20
O Alto Jacuí O Jornal da Comunidade ANO 39 - Edição nº 2083 IBIRUBÁ/RS, Sexta -feira, 31 de outubro de 2014 Avulso:R$ 3,00 Rua Getúlio Vargas, 1026. SUPER PROMOÇÃO JOÃO FINANCEIRA DINHEIRO NA MÃO COM CHIMARRÃO FAÇA SEU EMPRÉSTIMO E GANHE NA HORA UMA CÚIA DE CHIMARRÃO Atenção aposentados e pensionistas de INSS! Se você esta precisando de dinheiro, a JOÃO FINANCEIRA têm a melhor condição para você fazer o seu empréstimo. Sem consulta ao APC nem SERASA com agili- dade na liberação do credito. Saia do cheque especial liquide as suas dividas. Fale com o João ele tem a solução. Telefones: 54-9183-6368 ou 54-3324-1068 João Financeira João Financeira 1.400 reais no bolso e uma mochila nas costas Bairro Chácara à espera de soluções Pág.03 1ª Volta Cidade de Ibirubá será no dia 15/11 Prevenção às drogas responsabilidade de todos Pág.03 Urna a urna do 2º turno das eleições 2014 em Ibirubá Pág.06 Oportunismo irresponsável-Pág.06 Variedades Caderno

Edição 2083

Embed Size (px)

DESCRIPTION

jornal semanário de ibirubá

Citation preview

1,

O Alto JacuíO Jornal da Comunidade

ANO 39 - Edição nº 2083 IBIRUBÁ/RS, Sexta -feira, 31 de outubro de 2014 Avulso:R$ 3,00

Rua Getúlio Vargas, 1026.

SUPER PROMOÇÃOJOÃO FINANCEIRADINHEIRO NA MÃOCOM CHIMARRÃO

FAÇA SEU EMPRÉSTIMOE GANHE NA HORA

UMA CÚIA DE CHIMARRÃO

Atenção aposentados

e pensionistas de INSS!Se você esta precisando de dinheiro, a JOÃO

FINANCEIRA têm a melhor condição para vocêfazer o seu empréstimo.

Sem consulta ao APC nem SERASA com agili-dade na liberação do credito.

Saia do cheque especial liquide as suasdividas. Fale com o João ele tem a solução.

Telefones: 54-9183-6368 ou 54-3324-1068

João FinanceiraJoão Financeira

1.400 reais no bolso euma mochila nas costas

BairroChácaraà esperadesoluçõesPág.03

1ª Volta Cidade de Ibirubá será no dia 15/11

Prevenção àsdrogas

responsabilidadede todosPág.03

Urna a urna do 2º

turno das eleições

2014 em IbirubáPág .06

Oportunismo irresponsável-Pág.06Variedades

Caderno

, 2

CurtasEditorial

Charge

Endereço: Rua Mérito, 189.Telefone (54) 3324 -1093 celular: 91665138.e-mail:jornaloaltojacuí@hotmail.comImpressão: Gráfica Gespi - Rua Mauá, 590 - Tapera/RSOpiniões e artigos assinados, não refletem a posição doJornal, sendo de total responsabilidade do autor.

Razão Social: EPJIL - Empresa Publicitária eJornalística Ibirubá Ltda. - CNPJ: 88641741/0001-00.

Fundado em: 28 de fevereiro de 1975-

Por: Justino Guimarães Netto.

O Alto JacuíO Jornal da Comunidade

Rua Tiradentes, nº1034.Telefone: 3324-1136

Escritório Contábil ZENI

Mário

Pedersen

e Nelson Zeni

Garanto que você leitor nunca pensou em um textointitulado com estas duas palavras, pelo menos nuncaassim em lados opostos. O mundo ao nosso redor semdúvida procura paz e felicidade incessantemente,gerando muitos filmes, livros, séries e novelas com estatemática. Todos querem ser felizes e desse modo poderdizer que encontraram o sentido da vida, uma razão paraestar aqui. Mas será que as vezes não estamos felizes emesmo assim sentimos paz? Você é feliz trabalhando durotodos os dias? Você sente alegria em cumprir obrigações“chatas” da rotina diária? Provavelmente a resposta sejanão; mas sentimos paz por trabalhar, pois sabemos queo sustento de nossas famílias provem disso. Tambémsentimos paz por cumprir nossa rotina diária, poissabemos que cada obrigação e compromisso da vidasão como uma semente plantada, que no tempo certotrarão o seu fruto. E poderíamos seguir citando outrosexemplos em que estas duas palavras “semelhantes”acabam sendo opostas em nosso caminho. O filho quesai do conforto da casa de seus pais para estudar fora;os pais que trazem educação para sua família, mesmoque isto signifique dizer não ao filho; Mudar de cidade edespedir-se de velhos amigos; Deixar a comodidade davida normal para assumir novos desafios profissionais;Abandonar relacionamentos duvidosos para trazer paraperto pessoas excelentes. Muitas vezes na vida temosde escolher por momentos aparentemente infelizes, queaté podem nos entristecer e nos fazer chorar, mas quenos trarão paz. Mesmo em meio às lágrimas podemossentir paz. Jesus disse que há somente dois caminhosna vida, dois jeitos de se fazer as coisas: um caminhoestreito e difícil, por onde poucos passam, e outro largoe fácil de passar. Isso ilustra bem do que estamos falandohoje. O que suas escolhas estão produzindo? Felicidademomentânea ou paz constante? Eu creio que o grandeapelo dos filmes e dos livros em relação a ser feliz é deque o se viva o agora intensamente, com amor e paixão,pois amanhã pode ser muito tarde. Este não é umconselho de todo ruim, mas não podemos levar isso aopé da letra. Caso fosse, ninguém mais iria trabalhar ecumprir obrigações. Não haveria mais nenhuma espéciede prestação de serviço, pois todos estariam felizesamando e se divertindo. É necessário viver comequilíbrio, pois como alguém disse certa vez, o diaboestá nos extremos. Nosso ano de 2014 passou, quasecorrendo, e muitas vezes escolhemos a felicidademomentânea, deixando de olhar o horizonte além. Diantedo encaminhar do fim deste ano e do início de um novo,reflita e repensem suas escolhas. Deixe Deus guiar suavida e viva com sabedoria, sabendo que o tempo passarápido e que esta é a nossa única chance.

Felicidade X Paz

Os brasileiros voltaram às urnas no último domingopara eleger o próximo presidente e no país, mais quatorzegovernadores, entre eles, o do Rio Grande do Sul. Porvontade soberana do povo brasileiro, no Estado, e comampla maioria dos votos, o caxiense Ivo Sartori foiescolhido o governador até 2018. No país, com pequenadiferença percentual, Dilma recebeu da população umsegundo mandato. Iniciando a análise pelo GovernoFederal, as urnas indicaram um país literalmente dividido.Norte e Nordeste com ampla predominância dacandidata petista, enquanto Sul e Sudeste preferiramoptar pela mudança. Os planos sociais, e as urnasindicaram isso, foram determinantes na vitória de Dilma.Bolsa família, Minha Casa Minha Dívida, MaisAlimentos, Pronatec e Pronaf fizeram inúmerosbrasileiros optar pela continuidade. É indiscutível quemilhões de brasileiros deixaram a extrema miséria paraintegrar as classes D e E, onde a “presidenta” teveamplo domínio de eleitores.

Mas como editorial, cabe dizer que o Brasil queemergirá das eleições tem um imperativo: ganharprodutividade. Nos últimos quatro anos, o governo nãoconseguiu solucionar graves problemas da economiabrasileira, como a alta e complexa carga tributária,infraestrutura falha e principalmente escassez de mãode obra qualificada. É preciso frisar, em alguns aspectos,ainda piorou o ambiente de negócios, lançando mão deuma política intervencionista para diversos setores.Como resultado, o país, entre 2011 e 2013, três anos dedesempenho negativo no indicador de produtividade. Omercado de trabalho tem se deteriorado. A geraçãolíquida de emprego vem diminuindo, e o nosso setormetal mecânico vai sentir os reflexos antes da viradado ano. E para confirmar esse quadro nada animador,basta acessar os dados do Ministério do Trabalho queconfirmam que de abril a agosto deste ano a indústriade transformação demitiu muito mais do que admitiu.

No Estado do Rio Grande do Sul, os eleitores fizeramsua opção de forma esmagadora em favor dorepresentante das oposições, José Ivo Sartori. Éinconteste que o Estado é um dos mais difíceis de seradministrado. Dívidas exorbitantes impedem qualqueradministrador de fazer um bom trabalho principalmentenaqueles aspectos pontuais tão cobrados pela sociedade.No caso específico de Ibirubá e da Região do Alto Jacuías necessidades estão à mostra. A falta de infraestruturade rodovias todas literalmente esburacadas e numprocesso de abandono. A ausência de obras consistentese a falta de um maior efetivo na seguranaça públicaestão entre as cobranças mais ouvidas. Não é por acasoque o Estado é conhecido como o único que não repetiujamais um governador. E a “empreitada” do Gringo édas mais difíceis. Com um Estado onde há muito parafazer e poucos recursos disponíveis, terá que tirar águade pedras para talvez, mudar a história.Tanto lá como cá, resta-nos desejar muita sorte,competência e honestidade, algo, diga-se de passagem,que está faltando e muito a alguns governantes. Nasurnas municipais, embora alguns não admitam, o recadoficou muito claro e de fácil percepção. O povo estásempre muito atento e a cada quatro anos utilizam oseu direito de julgar.

2º Turno divide o paísMEGA DIFERENÇA — 1.442 pró Aécio, 3.643em favor de Ivo Sartori. Essa foi em suma amanifestação dos eleitores de Ibirubá. Nainterpretação dos números um suntuoso “NÃO”ao Governo do Estado, e um alerta à nível federal.Fica mais uma vez claro o grau de politização dosibirubenses, que respondem através do voto asboas gestões, independentemente ao partidoque estão ligadas.À INVESTIGAR!!! Em depoimento à políciaFederal e ao Ministério Público, o doleiro AlbertoYoussef revelou que a campanha presidencial doPT em 2010 recebeu dinheiro do megaesquemade corrupção da Petrobrás. Resta saber se esseconjunto de denúncias será apurado e ospossíveis culpados exemplarmente punidos.POUCA REPERCUSSÃO – Em cima dosresultados das urnas ficou algo que pode serconsiderado assustador. O baixo impacto dosescandalosos fatos, que infelizmente são muitomais numerosos do que se imaginava e parecemnão ter mexido com a consciência dos cidadãos.SUPREMO TRIBUNAS FEDERAL – Cabe a“presidenta” recém reeleita, nomear o sucessorde Joaquim Barbosa no STF. Como esse órgão vaijulgar o esquema de corrupção da Petrobrás, queoperou em todas as gestões comandadas pelopartido, há uma cobrança de companheiros pelaindicação de um nome que tenha afinidade comas “posições jurídicas”.CONTA DE Luz - Tida como provável vilã em2015, a conta de luz não para de aumentar e aANEEL já programa um novo índice de reajuste.Com a chegada dos meses quentes é possívelafirmar que o orçamento dos brasileiros seráatingido de forma brutal.MEIO AMBIENTE - O desmatamento aumentou191% em agosto e setembro em relação aomesmo bimestre de 2013. Talvez esteja aí aexplicação para o descontrole no clima brasileiro,com Estados enfrentado secas históricas,enquanto outros tiveram problemas com oexcesso de chuvas.DE OLHO EM 2016 - Passada a eleiçãopresidencial o que se percebe em municípiosdo porte de Ibirubá é o início das negociaçõescom vistas a 2016. Presidentes de partidos eeternos caciques já estão a campo buscandoapoios e formando alianças. Ao que tudo indica,estaremos diante de uma das mais disputadaseleições da história da Terra da Pitangueira doMato.

A partir desse semana o OAJ, umnovo talento vem agregar qualidadeno conteúdo deste semanário, o pas-tor Luis Felipe Vian Rodrigues, 23 anos,casado com Michele Rodrigues, pas-tor auxiliar na 1ª Igreja batista deIbirubá, teólogo, cronista e professorde inglês na Athus Ibirubá. Temas so-bre diversos assuntos estarão na pau-ta semanal deste colunista. Dando ên-fase principalmente ao lado espiritu-al da vida, tema esse muito pertinenteao momento por que passa a humani-dade como um todo. Luis seja bem vindo neste Semanário!123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123

“Reflexão Dinâmica”Luis Felipe Vian Rodrigues

3,

A dependência de drogas é hoje um dos grandes, senão o maior problemaque atinge o país como um todo. Operações são realizadas. Traficantes sãodetidos. Mas acima de tudo, o melhor “remédio” ainda está na prevenção.Anualmente entidades ligadas ao problema realizam palestras no sentido dealertar ao perigo que representa toda e qualquer espécie de produto que geradependência. Esse ano, mais uma vez, no dia 5 de novembro de 2014, às 19hjunto à Casa de Cultura e direcionado para estudantes a partir de 14 anos deidade, pais e comunidade em geral, e num segundo momento, no dia 6 denovembro e com início as 8h30min, e direcionado para estudantes a partir de 11anos de idade, com apresentação da peça teatral Quando o Sim é Não, serárealizado uma palestra de Prevenção às Drogas. Esse é o momento depais e adolescentes conhecerem com mais profundidade o problema geradopelas drogas. A palestra será ministrada pelo Departamento Estadual doNarcotráfico - DENARC/DIPE. O combate às drogas, especificamente emIbirubá, tem recebido uma atenção especial por parte da Delegacia de Políciade Ibirubá, chefiada pela delegada Diná Aroldi, e que tem levado, quase quesemanalmente, traficantes ao presídio. Mesmo assim o assunto é de sumaimportância para crianças e adolescentes e palestras como essa do dia 5 e 6 denovembro são esclarecedoras e de suma importância.

Prevenção às DrogasResponsabilidade de Todos

Indiscutivelmente oBairro Chácara sempre foio mais esquecido pelasdiferentes administraçõesdo município de Ibirubá.Basta visitar o lugar paraconstatar as inúmerascarências enfrentadas poresses moradores. Hámuitos anos nenhuma obrade visibilidade e que venhaao encontro daquelescidadãos foi construído, ouatravés de emendasparlamentares ou mesmocom recursos públicos domunicípio. O presidenteValdir Louzada da Luz nãoesconde, em nome dosmoradores, od e s c o n t e n t a m e n t oexistente nos dias atuais.

Lembram pessoas quemantiveram contato comnossa reportagem, que hápoucos anos o bairro tinhasido contemplado com umaescola infantil e queposteriormente foitransferida e construídajunto ao Bairro Hermany.Na questão deinfraestrutura, os

Bairro Chácara à espera de soluções

O DMD – DepartamentoMunicipal de Desporto di-vulgou durante a semana arealização da 1ª Volta Ci-dade de Ibirubá. Trata-sede uma corrida de rua emvárias faixas etárias, sen-do a principal com setequilômetros, com saída echegada na Praça GeneralOsório. A largada da corri-da principal está previstapara as 17 horas.

Além de medalhas aosprimeiros cinco melhorescolocados, haverápremiação de 50, 100, 150,200 e 400 reais.

Todas as informaçõesestão disponíveis junto aoDMD no Ginásio de Espor-tes Assis de Souza Roque,no Bairro Planalto.

1ª Volta Cidade

de Ibirubá será

no dia 15/11

12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456

Foto da Semana

O flagrante, fruto do alerta de nossos leitores,mostra o contraste entre a obra de construçãodo pórtico de acesso à cidade de Ibirubá, e olixo abandonado pelos responsáveis pelaexecução da mesma. Obra contestada por algunsem face dos valores divulgados e queultrapassariam a casa dos R$340 mil, deixouinegavelmente, uma melhor aparência a quemchaga ao acesso da cidade. Seria, portanto debom alvitre, que os contratantes exigissem daempresa uma limpeza completa no local.

problemas estão por todosos lados. Esgoto a céuaberto, inexistência de umacreche, moradias em área derisco, calçamento a esperade manutenção e outras.Uma das prioridades dobairro é inegavelmente ocalçamento entre o terrenode máquinas da prefeituramunicipal e o acesso aobairro.

Quando realizávamosessa reportagem, na quarta-feira, o pó era sufocante, jána quinta-feira quandoretornamos ao local, oproblema era o barro quetornava a saída dos

trabalhadores umverdadeiro malabarismo.Valdir da Luz lembra que emperíodo eleitoral há umagrande movimentação depolíticos em busca de

votos da comunidade.Promessas são feitas portodas as coligações, mas deconcreto muito pouco ouquase nada acontece. Opresidente lembrou que agrande obra dos últimosanos no bairro foi a retiradado canil que traziadesconforto as pessoas.Os moradores aguardamansiosamente porinvestimentos naquelelocal, ao menos nasquestões pontuais e quecausam tantos transtornosaos habitantes.

, 4

MD. Jeferson

WollmeisterCRM 24764

Rua Diniz Dias, 310Fone/Fax:

(54) 3324-6425Cel. 9113-4227

Ibirubá/RS

Garantindo Qualidade

e Experiência para a

Prevenção,

Diagnóstico e

Tratamento das

Doenças

do Coração

Dr. Seno Otto Kunrath

Especialista, Mestre e Ph.D em Dermatologia - Doenças da pele -Câncer e outros tumores da pele - Professor Livre-Docente

(UFRGS DCM e UFCSPA-DCM)

Fone: (54) 3324-1504

Cel. (51) 97989417

Atendimentos em Ibirubá: No 1º e3º sábado de cada mês,

na Rua Diniz Dias, nº 543

Clínica Dermatológica

CRM 6649

Tome água todo dia enão deixe seu corpo mor-rer de sede. O corpo hu-mano tem em média 70%de seu peso formado porágua. Essa porcentagempode variar conforme aquantidade de gordura docorpo. Quanto maior aquantidade de gordura,menor a quantidade deágua. Em geral, elimina-mos cerca de 2,5 litros deágua por dia através dasfezes, do suor, da urina,etc. é claro, portanto, queo desempenho das fun-ções normais do corponecessita de uma certaquantidade de água e deeletrólitos. A desidratação

Facilita a eliminação de cálculos renais peque-nos e combate o vírus da hepatite B. Pequena ervaereta, anual, de folhas miúdas, muito comum nos paí-ses de clima tropical, a erva quebra pedra, cresce es-pontaneamente, após o período das chuvas nos cam-pos e terrenos desocupados em quase todo o mundotropical. No Brasil, as espécies mais conhecidas es-tão por todos os estados da União. Embora muitos deseus componentes químicos sejam conhecidos, seuprincipio ativo ainda não foi determinado. Tem açãoantiespasmódica e relaxante muscular, que parece serespecifica para os ureteres. É levemente diurética eaumenta a eliminação de ácido úrico pela urina. Temcomprovada atividade contra o vírus da hepatite B. étambém útil no tratamento da litíase renal, ou pedrano rim, por facilitar a eliminação dos cálculos renaispequenos que são expelidos sem dor, por causa deprovável relaxamento dos ureteres.

