20
Manhã Tarde Noite Escola: Nome: Turma: N o : Ensino Médio Ensino Médio Simulado IV 3 a Série INSTRUÇÕES: LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Inicialmente, confira sua prova. Ela deve conter 90 testes, cada um com cinco alternativas. 2. Com a prova, você deve receber uma folha de respostas, a qual deve ser preenchida totalmente. 3. Cada teste tem apenas uma alternativa correta. Assinale-a com um X, lembrando-se de não deixar nenhum teste sem resposta, pois não serão descontadas as respostas erradas. 4. SERÁ ANULADA A QUESTÃO NA QUAL FOREM MARCADAS MAIS DE UMA ALTERNATIVA. 5. A duração da prova é de 5 horas. Boa Prova!

Ensino Médio Simulado IV - escolaeducarte.com.br · Na figura, as retas r, s e t são paralelas e as medidas ... é em graus a medida do ângulo AB^ C? a) 19 b) ... Observe as afirmações

Embed Size (px)

Citation preview

Manhã

Tarde

Noite

Escola:

Nome:

Turma: No :

Ensino MédioEnsino Médio

Simulado IV3a Série

INSTRUÇÕES: LEIA COM MUITA ATENÇÃO

1. Inicialmente, confira sua prova. Ela deve conter 90 testes, cada um com cinco alternativas.

2. Com a prova, você deve receber uma folha de respostas, a qual deve ser preenchida totalmente.

3. Cada teste tem apenas uma alternativa correta. Assinale-a com um X, lembrando-se de não deixar nenhum teste sem resposta, pois não serão descontadas as respostas erradas.

4. SERÁ ANULADA A QUESTÃO NA QUAL FOREM MARCADAS MAIS DE UMA ALTERNATIVA.

5. A duração da prova é de 5 horas.

Boa Prova!

Simulado IV – 3S 2 4o Bimestre – 2008

MATEMÁTICA

1. Quantos são os triângulos de diferentes tamanhos na figura abaixo?

a) 24b) 22 d) 16c) 20 e) 7

2. Se x e y são inteiros e (y – 1)x + y = 43, qual é a soma dos possíveis valores de x?

a) 19b) 17 d) – 45c) 0 e) – 54

3. O polinômio P = ax3 + ax2 + bx + 12 é divisível por x + 2 e por x – 3. Qual é o resto na divisão de P por x – 1?

a) 16b) 17 d) 19c) 18 e) 20

4. A função f, de domínio R, satisfaz para todo x a equação f(1 – x) + 2 ◊ f(x) = 3x. O valor de f(0) é:

a) –1b) –2c) 1d) 2e) 0

5. Na figura, as retas r, s e t são paralelas e as medidas (em graus) dos ângulos indicados constituem a progressão aritmética crescente (a, b, c, d), na qual a = 50 e c < 90.

Sabendo que d assume o maior valor inteiro possível, qual é em graus a medida do ângulo AB̂ C?

a) 19

b) 593

d) r = 613

c) 20 e) 21

6. Determine a área do losango ABCD da figura.

Nela, ABCD é um retângulo inscrito na circunferência de centro O e M, N, P e Q são os pontos médios dos lados.

a) 60b) 80 d) 130c) 120 e) 169

7. A área total de um cubo é 5 400 cm2. O cubo é decomposto em cubos menores idênticos. Cada cubo menor tem volu-me 216 cm3. Quantos são os cubos menores?

a) 25b) 125 d) 180c) 164 e) 216

8. Na figura, a região sombreada é limitada pelo eixo-x e pelas retas y = x e y = –2x + 3.

Simulado IV – 3S 3 4o Bimestre – 2008

Qual é a área da região sombreada?

a) 34

b) 32

c) 94

d) 1

e) 104

9. Três dados são lançados simultaneamente e a soma dos resultados é 7. Qual é a probabilidade de que dois dados apresentem o mesmo resultado?

a) 17

b) 15

c) 25

d) 35

e) 45

10. O número de soluções da equação sen 2x = cosx no inter-valo [0; 2p], é:

a) 0b) 1c) 2d) 3e) 4

11. Os números log(a3b7), log(a5b12) e log(a8b15) são, nessa or-dem, os três primeiros termos de uma progressão aritméti-ca na qual o 12o termo é logbn, n, inteiro e positivo. Qual o valor de n?

a) 40b) 56c) 76d) 112e) 143

GrAMÁTICA

Leia o texto a seguir para responder à questão 12.

Butantã aguarda aval da Anvisa parafabricar fármaco que salva bebês

Já está pronta para entrar em operação a primeira fábrica brasi-leira de surfactante pulmonar, criada pelo Instituto Butantã, em São Paulo. Com capacidade para produzir 100 mil doses anuais do medicamento, a planta irá abastecer o Ministério da Saúde,

que repassará gratuitamente o produto para as unidades de tera-pia intensiva neonatais de maternidades e hospitais públicos de todo o país. Espera-se que a distribuição tenha impacto nos índi-ces de mortalidade infantil. Atualmente, cerca de 36 mil crianças recém-nascidas, a maioria prematuras, morrem no Brasil da cha-mada síndrome do desconforto respiratório (SRD). Essa doença se caracteriza pela deficiência de surfactante pulmonar, substância natural que protege os alvéolos pulmonares, mas só é produzida adequadamente no final da gravidez – metade dos nascidos an-tes das 32 semanas de gestação (8 meses) apresenta o problema. Quando o bebê nasce prematuro e os alvéolos não se abrem, é preciso aplicar uma dose de surfactante na traquéia prontamente. “Para salvar a criança, o medicamento precisa estar disponível logo após o nascimento”, diz Flávia Saldanha Kubrusly, pesquisa-dora do Centro de Biotecnologia do Instituto Butantã. (...)

(http://folhapaulistana.com/atualidade.html)

12. Morfologicamente, as palavras em destaque no texto são, respectivamente:

a) pronome relativo, conjunção, conjunção.b) conjunção, conjunção, conjunção,c) pronome relativo, conjunção, pronome relativo.d) pronome indefinido, pronome relativo, conjunção.e) pronome relativo, pronome relativo, pronome relativo.

Leia o próximo texto para responder às questões 13 e 14.

ResenhasConsumismo apático

Filme reflete sobre consumo e questiona apelo fetichista do mercado na decisão de compra de produtos pelo consumidor. Por Nereide Cerqueira Um supermercado bran-co que, ao invés de produ-tos, vende caixas vazias com dizeres que vão desde slo-gans famosos até frases de auto-ajuda. Esse é o cenário predominante de 1,99 - Um supermercado que vende pa-lavras. Não se trata de um filme comum. Ao contrário, a crítica o caracteriza com adjetivos que variam de “diferente” ou “estranho” até “entediante” ou “falso”. Apesar das percepções, que vão do amor ao ódio, não se pode negar que o filme leva à reflexão sobre a sociedade de consumo na qual estamos imersos e sobre o porquê de nossa apatia e pas-sividade perante os apelos da publicidade. Dirigido por Marcelo Masagão, 1,99 foi concebido depois da leitura do livro Sem logo, de Naomi Klein, que trata da necessidade das grandes marcas se fetichizarem cada vez mais, e diz que o slogan é mais importante que o produto em si. No caso do filme, o preço 1,99 e as “pala-vras” escritas nas embalagens acabam sendo mais importantes do que os próprios produtos. Os personagens-consumidores são apáticos, parecem robôs direcionados, influenciados pelos dizeres que são lidos nas prate-leiras: “seja você mesmo”, “você é único”, “você conhece, você confia”. O que se vende é a realização dos desejos, sejam eles

Simulado IV – 3S 4 4o Bimestre – 2008

consumíveis ou não. Seqüências sem cortes, com a luz vinda de baixo, dão o tom impessoal e asséptico que contribui para a sensa-ção de estranhamento que se tem ao assistir o filme. (...)

