37
DICAS QUE FAZEM A DIFERENÇA e suas Tecnologias Ciências da Natureza ENEM *

ENEM Ciências da Natureza - ensinoesolucoes.comensinoesolucoes.com/home/files/ciencias.pdf · A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias é formada por 45 questões de múltipla

Embed Size (px)

Citation preview

D I C A SQ U EF A Z E M AD I F E R E N Ç A

e suas TecnologiasCiências da NaturezaENEM

*

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 2

Olá, seja bem-vindo!

Este material foi elaborado com o objetivo de prepa-rá-lo ainda mais para essa reta final que se aproxima do Enem. Para isso, construímos um conteúdo que apresenta não somente os temas mais aborda-dos nas provas, mas, também, dicas que podem contribuir nos seus estudos e na aplicação dos conhecimentos adquiridos até aqui.

Todas as provas do Enem esperam que você saiba resolver situações-problema, utilizando os seus conhecimentos sobre diversas áreas. É por isso que apenas compreender cada ma-téria de forma isolada nem sempre é suficiente para ter um ótimo rendimento durante o exame. Isso significa que é necessário saber aplicar os conceitos de forma integrada, o que chamamos de interdisciplinaridade.

Para isso, o candidato deve desenvolver as habili-dades de interpretar e relacionar as informações, analisá-las, recorrer a conhecimentos de outras áreas e saber aplicar cada um deles nas decisões, a fim de solucionar as situações-problema.

É possível notar que essas habilidades estão distri-buídas ao longo de toda a prova e por esse motivo o exame pode apresentar questões muito fáceis de um tema e algumas mais difíceis de outros.

Portanto, em nossa série de e-books, você encontra-rá um material rico e completo que procura integrar as habilidades apresentadas com os conteúdos mais abordados no Enem.

Pronto para começar?

Bons estudos!

Convite ao estudo

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 3

I Estrutura da prova de Ciências da Natureza 4

I Física 5

Mecânica 6

Eletricidade 7

Ondulatória 8

Termologia 9

Óptica 10

Magnetismo 11

Física Moderna 12

I Biologia 13

Ecologia 14

Histologia, Anatomia e Fisiologia 15

Citologia e Bioenergética 16

Microbiologia e Parasitologia 17

Biotecnologia e Engenharia Genética 18

Evolução 19

Genética 20

Bioquímica 21

Embriologia e Reprodução (animal e humana) 22

I Química 23

Forças intermoleculares 24

Química orgânica 25

Transformações químicas 27

Cálculos de concentração 29

Cálculos estequiométricos 31

Eletroquímica 32

Termoquímica 33

Poluição ambiental 34

Radioatividade 35

Sumário

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 4

Estrutura da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias é formada por 45 questões de múltipla escolha sobre Física, Química e Biologia.

Cada área está distribuída da seguinte forma na prova:

Isso não significa que existam mais questões de uma disciplina do que de outra, mas, sim, que mui-tos conceitos que envolvem determinada disciplina podem estar presentes em questões de outras e assim por diante.

Sendo assim, neste e-book reunimos as infor-mações da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, apresentando os conceitos que mais são abordados no Enem e dando dicas de estudos que podem contribuir para o desenvolvimento do seu aprendizado.

Física27%

Química42%

Biologia31%

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 5

Física A Física está relacionada à ciência da natureza, pois estuda os fenômenos naturais a partir de diferentes perspectivas, como a velocidade de um carro ou o movimento de um corpo em relação a outro ou até mesmo questões que envolvem gravidade e radiofrequência. Sabia que até as questões de luz e energia podem ser estudadas pela Física?

O conteúdo de Física que costuma ser abordado no Enem pode ser dividido em áreas, como mecânica, eletricidade, ondulatória, óptica, termologia, mag-netismo e física moderna.

Com base nas questões das últimas edições do Enem, podemos considerar que os temas mais abordados na prova de Física são:

• Mecânica.• Eletricidade.• Ondulatória.• Termologia.• Óptica.• Magnetismo. • Física Moderna.

Cada tema apresenta uma porcentagem de recor-rência indicada a seguir:

19% Eletricidade

35% Mecânica

1% Outros

2% Moderna

3% Magnetismo

9% Óptica

15% Termologia

17% Ondulatória

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 6

Mecânica Exercício(Enem, 2011) Em um experimento realizado para determinar a densidade da água de um lago, foram utilizados alguns materiais conforme ilustrado: um dinamômetro D com graduação de 0 N a 50 N e um cubo maciço e homogêneo de 10 cm de aresta e 3 kg de massa. Inicialmente, foi conferida a calibração do dinamômetro, constatando-se a leitura de 30 N quando o cubo era preso ao dinamômetro e suspenso no ar. Ao mergulhar o cubo na água do lago, até que metade do seu volume ficasse submersa, foi regis-trada a leitura de 24 N no dinamômetro.

Considerando que a aceleração da gravidade local é de 10m/s2, a densidade da água do lago, em g/cm3, é:

a) 0,6. b) 1,2. c) 1,5. d) 2,4. e) 4,8.

Confira a resolução dessa questão aqui.

A mecânica é a área da Física que procura estudar os movimentos – desde os mais simples, até os mais complexos. Esse tema é abordado na prova do Enem principalmente em relação à conservação de energia e quantidade de movimento.

Para resolver questões desse assunto, é necessário ter conhecimento sobre os conceitos de movimento uniformemente variado, movimento circular unifor-me, fios e polias, potência, impulso, Lei da Inércia, estática, entre outros.

Como esse assunto pode ser cobrado?

É muito comum que surjam exercícios relaciona-dos ao cálculo de velocidade de um veículo numa situação-problema ou análise dos movimentos de motores e eixos de engrenagens, por exemplo.

Dicas de estudo:

Revise os principais conceitos de cinemática, dinâmica e hidrostática.

Aprofunde seu conhecimento sobre trabalho e energia.

Estude sobre os tipos de movimento e a inércia.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 7

EletricidadeExercício(Enem, 2013) O chuveiro elétrico é um dispositivo capaz de transformar energia elétrica em energia térmica, o que possibilita a elevação da temperatura da água. Um chuveiro projetado para funcionar em 110V pode ser adaptado para funcionar em 220V, de modo a manter inalterada sua potência.

Uma das maneiras de fazer essa adaptação é trocar a resistência do chuveiro por outra de mesmo ma-terial e com o(a):

a) dobro do comprimento do fio.b) metade do comprimento do fio.c) metade da área da seção reta do fio.d) quádruplo da área da seção reta do fio.e) quarta parte da área da seção reta do fio.

Confira a resolução dessa questão aqui.

A eletricidade é o segmento da Física que com-preende o estudo de todos os fenômenos e situa-ções relacionadas às cargas elétricas. Ele pode ser dividido em eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo.

Para resolver questões sobre esse tema, é neces-sário ter conhecimentos sobre circuitos elétricos, associações de resistores, interruptores, pilhas, baterias e geradores.

Como esse assunto pode ser cobrado?

As questões costumam ser contextualizadas. Geralmente, elas apresentam uma situação coti-diana – em um quarto ou uma cozinha, por exemplo – e pedem para que o aluno calcule características de um circuito elétrico. É importante estar familiari-zado com a análise de circuitos simples envolvendo lâmpadas e eletroeletrônicos, além de conceitos como potência elétrica, corrente elétrica, resistência e dissipação de energia.

Dicas de estudo:

Revise os conceitos de eletrodinâmica, eletrostática, eletromagnetismo, circuitos, potência e energia.

Estude os fenômenos relacionados às cargas elétricas

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 8

OndulatóriaExercício(Enem, 2015) Para obter a posição de um telefone celular, a polícia baseia-se em informações do tempo de resposta do aparelho em relação às torres de celular da região de onde se originou a ligação. Em uma região, um aparelho está na área de cobertura de cinco torres, conforme o esquema.