Redescobrir a importância da vida é o caminho mais curto para abando-nar o hábito de fumar. Por que começamos a usar o tabaco? Esta é a perguntamais pertinente que deve encontrar resposta quando se quer parar com o seuuso. Para a maior parte das pessoas, fumar começou num processo de valoriza-ção pessoal. Tornar-se igual aos amigos, pois eles e a sua aprovação socialtinham um valor superior a todas as restrições sociais. Valorizar-se a si mesmo,tornando-se igual aos mais velhos, em que o padrão da cópia dos comporta-mentos dos mais velhos seria a moeda de acesso a esse valor, foi o argumentode uma vida que se tornou prisioneira do tabaco. Todos buscam valorizar-se. Éuma condição da natureza humana , e não tem nada de errado nisso, desdeque não implique em perda de amigos, capacidades físicas ou desrespeitopelos outros. No entanto, aqui reside o paradoxo, fumar para muitos, pode serfruto da relação de desvalorização que têm consigo mesmo. É como não acre-ditar em si mesmo, na capacidade de superar dificuldades, e ter uma noção deautovalor muito baixa. Por isso, resolver o problema do tabagismo passa poruma reestruturação do autoconceito a auto imagem que reproduzimos de nósmesmos.

Questão de Valor Evite a desidratação

ocorre quando a relação entre a ingestão e a elimi-nação de água fica desequilibrada. Ou seja, se gas-tamos grande quantidade do líquido, essa reposiçãodeverá ser proporcional. Já no verão a desidrataçãoé mais comum pelo aumento do suor provocado pelocalor, além da maior incidência de diarreia provocadapor infecções gastrointestinais.

Movimentar-se é levar o corpo em di-reção ao sonho possível de viver bem.Músculo. Quando ouvimos essa palavra,logo nos vem à mente um corpo saradocapaz de levantar uma carga extraordi-nária de peso, fruto de horas de dor, suore dedicação a exercícios duros e puxa-dos. De qualquer modo, é impossível ignorar por com-pleto a presença dessa massa que corresponde a apro-ximadamente um terço de nosso peso. Revestindo oesqueleto e coberto de pele e de camadas de gordura,os músculos também dão forma e definição ao corpo,conforme aparecemos na foto, o nosso visual. Mas,apesar disso, os músculos não recebem a devida aten-ção de seus proprietários. São vistos apenas superfi-cialmente, de forma simples, estética, fútil e leviana.Quando comparada a complexos órgãos e sistemasdo organismo, a função muscular parece arcaica erudimentar, especialmente em nossos dias, em que hámáquinas e ferramentas capazes de realizar traba-

Casa de Forçalhos braçais e varia-dos. Todos que des-frutamos uma vidasaudável devemosprestar homenagemao músculo, esse he-rói desconhecido quebatalha a vida inteirapara que não somenterealizemos obras, mas

também tenhamos liberdade com saúde e bom hu-mor. Por trás das aparências, a importância fisiológi-ca do tecido muscular para o corpo e sua contribui-ção para nosso equilíbrio físico e emocional, ultra-passa os limites anatômicos. Olhar além da imagemestereotipada e reconhecer a importância do múscu-lo ajuda, por exemplo, a compreender melhor nossometabolismo e concluir a respeito da dieta ideal e otipo de atividade física mais apropriada para um esti-lo de vida saudável. Vamos procurar entender comoesse maravilhoso motor biológico funciona, e com-preender a verdadeira capacidade desse tecido superinfluente e representativo para todo o organismo.

A importância do cháQuebra-Pedra

5,

InformativoPrefeitura Municipal de Ibirubá

João Batista Machado de Lima - Jornalista MTB 15.515 - Assessor de Imprensa

No dia 05 de novembro, às 19 horas, na Casa deCultura ocorrerá a palestra Prevenção às Drogas,Responsabilidade de Todos, direcionada para es-tudantes a partir de 14 anos, pais e a comunidade.No dia 06 as 08h30min da manhã, será encenada apeça teatral Quando o Sim é Não para estudantes apartir de 11 anos de idade com o grupo teatral ATurmas da Alegria. Ainda no dia 06, no mesmo lo-cal, às 14 horas, a mesma peça teatral desta vezpara alunos de 4ª e 5ª series.

A palestra será através do Departamento de Nar-cóticos – DENARC/DIPE numa iniciativa do Conse-lho Municipal Anti-drogas em parceria com o Con-selho Municipal da Criança e do Adolescente e aSecretaria do Trabalho, Assistência Social e Habita-ção do município

PREFEITURA DE IBIRUBÁ

AVISO DE TOMADA DE PREÇOS Nº 016-2014A PREFEITURA DE IBIRUBÁ, torna público para o

conhecimento de quem possa interessar , que às 09h00mhoras do dia 18 de novembro de 2014, na Rua Tiradentes,700 – Centro – Ibirubá – RS, estará reunida para recebimentodas propostas relativas à Tomada de Preços 016-2014, tipomenor preço, cotação global por item, cujo objeto é acontratação de empresa especializada para Reforma dossanitários, secretaria, circulações, pátio coberto, fachadas esalas no subsolo do Centro Social Municipal Floresta –Ibirubá - RS, conforme edital, Memorial Descritivo, PlanilhaOrçamentária e Cronogramas. O cadastramento dosinteressados deverá ser feito até o dia 13 de novembro de2014. Os interessados deverão solicitar o Edital e planilhaspelo e-mail [email protected].

Ibirubá-RS, 31 de outubro de 2014.VANIA TERESINHA RODRIGUES LÖSER

Presidente da Comissão Permanente de Licitações

População do COHABI definecalçamento em Audiência Pública

A administração municipal realizou na noite de quin-ta-feira (23/10) na Associação dos Caminhoneiros umaAudiência Pública para apresentar aos moradores oprojeto de calçamento e obras preliminares no BairroCOHABI. Inicialmente o município irá realizar obras

de drenagem com a colocação de tubos, bocas de lobocom grelha como obras de infra-estrutura necessári-as antes do calçamento em si. O próximo passo seráo calçamento das ruas e construção de passeio públi-co do bairro incluindo recursos do Ministério das Ci-dades do Governo Federal, liberado através de umaemenda parlamentar do deputado Wilson Covati novalor de R$ 243. 750,00 reais, mais a contra partidados moradores. O custo total da obra será de 510 mil635 reais e 21 centavos, incluindo o recurso federal,municipal e a contra partida dos moradores. Serão11.343,83 m2 de calçamento 4.631,35 m2 de passeiopúblico e a utilização de 685 tubos.

Estiveram presentes na audiência o prefeito CarlosJandrey, o engenheiro Jéferson Müller, o secretáriode obras a viação Chico Severo e vários assessores etécnicos municipais.

DENARC fará palestra

sobre drogas em Ibirubá

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 049/2014DE 30 DE OUTUBRO DE 2014

Edital de convocação de candidatos aprovados emConcurso Público instituído pelo Edital n.º 006/2011.

O PREFEITO DE IBIRUBÁ, Estado do Rio Grande doSul, CARLOS JANDREY, no uso de suas atribuiçõeslegais, TORNA PÚBLICO para conhecimento dosinteressados, aprovados em Concurso Público, instituídopelo Edital n.º 006/2011 e o Edital n.º 001/2012, quehomologa a classificação final, prorrogado através doDecreto n.º 3.855/2013, que deverão apresentar-se dentrode 10 (dez) dias, junto ao Setor de Pessoal da PrefeituraMunicipal de Ibirubá-RS, na Rua Tiradentes, 700. O nãocomparecimento, no prazo determinado, será entendidocomo desistência dos candidatos à nomeação nos cargosem que foram aprovados.

Inscrição Cargo Candidato Classif.2381 Enfermeira Janaína Parizotto 12º5528 Téc. Informática Jeison Drum 1°4760 Aux. de Ensino Vanderleia do A. Marques 187º6327 Auxiliar de Ensino Edilisia Couto Dias 188º5247 Auxiliar de Ensino Ariele Dose de Lara 189º6429 Auxiliar de Ensino Cleoniria Madril dos Santos 190º1297 Auxiliar de Ensino Dulce T. Schaefer dos Santos 191º4432 Prof. Séries Finais - HistóriaHenrique A. Hentges 4º

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE IBIRUBÁ,EM 31 DE OUTUBRO DE 2014.

Carlos Jandrey,Prefeito.

Registre-se. Publique-se.Cumpra-se.Gustavo Roberto Schroeder,Secretário de Administração e Planejamento.

Os servidores muni-cipais de Ibirubá assis-tiram na noite de quar-ta-feira (29/10), às 20horas na Casa de Cultu-ra Osvaldo Krames, umapalestra motivacionalcom o palestranteAdroaldo Lamaison,promovida pela admi-nistração municipaldentro da Semana dePrevenção à Saúde dosServidores.

A abertura teve umrápido pronunciamentodo prefeito CarlosJandrey que destacou aimportância de todo o

Servidores ouviram palestra motivacional

quadro de servidores municipais e sua grande responsabilidade no serviçopúblico, a importância do empenho de cada um e a importância de sua valori-zação pela sociedade. Através de arrecadação entre os próprios servidores foirealizado sorteio de presentes entre eles após a palestra.

, 6

Sexta-feira, 31 de outubro de 2014OAJ

CadernoVariedades

1,400 reais no bolso e umamochila nas costasEle acordou querendo conhecer novos lugares. Ele foi, voltou, foi mais uma vez e agora

conta o que o levou a sair de casa apenas com o destino em mente. Relatos inspiradores são

Thomas de Andrade Tiemann, 21 anos, filho de

Maria Goretti de Andrade e Ernesto Tiemann,

residiu no município de Ibirubá até os 14 anos,

quando se mudou para Blumenau-SC, com sua

família.

“Para viajar, basta estar vivo”. Se no

dia 1° de abril a frase pareceu loucura para o pai deThomas Tiemann, certamente ele passou a acreditar emtal afirmação duas semanas depois, quando viu seu filhovoltar de uma jornada que antes julgava ser desafiadorademais para um jovem de 21 anos. O relógio marcavasete horas e 30 minutos quando Thomas ouviu a pergun-ta: “Tu vai mesmo fazer isso?”. O jovem sorriu e, com umamochila nas costas se despediu de seu pai, que desacre-ditou na ideia do filho e seguiu para mais um dia de tra-balho.

Com apenas mil e 400 reais no bolso, Thomas Tiemannpartiu de Blumenau, Santa Catarina, onde vive com a fa-mília, com um único objetivo em mente: chegar até o De-serto do Atacama, no Chile. A opção pelo destino surgiuapós uma pesquisa no Google por “belas paisagens”. SanPedro de Atacama lhe pareceu um lugar viável e Thomassabia que gostaria de lá, mesmo sem ter a certeza de comochegaria e de quanto tempo levaria até lá. “Seria algonovo e desafiador, tudo o que eu estava precisando. Ecomo a única programação era ir, então eu fui”.

O meio de transporte mais em conta para chegar até oChile, e a forma mais arrojada encontrada para viajarpor lugares desconhecidos, foi a carona. Entre suas aven-turas, o rapaz revela que sentiu o aperto de se aventurarem um mochilão, literalmente, quando viajou em tornode 700 km atrás do banco de uma Montana, ou quando,por exemplo, tivera que esperar, por um longo período detempo, por algum meio de transporte qualquer.

Em cinco dias, Thomas Tiemann já pisava em solo ar-gentino. A ansiedade que o acompanhava desde que deuo primeiro passo fora de casa, segundo ele, se transfor-mou em felicidade assim que chegou em Resistencia. Po-rém, apesar da euforia, foi na primeira noite na cidadeque o jovem sentiu o primeiro choque da jornada.

- Na tentativa de economizar, quando cheguei à fron-teira entre Brasil e Argentina, acabei por trocar poucodinheiro por pesos argentinos. Quando cheguei em

Resistencia, tinha apenas 80 pesos na carteira, em tornode 20 reais. Era um sábado de noite e eu fui informado deque não haveria lugar pra trocar dinheiro até na segun-da-feira. Então eu estava ali, no centro de uma grandecidade, em outro país, com a sensação de que iria dormirna rua.

Thomas não se desesperou. Começou a observar oambiente que o cercava, sentado em um banco em meio aum calçadão. Pediu para que algumas pessoas o foto-grafassem, admirou algumas crianças brincando e adul-tos rindo e bebendo em bares. Para ele, foi nesse momen-to que o medo deu espaço para que ele sentisse umasensação de confiança e otimismo. “Pensei: olha onde eutô! Pude sentir na pele que quando se quer fazer algo,nada te impede, é só querer”, relata.

Minutos depois, um grupo de pessoas com batuquese cantorias, próximo de onde Thomas se encontrava, o

ram a primeira carona rumo a Fortaleza, no Ceará. Dessavez, com apenas 400 reais no bolso e pernoitando emuma barraca, Thomas teve a oportunidade de conhecerum pedaço do Brasil, a cultura nordestina e tudo de maisnovo e desafiador que veio de brinde no pacote. Nadou

San Pedro de Atacama, Chile.

A dificuldade que meacompanhou até lá me fez

valorizar cada detalhe

convidou para que se juntasse à roda. Após contar omotivo pelo qual ainda não estava hospedado em umhotel, pousada ou até mesmo um hostel, o jovem viu ogrupo de desconhecidos se mobilizar para juntar dinhei-ro. “Foi um dos momentos mais marcantes da viagem”.Thomas não precisou esperar até a segunda-feira parater uma noite tranquila de sono, como também descobriupessoas maravilhosas e dispostas a ajudar, independen-temente do idioma, da cultura e de costumes.San Pedrode Atacama

– Chegar ao meu objetivo foi sensacional. Era novopra mim. Foi um meio mágico de viajar e de conhecerlugares que talvez, jamais conheceria se me mantivesseacomodado ou precisasse de mais dinheiro. A dificulda-de que me acompanhou até lá me fez valorizar cada deta-lhe, por mais simples que fosse, e a beleza incrível e sur-preendente do lugar que, muitas vezes, quem viaja até láde avião, não dê o devido valor – conta Thomas, orgulho-so pela experiência.

Chegar ao Deserto do Atacama da forma como conse-guiu, despertou no jovem um gostinho de quero mais.Meses depois, ele se preparava para mais uma aventura.No dia 15 de setembro, Thomas e seu primo, Eglen, pega-

com golfinhos, dormiu na beira de um penhasco ao somde ondas que quebravam na beira do mar e como aconte-ceu na Argentina, se surpreendeu com pessoas especiaisque encontrou pelo caminho. “Fizemos amigos em JoãoPessoa que nos recepcionaram como reis. O povo nor-destino é muito acolhedor”, conclui o rapaz.

Após as duas experiências, Thomas passou a ver ascoisas simples da vida com outro olhar, valorização eaprendizagem. Por considerar esse tipo de desafio umaforma de superação de limites e autoconhecimento, eleapoia quem deseja se aventurar em uma viagem sem pla-nejamento específico, um mochilão para onde for, comofor e por quanto tempo for.

Escadaria de Olinda

20 anos, filha de IgnezTeresinha da Silva Fritsch e

Airton Fritsch, estudante

de jornalismo na PUCRS eestagiária de Social

Media do Grupo RBS,

também dona do bloghttp://

marianafritsch.com/

Reportagem:

Mariana Fritsch

capazes de despertar o nômade que há dentro de cada um de nós, ainda escondido e desencorajado, elevá-lo até a mais alta montanha ou fazê-lo percorrer a mais longa jornada.

7,

Datas temáticas

Antônio Mesquita GalvãoFilósofo, escritor e Doutor em Teologia Moral

Justiça dos EUA decide: quem sabefazer churrasco é o gaúcho

CadernoCaderno

interessante notar comono Brasil existem dataspara os mais absurdoseventos, como dia do vi-zinho, da abreugrafia, doorador, da saudade, doorgasmo, do mágico, docorno, do turismo, da“mãe Joana”, do circo,nacional do aço, do sol, darecordação, do tênis, dosolista, do caboclo, dosdiscos voadores, do pro-gresso, do trovador, dosolteiro, da prostituta, dasaves, da anestesia, dalembrança, e outras abo-brinhas.

Há também as datasconsagradas, como doseventos históricos, e tam-bém comemorativas àsprofissões liberais, dos fa-tos religiosos e aos nata-lícios e martírios dos san-tos e heróis nacionais.

