12
Nesta edição: 12 páginas Opinião................................ 2 Cidade...........................3 a 7 Polícia........................... 8 e 9 Esporte............................10 e 11 Geral ..................................12 ALFENAS, QUARTA-FEIRA, 07 DE MAIO DE 2014 - EDIÇÃO Nº 2978 O reservatório de Pei- xoto, ou Mascarenhas de Moraes, poderá ter o nível de água rebaixado em até 13 metros nos pró- ximos meses. O motivo alegado pelo comunicado de Furnas à Prefeitura de Delfinópolis é a ne- cessidade de manter o reservatório de Furnas mais cheio. Mas o prefeito da ci- dade, Pedro Paulo Pinto, acredita que a medida vá também ajudar na manutenção de outros reservatórios. Há ain- da a considerar a Copa do Mundo de futebol. O prefeito faz uma lista de problemas que o rebaixa- mento do lago vai causar ao município. CIDADE - PÁG. 5 Proteção aos animais terá atenção especial em Audiência Pública Basta uma curta caminhada pelas ruas de Alfenas que se percebe o grande número de cães abandonados, sujando e disseminando muitas doenças. Este tema e tantos outros em relação à defesa dos animais serão debatidos na Câmara Mu- nicipal de Alfenas, amanhã, quinta-feira, dia 8, às 14 horas. Autoridades e ONGs foram convidadas. PÁG. 7 É possível encontrar vários cães abandonados pelas ruas da cidade Sistema elétrico rebaixa lago de Peixoto Peixoto, que sempre manteve alto nível de água, agora vai baixar Reprodução Chapadão empata em Madre Com cinco estreias, o Esporte Clube Chapadão empatou no domingo, dia 4, com o Madre de Deus Esporte Clube em zero a zero. A partida foi válida pela rodada de ida da fase quartas de final e disputada no estádio Bernardão, em Madre de Deus de Minas. O time de Alfenas colocou em campo quatro estrean- tes: Diney, Rafinha, Léo Mineiro e Flávio Torres, além do goleiro Flávio Mo- ranga que, ano passado havia defendido as cores do Chapadão. No próximo domingo, dia das mães, as duas equipes voltam a se enfrentar em Alfenas. O vencedor do confronto passará para a fase semi- final da Copa Regional de Futebol Amador. ESPORTE - PÁG. 11 O atacante Flávio Torres (atrás) fez sua estreia no Esporte Clube Chapadão Valdir Cezário Venício Scatolino Para o Dia das Mães Alfenas é uma cidade com um rico comércio, ofe- recendo muitas promoções para os consumidores. O produto mais procurado para as mamães ainda são as roupas, cerca de 38%. O perfume também é outra importante opção entre os consumidores, ficando em segundo lugar. E a cada ano, cresce o comércio ele- trônico. Dia das mães será no domingo, 11 de maio. CIDADE - PÁG. 3 Crescimento nas vendas Procura por perfumes já é grande no comércio Academinas promove eventos no mês do seu aniversário - PÁG. 10 Justiça Eleitoral recruta mesários CIDADE - PÁG. 3 Começa a vacinação contra a aftosa CIDADE - PÁG. 7 Venício Scatolino

EDIÇÃO COMPLETA - JORNAL DOS LAGOS - 07 DE MAIO 2014

Embed Size (px)

DESCRIPTION

*Proteção aos animais terá atenção especial em Audiência Pública; *Começa a vacinação contra a aftosa; *Sistema elétrico rebaixa lago de Peixoto; *Chapadão empata em Madre; *Para o Dia das Mães - Crescimento nas vendas;

Citation preview

Nesta edição: 12 páginas

Opinião................................2

Cidade...........................3 a 7

Polícia...........................8 e 9

Esporte............................10 e 11

Geral..................................12

ALFENAS, QUARTA-FEIRA, 07 DE MAIO DE 2014 - EDIÇÃO Nº 2978

O reservatório de Pei-xoto, ou Mascarenhas de Moraes, poderá ter o nível de água rebaixado em até 13 metros nos pró-ximos meses. O motivo alegado pelo comunicado de Furnas à Prefeitura de Delfinópolis é a ne-cessidade de manter o reservatório de Furnas mais cheio.

Mas o prefeito da ci-dade, Pedro Paulo Pinto, acredita que a medida vá também ajudar na manutenção de outros reservatórios. Há ain-da a considerar a Copa do Mundo de futebol. O prefeito faz uma lista de problemas que o rebaixa-mento do lago vai causar ao município.

CIDADE - PÁG. 5

Proteção aos animais terá atenção especial em Audiência Pública

Basta uma curta caminhada pelas

ruas de Alfenas que se percebe o grande

número de cães abandonados, sujando e

disseminando muitas doenças. Este tema

e tantos outros em relação à defesa dos

animais serão debatidos na Câmara Mu-

nicipal de Alfenas, amanhã, quinta-feira,

dia 8, às 14 horas. Autoridades e ONGs

foram convidadas. PÁG. 7

É possível encontrar vários cães abandonados pelas ruas da cidade

Sistema elétrico rebaixa lago de Peixoto

Peixoto, que sempre manteve alto nível de água, agora vai baixar

Reprodução

Chapadão empata em MadreCom cinco estreias, o

Esporte Clube Chapadão empatou no domingo, dia 4, com o Madre de Deus Esporte Clube em zero a zero. A partida foi válida pela rodada de ida da fase quartas de fi nal e disputada no estádio Bernardão, em Madre de Deus de Minas. O time de Alfenas colocou em campo quatro estrean-tes: Diney, Rafinha, Léo

Mineiro e Flávio Torres, além do goleiro Flávio Mo-ranga que, ano passado havia defendido as cores do Chapadão. No próximo domingo, dia das mães, as duas equipes voltam a se enfrentar em Alfenas. O vencedor do confronto passará para a fase semi-fi nal da Copa Regional de Futebol Amador.

ESPORTE - PÁG. 11

O atacante Flávio Torres (atrás) fez sua estreia no Esporte Clube Chapadão

Valdir Cezário

Venício Scatolino

Para o Dia das Mães

Alfenas é uma cidade

com um rico comércio, ofe-

recendo muitas promoções

para os consumidores. O

produto mais procurado

para as mamães ainda são

as roupas, cerca de 38%. O

perfume também é outra

importante opção entre os

consumidores, fi cando em

segundo lugar. E a cada

ano, cresce o comércio ele-

trônico. Dia das mães será

no domingo, 11 de maio.CIDADE - PÁG. 3

Crescimento nas vendas

Procura por perfumes já é grande no comércio

Academinas promove eventos no mês do seu aniversário - PÁG. 10

Justiça Eleitoral recruta mesários

CIDADE - PÁG. 3

Começa a vacinação contra a aftosa

CIDADE - PÁG. 7

Venício Scatolino

Alfenas, quarta-feira,07 de maio de 2014

2

CRÔNICA BÍBLICAMOZAR DE SOUZA, Psicólogo,

Psicopedagogo e Professore-mail: [email protected] - Novo telefone: 9924-4547

Editorial

Jornal dos Lagos

Impresso em offset, na Arte Gráfi ca Atenas Ltda

Publicação da UNIFENAS. Órgão ofi cial de publicações de editais do Fórum de Alfenas.

EDITOR: Valdir Cezário - Reg. 6.321 - DRT-MG - EDITORAÇÃO GRÁFICA: Paulo Henrique Corsini -

REDAÇÃO E PUBLICIDADE: Rua Bias Fortes, 191 - Centro - CEP: 37.130-000 - ALFENAS-MG TELEFAX: 35 3299-3878 -

PUBLICIDADE (fone): 35 3299-3892.Home page: www.jornaldoslagos.com.br

e-mail: [email protected]

*** As idéias e os conceitos emitidos em artigos assinados não representam necessariamente a opinião deste jornal, sendo de ex-

clusiva responsabilidade dos autores ***

(*) Juarez Alvarenga

1 Coríntios. 13:4-7

Na vida, os sentimentos são he-terogêneos, dependendo do tempo e das situações. Sob o céu do meio dia as angústias tornam-se hegemônica em nosso comportamento.

A vida do meio dia se estagna den-tro dos sonhos sem poder de reação sobre a realidade. Tudo se passa com restrição de nosso espaço, sem coor-denação de continuidade de nossas lutas. É de frieza contemplativa que nossos planos sucumbem.

Meio dia é um buraco nas estradas que impede de chegar à rodoviária dos acertos. Esta hora do dia é de sepultação da alegria e consagração do imobilismo.

O homem do meio dia é agente parasitário de sua própria história. As barreiras se elevam e se fortifi ca, impedindo os caminhantes de atin-girem metas palpáveis do outro lado

Angústia no sol do meio dia

da estrada. As derrotas se projetam no espaço, difi cultando o desmorona-mento dos obstáculos que impedem a vida de saltar, pois o mesmo fi ca impregnado no ponto parasitário do começo da caminhada.

Meio dia colecionamos desafi os não enfrentados e entregamos nos-sos objetivos para os visionários sem horizontes. Ainda bem que existe o restante do dia dos sonhos com ações, de metas com objetivos e de vitórias com lutas.

A instantaneidade do meio dia é um momento do restante do dia que sobra para congratularmos nossos sonhos com a realidade. A paralisia do meio dia, que nos cega para a re-alidade, é exaltada pelo restante do dia com grandeza e valentia.

Ultrapassar a instantaneidade do meio dia é dar sobressaltos mirabo-

lantes no restante do dia.Em qualquer caminhada humana

existem as horas críticas. Sucumbir o enfrentar com sutileza é que nos res-ta. Se ao meio dia a vida se angustia, à meia noite os sonhos nos captam para servir de impulso, capaz com sua força, contornar o momento crítico do meio dia.

As angústias diurnas não devem ser obstáculos que nos impedem de enfrentarmos nossos sonhos com realidade necessária.

Aprenda que a vida é um todo e que as partes destes todo não têm o poder de estagnar nossos sonhos. E para acelerar suas realizações basta substituirmos as angústias do meio dia pela inteligência restante de todo o dia.(*) Advogado e escritor, Coqueiral-MG.

e-mail: [email protected]

Hoje, o que mais se vê na televi-são ou que se ouve no dia-a-dia são assuntos de violência, abandono, preconceito, descaso social e matan-ça que envolve pai, mãe, padrasto, madrasta, marido e esposa; não se pode esquecer de alguns fi lhos que contribuem no derramamento de sangue dos pais.

