduardo Bianchi, decidiramque representantes dos doispaíses farão reuniões mensaispara discutir a questão das bar-reiras comerciais impostas porambos os lados.

Há pouco mais de 15 dias,o MDIC suspendeu a conces-

são de licenças automáticaspara os automóveis e autope-ças importados da Argentina. Ainiciativa fez com que a autori-zação para entrada dos produ-tos argentinos demore até 60dias para ser aprovada.

Os argentinos resolveramadotar regra semelhante para osprodutos do Brasil. Os empre-sários brasileiros reclamam daretenção nas alfândegas. Comisso, o prejuízo é imediato emrelação a alguns produtos, comoalimentos, enquanto outros so-frem com a concorrência inter-na, como calçados e pneus.

Jovens protestam na Eurpoa

Page 23: Edição 184

Quatro Barras abre a Temporadade Montanha 2011 neste sábado

27 de maio a 02 de junho de 2011 ESPORTE/ - 23www.asemananews.com.br

A Temporada de Monta-nha 2011 está só começando.No próximo sábado (28), a pro-gramação será aberta comuma caminhada de cinco quilô-metros pela Estrada da Baita-ca, em um percurso de grandepotencial turístico e ambiental.As atividades continuam noRefúgio de Montanha 5.13, ondehaverá atividades de escaladae recreação.

Durante a temporada, ain-da estão previstas cavalgadase eventos direcionados ao ci-clismo. "Neste ano a tempora-da terá maiores proporções euma agenda de atividades queestá apenas começando. O pre-feito Loreno Tolardo tem nossolicitado fomentar o setor turís-tico através de novas ações,principalmente vinculadas à jun-ção entre esporte e turismo",disse o secretário da pasta, Ary

Andreatta. O evento tambémconta com a parceria da Se-cretaria de Cultura, Esporte eLazer.

Em tempoPara participar da cami-

nhada, os interessados devemse inscrever na Secretaria de

Turismo ou Cultura, Esporte eLazer. A saída está marcadapara às 8h30, no Refúgio deMontanha 5.13. Às 8h, haveráônibus para os participantes,saindo em frente da Prefeitura.Mais informações: (41) 3671-8850 ou (41) 3671-8821.

Percurso passará pelo campo depouso de asa-deltas, aos pés do Morro Anhangava

Mais de 100 mil se exercitamno Dia do Desafio em SJP

Mais de 100 mil são-jose-enses entraram no clima do Diado Desafio na última quarta-fei-ra e praticaram ao menos 15minutos de exercícios físicospara ajudar a cidade a vencersua concorrente Tuxtlan Guti-érrez, capital do estado de Chi-apas, no México. A Prefeituraorganizou uma série de ativida-des coordenadas por profissio-nais de educação física da Se-cretaria de Esporte e Lazer emdiversos pontos do município.

Foram registradas100.853 participações em SãoJosé dos Pinhais, através deligações para o telefone do Ser-viço Social do Comércio(SESC), o que equivale a39,62% da população. Esta foia quarta participação da cidadeno evento, que acontece anual-mente em várias cidades domundo.

Quem passou pela Pra-ça 8 de Janeiro, pelos núcleosde esporte e estádios da cidadepôde contar com o incentivo deprofissionais de Educação Fí-sica que foram disponibilizadospela Prefeitura. Foram organi-zadas várias atividades comogincanas, jogos de tabuleiro,dança e cama elástica, paramotivar a prática do exercíciofísico. Também foi montada umabarraca de avaliação física, na

qual profissionais da SecretariaMunicipal de Saúde fizeramavaliações como teste de glice-mia, pressão, flexibilidade eIMC (Índice de Massa Corpó-rea) e deram orientações aosexaminados.