Alguém talvez possaatribuir tantas datas, algu-mas meio tendentes ao ri-dículo, à conta de nossomodelo lusitano-tupiniquim. Mas não! Éimperioso olhar os calen-dários norte-americanos eeuropeus como elescultuam datas fúteis, coi-sas sem nexo edesconectadas do sensocomum, como, por exem-plo, a festa celta do “dia

É

Ciência MalucaCiência Maluca

Supe

rint

eres

sant

e

Chocolate melhora a

memória e combate a demência

das bruxas”.Como gerente da Cai-

xa por quase trinta anos,me transformei em adep-to da escola da reciproci-dade, onde há ida e volta.Antes eu telefonava,cumprimentando os pro-fissionais que me atendi-am, depois cansei. Pormuitos anos eu telefoneipara um padre da ZonaSul do Estado, por ocasiãodo aniversário dele.Quando deixei de fazê-loele me “cobrou”. Faleiem reciprocidade, ao queele aduziu que tinha mui-tos amigos e não podiamanter contato no aniver-sário de todos. Fiz-lhe verque, embora tivesse mui-tos (??) amigos, não teriamais que dois ou três pormês, para se lembrar eser gentil. Para alguns,além das mensagens eumandava presentinhos,brindes, etc. e de muitosnão escutei nem um “mui-to obrigado”. Fechei aporta! Mesmo assim, háprofissionais aos quaisdevo eterna gratidão.

Pois há dias um co-nhecido me ligou, recla-mando que, depois demuitos anos eu deixei decumprimentá-lo pelotranscurso do dia da sua

atividade profissional. Fizver ao magoado que euestava ingressando nafase do toma-lá-dá-cá.Ele que reclamava daminha “desatenção” comseu dia, nunca me ligou nomeu aniversário (30 deabril), Dia do Administra-dor de Empresas (9 desetembro), do Teólogo (30de novembro), do Filóso-fo (16 de agosto) nem doEconomiário (21 demaio). Ainda se fosse umtrabalho “apostólico”,prestado generosa e gra-tuitamente, como sou de-vedor a alguns, tudo bem,mas como a maioria dosserviços que me foramprestados por advogados,dentistas, médicos, psicó-logos, mecânicos, garo-tas-de-programa e enge-nheiros, a maioria foi re-munerada, em cash oupelo meu plano, não mevejo na obrigação de mai-ores congratulações.

A reciprocidade nasrelações humanas é umaquestão de cortesia, aten-ção e respeito. Não setrata de celebrar o dia dis-so ou daquilo, mas recor-dar uma pessoa ou acon-tecimento que toca o nos-so coração.

Uma deliciosa dica da ciência: comer chocolate diariamente pode melho-rar sua memória – e combater a demência na velhice.

Pesquisadores Universidade Columbia, nos Estados Unidos, convidaram37 pessoas, entre 50 e 69 anos, para ingerir uma quantidade diária de um doscomponentes do cacau, o flavanol, por três meses. Metade recebeu uma con-centração grande (900mg de flavanol), já a outra turma ganhou uma dosemenor (10 mg). Enquanto tinha os cérebros escaneados, todos os participan-tes fizeram testes de memória, antes e depois dos 90 dias de dieta.

Após a ingestão diária de altas doses de flavanol, os participantes se saí-am bem melhor nos jogos de memória. É que as atividades numa região espe-cífica do hipocampo (giro dentado), que tem um papel importante na memória,aumentaram nesse grupo de participantes. Ainda não se sabe as razões, mas oflavanol consegue melhorar as conexões nessa região do cérebro.

E os efeitos não são pequenos. “Se um participante tinha uma memória típica dealguém de 60 anos no começo do estudo, depois dos três meses, aquela pessoa conse-

guia alcançar a memóriade um adulto de 30 ou 40anos”, explica Scott Small,um dos autores da pesqui-sa.

O único problema é queuma barra normal de cho-colate não tem uma quan-tidade tão grande assim deflavanol. Mas depouquinho em pouquinhodeve dar algum resultado.

Restaurante Fogo de Chão, as-sim como no Brasil, trabalha em es-quema de rodízio nos Estados Uni-dos, o que faz muito sucesso no país

A rede de churrascaria brasileira"Fogo de Chão" ganhou, nesta ter-ça-feira, um processo americano quegarante ao restaurante o direito delevar, do Brasil para os EUA, seuschurrasqueiros altamenteespecializados — ou “chefs gaú-chos”, segundo o jornal The Wa-shington Post. Segundo o processo,o conhecimento de tais profissionaissão "adquiridos culturalmente" e, porisso, os americanos não podem rea-lizar as tarefas com a mesma habili-dade.

A decisão foi tomada pelo Tri-bunal Federal de Recursos do Dis-trito de Columbia (o distrito federaldos EUA). Com três juízes no júri,dois votaram a favor do Fogo deChão e um votou contra.

A churrascaria, assim como noBrasil, trabalha em esquema de rodí-zio nos Estados Unidos, o que faz

Fonte: Site Terra

muito sucesso no país. "Eles realizamuma cerimônia ritual de corte na mesa,levantando grandes espetos de carne ecortando fatias do alimento, com basenas características solicitadas pelos clien-tes", diz o jornal, com um discurso des-lumbrado.

O juiz Brett Kavanaugh M., nomea-do por George W. Bush em 2006, foiquem votou contra a decisão. "O restau-rante Fogo de Chão já emprega funcio-nários americanos em suas unidades nosEUA, o que desmente que americanosnão possam realizar o trabalho", diz ele.

"Com uma pitada de bom senso,conseguimos perceber que os chefs ame-ricanos são aptos para aprender a cozi-nhar carnes no método brasileiro", afir-ma ele.

O Fogo de Chão se defende dizen-do que nem todos os chefs são brasilei-ros, mas que é necessária a presença dealguns brasileiros para que seja feito otreinamento com os funcionários ameri-canos. Afinal, a distância, tais conheci-mentos são "particularmente difíceis deserem transferidos".

Para refletir...Ei, mulher!Não liga pra mídianão!Ela vai tentarte fazer acreditarque belezae felicidadedependem de pa-drão."(Tokinho Carvalho)

, 8

Rua General Osório, nº 1045Telefone: (54) 9986-1058

Falando um pouquinho sobre as mentespor de trás dos computadores PARTE I

Por Fernando Kopper / e-mail: [email protected]

Estevan Scarsi(54) 9129 - 9511

EuRecomendo

3

300: A Ascensão do Império - Após a morte do pai,Xerxes dá início a uma jornada de vingança e ruma emdireção à Grécia, com seu exército sendo liderado por

Artemisia, enquanto os 300 espartanos liderados porLeonidas tentam combater o Deus-Rei, (já sabemos o

resultado) os exércitos do resto da Grécia se unem parauma batalha com as tropas de Artemisia no mar, tendo

Themistocles como o responsável por liderar os gregos.Planeta dos Macacos: O Confronto - Quinze anos

após a conquista da liberdade, César e os demais macacosvivem em paz na floresta próxima a San Francisco, lá eles

desenvolveram uma comunidade própria, baseada noapoio mútuo, para que possam se manter, mas enquanto

isso, os humanos enfrentam uma das maiores epidemias detodos os tempos, causada por um vírus criado em

laboratório, chamado vírus símio, com essa situação osdois mundos se chocam e uma guerra é iminente.

Projeto X: Uma Festa Fora de Controle – Trêsamigos adolescentes que não são populares no colégio e

nem com as garotas, sonham em dar uma virada nasituação, eles planejam transformar o aniversário do

melhor amigo em um acontecimento épico, para tantorealizam uma grande festa na casa do aniversariante,

aproveitando o fato que os pais dele estarão viajando nofim de semana, mas como era de se esperar as coisas saem

de controle.TV Aberta: MasterChef - A versão brasileira do

programa é apresentado pela jornalista Ana Paula Padrão,sucesso em todo o mundo, o reality show em que o talento

e a paixão pela culinária são testados ao limite já foi vistopor mais de 250 milhões de telespectadores em 145

países, sendo que ao longo de 17 episódios, o MasterChefvai transformar um cozinheiro amador em um chef

profissional. Para tanto, grandes nomes da gastronomia vãojulgar os pratos preparados pelos 16 candidatos: Erick

Jacquin (Tartar&Co), Henrique Fogaça (Sal Gastronomia) ePaola Carosella (Arturito). Quem perdeu algum episódioou deseja começar a acompanhar pode ver os anteriores

no Youtube com qualidade HD.Séries: Peaky Blinders – Ambientada na Inglaterra de

1919, apresenta a história da família de gangstêres Shelbyque é liderada por Tommy Shelby, um veterano da 1ª

Guerra Mundial que perdeu o respeito por autoridades,bem como seu temor a Deus, e agora seu objetivo é

estabelecer seu domínio na cidade, que sofre com o pós-guerra, uma crise econômica e greves.

Para pensar: “Às vezes você ganha, àsvezes você aprende!”. Professor Mazza.

Frase da semana: “Nãoprecisamos apagar a luz do próximo para que a nossa

brilhe!”. Mahatma Gandhi.

Bom caros amigos dessa coluna, hoje vamos falar um pouco sobre asmentes brilhantes por de trás dos computadores.

(Faremos essa matéria em duas partes por tratar-se de um conteúdo vastoque em minha opinião merece um destaque)

-Que o primeiro computador foi criado pelos americanos lá nos meados dasegunda guerra mundial nós já vimos e ouvimos falar, mas então quem são asmentes por de trás dos computadores da nossa geração? Hoje vamos falar umpouco sobre duas pessoas que revolucionaram o mundo da tecnologia atual,vamos falar meus amigos de Steve Jobs e Bill Gates, esses dois homens não sórevolucionaram o mundos dos Softwares, mas também mudaram a perspecti-va de como os computadores devem ser, eles foram os pioneiros em que enten-deram que um computador sem conteúdo não é nada!

Steve Jobs e a gigante da MaçãNascido em 24 de fevereiro de 1955 em San Francisco, filho de estudantes

universitários Abdulfattah John Jandali e Joanne Schieble, foi adotado pelocasal Paul e Clara Jobs e cresceu em Montain View, na Califórnia.

Ao concluir seus estudos de segundo grau, foi contratado como funcionário temporário na HP, onde conheceu seufuturo sócio e parceiro Steve Wozniak. Em 1972, matriculou-se na universidade de Reed, que largou depois de umsemestre.

Foi contratado como técnico na Atari dois anos depois.

A Maçã vai brilhar menos sem JobsEm 1º de abril de 1976, ao lado de Steve Wozniak e de um investidor chamado Ronald Wayne,

ele fundou a Apple Computer Inc., destinada a produzir computadores para uso pessoal.Onze dias depois chegou às lojas a primeira criação da empresa, o Apple I, e no ano seguinte

o Apple II, primeira máquina de uso pessoal a conquistar sucesso comercial. Em 1982 foi a vez doApple Lisa e em 1984 uma de suas maiores criações, oMacintosh.

Jobs foi afastado da Apple em 1986 por John Sculley, líder da Pepsi que ele mesmo haviacontratado.

Longe da gigante da maçã, ele fundou da NeXTComputer e adquiriu adivisão de animação da Lucasfilm, a Pixar . Em 1997 o executivo voltou àempresa que ajudou a fundar. Sob sua liderança a Apple cancelou contratosde licenciamento de seus computadores e reduziu sua linha de produtos.

Em 1998 a empresa lançou seu primeiro produto sob a nova administra-ção Jobs, a primeira geração do iMac que exibia cores alegres e dava inícioaos all-in-one. Em 2001 surgiram os dois principais produtos da empresa nadécada: o OS X e o célebre iPod.

Em 2001, é lançado o "iPode", obrigando a indústria fonográfica a sereinventar. Em 2003, foi diagnosticado com um câncer raro, descoberto noinício, mas Jobs se negou a fazer a cirurgia e fez tratamentos alternativos.Apenas em 2004 se submeteu a cirurgia para retirada do tumor no pâncreas.Em 2007 é lançado o "iPhone", celular com o comando feito com os dedos natela digital, com acesso a internet e facilidade na criação de aplicativos.

No ano de 2009, surge o computador de mão o "Netbooks", pequeno e defácil acesso a internet. Em junho de 2011, Steve Jobs anuncia o "iCloud", queresolveria o problema de armazenamento de arquivos. Fotos, músicas eaplicativos serão guardados em "nuvens" que são potentes servidores. Emagosto de 2011, Steve deixa a direção da Apple, definitivamente. No dia 5 deoutubro de 2011 falece Steve Jobs vitima de câncer no pâncreas, Steve lutouaté o fim, suas idéias e criações mudaram nossa geração, Steve Jobs entroupara a história e atualmente é considerado uma das personalidades mais

(Steve Jobs 1984 e sua maior cria-ção, o primeiro computador de mesa oMacintosh)

Steve Jobs1955-2011O herói de

minhageração.

importantes do nosso século.

9,

Fone: (54) 3324-6515

E-mail: [email protected]

Rua General Osório, 1280 - Centro - Ibirubá, RS

TricoArtCursos de Artesanato

de Natal

Linhas e uma variedade detecidos para a próxima estação

02/11 á 08/11

SocialBodas de Platina

Quartas e quintas a tardeQuarta a noite

Sabrina Giongo Bonatto e-mail:[email protected] Sete de Setembro, 1028 (54) 3324-3256

Confira a coleção de bíquinis para atemporada de verão 2015

José Baldo e Alzira Baldo uniram-se em laços matrimonias no dia 15 deoutubro de 1949, e neste ano de 2014, estão celebrando 65 anos de feliz união

matriomonial!

Áries: Excelente intuição e êxito nosassuntos religiosos, legais estão pre-vistos para você. Favorável às viagense êxito no exterior e ao trato com pes-soas de alto nível social e de inteligên-cia. Boa saúde.

Touro: Não confie muito em pesso-as estranhas e nas novas amizadesque fizer no transcorrer do período. Poroutro lado, conseguirá realizar boa partede seus anseios e de desejos, relacio-nados com campo profissional. Êxitoromântico e no contato com o sexooposto.

Gêmeos: Fase pouco indicada paraos negócios e aos assuntos sociais.Evite, também, as questõesextraconjugais e os perigos de aciden-te e tudo que possa prejudicar suatranquilidade no lar, moral e saúde.

Câncer: Notícias poucoalvissareiras poderão vir a acontecerno transcorrer do período. Tome cuida-do também com os inimigos ocultos eopositores, pois estes estarão prontosa prejudicá-lo em algum sentido.

Leão: Excelente estado mental. Óti-ma intuição e bastante gosto para ascoisas novas. Há favorabilidade paraviagens ao exterior, conhecimento comestrangeiros, passeios, publicidade ediversões de um modo em geral.

Virgem: Maiores serão as possibili-dades de se realizar materialmente, atra-vés dos bons negócios e pelo esforçono trabalho. Aproveite esta fase quepode ser muito bem aproveitada em en-tretenimentos.

Libra: Espetacular influência astral.Poderá realizar grandes e lucrativos ne-gócios, ter sua situação financeira ele-vada, receber dinheiro consideradoperdido. Pode amar. Reforce a sua altoestima e não ceda por qualquer coisa.

Escorpião: Coopere com os cole-gas de trabalho. Sua recompensa virádessa cooperação. Indícios positivos debons negócios e de lucro em suas tran-sações comerciais. O período é dosmelhores para compra de bens móveis.

Sagitário: Boa disposição mentalpara novas amizades. Melhora profis-sional e financeira e bastante êxito so-cial, também estão previstos para esteperíodo. Você estará exposto a sofrerum rápido declínio da resistência física.

Capricórnio: Cuidado com seu or-çamento. Procure gastar somente o quefor de necessidade. Procure distrair-se mais. Ótimo estado mental o que lhedará mais rapidez e ação ao ter quetomar decisões importantes.

Aquário: Vênus neste período vailhe dar inúmeras e ótimas chances deprogresso social e financeiro. Sua pre-disposição para os negócios estaráexaltada e será bastante favorecido noamor. Êxito financeiro inesperado. Lo-teria favorecida.

Peixes: Procure levar seus planospor um caminho seguro e tranquilo, poisa fase que se inicia, pode favorecervocê neste sentido. Boas notícias vi-rão. Muito boa influência também aosassuntos pessoais e as artes de modogeral.

Recebe asfelicitações de seus

filhos, genros,noras, netos, bisne-tos e demais famili-ares, em especial de

seus compadresProf. º Bólico e

esposa!

Foto Arte

Dia 25/10, foi festivo para Paulo

Roberto da Silva, que completou 32anos de idadem na ocasião comemorou adata na companhia de seus familiares osquais desejaram a ele muitas felicidades.

Dia 01º/11: Elemar Ruppenthal. / Adriane Aparecida de Sou-za Dornelles. / Afonso Klein. / Irineu Freiberg. / Jonas MichelKlein.

Dia 02/11: Flávio Paz dos Reis. / Deise Rauch. / Adão CarlosHemmel.

Dia 03/11: Rodrigo Mattos de Campos. / Iraci Rauch Reichert./ Paulo Kaisercamp. / José Antonio O. Mendes. / EduardoBonatto. / Fernando Adriel Fredrich. / Sibila Mayer. / VâniaStefanelo.

Dia 05/11: Carlos Horácio Rodrigues./ Leonel Vilges de Oli-veira. / João Artur Konrad.

Dia 06/11: Cesar Nicolodi Lorenzoni. / Eduarda Raiane Klein.Dia 07/11: Vanessa Wottrich

Parabéns também para..

No dia 09/10, Noberto Kogler com-pletou 85 anos, sua esposa Selma, seusfilhos, noras, genros, netos e bisnetosdesejam felicidades, saúde, amor e tudode bom!

Ivete Fernandes comemorou 60primaveras no dia 25/10. Seu esposo

Ormar, filhos netos e demais familiaresdesejam muitas felicidades!

No dia 22/10, Avelino Ludvig comemorou 90 anos aolado de sua esposa Semilda, filhos, genros, noras, netose bisnetos que desejam muitas felicidades, saúde e tudo

de bom ao aniversariante.

, 10

Decorações de Festas Intantile Chá de BebêMarina

DecoraçõesMarinaDecorações

Fone: (54) 9153.8304

Rua Dona Etelvina, 1161 - Bairro Colina

Quinze de Novembro, RS

Restaurante ePizzaria

Tele-Entrega 3324-3198 / 9969-7313Rua do Comércio, nº 922

Quarta-feira maluca:todas as quartas umapromoção diferente

Sertanejouniversitáriocom Willian

e Rafael12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345612345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234561234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456

ComentandoA Boutique da Lúcia está em novo

endereço, agora na rua Flores da Cunha,815, em frente a Praça General Osório.