(http://www.comciencia.br/comciencia/ ?section=8&tipo=resenha&edicao=36)

13. Relacione as frases com os vícios de linguagem que po-dem ser encontrados nelas e depois assinale a alternativa correta:

(1) Neologismo (2) estrangeirismo (3) Solecismo

( ) “Um supermercado branco que, ao invés de produtos, vende caixas vazias com dizeres que vão desde slogans famosos até fra-ses de auto-ajuda”

( ) “1,99 foi concebido depois da leitura do livro Sem logo, de Naomi Klein, que trata da necessidade das grandes marcas se fe-tichizarem cada vez mais”

( ) “...contribui para a sensação de estranhamento que se tem ao assistir o filme.”

a) 2,1,3b) 2,3,1c) 3,1,2d) 3,2,1e) 1,3,2

14. No terceiro parágrafo desse texto, a partícula “se” é, res-pectivamente:

a) conjunção condicional – partícula apassivadora. b) partícula apassivadora – partícula apassivadora.c) pronome reflexivo – conjunção integrante.d) índice de indeterminação do sujeito – pronome reflexivo.e) conjunção integrante – partícula apassivadora

Leia o texto a seguir para responder à questão 15.

Transposição do velho Chico é uma idéia antiga

"Rio de Integração Nacional", o São Francisco atravessa cinco estados

A idéia da transposição das águas do Rio São Francisco é tão an-tiga quanto polêmica. Desde 1838, quando foi criado o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, a interligação das bacias do rio com mananciais intermitentes do Nordeste Setentrional (Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco) começou a ser es-tudada. A grande seca de 1885 impulsionou os primeiros proje-tos, que não foram adiante, segundo consta no documento “Da Transposição das Águas do Rio São Francisco à Revitalização da Bacia: As Várias Visões de um Rio”, de autoria da engenheira química Renata Andrade.

(http://www3.atarde.com.br/especiais/futurodaagua/ideiantiga.htm)

15. Observe as afirmações a respeito desse texto e escolha a alternativa correta.

I. “A grande seca de 1885” tem a mesma função sintática de “desde 1838”.

II. “As várias visões de um rio” tem a mesma função sintá-tica de “tão antiga quanto polêmica”.

III. “os primeiros projetos” tem a mesma função sintática de “no documento”.

a) Todas as afirmações estão corretas.b) Todas as afirmações estão incorretas.c) Apenas as afirmações I e II estão incorretas.d) Apenas as afirmações I e III estão corretas.e) Apenas as afirmações II e III estão corretas.

Leia a letra de música a seguir e responda às questões 16 e 17.

À Primeira Vista

Composição: Chico CésarQuando não tinha nada eu quisQuando tudo era ausência espereiQuando tive frio tremiQuando tive coragem liguei

Quando chegou carta abriQuando ouvi Prince danceiQuando o olho brilhou, entendiQuando criei asas, voei

Quando me chamou eu vimQuando dei por mim tava aquiQuando lhe achei, me perdiQuando vi você, me apaixonei

Quando não tinha nada eu quisQuando tudo era ausência espereiQuando tive frio tremiQuando tive coragem liguei

Quando chegou carta abriQuando ouvi Salif Keita danceiQuando o olho brilhou, entendiQuando criei asas, voei

Quando me chamou eu vimQuando dei por mim tava aquiQuando lhe achei, me perdiQuando vi você, me apaixonei

Daniela Mercury

16. Todos os versos da canção constituem períodos que têm a mesma construção sintática. Identifique-a.

a) Oração subordinada adverbial condicional.b) Oração subordinada adverbial comparativa.c) Oração subordinada adverbial conformativa.d) Oração subordinada adverbial temporal.e) Oração subordinada adverbial concessiva.

17. Releia a canção e escolha a alternativa cuja figura de lin-guagem não é expressa no texto.

a) Anáfora.b) Metáfora.

Simulado IV – 3S 5 4o Bimestre – 2008

c) Antítese.d) Barbarismo.e) Vulgarismo.

FísICA

18. Uma das cordas de uma harpa tem comprimento igual a 50 cm. O maior comprimento de onda estacionária que um músico pode estabelecer nessa corda, em cm, é:

a) 12,5b) 25c) 50d) 100e) 200

19. A figura a seguir mostra uma onda estacionária em um tubo de comprimento L = 5 m, fechado em uma extremidade e aberto na outra. Considere que a velocidade do som no ar é 340 m/s. A freqüência do som emitido pelo tubo, em hertz, é de:

L

a) 34

b) 68

c) 85

d) 136

e) 170

20. Uma fonte de energia térmica, de potência constante e igual a 20 cal/s, fornece calor a uma massa sólida de 100 g de determinada substância. O diagrama a seguir mostra a variação de temperatura em função do tempo.

150

50

0 50 150 170

θ(oC)

t(s)

O tempo necessário para que 80 g da mesma substância sejam aquecidas de 86 ºF a 392 ºF, utilizando-se a mesma fonte de calor é de:

a) 120 sb) 160 sc) 170 sd) 190 se) 210 s

21. Analise o cartum a seguir.

De acordo com a situação exibida no cartum, a lupa possui uma lente:

a) convergente e as provas estão localizadas no ponto an-tiprincipal.

b) convergente e as provas estão localizadas no foco.c) convergente e a janela está localizada no ponto anti-

principal.d) divergente e as provas estão localizadas no foco.e) divergente e as provas estão localizadas entre o ponto

antiprincipal e o foco.

22. Um garoto de massa igual a 30 kg está parado, sentado em seu carrinho de 10 kg, quando seu cachorro, de 20 kg de massa, vem correndo e pula em seu colo. Sabendo que o carrinho com os dois passa a ter uma velocidade de 0,5 m/s, a velocidade do cachorro antes de ser apanhado pelo dono, considerando-a na direção horizontal era de:

a) 3,5 m/sb) 3,0 m/s d) 2,0 m/sc) 2,5 m/s e) 1,5 m/s

23. Algumas pessoas que pretendem fazer piquenique param no armazém ao pé de uma montanha e compram comida, inclusive sacos de salgadinhos. Elas sobem a montanha até o local do piquenique. Quando descarregam o alimen-to, observam que os sacos de salgadinhos estão inflados como balões. Por que isso ocorre?

a) Porque, quando os sacos são levados para cima da montanha, a pressão atmosférica nos sacos é aumen-tada.

b) Porque a diferença entre a pressão do ar dentro dos sacos e a pressão reduzida fora deles gera uma força resultante que empurra o plástico do saco para fora.

c) Porque a pressão atmosférica ao pé da montanha é menor que no alto da montanha.

d) Porque quanto maior a altitude maior a pressão.e) Porque a diferença entre a pressão do ar dentro dos sa-

cos e a pressão aumentada fora deles gera uma força resultante que empurra o plástico para dentro.