Considerando que as torres e o celular são puntifor-mes e que estão sob o mesmo plano, qual o número mínimo de torres necessárias para se localizar a posição do telefone celular que originou a ligação?

a) Uma. b) Duas. c) Três. d) Quatro. e) Cinco.

Confira a resolução dessa questão aqui.

Ondulatória é o ramo da Física responsável por observar e analisar o comportamento das ondas, identificar suas características e movimentos. As ondas são vibrações que se propagam em algum meio – por exemplo, as ondas sonoras se propa-gam no ar.

Para ter um bom desempenho nessas questões, é preciso relembrar os fenômenos de ondulatória, como reflexão, refração, interferência, difração, res-sonância, polarização e efeito doppler.

Como esse assunto pode ser cobrado?

A maioria das questões desse tema apresenta uma situação e pede que você identifique qual fenômeno está ocorrendo no fato descrito. Elas também podem solicitar que você calcule algumas propriedades da onda, como velocidade, frequência ou comprimento de onda.

Dicas de estudo:

Estude a Equação Fundamental da Ondulatória.

Pesquise os conceitos de cada fenômeno ondulatório.

Revise temas sobre qualidade do som e ondas esta-cionárias.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 9

TermologiaExercício(Enem, 2015) Uma pessoa abre sua geladeira, verifica o que há dentro e depois fecha a porta dessa geladei-ra. Em seguida, ela tenta abrir a geladeira novamente, mas só consegue fazer isso depois de exercer uma força mais intensa do que a habitual. A dificuldade extra para reabrir a geladeira ocorre porque o(a):

a) volume de ar dentro da geladeira diminuiu. b) motor da geladeira está funcionando com potência máxima. c) força exercida pelo ímã fixado na porta da gela-deira aumenta. d) pressão no interior da geladeira está abaixo da pressão externa. e) temperatura no interior da geladeira é inferior ao valor existente antes de ela ser aberta.

Confira a resolução dessa questão aqui.

É o ramo da Física que acompanha e estuda os fenômenos que envolvem calor e as suas proprie-dades – como temperatura, pressão, mudança de estado físico, entre outros. Tal temática também abrange a interação de dois ou mais corpos, que geram diversos fenômenos térmicos, como a con-vecção, a irradiação e a condução.

Prepare-se para responder questões sobre processo de aquecimento, transmissão do calor, mudanças de estados, máquinas térmicas, volumétrica, além da dilatação linear e dos líquidos.

Como esse assunto pode ser cobrado?

Você já passou por aquela situação de ter que abrir um pote de palmito ou azeitonas e não conseguir? Geralmente, as questões são contextualizadas com essa dificuldade de desrosquear algo. Pode acon-tecer também de surgirem perguntas que abordam curtos-circuitos.

Dicas de estudo:

Revise os principais pontos de calorimetria, termodi-nâmica e dilatação.

Estude os tipos de mudanças de estados e os fenô-menos térmicos.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 10

ÓpticaExercício(Enem, 2015) Será que uma miragem ajudou a afun-dar o Titanic? O fenômeno ótico conhecido como Fata Morgana pode fazer com que uma falsa parede de água apareça sobre o horizonte molhado. Quando as condições são favoráveis, a luz refletida pela água fria pode ser desviada por uma camada incomum de ar quente acima, chegando até o observador, vinda de muitos ângulos diferentes. De acordo com estudos de pesquisadores da Universidade de San Diego, uma Fata Morgana pode ter obscurecido os icebergs da visão da tripulação que estava a bordo do Titanic. Dessa forma, a certa distância, o horizonte verdadeiro fica encoberto por uma névoa escurecida, que se parece muito com águas calmas no escuro.

O fenômeno ótico que, segundo os pesquisadores, provoca a Fata Morgana é a:

a) ressonância.b) refração.c) difração.d) reflexão.e) difusão.

Confira a resolução dessa questão aqui.

É a parte da Física que estuda tudo que está rela-cionado à luz – suas características ondulatórias, seu comportamento e os fenômenos observados durante sua propagação. A óptica aborda, inclusive, as propriedades da luz relacionadas à visão.

Prepare-se para resolver questões que envolvem fenômenos básicos da propagação de luz, como reflexão e refração. Além disso, procure compreen-der os conceitos dos conteúdos de lentes, espelhos, instrumentos ópticos e óptica da visão. Nestes assuntos, normalmente aparecem questões que exigem um conhecimento mais conceitual e menos numérico ou de fórmulas.

Como esse assunto pode ser cobrado?

As questões costumam trazer exemplos do dia a dia para relacionarmos com os fundamentos da óptica. Lembre-se de correlacionar o funcionamento do olho humano com espelhos e refletores de luz.

Dicas de estudo:

Revise os conceitos básicos para dominar cada um dos fundamentos da óptica.

Estude os conceitos que envolvem as lentes e os es-pelhos (principalmente os esféricos).

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 11

MagnetismoExercício(Enem, 2011) O manual de funcionamento de um cap-tador de guitarra elétrica apresenta o seguinte texto: Esse captador comum consiste de uma bobina, fios condutores enrolados em torno de um ímã permanente. O campo magnético do ímã induz o ordenamento dos polos magnéticos na corda da guitarra, que está próxima a ele. Assim, quando a corda é tocada, as oscilações produzem variações, com o mesmo padrão, no fluxo magnético que atravessa a bobina. Isso induz uma corrente elétrica na bobina, que é transmitida até o amplificador, e daí, para o alto-falante.

Um guitarrista trocou as cordas originais de sua guitarra, que eram feitas de aço, por outras feitas de náilon. Com o uso dessas cordas, o amplificador ligado ao instrumento não emitia mais som, porque a corda de náilon:

a) isola a passagem de corrente elétrica da bobina para o alto-falante.b) varia seu comprimento mais intensamente do que ocorre com o aço.c) apresenta uma magnetização desprezível sob a ação do ímã permanente.d) induz correntes elétricas na bobina mais intensas que a capacidade do captador.e) oscila com uma frequência menor do que a que pode ser percebida pelo captador.

Confira a resolução dessa questão aqui.

O magnetismo é o segmento da Física que analisa as propriedades de atração e repulsão de materiais magnéticos, além de todos os fenômenos relaciona-dos. Esse conhecimento é utilizado tanto no uso de bússolas até o desenvolvimento de equipamentos eletrônicos, por exemplo.

As questões sobre esse tema envolvem imãs, força eletromotriz induzida, condutor e indução eletromagnética.

Como esse assunto pode ser cobrado?

O magnetismo pode ser relacionado a tratamentos de saúde e metodologias da medicina. Além disso, o conteúdo já apareceu no Enem contextualizado a geradores de usinas para observar o fenômeno de indução eletromagnética.

Dicas de estudo:

Revise os conceitos de campos magnéticos, a força e indução.

Estude sobre a eletrostática (carga, forma, campo, trabalho e energia).

Aprofunde seu conhecimento sobre correntes, potên-cia e resistores da eletrodinâmica.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 12

A física moderna tem esse nome, pois trabalha es-pecificamente com teorias desenvolvidas no século XX. Essa área abrange tudo que se refere à Teoria da Relatividade e Teoria Quântica.

As questões de tal temática envolvem a dilatação do tempo, contração do espaço, radiação do corpo negro, átomo de Bohr, efeito fotoelétrico e radioatividade.

Como esse assunto pode ser cobrado?

O assunto costuma aparecer no Enem relacionado a materiais transparentes ou com emissão de luz. Assim como o magnetismo, já aconteceu de cair uma questão interdisciplinar que abordava trata-mentos de medicina (de câncer, neste caso) que utilizavam a tecnologia da fotodinâmica.