Fim de semana com todo essecalor fez com o centro de Ibirubá

lotasse, e em todo esse clima as festasno Bugatti estão bombando, no dia

25/10, sábado, a festa foi comWillian e Rafael, confira as fotos!

Mistura Louca 2ª Edição esta che-gando, é no próximo dia 08/11, no

Clube Divertido a partir das 23 horas.Não vai perder !

Bom final de sema à todos!

11,

Imóveis Veículos

VENDO: Gol G3 ano 2000, bran-co, ar condicionado, roda ligaleve, 4 portas. Aceito troca -valor. Tratar (54) 9158 5117.

VENDO CAMINHÃO: Ano/78,carroceria baixa, comp. 9,70m; me-cânica revisada, pneus em bomestado, com rodoar, interclima emotor interculado. Ideal p/transpor-te de máquinários. Ótimo estado.Fone: (54) 91259584 c/ Paulo.

VENDO: Brasília/74 em bomestado R$ 1.600,00. Fone:(54) 91990067

VENDO: Uno Fire 4 portas ,branco, ar cond., barbada R$10.500. Tratar (54) 9139 2073.

VENDO: moto NX 200/99, ver-de metálica, bom estado, motode cidade. Fone: (54)9979-6297.

VENDO: Gol Especial, 8v, ano2002, gas. bom estado. R$11.000,00. Fone: 96095875.

VENDO - Gol G3 2011 prata, 4portas, 8 valvulas, alarme, tra-va, ar quente, rodas de ligaleve. R$ 16.000,00. Tratar pelofone: (55) 9162-3894.

VENDO: Gol 2000, branco 8vc/4portas e Gol 2001 completo,8v. Tratar pelo telefone: (54)3324-3427 ou 91184552.

VENDO: Moto Titan 150 cc,ano/modelo 2007, com 9000km, estado de nova, na corazul. Tratar pelo fone(54)91406983VENDO: moto YBR 125k ver-

de, ano 06/07, pouca km, IPVA2014 pago, super econômica,R$2.900,00 (menos que aFIPE). Fone: 91493048/92067205

VENDO: GM Corsa/WIND ano1998, 4portas, peneus novos.R$11.500,00. Tratar pelo fone(54) 99647122

VENDO - Um Uno Flex, ano 95,1.0 eletronico.Tratar pelo fone(54) 99539645.

VENDO: Celta Life 2011, ver-melho, 2 portas com 17 mil Km.Fone: 84116166.Vendo- Belina Del Rei, prata,em bom estado. Tratar pelofone (54) 96201510. Luiz.

VENDO: Gol 2000, G3, 4 por-tas. Aceito troca. Gol 1988,todo equipado, gasolina. Fus-ca 1981 super inteiro. Fone9154-7365.

Vendo-Corcel 1, ano 1973,Série Luxo, em excelente es-tado de conservação. Fone:(55) 91458494 (Mauricio).

VENDE-SE - Fiat 93, verde,gasolina, em bom estado. Tra-tar pelo fone (55) 96820849/91642166.

VENDE-SE - Novo Palio, mo-delo 2013, branco, 28 mil km,unico dono, completo.R$30.500,00 sem troca. Tra-tar pelo fone: (54) 91551053.

VENDE-SE: Uma caminhonete,F1000, ano 1996, completa.Fone: (54) 92005222, falar comAdair.

VENDE-SE: Reboque para ca-valo, dois animais, trucado.Fone: (54) 96243342, falar comJeferson Guedes.

ImplementosVENDO:� TC57/98 Gabine a ar condicionado -19 pés� 7700 John Deer, ano 94 c/Master� 3640, ano 1988, c/Gabine.Tratar pelo telefone(55) 99015435.

VENDO - Ford/Fiesta, ano1995, cor vermelho em bomestado. R$6.000,00. Aceitaanimais. Fone: 99243790

VENDE-SE - Verona, ano 91,em ótimo estado, aceito 3 milem material de construção e osaldo a negociar. Fone:91155223.

VENDO: caminhão VW 23310Titan Truck, ano 2002, aceitocarro ou terreno no negócio,preço tabela FIPE, fone 549160 2820.

VENDE-SE apartamento, 2quartos, garagem p/dois car-ros, em Sta Maria/RS. Pelo fone(55) 99692296.

VENDE-SE - Uma casa de al-venaria mista, 4 quartos, 2 sa-las, 2 cozinhas, 2 banheiros,garagem, area de serviço.140m . Rua Merito Centro. Tra-tar pelo fone (54) 9972-7300.

VENDE-SE: casa mista de 12/19, terreno 15,5x27,6, com 3quartos, 1 banheiro, com ga-ragem e duas salas. Av.Goianêsia, 173. Bairro Progres-so. Fone: 3324-4775

VENDE-SE: 2 terrenos no bair-ro planalto, 166 m² cada um,na rua Diniz Dias. Fone: (54)3324-1735 falar com Adair.

VENDE-SE - casa de alvena-ria com 153 m² e terreno de410 m², 3 quartos, 2 banhei-ros, garagem para 2 carros.Bairro Boa Vista em Quinze deNovembro. Valor R$200.000,00. Fone: (54)96273295

ALUGA-SE: Um kitnet em Por-to Alegre a 100m da Universi-dade Federal no edificio Palá-cio Itália,na Av. Senador Sal-gado FIlho, 359. Apart. 604.Fone: (54) 91953055

VENDO - Casa de Alvenaria,96m2 - 2 quartos, 2 banhei-ros, sala, cozinha, lavanderiae garagem. Rua Ida Berlet,2099 / Bairro Jardim. Fone:91094172 / 3324-1978

VENDO/TROCO: Monza 87 emótimo estado de conservação.Vendo ou troco por móveis eeletrodomésticos. Fone:91000061

Serviços de Informática; - Instalação e Configuração de Pro-gramas e Jogos;- Formatação, Backup e Reinstalação de Siste-mas;- Compartilhamento de Rede e Internet Remoção de vírus eSpywares; - Atendimento 24 hora. Ligue-já! Fone: (54) 9138-9588 c/ Carlos Schmidt

VENDO - Camioneta S10, 4x4,cabine dupla, ano 2000, com-pleta. Fone: (54) 91781999

VENDE-SE: Ford Escort GHIA1.6 ano 85, em ótimo estado,no valor de R$3.500,00 reais avista ou R$4.000,00 em duasvezes. Fone: 91527573/96345588/96049028, a noite.

VENDO ou TROCO: Fox 2005,prata, por carro mais novo,mesmo com divida. Fone: (54)92108460.

Compra-se terreno para cons-trução área comercial com apro-ximadamente 2.500m2, de pre-ferência na BR.Paga-se até R$500.000,00.Tratar com Paulo (55) 9964-1240.

VENDO: Uma EcoSporTowrshift 2014, em couro,cambio automático. R$56.000,00 sem troca. Fone:84084542

Problemas com insetos? Faça uma detetização em sua resi-dência com produtos que funcionam mesmo.Ligue 5 9152-7573 / 54 96345588 e agende seu horário.

VENDE-SE - um terreno nobairro Hermany, na rua AlfredoWelzel, tratar com Bruno.Fone: 54 99722617

ALUGA-SE: Um kit net próxi-mo a distribuidora Rother.Fone (54) 99739742

VENDO: Gol ano 94, rebaixado,

com laudo, ipva pago (55)

91623894

VENDE-SE Uma Pampa ano1985 e uma Moto YBR125(2001) ótimo estado(54)91094360 tratar André

Diversos

MASSAGEM: estética erelaxante terapêutica. Atendoà domicílio. Tratar pelo telefo-ne: 9107-2553.

SERVIÇO: Trabalho em casade família para serviços ge-rais. (55) 91837100, Luana.

Aulas particulares de Inglês - Professora com experiêncianos Estados Unidos e Canadá.Se você não quer perder tempoe deseja aprender rápido e de maneira consistente, a melhoropção, de fato, é a aula particular.Telefone: 8152 1005

FAÇO- Descarga de areia emhorários diferenciados. Tratarpelo fone: 99351026. Com Ser-gio.

AULA PARTICULAR - Quer ti-rar suas duvidas? Faça aulasparticulares de matemática. (54)84248282/91682477.

ESCOLA DE MÚSICA DO DANI: Agora também com comérciode instrumentos musicais e acessórios. Fone (54) 91828786.

Serviços de pinturas residenciais, colocação de pisose azulejos, reformas em geral. Se precisar é só chamar.Fone: 96058193.Orçamento sem compromisso, serviço com qualidadee garantia.

VENDO - notebook LG R580core 2 duo 4 gb, placa videodedicada, windows licenciado.R$ 850,00. Fone: (54)91010710.

Vende-sefilhote de

chow chow,com dois

meses.Telefone:91516953 /91148834.

VENDO: Uma máquina de cortargrama CID 1300W, um ano deuso ao preço de R$ 200,00.Telefone: (54) 91010710 ou (54)3199-3255.

VENDE-SE: Duas mesas demanicure, R$50,00 cada. Fone:3324-5934.

VENDO -1 filhote de 6 mesesde Piquinês e um filhote deshihtzu com 50 dias.Fone: 3324-5661 / 91828691

VENDO -Piscina de3,5x1,50, por 1m de pro-fundidade no valor deR4.000,00. Fone:84084542/ 91308222

VENDE-SE - um filhote depoodle micro toy e três filho-tes de poodle. Fone: 9149-4287/91043531/96912868

VENDE-SE: Pintos da raçaindio gigante, codornas gigan-te americana e italiana, co-dorna mini chinesa e codornabob white. Fone: 91733323

VENDO - Fossas sépticas 1.850 litros e filtro anaeróbio 1300litros em concreto padrão pela caixa e pela prefeitura, R$1.000,00 o conjunto. Telefone: (54) 3324-1124 / (54) 84217618.

VENDO -gaita 120 baixos itali-ana reduzida e eletrificada, afi-nada e revisada com estojo,R$2.200,00. Fone: 91828786.

VENDE-SE: um resfriadorAgrogel 1.150 litros, 2 anos deuso. Interessados entrar emcontato pelo fone: (54) 9158-4844. Aceitamos novilha nonegócio.

VENDE-SE: um anel de ouro,sete elos, valor a negociar.Fone: (54) 91446740 / (54)99021326, falar com Ana.

VENDO -Teclado seminovoPSR e 433, R$750,00. Fone:91828786

VENDO - 2 Veltra BM 110 ano 2004 4x4; 1 Valmet 12.80 4x4 ano94; 2 New Holland 7630 4x4 ano 2001 e 2002; 1 TL 75 4x4 ano2002; 4 MF 292 ano 2002, 2000, 93 e 88; 1 MF 296 4x4 ano 88;1 MF 283 4x4 ano 2002; 1 MF 275 4x4 ano 2000; 4 MF 290 4x2ano 89, 87; 1 MF 275 4x2 ano 84; 1 Ford 6600 ano 82; 1 Valmet85 e 65 ano 78; Valmet ano 78 e 88; 1 Trator Max Spray automá-tico 2 M.L - revisado 18 M.B.; 2 Pulverizador jato automático 800le 600l; Interessados tratar pelos fones: (54) 3324/1067ramal: 215; (54) 91364560. - Vila Alfredo Brenner.

MAISNER TRATORES - Ireno e EliasTratores

JARDINAGEM- Presto serviço de jardinagem, corte de grama,passo secante e detetização. Tratar pelo telefone: 3324-4105com Nildo Gonzatti.

VENDE-SE: Laranja para suco com entrega a domicilio ou na RuaFrancisco Emilio Trein, 994, bairro floresta: Fone: 91000099.

VENDE-SE: Trator ford 6.600, com direção hidráulica. Fone:99976943.

VENDE-SE: moto YBR 125k,verde, ano 06/07, poucaquilômetragem, IPVA 2014pago, super econômica,R$2.900 (menos que a FIPE).Fone: 91493048/92067205

VENDE-SE: Santana 99, sérieExclusiv, completo, ar condici-onado, direção hidráulica, vi-dro eletrico, banco de couro,pneus novos.Fone: 91117750

VENDE-SE: uma casa de 9,5mx11,5m, terreno medindo 12,5mx35mde fundos. R$ 340.000,00. Na rua Tiradentes, 1328, centro. Tra-tar pelo telefone: (54) 3324-2145 ou 041 (54) 81455134, tratarcom Normélia.

VENDE-SE casa de alvenaria (mais de 200m²) em Cruz Alta,dois pisos, 4 dormitórios, 3 banheiros, garagem, 2 varandas,cozinha, lareira, churrasqueira, e poço artesiano. Financiável.Aceita-se veículo no negócio. Valor 180.000,00. Próxima à Ro-doviária, bairro Bonini II. Telefone: (55) 91435173.

VENDE-SE: Uma casa mista, no centro com 91m². No valor deR$200.000,00, com uma entrada de 80 mil o restante em safra2014, ou a combinar. Telefone: (54) 91278327/ (54) 91403928.

ALUGA-SE: apartamento na Av. de Setembro, 930. Fone: 3324-4915/ 84064480

VENDE-SE: casa de alvenaria com 4 anos de uso,52 metros qua-drados no valor de 150.000 reais sendo que pode ser 60.000 deentrada e o restante financiado. Fone:54-9152-7573 ou 54-9634-5588

VENDE-SE: Uma fração de terras de cultura com a área de20.000,00m², sem benfeitorias, dentro de uma área maior com103.000,00m², situada em Capela Fátima, interior de Ibirubá/RS,confrontando: ao Norte, com terras de Abílio Lora; ao Sul, comterras de Rosa Miguel ; ao Leste com terras de Pedro Luiz Ubessi;ao Oeste, com o Rio Jacuí Mirim. Conforme matrícula nº 11.656 doCRI de Ibirubá/RS. Pç. R$ 30.000,00. Fones: 054 99727294/33243738

ALUGA-SE: no centro da cidade: 1- uma casa de alvenaria, com2 quartos, sala, cozinha, banheiro, lavanderia, churrasqueira; 2-uma quitinete, um quarto, sala/cozinha, banheiro, lavanderia. Fone:54-9972 7294.

VENDE-SE: Plantadeira Vence Tudo, modelo 90/50, milho e soja.Ótimo estado, preço barbada.Fone: (54) 99695854

Av. Mauá nº 1483Telefones: (54) 3324-1564/

Corretores de Imóveis e

Avaliadores

Darci: CRECI 13.282 -

CNAI 3.915

Martis: CRECI 17.571 -

CNAI 3.917

Imobiliária Hilgert

AgronegócioVENDE-SE 75ha, 57ha deplanta, 2 casas, galpão, salade ordenha, mangueira, poçoartesiano, açude, emEspumoso. Tratar pelofone:3324-3671.

VENDO - Trator Ford 8 BR/ ano1965. Valor R$ 7.000,00. Tratarpelo telefone: (54) 91062760.

VENDE-SE MF 3640/K ano1988; SLC 6200 ano 1987; MF5650/K ADV ano 2004. Tratarcom Neto pelos fones: 9972-7300 e 3324-1705.

VENDO: cavalo crioulo comdocumentos, manso e ótimopara laço. Para interessadosentrar em contato pelo fone(54) 91756909

VENDO: Cavalo crioulocastrado confirmado, para todaa lida, ótimo de laço. Tratarfone (54) 3324-13 30/99321930.

VENDE-SE 11ha de terra nacosta do alague, na localidadede Volta Grande, Quinze deNovembro. 300 scs/ha.Contato por Telefone:(54)99037215 - João Christ.

VENDO - Uma égua matrizApaloosa e uma égua quartode milha c/ crioulo, pelagembaia/ruana. Fone 3324-1312com sargento Abreu.

VENDE-SE novilha Jerseypura, prenha de oito meses.Fone (54) 99692296.

Serviços

PublicaçõesAnuncie!!!

(54) [email protected]

Aqui está a sua

oportunidade de negócio!!!Classificados

VENDE-SE: terreno medindo 26x30,5 metros, 793 metros qua-drados, por R$110.000,00. Mais informações: (54) 92171767/91425008

VENDE-SE: Chácara 1,5 hectares de terreno, no interior de Ibirubá,com boa infra-estrutura, toda cercada, costiada pelo rio JacuiMirim. Aceita-se proposta, fone: 91158224

6

* P E J U Ç A R A :- Sítio na cidade com 14 há, luz, água, 150m de calçamento e 40m de asfalto.* B O A V I S T A D o I N C R A :- Árrenda 120 há, vende 122 há, frente do asfalto, parcelado.* J Ú L I O D e C A S T I L H O S :- Árrenda 325 há, vende 180 há, parcelado.* I B I R U B Á :- 2 Terrenos na rua Campo Mourão, 15 x 28 metros.- 1 Terreno, centro, rua 7 de setembro, 506m².- Área rural de 29 há, em Fazenda Itaíba, com benfeitorias.- Área rural de 5,0 ha, Stº Ant do Bom Retiro, sem benfeitorias,parcelado.- Área rural de 9,0 há, Lª Pulador Sul, sem benfeitorias, recebecasa na cidade.- 23.400m², 80 metros da RS 223, sem benfeitorias, R$180.000,00.- 40.000m², 200 metros da RS 223, com benfeitoria, 97 % deaproveitamento.- 70.000m². rua General Osório, para loteamento.

, 12

Passando a LimpoPassando a LimpoPassando a LimpoPassando a LimpoPassando a LimpoPassando a LimpoPassando a LimpoPassando a LimpoPassando a LimpoPassando a LimpoAlmir

Braatz

OP

INIÃ

O Dilma lá, Sartori aqui. Por que ven-ceu, por que perdeu? A leitura e inter-pretação do resultado das urnas é umexercício que todo político deveria fa-zer. Numa análise rápida cabe indagar:em Caxias do Sul, Sartori obteve maisde 80% dos votos válidos, já emcontrapartida, Aécio perdeu no seu Es-tado natal, Minas Gerais. Estaria de-monstrada nessa comparação por ondepassou necessariamente a derrota de ume a vitória de outro? À nível estadual é

inegável uma ampla rejeição ao governo Tarso, se-não vejamos, perdeu na esmagadora maioria dosmunicípios. No Alto Jacuí, à título deexemplificação, a falta de obras em infraestruturafoi determinante na derrota esmagadora do candi-dato petista.

