1
Ano 1. Nº 13 - 01/06/2015 EDUCAÇÃO NA REDE Informativo Oficial da: No dia 25 de maio, a Secretaria Municipal de Educação realizou por meio do Grupo de Apoio a Inclusão (GAI), a 2ª Oficina sobre Autismo, a qual contou com a participação dos pais de alunos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com a Secretaria de Educação, estes encontros bimestrais visam estabelecer uma parceria entre a família e a escola, buscando oferecer esclarecimentos e orientações sobre médicos, profissionais, tratamentos e desenvolvimento pedagó- gico específicos para crianças com TEA. Na ocasião, por meio de uma roda de conversa, os pais tiveram a oportunidade de trocar experiências, pontuando as dificuldades que encontram tanto no dia a dia escolar como no meio familiar. Acompanhados pela pedagoga e a psicóloga que com- põem a equipe do GAI, eles receberam das profissionais dicas e orientações de como podem estimular e contribuir com o desenvolvimento das crianças tanto em casa como na escola. No dia 27 de maio, 39 escolas da Rede Municipal de Itapevi aderiram ao Dia do Desafio, criado em 1980, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre as cidades. O município de Itapevi participa desta ação desde 2009 com a finalidade de mobilizar toda a comunidade escolar, a fim de estimular não só a prática de atividade física, mas também proporcionar a socialização e descontração entre os partici- pantes. Este ano, a Secretaria Municipal de Educação estipulou a meta de 15 mil participantes e para desenvolver a ação, contou com a parceria das secretarias de Esportes e Lazer e Cultura, Juventude e Turismo. De acordo com a pasta, o número de participantes foi de 16.199, superando a meta estipulada. Em continuidade ao Projeto Corrente do Bem, cujo lema é “Passe o bem à diante”, a profa. Maria Aparecida Barbosa, do CEMEB Gov. André Franco Montoro, na manhã do dia 27 de maio, reuniu os alunos do 8º E para promover um momen- to de reflexão sobre temas como solidariedade, amor ao próximo, companheirismo e humanidade. Durante a atividade, a turma participou de rodas de leitura e teve a oportunidade de ouvir e fazer relatos de experiências vividas. Segundo um dos alunos, a mensagem que fica é que precisamos construir o bem dentro de nós e estarmos disposto a mudar para passar o bem à diante. Ao final, os alunos receberam três laços simbolizando que a partir daquele momento estavam inseridos na Corrente e que deveriam praticar o bem a outras três pessoas, as quais receberiam o legado de compartilhar o bem. SECRETARIA MUNICIPAL DE Pais de alunos autistas debatem sobre a patologia em oficina oferecida pela prefeitura Dia do Desafio mobiliza mais de 16 mil participantes nas escolas de Itapevi Projeto Corrente do Bem contempla alunos do 8º E, do CEMEB Gov. André Franco Montoro Gir pelas escolas

Educação na rede nº 13 - Prefeitura Municipal de Itapevi€¦ · Ano 1. Nº 13 - 01/06/2015 EDUCAÇÃO NA REDE Informativo Oficial da: No dia 25 de maio, a Secretaria Municipal

  • Upload
    others

  • View
    2

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Educação na rede nº 13 - Prefeitura Municipal de Itapevi€¦ · Ano 1. Nº 13 - 01/06/2015 EDUCAÇÃO NA REDE Informativo Oficial da: No dia 25 de maio, a Secretaria Municipal

Ano 1. Nº 13 - 01/06/2015

EDUCAÇÃO NA REDEInformativo Oficial da:

No dia 25 de maio, a Secretaria Municipal de Educação realizou por meio do Grupo de Apoio a Inclusão (GAI), a 2ª Oficina sobre Autismo, a qual contou com a participação dos pais de alunos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

De acordo com a Secretaria de Educação, estes encontros bimestrais visam estabelecer uma parceria entre a família e a escola, buscando oferecer esclarecimentos e orientações sobre médicos, profissionais, tratamentos e desenvolvimento pedagó-gico específicos para crianças com TEA.

Na ocasião, por meio de uma roda de conversa, os pais tiveram a oportunidade de trocar experiências, pontuando as dificuldades que encontram tanto no dia a dia escolar como no meio familiar.

Acompanhados pela pedagoga e a psicóloga que com-põem a equipe do GAI, eles receberam das profissionais dicas e orientações de como podem estimular e contribuir com o desenvolvimento das crianças tanto em casa como na escola.

No dia 27 de maio, 39 escolas da Rede Municipal de Itapevi aderiram ao Dia do Desafio, criado em 1980, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre as cidades.

O município de Itapevi participa desta ação desde 2009 com a finalidade de mobilizar toda a comunidade escolar, a fim de estimular não só a prática de atividade física, mas também proporcionar a socialização e descontração entre os partici-pantes.

Este ano, a Secretaria Municipal de Educação estipulou a meta de 15 mil participantes e para desenvolver a ação, contou com a parceria das secretarias de Esportes e Lazer e Cultura, Juventude e Turismo. De acordo com a pasta, o número de participantes foi de 16.199, superando a meta estipulada.

Em continuidade ao Projeto Corrente do Bem, cujo lema é “Passe o bem à diante”, a profa. Maria Aparecida Barbosa, do CEMEB Gov. André Franco Montoro, na manhã do dia 27 de maio, reuniu os alunos do 8º E para promover um momen-to de reflexão sobre temas como solidariedade, amor ao próximo, companheirismo e humanidade.

Durante a atividade, a turma participou de rodas de leitura e teve a oportunidade de ouvir e fazer relatos de experiências vividas. Segundo um dos alunos, a mensagem que fica é que precisamos construir o bem dentro de nós e estarmos disposto a mudar para passar o bem à diante.

Ao final, os alunos receberam três laços simbolizando que a partir daquele momento estavam inseridos na Corrente e que deveriam praticar o bem a outras três pessoas, as quais receberiam o legado de compartilhar o bem.

SECRETARIA MUNICIPAL DE

Pais de alunos autistas debatem sobre a patologia em oficina oferecida pela prefeitura

Dia do Desafio mobiliza mais de 16 mil participantes nas escolas de Itapevi

Projeto Corrente do Bem contempla alunos do 8º E, do CEMEB Gov. André Franco Montoro

Gir pelas escolas