Quando o assunto matrimônio não há diferença. Gente que se casa num véu lindíssimo de amor, so-nhando com um casamento como um ninho eterno de felicidade; con-tudo, em pouco tempo, tudo muda. O romantismo é transformado em brutalidade, o amor vira ódio, o en-cantamento vira desprezo, a alegria vira tristeza, a liberdade vira uma jaula de ciúme e o sonho de felici-dade vira terrível pesadelo.

A principal razão de tanto confl i-to conjugal trata-se de pessoas que tiveram um romance envernizado. Com o tempo, o verniz descasca e o que sobra é só azedume. Uma tintura de amor não resiste às tempestades da vida.

Muitos cônjuges, infelizmente, são pessoas que cresceram em famí-

Véu do amor ou véu da dor!lias desajustadas, com pouca atenção e carinho dos pais; na infância foram marcados pelo sentimento de rejei-ção. Ninguém pode oferecer algo que nunca teve. Tornam-se adultos, mas com feridas não cicatrizadas no inconsciente.

Eles acabam reproduzindo os desarranjos de amargura e angústia um no outro e também nos fi lhos. Um convívio impossível, pois o lar torna-se um ambiente de competição, humilhação e de muita agressividade. Produzindo fi lhos negligentes, ina-cessíveis, problemáticos e bloqueados para a vida.

Inúmeras vidas conjugais hoje jamais poderão estabelecer um pa-râmetro de limite; porque há uma busca infinita de domínio, uma atitude constante de manter um ou outro num estado de domínio. Dá-se o nome fi ctício desse procedimento de amor patológico, fi ctício porque nunca foi amor.

Alguns pesquisadores dizem que o medo do isolamento é a essência desse comportamento doentio. Uma tentativa frustrada de fugir da solidão interior; por isso, sufoca e mata a

outra parte.Apóstolo Paulo nos diz: “Que o

amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúme, não se ufana, não se conduz inconvenientemen-te, não procura os seus próprios interesses, não se exaspera e não se ressente do mal”.

Aqui o Apóstolo personaliza o amor, naturalmente, como uma pes-soa age num estado de lucidez. Um quadro que sugere uma descrição do próprio Cristo.

O amor desdobra-se em três elementos: intimidade, alegria e compromisso. Desses três elementos identifi cam-se sete características do amor divino: amizade, paciên-cia, romantismo, companheirismo, gratidão, perdão e renúncia.

Não existe tintura de amor. Amor é sempre amor porque fl ui do cora-ção de Deus. Paulo disse: “o verda-deiro amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta”. O amor que vem do alto jamais acaba, por isso, amor que não é amor nunca saiu do coração de Deus.

VÉU DO AMOR OU VÉU DA DOR!!

Motivos para consulta psicológica:> Desejo de mudanças na vida.> Síndrome de pânico, solidão, estresse.> Ansiedade, depressão, angústia. > Falta de motivação, indecisão.> Difi culdade conjugal, e com os fi lhos.> Baixa estima, infelicidade, desânimo> Fraco desempenho no trabalho e sexual

Psicólogo ComportamentalCRP-MG 04.32025

Dr. MOZAR DE SOUZA

CONTATO COM O PSICÓLOGO: (35) 9924-4547

CONSULTÓRIO:

Centro Multiprofi ssional IntrocasoRua Coronel Pedro Corrêa, 445 - centroTels. (35) 3297-2020 // 3292-2899Alfenas - Minas Gerais

Ao contrário da própria água, que é um bem fi nito, o assunto sobre a possível falta dela não se esgota. Agora mesmo chega-nos a notícia, con-fi rmada pelo prefeito de Delfi nópolis, que o lago de Peixoto poderá baixar 13 metros nos próximos meses.

Não é de se admirar. Se o nível de água sobe em algum lugar, em outro ele tem que abaixar. É a lei da compensação. Neste caso, o lago de Furnas é o que está subindo. Como é grande e regulador de outras usinas, parece lógico que ele seja mantido com uma cota razoável. O problema é que os muni-cípios que estão pertos dos reservatórios que fi cam abaixo vão sofrer com o esvaziamento.

Ao que parece, o governo quer manter a caixa d´água representada pelo reservatório de Furnas, de forma que pelo resto deste ano e também no ano que vem o abastecimento de energia elétrica fi que, ainda que teoricamente, garantido.

Não podemos descartar a possibilidade de esta reserva ser também por causa da Copa do Mundo de futebol. Estádios vão gastar muita energia elétri-ca. E ainda tem os gastos em meios de hospedagem, restaurantes, postos e combustíveis, aeroportos e uma série de estabelecimentos cuja demanda vai subir. E não é pouco.

Por estas e por outras é que há tanta gente contra a Copa, embora agora seja uma grande bobagem protestar. Faltando poucos dias para começar a disputa, ninguém em sã consciência acredita que haja uma maneira de impedi-la. Aliás, seria um contracenso depois de tanta preparação.

Além disso, a maioria absoluta dos brasileiros quer mesmo é torcer pela seleção canarinho. Afi nal, cada um de nós merece um pouco de esperança e alegria.

Voltando à região, no caso de Peixoto os pre-feitos já contabilizam os prejuízos. Serão muitos, mas o pior deles é a perda de qualidade de vida das populações que vivem nestes municípios. Também não se pode desconsiderar a questão econômica, com as perdas na agricultura, pecuária e turismo, principalmente.

Mais uma vez a crise energética esbarra na falta de planejamento governamental. Há anos o sistema de geração e transmissão de energia elé-trica vem dando sinais de esgotamento. O próprio governo, que previu e ajudou o país a crescer, não previu que a demanda por energia cresceria a níveis estratosféricos.

Falamos apenas de energia elétrica, mas não podemos nos esquecer do abastecimento de água. Muitos municípios dependem dos lagos para captação da água a ser distribuída à população. Talvez a possível falta de água devesse ter ainda mais atenção que a possível falta de energia. Não seria fácil, mas viver sem energia até é possível. Já viver sem água, não dá mesmo.

Assunto que não se esgota

quarta-feira, 07 de maio de 20143

Cargo Vagas Cidade

SINE OFERECE VAGAS

Rua Manoel Pedro Rodrigues - 126 - CentroAlfenas MG - Fone: 35 3698-1757

Horário: 8 às 11hs/13 às 17hs

quarta-feira, 07 de maio de 20143

Atualização - 06/05/2014

-ATENDENTE DE BALCÃO DE PADARIA-ATENDENTE DE BALCÃO DE SORVETERIA-BARMAM -CARTAZISTA-COBRADOR EXTERNO-DEDETIZADOR-ELETRICISTA DE AUTOS-ESTOQUISTA (CNH-A)-FARMACÊUTICO (A)-GARÇOM OU GARÇONETE-GERENTE DE RECURSOS HUMANOS-INSTALADOR DE CORTINAS-MARCENEIRO-MECÂNICO DE VEÍCULO A DIESEL-MECÂNICO DE AUTOS (EXP. INJEÇÃO ELETRÔ-NICA / CNH B )-MOTORISTA DE CAMINHÃO-PROMOTOR DE VENDAS-TOPÓGRAFO (CNH-B)-VENDEDOR DE MÓVEIS-VENDEDOR PRACISTA (ALARMES/CERCAS ELÉ-TRICAS)-VENDEDOR PRACISTA (VENDA DE EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS) -VENDEDOR DE CONSÓRCIO DE VEÍCULOS

OBS: Temos vagas para portadores de necessidades especiais.

Açougueiro 1 Alfenas

Ajudante de soldador 1 Alfenas

Assistente técnico 1 Alfenas

Atendente 1 Alfenas

Auxiliar administrativo 2 Alfenas

Aux. de consultório odontológico 1 Alfenas

Auxiliar de cozinha 1 Alfenas

Auxiliar de doceira 1 Alfenas

Auxiliar de limpeza 1 Alfenas

Auxiliar de logística 1 Alfenas

Babá 1 Alfenas

Balconista de padaria 1 Alfenas

Churrasqueiro 1 Alfenas

Cobrador externo 1 Alfenas

Cozinheiro (a) 1 Alfenas

Encarregada de limpeza 1 Alfenas

Fonoaudiólogo (a) 1 Alfenas

Mecânico de autos 1 Alfenas

Motorista (CNH B) 1 Alfenas

Motorista (CNH D) 1 Alfenas

Operador de máquina de bordar 1 Alfenas

Plantonista 1 Alfenas

Port.de necessidades especiais 1 Alfenas

Professor (a) de informática 1 Alfenas

Técnico em cafeicultura

(degustador de café) 1 Alfenas

Tosador (a) 2 Alfenas

Supervisor de produção 1 Alfenas

Vendedor (a) 2 Alfenas

Vendedor externo 1 Alfenas

Marilson Ottoni

Reportagem local

A pesquisa de opinião do consumidor para

o Dia das Mães, realizada pela área de Estudos Eco-nômicos da Federação do Comércio de Minas Gerais (MG), aponta que 66,5% dos entrevistados preten-dem presentear a mãe. E entre os produtos mais procurados estão roupas, preferência de 38% dos consumidores, perfumes (para 10,2%) e em terceiro lugar, bijuterias e acessó-rios, preferência de 8,3% dos pesquisados.

A pesquisa revela ainda que os principais estímu-los que levam os consu-midores às compras são as promoções (43,6%), em seguida os preços baixos (27,1%) e a necessidade de um determinado produto (8,4%). Também foi apon-tado que o atendimento diferenciado, as condições de pagamento e crédito são fatores que os estimulam ao consumo.

Em Alfenas, a expec-tativa dos comerciantes é positiva. A gerente de uma das principais perfumarias da cidade, Dulce Helena de Souza, vive o quinto Dias das Mães na loja e confi rma que esta é uma data muito positiva para o comércio. “Apenas no Natal as pessoas compram mais. Estamos esperando um aumento de 20% nas vendas em relação ao ano passado. De 2012 para 2013 o crescimento foi de 15%”, comemora a gerente.