Simulado IV – 3S 6 4o Bimestre – 2008

24. Suponha que, do eixo das articulações dos maxilares até os dentes da frente (incisivos), a distância seja de 8 cm e que o músculo responsável pela mastigação, que liga o maxilar à mandíbula, esteja a 2 cm do eixo, conforme o esquema.

2 cm

8 cm

músculo incisivo

Se a força máxima que o músculo exerce sobre a mandíbu-la for de 1 200 N, o módulo da força exercida pelos dentes da frente, uns contra os outros, em N, é de:

a) 200b) 300c) 400d) 800e) 1 000

25. Três cargas puntiformes, de valores +2Q, +Q e –2Q, estão localizadas em três vértices de um losango, do modo indi-cado na figura a seguir.

+Q

+2Q –2Q

5

43

12

Sabendo-se que não existem outras cargas elétricas pre-sentes nas proximidades desse sistema, qual dos vetores mostrados na figura representa melhor o campo elétrico no ponto P, quarto vértice do losango?

a) 1b) 2c) 3d) 4e) 5

26. Um bloco de 1 kg, preso a uma mola de constante elástica 800 N/m e massa desprezível, oscila sobre um plano hori-zontal sem atrito com amplitude A = 0,5 m. No instante em que a energia cinética do bloco se iguala à energia poten-cial da mola, a velocidade do bloco vale:

a) 10 m/sb) 20 m/sc) 30 m/sd) 40 m/se) 50 m/s

27. Uma locomotiva, que desenvolve uma aceleração de 2 m/s2, puxa três vagões ao longo de uma ferrovia retilínea, confor-me a figura.

3 2 1

Desconsiderando-se os atritos, se o vagão 3 tem peso de 2 ¥ 104 N, a força exercida sobre ele pelo vagão 2 é:

Dado: (g = 10 m/s2)

a) 4 ¥ 104 Nb) 1 ¥ 104 Nc) 4 ¥ 103 Nd) 2 ¥ 103 Ne) 1 ¥ 103 N

28. A figura a seguir ilustra um jogador de basquete no momento em que ele faz um arremesso bem-sucedido. A bola, ao ser arremessada, está a uma distância horizontal de 6,0 m da cesta. Ela sai das mãos do jogador com uma velocidade de módulo 6 2 m/s fazendo um ângulo de 45° com a horizon-tal. A cesta está fixada a uma altura de 3,0 m em relação ao piso. Desprezando-se a resistência do ar e considerando-se g = 10 m/s2, a altura a partir da qual a bola foi arremes-sada foi de:

45o

6,0 m

3,0 m

a) 2,3 mb) 2,2 mc) 2,1 md) 2,0 me) 1,9 m

LITErATurA

29. Já vai andando a récua dos homens de Arganil, acompa-nham-nos até fora da vila as infelizes, que vão clamando, qual em cabelo, Ó doce e amado esposo, e outra protes-tando, Ó filho, a quem eu tinha só para refrigério e doce

Simulado IV – 3S 7 4o Bimestre – 2008

amparo desta cansada já velhice minha, não se acabavam as lamentações, tanto que os montes de mais perto respon-diam, quase movidos de alta piedade (...)

(José Saramago, Memorial do convento.)

Em muitas passagens do trecho transcrito, o narrador cita textualmente palavras de um episódio de Os Lusíadas, vi-sando criticar o mesmo aspecto da vida de Portugal que Camões, nesse episódio, criticava. O episódio camoniano e o aspecto criticado são, respectivamente:

a) o Velho do Restelo; a posição subalterna da mulher na sociedade tradicional portuguesa.

b) Aljubarrota; a sangria populacional provocada pelos empreendimentos coloniais portugueses.

c) Aljubarrota; o abandono dos idosos em virtude dos em-preendimentos bélicos, marítimos e suntuários.

d) o Velho do Restelo; o sofrimento popular decorrente dos empreendimentos dos nobres.

e) Inês de Castro; o sofrimento feminino causado pelas perseguições da Inquisição.

30. Observe o texto a seguir.ra terra terrat erra terrate rra terrater ra terraterr a terraterra terraraterra terraraterra terraraterra terraraterra terraraterra

Pela construção do poema, a que estética pode-se dizer que ele se filia?a) Parnasiana, pelo cuidado com a forma e pela descritivi-

dade.b) Simbolista, pela correspondência entre a musicalidade

e a palavra.c) Romântica, pela exaltação da natureza pátria.d) Da “Geração de 45”, pelo preciosismo verbal.e) Concretista, pela relação entre poesia e objetualidade

visual.

31. Entre as várias tendências da literatura contemporânea, é incorreto afirmar que:

a) a poesia se caracteriza pela variedade de abordagens e pela assimilação de legados estéticos do passado.

b) o romance é a principal manifestação literária, carac-terizando-se pelo retorno a concepções tradicionais de narrativa (linearidade, veracidade da matéria narrada).

c) o conto contemporâneo tende à maior condensação e reflete, de certo modo, a ânsia de simultaneidade típica da sociedade moderna.

d) há maior permeabilidade entre os conceitos de poesia e prosa, bem como de “literário” e “não-literário”.

e) tem sido comum a recorrência a épocas históricas re-centes na tentativa de compreendê-las.

32. Sobre o seu romance Gaibéus, Alves Redol afirma, na epí-grafe, que “este romance não pretende ficar na literatura como obra de arte”. Em que contexto da época da literatura portuguesa essa afirmação se encontra?

a) Neo-Realismo.b) Orfismo.c) Simbolismo.d) Surrealismo.e) Presencismo.

33. O seguinte texto foi extraído do blog do escritor Marcelino Freire (www.eraodito.blogspot.com).

(27.06.2008)NONADA

Pôstes que o senhor viu foram de mentira de escritor não. Ora veja. Alvejei ir a Parati já no domingo, irei na terça. Por meu acerto. Todo ano isso faço, gosto; desde a primeira Festa da cidade. Daí, vieram me chamar. Causa duma homenagem: ao amigo Antonio Nóbrega. Segunda agora, na Câmara de São Paulo. Me disseram; eu não quis nem pensar. Claro que vou lá, ser um dos oradores. Determinaram — para eu falar. Do Nóbrega. Que vai rir certas risadas. De honra. Nas mãos, o título de Estrela Paulistana. Cidadão das Terras Al-tas. Sem contar a Fabiana Cozza. Toda prosa, vai gravar extras do DVD. Amanhã e depois de amanhã. Cedi. Não tenho abusões. Isto é o certão. Uns querem que não seja. Toleima. Mais importante que a literatura é a cerveja. Eu volto ainda por aqui. Prometo. Antes de ir, desejo parabém. Pelos seus cem. Sem fim. E sem tamanho. Então? Que-Diga? Doideira. Essa fantasiação? Quero nem saber. PQP. Ao diabo os seca-pimentas de plantão. Pão ou pães, é questão de opi-niães. Fique o senhor com a minha estima. E com o que se tem de melhor. A amizade que se tem. No cu do mundo um coração. Enfim, assado, saravá, amém! Fui.

Qual é o procedimento, adotado pelo autor, predominante no texto?

a) A alusão a personagens literários.b) A fusão entre linguagem literária e científica.c) A intertextualidade.d) O uso de metáforas polissêmicas.e) O uso de linguagem vulgar.