À nível federal, são indiscutíveis os avanços dosprogramas sociais que representaram estabilizaçãoe distribuição de renda, e que foram determinantes,em função do medo de certas classes menosfavorecidas em perde-las, na vitória da candidataDilma. Da euforia a realidade. O Brasil tem umalista considerável de desafios a encarar. Ajustesde diferentes ordens. Iniciativas para equilibrar ascontas públicas, simplificar e reduzir a carga tribu-tária, aperfeiçoar a integração do Brasil ao comér-cio internacional, investimentos em infraestrutura econsolidar e aprimorar os programas sociais.

E na aldeia!!1.442 pró Aécio, e 3.643 em favor de Sartori. Se-

ria correto afirmar que enquanto Tarso recebia ocartão vermelho o Frentão recebeu o amarelo? E anível Federal, é justo afirmar que embora quasemetade optou pela mudança, a maioria ainda pro-porcionou uma segunda chance a DILMA em funçãodos programas sociais? Bolsa Família, Mais Alimen-tos, Minha Casa Minha Vida, Pronaf e Pronatec, re-presentaram mudanças na vida de centenas de mi-lhares de famílias.

Chamou atençãoNo Passo Bonito, mesmo com o apoio dado pelo

ex presidente do legislativo, Sartori livrou 80 votose Aécio 63. Já em São Sebastião, terra do atual viceprefeito e pré candidato a sucessão, RogérioRebelatto, o povo deu uma vantagem de 51 votos aSartori e 34 a Aécio, num universo de 104 votantes.Nas urnas do Clube Comercial, centro da cidade,Sartori livrou 295 votos enquanto Aécio ganhou com272 de diferença. Enquanto isso, no General Osório,com 1933 votos em disputa e forte influencia doBairro Progresso, Aécio venceu com insignificantes23 votos e Sartori com 239. No interior do BairroProgresso, em 561 votos, Sartori venceu com 9 vo-tos e Dilma com 81. No Bairro Floresta, Sartori ven-ceu com 27 votos e Dilma com 63.

Nas urnas que representavam a ERS 506, Sartoriteve um dianteira de 233 votos enquanto Aéciovenceu com 122.

RESCALDO1) Houve um flagrante recado doseleitores ibirubenses ao Frentão.

Embora, em alguns bairros mais benefi-ciados com verbas federais, se percebaclaramente a influencia da atual admi-

nistração, no centro e adjacências, e atécom mais força no interior, as lâmpadas

amarelas estão acesas, e para não seguiro mesmo caminho de Tarso, a gestão

tem que ser melhorada nos próximos 24meses.

2) O Partido dos Trabalhadores estána dependência da obra asfáltica da ERS506. Se nada acontecer nos próximos 60

dias, o projeto de compor a chapamajoritária fica fortemente comprome-

tido.3) Alguns dissidentes do DEM e que

já lograram fraco êxito na eleição para aCâmara Federal, parecem estar perden-do o fôlego de acordo com as urnas. Ou

os eleitores não entenderam certasposturas.

4) Oposições dependem de nomesao estilo Sartori. Baixo índice de rejei-

ção, disposição ao trabalho, sem ata-ques e aprovação popular. Sinais de

mudança parecem pairar nas maisdiferentes regiões do Estado.

Por: GuaracyValente

Croniqueta�“Nunca antes neste país” houve campanha eleitoral tão

cruenta, tornada pior ainda pelas redes sociais e seus debatesà distância. A propósito: até onde as redes sociais influenciamno resultado final?

�Um brasilianista explica o racha político na país“Quem saiu da miséria tem motivos para crer na melhoraestá satisfeito com a condição do país. Quem não foi benefi-ciado diretamente com esse processo, quer mudança”.

�Está em curso, até 14 de novembro, a III Semana dePrevenção e Promoção da Saúde do Servidor. Serviçosoferecidos gratuitamente a todos os funcionários da Prefeitu-ra Municipal de Ibirubá, a saber: verificação da pressãoarterial, verificação de exames de colesterol, glicosetriglicerídios; agendament6o de consulta médica para pacien-tes com alteração de exames; agendamento de examespreventivos; entrega de preservativos; orientações diversassobre a saúde.

�Em 12 de novembro agenda de Indústria, Comércio eEmpreendimentos, a partir da 09 horas na sala do vice-prefeito.

�Eventos para quem quer se atualizar promovidos pelaSecretaria da Indústria, Comércio e Empreendimentos comassessoria do SEBRAE: em 04/11/, às 14 horas, palestra“Potencialize suas vendas; em 13/11/ às 19 horas, oficina“Sei comprar”; em 14/11/, às 19 horas, oficina “Sei ven-der”. Local Rua Firmino de Paula, 780. Inscrições gratuitaspelo telefone- 3324-6094, ou pessoalmente na Secretaria.

�Preparada para o leilão de cargos a sigla mais negocistado país, vitoriosa no RGS. É muito partido para poucaideologia. Ética foi pro espaço.

ContrapontoAo cabo da balada eleitoral, cabem algumas considerações referentes aos compromissos assumidos pela

reeleita. Um deles é a reforma política, segundo um internauta, a mãe de todas as reformas.Articulada desde o tempo de FHC, a reforma política vem sendo cogitada pelos setores mais interessados

em mudar o estado de coisas vigente, no qual alçam-se personalidades de discutível caráter moral, emporcalhandoo cenário político do país: Sarney, Calheiros et caterva. O atual sistema proporcional de lista aberta possibilitacoligações para eleições de deputado federal, estadual e vereadores. Sob esse sistema, todos os candidatossão ligados a alguma legenda, que pode ser uma coligação de vários partidos ou um único partido não coligado,correndo em faixa própria. Cada eleitor vota simultaneamente no candidato e na legenda a que ele pertenceou somente na legenda, se preferir... As vagas são distribuídas proporcionalmente conforme o somatório devotos para cada legenda, usando o chamado quociente eleitoral. Os candidatos mais votados de cada legendasão eleitos.

Ocorre que, no bojo da reforma proposta encontram-se elementos inconvenientes para determinadasfacções do Congresso, seja no que concerne aos tipos de voto, seja ao financiamento de campanha, seja aindacom relação às inúmeras posturas propostas entre as quais colocam-se fidelidade partidária, coligaçõeslocalizadas em cláusula de desempenho e outras inconvenientes para a maioria dos congressistas. Os políticosinstalados no poder, salvo algumas exceções, colocam em primeiro lugar, seus interesses pessoais, esquecendo-se de que lá se encontram para representar os eleitores cujos interesses devem estar acima de outros quaisquer.Não será fácil à presidente lidar com os vícios adquiridos ao longo dessa nossa ainda jovem democracia.

Por outro lado, caso venha a ser aprovada, torna-se necessário o esclarecimento do eleitorado. Não seráfácil, também, informar didaticamente a público quanto aos quesitos da nova lei eleitoral.

Outro compromisso assumido foi o combate à corrupção. O caso Petrobrás perturbou muito mais o governoDilma, do que o dito mensalão prejudicou o ex- presidente Lula. Por muito pouco a reeleição não se foi parao ralo. O “Efeito Petrobrás” abalou os alicerces da administração vigente. Daí, a importância do compromisso,mesmo porque a reeleita deve explicações não só ao seu eleitor, mas também a todo o povo brasileiro.

O desafio para a Sra. Dilma Rousseff é não só consolidar o que já deu certo e corrigir defeitos, mas inaugurarum novo ciclo de exercício do poder que signifique um salto de qualidade em todas as esferas da vida social.Pouco se conseguirá se não houver uma reforma política que elimine de vez a bases da corrupção e permitaum avanço da democracia representativa com a incorporação da democracia participativa, com conselhos,audiências públicas, com a consulta aos movimentos sociais e outras instituições da sociedade civil. É urgenteuma reforma tributária para que se tenha mais equidade e que ajude a suplementar a abissal desigualdadesocial.

Nos debates, Dilma apresentou um leque significativo de transformações a que se propôs. Espera-se queaconteçam.

A mãe de todas as reformas

13,

Viver sua cidade é

conhecer a sua história

Viver sua cidade é

conhecer a sua história

Projeto em Parceria Biblioteca Pública Justino Guimarães Neto e jornal O Alto Jacuí

GuilhermeGustavo Sommer

Parte II

O Clube de Desbravadores Sementes daPitangueira participou nos dias 24 a 26/10/2014 emSanto Augusto, do 5º Campori Regional da MissãoOcidental Sul Riograndense (MOSR), fazendo-sebem representar o munícipio de Ibirubá, ganhando06 (seis) troféus em 07 (sete) competições (um 1º,três 2º e dois 3º lugares). Também recebeu o tro-féu de “Clube Destaque Cinco Estrelas”, pela or-ganização apresentada durante o evento (acampa-mento, uniforme, disciplina) e pelo cumprimento detarefas que deviam ser realizadas antes do evento.

O encontro foi organizado pela 1ª Região de Des-bravadores da MOSR, com sede em Ijuí e teve aparticipação de 08 clubes, que representaram seusmunicípios.

Houveram momentos muito agradáveis de uniãoe amizade entre os jovens de 10 a 15 anos e tam-bém entre os seus lideres. Foram atividades junto ànatureza (acampamento), tendo durante o dia desábado momentos de louvor e adoração a Deus eum desfile "marcial" na Avenida principal de SantoAugusto, com a participação de duas bandas e oitoclubes. A noite houve prova de perguntas e respos-tas sobre o Livro de Daniel, quem errasse levava"Torta na Cara" e depois uma caminhada noturna"trilha", que terminou ao redor do "Fogo do Conse-lho" (fogueira), onde houve uma meditação sobreescolhas para a vida.

No domingo forma realizadas mais seis provas:AVIÕES AO ALVO (2° Lugar), FOGO É COMDESBRAVADOR (1º Lugar), MAIS INTELIGÊN-CIA MENOS ESFORÇO FÍSICO (2º Lugar),ORDEM UNIDA (3º Lugar), RALLY DE NÓS(3º Lugar), TORTA NA CARA – PERGUNTASE RESPOSTAS (2º Lugar).

O Clube de Desbravadores Sementes daPitangueira de Ibirubá viajou com mais de 30 inte-grantes, entre crianças, diretoria e equipe de apoio(cozinha, segurança).

Clube de Desbravadores traz07 Prêmios para Ibirubá

Iniciamos o texto da semana passada escrevendosobre o falecimento em 10 de outubro de 2014, aos96 anos de idade, do sempre alegre, altivo e festeiroGuilherme Gustavo Sommer, que foi vereador naprimeira legislatura de Ibirubá, em 1955, tendo naépoca, por iniciativa própria, desempenhando as fun-ções de vereador sem remuneração. Relatamos algunsfatos que marcaram sua vida profissional e na esferafamiliar.

Guilherme Gustavo Sommer nasceu em Estrela(na época distrito de Teutônia), no dia 26 de junho de1918. Filho de Alberto Sommer e Olivia Sommer. Da-quela época, resgatamos uma foto tirada em Boa Vis-ta de Teutônia no ano de 1920 (Fonte Selby Wallauer),em que seu avô Guilherme Sommer (de quem alémdo nome herdou o dom e gosto pela música) é Re-gente do Coral de Homens Frohsin.

Na outras fotos temos o registro de alguns even-tos em que o Sr. Guilherme está acompanhado de suaesposa Selita (Wahys) Sommer, com quem se casouem 04 de maio de 1940 e tiveram quatro filhos: CristaSommer, Lana Sommer Bloedow, João AlbertoSommer e Elve Sommer Pohlmann. A Senhora Selitafaleceu em Porto Alegre, no dia 11/05/2006.

Na foto de 27 de julho de 2002, temos o Baile doAdeus em Ibirubá (Clube Comercial), representandoa Associação Amigos de Ibirubá, de Porto Alegre, es-tiveram presentes á, Valdir Afonso Guitel, os filhosGuísela e Rogério com esposa Marta Huppes Guitel,acompanhados pelo casal Nilsa e José Renato Werlang.É do site de Valdir Afonso Guitel, que obtivemos aces-so a informações e fotos de ibirubenses e de nossaIbirubá, como do Jantar de 14/09/2002, que mar-cou o 16º Encontro da Associação de Amigos deIbirubá, no restaurante Petrolli’s Grill em Porto Ale-gre, onde temos numa foto Guilherme GustavoSommer e Selita; Ary Bloedow e Lana SommerBloedow..

Encerrando a coluna de hoje, escrevo que ao reali-zar as pesquisas sobre o Sr. Guilherme GustavoSommer, foi uma alegria encontrar nas buscas nainternet, livros pertencentes a um escritor ibirubense,onde transcrevo as seguintes informações, que a edi-tora publicou sobre o autor do livro Bar da Ilha:

João Alberto Sommer nasceu no dia 10 de agostode 1946, na localidade de Ibirubá, município de CruzAlta. Descendente de 4ª geração de alemães, por par-te de pai Guilherme Gustavo Sommer, e austríacospor parte de mãe Selita Wayhs Sommer. Em 1963,em Porto Alegre, ingressou no Colégio Concórdia,onde iniciou o curso de técnico de contabilidade e seformou em 1965. Ingressou na Pontifícia Universida-

de Católica (PUC) em 1967. Foi comissário de bordoda VARIG. Casado com Sonia Marli Sommer, comquem teve seus dois filhos, Alexander e Alethea. Éautor da já reconhecida obra De volta ao Paraíso.

A sinopse do livro Bar da ilha, traz: Um encontromarcado coloca no mesmo cenário homens e mulhe-res envolvidos com o mundo das drogas, da prostitui-ção, assaltos, sequestros, políticos corruptos e pastoresmal intencionados. Esse cenário é o BAR DA ILHAonde Francisco, debilitado pela cegueira e decidido aacabar com o seu sofrimento descobre que o destinotem outros planos para a sua vida e para a sua morte.

Jantar de 14/09/2002 - Guilherme Gustavo Sommer e Selita;Ary Bloedow e Lana Sommer Bloedow. (Foto V.A.Guitel).

Baile do Adeus em Ibirubá - 27/07/2002 - Valdir AfonsoGuitel, os filhos Guísela e Rogério com esposa Marta HuppesGuitel, acompanhados pelo casal Nilsa e José Renato Werlang.(Foto Valdir Afonso Guitel)

Baile do Adeus em Ibirubá, 27/07/2002 – Casais: SadiCapeleto e Lia Wommer Capeleto, Ary Oswaldo Bloedow e LannaSommer Bloedow, Narciso Aldo Pohlmann e Elve SommerPohlmann.

Sinopse do livro Bar da ilha: Um encon-tro marcado coloca no mesmo cenário homens e mu-

lheres envolvidos com omundo das drogas, daprostituição, assaltos,sequestros, políticoscorruptos e pastoresmal intencionados.Esse cenário é o BAR DAILHA onde Francisco, de-bilitado pela cegueira edecidido a acabar como seu sofrimento desco-bre que o destino temoutros planos para asua vida e para a suamorte.

, 14Urna a urna nas eleições 2014 em Ibirubá

Clube ComercialSeção 13Tarso 70 Sartori 216Aécio 207 Dilma 80Seção 47Tarso 81 Sartori 230Aécio 230 Dilma 85União OperáriaSeção 56Tarso 102 Sartori 102Aécio 170 Dilma 132Seção 7Tarso 81 Sartori 211Aécio 187 Dilma 116Seção 44Tarso 84 Sartori 215Aécio 200 Dilma 103Escola SinodalSeção 4Tarso 74 Sartori 228Aécio 180 Dilma 125Seção 45Tarso 84 Sartori 207Aécio 206 Dilma 92Seção 50Tarso 73 Sartori 236Aécio 213 Dilma 104Escola General OsórioSeção 43Tarso 126 Sartori 188Aécio 160 Dilma 153Seção 11Tarso 131 Sartori 164Aécio 146 Dilma 160Seção 39Tarso 118 Sartori 179Aécio 159 Dilma 145Seção 49Tarso 125 Sartori 162Aécio 158 Dilma 136Seção 55Tarso 132 Sartori 178Aécio 157 Dilma 163 Escola da JardimSeção 132Tarso 34 Sartori 95Aécio 85 Dilma 48Escola Edison QuintanaSeção 1Tarso 110 Sartori 194 Aécio 180 Dilma 125Seção 48Tarso 99 Sartori 197Aécio 180 Dilma 112Seção 57Tarso 97 Sartori 197 Aécio 187 Dilma 116Seção 41Tarso 110 Sartori 202Aécio 187 Dilma 134Escola HermanySeção 28Tarso 94 Sartori 143Aécio 105 Dilma 135

Seção 131Tarso 70 Sartori 89Aécio 60 Dilma 102Alfredo BrennerSeção 21-32Tarso 55 Sartori 190Aécio 167 Dilma 89Arroio GrandeSeção 14Tarso 63 Sartori 90Aécio 71 Dilma 79Escola Erno WayhsSeção 15Tarso 30 Sartori 60Aécio 48 Dilma 47Escola FlorestaSeção 125Tarso 138 Sartori 165Aécio 125 Dilma 188Seção 126Tarso 122 Sartori 146Aécio 112 Dilma 162Fazenda ItaíbaSeção 27Tarso 25 Sartori 77Aécio 55 Dilma 39Escola Boa VistaSeção 18Tarso 30 Sartori 96Aécio 72 Dilma 57Escola do PinheirinhoSeção 34Tarso 33 Sartori 59Aécio 45 Dilma 52São Paulo PontãoSeção 31Tarso 40 Sartori 80Aécio 70 Dilma 56Escola Santa TerezinhaSeção 51Tarso 85 Sartori 211Aécio 186 Dilma 120Seção 2Tarso Sartori 186Aécio 157 Dilma 154Seção 58Tarso 123 Sartori 199Aécio 182 Dilma 145Seção 40Tarso 97 Sartori 194Aécio 170 Dilma 121Grupo da SedeSeção 54Tarso 118 Sartori 193Aécio 174 Dilma 143Seção 42Tarso 107 Sartori 193Aécio 179 Dilma 131Seção 8Tarso 107 Sartori 192Aécio 172 Dilma 134Edmundo RoewerSeção 29Tarso 123 Sartori 172Aécio 144 Dilma 157

Seção 53Tarso 134 Sartori 177Aécio 147 Dilma 173Seção 29Tarso 123 Sartori 172Aécio 144 Dilma 157Lar EvangélicoSeção 6Tarso 111 Sartori 205Aécio 178 Dilma 144Seção 50Tarso 81 Sartori 148Aécio 128 Dilma 106Esquina São JoséSeção 22Tarso 26 Sartori 96Aécio 92 Dilma 39Capela FátimaSeção 33Tarso 23 Sartori 72Aécio 69 Dilma 31Linha DuasSeção 3Tarso 64 Sartori 97Aécio 99 Dilma 68Passo BonitoSeção 26Tarso 52 Sartori 132Aécio 126 Dilma 63Rincão Seco - Seção 17Tarso 54 Sartori 96Aécio 81 Dilma 71São RoqueSeção 38Tarso 31 Sartori 59Aécio 45 Dilma 52São SebastiãoSeção 20Tarso 14 Sartori 65Aécio 56 Dilma 22Santo Antônio do BomRetiroSeção 30Tarso 80 Sartori 108Aécio 93 Dilma 102Bairro ProgressoSeção 127Tarso 126 Sartori 117Aécio 101 Dilma 149Seção 128Tarso 78 Sartori 96Aécio 76 Dilma 109Santo Antônio do TriunfoSeção 23Tarso 35 Sartori 80Aécio 69 Dilma 50Salão Paroquial- Seção12Tarso 110 Sartori 131Aécio 106 Dilma 141Seção 46Tarso 100 Sartori 130Aécio 107 Dilma 132Várzea - Seção 24Tarso 26 Sartori 93Aécio 83 Dilma 63

A presidente Dilma Rousseff mal festejou a vitória apertada nas urnas e jáamargou um duro revés ao ver derrotado, na noite de terça-feira (28), o decretoapresentado por ela que condiciona decisões governamentais de interesse social àopinião de conselhos muitas vezes ocupados por “companheiros” aliados ao Pla-nalto. Ainda que a matéria dependa da apreciação do Senado, a perda da votaçãono plenário da Câmara é um indicativo emblemático de que ela enfrentará muitasturbulências e zonas de instabilidade ao longo do segundo mandato, especialmen-te no Congresso.