Rica em floriculturas, Alfenas também oferece

Roupa é a preferência

Perfumes também estão entre os preferidos para presentar as mães no próximo domingo

Dulce Helena de Souza acredita em 20% de

aumento nas vendas

Fotos: Venício Scatolino

NO DIA DAS MÃES

muitas opções entre as fl o-res como presente, inclu-sive, montando também cestas de café da manhã.

Mesmo que haja cer-to otimismo entre os co-merciantes, neste ano, o consumidor está mais cau-teloso, pois ao serem ques-tionados se pretendem se endividar no próximo Dia das Mães, a maioria (91%) afirmou que não. “En-tre os pesquisados, 17,1% preferem usar cartão de crédito para comprar. O pagamento em uma só par-cela representou 15,6% das respostas e 14% preferem pagar à vista no cartão de débito”, destaca o econo-

mista da Fecomercio MG, Gabriel de Andrade Ivo.

Outra opção cada vez mais procurada entre os consumidores são as ven-das do comércio eletrôni-co, que devem crescer 15% no Dia das Mães deste ano na comparação com o mes-mo período do ano passa-do, de acordo com a E-bit, empresa especializada em informações do setor. A expectativa é de que a data movimente R$ 1,16 bilhão.

De acordo com a E-bit, itens de moda e acessó-rios devem ser os mais procurados, seguidos por eletrodomésticos. Na se-quência, estão as cate-

gorias de cosméticos e perfumaria, telefonia e in-formática. Apesar da pers-pectiva de crescimento de vendas, a E-bit acredita que os consumidores estão mais cautelosos e devem buscar produtos de preço mais baixo. Com isso, o tíquete mé-dio das compras de Dia das Mães no comércio eletrônico tende a ser menor. “Existe o receio do aumento na taxa de desemprego, além de uma expectativa de baixo cres-cimento da economia”, comenta em nota o diretor executivo da E-bit, Pedro Guasti.

Da Redação

A partir do dia 17 de maio, a Justiça Elei-

toral começa o recruta-mento de pessoas inte-ressadas em trabalhar nas eleições de outubro, na função de mesário. Os cartórios eleitorais vão entrar em contato com os eleitores que tiverem interesse em participar o programa Mesário Volun-tário, criado há dez anos.

Interessados podem se inscrever no site do Tribu-nal Regional Eleitoral de Minas - www.tre-mg.gov.br ou ir pessoalmente a um cartório. Somente em Minas serão necessários 190 mil mesários paras as eleições de outubro. Eles vão atuar em 351 zonas

Justiça Eleitoral recruta mesárioseleitorais. Se não houver voluntários suficientes, a Justiça Eleitoral vai convocar outros eleitores para a função. A recusa em participar, neste caso, só pode ser feita em caso de impedimento legal.

Nas últimas eleições, realizadas em 2012, 75% dos mesários eram vo-luntários. Quem trabalha como voluntário pode se ausentar de seu local de trabalho pelo dobro de dias trabalhados tanto no treinamento para atuar quanto no dia das elei-ções.

O mesário voluntário também recebe auxílio--alimentação por turno trabalho. O trabalho tam-bém serve de critério de desempate em concursos

públicos. Não podem tra-balhar como mesários os candidatos, seus cônjuges e parentes de até segundo grau, integrantes de dire-tório de partidos políticos

em função executiva, po-liciais, funcionários em cargos de confiança no Executivo, trabalhadores da Justiça Eleitoral e me-nores de 18 anos.

4 quarta-feira, 07 de maio de 2014

4 quarta-feira, 07 de maio de 2014

Alfenas, quarta-feira,07 de maio de 2014

5

Majô de Souza

Da Redação

O lago de hidrelétrica Mascarenhas de Mo-

raes, também chamada de Peixoto, deverá ser re-baixado em até 13 metros nos próximos seis meses. A determinação é do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). A Pre-feitura de Delfinópolis (a 218km de Alfenas) já recebeu o comunicado de Furnas, em que a empresa pede a adoção de medidas para evitar transtornos à população.

Até a tarde de segunda--feira, dia 5, a Prefeitura de Ibiraci, onde fica a sede da usina, ainda não havia sido comunicada. Segundo informações ex-traoficiais, a Prefeitura de São João Batista do Glória teria recebido uma comu-nicação, mas as de Passos e Cássia não.

Mesmo assim, uma

Lago de Peixoto será rebaixado

A redução da vazão - que é a água que passa pelas turbinas para gerar energia - também ocorre-rá em outros reservatórios do país, mas a autoriza-ção depende da Agência Nacional das Águas e do Ibama (Instituto Brasi-leiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), segundo in-formações do jornal o Estado de São Paulo.

A medida já acontece em Sobradinho e Três Marias, devendo ser am-pliada para outras bacias.

O prefeito de Delfi nó-polis, Pedro Paulo Pinto (PMDB), só vê problemas com a baixa do lago de Peixoto. A principal delas é com o esgoto. Segundo ele, a Copasa iniciou o processo para tratamento de esgoto, mas as obras estão paradas. “Com o esvaziamento da represa, este esgoto não tratado ficará a céu aberto, com risco de muitas doenças para a população e para os turistas. É assustador, porque vai afetar muitas vidas. Podem ocorrer epi-demias.”

Pedro Paulo acredita que além de ajudar a subir o nível do lago de Furnas, o esvaziamento também vai servir para manter o nível de outras usinas como Es-treito e Marimbondo, por exemplo. Quanto ao turis-mo, o prefeito afi rma que mais de 700 ranchos fi ca-rão no seco. “Há grandes empreendimentos aqui. Até o Neymar já comprou terreno e agora isto”, re-clama.

A agropecuária é outra preocupação. Pedro Paulo

reunião seria realizada ontem, terça, em Passos, com todos os prefeitos da Ameg (Associação dos Municípios da Microrre-gião do Médio Rio Gran-de) e o assunto seria dis-cutido.

Com o rebaixamento, o nível da represa - que faz parte do sistema Rio Grande - poderá baixar de 666,12 metros em rela-ção ao nível do mar para 653,12 metros. O motivo alegado é a necessidade de recuperação do lago de Furnas. O lago de Furnas é bem maior, com 1.440 quilômetros quadrados de área inundada, e regula o nível de outros reserva-tórios. Peixoto tem área de 250 quilômetros qua-drados.

Para uma comparação, no dia 1º de maio, o vo-lume útil de Furnas era de 29,11%, enquanto o de Mascarenhas Moraes estava em 76,03%.

Problemas à vista

acredita que a redução será entre 30% e 40% na agricultura. “A piscicul-tura vai acabar, porque os criatórios fi cam nos braços e estes braços vão secar. E mais: muito gado vai atolar na lama.”

O município é grande produtor de banana, sen-do boa parte transportada por balsa. Esta travessia também será prejudicada.

A balsa liga Delfinópolis a Cássia. Furnas se com-prometeu a construir um novo atracadouro, já que o atual vai fi car muito longe da água. “Pessoas, veículos e produção vão ter de an-dar bastante até chegar ao embarque”, supõe.

Para completar a lista de problemas, ele acredita que a receita do município em royalties e compensa-

ção fi nanceira pelas terras alagadas e pela geração de energia vá diminuir. “Se o lago seca, gera menos energia e se gera menos, o recurso repassado é me-nor.” O prefeito reclama ainda que o comunicado chegou em 29 de abril e o rebaixamento já começou a ser colocado em prática.

O secretário executivo da Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas), Fausto Costa, acredita que há um tercei-ro motivo para esvaziar Peixoto e fazer subir o nível de Furnas: há neces-sidade de uma boa reserva de água para geração de energia elétrica durante a Copa do Mundo. “Furnas é um lago maior, regulador de outras hidrelétricas que fi cam mais abaixo. De nada adiantaria manter es-tes reservatórios altos e o de Furnas baixo. Se Furnas fi car vazio, as outras tam-bém não vão gerar muita energia”, explica. Mas, ressalta, “de qualquer for-ma, os municípios daquela região vão sofrer e a eco-nomia será prejudicada.”

Pedro Paulo Pinto, prefeito de Delfi nópolis, acredita que o esvaziamento da represa

afastará o turismo e ranchos fi carão no seco

Outros reservatóriosA ideia é segurar o arma-zenamento até o final de novembro quando, em tese, recomeça o período chuvoso. Sem as medidas, os reservatórios vão che-gar ao fim do ano com ní-veis baixos, prejudicando o abastecimento em 2015.

Mesmo assim, o ONS descarta cortes de energia e racionamento. Mas ex-plica que se as condições climáticas se agravarem, poderá propor medidas adicionais para garantir o fornecimento de energia elétrica.

A bela paisagem do lago de Peixoto está prestes da mudar

O lago da hidrelétrica Mascarenhas de Moraes deverá ser rebaixado em até 13 metros

Fotos: Reprodução

6 quarta-feira, 07 de maio de 2014

CENA DA CIDADE Fotos: Venício Scatolino

Incrível como ainda há pessoas que acham queimada a solução para acabar com o mato. Pensam no que é mais fácil e que cinza é fertilizante. Sem se preocupa-rem, ateiam fogo perto de residências seja de dia...

... seja de noite. A queimada, além dos danos ambientais, causam danos à saú-de, especialmente para quem tem doenças respiratórias. Com certeza há outras soluções menos agressivas. As lentes do fotógrafo do Jornal dos Lagos já fl a-graram vários crimes ambientais desta natureza. Essa prática se torna comum principalmente quando aumenta a estiagem e o clima é seco.

Para que serve um sofá jogado fora? Se for descartado perto de uma rodovia, pode ser usado por alguém que esteja esperando ônibus ou uma carona. Aí pode-se, literalmente, esperar sentado!

Da Redação

As elefantas Gueda e Maya, que há três anos

vivem numa fazenda em Paraguaçu, vão para um zoológico em São Paulo. Elas pertenciam a um circo, que foi impedido de levá-las para um es-petáculo na Bahia, por causa da proibição de animais em circos em todo o país.

Com isto, elas fi caram aos cuidados do advo-gado Giuliano Vettori. Segundo ele, as elefantas irão para a instituição Mundo dos Elefantes. Juntas, elas comem 400 quilos de comida por dia, entre capim, cana, cenouras e outros le-

Elefantas vão para SPEm Paraguaçu

Foto: Reprodução EPTV/Michel Diogo

As duas elefantas ganharão um novo lar em São Paulo

gumes. Cada uma pesa aproximadamente oito toneladas.