Dicas de estudo:

Revise os conceitos de relatividade e física moderna quântica.

Estude mais sobre efeitos fotoelétricos e radioatividade.

Aprofunde seus conhecimentos sobre física de modo geral.

Física modernaExercício(Enem, 2014) Alguns sistemas de segurança incluem detectores de movimento. Nesses sensores, existe uma substância que se polariza na presença de radiação eletromagnética de certa região de frequência, gerando uma tensão que pode ser amplificada e empregada para efeito de controle. Quando uma pessoa se aproxima do sistema, a radiação emitida por seu corpo é detectada por esse tipo de sensor.

WENDLING, M. Sensores. Disponível em:

www2.feg.unesp.br. Acesso em: 7 maio 2014 (adaptado).

A radiação captada por esse detector encontra-se na região de frequência:

a) da luz visível. b) do ultravioleta. c) do infravermelho. d) das micro-ondas. e) das ondas longas de rádio.

Confira a resolução dessa questão aqui.

Você sabia que decorar as fórmulas talvez não te ajude a resolver as questões de Física?

As provas atuais querem que você utilize suas habilidades para solucionar tais problemas, como: Conhecer, Compreender, Analisar, Aplicar, Sintetizar e Avaliar.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 13

Biologia A Biologia é formada por assuntos que envolvem conceitos, cálculos, metodologia científica, leitura e interpretação de gráficos, imagens, tabelas e, princi-palmente, a consciência crítica de que somos parte do ambiente em que vivemos. Dessa forma, estudar esse tipo de conteúdo exige múltiplas habilidades que variam de acordo com o tema abordado.

Saber certos conceitos, nomes de substâncias ou componentes estruturais de uma célula ou de um ser vivo se torna mais simples quando são feitas associações com frases, músicas ou construção de flashcards.

Em ecologia, tema mais abordado no Enem, é fun-damental analisar as questões com olhar crítico em relação às atividades humanas e a preserva-ção do meio ambiente. Já em relação à genética, é necessário fazer a leitura completa do enunciado, anotar as informações, realizar os cálculos com bastante cuidado e verificar o que realmente está sendo solicitado como resposta.

Resumindo: estudar Biologia exige uma contínua inter-relação entre o mundo micro e macroscópico de forma integrada e associada ao ser humano (biotecnologia, bem-estar social e saúde pública) e ao meio ambiente (fluxos de matéria e energia, relações ecológicas e impactos ambientais).

Com base nas questões das últimas edições do Enem, podemos considerar que os temas mais abordados na prova de Biologia são:

• Ecologia.• Histologia, anatomia e fisiologia.• Citologia e bioenergética.• Microbiologia e parasitologia.• Biotecnologia e engenharia genética.• Evolução.• Genética.• Bioquímica.• Embriologia e reprodução (animal e humana).

Cada tema apresenta uma porcentagem de recor-rência indicada a seguir:

38% Ecologia

12% Histologia, Anatomia e Fisiologia (Animal e Humana)

10% Citologia e Bioenergética

7% Microbiologia e Parasitologia

7% Biotecnologia e Parasitologia

6% Evolução

6% Genética

4% Bioquímica

3% Embriologia e Reprodução (Animal e Humana)

7% Outros (Botânica, Zoologia, Taxonomia e Sistemática, Método Científico, Origem da Vida, Legislação e Cidadania e Indicadores Sociais)

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 14

EcologiaExercício (Enem, 2016) Recentemente um estudo feito em cam-pos de trigo mostrou que níveis elevados do dióxido de carbono na atmosfera prejudicam a absorção de nitrato pelas plantas. Consequentemente, a qualidade nutricional desses alimentos pode diminuir à medida que os níveis de dióxido de carbono na atmosfera atingirem as estimativas para as próximas décadas.

Bloom, A J et al. Nitrate assimilation is inhibited by elevated

CO2 in field grown wheat. Nature Climate Change, n. 4., abr

2014, adaptado.

Nesse contexto, a qualidade nutricional do grão de trigo será modificada primeiramente pela redução de:

a) amido.b) frutose.c) lipídeos.d) celulose.e) proteínas.

Confira a resolução dessa questão aqui.

A ecologia nada mais é do que o estudo das intera-ções existentes entre os seres vivos e destes com o ambiente que vivem. Assim, entender essas interações é fundamental para tomarmos consciência sobre a preservação do ambiente e a manutenção da dinâmica existente entre os seres vivos do nosso planeta.

Essa temática é de extrema importância no Enem e as perguntas sobre o assunto costumam exigir maior grau de interpretação de dados, apresentados na forma de tabelas, gráficos e textos de apoio.

Como esse assunto pode ser cobrado?

Dentre as temáticas mais abordadas, destacam-se:• Conceitos básicos utilizados em ecologia (popu-

lação, comunidade, ecossistema, habitat, nicho ecológico, biosfera, biodiversidade).

• Estudo das relações entre os seres vivos e das sucessões ecológicas.

• Análise de forma crítica das ações humanas na exploração do ambiente, suas consequências e possíveis soluções sustentáveis para redução dos impactos causados.

Dicas de estudo:

Estude os principais fundamentos da ecologia.

Pesquise conceitos sobre a dinâmica das populações e comunidades.

Faça uma análise sobre os impactos e problemas ambientais.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 15

Os estudos sobre histologia, anatomia e fisiologia envolvem a análise da estrutura e funcionamento dos tipos básicos de tecidos e órgãos que, em conjunto, formam cada um dos sistemas presentes no corpo dos animais e, em especial, no corpo humano.

Esses conteúdos são de grande relevância e podem aparecer juntos (em uma mesma questão) ou sepa-rados, mas estabelecendo comparações evolutivas e adaptativas entre os grupos animais mencionados.

As questões desses temas costumam se relacionar com programas de saúde, ou seja, noções de higiene pessoal, nutrição e hábitos saudáveis, prevenção ou redução de doenças comuns na sociedade contem-porânea (diabetes, obesidade e hipertensão).

Como esse assunto pode ser cobrado?

Dentre as temáticas mais abordadas, destacam-se:• Radiação solar e os problemas de pele.• Importância da alimentação saudável e as etapas

da digestão humana.• Principais problemas cardiovasculares e medidas

preventivas ligadas às práticas saudáveis de ali-mentação e atividades físicas.

Dicas de estudo:

Pesquise informações sobre a pele humana e seus cuidados básicos de saúde.

Estude conceitos de nutrição e digestão humana, além das tabelas nutricionais.

Aprofunde seus conhecimentos sobre o sistema cardio-vascular e os problemas relacionados ao sedentarismo.

Histologia, anatomia e fisiologia (animal e humana) Exercício

(Enem, 2015) Durante uma expedição, um grupo de estudantes perdeu-se de seu guia. Ao longo do dia em que esse grupo estava perdido, sem água e debaixo de sol, os estudantes passaram a sentir cada vez mais sede. Consequentemente, o sistema excretor desses indivíduos teve um acréscimo em um dos seus processos funcionais.

Nessa situação o sistema excretor dos estudantes:

a) aumentou a filtração glomerular. b) produziu maior volume de urina. c) produziu urina com menos ureia. d) produziu urina com maior concentração de sais. e) reduziu a reabsorção de glicose e aminoácidos.

Confira a resolução dessa questão aqui.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 16

Citologia e bioenergética são temas bastante frequen-tes nas provas por abordar a dinâmica da unidade formadora da vida: a célula.

A citologia é o estudo da estrutura e funcionamento da célula, ou seja, conhecer cada uma das partes que compõe a unidade básica e funcional da vida. Já a bioenergética representa o estudo dos processos de produção de matéria orgânica e extração de energia.