Marina Theodoro, de 21anos, trabalha em uma loja noCalçadão, e aproveitou a mesade pingue-pongue disponibiliza-da pela Prefeitura para praticaruma atividade física e ajudar acidade a vencer o Dia do Desa-fio. “Às vezes a gente até querpraticar uma atividade física,mas não encontra tempo.Ações como essa são um es-tímulo”, afirma.

“A participação de SãoJosé dos Pinhais neste ano foimuito boa, muitas empresasaderiram ao Dia do Desafio nes-

te ano. Agora é aguardar o re-sultado da cidade mexicana”,conta o chefe da Divisão deEventos Populares da Secre-taria de Esporte e Lazer, CleytonFernando Ferreira.

Sobre o Dia do Desafio A ideia do evento é esti-

mular a prática do exercício físi-co, através da competição en-tre cidades do mesmo porte.Vence a que tiver a maior por-centagem de participantes(aqueles que realizam exercí-cio pelo período de 15 minutos)em relação à população.

Em São José dos Pi-nhais, o incentivo ao hábito dasatividades físicas não se restrin-ge ao Dia do Desafio. A cidademantém 10 academias ao ar li-vre, e pretende implantar mais45 nos próximos meses.

Quem passou pela Praça 8 de Janeiro pôde contar como incentivo de profissionais de Educação Física

Neste domingo (29), oEstádio Municipal Mathias Ja-comel será reaberto, após pas-sar por uma reforma comple-ta que melhorou a estruturageral do local. O evento acon-tece dia 29 de maio, a partirdas 15h, junto com a aberturada 4ª Copa das Águas. O pú-blico terá a oportunidade de ver

Reabertura do Estádio Municipalde Piraquara é nesse domingo

apresentações culturais, alémde um jogo amistoso entre ex-jogadores profissionais do timeMaster do Cortitiba Football Clu-be e um time de vereadores efuncionários da prefeitura, coor-denado pelo prefeito Gabão epelo presidente da Câmara. Otime Amigos da Bola participacomo convidado. A Banda Mu-

nicipal Atílio Zeni, o grupo dedança e as escolas de capo-eira da Secretaria de Cultura eEsporte de Piraquara e doPrograma de Erradicação doTrabalho Infantil (PETI) estãoentre as apresentações pre-vistas. No dia 5 de maio acon-tece no Estádio o primeiro jogooficial da 4ª Copa das Águas.

Page 24: Edição 184

Fonte e fotos: Site Terra

Coritiba decideCopa do Brasil em casa

Sorteio definiu que segundojogo da final contra o Vasco será no Couto

27 de maio a 02 de junho de 201124 - /ESPORTE www.asemananews.com.br

Torcida atleticana pede mudançasno esquema de Adilson Batista

Fórmula 1:FIA define área para uso da asa móvel no GP de MônacoApós ser pressionada e ter acatado o pedido dos pilotos para a proibição da asa móvel traseira

no túnel do Grande Prêmio de Mônaco a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgouna última quarta-feira a nova área de ultrapassagem para a prova deste fim de semana, localizada nareta dos boxes. Assim como na Espanha, o dispositivo da asa traseira poderá ser ativado depois daúltima curva. A cronometragem, por sua vez, será feita antes de penúltima. A linha de chegada,portanto, deverá ser um ponto importante de ultrapassagem neste final de semana. Para usar arecurso, que aumenta a aceleração do carro, o piloto deve estar pelo menos a um segundo dediferença atrás de seu competidor quando passar pela zona responsável por medir os tempos. Acorrida está marcada para as 9h (de Brasília) do domingo.

Circuito: MônacoLocal: Monte CarloPrimeiro GP de F1: 21/5/1950Capacidade: 120 mil pessoasDistância de volta: 3,340 kmVoltas: 78 (260,520 km)Curvas: 19Velocidade máxima: 305 km/hPole 2010: Mark Webber (Red Bull)

Vôlei:Brasil busca o décimo título na Liga Mundial de vôleiO Brasil, principal potência do vôlei mundial há mais de uma década,

volta a ser o grande favorito da Liga Mundial que começa nesta sexta-feirana qual a equipe verde-amarela é a atual campeã e busca levar o décimo

título. O torneio é organizado com quatro grupos de quatro equipes, as equipes jogam entre si quatrovezes, duas partidas em casa e duas fora. A final será disputada na Polônia. Grupo A: Brasil, Polônia,Estados Unidos, Porto Rico.