Se depender dos tucanos, a petista e seus aliados não terão sossego para levaradiante projetos que tentam enfraquecer o regime democrático instituído no Bra-sil. “Não vamos dar trégua a esse governo oportunista e irresponsável quequer, a todo custo, transformar o nosso país numa republiqueta de quintacategoria, controlada pelo (des)governo”, enfatizou o deputado Carlos Sampaio(SP), titular do PSDB na CPI Mista da Petrobras e ex-líder da bancada tucana.

Cartão vermelho – Para o deputado Vaz de Lima (SP), a mobilização da mai-oria da Casa contra a proposta de Dilma foi uma vitória da sociedade. “Os parla-mentares que voltaram da campanha perceberam que a presidente estáequivocada ao querer atropelar o Congresso. Nós, brasileiros, demos umcartão vermelho na eleição para essas ideias esdrúxulas e bolivarianas”,afirmou o tucano, numa referência ao regime de governo venezuelano, que, pormeio de plebiscitos e reformas constitucionais, fortaleceu o Poder Executivo emdetrimento dos demais poderes constituídos.

Eleito para uma das vagas da Assembleia Legislativa de São Paulo, Vaz deLima torce para que os integrantes da próxima legislatura da Câmara e do Senadosaibam interpretar o recado das urnas. “O projeto de poder da presidente Dilmanão está em consonância com a opinião das ruas”, alertou. “Nós queremosum país democrático, que avance, que volte a investir em infraestrutura,que corrija os rumos da economia e não esteja dividido. Acho que isso vaitrazer à tona um novo Congresso, especialmente porque o Legislativo teráde resolver um problema sério: a brutal corrupção vivida pelo país.”

Vontade soberana – Segundo o deputado Luiz Carlos Hauly (PR), o Paláciodo Planalto ignora as graves crises econômica e institucional pelas quais atraves-sa o Brasil e segue firme na missão de infiltrar seus aliados na estrutura do Esta-do. “Na democracia, o povo escolhe seus representantes. Mas no decreto dogoverno petista, a presidente Dilma queria ter o direito de escolhe-los paraaparelhar ainda mais a máquina pública”, afirmou. “Que o sentimento demudança que cobre o país dê forças para que o Parlamento cumpra suaobrigação em sintonia com a vontade soberana dos brasileiros”, completou.

Na opinião do deputado Marco Tebaldi (SC), os tucanos ganharam muscula-tura suficiente nas últimas eleições para atenderem o clamor da sociedade pormudanças. “A oposição está mais forte. Se no atual quadro de deputados, aCâmara já impôs a primeira derrota da Dilma reeleita, imagine com os 10novos deputados do PSDB que virão no ano que vem! Vamos à luta!”, decla-rou.

Chuva de críticas – A exposição pública do abatimento político de Dilma jáproduziu outro efeito. Menos de quarenta e oito horas depois de anunciar umplebiscito para a reforma política, ela recuou e admitiu que pode ser feita por meiode um referendo, modalidade pela qual o Congresso discute e aprova uma lei, e oseleitores são convocados para dizer se são a favor ou contra.

O “passo atrás” aconteceu após a série de críticas à proposta da petista. Peloplebiscito anunciado pela petista, os eleitores seriam consultados sobre cada umdos pontos da reforma política e responderiam sim ou não a cada uma das indaga-ções.

(Reportagem: Luciana Bezerra, com informações do portal “G1”/

Oportunismo irresponsávelTucanos prometem oposição sem trégua a propostas arbitrárias de Dilma

Presidente amargou dura derrota na Câmara apenas dois dias após conquistar areeleição por pequena margem de votos.

15,

A AGCO, por meiode suas ações sociais eem prol das comunidadesdas cidades onde está ins-talada, promoveu areinauguração do Giná-sio de Esportes da APAEIbirubá (RS). O evento,que ocorreu no dia 18 deoutubro, contou com umapartida de futebol de sa-lão entre os colaborado-res da AGCO e dos alu-nos da APAE.

Devido ao sucesso de público, em 2015, a peça retorna para 100 novos municípios.A história fala sobre dois irmãos, Leona e Artur. Leona que é cadeirante e vê em seuirmão um grande amigo. Em uma noite de brincadeiras, as crianças escutam o som deuma pequena abelha que pede ajuda aos dois para uma grande missão, partindo, assim,para uma viagem inesquecível. Eles conhecem a Rainha Mau-Mau e o Cacunda, doispersonagens que não sabem o valor da cooperação e lutam para que o mal vençasobre o bem. E é aí que os dois heróis entram em ação, mostrando aos vilões a impor-tância de valores como respeito e união.

“Qual vai ser?”Misturando as linguagens de comédia e stand-up, a peça aborda as decisões de um

jovem com dúvidas sobre qual profissão escolher. De forma subliminar o tema daeducação financeira permeia toda a trama. O espetáculo percorrerá 100 cidades. Édirecionada para jovens do último ano do Ensino Médio e 1º semestre de graduação.

Mais informações no site www.doefundacao.sicredi.com.br.

Peça de teatro “Zum, zum,zum, a união faz a vida”

Lei Rouanet

O objetivo do Progra-ma A União Faz a Vida éconstruir e vivenciar ati-tudes e valores de coope-ração e cidadania, pormeio de práticas de edu-cação cooperativa, contri-buindo para a educaçãointegral de crianças e ado-lescentes, em âmbito na-cional. A iniciativa acredi-ta em um futuro com ci-

Programa A União Faz a Vidadadãos mais justos, solidá-rios, empreendedores, querespeitam a diversidade eque dialogam para tomardecisões. Tudo isso só épossível, porque o Progra-ma está alicerçado emuma rede de compromis-so atuante em quegestores, parceiros, asses-sorias pedagógicas eapoiadores se empenhampor um mesmo objetivo,

caminhando na mesma di-reção. E, para fazer essesprincípios se tornaremação, a metodologia AUnião Faz a Vida se de-senvolve pelas práticas daexpedição investigativa, dotrabalho com projetos e dacomunidade de aprendiza-gem. Tudo isso relaciona-do ao currículo escolar, aodiálogo e ao desejo deaprender do aluno.

Fundo Municipal

Pelo quinto ano consecutivo, o Sicredi, por meio daFundação Sicredi, está promovendo uma campanha dedoação de recursos para projetos sociais e culturais. Ainciativa estimula que o contribuinte decida onde querinvestir parte do Imposto de Renda devido. A instituiçãofinanceira cooperativa capta recursos, via Fundos Mu-nicipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMCDA)e Lei Rouanet, para ampliar os investimentos em proje-tos que promovem a cultura e o desenvolvimento susten-tável. Pessoas físicas que declaram o Imposto de Rendade forma completa podem realizar doações com dedu-ção limitada a 6%, até o dia 30 de dezembro. Para pesso-as jurídicas que desejam doar é preciso que sua contabi-lidade seja pelo lucro real e o limite é 1% nas doaçõespara o FMCDA. Já na Lei Rouanet, o limite é de 6% parapessoa física e 4% para pessoa jurídica.

Para doar ao Fundo Municipal, o contribuinte pode

Imposto de Renda devido pode ser doadopara projetos sociais e culturais

escolher por um dos municípios listados no site de doa-ção, onde o Programa A União Faz a Vida está inscrito.Na região, Tapera, Selbach, Colorado e Quinze de Novem-bro são os municípios aptos a receber a doação. No casoda Lei Rouanet, os projetos teatrais “Zum, zum, zum, aunião faz a vida” e “Qual vai ser?” podem ser beneficia-dos.

A simulação da doação está disponível no sitewww.doefundacao.sicredi.com.br. Neste mesmo espaço,o interessado seleciona a iniciativa para qual quer doar.O site é apenas o cadastro de intenção de doação, paraque ela seja efetivada, é necessário que o doador, realizeo crédito para a conta da iniciativa escolhida, conformeos dados fornecidos no momento do cadastro da inten-ção de doação. Para a declaração de IR no ano seguinte,o contribuinte declara que realizou a doação e o valorserá deduzido.

AGCO reforça ações sociais com reinauguração doGinásio de Esportes da APAE Ibirubá

Para NormaFranceschet, diretora daAPAE, “a instituição émuita grata em ter aAGCO como parceira,pois está transformandosonhos em realidade,oportunizando algo novoe diferente para as pes-soas com deficiência eseus familiares de Ibirubáe região”.

Dentre as melhoriasrealizadas na instituição

estão a criação do laboratório de informática adaptadae a ampliação das salas de atendimento. O ginásiotambém estará disponível para utilização da comuni-dade de Ibirubá, via locação. O objetivo é, além deproporcionar uma estrutura adequada para o desen-volvimento e lazer dos alunos da APAE, gerar maisuma opção de renda para a instituição.

Nos últimos anos, por meio da lei de incentivo fiscale do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente –FUNCRIANÇA, já foram repassados mais de R$ 130mil reais aos projetos da APAE, fato que reforça aresponsabilidade da AGCO na prática da inclusão ecidadania na região.Bruno Mikio –[email protected]

Sobre a AGCOA AGCO (NYSE: AGCO) é líder mundial no design,

fabricação e distribuição de maquinário agrícola. A.AGCO apoia uma agricultura mais produtiva por meiode uma linha completa de tratores, colheitadeiras,equipamentos de fenação e forragem, sistemas de ar-mazenagem de grãos e produção de proteína,implementos de preparação do solo e peças de reposi-ção. Os produtos da AGCO são vendidos através decinco marcas principais, Challenger®, Fendt®, GSI®,Massey Ferguson® e Valtra®, e são distribuídos global-mente por meio de aproximadamente 3.100revendedores e distribuidores independentes em maisde 140 países em todo o mundo. Fundada em 1990, aAGCO está sediada em Duluth, GA, E.U.A. Em 2013, aAGCO teve uma receita líquida de vendas de $10.8bilhões. www.AGCOcorp.com Bruno Mikio

[email protected]

, 16

Boletim Informativo do Legislativo IbirubenseBoletim Informativo do Legislativo IbirubenseSESSÃO ORDINÁRIA Nº 024/2014 de 27 de outubro:

01 – Deliberação e votação da Ata nº 1.881/14 (ordinária):Aprovada por unanimidade;

02 – Leitura dos ofícios recebidos e expedidos;

03 – LEITURA DA INDICAÇÃO Nº 144/2014: O vereadorCARLOS EDUARDO CERVIERI DÜRR, integrante da bancadado PMDB: Que o Executivo Municipal estude a possibilidade deeditar Decreto Municipal no sentido de publicar no site oficialdo Município bimestralmente a relação por Secretaria Municipale do Gabinete do Prefeito os gastos em diárias. Justificativa:Dentre os princípios constitucionais da administração públicareferente a gastos públicos a publicidade é um dos maisimportantes para coibir abusos e dar conhecimento dostrabalhos realizados. A Administração Municipal ao divulgar osgastos em diárias de cada Secretaria de forma bimestralpossibilita que toda a população conheça os trabalhosrealizados e possa coibir eventuais abusos. Somos sabedoresdos maus exemplos que existem no País e no Rio Grande doSul quanto ao uso indevido de diárias, dessa forma, propomosatravés da publicidade e transparência desses gastos umcontrole efetivo de toda a comunidade no trabalho realizado,sabemos que muitas Secretarias tais como a Saúde já possuital controle inclusive divulgando a relação das viagens nasaudiências públicas da saúde, mas dessa forma proposta naindicação todas as secretarias fariam tal divulgação. Tambémnão é demais lembrar do último escândalo patrocinado peloCongresso Nacional (Câmara e Senado) na distribuição depassagens áreas para dentro e fora do país, inclusive Paris eMaiami para parentes, amigos e até para o Presidente do Tribunalde Contas da União (viagem a Porto Alegre) nas cotas dedeputados e senadores. Acreditamos que a administração teriao apoio de toda a comunidade que aliás, tem o direito e aobrigação de fiscalizar como são gastos o dinheiro público. ACâmara através de legislação própria de iniciativa da vereadoraRudinéia Cervieri e vereador Mario Pedersen já publica no seusite oficial os respectivos gastos com diárias dos parlamentarese funcionários da casa bimestralmente. Como pela ConstituiçãoFederal e demais legislações este vereador não podeapresentar Projeto de Lei neste sentido o faz como indicaçãopara que Vossa Excelência o faça como decreto Municipal,visto que é de competência do prefeito municipal estipular asregras de administração interna dos órgãos do poderexecutivo. LEITURA DA INDICAÇÃO Nº 145/2014: O vereadorCARLOS EDUARDO CERVIERI DÜRR, integrante da bancadado PMDB: Que o Executivo Municipal estude a possibilidade deimplantar um programa de municipalização as medidassocioeducativas em meio aberto a fim de oportunizar aosautores de atos infracionais um programa que possibilite oacompanhamento destes no cumprimento da PSC – Prestaçãode Serviço a Comunidade e a liberdade assistida. Justificativa:Com esse objetivo este vereador encaminha em anexo partedo programa PEMSE realizado pela Administração Municipal2009-20012 de Não me Toque que efetivou um convênio entreo Poder Judiciário Estadual e a Prefeitura Municipal de Não Me-Toque e posterior curso de qualificação ocorrido no ano de2009 em parceria com o Poder Judiciário, com o MinistérioPúblico e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança edo Adolescente que disponibilizou recursos para a suaexecução o PEMSE – Programa Municipal de Execução deMedidas Socioeducativas em Meio Aberto) é responsável peloacompanhamento nas medidas de Prestação de Serviço àComunidade 0 conhecida como PSC) e Liberdade Assistida(também chamada LA) previstas no artigo 112, incisos III e IVda Lei 8.069/90, regulamentadas pelos artigos 117 a 119 damesma Lei Federal. Sugere-se que o setor competente entreem contato com a Secretaria Municipal de Assistência Socialde Não Me Toque a fim de obter maiores informações. LEITURADA INDICAÇÃO Nº 146/2014: O vereador CARLOS EDUARDOCERVIERI DÜRR, integrante da bancada do PMDB: Que oExecutivo Municipal, através do setor competente, estude apossibilidade de implantar a disciplina de Educação Financeiranas Escolas Municipais. Justificativa: Contribuir para a criaçãode uma nova geração de pessoas independentesfinanceiramente, que aprenderam desde cedo a utilizar odinheiro de maneira saudável e consciente para a realizaçãode seus sonhos. É a partir deste objetivo principal que estáfundamentado o Programa DSOP de Educação Financeira nasEscolas. Concebido para permitir que os alunos estabeleçamrelações entre a educação financeira e outras áreas doconhecimento, o Programa segue os princípios detransversalidade e interdisciplinaridade estabelecidos nosParâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O conteúdo abrangeos cinco temas transversais (Ética, Saúde, Meio Ambiente,Pluralidade Cultural e Orientação Sexual) e está dividido emseis eixos temáticos: Família, Diversidade, Sustentabilidade,Empreendedorismo, Autonomia e Cidadania, que dialogam comas linhas orientadoras da educação mundial no século XXI(Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Fazer eAprender a Aprender). O município de Ibirubá é inovador naárea educacional prova disso foi a implantação ainda na décadade 1970 da educação ecológica nas escolas que colocou nossomunicípio em evidência nacional inovando a conscientizaçãodo meio ambiente a partir da escola. È hora novamente deinovarmos e para tanto apresento a proposta de criação nocurrículo das escola municipais do programa educaçãofinanceira nas escolas. Por que incluir educação financeirana sua escola? Dados recentes da Boa Vista, que administrao Serviço de Proteção ao Crédito (SCPC), apontam que, emjunho de 2014, houve alta da inadimplência de 5,2% em relaçãoao mesmo período do ano passado. Os dados mostram aimportância de se combater a causa desse problema, e o