As questões relacionadas a esse assunto costumam envolver análise de imagens, estabelecimento de re-lações entre estruturas celulares e suas funções, si-tuações experimentais e processos de transferência e transformação de energia.

Como esse assunto pode ser cobrado?

Dentre as temáticas mais abordadas, destacam-se:• Reconhecer estruturalmente os componentes das

células estabelecendo semelhanças e diferenças entre elas.

• Associar as estruturas celulares às suas funções e aos tipos de células em que estão presentes.

• Estabelecer a inter-relação entre as atividades liga-das à produção de alimento e energia nas células.

Dicas de estudo:

Estude sobre as semelhanças e diferenças entre células procariotas e eucariotas.

Pesquise informações sobre as estruturas celulares e suas funções.

Assimile os conceitos de fotossíntese, respiração celu-lar e fermentação.

Citologia e bioenergética Exercício (Enem, 2016) As proteínas de uma célula eucariótica possuem peptídeos sinais, que são sequências de aminoácidos responsáveis pelo seu endereçamento para as diferentes organelas, de acordo com suas funções. Um pesquisador desenvolveu uma nano-partícula capaz de carregar proteínas para dentro de tipos celulares específicos. Agora ele quer saber se uma nanopartícula carregada com uma proteína blo-queadora do ciclo de Krebs in vitro é capaz de exercer sua atividade em uma célula cancerosa, podendo cortar o aporte energético e destruir essas células.

Ao escolher essa proteína bloqueadora para carre-gar as nanopartículas, o pesquisador deve levar em conta um peptídeo sinal de endereçamento para qual organela?

a) Núcleo.b) Mitocôndria.c) Peroxissomo.d) Complexo golgiense.e) Retículo endoplasmático.

Confira a resolução dessa questão aqui.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 17

Os dois tópicos normalmente aparecem inter-rela-cionados por associar a vida microscópica (vírus, bactérias, protistas e fungos) às relações parasi-tárias em humanos.

A microbiologia é o estudo dos micro-organismos, enfatizando suas características estruturais, adap-tativas e evolução. Por sua vez, a parasitologia é o estudo das diversas doenças humanas causadas por parasitas, como viroses, bacterioses, protozoo-ses, micoses e verminoses.

É muito comum que os exercícios desses temas tragam a descrição de alguma condição propícia ao desenvolvimento de alguma doença parasitá-ria (falta de saneamento básico, proliferação de mosquitos transmissores, relações sexuais sem preservativos etc.), solicitando medidas preventivas, como o combate ao agente causador ou ao agente transmissor da parasitose.

Como esse assunto pode ser cobrado?

Dentre as temáticas mais abordadas, destacam-se:• Associar a iniciação sexual aos cuidados básicos

de prevenção das principais doenças sexualmente transmissíveis.

• Estabelecer a relação entre viroses e o mosquito transmissor, bem como as medidas preventivas de redução dos casos.

• Identificar as principais doenças humanas cau-sadas por bactérias parasitas, bem como a im-portância do uso correto dos antibióticos no tra-tamento de tais moléstias.

Microbiologia e parasitologiaExercício (Enem, 2015) Euphorbia mili é uma planta ornamental amplamente disseminada no Brasil e conhecida como coroa-de-cristo. O estudo químico do látex dessa espécie forneceu o mais potente produto natural moluscicida, a miliamina L.

MOREIRA. C. P. s.; ZANI. C. L.; ALVES, T. M. A. Atividade molusci-

cida do látex de Synadenium carinatum boiss. (Euphorbiaceae)

sobre Biomphalaria glabrata e isolamento do constituinte ma-

joritário. Revista Eletrônica de Farmácia. n. 3. 2010 (adaptado).

O uso desse látex em água infestada por hospe-deiros intermediários tem potencial para atuar no controle da:

a) dengue.b) malária.c) elefantíase.d) ascarídiase.e) esquistossomose.

Confira a resolução dessa questão aqui.

Dicas de estudo:

Compreenda os conceitos que envolvem sexualidade e a transmissão da AIDS e de outras DSTs.

Pesquise sobre as doenças virais transmitidas pelo Aedes aegypti, como Dengue, Zika, Febre Amarela e Chikungunya.

Estude os conceitos de bacterioses e a ação dos an-tibióticos.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 18

Tanto a biotecnologia quanto a engenharia genética envolvem a manipulação de seres vivos para benefício da humanidade, desde a forma mais simples, como a domesticação de animais, até a transferência de genes de uma espécie para outra (transgenia).

É válido lembrar que a boa interpretação de questões sobre engenharia genética depende de pré-requisitos como citologia e genética, pois envolve a manipulação de genes e síntese de proteínas.

A maioria das questões desses assuntos apresenta imagens ou esquemas sobre a manipulação de genes ou, ainda, textos de apoio que relacionam a biotec-nologia e a engenharia genética às possibilidades de melhorias na qualidade de vida da população humana.

Como esse assunto pode ser cobrado?

Dentre as temáticas mais abordadas, destacam-se:• Importância da manipulação de seres vivos na

produção de alimentos, fármacos e subsídios para a indústria.

• Identificar e diferenciar a produção de clones e de transgênicos, além de sua aplicação prática em benefício da humanidade.

• Reconhecer seus tipos e suas aplicações na me-dicina moderna, bem como as questões éticas envolvidas em suas utilizações.

Dicas de estudo: Pesquise dados e informações sobre melhoramento genético e seleção artificial.

Estude sobre clonagem e transgenia.

Aprofunde seus conhecimentos sobre células-tronco.

Biotecnologia e engenharia genéticaExercício (Enem, 2015) A palavra "biotecnologia" surgiu no sé-culo XX, quando o cientista Herbert Boyer introduziu a informação responsável pela fabricação da insulina humana em uma bactéria, para que ela passasse a produzir a substância.

Disponível em: www.brasil.gov.br Acesso em 28 jul 2012

(adaptado)

As bactérias modificadas por Herbert Boyer passa-ram a produzir insulina humana porque receberam:

a) a sequência de DNA codificante de insulina humana.b) a proteína sintetizada por células humanas.c) um RNA recombinante de insulina humana.d) o RNA mensageiro de insulina humana.e) um cromossomo da espécie humana.

Confira a resolução dessa questão aqui.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 19

Percebemos que muitas questões de Biologia apre-sentam uma abordagem evolucionista, mesmo tendo como temática central outro assunto, como ecologia, botânica ou zoologia.

É importante lembrar que a evolução está relacionada à adaptação de uma espécie a ser estudada, ou seja, ela não é de um único ser vivo, e muito menos sinônimo de progresso ou direcionamento à perfeição.

Todas as espécies com representantes vivos nos dias atuais estão em processo de evolução e adaptadas aos ambientes que vivem.

Como esse assunto pode ser cobrado?

Dentre as temáticas mais abordadas, destacam-se:• Reconhecer a evolução como um fato com base

em provas evidenciadas por registros fósseis e bioquímica, embriologia, anatomia e fisiologia comparadas.

• Identificar, diferenciar e aplicar as ideias contidas nas teorias sobre a evolução da espécie.

• Conhecer os processos e as etapas que levam à formação de novas espécies.

Dicas de estudo:

Pesquise evidências sobre evolução, homologia e analogia.

Estude os conceitos de lamarckismo, darwinismo e Teoria Sintética da Evolução.

Assimile as informações que envolvem a especiação.

EvoluçãoExercício (Enem, 2015) Algumas raças de cães domésticos não conseguem copular entre si devido à grande diferença em seus tamanhos corporais. Ainda assim, tal dificuldade reprodutiva não ocasiona a formação de novas espécies (especiação). Essa especiação não ocorre devido ao(a):

a) oscilação genética das raças.b) convergência adaptativa entre raças.c) isolamento geográfico entre as raças.d) seleção natural que ocorre entre as raças.e) manutenção do fluxo gênico entre as raças.