A transferência ainda não tem data marcada. Enquanto isto, elas con-tinuam na fazenda, onde

já estão adaptadas. Elas fi cam soltas numa parte do dia e seus passeios são monitorados. O fazen-deiro afirma que gasta R$ 8 mil por mês para alimentar os animais.

Da Redação

Durante assembleia es- tadual realizada quin-

ta-feira, dia 24 de abril, em Belo Horizonte, trabalha-dores na educação decidi-ram paralisar totalmente as atividades no dia 25 de maio, quando permanecem com indicativo de greve. A movimentação deverá ocorrer em todas as regiões do Estado.

Os educadores defini-ram ainda um calendário de ações para os próximos dias e votaram as propos-tas que serão incluídas na pauta de reivindicações, já apresentada ao governo em janeiro deste ano. A catego-ria cobra, principalmente, a abertura das negociações.

De acordo com o Sind--Ute/MG, durante a mobi-lização em Belo Horizonte foi feito o lançamento da 15ª Semana Nacional da Educação, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Edu-cação (CNTE), com a rea-lização de ato público em defesa e promoção de uma educação pública de qua-lidade, com a participação de vários representantes de Confederação, da Central Única dos Trabalhadores, movimentos sociais, enti-

Professores da rede estadual paralisam atividades em maio

dades sindicais, estudantis e do funcionalismo público estadual e municipal.

No auditório do Conse-lho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Ge-rais (Crea/MG), o Conselho Geral do Sind-UTE/MG se reuniu e na oportunidade foram feitos relatos das ati-vidades realizadas em cada região do Estado, além de debate e apresentação das propostas que foram sub-metidas à aprovação, na parte da tarde, da Assem-bleia Estadual.

A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, defen-deu a radicalização do mo-vimento, como forma de pressão para que o governo receba os representantes da categoria e abra, com urgência, as negociações. “O governo já informou que não haverá reajuste neste ano. A progressão na carreira, que conquistamos em 2013 não foi paga até agora e não há previsão

de data, as férias-prêmio foram suspensas sem justi-fi cativa, mesmo para os que estão se aposentando. O governo corta os direitos e se omite nas justifi cativas”, ressaltou.

Beatriz Cerqueira citou ainda a questão dos milha-res de servidores atingidos pela inconstitucionalidade do Artigo 7º da Lei 100. “A Secretaria de Estado de Educação (SEE) continua enviando mensagens para tranquilizar os servidores efetivados pela LC 100/07, como se a situação estives-se sobre controle. Mas, a realidade é que o governo não responde nada sobre o grande caos em que ele transformou a educação em Minas. Não diz como vai resolver a situação dos que estão em ajustamento funcional e sobre a previ-dência, entre outras ques-tões que permanecem pen-dentes.”

Ainda conforme a coor-denadora-geral, o governo criou uma nova situação para os atingidos pela Lei 100 - o Código 20/ ADISTF, exposto nos contracheques deste mês. “O governo não dá garantia nenhuma de que irá resolver a questão, empurrando os trabalha-dores ao limbo do serviço público estadual. Vamos manter a nossa posição de não transigir nos nossos direitos, sem a-brirmos mão do que defendemos ou negociarmos conquistas”, avaliou a direção estadual do sindicato.

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES:1º, 2 e 3/05 - Ações do 5º Encontro de Movimentos Sociais, em Belo Horizonte.15/05 - Assembleia Estadual com paralisação total de atividades e indicativo de greve.24/05 - Plenária Estadual dos Funcionários da edu-cação.

Da Redação

Estão abertas até o dia 4 de junho as inscri-

ções de municípios in-teressados em tratar o esgoto, dentro do Prodes (Programa de Despoluição de Bacias Hidrográfi cas). Este ano são destinados R$ 27 milhões para empre-endimentos que ampliem o tratamento.

ANA incentiva tratamento de esgotoO Programa paga pelo

esgoto efetivamente tra-tado, em vez de fi nanciar obras ou equipamentos, desde que cumpridas as metas de remoção de car-ga poluidora previstas em contrato. A iniciativa bus-ca reduzir a poluição em bacias hidrográfi cas, prin-cipalmente as de São Fran-cisco, Paraíba do Sul, Doce, Paranaíba e Piranhas-Açu.

Podem participar do Prodes os empreendimen-tos destinados ao trata-mento de esgotos com capacidade inicial de tra-tamento de pelo menos 270kg de DBO (carga or-gânica) por dia, cujos re-cursos para implantação da estação não venham da União. Podem se ins-crever estações ainda não iniciadas ou em fase de

construção com até 70% do orçamento executado. Também podem participar empreendimentos com melhorias que aumentem a efi ciência do tratamento de esgotos.

Para classificar os empreendimentos ins-critos, a ANA vai consi-derar diversos fatores, entre os quais: o porte e a efi ciência do processo

de tratamento empre-gado, a localização das estações em regiões que contavam com comitês de bacias instalados e em pleno funcionamen-to até 31 de dezembro de 2013 e a localização nas cinco bacias prioritárias definidas pela Agência em termos de qualidade das águas.

quarta-feira, 07 de maio de 20147

Marilson Ottoni

Reportagem local

“Nosso principal objetivo é conscientizar através

da educação, da posse responsável e mostrar a importância da castração nos animais”. Estas são as palavras da voluntária da Sociedade Alfenense de Educação para a Proteção dos Animais (Saepa), Pau-la Gonzaga. Ela e outras entidades de defesa dos animais foram convidadas pelo vereador Antônio Carlos da Silva (Dr. Bata-ta/PSB) para a audiência promovida pelo Movimen-to Parlamentar em Defesa dos Animais - Sul de Mi-nas (MPMDA). A audiên-cia pública será realizada amanhã, quinta-feira, dia 8, às 14h, na Câmara Mu-nicipal de Alfenas.

“Sempre me preocupei muito com os animais da nossa cidade; cães, gatos e também com os animais de grande porte, como ca-valos. Por isso, represento na Câmara de Alfenas, o MPMDA, com a partici-pação de vereadores de 15 cidades da região”, deta-lhou Dr. Batata, que acres-centou: “vamos debater o porquê de tantos cães nas ruas de Alfenas, a situação do canil municipal, alvo de muitas críticas, castração, implantação de chips em

Alfenas debate defesa de cães e outros animais

animais de grande porte, realização de feiras de adoção e a implantação do Conselho Municipal de Defesa e Proteção dos Ani-mais”, afi rmou o vereador.

Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Alfenas, Wolmir Maida, o canil tem cerca de 60 cães, to-dos castrados, vacinados, tratados e disponíveis para adoção. “Renovamos, atra-vés de licitação, o con-vênio com uma clínica veterinária, responsável por tratar e castrar todos os cães. Destaco que re-colhemos apenas animais em perigo, atropelados ou

Para a protetora dos animais, Paula Gonzaga,

da Saepa, a situação dos cães nas ruas de Alfenas é lastimável

O vereador Dr. Batata coordena a audiência e quer implantar o Conselho Municipal de Defesa dos Animais

Paulo Henrique CorsiniFotos: Venício Scatolino

Apenas no canil municipal de Alfenas são cerca de 60 cães. Nas ruas, a população tem que conviver com centenas, muitos doentes e de grande porte

machucados. Não temos uma carrocinha que reco-lhe animais nas ruas e não exterminamos os animais, o que é proibido por lei”, detalha o servidor público.

Para Paula Gonzaga, que está na Saepa desde 2011, a situação dos ani-mais de rua em Alfenas é lastimável. “Temos a lei 3.220/2000, que deter-mina a castração gratuita, mas nunca foi aplicada. Há também a questão da responsabilidade do cida-dão. Muitos “criam” seus cães na rua. Saem para trabalhar, soltam o animal, que só volta para casa à noite, com o dono. Ou seja,

durante todo o dia, o cão pode cruzar e serão mais cães nas ruas”. Segundo a defensora dos animais, há também muita preo-cupação com animais de grande porte, como os cavalos que trabalham em carroças pela cidade. “Já vi carroças recolhen-do material à meia noite; imagine o quanto estes animais trabalharam du-rante todo o dia. Tem que ter uma regulamentação também para isto”. Outra preocupação de Paula Gonzaga é com os pet shops, principalmente, no tratamento dos pás-saros, tanto os de criação

como os de ornamenta-ção. “Vejo patos, marrecos e outros pássaros presos, durante todo o dia, em gaiolas apertadas, no ca-lor. Imagine o estresse

JORNAL DA PRAÇACENTRO MUNICIPAL DE MÚSICA - O Centro Munici-pal de Música Professora Walda Tiso Veiga (Conservatório) comunica que as inscrições para o teste de aptidão musical estarão abertas de 12 a 30 de maio, das 8 às 20 horas. Os in-teressados deverão comparecer à rua Artur Bernardes, 639, e apresentar um documento pessoal. Se for menor, deverá ir acompanhado do pai ou responsável.

FORRÓ DAS MÃES - A paróquia de São Sebastião e São Cristóvão vai realizar no próximo sábado, dia 10 de maio, véspera do dia das mães, o seu já tradicional Forró das Mães. O evento, desta vez, será realizado no salão do Alfenas Tênis Clube. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3292-7020, secretaria da paróquia, localizada na igreja matriz São Sebastião e São Cristóvão, no bairro Jardim Panorama.

CONVITE - O Grupo Novo Dia de Alcoólicos Anônimos con-vida para as suas reuniões que acontecem às terças, quintas e sábados, no horário de 20 às 22 horas. “Se você tem ou conhece alguém que tenha problema com bebidas alcoólicas, talvez nós de A.A. possamos ajudá-los” é a mensagem do grupo. Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fi m de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo. O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro do AA não há necessidade de pagar taxas ou mensalidades. O grupo é auto-sufi ciente. Não está ligado a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, nenhuma organi-zação ou instituição. Faça uma visita ao grupo, que fi ca na Rua Antônio Fernandes Salles, bairro Aparecida, em Alfenas.

OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA - Ofi cinas de Oração e Vida na paróquia de São José e Dores de Alfenas já começa-ram: todas as segundas, a partir das 19 horas, sob a respon-sabilidade das guias Celina e Jeane (telefones: 3291-6300 e 3291-2166), no Centro de Pastoral Cristo Rei (avenida São José, 1005, centro). Também há ofi cinas às quintas-feiras, às 14 horas, com as guias Maria Conceição e Sebastiana (te-lefones: 3291-2987 e 9902-2324). Participe!