34. Sobre a literatura brasileira dos últimos decênios, fazem-se as seguintes afirmações:

I. De certa maneira, as obras de ficção seguem as trilhas consolidadas pela prosa de Clarice Lispector e de Gui-marães Rosa.

II. Encontram-se as mais diversas influências: do marxis-mo, do existencialismo sartriano, da psicanálise, da lin-güística moderna, entre outras.

III. O período da Ditadura Militar deu origem a obras que contestam ou interrogam a situação social brasileira, como Não verás país nenhum e Viva o povo brasileiro.

IV. Na poesia, observam-se influências de todas as corren-tes ou tendências que dominaram a arte poética ao lon-go do século XX, desde o vanguardismo dos primeiros modernistas até o Concretismo.

Simulado IV – 3S 8 4o Bimestre – 2008

V. Observa-se um conflito entre o coloquialismo como re-gistro literário e a manutenção de um registro lingüístico mais erudito, mas já não há um padrão a ser seguido.

Quais afirmações estão corretas?

a) Apenas a I. b) Apenas a II. c) Apenas I e II. d) Apenas III e V. e) Todas estão corretas.

QuíMICA

Texto para as questões de 35 a 37.

A queima completa da madeira, (C6H10O5)n, produz gás carbônico e água: o resíduo dessa combustão é a cinza que contém vários compostos minerais.

Quando a madeira é queimada parcialmente, resulta o carvão como um dos produtos. Essa queima parcial acontece quando a combustão é feita com menor quantidade de ar.

Se aquecermos a madeira em lugar fechado, ocorre, no iní-cio, a liberação de água nela impregnada. Aumentando-se a tem-peratura, começa a decomposição das substâncias ali presentes. Muitos produtos resultantes do aquecimento da madeira são com-bustíveis (gás de madeira), outros são utilizados como fungicidas, plastificantes etc.

O resíduo da decomposição térmica da madeira é o carvão vegetal, que é muito utilizado como combustível doméstico, es-pecialmente em regiões desprovidas de carvão mineral. O carvão vegetal serve como combustível industrial e pode ser emprega-do como redutor em processos metalúrgicos e na fabricação de pólvora. Ele contém cerca de 90% de carbono livre, o restante é constituído por substâncias orgânicas não decompostas no aque-cimento, além de alguns sais minerais.

(Adaptado de: GEPEQ. Interações e transformações – Livro de Laboratório. vol. 1, 1998.)

35. Acerca do processo de queima da madeira mencionado no texto, examine as afirmações a seguir.

I. Para iniciar a reação de queima da madeira é neces-sário o fornecimento de energia, o que caracteriza uma reação exotérmica.

II. Um dos produtos da queima parcial da madeira é o carvão.

III. O carvão vegetal, resíduo gerado pela decomposição térmica da madeira é pouco utilizado como combustí-vel, pois contém 90% de impurezas.

IV. Existem muitas substâncias envolvidas na queima da madeira. Entre as citadas ao longo do texto estão pre-sentes três substâncias compostas e uma simples.

Quais afirmações estão corretas?

a) I, II e IV.b) II e IV. c) I e III.

d) II e III.e) Todas estão corretas.

36. Sabendo que a queima completa da madeira produz gás carbônico e água, assinale a alternativa que contém a equação química que representa esse processo.

a) n C6H10O5 + 17n O2 → 6n CO2 + 5n H2O

b) n CH4 + 4n O2 → n CO2 + 2n H2O

c) n C6H10O5 + 3n O2 → 6n CO + 5n H2O

d) n C6H10O5 + 6n O2 → 6n CO2 + 5n H2O

e) CH4 + 2 O2 → CO2 + 2 H2O

37. Uma das aplicações do carvão vegetal mencionada no texto reside no seu emprego como redutor em processos metalúrgicos, como na obtenção do ferro, que pode ser re-presentado pela seguinte equação química:

2 6 3 42 3 2Fe O s C s O g Fe sério de ferro carbono

( ) ( ) ( ) ( )min + + Æ ++ 6 2CO g( )

Sabendo que 72 gramas de carbono reagem com 320 gra-mas do minério de ferro, calcule a quantidade necessária de carvão vegetal para reagir com 4 toneladas de minério de ferro, levando em conta o fato de o carvão vegetal conter cerca de 90% de carbono livre. Assinale a alternativa que contém a quantidade de carvão vegetal necessária em qui-logramas.

a) 1 000 kg

b) 500 kg

c) 300 kg

d) 450 kg

e) 900 kg

38. A composição do carvão mineral varia muito, mas uma composição média comum em massa é a seguinte: 80% de carbono, 10% de materiais diversos, 4% de umidade e 5% de matéria volátil.

De sua fração volátil, podem-se obter hidrocarbonetos aro-máticos simples. A fórmula estrutural a seguir representa um dos hidrocarbonetos que pode ser obtido de sua fração volátil:

De uma tonelada de um carvão mineral, que contém 5% de matéria volátil, obteve-se 5 litros do composto representado acima. O rendimento percentual dessa conversão é de:(Densidade do composto: 0,9 g/mL)

a) 2%

b) 8%

c) 9%

Simulado IV – 3S 9 4o Bimestre – 2008

d) 18%

e) 11%Texto para as questões de 39 a 41.

A figura a seguir ilustra a ocorrência de um grave problema ambiental. Uma indústria de fertilizantes lança para o meio ambiente substâncias que contaminam o lençol freático, principalmente tetracloreto de carbono (CCl4). Um químico ambiental, preocupado com esse tipo de contaminação, de-senvolveu uma tecnologia que visa remediar esse tipo de problema. Essa tecnologia consiste em colocar no local con-taminado uma placa permeável com partículas de ferro (Fe).

Fonte de contaminação

Barreira permeável que contém ferro

Amostracontaminada

Amostratratada Lençol freático

(http://cgr.ese.ogi.edu/meri/)

Quando o tetracloreto de carbono, CCl4, entrar em contato com o ferro contido na placa, ocorrerá uma reação química que degradará essa substância, descontaminando assim o lençol freático. As reações químicas que representam esse processo são:

Fe → Fe2+ + 2e– Eo = + 0,44 VCCl4 + 2e– + H+ → CHCl3 + Cl– Eo = + 0,67 V

39. Com base nas informações contidas no texto e no seu conhe-cimento sobre o assunto, considere as afirmações a seguir.

I. As reações químicas contidas nesse processo são rea-ções que envolvem transferência de elétrons.

II. O processo descrito representa uma pilha em que o ferro é o eletrodo negativo (ânodo) e o tetracloreto de carbono é o eletrodo positivo (cátodo).

III. O processo descrito não pode ocorrer naturalmente, pois a reação química não é espontânea.

IV. Nesse processo, o ferro recebe elétrons do tetracloreto de carbono.

Quais afirmações estão corretas?

a) I e II.b) I e III.c) II e III.d) III e IV.e) Todas estão corretas.