Confira a resolução dessa questão aqui.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 20

A genética é um assunto de muita relevância na prova de Biologia do Enem. Ela aborda o mecanismo de transmissão de características contidas no DNA de uma espécie ou indivíduo ao longo das gerações, além de explicar como ocorre a expressão gênica e a manifestação de um certo fenótipo.

As questões de genética podem envolver o entendi-mento e a aplicação de conceitos básicos, além da utilização de cálculos da probabilidade da ocorrência de um certo caráter em futuras gerações a partir da análise do histórico familiar.

É válido lembrar que a construção ou a interpretação de um heredograma (árvore genealógica), bem como cálculos com frações e percentuais, são bastante comuns nas questões.

Como esse assunto pode ser cobrado?

Dentre as temáticas mais abordadas, destacam-se:• Compreender como ocorre a transmissão de uma

ou mais características genéticas de acordo com a interpretação dos trabalhos e das Leis de Mendel.

• Identificar e diferenciar a variedade dos tipos sanguíneos, suas incompatibilidades e situações relacionadas às transfusões sanguíneas.

• Associar a transmissão e manifestação de carac-terísticas genéticas aos processos de replicação, transcrição e tradução do material genético.

Dicas de estudo: Estude os conceitos de Primeira e Segunda Lei de Mendel.

Pesquise informações relacionadas aos grupos san-guíneos.

Aprofunde seus conhecimentos sobre citogenética.

GenéticaExercício (Enem, 2015) O formato das células de organismos pluricelulares é extremamente variado. Existem cé-lulas discoides, como é o caso das hemácias, as que lembram uma estrela, como os neurônios, e ainda algumas alongadas, como as musculares.

Em um mesmo organismo, a diferenciação dessas células ocorre por:

a) produzirem mutações específicas.b) possuírem DNA mitocondrial diferentes.c) apresentarem conjunto de genes distintos.d) expressarem porções distintas do genoma.e) terem um número distinto de cromossomos.

Confira a resolução dessa questão aqui.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 21

A bioquímica serve de pré-requisito para muitos outros assuntos da Biologia, pois envolve a base química do funcionamento da célula e, consequentemente, de todo o indivíduo.

Conhecer os principais grupos de substâncias presen-tes nos seres vivos, bem como seus papéis biológicos e transformações químicas associadas, faz da bio-química um assunto interdisciplinar, que pode estar presente em questões de Química também.

Como esse assunto pode ser cobrado?

Dentre as temáticas mais abordadas, destacam-se:• Conhecer a estrutura e as múltiplas funções das

proteínas, em especial, das enzimas como cata-lisadores biológicos.

• Associar os nutrientes energéticos presentes nos alimentos à dinâmica de consumo, conversão e utilização de energia.

• Associar o papel biológico dos diferentes tipos de sais minerais e vitaminas ao bom funcionamen-to do corpo, bem como os principais distúrbios metabólicos causados pela baixa quantidade ou falta desses na alimentação diária.

Dicas de estudo:

Compreenda os conceitos de proteínas e enzimas.

Pesquise informações sobre carboidratos e lipídios no metabolismo energético.

Estude sobre as vitaminas e os sais minerais na ali-mentação e no bom funcionamento do corpo.

BioquímicaExercício (Enem, 2014) Um pesquisador percebe que o rótulo de um dos vidros em que guarda um concentrado de enzimas digestivas está ilegível. Ele não sabe qual enzima o vidro contém, mas desconfia de que seja uma protease gástrica, que age no estômago digerindo proteínas. Sabendo que a digestão no es-tômago é ácida e no intestino é básica, ele monta cinco tubos de ensaio com alimentos diferentes, adiciona o concentrado de enzimas em soluções com pH determinado e aguarda para ver se a enzima age em algum deles.

O tubo de ensaio em que a enzima deve agir para indicar que a hipótese do pesquisador está correta é aquele que contém:

a) cubo de batata em solução com pH = 9.b) pedaço de carne em solução com pH = 5.c) clara de ovo cozida em solução com pH = 9.d) porção de macarrão em solução com pH = 5.e) bolinha de manteiga em solução com pH = 9.

Confira a resolução dessa questão aqui.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 22

Os temas normalmente aparecem inter-relacionados por indicar uma sequência dos eventos iniciais da vida, ou seja, após a reprodução sexuada há o desenvolvi-mento embrionário em animais.

Analisando de maneira separada, embriologia é abordada de forma comparada entre grupos animais ou focada nas fases do desenvolvimento embrio-nário. Já a reprodução aparece em questões sobre ciclos de vida, tipos básicos de reprodução nos cinco reinos dos seres vivos, além dos vírus.

Como esse assunto pode ser cobrado?

Dentre as temáticas mais abordadas, destacam-se:• Reconhecer e diferenciar os tipos de reprodução

assexuada e sexuada, além de suas vantagens e desvantagens na adaptação de determinadas espécies ao ambiente em que vivem.

• Identificar e diferenciar os tipos de ciclos vitais, bem como a finalidade da meiose em cada um deles.

• Distinguir cada uma das etapas da embriogênese animal, seus anexos embrionários e os processos de poliovulação e poliembrionia responsáveis ela formação de gêmeos.

Dicas de estudo:

Pesquise as diferenças e alguns exemplos de repro-dução assexuada e sexuada.

Estude sobre os ciclos de vida.

Assimile informações sobre as etapas do desenvolvi-mento embrionário e a formação de gêmeos.

Embriologia e reprodução (animal e humana) Exercício

(Enem, 2015) Um importante princípio da biologia, relacionado à transmissão de caracteres e à em-briogênese humana, foi quebrado com a descoberta do microquimerismo fetal. Microquimerismo é o nome dado ao fenômeno biológico referente a uma pequena população de células ou DNA presente em um indivíduo, mas derivada de um organismo geneticamente distinto. Investigando-se a presença do cromossomo foi revelado que diversos tecidos de mulheres continham células masculinas. A análise do histórico médico revelou uma correlação extrema-mente curiosa: apenas as mulheres que antes tive-ram filhos homens apresentaram microquimerismo masculino. Essa correlação levou à interpretação de que existe uma troca natural entre células do feto e maternas durante a gravidez.

MUOTRI, A. Você não é só você: carregamos células maternas

na maioria de nossos órgãos. Disponível em: http://g1.globo.

com. Acesso em: 4 dez. 2012 (adaptado).

O princípio contestado com essa descoberta, rela-cionado ao desenvolvimento do corpo humano, é o de que:

a) o fenótipo das nossas células pode mudar por influência do meio ambiente.b) a dominância genética determina a expressão de alguns genes.c) as mutações genéticas introduzem variabilidade no genoma.d) mitocôndrias e o seu DNA provêm do gameta materno.e) as nossas células corporais provêm de um único zigoto.

Confira a resolução dessa questão aqui.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 23

Química A Química nada mais é do que o estudo da com-posição da matéria e sua transformação. Quando falamos em química, logo pensamos em experi-mentos mirabolantes, no entanto, saiba que ela está presente até mesmo no seu corpo, por meio de rea-ções diversas. Portanto, seu estudo é fundamental.

Com base nas questões das últimas edições do Enem, podemos considerar que os temas mais abordados na prova de Química são:

• Forças intermoleculares.• Química orgânica.• Transformações químicas.• Cálculos de concentração.• Cálculos estequiométricos.• Eletroquímica.• Termoquímica.• Poluição ambiental.• Radioatividade.