“JOVEM APRENDIZ ADM” - Para auxiliar as empresas de médio e grande porte a cumprir a Lei do Aprendiz - do Ministério do Trabalho e Emprego - que determina a con-tratação de um percentual de aprendizes segundo o número de funcionários - a Associação Dias Melhores, entidade sem fi ns lucrativos, promoverá a quarta turma de inclusão social por meio da qualifi cação profi ssional.A iniciativa resolve dois principais entraves no processo de contratação de aprendizes: atender as demandas dos em-presários dispostos a cumprir a legislação e o mecanismo de inserção dos jovens de baixa renda, no mercado de trabalho desta comunidade.O curso de aprendizagem na formação de “Auxiliar de Escri-tório, em geral”, tem duração de 16 meses, quarenta vagas, turnos da manhã e tarde aos jovens de 14 a 22 anos.PREVISÃO DE INÍCIO CURSO - 01 de julho de 2014Cadastramento na sede da Dias Melhores, Rua Presidente Artur Bernardes, nº 423, Centro. Telefone: (35)3292.4992.

Majô de Souza

Reportagem local

Começou ontem, sexta, a vacinação contra a

febre aftosa. Todos os bo-vinos e bubalinos do esta-do de Minas Gerais devem ser vacinados. No jargão veterinário, animais “de mamando a caducando” precisam se imunizados. Assim como aconteceu na última campanha, em novembro do ano passa-do, os criadores não vão receber a carta-aviso de vacinação. Ela deve ser re-tirada na internet, no site www.ima.mg.gov.br. Boa parte das lojas também oferece como cortesia o documento.

Segundo o chefe do escritório seccional do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) em Alfe-nas, João Pedro Nogueira Alvarenga, as lojas já es-tão vendendo a vacina. “Depois que o produtor vacinar, deve levar a com-provação ao escritório para atualizar a situação dos animais.” Além de Al-fenas, estão sob jurisdição

Bovinos e bubalinos devem servacinados contra a febre aftosa

do escritório os município de Serrania, Fama e Divisa Nova.

A vacinação vai até o dia 31 de maio. A expec-tativa é que 24,15 milhões de bovinos e bubalinos, em 353 mil propriedades, sejam vacinados. A meta é imunizar 100% dos re-banhos.

A doençaA febre aftosa é uma

doença causada por ví-rus altamente contagio-

sa. Sua ocorrência causa grandes perdas econômi-cas, embora mortes não sejam comuns. Quando elas ocorrem, geralmente atingem animais mais jovens. A doença pode afetar bovinos, ovinos, caprinos, porcos e todos os ruminantes selvagens. Cavalos não são afetados.

O contágio ocorre por contado direto com ani-mais infectados, contado com secreções, vetores como homens e animais

Vacinas devem ser mantidas sob refrigeração

Venício Scatolino

domésticos, além de ve-ículos e equipamentos contaminados.

Entre os sintomas estão aparecimento de lesões na boca, língua, estômago, próximo ao casco e na pele, febre, falta de ape-tite, calafrios e redução da produção leiteira. O animal não consegue se movimentar e fica pros-trado. De maneira geral, a recuperação começa entre oito e 15 dias após o apa-recimento dos sintomas.

que estes bichos sofrem?”, questiona.

Após o debate, todas as sugestões serão reunidas e podem se transformar em leis futuramente.

8quarta-feira, 07 de maio de 2014

Editoria de Polícia

O representante co- mercial Juliano Pa-

vanelli Pereira, 33 anos, natural de Três Corações, morreu em acidente na madrugada de sábado, dia 3, na rodovia BR 491, trecho entre Varginha e Três Corações.

Segundo informações, o rapaz perdeu o con-trole do veículo ao fazer uma curva, saiu da pista, atravessou um canteiro às margens da rodovia e caiu de um barranco de aproximadamente 30 metros.

Jovem morre em acidente na BR 491

O represen-tante Juliano

Pavanelli mor-reu no local do acidente

O carro caiu de um barran-co de aproxi-madamente 30 metros, na ro-dovia BR 491

André Coldibelli / EPTV

Em seguida, o carro capotou até cair às mar-gens do Rio Verde. A ví-

tima, que estava sozinha no carro, morreu no local. O corpo foi encaminhado

para o serviço funerário de Varginha

(Informações G1).

Editoria de Polícia

Cinco maritacas que eram mantidas em

cativeiro irregularmente foram apreendidas pela Polícia Militar na tarde de sábado, dia 3, no bair-ro Mãe Rainha, no muni-cípio de Poço Fundo.

Os pássaros estavam na residência de uma aposentada de 58 anos, que afi rmou cria-los des-de pequenos, mas não apresentou documentos que a autorizasse a cria-ção das maritacas.

Segundo informações, os policiais encontra-ram os animais durante

Aposentada mantinha maritacas em cativeiro

Em Poço Fundo

As maritacas foram apreendidas e devem ser encaminhadas ao Ibama

Jornal de Poço Fundo

averiguação de uma de-núncia de ameaça, que teria sido feita por um dos moradores da casa contra um comerciante. Ao entrarem na moradia, os policiais fl agraram as aves em cativeiro e, de acordo com a Lei Fede-ral 9605/98, que trata de crimes ambientais, a polícia procedeu a apre-ensão das maritacas para futuro encaminhamento ao Ibama. A mulher foi liberada e deverá prestar depoimento na Delegacia de Polícia nos próximos dias.

(Com informações do

Jornal de Poço Fundo).

Editoria de Polícia

Durante reunião reali- zada no bairro Jar-

dim São Carlos, policiais da 18ª Companhia In-dependente da Polícia Militar, com sede em Al-fenas, procedeu a entrega das placas da Rede de Vizinhos Protegidos aos moradores que aderiram ao programa.

A reunião contou com a presença do presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública da cidade, Osmar da Silva Bastos; o líder comuni-tário e representante do bairro, Miguel dos Reis Souza; e a Coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Defesa So-cial, Márcia Bem.

A iniciativa da Polí-cia Militar foi enaltecida pelos moradores, que, com o que foi abordado, passaram a compreender melhor a corresponsabili-dade em promover Segu-rança Pública, não só em

PM entrega placas da Rede de Vizinhos Protegidos no Jardim São Carlos

parceria com a PM de Mi-nas Gerais, mas também com os demais órgãos de Defesa Social.

Dentre os temas trata-dos na reunião, foi des-tacada a importância do Conselho de Comunitá-rio de Segurança Pública como entidade capaz de buscar soluções conjun-tas para anseios comuns. Outro fator ressaltado foi sobre a importância em estimular a participação

do público através das lide-ranças comunitárias, como forma de canalizar os pro-blemas do bairro ligados ao crime, medo do crime e desordens, tornando-as mediadoras dos moradores.

Segundo os militares responsáveis pelo projeto, as placas são a materiali-zação da existência da Rede no bairro e que auxiliam na sensação de segurança local, muito embora enten-dam que o mais relevante

Vários moradores do bairro Jardim São Carlos aderiram ao programa Rede de Vizinhos Protegidos, idealizado pela PM de Minas Gerais

é a aplicação das ações discutidas nas demais sub--redes do programa.

Sob o comando do Ma-jor Adenisio Ferreira de Paula, a 18ª Companhia de PM Independente já implementou quatro redes no município de Alfenas e, atualmente, a Unidade Policial desenvolve o tra-balho para implementação do programa no distrito de Córrego do Ouro, municí-pio de Campos Gerais.

Reprodução/PM

Editoria de Polícia

Dois bandidos promo- veram um verdadeiro

arrastão na noite de do-mingo, dia 4, na zona rural de Poço Fundo (a 49km de Alfenas). Os dois homens promoveram uma série de roubos e ainda agrediram as vítimas. Quatro veículos foram tomados de assal-to e um estabelecimento comercial também foi in-vadido.

Segundo reportagem do Jornal de Poço Fundo, a sequência de crimes co-meçou no bairro Facão. Os ladrões chegaram a uma residência e disseram que precisavam de ajuda, pois

Bandidos praticam arrastãoEm Poço Fundo

Os dois primeiros veículos tomados de assalto foram abandonados em frente a um estabelecimen-to comercial; já os documentos que se encontra-vam dentro de um dos carros foi dispensado pelos ladrões e recuperados pela vítima

estavam com um carro que apresentou defeito. O morador atendeu ao pedi-do e se tornou a primeira vítima. O homem chegou a ser agredido com uma coronhada na cabeça e teve roubado seu Fiat Uno, assim como documentos, cheques e cartões.

No caminho para o bairro Barreiro dos Francos, os assaltantes bloquearam o caminho de outro Fiat Uno, anun-ciando o roubo: levaram o motorista com eles até um bar de beira de estrada, onde roubaram celulares de clientes e do próprio comerciante.

Todas as vítimas fo-

ram trancadas no esta-belecimento. Os autores abandonaram o carro em que estavam e fugi-ram em um veículo Fiat Strada vermelha e ainda levaram as chaves de

outro carro que estava estacionado em frente ao estabelecimento.

Durante a fuga, os ladrões jogaram fora documentos, cheques e cartões que retiraram

do primeiro veículo e que foram recuperados. Segundo ainda infor-mações, a dupla ainda teria roubado outro Fiat Strada, com placas de Campestre, fugindo em

seguida cada um em uma caminhonete. A polícia fez rastreamen-to, mas até o momento não encontrou pista dos autores ou das duas ca-minhonetes.

Fotos: Toninho Rodrigues/Jornal de Poço Fundo

Alfenas, quarta-feira,07 de maio de 2014

9

Denise Prado

Editoria de Polícia

Uma equipe de polici- ais da 2ª Delegacia

Regional de Polícia Ci-vil, com sede em Alfe-nas, prendeu na manhã de segunda-feira, dia 5, José Ângelo Azola, conhe-cido em toda a região por “Pezão”.