Rumo A 2012:Londres inicia venda de ingressos para eventos-teste da OlimpíadaO Comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 iniciou a venda

de ingressos para alguns eventos-teste que serão realizados neste ano. O presidente do comitê,Sebastian Coe, fez questão de ressaltar a importância dessas competições como preparação para oevento que será realizado no próximo ano. Os preços dos ingressos variam de 5 libras a 35 libras. Ocomitê terá promoções especiais para crianças e maiores de 60 anos.

Confira os eventos-teste para os Jogos:Mountain Bike - 31 de julho de 2011, Hadleigh Fazenda, EssexVôlei de Praia - 9 a 14 agosto de 2011, Horse Guards ParadeBasquetebol - 16 a 21 agosto de 2011, Arena de Basquete, Parque OlímpicoBMX - 19 e 20 agosto de 2011, Pista de BMX, Parque OlímpicoFutebol:Anderson Aquino exalta força do grupo em vitória do Coritiba

Autor do gol que garantiu ao futebol paranaense uma inédita vaga na finalda Copa do Brasil, Anderson Aquino afirmou que a vitória sobre o Ceará por1 a 0, devido a proposta do adversário, não foi nada fácil. Além disso, a forçado grupo alviverde foi bastante exaltada pelo jogador. O herói da torcida doCoritiba ressaltou a força do grupo, que lutou durante 90 minutos para eterni-

zar esse momento, e disse que o gol salvador saiu na hora certa. Sobre o Vasco, adversário na finalda segunda competição mais importante do país, Aquino pregou respeito.

Futebol Internacional:Zidane será novo diretor esportivo do Real MadridO ex-jogador francês Zinedine Zidane, que até então trabalhava como

conselheiro do presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, assumirá o cargode diretor esportivo do clube, em substituição a Jorge Valdano, segundo indicouna última quinta-feira o jornal esportivo Marca. Zidane, que foi estrela do Real entre 2001 e 2006 eestava no time que venceu a última Liga dos Campeões do clube (2002), era conselheiro de Pérezdesde novembro de 2010. Na atual temporada, trabalhou com a equipe titular a pedido do treinadorJosé Mourinho. O francês, eleito melhor jogador do mundo em 1998, 2000 e 2003, será responsáveltanto pelo primeiro quanto pelo segundo time do Real Madrid.

Brasil 2014:Despedida de Ronaldo na Seleção tem ingresso de até R$ 800

O torcedor que quiser ver ao vivo, no Estádio do Pacaembu, a despedida doex-jogador Ronaldo da Seleção Brasileira terá que preparar o bolso. O site FutebolCard divulgou na última segunda-feira o preço dos ingressos para o amistosocontra a Romênia, em 7 de junho, às 21h50 (de Brasília). O valor de uma entradavaria de R$ 140 a R$ 800. O torcedor que quiser ver ao vivo, no Estádio do

Pacaembu, a despedida do ex-jogador Ronaldo da Seleção Brasileira terá que preparar o bolso. Osite Futebol Card divulgou nesta segunda-feira o preço dos ingressos para o amistoso contra aRomênia, em 7 de junho, às 21h50 (de Brasília). O valor de uma entrada varia de R$ 140 a R$ 800.