Cada tema apresenta uma porcentagem de recor-rência indicada a seguir:

36% Química Orgânica

20% Transformações Químicas

10% Eletroquímica

9% Forçar Intermoleculares

6% Cálculos Estequiométricos

6% Poluição Ambiental

6% Cálculos de Concentração

4% Radioatividade

3% Termoquímica

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 24

As forças intermoleculares – também conhecidas como interações intermoleculares – são forças que mantêm moléculas unidas nos estados físicos sólido e líquido. É por meio do estudo dessas forças (dipo-lo induzido, dipolo permanente, ligações ou pontes de hidrogênio e interação íon-dipolo) que a Química consegue explicar as diferenças entre temperaturas de fusão e ebulição de substâncias, bem como o modo como interagem entre si, ou seja, a formação de misturas homogêneas ou heterogêneas.

De acordo com os seus objetivos, o Enem classifica as interações intermoleculares como “Materiais, suas propriedades e usos”.

Como esse assunto pode ser cobrado?

Grande parte das questões sobre este assunto mostram aos candidatos estruturas de moléculas, principalmente moléculas orgânicas, para analisar o modo como interagem com um meio – geralmente o meio aquoso, ou seja, interação com água. Para resolver questões de forças intermoleculares, é importante saber relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas e conhecer a nomenclatura para interpretar as situações-problema.

Dicas de estudo: Faça uma leitura atenta das interações intermolecu-lares.

Procure interpretar corretamente as estruturas mole-culares.

Estude as condições envolvidas nas forças intermo-leculares e seus fenômenos.

Forças intermolecularesExercício (Enem 2016) Os tensoativos são compostos capazes de interagir com substâncias polares e apolares. A parte iônica dos tensoativos interage com subs-tâncias polares, e a parte lipofílica interage com as apolares. A estrutura orgânica de um tensoativo pode ser representada por:

Ao adicionar um tensoativo sobre a água, suas mo-léculas formam um arranjo ordenado. Esse arranjo é representado esquematicamente por:

Confira a resolução dessa questão aqui.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 25

Química orgânica A química orgânica está presente em grande parte das questões do Enem. Muitas vezes surgem ques-tões que usam as estruturas orgânicas dentro de um contexto mais amplo, como o exemplo dado no tópico anterior (forças intermoleculares).

Sendo assim, é importante reconhecer as estruturas e propriedades de compostos orgânicos oxigenados e nitrogenados, a reatividade, a acidez e basicidade, as isomerias, além de estruturas de biomoléculas, como aminoácidos, proteínas, carboidratos e lipí-dios (óleos e gorduras); uma noção básica sobre polímeros e suas aplicações também é interessante.

Muitas questões usam termos que não são comuns no Ensino Médio (como nucleófilos ou substituição nucleofílica), mas não afetam a interpretação ou a resolução do problema. Portanto, foque naquilo que é mais importante e não se atenha a termos que podem confundi-lo.

Como esse assunto pode ser cobrado?

Nas provas atuais temos observado questões que demonstram modelos de reações orgânicas e que solicitam ao candidato uma interpretação detalhada para a resolução de um problema ou então a rea-lização do mesmo processo, mas com reagentes diferentes daqueles demonstrados.

Para resolver questões relacionadas a esse assunto, é importante avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades humanas e saber relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem (como texto, gráficos, tabelas etc.).

Dicas de estudo:

Faça uma boa revisão das principais funções orgâni-cas (álcool, aldeído, cetona, ácidos carboxílicos, sais de ácidos carboxílicos, éter, éster, amina e amida).

Estude algumas reações, principalmente aquelas en-volvendo álcoois (processo de fermentação de caldo de cana) e ácidos carboxílicos (reação de transesteri-ficação e produção de biodiesel).

Observe os símbolos utilizados para os principais po-límeros e seus critérios para processos de reciclagem.

continua

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 26

Exercício (Enem, 2016) Nucleófilos (Nu–) são bases de Lewis que reagem com haletos de alquila, por meio de uma reação chamada substituição nucleofílica (SN), como mostrado no esquema:

R–X + Nu– " R–Nu + X– (R = grupo alquila e X = halogênio)

A reação de SN entre metóxido de sódio (Nu– = CH3O–) e brometo de metila fornece um composto orgânico pertencente à função:

a) éter.b) éster.c) álcool.d) haleto.e) hidrocarboneto.

Confira a resolução dessa questão aqui.

Fonte: COLTRO, L.; GASPARINO, B. F.; QUEIROZ, G. de C. Reciclagem de materiais plásticos: a importância da identifica-ção correta. Polímeros, v. 18, n. 2, São Carlos, abr./jun. 2008.

Química orgânica

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 27

Também é necessário trabalhar com reações que envolvem etapas consecutivas, como a manipu-lação das equações (multiplicação ou divisão e inversão), para se chegar a uma equação global. E, por fim, ter conhecimento para avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar situações-problema.

Dicas de estudo: Observe bem as características das substâncias inor-gânicas.

Estude os conceitos de ácidos, bases, sais e óxidos.

Pesquise informações sobre cinética química e equi-líbrio químico.

As transformações químicas são fundamentais para muitas questões no Enem. Tratam-se de transfor-mações (reações) que resultam em novas substân-cias, ou seja, alterações das propriedades iniciais de compostos químicos. Alguns exemplos podem ser: o enferrujar de um prego, a fotossíntese, o degelo das calotas polares, entre outros.

As transformações químicas também envolvem a cinética química e os fatores que influenciam a velocidade de uma reação (concentração, pressão, temperatura e catalisador); e o equilíbrio químico e seus componentes, como deslocamento de equilíbrio, solubilidade de sais, hidrólise salina e pH.

Como esse assunto pode ser cobrado?

Nesse assunto vale um destaque para as reações de dupla-troca devido à carga de informações necessá-rias para se chegar a tal equação. O candidato deve ter um sólido conhecimento das funções inorgânicas (ácidos, bases, sais e óxidos) e suas características, como a solubilidade em água.

Saber interpretar e equacionar uma reação química, além de balanceá-la, é muito importante para a reali-zação de cálculos químicos e outros aspectos, como a transferência de energia (termoquímica), formação de substâncias tóxicas ou poluentes ambientais.

Transformações químicas

continua

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 28

Exercício (Enem, 2016) Em meados de 2003, mais de 20 pes-soas morreram no Brasil após terem ingerido uma suspensão de sulfato de bário utilizada como con-traste em exames radiológicos. O sulfato de bário é um sólido pouquíssimo solúvel em água, que não se dissolve mesmo na presença de ácidos. As mor-tes ocorreram porque um laboratório farmacêutico forneceu o produto contaminado com carbonato de bário, que é solúvel em meio ácido. Um simples teste para verificar a existência de íons bário solúveis poderia ter evitado a tragédia. Esse teste consiste em tratar a amostra com solução aquosa de HCl e, após filtrar para separar os compostos insolúveis de bário, adiciona-se solução aquosa de H2SO4 sobre o filtrado e observa-se por 30 min.

TUBINO, M.; SIMONI, J. A. Refletindo sobre o caso Celobar®.

Química Nova, n. 2, 2007 (adaptado).

A presença de íons bário solúveis na amostra é in-dicada pela:

a) liberação de calor.b) alteração da cor para rosa.c) precipitação de um sólido branco.d) formação de gás hidrogênio.e) volatilização de gás cloro.

Confira a resolução dessa questão aqui.

Transformações químicas

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 29

Os cálculos de concentração são importantes para qualquer prova de Química e não seria diferente para a prova do Enem. São cálculos que envolvem soluções e soluto. Isso significa que há uma relação entre essas duas propriedades a serem balanceadas, formando a concentração ideal.

Para estudar esse tema, é importante lembrar o que é uma solução, antes mesmo de saber calcular os diversos modos de expressar uma concentração. Isso porque muitas pessoas não entendem que uma solução é uma mistura homogênea de soluto e sol-vente; o solvente encontra-se em maior quantidade e, o soluto, em menor.