caminho é a educação financeira. A inadimplência é resultadodo ciclo do endividamento não consciente, tira o sono, a saúdee a qualidade de vida de todos os membros de uma família ereflete, também, no ciclo social dessas pessoas. Incluir educaçãofinanceira na grade curricular de sua escola promoverá amudança de vida de todos os envolvidos: professores, alunos,coordenadores, gestores e pais ou responsáveis, e comoconsequência, a redução da inadimplência em todos os setores,inclusive das mensalidades escolares. O futuro de geraçõessustentáveis financeiramente é reflexo das atitudes do presente,e a escola tem um papel imprescindível nessa construção. ADSOP Educação Financeira, que tem como missão disseminar aeducação financeira no Brasil e no mundo, desenvolveu oPrograma DSOP de Educação Financeira nas Escolas,estruturado pedagogicamente para todos os segmentos doEnsino Básico. Educação Financeira no Brasil: No final de2010, o processo de educação financeira no Brasil foi fortalecidocom a criação da Estratégia Nacional de Educação Financeira(ENEF) por parte do Governo Federal. Com o desenvolvimentode ações destinadas ao público adulto e as escolas do EnsinoBásico, a ENEF busca estimular um consumo mais responsávelentre a população e promover a conscientização dosconsumidores em relação aos riscos assumidos nos processosde endividamento, reforçando a estabilidade e a confiança noSistema Financeiro Nacional. Diversos municípios e estadosbrasileiros já adotam em sua grade curricular a disciplina deEducação Financeira, resultado da aprovação de Projetos deLei. Municípios adotantes Humberto de Campos, Barueri,Franco da Rocha, Guarujá, Vitoria da Conquista entreoutros sendo a grande maioria do Estado de São Paulo.Inúmeras escolas particulares já adotam o referidoprograma em toda a sua rede de ensino como o ColégioDom Bosco. Eixos temáticos que norteiam o Programa: OPrograma segue os princípios de transversalidade einterdisciplinaridade estabelecidos nos Parâmetros CurricularesNacionais (PCNs), e foi concebido de modo a permitir aos alunosestabelecer relações entre a Educação Financeira e as maisdiversas áreas do conhecimento. Articulado aos chamados temastransversais (Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Culturale Orientação Sexual) , o conteúdo do Programa DSOP deEducação Financeira está dividido em seis eixos temáticos:Família, Diversidade, Sustentabilidade, Empreendedorismo,Autonomia e Cidadania que, por sua vez, dialogam com os pilaresda educação mundial no século XXI (Aprender a Ser, Aprendera Conviver, Aprender a Fazer e Aprender a Aprender). Combase na Metodologia, o Programa combate de forma eficiente oanalfabetismo financeiro ao desenvolver no aluno quatrocompetências fundamentais para que ele possa lidar com asquestões financeiras com segurança e consciência. Osconteúdos dos livros didáticos apresentam flexibilidade paraque ocorram as adaptações necessárias às propostaspedagógicas das diversas instituições de ensino, e os conteúdosdos livros paradidáticos possibilitam que as aulas de leitura sejamrealizadas em formato de projetos em que o envolvimento com otema se dá de forma a integrar o aluno ao seu cotidiano,ensinando-o a administrar o dinheiro, combatendo o consumoexcessivo e estabelecendo assim, a mudança de hábitos ecostumes. LEITURA DA INDICAÇÃO Nº 148/2014: O vereadorCARLOS EDUARDO CERVIERI DÜRR, integrante da bancada doPMDB: Que o Executivo Municipal, através do setor competente,estude a possibilidade de conceder adicional noturno para oMagistério Municipal, mediante comprovação do trabalho emperíodo noturno. LEITURA DA INDICAÇÃO Nº 150/2014: Overeador RODRIGO HILGER, integrante da bancada do PPS:Que o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal deObras e Viação, providencie a instalação de redutor develocidade (quebra-molas) na Rua Sete de Setembro, após aRua do Comércio e também que seja colocada uma mureta deproteção na curva que se localiza no final da rua. Justificativa:Esta indicação se justifica devido ao grande movimento no centrode nossa cidade nos finais de semana, sendo que muitosveículos descem até o final da Rua Sete de Setembro para desviardo movimento da Rua do Comércio. LEITURA DA INDICAÇÃONº 151/2014: O vereador RODRIGO HILGER, integrante dabancada do PPS: Que o Executivo Municipal, através da SecretariaMunicipal de Obras e Viação, providencie a sinalização de“parada de ônibus” nos locais de parada do trajeto do TransporteColetivo e que instale abrigo para os passageiros que estãoesperando o transporte. Justificativa: Esta indicação se justificadevido ao fato de que muitos usuários do transporte possuemdúvidas em relação ao correto local de parada, sendo quetambém nos dias de chuva não possuem onde se abrigarem atéa chegada do mesmo. LEITURA DA INDICAÇÃO Nº 152/2014: Overeador RODRIGO HILGER, integrante da bancada do PPS:Que o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal deObras e Viação, providencie a instalação de redutor develocidade (quebra-molas) na Rua Três de Outubro, nasproximidades do Clube dos Compadres. Justificativa: Estaindicação tem o intuito de reduzir a velocidade dos veículos quetrafegam no sentido bairro/centro da Rua Três de Outubro,facilitando aos condutores que estão na Rua Três de Outubroem sentido contrário e querem entrar na Rua Rui Barbosa ofaçam com maior segurança. LEITURA DA INDICAÇÃO Nº 153/2014: O vereador ENO REYNOLDO WOJAHN, integrante dabancada do PMDB: Que o Executivo Municipal, através daSecretaria Municipal de Obras e Viação, providencie orecapeamento asfáltico na Rua Serafim Fagundes entre as RuasFirmino de Paula e Carlos Krammes, mais precisamente no trechoque dá acesso ao CTG Rancho dos Tropeiros. Justificativa: Estaindicação se justifica devido a grande quantidade de buracosno referido trecho da Rua Serafim Fagundes, dificultando eprejudicando o tráfego de veículos, sendo que este referidotrecho leva ao acesso ao CTG de nossa cidade, entidade estaque representa nosso Estado e valoriza as tradições gaúchas,

merecendo esta melhoria. LEITURA DA INDICAÇÃO Nº 154/2014: O vereador ENO REYNOLDO WOJAHN, integrante dabancada do PMDB: Que o Executivo Municipal, através daSecretaria Municipal de Obras e Viação, providencie arealização de uma operação tapa buracos em nossa cidade,mais precisamente nas ruas citadas a seguir: Rua Rio Brancoentre a Rua Getúlio Vargas e Rua Dourados; Rua GeneralCâmara entre as Ruas Diniz Dias e Rua Rio Branco; Rua JoãoThiesen entre as Ruas Diniz Dias e Rua Mauá e Rua CarlosKrammes entre as Ruas Tiradentes e Travessa Guaíba, estetrecho localiza-se me frente ao CTG Rancho dos Tropeiros e oSilo da CESA. Justificativa: Esta indicação se justifica devido agrande quantidade de buracos nos referidos trecho das ruascitadas acima, dificultando e prejudicando o tráfego de veículos.LEITURA DA INDICAÇÃO Nº 155/2014: O vereador SILVESTREA. REBELATO, integrante da bancada do PMDB: Que oExecutivo Municipal providencie com a maior brevidade possívela instalação de climatizadores na Casa de Cultura OsvaldoKrames. Justificativa: Esta indicação se justifica devido a Casade Cultura ser palco da realização de inúmeros eventos, comoformaturas, teatros e apresentações artísticas, sendo que ainexistência de climatização causa desconforto ao público,principalmente no verão, quando o calor é muito intenso. Cabesalientar que este espaço foi construído na Administração doPrefeito Mauri Eduardo de Barros Heinrich, e inaugurada no dia05 de setembro de 1992, sendo que este serviço foi realizadocom 100% de recursos próprios do Município, adquiridosatravés da contribuição dos moradores. Passaram-se seis anosda atual Administração e nada foi feito neste sentido, para quese possa dar mais conforto e comodidade à populaçãoibirubense que tanto desfruta deste espaço em nossa cidade.Destaca-se ainda que foram feitas várias indicações nestesentido, Indicação nº 063/2006, Indicação nº 272/2009 eIndicação nº 015/2012. Fica o questionamento de quanto tempomais, quantos verões e quantos invernos a comunidade teráde aguardar para que este serviço seja realizado? LEITURADA INDICAÇÃO Nº 156/2014: Os vereadores SILVESTREANTÔNIO REBELATO, CARLOS EDUARDO CERVIERI DÜRR,ILVO ADAM SCHLINTWEIN e ENO REINOLDO WOJAHN,integrantes da bancada do PMDB: Que o Executivo Municipal,através da Secretaria Municipal de Saúde e da VigilânciaSanitária, estude a possibilidade de realizar a castração químicade animais (cães) no Município de Ibirubá. Justificativa: Estaindicação se justifica tendo em vista que se trata de um problemade saúde pública a proliferação e abandono dos animais emnosso Município, sendo que hoje existe um custo elevado paraa Administração Municipal e com esta prática este investimentotenderá a diminuir com o passar do tempo, refletindo a longoprazo num trabalho de custo/benefício. Cabe ressaltar queestará disponível um treinamento para os veterinários doMunicípio que tiverem interesse, mediante uma equipeespecializada, da Ilha do Marajó, no final do mês de novembro,em Selbach. LEITURA DA INDICAÇÃO Nº 157/2014: O vereadorSILVESTRE ANTÔNIO REBELATO, integrante da bancada doPMDB: Que o Executivo Municipal, através da SecretariaMunicipal de Obras e Viação, providencie melhorias em umadas estradas que dá acesso a Localidade de Linha Três, emtoda sua extensão. Justificativa: Esta indicação se justificadevido este trecho se encontrar em estado intransitável detrafegabilidade, sendo esta uma reivindicação dos própriosmoradores. Havendo necessidades de melhorias nesta estradadevido as fortes chuvas que acontecem neste período demudanças climáticas, onde as três estradas que dão acesso aesta localidade apresentam grande movimento de veículos,inclusive trazendo riscos as crianças que frequentam otransporte escolar diariamente e que fazem uso de uma destasestradas, necessitando que este trabalho seja efetuado com amaior brevidade possível. Cabe ressaltar, que os moradorestem grande problema de trafegabilidade, principalmente aotransportar moradores com problema de saúde. Acrescenta-se ainda que esta localidade é a terra natal do atual Prefeito denossa cidade, sendo que ele transita por uma destas estradase pode assim, confirmar este relato dos moradores. A pedidodos moradores, é importante ressaltar que uma destas trêsestradas está sendo consertada pelos próprios moradoresque salientaram que até a auto motriz de um agricultor ficouparada em uma destas estradas, sendo que os danos com osautomóveis são bastante frequentes. A pedido dos moradores,salienta-se que nesta localidade de Linha Três existe umapedreira que está à disposição da Administração Pública e quepor várias vezes os moradores falaram com o Secretário deObras do Município que somente anotou os pedidos e até opresente momento nada fez. Esta comunidade pedeencarecidamente que a Administração Municipal providencie opatrolamento e cascalhamento de uma das estradas que dãoacesso a Localidade de Linha Três. LEITURA DA INDICAÇÃONº 158/2014: O vereador SILVESTRE ANTÔNIO REBELATO,integrante da bancada do PMDB: Que o Executivo Municipal,através da Secretaria Municipal de Obras e Viação, providenciea construção e instalação do banheiro na Praça Ary Fredrichdo Bairro Progresso. Justificativa:Esta indicação se justificapelo fato dos moradores deste referido Bairro aguardarem achegada do material de construção e da areia para que estebanheiro se concretize na Praça, sendo que este pedido já foisolicitado por inúmeras vezes e foi confirmado pelo Executivoque esta obra iria se concretizar na Praça. Este vereadorressalta que conversou com o Presidente da Associação dosmoradores do Bairro Progresso onde ele esclareceu ser dedevida importância este espaço na Praça Ary Fredrich, poisatualmente as festividades que acontecem neste Bairro devemser programadas em curto período de tempo em razão danecessidade das pessoas de utilizarem banheiro, necessitandoirem até suas casas em virtude da inexistência destes no local.

Continua na próxima página...

17,

Ao todo são quase 3.600m² de área construída para melhoratender associados e clientes

04 – LEITURA DO PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 036/2014:O vereador SILVESTRE ANTONIO REBELATO, integrante daBancada do PMDB: Que o Executivo Municipal, através do setorcompetente, informe por que ainda não atendeu a reivindicaçãoda Paróquia Evangélica de Ibirubá, em relação a instalação delombada/quebra-molas na Rua Júlio Rosa, mais precisamenteentre as ruas Firmino de Paula e Getúlio Vargas? Cabe salientara importância da instalação deste tipo de redutor de velocidade,pois veículos muitas vezes, passam em alta velocidade,colocando em risco a vida de pedestres e principalmente dosalunos das escolas: Sinodal, Viscondinho e Edmundo Roewer,assim como das senhoras da OASE e demais pessoas queutilizam o Lar Evangélico para eventos sociais ou desportivos.Entendo ser importante levar em consideração a insatisfaçãoda Paróquia Evangélica em relação as medidas existentes,pois somente a sinalização vertical e horizontal existente nãosão suficientes para inibir os motoristas, tão pouco a colocaçãodiária de cones, facilmente removidos de lugar por pedestres.

05 – LEITURA E DELIBERAÇÃO DO REQUERIMENTO Nº039/2014: O vereador CARLOS EDUARDO CERVIERI DÜRRintegrante da bancada do PMDB, vem por meio deste requererque esta Casa Legislativa encaminhe ofício para o Presidentedo IPÊ - Instituto de Previdência do Estado, Dr Osmar Vivian afim de que o mesmo informe como estão sendo feitos osrepasses de pagamento aos médicos credenciados peloinstituto em especial em relação ao tempo, bem como, a questãodo credenciamento dos anestesistas principalmente na Regiãodo Alto Jacuí e Passo Fundo e a abertura de novoscredenciamentos. Justificativa: São inúmeras as queixas deservidoras do Estado que quando necessitam usar a assistênciamédica do IPÊ alguns médicos reclamam dos valores baixospagos pelo Instituto. Na questão dos anestesistas a dificuldadeainda é maior, pelo não credenciamento dos mesmos, inclusiveem Passo Fundo e em nosso Município não existe médicoscredenciados. Também foi nos informado que algunsprofissionais gostariam de cadastrar-se e estão encontrandodificuldades. Preocupa-nos sobremaneira tais fatos visto queexiste o boato de que o IPÊ se estenderia a novos municípios,ou seja, aumentaria o número de servidores usuários acreditoque antes que isso acontece precisamos melhorar a ofertados serviços oferecidos aos atuais beneficiários: Aprovadopor unanimidade. LEITURA E DELIBERAÇÃO DOSREQUERIMENTOS Nº 040/2014: A vereadora CARLOTA ELISAARTMANN, integrante da bancada do PP, vêm por meio desterequerer que esta Casa Legislativa convide os proprietáriosda empresa Ismady, a qual é responsável pelo transporte coletivourbano em nosso Município, para participar de uma sessãoordinária para relatar como está sendo o funcionamento e aorganização do transporte coletivo urbano em Ibirubá:Aprovado por unanimidade. LEITURA E DELIBERAÇÃODOS REQUERIMENTOS Nº 041/2014: O vereador SILVESTREANTÔNIO REBELATO, integrante da bancada do PMDB, vempor meio deste requerer que esta Casa Legislativa encaminheofício a ASIF – Associação Ibirubá de Futebol, parabenizandoos dirigentes, comissão técnica e jogadores pela vitória contrao time de Tapejara, no dia 25 de outubro, classificando-se paraa final da Série Prata e também para a Série Ouro. Cabe salientaro excelente trabalho que está sendo feito, merecendo oreconhecimento desta Casa Legislativa, pois não medemesforços para alcançar os objetivos, demonstrando dedicação,garra e comprometimento a cada jogo, alcançado a vitória como importante apoio de uma imensa torcida que se mobiliza comentusiasmo para empurrar o time e que vibra com muitaempolgação e alegria a cada conquista: Aprovado porunanimidade.

06 – LEITURA DO PROJETO DE LEI MUNICIPAL Nº 033/2014: Autoriza o Poder Executivo conceder Direito Real de Usode um terreno urbano de propriedade do Município para a Igrejado Evangelho Quadrangular e dá outras providências. Baixadopara a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e paraa Comissão de Obras e Serviços Públicos.

07 – LEITURA DO PARECER Nº 17.217 DO TRIBUNAL DECONTAS DO ESTADO, referente a Prestação de Contasdos Administradores do Executivo Municipal, referenteao exercício de 2012: Baixado para a Comissão de Finançase Orçamento.

08 – VOTAÇÃO DOS PARECERES E DO PROJETO DE LEIMUNICIPAL Nº 032/2014: Altera o anexo único da Lei Municipalnº 1.717/2000. Leitura e votação dos Pareceres da Comissãode Legislação, Justiça e Redação Final e da Comissão deAgricultura, Pecuária, Indústria, Comércio e Meio Ambiente:Aprovados por unanimidade. Discussão e votação doProjeto de Lei Municipal nº 032/14: Aprovado porunanimidade.

09 – VOTAÇÃO DO PARECER E DA MENSAGEMRETIFICATIVA AO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº012/2014: Define as atividades insalubres e perigosas paraefeitos de percepção do adicional correspondente. Leitura evotação do Parecer da Comissão de Legislação, Justiça eRedação Final: Aprovado por unanimidade. Discussão evotação do Projeto de Lei Complementar nº 012/14, conformeMensagem Retificativa: Aprovado por unanimidade.