De acordo com o de-legado Márcio Bijalon, a prisão ocorreu após troca de informações entre as polícias de Itajubá e Al-fenas, uma vez que havia um mandado de prisão preventiva expedido pelo Poder Judiciário de Itaju-bá em razão da prática do crime de estelionato, após

Polícia Civil prende estelionatárioRapaz tem várias passagens pela polícia e era procurado na região

representação da Polícia Civil daquela cidade.

José Azola foi preso em sua própria residência, por investigadores de Alfenas, que conseguiram recupe-rar parte das cabeças de gado que pertence a um sitiante de Itajubá, que havia caído no golpe.

Assim como em outros golpes aplicados e enca-beçados por ele, Azola se apresentou ao sitiante com nome falso e depois de “fechar negócio” pagou o gado adquirido com che-que falso no valor de R$ 60 mil.

Segundo ainda o dele-gado, o preso será enca-minhado para o presídio de Itajubá. A foto de José

Azola está sendo divulgada na imprensa e o delegado pede para que “caso al-guém reconheça o autor, procure a Delegacia de Polícia de Alfenas para prestar queixa”.

EstelionatárioEm julho do ano passa-

do, uma equipe de agentes de Polícia Civil, comanda-da também pelo delegado Márcio Cavalcante Bijalon, cumpriu um mandado de busca e apreensão e outro de prisão preventiva, na residência de José Ângelo Serra Azola, que era inves-tigado e apontado como membro de uma quadrilha que vinha atuando em Al-fenas e região.

José Ângelo Serra Azola é conhecidopela polícia, em toda a região, pela

prática de crime de estelionato

Foto: Polícia Civil

Segundo informações, José Ângelo estaria uti-lizando cheques de uma terceira pessoa, que teria perdido seus documen-tos, para efetuar compras com tais cheques que, ao final, se mostravam sem fundos.

No decorrer das inves-tigações, a polícia cons-tatou que o acusado teria adquirido máquinas beto-neiras, caminhões, ante-nas parabólicas e outros bens, sempre utilizando cheques de outras pesso-as. Entre os bens adquiri-dos, estava uma residên-cia em um bairro nobre de Alfenas, avaliada em torno de R$ 500 mil. Parte do valor foi pago com che-

que de uma senhora que reside na cidade de Serra-nia e que foi devolvido por

falta de fundos. Na época, ele havia sido reconhecido pelas vítimas.

Editoria de Polícia

Apontado como o res- ponsável pelos tiros

que mataram o escrivão da Polícia Civil Carlos Ro-berto de Carvalho Júnior, o Carlão, a polícia pren-deu na sexta-feira, dia 2, Luan Edneicon da Silva, 25 anos, em São Pedro/SP. Ele estava escondido em Piracicaba, interior paulista.

A prisão ocorreu quan-do a polícia suspeitou das atitudes do rapaz que tran-sitava pela cidade de São Pedro em um veículo, jun-tamente com outro jovem. Suspeita-se de que os dois

Suspeito de matar escrivão é preso no interior de SPcometeriam um assalto na-quele município, uma vez que durante a abordagem tentaram “dispensar” um revólver que foi apreen-dido.

Na delegacia, Luan se apresentou usando o nome de seu irmão, mas o dele-gado Marcel Souza pediu a comparação das digitais do suspeito com as do documento e constatou a farsa. O rapaz vinha sendo procurado por participar no assassinato do escrivão da Polícia Civil.

O outro jovem também tentou enganar a polícia com identidade falsa, mas acabou sendo descoberto.

Luan Edneicon da Silva se apresentou com o nome de seu irmão, mas a farsa foi desco-berta e foi preso

Marcos Henrique tam-bém apresentou iden-

tidade falsa; é acusado de envolvimento em

vários roubos

Fotos: Reprodução

Trata-se de Marcos Henri-que de Paula, 23 anos, que também estava foragido e é apontado como autor de vários roubos e envol-vimento com o tráfi co de drogas. O rapaz já havia sido preso em Poço Fundo em meados de 2009. Am-bos responderão a proces-so por porte ilegal de arma e falsidade ideológica em São Pedro (Informações Jornal de Poço Fundo).

O crimeO escrivão da Polícia Ci-

vil de Machado morreu em setembro do ano passado, ao reagir a uma tentativa de assalto, no bairro Vila

Centenária. Carlão che-gou a ser socorrido até o Hospital de Machado, mas não resistiu e morreu.

Ele estava acompa-nhado de seu irmão, na Rua Beija Flor, quando o ladrão anunciou o assalto, na tentativa de roubar a camionete da família. A vítima tentou intervir dizendo que era policial, momento em que o autor efetuou três disparos.

Um dos tiros acertou a cabeça do irmão dele, de raspão. Outro tiro acertou o peito do escrivão, na altura da axila, e a bala atingiu o coração. Ele chegou a ser socorrido,

mas não resistiu ao feri-mento. Acredita-se que a arma utilizada seria uma

pistola calibre 380, já que foi encontrado um projétil no local do crime.

Marilson Ottoni

Editoria de Polícia

Em entrevista coletiva, na tarde de segunda-

-feira, dia 6, a Polícia Civil de Alfenas apresentou o réu confesso Felipe de Oli-veira Paiva de Lima, de 22 anos. No dia 25 de março, ele atacou a ex-namorada Karina Gonçalves de Al--meida, 22 anos, com mais de 20 facadas nos olhos, braços, ombro e rosto. O crime aconteceu na cidade e Alterosa (a 44km de Alfe-nas) e a jovem perdeu 98% da visão e os movimentos da mão esquerda.

O jovem foi detido na quinta-feira, dia 1º de

Jovem afi rma que não se lembrade ter atacado a ex-namorada

maio, durante uma blitz realizada próxima à cidade de Araguari, no Triângulo Mineiro. Felipe estava foragido há 37 dias. No momento da prisão, ele estava acompanhado de sua tia Cleonice Aparecida de Oliveira Terra, também indiciada no caso e que prestará o interrogatório nesta terça-feira, dia 6. Ela não está presa.

Ao chegar à delegacia de Alfenas, Felipe Lima foi interrogado, confessou o crime, mas afi rma não se lembrar do ataque. Du-rante sua apresentação à imprensa, o acusado não quis falar, mas se irritou quando sua tia foi citada

e se sua atitude não foi covarde. O advogado de defesa também não quis falar. Felipe está preso no presídio de Alfenas e pode ir a júri popular, respondendo por tentativa de homicídio triplamente qualificado, por motivo torpe, fútil e sem direito de defesa da vítima. A pena para este crime pode variar entre quatro e oito anos.

Felipe Lima não se lembra do ataque e se irritou durante a coletiva quando foi

questionada a participação da tia

Karina Gonçalves perdeu 98% da visão de um dos olhos e os movimentos da mão esquerda

Foto: Reprodução/EPTV

Venício Scatolino

Cinco mesesO namoro de Felipe

Lima e Karina Gonçalves de Almeida durou apenas cinco meses. O jovem de Alterosa não se conformou com o fim do namoro e teria feito várias ameaças à família, que conseguiu uma medida protetiva. Porém, após dois meses do fim do namoro, ele a atacou.

Alfenas, quarta-feira,07 de maio de 2014

10

COL. C L U B E S PG J V E D GP GC SG1º Alfenense 05 3 1 2 0 03 01 022º São Bento 04 2 1 1 0 04 01 033º América 04 3 1 1 1 10 02 084º APP 04 3 1 1 1 03 02 015º Venack Tecidos 04 3 1 1 1 02 04 -26º Chapadense 00 2 0 0 2 00 12 -12

CLASSIFICAÇÃO

Valdir Cezário

Editoria de Esporte

A Academinas Tênis & Fitnes está comple-

tando, neste mês de maio, cinco anos de atividades em Alfenas. E para come-morar a data, a empresária e professora de Educação Física Julieta Totti Guima-rães, 33, proprietária da Academinas, programou uma série de eventos es-portivos. A comemoração inclui dois torneios de tênis, além de corrida e caminhada de cinco qui-lômetros pelas ruas da cidade. “A ideia é reunir atletas da cidade e também da região e promover um dia de saúde e entreteni-mento”, afi rma Totti. Ela conta também com o apoio de alguns parceiros, como Clube da Casa, Novo Rumo Chevrolet, Ankaras Agên-cia de Viagens, Caixeta Construtora e Loteadora, ConstruCar, Lester Pier-cing e Tatuagem e MaxSeg. Juli Totti, como é mais conhecida, formou em Educação Física pela Uni-versidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, em 1003. Participou de mais de 15 cursos na área de tênis de campo. Jogou tênis profi s-sional e, quando juvenil, foi a primeira colocada de São Paulo e terceira do Brasil.

Juli Totti informa ainda que o evento será aberto ao público em geral e será realizado em três de fi nais de semana de comemora-ções. No dia 25 de maio,

Academinas comemora cinco anos comtorneios de tênis, corrida e caminhada

domingo, por exemplo, acontecem a Corrida e a Caminhada, com saída às 8 horas, da Praça Getúlio Vargas e a chegada está marcada para a Acade-minas, no bairro Jardim Aeroporto. Cerca de 70 pessoas estão sendo aguar-dadas para a corrida e a ca-minhada. Para participar, basta se inscrever, doando dois quilos de alimento não perecível.

Como premiação destes eventos, haverá troféus para os cinco primeiros atletas de cada categoria que completarem o per-curso e medalhas para todos os inscritos. “E, ao chegarem à Academinas, todos também serão brin-dados com as semifi nais e

Ao completar cinco anos, a Academinas promove uma série de atividades para seus alunos e também para a população de maneira em geral

a grande fi nal da Copa Aca-deminas 5 Anos Clube da Casa de Tênis que estarão acontecendo no mesmo dia”, conta Juli Totti.

TênisCom premiação inédita

na cidade, a Copa Acade-minas 5 Anos Clube da Casa de Tênis reunirá os principais jogadores da re-gião Sudeste do país e terá início no dia 24 de maio, sábado. Serão apenas 16 atletas de alto nível que vão em busca da primeira colocação numa competi-ção de eliminatórias sim-ples. As oitavas e quartas de fi nal do torneio acon-tecem no sábado, dia 24, e as semifi nais e fi nal no domingo, dia 25 de maio.

O acesso ao clube Aca-deminas será aberto ao pú-blico em geral que queira prestigiar a Copa Academi-nas 5 Anos: “É uma ótima oportunidade dos fãs da modalidade assistirem a jogos de alta performan-ce”, promete Juli Totti.