Podemos expressar a relação entre soluto e solvente numa solução por meio da solubilidade, ou seja, da quantidade máxima de soluto que se dissolve numa quantidade fixa de solvente numa dada temperatura, da relação entre massa e volume (concentração co-mum), pela relação entre quantidade de matéria (mol) e volume (concentração em mol/L – antigamente conhecida como concentração molar ou molaridade) e, também, pela porcentagem (em massa/massa, volume/volume ou massa/volume).

Como esse assunto pode ser cobrado?

Para resolver as questões que envolvem cálculos de concentração, é necessário saber relacionar as propriedades físicas, químicas e biológicas com o que é pedido no enunciado. Além disso, é importante interpretar as informações em diferentes formas de linguagem (como textos, gráficos ou tabelas).

Cálculos de concentração

***

Dica:

- Para um valor de 10% (m/V), deve-se interpretar como sendo 10g de soluto para 100mL de solvente.

- Para um valor de 1ppm*, consideramos 1 parte do soluto em 1 milhão de partes da solução.

* Um bom tema para uma questão sobre ppm é diesel “tipo S” que observamos nas placas dos postos de combustível: S-10, S-50, S-500. Essa designação é feita para identificar a quantidade máxima de enxofre (S) presente no diesel, ou seja, S-10 significa 10ppm de teor máximo de enxofre (10mg de enxofre por kg de diesel); S-50, 50ppm (50mg de enxofre por kg de diesel) e S-500, 500mg de enxofre por kg de diesel que equivale a 500ppm.

Dicas de estudo: Pesquise os conceitos de mistura (homogênea e he-terogênea), soluto e solvente.

Estude cálculos de proporção de medidas.

Revise unidades de medida de volume, massa e, tam-bém, a quantidade de matéria (mol).

continua

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 30

Exercício (Enem, 2014) Diesel é uma mistura de hidrocarbo-netos que também apresenta enxofre em sua com-posição. Esse enxofre é um componente indesejável, pois o trióxido de enxofre gerado é um dos grandes causadores da chuva ácida. Nos anos 1980, não havia regulamentação e era utilizado óleo diesel com 13 000 ppm de enxofre. Em 2009, o diesel passou a ter 1 800 ppm de enxofre (S1800) e, em seguida, foi inserido no mercado o diesel S500 (500ppm). Em 2012, foi difundido o diesel S50, com 50 ppm de enxofre em sua composição. Atualmente, é produzido um diesel com teores ainda menores.

Os impactos da má qualidade do óleo diesel brasileiro. Disponível

em: www.cnt.org.br.Acesso em: 20 dez. 2012 (adaptado).

A substituição do diesel usado nos anos 1980 por aquele difundido em 2012 permitiu uma redução percentual de emissão de SO3 de:

a) 86,2%b) 96,2%c) 97,2%d) 99,6%e) 99,9%

Confira a resolução dessa questão aqui.

Cálculos de concentração

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 31

Os cálculos estequiométricos são onipresentes em qualquer prova de Química. Basicamente, em toda prova da disciplina, há uma questão de cálculo estequiométrico.

Tratam-se de dos cálculos que envolvem a quantidade de reagentes e produtos presentes numa reação quí-mica. E, para efetuá-los, é necessário aplicar conceitos e leis de química nas equações de forma adequada. Portanto, ter conhecimento sobre proporção, unidades de medida e balanceamento de substâncias de forma a padronizá-las nas equações é fundamental.

Para compreender questões desse tipo, é preciso ter a capacidade de interpretação textual, saber relacionar os termos químicos utilizados, organizar os valores apresentados no texto ou então em tabelas, trabalhar com equações químicas e montar equações químicas de reações descritas no texto da questão. Enfim, é uma quantidade relevante de informações.

Como esse assunto pode ser cobrado?

De forma geral, podem surgir questões de este-quiometria envolvendo reações consecutivas e que também tenham rendimento e pureza.

Dicas de estudo: Revisar os principais conceitos de química e tipos de reagentes.

Memorizar conceitos de matemática simples, como regra de três.

Estudar equações de balanceamento.

Cálculos estequiométricosExercício (Enem, 2015) Para proteger estruturas de aço da corrosão, a indústria utiliza uma técnica chamada galvanização. Um metal bastante utilizado nesse processo é o zinco, que pode ser obtido a partir de um minério denominado esfalerita (ZnS), de pureza 75%. Considere que a conversão do minério em zinco metálico tem rendimento de 80% nesta sequência de equações químicas:

2 ZnS + 3 O2 -> 2 ZnO + 2 SO2

ZnO + CO -> Zn + CO2

Considere as massas molares: ZnS (97 g/mol); O2 (32 g/mol); ZnO (81 g/mol); SO2 (64 g/mol); CO (28 g/mol); CO2 (44 g/mol); e Zn (65 g/mol).

Que valor mais próximo de massa de zinco metálico, em quilogramas, será produzido a partir de 100 kg de esfalerita?

a) 25.b) 33.c) 40.d) 50.e) 54.

Confira a resolução dessa questão aqui.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 32

A eletroquímica é a área que estuda as reações quími-cas que envolvem transferência de elétrons – reações de oxirredução. Ela analisa como podem ser aprovei-tadas para fornecimento de energia elétrica ou como a energia elétrica pode produzir uma reação química.

Para resolver questões sobre eletroquímica, é bom compreender a importância dos ciclos biogeoquí-micos ou do fluxo de energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos.

Como esse assunto pode ser cobrado?

Para se ter uma ideia do que pode ser cobrado em eletroquímica, o Enem elenca, em sua matriz cur-ricular, os seguintes tópicos:• Transformações químicas e energia elétrica. • Reação de oxirredução. • Potenciais padrão de redução. • Pilha. • Eletrólise. • Leis de Faraday.

Dicas de estudo: Estude sobre reação de oxirredução (cálculo do nú-mero de oxidação, nox).

Utilize a tabela de potenciais de redução.

Saiba como calcular a diferença de potencial de uma pilha.

Pesquise as diferenças entre eletrólise e pilhas ele-troquímicas.

EletroquímicaExercício (Enem, 2016)

TEXTO I

Biocélulas combustíveis são uma alternativa tecno-lógica para substituição das baterias convencionais. Em uma biocélula microbiológica, bactérias catali-sam reações de oxidação de substratos orgânicos. Liberam elétrons produzidos na respiração celular para um eletrodo, onde fluem por um circuito ex-terno até o cátodo do sistema, produzindo corrente elétrica. Uma reação típica que ocorre em biocélulas microbiológicas utiliza o acetato como substrato.AQUINO NETO, S. Preparação e caracterização de bioanodos para biocélula e combustível etanol/O2. Disponível em: www.teses.usp.br. Acesso em: 23 jun. 2015 (adaptado)

TEXTO II

Em sistemas bioeletroquímicos, os potenciais padrão (Eo') apresentam valores característicos. Para as biocélulas de acetato, considere as seguintes semir-reações de redução e seus respectivos potenciais:

2 CO2 + 7H+ + 8 e- → CH3COO- + 2 H2O E°' = -0,3 V

O2 + 4 H+ + 4 e- → 2 H2O E°' = 0,8V.

SCOTT, K; YU, E. H. Microbial electrochemical and fuel cells: fundamentals and applications. Woodhead Publishing Series in Energy, n. 88, 2016 (adaptado).

Nessas condições, qual é o número mínimo de bio-células de acetato, ligadas em série, necessárias para se obter uma diferença de potencial de 4,4 V?

a) 3.

b) 4.

c) 6.

d) 9.

e) 15.

Confira a resolução dessa questão aqui.