40. Assinale a alternativa que contém a equação química glo-bal desse processo e o valor da força eletromotriz (fem) gerada durante a reação química.

a) Fe + CCl4 + H+ → Fe2+ + CHCl3 + Cl– / ∆Eo = + 0,23 Vb) Fe2+ + CCl4 + H+ → Fe + CHCl3 + Cl– / ∆Eo = + 1,11 V

c) Fe + CHCl3 + H+ → Fe2+ + CCl4 + Cl– / ∆Eo = – 0,23 Vd) Fe + CCl4 + H+ → Fe2+ + CHCl3 + Cl– / ∆Eo = – 1,11 Ve) Fe + CCl4 + H+ → Fe2+ + CHCl3 + Cl– / ∆Eo = + 1,11 V

41. Assinale a alternativa que contém o valor da corrente elé-trica gerada quando uma amostra de contaminantes, que contém 462 gramas de tetracloreto de carbono interage com uma placa de ferro por 10 minutos.

(Dados: 1 F = 96500 C = 1 mol e– / Massas molares: CCl4 = 154 g/mol; Fe = 56 g/mol)

a) 57 900 Ab) 9 650 Ac) 965 Ad) 482,5 Ae) 250 A

42. O pH é uma propriedade físico-química importante para a manutenção dos ecossistemas, como lagos e rios, bem como para a manutenção da vida (pH sangüíneo). Qual alternativa apresenta substâncias que, quando dissolvidas em água, fornecerão soluções com pH neutro e ácido, res-pectivamente?

a) NaCl e CH3COONab) NaNO3 e NH4Clc) H2SO4 e NaNO3

d) KOH e HNO3

e) CH3COOH e NaOH

43. A constante de equilíbrio para a dimerização do NO2 é

Kc = 2. Em laboratório são realizadas experiências, nas quais são misturados NO2

e seu dímero.

Experiência NO2 N2O4

1 1 mol/L 3 mol/L

2 4 mol/L 4 mol/L

3 2 mol/L 8 mol/L

Acerca do equilíbrio químico que envolve o NO2 e seu dí-mero, analise as afirmações abaixo.

I. A equação química que representa a dimerização do NO2 é: 2NO2 N2O4

II. As experiências 1 e 2 não atingiram o estado de equilí-brio.

III. A experiência 3 não atingiu o estado de equilíbrio. IV. A experiência 1 atingirá o equilíbrio “caminhando” para

a esquerda, ou seja, no sentido dos reagentes.

Quais afirmações estão corretas?

a) I, II e IV.

b) I e II.

c) II e IV.

d) III e IV.

e) Todas estão corretas.

Simulado IV – 3S 10 4o Bimestre – 2008

44. O metano (CH4) é um dos gases gerados durante a queima da gasolina e sua reação de combustão completa é descri-ta pela seguinte equação química e pelo diagrama abaixo:

CH4(g) + 2O2(g) → CO2(g) + 2H2O(g)

progresso da reação

965

75

CH4+2O2

CO2+2H2Oenta

lpia

(kJ/

mol

)

Sobre esse processo químico, podemos afirmar que:

a) a energia de ativação é igual 890 kJ/mol.b) 2 mols de metano produzem 890 kJ de energia.c) a variação de entalpia é –1 040 kJ/mol, portanto trata-se

de uma reação endotérmica.d) a variação de entalpia é –890 kJ/mol, portanto trata-se

de uma reação exotérmica.e) a variação de entalpia é +890 kJ/mol, portanto trata-se

de uma reação endotérmica.

45. Com o intuito de investigar a quantidade de carbono obti-da a partir da gaseificação de três carvões minerais, foram realizados alguns experimentos que produziram os seguin-tes resultados (tabela e gráfico):

Parâmetro Amostra de carvão

A B C

Energia de ativação (kJ/mol) 266 245 222

Superfície de contato (m2/g) 1,6 2,5 37,3

Conversão de carbono (%)

50

40

30

20

10

00 5 10 15

C

B

A

Velo

cida

de (g

/s)

Comparando-se os resultados dos experimentos, é correto afirmar que:

a) a partir dos resultados obtidos pode-se concluir que a superfície de contato não influencia a velocidade de uma reação química.

b) os aumentos na energia de ativação e na superfície de contato aumentam a velocidade de reação.

c) a taxa de conversão de carbono não depende de forma significativa dos valores da superfície de contato.

d) nenhum dos fatores citados na tabela influencia a velo-cidade da reação.

e) a quantidade de carbono obtida pelas amostras de car-vão (A, B e C), dentro de um mesmo intervalo de tempo, é tal que C > B > A.

HIsTórIA

46. Observe esta imagem.

Nessa pedra de basalto negro está gravado o Código de Hamurábi, conjunto de leis criadas entre 1728 e 1686 a.C, na Mesopotâmia, por um rei do Império:

a) Assírio.b) Sumério.c) Acádio.d) Babilônico.e) Persa.

47. São características da vida grega no sistema gentílico, exceto:

a) a propriedade não podia ser vendida e era coletiva.b) os genos eram economicamente auto-suficientes.c) seu sistema era matriarcal.d) era formado por várias gerações de descendentes com

um ancestral comum.e) chegava a ter centenas de pessoas.

48. A lenda de “Rômulo e Remo” foi a forma encontrada pelos próprios romanos para explicar a origem e a grandiosidade

Simulado IV – 3S 11 4o Bimestre – 2008

de sua cidade. No entanto, podemos explicar o surgimento de Roma de outra maneira, por meio dos seguintes fatores:

a) Por se localizar no alto de uma colina, ao Noroeste da Ásia Menor, próxima ao mar Egeu, a cidade era passa-gem obrigatória para o mar Negro.

b) Graças à excelente posição geográfica e às terras fér-teis, às margens do rio Tibre e cercada por montanhas, Roma enriqueceu rapidamente, tornando-se uma cida-de por volta do século VII a.C.

c) Seu isolamento durante séculos fez com que Roma, ro-deada por uma cordilheira, conseguisse se desenvolver de maneira extraordinária, graças à fertilidade das ter-ras que a cercavam.

d) Fundada às margens do mar Mediterrâneo, Roma pos-suía no século VII a.C. o mais movimentado porto da Antigüidade, que atraía fenícios, gregos e etruscos, em busca de sal, gado e produtos agrícolas.

e) Voltada para a guerra desde a sua fundação, Roma desenvolveu-se a partir da hegemonia que conquistou no mar Mediterrâneo, conhecido como “Mare Nostrum”, momento em que se tornou uma grandiosa cidade, dei-xando de ser uma aldeia.

49. A palavra “ícone” vem do grego (eikón) e significa “imagem”. Os ícones foram a grande expressão artística do cristianis-mo até a guerra iconoclasta em 726. São características desse conflito, exceto:

a) para limitar a popularidade e a autoridade dos monges, em 726 o Papa proibiu a iconoclastia, iniciando um con-flito com o imperador Leão III.

b) a guerra iconoclasta representou o início da separação entre a Igreja do Ocidente e a do Império Bizantino.

c) o conflito iniciou-se com a proibição da adoração dos ícones.

d) os ícones eram confeccionados pelos monges, que se tornaram muito populares em todo Império Bizantino.

e) essas imagens planas da figura de Cristo, da Virgem Maria ou de santos eram adoradas e consideradas mi-lagrosas.

50. O Novo Mundo transformava-se em um lugar de comprova-ção da superioridade da cultura européia. Era necessário construir uma igreja em cima de uma pirâmide indígena. Não podia ser ao lado.

(Silva, Janice Theodoro da. Descobrimentos e Renascimento. São Paulo: Contexto, 1991.)