O calendário de 2011 estána metade, mas para o Coritibaas páginas viradas já são histó-ricas e não serão esquecidastão cedo. Três fatos marcantesjá podem ser comemoradosantes da virada do ano: o títuloestadual, o recorde nacional devitórias e a chegada pela pri-meira vez a uma final da Copado Brasil. Essa última façanhafoi escrita depois de o time ven-cer o Ceará por 1 a 0, no jogo davolta da semifinal do torneio, nanoite da última quarta-feira. Oadversário da final será o Vascoda Gama, sendo que o segundojogo será realizado, para alegriado torcedor coxa-branca, emcasa, no Couto Pereira.

O sorteio que apontou osmandos de campo da decisãoda Copa do Brasil aconteceu natarde desta quinta-feira, na CBF,no Rio de Janeiro. Ficou defini-do que o Coritiba irá fazer a se-gunda partida contra o Vascoem casa, no dia 8 de junho,enquanto o jogo de ida será emSão Januário, na próxima quar-ta-feira, dia 1º.

O técnico alviverde, Mar-celo Oliveira logo após a vitóriasobre o Ceará disse que nãotinha como avaliar se era me-lhor jogar a primeira ou a se-gunda partida da final em casa.

"Temos que aguardar, mas apartir da definição vamos estu-dar qual melhor estratégia", co-mentou o treinador que enume-rou vários elogios ao time de-pois de carimbar o passaportepara a final do torneio que ga-rante ao vencedor uma vaga naLibertadores."Tivemos eficiên-cia, segurança defensiva, masfoi um jogo muito difícil. O Coriti-ba efetivamente se impôs emcampo e fez o que pretendia emseu estádio. Fomos merecedo-res pela vibração, determina-ção, estratégia, obediência táti-ca, velocidade. Principalmenteos jogadores estão de parabénspor esse feito histórico para oCoritiba e para o futebol parana-ense", comemorou.

A partir da próxima sema-na, serão três jogos seguidoscom os cariocas, dois pelaCopa do Brasil e mais um peloBrasileiro. Para os estrategis-tas, talvez uma vantagem."Pode ser que sim e possibilitao Vasco também nos estudarmelhor. Será um confronto mui-to equilibrado pelo momento queo Vasco vive", complementou.

O treinador não antecipouse irá poupar os titulares para ojogo deste domingo, contra oCorinthians, pela segunda roda-da do Brasileiro, no Pacaem-bu. O meia Davi que sentiu umapancada no tornozelo deve fi-car de fora do jogo contra o Ti-mão e o angolano Geraldo devesubstituí-lo. (DR)

Anderson Aquino fez o gol quecolocou o Coxa na final da Copa do Brasil

Depois de ser questio-nado por formar o time comtrês volantes e apenas umatacante de mobilidade, sema característica de jogar fixona área, na derrota de 3 a 0para o Galo Mineiro na es-treia do Brasileiro, o técnicodo Atlético, Adilson Batista viua pressão sobre ele aumen-tar. Tanto que os torcedores,via twitter, realizaram umapesquisa para saber qual amelhor formação e o resulta-do foi o 4-4-2.

Para os torcedores, otime ideal seria escalado comRenan Rocha, Rômulo,Fabrício(Rafael Santos), Ma-

noel e Marcelo Oliveira;David,Cleber Santana, PauloBaier(Madson), Branquinho;Nieto e Adaílton. Enquanto isso,Adilson que aparentemente nãogostou das críticas e respondeurispidamente alguns jornalistas,avisa que o campeonato é lon-

go e aconteceu apenasuma rodada. Para ele, acompetição será muito difí-cil e equilibrada. O próxi-mo compromisso do timeé neste domingo, contra oGrêmio, na Arena da Bai-xada, às 16 horas.

DispensaNa terça-feira, nove jo-

gadores foram dispensadosou voltaram para a categoriade base. São eles: o goleiroEdson, os zagueiros Dalton,Flávio, Hugo e Gabriel, osmeias Gabriel Pimba, Guilher-me Batata, além de Jenison eHéracles que voltam para osjuniores.

Treinador nãogostou das criticas