A proprietária da Aca-deminas conta também que nos fi nais de semana anteriores, dias 10, 11, 17 e 18 de maio, será pro-movido o torneio interno de tênis, com cerca de 50 atletas que vão disputar quatro categorias. “Este torneio será restrito a atle-tas da academia; os jogos poderão ser assistidos pelo público em geral”, lembra a professora. O campeão e o vice da primeira classe

terão vagas garantidas na Copa Academinas 5 Anos. “Este torneio também tem premiação com troféus e é realizado a cada dois me-ses na academia, com o objetivo de promover o es-porte e a integração entre todos os atletas, que vão desde a categoria infantil até a feminino e vetera-nos”, completa Juli Totti.

AcademinasA Academinas é um

espaço voltado ao espor-te e à prática do tênis. Com três quadras de tênis de saibro, o local ain-da possui musculação,

lanchonete, estaciona-mento, sauna e estúdio de ginástica. Ocupa uma área de quatro mil metros quadrados e possui 430 metros quadrados de área construída, com arquite-tura moderna, integrada à área verde e vista pri-vilegiada da cidade de Alfenas.

Inaugurada em maio de 2009 tem hoje dois professores de tênis, dois instrutores de muscula-ção e personal. Aproxi-madamente 200 alunos entre tênis, musculação e ginástica frequentam a Academinas.

Divulgação

Editoria de Esportes

No domingo, dia 4, dois jogos marca-

ram mais uma roda-da da Copa Master, o Cinquentão, promovida e organizada pela Se-cretaria de Esportes e Juventude. As duas par-

Cinquentão tem goleada e jogo equilibradotidas foram disputadas no estádio do Alfenense Futebol Clube, no perío-do da manhã.

Na primeira partida, às 8h30, goleada do América Futebol Clu-be sobre o Chapadense pelo placar de nove a zero. Wilson Roberto

marcou seis vezes, sen-do acompanhado por Neilo, Luiz Carlos Rosa e Dominguinho. No se-gundo confronto da ma-nhã, em partida mais equilibrada, o Alfenense Esporte Clube fez dois a zero sobre o APP, com gols de Juarez Mariano

e Luiz Carlos Bahia.No próximo domin-

go, dia 11, a partir das 8h30, no Alfenense, se enfrentam São Bento x Chapadense e no está-dio Rachid B. Saliba, o Alfenense Esporte Clube jogará com o Venak Te-cidos.

quarta-feira, 07 de maio de 201411

Valdir Cezário

De Madre de Deus-MG

Com cinco estreias e um time diferente do

que vinha atuando, o Es-porte Clube Chapadão empatou, no domingo, dia 4, com o Madre de Deus Esporte Clube, pelo jogo de ida da fase quartas de final da Copa Regional de Futebol Amador. O time de Alfenas foi a Madre de Deus de Minas (a 250km de Alfenas) e, no estádio Bernardão, não saiu do zero com os donos da casa. Para se classificar para a fase semifinal do certame, o Chapadão terá de vencer o mesmo Madre, em Alfe-nas, no próximo domingo, dia 11.

A delegação do Cha-padão chegou a Madre de Deus por volta de 13h20. Porém, o treinador Uarli Christi e o preparador físico Carlos Henrique, o Iti, só chegaram ao estádio poucos minutos antes do jogo começar, por volta de 15 horas. Tensos - mesmo porque ainda não se sabia a escalação da equipe e não havia nem unifor-mes para jogo e nem para aquecimento - alguns jo-gadores não concordaram com a demora da comis-são técnica.

EstreiasJogadores que fariam

a estreia nesta partida conheceram seus compa-nheiros de clube pouco antes de entrarem em campo. Dentre eles, o za-gueiro Diney (que jogou pelo Tricordiano), Léo Mineiro (do Villa Nova, de Nova Lima, e que cinco dias antes havia participa-do do jogo do Villa com o Bahia, na Arena Fonte Nova), Rafinha (Guarani de Divinópolis) e Flávio Torres (atacante do Villa Nova). O goleiro Flávio Moranga fez sua reestreia na equipe e já conhecia a maioria do grupo, pois atuou pelo próprio Cha-padão ano passado.

O jogoA partida teve início

por volta de 15h30 e a expectativa era de que os dois times pudessem pro-porcionar um bom espetá-culo ao pequeno número de torcedores presente no estádio Bernardão. Pelo lado do Chapadão, as estreias pareciam que não iriam se encaixar, mas aos poucos os novos contratados foram se ajus-

Copa Regional de Futebol Amador

DESTAQUE PARA LÉO MINEIROChapadão estreia 5 jogadorese empata em Madre de Deus

tando à maneira do time de Christi jogar. O ata-cante Japinha, desta vez, foi deslocado para a ala direita, enquanto Leandro Bianchini começou o jogo como zagueiro.

Em campo, a dispu-ta pela bola foi acirrada, principalmente por causa das pequenas dimensões do gramado do estádio Bernardão. Os dois golei-ros - Lilinho e Moranga - optaram pelas saídas de bolas com os pés, na tradicional ligação direta com o ataque. Tanto que, em 30 minutos de jogo, poucos chutes a gol e qua-se nenhum trabalho aos dois goleiros. Somente aos 32 minutos, o time de Alfenas mostrou sua nova versão: boa trama no ataque e Eduardo Mamão saiu livre, pela esquerda; ele chutou forte e a bola bateu na trave esquerda de Lilinho; na volta, Flávio Torres também executou o chute, mas a bola saiu à direita do gol.

Na segunda etapa, o jogo também foi equili-brado. Porém, os donos da

casa voltaram mais acesos e logo aos 30 segundos, Rodriguinho obrigou o goleiro Moranga a fazer excelente defesa; em se-guida, aos dois minutos, o zagueiro Diney deu es-paço, Alessandro Cruzou e Rodriguinho chutou à queima-roupa: o goleiro Flávio Moranga fez defesa no refl exo. Estes dois lan-ces assustaram a defensiva alfenense e o treinador Uarli Christi começou a se preocupar.

Uma das preocupações de Christi foi dar mais mo-bilidade ao seu setor de ataque. Desta forma, tirou o meia Rafi nha e colocou o ala Geancarlos; e transferiu Ja-pinha para o setor ofensivo do seu time. E deu resultado, pois o Chapadão criou várias oportunidades. Léo Mineiro começou a se destacar ao puxar os contra-ataques e usar sua habilidade para explorar jogadas rápidas. Tanto que aos dez minutos, escapou pela direita e cruzou na área; Japinha resvalou de cabeça e quase Flávio Torres marcou, também de cabeça; a bola passou à esquerda do RESULTADOS DA RODADA

Domingo, dia 4, 15h15:-Madre de Deus E. Clube 0 x 0 Esporte Clube Chapadão, no estádio Bernardão, em Madre de Deus de Minas. -Cruzeiro Esporte Clube 3 x 0 Machado Esporte Clube, no estádio Mário Ribeiro Lima, em Guaranésia. Gols: Caio César, Edson da Silva e Rayatti de Brito.-Alpinópolis Futebol Clube 2 x 2 Athletic Clube/São João Del Rei, no estádio Benevenuto Augusto de Souza, em Alpinópolis. Gols: Luiz Paulo Vilela e Washington Aran-tes (Alpinópolis) e Carlos Eduardo e Fabio Ernesto (para o Alpinópolis).-Alterosa Futebol Clube 0 x 2 Três Pontas Atlético Clube, no Complexo Esportivo Lézio Siqueira Terra, em Alterosa. Gols: Leandro Batista e Yerkis Cunha.

PRÓXIMA RODADADomingo, dia 11, 14h30:

-Esporte Clube Chapadão x Madre de Deus E. Clube, em Alfenas.-Athletic Club x Alpinópolis F.C., em São João Del Rei.-Três Pontas Atlético Clube x Alterosa FC, em Três Pontas.-Machado Esporte Clube x Cruzeiro E. Clube, em Machado.

MADRE DE DEUS 0 X 0 CHAPADÃO

LOCAL: Estádio Bernardão, em Madre de Deus de Minas. DIA E HORA: domingo, dia 4 de maio, às 15h30. MOTIVO: jogo de ida da fase quartas de fi nal da Copa Regional de Futebol Amador, pro-movida e organizada pela Liga Sul Mineira de Futebol, com sede em Varginha. ÁRBITRO: Filemon da Silva. AUXILIARES: Edivaldo Batista Ferreira e Thiago da Silva Sigiane. REPRESENTANTE: José Abel Bernardes Bueno.

MADRE DE DEUS ESPORTE CLUBE: Lilinho, Ramon (Diego), Silvério, Cauê e Thaylor; Juninho (Lucas), Cleiton, Braitner e Ales-sandro; Rodriguinho e Chumbão. Treinador: Armando Rodrigues.

ESPORTE CLUBE CHAPADÃO: Flávio Moranga, Japinha (Leonardo Tukinha), Diney , Leandro Bianchini e Alexandre Coelho; Eduardo Mamão (Rodrigo Terra), Rafi nha (Jeancarlos), Élinton Cuecão e Emerson; Flávio Torres I(Da Silva) e Léo Mineiro. Treinador: Uarli Christi.

gol de Lilinho.Com o decorrer do tem-

po, os dois times baixaram um pouco o ritmo. O Chapa-dão continuou na pressão, em busca do gol da vitória. Léo Mineiro continuou sen-do o destaque e fez várias jogadas. Cobrou falta na área, aos 28 minutos, e Ja-pinha cabeceou para fora. Depois, cobrou escanteio e Flávio Torres cabeceou para fora; chutou cruzado e a bola passou por toda a área, mas não encontrou ninguém; até que, aos 46 minutos, recebeu passe de Leonardo Tukinha e chutou forte: a bola passou rente à trave direita do goleiro Lilinho.

E o jogo terminou com empate sem gols. Mesmo com algumas tentativas do treinador Uarli Christi, o ataque não funcionou: co-locou Da Silva no lugar de Flávio Torres; pôs também Leonardo Tukinha na vaga de Japinha, mas a equipe não ganhou mais velocida-de. E Rodrigo Terra substi-tuiu a Eduardo Mamão para dar mais suporte ao setor de meio-campo.