Considerando-se que o Renascimento e as Grandes Nave-gações ocorreram ao mesmo tempo, a autora defende em seu texto que:

a) os conquistadores europeus, formados predominante-mente por membros da Igreja Católica, pretendiam, em primeiro lugar, destruir a religião dos povos pré-colom-bianos.

b) os europeus destruíam os monumentos artísticos e religiosos dos povos colombianos por temerem sua in-fluencia nos ideais renascentistas.

c) os Grandes Descobrimentos e o Renascimento, embo-ra contemporâneos, devem ser estudados separada-

mente, pois o Renascimento ficou restrito às cidades italianas.

d) o movimento descrito demonstra o interesse dos euro-peus em absorver elementos religiosos da cultura dos povos pré-colombianos.

e) o modo de vida europeu foi transferido para a América, com a destruição da cultura dos povos pré-colombianos para, em seguida, ser reconstruída nos padrões renas-centistas.

51. De 1948 até os dias atuais, ocorreram quatro grandes con-flitos entre judeus de Israel e árabes, especialmente pales-tinos. Assinale a seguir a alternativa correta sobre o conflito que ficou conhecido como “Guerra dos Seis Dias”, o qual ocorreu em 1967.

a) Nesse conflito, Israel invadiu o Líbano para atacar os Palestinos que lá viviam.

b) Foi um conflito em que Israel, ao lado da França e da Inglaterra, invadiu o Egito, permanecendo no país por seis dias, quando foi obrigado a se retirar em virtude das pressões internacionais.

c) Ocorreu durante uma festa judaica, o Yom Kippur, quan-do Israel foi atacado por exércitos do Egito e da Síria.

d) Com o crescimento das tensões entre Israel, Egito, Sí-ria e Jordânia, em 5 de junho, Israel iniciou uma rápida ofensiva contra esses países, que lhe permitiu conquis-tar diversos territórios na região.

e) Por não aceitarem o plano de Partição da Palestina, aprovado pela ONU, os árabes atacaram Israel e reto-maram suas terras.

52.

18/07 – 09h26min.

Coréia do Norte se nega a desfilar com a Coréia do Sul nos Jogos Olímpicos

A relação entre os países se deteriorou nos últimos meses, desde a posse do novo presidente sul-coreano, Lee Myung-Bak.

Essa notícia relata o mal-estar criado durante a abertura dos Jogos Olímpicos de 2008, na China, entre a Coréia do Norte e a Coréia do Sul. Esse fato está associado a:

a) difíceis relações diplomáticas entre os dois países de-correntes de diferenças ideológicas que ainda persis-tem.

b) excelente relação econômica que apenas a Coréia do Sul mantém com a China.

c) acordos entre os dois países, Coréia do Norte e Coréia do Sul, que não foram respeitados quando da aliança po-lítica, às vésperas dos jogos entre a China e a Coréia do Norte.

d) rompimento das relações entre a China e a Coréia do Norte às vésperas do início das Olimpíadas.

e) acusações, infundadas, de espionagem entre membros do comitê olímpico dos dois países.

53. Para trazer bem-domados e disciplinados os escravos, é necessá-rio que o senhor lhes não falte com o castigo, quando eles fazem

Simulado IV – 3S 12 4o Bimestre – 2008

por onde o merecem. Mas, tomando eu ao meu cargo defender a causa dos escravos, contra os senhores, que os maltratam, parece que não devia aprovar que se executasse neles gênero algum de castigo. Assim havia de ser, se os escravos fossem de condição tão branda e bem-domada, que se acomodassem ao que é razão. Mas como eles ordinariamente são voluntários, rebeldes, e viciosos, não é possível que saiam bem-disciplinados sem a disciplina ou o castigo. Logo, merecendo o escravo o castigo, não deve deixar de lho dar o senhor (...) pois é uma das sete obras de misericórdia, que manda castigar aos que erram”.

(Benci, Jorge. Economia cristã dos senhores no governo dos escravos, São Paulo: Grijalbo, 1977.)

Esse texto é um conselho de um padre jesuíta no Brasil aos senhores de engenho, proprietários de escravos. Nes-se documento, o castigo é visto como:

a) algo negativo aos olhos do jesuíta, que pregava a disci-plina e a educação como forma de melhorar as relações entre escravos e senhores.

b) um mal necessário, contrário aos princípios católicos, mas fundamental para o bom funcionamento das rela-ções entre escravos e senhores.

c) algo positivo por parte dos senhores de escravos, que deveriam cuidar da educação de seus escravos, evitan-do que se tornassem excessivamente dóceis e acomo-dados.

d) algo inapropriado aos olhos da Igreja Católica, uma vez que os senhores maltratavam excessivamente seus escravos que não mereciam essa violência, pois eram trabalhadores e disciplinados.

e) uma necessidade para o bom funcionamento das rela-ções entre senhores e escravos, usando para isso justi-ficativas religiosas.

54. Observe esta imagem.

“Abacaxi e Mamão”, óleo sobre tela, do pintor Albert Eckhout, que esteve no Brasil, em Pernambuco, a serviço do governante Maurício de Nassau. Assinale a seguir a al-ternativa que descreve o que essa obra representa.

a) Uma tentativa de Nassau de retratar as riquezas brasi-leiras para melhor explorá-las.

b) Apenas a imaginação de um pintor europeu que não entrou realmente em contato com a flora brasileira.

c) Um investimento de Nassau, que estimulava a produ-ção artística nos domínios holandeses no Brasil.

d) A obra em questão não pertence ao desenhista Albert Eckhout, que pintava apenas tipos humanos.

e) A distância dos pintores europeus em relação à realida-de brasileira, que era vista de maneira negativa e defor-mada.

55. Em 2008, comemoramos os 50 anos da gravação de “Che-ga de Saudade”, música de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Morais, cantada por João Gilberto, que marca o inicio da Bossa Nova. O chamado “Presidente Bossa Nova”, que governou o Brasil nesse período (1956–1961) era:

a) Jânio Quadros.b) Juscelino Kubitschek.c) Getúlio Vargas.d) João Goulart.e) Fernando Henrique Cardoso.

56. Entre 1985 e 1999, a cada novo presidente brasileiro, tí-nhamos novos planos para a recuperação econômica do país. Assinale a alternativa que relaciona incorretamente o presidente a seu plano econômico.

a) Fernando Collor de Mello: Substituição do Cruzado Novo pelo Cruzeiro, com o bloqueio do dinheiro das contas bancárias.

b) José Sarney (Plano Verão): Substituição do Cruzado pelo Cruzado Novo com o congelamento de preços e salários.

c) Fernando Collor de Mello (Plano de Metas): Substitui-ção do Cruzado pelo Real, e descongelamento de pre-ços e salários para dinamizar a economia.

d) José Sarney (Plano Cruzado): Substituição do Cruzeiro pelo Cruzado e congelamento de preços por um ano.

e) Itamar Franco: Substituição do Cruzeiro Real pelo Real e alta dos juros para incentivar a entrada de dólares no país.