***

Dica:

Não é necessário montar equação e nem mesmo inverter os sinais dados na tabela de potenciais. Somente considere o que apresenta maior e menor potencial, fazendo a diferença entre os dois.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 33

A termoquímica também é bastante cobrada devido a sua relação com as transformações químicas e a energia que pode ser ou consumida ou então liberada.

Para resolver as questões de termoquímica, é im-portante saber identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-pri-mas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.

Como esse assunto pode ser cobrado?

As questões sobre este assunto podem abordar o cálculo da variação de entalpia (ΔH) e comparar criticamente processos mais eficientes e menos agressivos ao meio ambiente.

Vale lembrar que ΔH < 0 indica um processo que libera energia (exotérmico) e, ΔH > 0, um processo que absorve energia (endotérmico).

Dicas de estudo: Estudar sobre entalpia e variações.

Compreender conceitos que envolvem processos biológicos, químicos e físicos.

Aprofundar seus conhecimentos sobre energia e liga-ções (formação e quebra).

Memorizar a fórmula de variação de entalpia.

TermoquímicaExercício (Enem, 2016) O benzeno, um importante solvente para a indústria química, é obtido industrialmente pela destilação do petróleo. Contudo, também pode ser sintetizado pela trimerização do acetileno catalisada por ferro metálico sob altas temperaturas, conforme a equação química:

3 C2H2 (g) C6H6 (l)

A energia envolvida nesse processo pode ser cal-culada indiretamente pela variação de entalpia das reações de combustão das substâncias participantes, nas mesmas condições experimentais:

I. C2H2 (g) + 5/2 O2 (g) 2 CO2 (g) + H2O (l) ΔHco = -310 kcal/mol

II. C6H6 (l) + 15/2 O2 (g) 6 CO2 (g) + 3 H2O (l) ΔHco = -780 kcal/mol

A variação de entalpia do processo de trimerização, em kcal, para a formação de um mol de benzeno é mais próxima de

a) -1090.b) -150.c) -50.d) +157.e) +470.

Confira a resolução dessa questão aqui.

***

Dica:

O cálculo do ΔH é dependente dos dados do exercício:

ΔH = Hfinal – Hinicial ⇒ somente quando são fornecidas as entalpias das substâncias.

Lei de Hess ⇒ várias equações com valores de ΔH; somar equações e somar os ΔH’s.

Entalpia de Ligação ⇒ saldo energético = ligações quebradas (reagentes) + ligações formadas (produtos).

Atenção:

- Quebra de ligações: processo endotérmico.

- Formação de ligações: processo exotérmico.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 34

A poluição ambiental entra na matriz curricular do Enem como “Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente”.

Para esse tópico, é importante dominar os principais problemas ambientais que envolvem a atmosfera (po-luição atmosférica), contaminação de solos e corpos d’água, processos de remediação de sítios conta-minados, tratamento de água e esgoto, destacando, principalmente, os eventos mais atuais.

Como esse assunto pode ser cobrado?

Existem cinco situações que envolvem a poluição ambiental:• Inversão térmica.• Efeito estufa.• Smog fotoquímico.• Ozônio troposférico.• Chuvas ácidas.

Dicas de estudo: Estude os diferentes tipos de poluição.

Pesquise sobre os principais problemas ambientais, principalmente os fenômenos apresentados no tópi-co anterior.

Encontre dados e informações sobre a poluição na sociedade atual.

Procure estudar os problemas ambientais também nas matérias de Geografia e Biologia.

Poluição ambientalExercício (Enem, 2016) A coleta das fezes dos animais do-mésticos em sacolas plásticas e o seu descarte em lixeiras convencionais podem criar condições de degradação que geram produtos prejudiciais ao meio ambiente (Figura 1):

A Figura 2 ilustra o Projeto Park Spark, desenvolvi-do em Cambridge, MA (EUA), em que as fezes dos animais domésticos são recolhidas em sacolas bio-degradáveis e jogadas em um biodigestor instalado em parques públicos; e os produtos são utilizados em equipamentos no próprio parque:

Disponível em http://parksparkproject.com. Acesso em 30 ago, 2013 (adaptado)

Uma inovação desse projeto é possibilitar o(a):

a) queima de gás metano.b) armazenamento de gás carbônico.c) decomposição aeróbica das fezes.d) uso mais eficiente de combustíveis fósseis.e) fixação de carbono em moléculas orgânicas.

Confira a resolução dessa questão aqui.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias 35

A radioatividade, assim como a termoquímica, entra na matriz curricular de Química na parte de “Transformações Químicas e Energia”.

É importante entender que somente uma fonte (material radioativo) pode ou é capaz de emitir radiação e, desse modo, um material ou ser vivo ao ser irradiado, ou seja, absorver radiação não passa a ser uma fonte radioativa.

É importante ficar atento às vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear e, também, do descarte ade-quado do lixo atômico, além das questões que possam envolver o uso da radioatividade em bombas atômicas.

Como esse assunto pode ser cobrado?

Muitas das questões que envolvem radioatividade estão relacionadas com:• Conceitos fundamentais da radioatividade.• Transformações nucleares.• Reações de fissão e fusão nucleares.• Desintegração radioativa.• Radioisótopos.

Dicas de estudo: Revise os conceitos fundamentais de radioatividade.

Fique atento para acontecimentos reais envolvendo o assunto, como os 30 anos do acidente nuclear com césio-137 ocorrido em Goiânia (GO)*.

Pesquise informações sobre energia e reações nu-cleares, além de desintegração radioativa.

* O preconceito sentido pelas vítimas do acidente com cé-sio-137 vem de uma falta de informação e desconhecimento sobre a radioatividade.

RadioatividadeExercício (Enem, 2016) Pesquisadores recuperaram DNA de ossos de mamute (Mammuthus primigenius) encon-trados na Sibéria, que tiveram sua idade de cerca de 28 mil anos confirmada pela técnica do carbono 14.

Fapesp. DNA de mamute é revelado.

A técnica e datação apresentada no texto só é pos-sível devido à:

a) proporção conhecida entre carbono -14 e carbono -12 na atmosfera ao longo dos anos.b) decomposição de todo o carbono -12 presente no organismo após a morte.c) fixação maior do carbono -14 nos tecidos de or-ganismos após a morte.d) emissão de carbono -12 pelos tecidos de orga-nismos após a morte.e) transformação do carbono-12 em carbono -14 ao longo dos anos.

Confira a resolução dessa questão aqui.

O Stoodi é uma startup de educação a distância que ajuda o estudante a conquistar sua aprovação na faculdade. Com videoaulas, plano de estudos perso-nalizados, banco de exercícios e monitorias de dúvidas transmitidas ao vivo, ficou ainda mais fácil se preparar para o vestibular e ingressar no curso escolhido.

O cursinho online nasceu em 2013 com o objetivo de democratizar o acesso à educação no país, oferecendo uma plataforma intuitiva para auxiliar a vida dos estu-dantes em fase pré-vestibular e de alunos do ensino médio que procuram por reforço escolar.

A plataforma já conta com um milhão de alunos cadas-trados e 40 milhões de aulas assistidas. Conheça nos-sas redes sociais:

/stoodibr

/stoodibr

/stoodinoface

/stoodibr

Organizadores:Camila PereiraDaniel LiebertGiovana AlfredoGustavo UeharaLaura Loyo

Conteúdo:Cecília IkedoLarissa Calazans

Revisão:Giovana AlfredoLuiz Serpa

Diagramação:Márcia Nickel

2017

Copyright (c) 2013 - 2017 Stoodi Ensino e Treinamento a distância LTDA - EPP

Todos os direitos reservados | CNPJ 19.292.023/0001-45 | Avenida São Luis, 165 - Centro - São Paulo -

CEP 01046-001

Homepage: https://www.stoodi.com.br/