10 – MANIFESTAÇÃO DOS (AS) VEREADORES (AS) EMTRIBUNA.

VISITE NOSSO SITE:WWW.CAMVEREADORESIBIRUBA.RS.GOV.BRTelefone da Câmara Municipal: (54) 3324-4221/1919/

3838.“Doe órgãos, doe sangue: SALVE VIDAS”!!!

Ver. Vanderlei Santos de Souza,Presidente do Legislativo Ibirubense.

Continuação da página 08

Rua Diniz Dias, 454Fone: (54) 3324 -2102

Dia 18 de

outubro

Maria Josefina

Kappaun

Dia 19 de

outubro

Ronaldo de

Mattos de Jesus

Funerária

Óbitos

Querido pai, sogro,avô e bisavô partiste tãorapidamente para omundo espiritualdeixando em nossoscorações um imensovazio dos seus gestossimples, humilde ehonesto.

“A palavra do Senhor é

lâmpada para meus

passo e luz para o meu

caminho”.

Agradecemos ao Dr.Paulo Ricardo Menengasde Passo Fundo e aequipe de enfermagem, aSecretária de Saúde, osf i s i o t e r a p e u t a s :Orlando, Olimara eSueli, ao E. C. Atlético, aoCoral Sempre Alegre, aFunerária MPK, aos queenviaram coroas e flores,enfim a todos queauxiliaram a família nashoras tão difíceis. Atodos os mais sincerosagradecimentos!

Convidamos para oCulto de 7º Dia, no dia 02de novembro, às10h30min. No CemitérioEvangélico de ArroioGrande, Ibirubá.

Saudades eternas daesposa Guerda, filhosIraci, Irineu, Elaine,Elcina, Nelci (inmemorian) e Olavo,genros, nora, netos ebisnetos.

Mensagem de

7º Dia de

Falecimento de

Danillo Freiberg

20/07/1934 23/10/2014

EDITAL DE LOTEAMENTOJosé Antônio Zamprogna, Oficial do Registro de Imóveis e Especiais desta Comarca de

Ibirubá-RS.FAZ SABER a todos

quantos virem o presente Editalou dele tiverem conhecimentoque, de conformidade com o art.18 e parágrafos da Lei 6.766/77, SENIRA FRANKENTIEMANN, brasileira,agricultora, viúva, CPF sob nº486.991.520-00, residente edomiciliada no município deQuinze de Novembro,consoante plano, planta eMemorial Descritivo, aprovadopela Prefeitura Municipal deQuinze de Novembro/RS,requereu o registro deLoteamento Solar dasPalmeiras, constituído por umafração de terras urbanas, coma área superficial de 14.634,00-m2, sem benfeitorias, situado no Distrito de Sede Aurora, nomunicípio de Quinze de Novembro/RS, confrontando e medindo: ao norte, na direção leste, poruma linha de 66,58-m com área remanescente de Senira Franken Tiemann; ao leste, na direçãosul, por uma linha de 150,45-m com área remanescente de Senira Franken Tiemman; ao sul, nadireção oeste, por uma linha de 157,45-m com terras de Ademir Luiz Trombetta, Saulo EugenioTrombetta e uma estrada; ao oeste, na direção norte, por uma medida total de 227,37-m com oReservatório do Passo Real (barragem), sendo o imóvel matriculado no Ofício Imobiliário sob nº21.059, Lº 02, fl. 1. Eventuais impedimentos poderão ser opostos junto a este Ofício, sito na Ruado Comércio, nº 1049, no horário de expediente, no prazo de 15 (quinze) dias, contados daúltima publicação e, não sendo apresentada impugnação, efetuar-se-á o registro na forma daLei.

Ibirubá-RS, 27 de outubro de 2014

É com a missão de or-ganizar as atividadesagropecuárias de formacooperativa ediversificada, comtecnologia, qualidade erentabilidade que aCotribá se insere nas co-munidades e vem amplian-do cada vez mais sua áreade atuação. E é com basenos princípios do bomatendimento, disponibili-dade, qualificação, inicia-tiva e profissionalismoque a cooperativa inaugu-ra nesta quinta-feira, 30,às 9h30min, uma nova uni-dade em Boa Vista do Incra.

A Cotribá já atua nomunicípio desde 1998, po-rém toda a estrutura eraalugada. Agora, com a ins-talação da nova unidade,vai dispor de uma áreaconstruída de quase3.600m² para melhor aten-der associados e clientes,conforme o coordenadorda unidade, Maurício Kunz.

- Trata-se de um espaçofísico bastante amplo quevai contemplar além do es-

Cotribá inaugura nova unidadeem Boa Vista do Incra

Há cerca de 20 dias a Cotribá inaugurou o novo espaço administrativo da unidadede Cruz Alta. No entanto, as obras não param por aí. Neste sábado, 1º, acontecerá ainauguração das novas instalações do Lubrax +, no Posto de Combustíveis da Cotribána RS 223, às 9h. Associados e clientes Cotribá terão à sua disposição um centrotecnológico de lubrificação automotiva que oferece um ambiente moderno, limpo eagradável para efetuar a troca de óleo do seu carro com segurança, conforto e aqualidade dos lubrificantes Lubrax. Na oportunidade, haverá dia de negócios comcondições e ofertas especiais de lançamento.

E, no dia 07 de novembro, às 10 horas, acontecerá a inauguração do novo super-mercado, em Quinze de Novembro. Mais um grande investimento para atender a reivin-dicação dos moradores de Quinze e região que terão mais perto produtos de qualidade, bons preços e excelente atentimento.

critório administrativo,recebimento de grãos,comercialização deinsumos, fertilizantes, ra-ções, seção de peças e far-mácia veterinária - citaKunz.

Apenas os armazénspara recebimento de grãosainda não estarão à dispo-sição dos produtores nes-ta safra, mas deverão es-tar em pleno funcionamen-to na colheita das culturasde verão.

O investimento, de cer-ca de R$ 8mi, deve contri-buir para o desenvolvi-mento agrícola através dafacilidade de acesso às

novas tecnologias e,consequentemente, para ocrescimento do município.Exemplo disso é a geraçãode empregos, tanto diretoscomo indiretos. Atalmentea Cotribá emprega 10 fun-cionários fixos, mas coma ampliação da estruturaa demanda deve aumen-tar.

A área de dois hecta-res adquirida pela coope-rativa está localizada naentrada principal da cida-de. O projeto prevê quefuturamente também se-jam construídos um su-permercado e um posto decombustíveis no local.

Outros investimentos

, 18

Venda de toda a linha de

sementes, fertilizantes,

insumos agrícolas

Rua Ida Berlet, 1300

Em frente ao Kaderli

Rua Ida Berlet, 1300

Em frente ao Kaderli

Venda de toda a linha de

sementes, fertilizantes,

insumos agrícolas Kathia Margareth GuimarãesOAB/RS 56.03954 - 9188-0434

Priscila SalvatoriOAB/RS 94.05454 - 9108-6558

Dumoncel Filho, 153 - sala 02

Fone: (54) 3324-3628

Com o início da colhei-ta das culturas de invernofica muito claro que os le-vantamentos feitos, prin-cipalmente sobre a chuvaacumulada nos últimosmeses, confirma a baixaprodutividade do trigo e dacevada. Os prejuízos fi-cam evidentes quando ascolheitadeiras adentramas lavouras. Principal cul-tura de inverno, o trigo

Inverno com excesso de chuvas:colheita abaixo do esperado

Na tentativa de garantir uma alternativa aos milhares de produtores gaú-chos de leite, que estão com pagamentos atrasados, e em Ibirubá são dezenas namesma situação, integrantes da Comissão da Agricultura da Assembleia, irãopropor a criação de uma linha de crédito emergencial. São todos pequenos pro-dutores e que tem na atividade a principal renda da propriedade. O financiamentoseria para cobrir esses quase três meses que estão sem receber. A comissão estáfazendo contato com o Banrisul e pediu uma audiência pública sobre esse tema.A maior parte desses produtores é da região Noroeste e do Alto Jacuí. Eles estãocom pagamentos atrasados por leite entregue a duas empresas, ambas em recu-peração judicial.

Já a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sulestima que, na próxima segunda-feira, esteja com toda documentação à mãopara entrar com uma ação judicial.

Ela causa pânicoentre os produtores ru-rais em virtude dos da-nos que causa por ondese instala. Amostrasanalisadas em laborató-rio confirmaram a pre-sença dessa lagarta emlavouras da região cen-tral na atual safra de tri-go e cevada. O materialfoi colhido em armadi-lhas em Nova Palma e Restinga Seca, até em lavouras de aveia e azevém elaestava presente. Depois de estragos significativos em outras regiões dopaís, a temida lagarta causou apreensão no verão do ano passado, quandosurgiu como indesejada novidade em território gaúcho. Para o susto inicial, aação da praga foi considerada sob controle pelas autoridades, afinal é umalagarta agressiva, mas pode ser controlada. Diferentemente do ano passado,quando o foco era a identificação, agora o trabalho principal será monitorardanos.

A nível estadual a redução no valor do grão pode resultar em lucro R$ 2bilhões menor para produtores gaúchos na temporada 2014/2015 em relação àcolheita anterior. Essa queda no preço da soja, somada ao aumento dos custos deprodução, vai impor aos agricultores gaúchos na próxima safra, o menor ganho nosúltimos três anos. Caso se confirme as projeções da Fecoagro sobre faturamentocom a venda do grão e os valores gastos para formar as lavouras, o lucro dossojicultores no Rio Grande do Sul será de cerca de R$ 3 bilhões. No ciclo anterior,com a cotação sem precedentes, a estimativa de margem é de R$ 5 bilhões. Comganhos mais apertados em relação às duas safras anteriores, resta aos agriculto-res, além de torcer por condições climáticas favoráveis, gerenciar melhor os custose fazer uma boa gestão de riscos. Entre os instrumentos à disposição, os produ-tores podem ao menos travar os preços com a venda futura de parte da safra eassim garantir que os custos serão cobertos. Ao mesmo tempo, é necessário fazeruso racional de insumos para não gastar mais do que a terra necessita. Mas éimportante que os produtores não abram mão de investir em tecnologia, isso simpode baixar a produtividade.

Helicoverpa armigeracontinua presente na região

O Impacto do preço da soja sobre amoeda circulante da região

Linha de crédito para quem tempagamento de leite à receber

quadro é semelhante. Oprodutor mais uma vezviu, em virtude do ex-cesso de precipitações,seu esforço e seu inves-timento ser completa-mente perdidos. O tem-po seco do início dessasemana e da semanaanterior, fez com que acolheita e o plantio desoja avançassem de for-ma consideráveis. Téc-

a tonelada do cereal estava cotada a R$ 400 na sema-na passada, no mesmo período do ano anterior, valiaR$ 800.

Já existem muitos casos em Ibirubá, em que o grãonão tem sido sequer classificado como trigo, porquenão têm as características necessárias. Depois de pe-nar para vender o volume recorde colhido em 2013, oagricultor agora poderá ter dificuldades para colocar oproduto desejado no mercado.

nicos consultados juntoao setor cerealista deIbirubá são unânimesem afirmar que os pre-juízos registrados sãoirreversíveis. Opercentual ainda nãoestá totalmente consoli-dado, mas estimativasapontam para perdassuperiores a 50%. Nes-se ano, preocupa não sóa queda projetada novolume a ser colhido,mas também a quantida-de, fator que pode depre-ciar ainda mais o cere-al. Para se ter uma ideia,

vive atualmente um cená-rio oposto ao de igual pe-ríodo do ano passado,quando colheu safra his-tórica, garantida por pro-dutividades elevadas.Um exemplo muito claroé a região de Santa Rosaonde ocorreram 2.730comunicações de ocor-rências de perda em la-vouras de trigo, aguardan-do perícia. Em Ibirubá o

TREIN

Rua Duque de Caxias, 173Área Industrial

Quinze de Novembro(54) 3322-1059

[email protected]

Passeio públicode qualidade

Pré Moldados e Metalúrgica

19,

Saudações Coloradas!

Saudações Tricolores

Ingo Driemeyer(54)91447916

e-mail: [email protected]

O corrências P oliciaisBrigada Militar

3324-1148Policia Civil3324-1638

Marcos [email protected]

Rua 3 de outubro, 878

Telefones: (54) 9149-4287/91043531/96912868

Produtos veterinários

- rações - sementes -

ferramentas. Serviço de

banho e tosa para cães e

gatos.Seu futuro no trânsito é

o nosso presente

IBIRUBÁ - Rua do Comércio, 938 Fone: 3324 -1099ESPUMOSO - Av. Oswaldo Julio Werlang, 1877Fone: 3383-3407

Algumas semanas atrás escrevique o Inter mais pare-ce um bêbado, que dava 2 passos para frente, caía, levan-tava e dava um passo para trás. No último final de semanaconseguiu vergar o Bahia no Beira-Rio e retornou ao G4.Observando os últimos 7 adversários do ano: Santos (f),rival (f), Goiás (c), São Paulo (f), Atlético Mineiro (c), Pal-meiras (c) e Figueirense (f) e também não só os resulta-dos, mas desde erros do técnico Abel Braga, preferênciasinexplicáveis (como por Rafael Moura, Fabrício, Paulão,Jorge Henrique e Alan Patrick) e principalmente o rendi-mento em campo contra equipes organizadas (não só aosprimeiros colocados da classificação), me atrevo a dizerque nesse ritmo, dos 7 jogos até o final do ano, podere-mos vencer 2 (quem sabe 3 jogos) e talvez empatar 2 ou 3confrontos, totalizando entre 61 e 65 pontos, e assim, di-ficilmente atingirá o G4 para, pasmem, garantir umavaguinha na Libertadores da América. Um fato inegável éque jogando em casa o Inter é mais forte do que naqueles2 anos terríveis da reforma do gigante, e em 2014 Abelconta com uma qualidade técnica maior que nos outrosanos, salvo o ataque. Que 2015 venha logo e traga umtécnico de ponta, que não receba apenas salário de ponta,mas que não seja ex-técnico!

No sábado passado a ASIF-Vence Tudo foi aTapejara acompanhada de um grupo de 500 fiéis torcedo-res e saiu com a vaga à final do estadual de futsal SériePrata, e de quebra garantiu participação na Série Ouro em2015. Patrocinadores, direção, comissão técnica, jogado-res, torcida e toda a comunidade estão de parabéns. Aclassificação foi dramática, mas esses momentos, quantomais duros e difíceis, melhor sabor têm. O momento maisimportante sem dúvida foi o último segundo do jogo con-tra o Lagoa Futsal, onde aquele gol deu muito mais doque o ponto para a ASIF, devolveu a chance de lutar poruma vaga na série ouro. Aquele lance foi emblemáticopara quem ainda duvidava do potencial dessa equipe euma demonstração absoluta de que qualquer coisa que sequeira, é possível, basta nunca se entregar. Agora virá afinal, e respeitando o adversário, não haverão limites.

Até a próxima!

Prezado(a) Sr(a):

Na manhã desta quarta-feira, dia 29.10.14, agentes da Delegacia de Políciade Ibirubá, coordenados pela Delegada de Polícia Diná Rosa Aroldi, apreende-ram 2.115 (dois mil cento e quinze) cd's e dvd's falsificados, em uma proprieda-de, na localidade de Itaíba, interior de Ibirubá, de propriedade de H.L.K., de49 anos.

A ação se deu em cumprimento a mandado de busca e apreensão, represen-tado pela Delegada junto ao Poder Judiciário, após o recebimento de denúnciaanônima.

Foi feito o registro de ocorrência e o acusado irá responder perante a Justi-ça, pelo crime de "Violação de Direito Autoral".

Delegacia de Polícia RegionalCruz Alta / 5a RP

A CONQUISTA DE OURO DA ASIF

Podemos não ter um por do sol dos mais lindos do estado, mas onascer do astro rei no domingo passado foi digno de ser visto portodos. Afinal, Ibirubá amanhecia dourada com a conquista da vagapara a Série Ouro de 2015 pela nossa ASIF. Digo nossa, pois ela éhoje de todos os ibirubenses. Bentida hora Gustavinho, que tiveste aidéia de reerguer a ASIF. Talvés tu não tinhas a dimensão que tudoisso atingiria. Hoje podes estar orgulhoso do teu intento. Massabemos, o trabalho não foi só teu. Só a idéia não bastava e fostebuscar novos parceiros. E para o bem de Ibirubá, aqueles que foramprocurados entenderam a tua mensagem. E a ASIF hoje está dentreos grandes do Futsal gaúcho.

Dizem que um grande equipe começa com um grande goleiro.Não penso assim. Começa com um grande presidente. E tu Álvaro,deste mostras da sua competencia na organização da ASIF tantodentro como fora da quadra. Junto com a tua equipe destes umademostração de que com trabalho sério e honesto é possível sim,montar uma estrutura e enfrentar uma competição cara como é aSérie Prata. A busca por parceiros, colaboradores, enfim dosrecursos necessários para fazer frente a competição, com certeza,foi árdua. Mas deu resultado. Não subimos no ano passado, quandobateu na trave. Mas nem por isso o grupo desistiu. Pelo contrário. Abusca pelo objetivo foi projetado logo que a ASIF foi eliminada em2013. A base do time foi mantida e reforços pontuais foramtrazidos. Ibirubá hoje deve a toda a direção da ASIF, poder conviverno ano quem vem com equipes como ACBF, ASSOEVA, Atlênticoentre outras. Mas deve também aos jogadores que suaram o mantosagrado até o último segundo quando foi preciso, como aconteceuem Lagoa Vermelha. E ao técnico Sandro Côlvero, que mesmo nosmomentos mais dificeis não perdeu a serenidade.

Ibirubá. Orgulha-te da ASIF. Afinal estamos na Série Ouro pormerecimento. Outros planejaram levar cinco, seis anos para queisso acontecesse. Aqui, pensou-se na Série Ouro já no primeiroano. E foi no segundo ano de disputa que o objetivo foi alcançado.Parabéns a todos.

, 20Esportes

Por:Andrei Grave

[email protected]