BIoLoGIA

57. Suponha uma célula eucarionte, com 2n = 2, que foi cul-tivada por muitas gerações em um meio de cultura que continha apenas N14 nos nucleotídeos. No período G2 da interfase, essa célula foi transferida para um novo meio que continha apenas nucleotídeos com N15 e nesse novo meio a célula sofre apenas uma mitose. Ao final dessa divisão, espera-se encontrar:

a) todas as células com moléculas de DNA que contêm apenas N14 em sua constituição.

b) todas as células com moléculas de DNA que contêm apenas N15 em sua constituição.

c) todas as células com moléculas de DNA que contêm uma hélice com N15 e uma hélice com N14.

d) metade das células com moléculas de DNA que contêm apenas N15 e outra metade, que contêm apenas N14.

Simulado IV – 3S 13 4o Bimestre – 2008

e) metade das células com moléculas de DNA híbridas, com N14 e N15, outra metade que com apenas um dos tipos de nitrogênio.

Leia o texto a seguir para resolver as questões 58 e 59.

Em 1856, Louis Pasteur foi confrontado com um problema das indús-trias de produção de álcool (etanol) a partir da fermentação dos açú-cares da beterraba. Por vezes, verificava-se que, em algumas cubas, a beterraba triturada não se transformava em etanol e acabava mesmo por azedar, devido à acumulação de ácido láctico. Na tentativa de resolver esse problema, Pasteur recolheu duas amostras:Amostra 1 – líquido recolhido de uma cuba onde se formou etanol.Amostra 2 – líquido recolhido de uma das cubas cujo conteúdo azedou. Essas amostras foram observadas ao microscópio. Na amostra 1, Pasteur encontrou apenas leveduras (fungos unicelulares). Na amostra 2, observou um pequeno número de leveduras e um gran-de número de bactérias. Em observações posteriores, Pasteur confirmou que só se verifi-cava a presença de bactérias nas cubas cujo conteúdo azedava e que o número de bactérias era tanto maior, quanto mais azedo o conteú-do da cuba. Quando terminou a investigação, Pasteur concluiu que as leveduras utilizavam o açúcar da beterraba para produzir etanol, e que as bactérias o utilizavam para produzir ácido láctico.

58. Pasteur concluiu que a presença de células vivas é funda-mental para a ocorrência de fermentação.

Selecione a alternativa que completa corretamente a afir-mação a seguir.

Para poder chegar a essa conclusão, foi necessário com-parar as observações das amostras 1 e 2 com a observa-ção de uma amostra de beterraba triturada (mantida em cuba tapada, a temperaturas favoráveis à ocorrência de fermentação) que:

a) tivesse sido submetida à filtração para remover as célu-las vivas.

b) fosse retirada de uma cuba onde se tivesse obtido etanol.c) fosse retirada de uma cuba cujo conteúdo tivesse aze-

dado.d) tivesse tanto leveduras quanto bactérias.e) tivesse apenas bactérias.

59. Com os conhecimentos que se tem hoje, depois de analisar o experimento feito por Pasteur, foram feitas as afirmações a seguir.

I. A produção de etanol e ácido láctico é aeróbia, com alto rendimento energético.

II. Se as beterrabas trituradas ficassem em meio aerado, a produção de etanol e ácido láctico seria muito maior.

III. A respiração fermentativa é realizada no interior das mi-tocôndrias, das leveduras e das bactérias.

IV. As leveduras são organismos facultativos que realizam, preferencialmente, respiração aeróbica, em um meio rico em O2, e respiração anaeróbica em um meio pobre em O2.

Podemos concluir que:

a) todas as frases estão corretas.b) todas as frases estão erradas.

c) apenas três frases estão corretas.d) apenas duas frases estão corretas.e) apenas uma frase está correta.

60. Uma doença humana específica é determinada por um ale-lo cujo locus se encontra no cromossomo X.

Suponhamos a hipótese de duas irmãs, uma afetada por essa doença e a outra sadia, que são filhas de um casal em que a mulher é sadia e o homem é acometido por essa doença. Com essas informações, podemos concluir que:a) a mãe é normal homozigota.b) a doença é determinada por gene localizado no cro-

mossomo Y e não no X.

c) a doença é determinada por gene recessivo.

d) a doença pode ser determinada por gene recessivo ou dominante, não é possível concluir com os dados apre-sentados.

e) o gene da doença não pode estar no cromossomo X, pois para isso as duas irmãs teriam de ser normais e portadoras do gene, pois o pai é acometido por ela.

61. Observe a seguinte cadeia alimentar.

8

4

1

5

7

6

23

Com base nessa ilustração, é incorreto afirmar que:

a) o aquecimento global deve aumentar a população de insetos e, como conseqüência, pode haver diminuição da produtividade das lavouras e aumento da população de roedores.

b) se for utilizado um defensivo agrícola de efeito cumula-tivo na lavoura, provavelmente, o peixe (2) será o mais afetado, porque ele está no meio aquático, onde o de-fensivo se acumula, e ingere água em abundância para respirar.

c) o rato (4), a garça (5), o peixe (6) e o pássaro (7) ocu-pam o mesmo nível da cadeia alimentar.

Simulado IV – 3S 14 4o Bimestre – 2008

d) a águia (8) é apenas um consumidor terciário.

e) o gafanhoto (1) ocupa o mesmo nível trófico do caramu-jo (3).

62. Assinale, entre as seguintes alternativas, aquela que con-tém substâncias que podem ser absorvidas diretamente pelo intestino delgado, sem precisar sofrer digestão.

a) Água, sais minerais, maltose e lactose.b) Ácidos graxos, álcool, maltose e celulose.c) Vitaminas, lactose, água e peptídeos.d) Vitaminas, aminoácidos, sais minerais e glicose.e) Amido, celulose, proteínas e lipídeos.

63. Observe os animais das figuras A a D a seguir e analise as frases.

A

B

C D

(http://www.learningtreasures.com/suite101/invertebrates.jpg ©Belinda J Mooney & Licensors

I. Os animais A e B pertencem ao mesmo filo porque pos-suem características comuns, como exoesqueleto de quitina.

II. O animal C é um pólipo que está se reproduzindo por estrobilização, processo assexuado também encontra-do na tênia.

III. Os quatro animais esquematizados possuem organelas ou órgãos excretores.

IV. A, B e C pertencem ao mesmo reino, mas não perten-cem ao mesmo filo.

Podemos concluir que:

a) todas as frases estão corretas.

b) apenas três frases estão corretas.

c) apenas duas frases estão corretas.

d) apenas uma frase está correta.

e) todas as frases estão erradas.

64. A figura a seguir representa um modelo clássico de espe-ciação.

Podemos afirmar que a mutação e a seleção natural come-çaram a diferenciar as duas populações:

Populaçãoancestral

Ambiente BAmbiente A

População A População B

Isolamentogeográfico

1o estágio

2o estágio

3o estágio

4o estágio

a) do 1o para o 2o estágio.b) do 2o para o 3o estágio.c) do 3o para o 4o estágio.d) na população ancestral.e) apenas no ambiente A.

65. Duas plantas de mesma espécie e mesma idade foram colocadas por dez dias em dois ambientes diferentes e submetidas a períodos de claridade/escuridão diferentes. A planta 1 recebeu fotoperíodo de 10 horas (10 horas de luz e 14 horas de escuridão). A planta 2 recebeu fotoperíodo de 15 horas (15 horas de luz e 9 horas de escuridão). Após esse tratamento, apenas a planta 1 floresceu.

Através de uma pequena janela, as plantas tiveram seus caules ligados por uma pequena incisão, mas ainda conti-nuaram em ambientes diferentes.