O goleiro Flábio Moranga (atrás) retornou e o zagueiro Diney estreou

Caras novas: Rafi nha (esq.) e Flávio Torres também apareceram

Com a camisa do Chapadão, Léo Mineiro teve estreia destacada

no Regional; jogador havia atuado pelo Villa Nova-MG diante

do Bahia, na Fonte Nova, cinco dias

antesEm Madre de Deus de Minas, Braitner (esq.) domina a bola no peito,

observado pelo estreante Rafi nha (centro) e Emerson, ambos do Chapadão

Fotos: Valdir Cezário

12quarta-feira, 07 de maio de 2014

EDITAIS DE PROCLAMAS

Otávio Borba

Repórter esportivo

Faleceu na madrugada de domingo, dia 4,

José Aparecido Tibúrcio. Ele era filho de Maria do Carmo Silva Tibúrcio e Benedito Tibúrcio, já falecidos. Natural de Al-fenas, deixa o irmão João Bastita Tibúrcio, o “Chi-ta Rodrigues Guarda”, além da viúva Ana Maria Aparecida Tibúrcio e os filhos Marcela e Matheus Tibúrcio. Conheci Cidinho ainda na infância. E jun-tamente com Fernando, Zico do Supermercado, Zé Branco, Marcelo Borba (falecido), Luizão, Fer-nando, Pedrinho Guana-bara, Pralé, Waldirzinho, dentre outros, vestimos a camisa do Minas Gerais Futebol Clube, equipe que marcou época em Alfenas nos anos 70. Ele tinha 56 anos, conforme seu irmão João Batista, que nos pas-sou as informações via fone da Gráfica Alfenense do amigo Jânio Carlos.

Tibúrcio, como era mais conhecido, traba-lhou por muitos anos de servente de pedreiro e até tentou ser pedreiro, mas não chegou a exercer tal

Faleceu Cidinho, o Tibúrcio

profissão, pois era um tanto quanto confuso no momento em que uma determinada obra lhe se-ria apresentada. Bem que o falecido Zé “Rendeiro” tentou graduar Tibúr-cio a pedreiro, mas sem sucesso. Também jogou no Alfenense, categoria Júnior, na década de 70, tendo como treinador o médico Boaventura Passos Vinhas, o “Turinha”. Era um forte lateral direito, que às vezes corria mais que a bola e, justamente por isso, acabou não se firmando em nenhuma equipe, embora tivesse este desejo. Era torcedor

do Botafogo do Rio de Ja-neiro.

Uma pessoa simples e que não fazia mal para nin-guém, a não ser apenas para si, como na maioria daqueles que se entregam em noites mal dormidas e com a alimentação precá-ria. Certa vez, participou da tradicional corrida de São Paulo, a São Silvestre, mas como ele mesmo afi rmara, “sequer cheguei por último, pois me perdi no caminho”, contava e dava boas garga-lhadas de si próprio e dos seus desatinos.

E, desatinado, andou por muito tempo. Se apo-sentou. Fraco e debilita-do, foi se entregando até mesmo aos delírios que se tornaram constantes. As palavras “normal”, “chique dez” “tendeu”, “ a pancada é seca” e “eu junto” se tornaram tô-nicas em seus principais jargões para a graça e alegria, principalmente das crianças, adolescen-

tes e até mesmo adultos. Se fez conhecido pelos quatro cantos da cidade e onde tinha um boteco, lá chegava Tibúrcio e não faltava aquela alma bon-dosa que lhe pagava um gole ou um tira-gosto. E assim se foi Tibúrcio, normal dentre os nor-mais e, quando queria, “louco” dentre os loucos. E a vida segue sua traje-tória, com normalidade, e entre pancadas secas ou molhadas, estamos todos juntos, em um mundo com apenas uma certeza: nor-mal ou não, entendendo ou não, todos se vão, chique ou brega, com ou sem delírio, abastado fi nanceiramente ou bem pobre na acepção máxima da palavra. E que apenas Deus nos há de julgar.

À família de “Cidinho Tibúrcio” os nossos sen-timentos e que o Senhor o receba em sua miseri-córdia. Ele foi sepultado no domingo, às 16 horas.

Cidinho Tibúrcio, em suas variadas investidas

pelas ruas da cidade: um símbolo de simplicidade e

humildade se foi

Fotos: Arquivo JL

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASILESTADO DE MINAS GERAIS

REGISTRO CIVIL DE ALFENAS - MG

CERTIDÃO DO EDITAL DE PROCLAMAS

CERTIFICO que na data de 23 de abril de 2014, foi afi xado no lugar de costume nesta serventia o EDITAL DE PROCLAMAS referente ao casamento de: JOAQUIM ALVES DA SILVA e SONIA CRIS-TINA CANDIDA DOS SANTOS. Ele fi lho de Francisco da Silva e Maria de Jesus de Camargo; e ela fi lha de Manoel Candido dos Santos e Izabel Maria da Conceição e que será enviado à imprensa local para dar publicidade ao ato. Nada mais.O referido é verdade e dou fé. Alfenas-MG, 23 de abril de 2014.

CERTIFICO que na data de 24 de abril de 2014, foi afi xado no lugar de costume nesta serventia o EDITAL DE PROCLAMAS referente ao casamento de: JEFERSON ANTÔNIO COSTA e VICENTINA ROSA FERRARI; ele fi lho de Antônio Reginaldo Costa e Maria do Carmo Costa; e ela fi lha de Messias Ferrari e Nilza Helena Rosa, e que será enviado à imprensa local para dar publicidade ao ato. Nada mais.O referido é verdade e dou fé. Alfenas-MG, 24 de abril de 2014.

CERTIFICO que na data de 29 de abril de 2014, foi afi xado no lugar de costume nesta serventia o EDITAL DE PROCLAMAS referente ao casamento de: DIEGO CARVALHO CABRAL e CA-MILA ALVES; ele fi lho de Leonardo José Cabral e Gisselle Pereira de Carvalho Cabral; e ela fi lha de Maria Helena Alves; e que será enviado à imprensa local para dar publicidade ao ato. Nada mais.O referido é verdade e dou fé. Alfenas-MG, 29 de abril de 2014.

CERTIFICO que na data de 30 de abril de 2014, foi afi xado no lugar de costume nesta serventia o EDITAL DE PROCLAMAS referente ao casamento de: MAILSON PONCIANO DO CARMO e KENIA ADRIANA DE LIMA; ele fi lho de Nilson do Carmo e Maria José Ponciano do Carmo; e ela fi lha de Paulo Sérgio de Lima e Marli de Souza Lima; e que será enviado à imprensa local para dar publici-dade ao ato. Nada mais.O referido é verdade e dou fé. Alfenas-MG, 30 de abril de 2014.

CERTIFICO que na data de 30 de abril de 2014, foi afi xado no lugar de costume nesta serventia o EDITAL DE PROCLAMAS referente ao casamento de: ELISEU SILVA DOS SANTOS e MARIA SAN-DRA SANTOS DA SILVA; ele fi lho de Gerson Prado dos Santos e Rosalina Carmo Silva dos Santos; e ela fi lha de Jose Gomes da Silva e Maria Sônia Barbosa dos Santos; e que será enviado à imprensa local para dar publicidade ao ato. Nada mais.O referido é verdade e dou fé. Alfenas-MG, 30 de abril de 2014.

CERTIFICO que na data de 02 de maio de 2014, foi afi xado no lugar de costume nesta serventia o EDITAL DE PROCLAMAS referente ao casamento de: MARCELO COSTA VIEIRA e JAC-QUELINE TAVARES LADEIA; ele fi lho de Alberto José Vieira e Maria Madalena Costa Vieira; e ela fi lha de Silvio Ladeia e Oramita Pereira Tavares Ladeia; e que será enviado à imprensa local para dar publicidade ao ato. Nada mais.O referido é verdade e dou fé. Alfenas-MG, 02 de maio de 2014.

CERTIFICO que na data de 02 de maio de 2014, foi afi xado no lugar de costume nesta serventia o EDITAL DE PROCLAMAS referente ao casamento de: RODRIGO DOS REIS PEREIRA e MICHELE DE FÁTIMA ALVES DIAS; ele fi lho de Enio Carlos Pereira e Maria Aparecida Pereira; e ela fi lha de Saulo Merante Dias e Ely Aparecida Alves Dias; e que será enviado à imprensa local para dar publicidade ao ato. Nada mais.O referido é verdade e dou fé. Alfenas-MG, 02 de maio de 2014.

CERTIFICO que na data de 14 de abril de 2014, foi afi xado no lugar de costume nesta serventia o EDITAL DE PROCLAMAS referente ao casamento de: GILBERTO DE OLIVEIRA RIBEIRO JUNIOR e MARIA RITA DA SILVA; ele fi lho de Gilberto de Oliveira Ribeiro e Marcia da Silva Bissiguini; e ela fi lha de Vicente de Paula e Silva e Maria Augusta Silva; e que será enviado à imprensa local para dar publicidade ao ato. Nada mais.O referido é verdade e dou fé. Alfenas-MG, 14 de abril de 2014.

CERTIFICO que na data de 05 de maio de 2014, foi afi xado no lugar de costume nesta serventia o EDITAL DE PROCLAMAS referente ao casamento de: FIOVO HENRIQUE CARVALHO MARANHO e VALERIA DE OLIVEIRA RAMPASIO; ele fi lho Fiovo Maranho e Maria Elisa Carvalho Maranho; e ela fi lha de Irineu Rampasio e Laura Luiza de oliveira Rampasio; e que será enviado à imprensa local para dar publicidade ao ato. Nada mais.O referido é verdade e dou fé. Alfenas-MG, 05 de maio de 2014.

CERTIFICO que na data de 05 de maio de 2014, foi afi xado no lugar de costume nesta serventia o EDITAL DE PROCLAMAS referente ao casamento de: GLEIKY ANDRADE LEMOS e ALINE MARQUES BERNARDES; ele fi lho de Washington Barbosa Lemos e Valmir Aparecida de Andrade Lemos; e ela fi lha de Jose Marcio Bernardes e Elizabete Marques Bernardes; e que será enviado à imprensa local para dar publicidade ao ato. Nada mais.O referido é verdade e dou fé. Alfenas-MG, 05 de maio de 2014.

Alessandro MesquitaOfi cial do Registro Civil