Simulado IV – 3S 15 4o Bimestre – 2008

Depois de alguns dias, a planta 2 também floresceu, mesmo quando a ligação entre os dois caules foi cortada.

alguns diasdepois

exposiçãoa dia curto

exposiçãoa dia longo

exposiçãoa dia curto

caulesseparados

exposiçãoa dia longo

ligação dosdois caules

Foram feitas algumas afirmações após a análise desse experimento. Examine-as a seguir.

I. A planta é de dia curto porque apenas a planta exposta ao fotoperíodo de dia curto floresceu. II. A planta é de dia longo porque 10 horas de luz por dia é considerado um período longo de exposição à luz.III. A ligação entre os caules não é necessária, apenas a proximidade dos dois seria suficiente para induzir o florescimento.IV. A ligação dos dois caules permitiu que o hormônio florígeno, produzido pela planta que recebeu o fotoperíodo indutor, passas-

se para a outra planta, fazendo com que ela também florescesse.

Desse modo, podemos concluir que:

a) todas as frases estão corretas.b) todas as frases estão erradas. d) apenas duas frases estão corretas.c) apenas três frases estão corretas. e) apenas uma frase está correta.

66. Analise a frase a seguir.

A taxa de mutação de algumas bactérias pode variar gran-demente, permitindo que elas respondam a situações de estresse ambiental com mais agilidade.

De acordo com a teoria neodarwinista, a vantagem evoluti-va dessa capacidade seria:

a) o aumento da probabilidade de surgirem mutações fa-voráveis.

b) a constituição de uma linhagem de clones em pouco tempo.

c) a eliminação de conjuntos de genes desfavoráveis da população.

d) o aumento da taxa de síntese protéica nessas bactérias.e) a diminuição da variabilidade genética da população.

67. Algumas plantas de regiões frias e com pouca disponibili-dade de água apresentam as folhas reduzidas a agulhas.

Segundo a teoria darwinista, a morfologia dessas folhas po-deria ser explicada como resultante de:a) necessidade de adaptação individual às alterações de

temperatura.

b) mutações que surgem nos organismos como resposta a verões particularmente secos.

c) seleção determinada pela pouca disponibilidade de água no meio.

d) crescimento lento das folhas, em razão das baixas tem-peraturas em que os seres se desenvolvem.

e) determinismo genético, que induz a mutações adapta-tivas.

GEoGrAFIA

68. Em 2008, o governo chinês reprimiu manifestantes de uma região, que reivindicavam maior autonomia em relação ao governo central. Trata-se de uma região com relevo de ele-vada altitude, com população budista e ocupada pela China desde a década de 1950. A região a que se refere o texto é:

a) Timor Leste.b) Mianmar.c) Aceh.d) Tibete.e) Mongólia Interior.

Simulado IV – 3S 16 4o Bimestre – 2008

69. Assinale a alternativa incorreta sobre o Japão. a) Apresenta alta densidade demográfica.b) Exporta commodities minerais como ferro, cobre e pe-

tróleo.c) Exporta produtos como máquinas industriais e auto-

móveis. d) Tóquio é metrópole global, capital e centro financeiro.e) Caracteriza-se pelo superávit na balança comercial.

70. As regiões destacadas no mapa da Austrália apresentam:

a) zonas florestais equatoriais úmidas com exploração de madeira.

b) concentração populacional, agropecuária e industrial.c) climas áridos e semi-áridos com baixa densidade demo-

gráfica.d) clima tropical e predomínio da mineração.e) zonas temperadas pouco povoadas com pecuária ex-

tensiva.

71. Considere as seguintes características geográficas do Brasil:

subdesenvolvido emergente; grande extensão territorial; poucos problemas climáticos, rios caudalosos e exten-

so litoral; concentração populacional e econômica na faixa lito-

rânea; exportador de commodities minerais e agrícolas, soma-

das a produtos industrializados.

A partir da análise dessas características é adequado prio-rizar as diferentes modalidades de transporte de cargas, na seguinte ordem:

a) hidroviário, ferroviário e rodoviário.

b) rodoviário, ferroviário e hidroviário.

c) rodoviário, ferroviário e aeroviário.

d) rodoviário, dutoviário e ferroviário.

e) ferroviário, dutoviário e rodoviário.

72. A idéia de que o território brasileiro é absolutamente estável geologicamente e, portanto, livre de terremotos, é errônea. A sismicidade brasileira é modesta, se comparada à da re-gião andina, mas é significativa, visto que aqui já ocorreram tremores vinculados às falhas geológicas com magnitude em torno de 5o na escala Richter, como os eventos em Mi-nas Gerais, Ceará e São Paulo em 2008. A baixa sismicida-de brasileira em relação à região andina é explicada por:

a) baixa altitude média do relevo brasileiro, formado pre-dominantemente por planícies e depressões relativas.

b) intensa atividade mineradora e grande número de hi-drelétricas no território brasileiro.

c) estrutura geológica antiga e maior distância em re-lação às bordas leste e oeste da placa tectônica sul-americana.

d) inexistência de atividade vulcânica e proximidade das áreas de contato entre placas tectônicas, fatores que causam os abalos sísmicos de maior intensidade.

e) predomínio de dobramentos modernos cenozóico- terciários na estrutura geológica.

73. Selecione a alternativa correta quanto aos perfis natural e socioeconômico das regiões brasileiras.

Região Perfil natural Perfil econômico

a) Norte Manguezais, clima tropical de altitude, solos férteis e rede hidrográfica modesta.

Pólo industrial de eletrônicos (Manaus), siderúrgicas e petroquímicas.

b) Nordeste Mares de morros semi-áridos, mata atlântica e solos férteis, como a terra roxa.

Predomínio da atividade mineradora com extração de sal, petróleo e urânio.

c) Centro-Oeste

Clima subtropical com estações chuvosa e seca bem definidas com predomínio de planície alagada.

Intensa atividade industrial e agronegócio moderno.

d) Sudeste Vegetação homogênea, clima equatorial e predominância de rios intermitentes.

Densa rede urbana com serviços, turismo, comércio e sistema financeiro sofisticado.

e) Sul Planaltos subtropicais com chuvas bem distribuídas e ocorrência pontual da Mata de Araucária.

Zonas com colonização européia em minifúndios e diversidade das atividades econômicas, industriais e agrárias.

74. A República Popular da China é hoje um país com dois sis-temas econômicos integrados, o socialista e o capitalista. Sobre a economia chinesa e o seu desenvolvimento, anali-se as afirmativas a seguir.

I. A partir da abertura das chamadas Zonas Econômicas Especiais e das Cidades Abertas, a China recebeu ma-ciços investimentos produtivos de transnacionais e pas-sou a ter a economia que mais cresce no mundo.

Simulado IV – 3S 17 4o Bimestre – 2008

II. A produção industrial chinesa tem apresentado cresci-mento e distribuição geográfica homogênea, sendo vol-tada apenas para o mercado interno.

III. Na China, mais da metade da população total vive em áreas rurais, zonas que apresentam menor renda per ca-pita em relação às prósperas zonas urbanas litorâneas.

IV. A liberalização econômica, os baixos custos de mão-de-obra, os incentivos fiscais e o investimento em edu-cação, ciência, tecnologia e infra-estrutura são fatores fundamentais para o alto crescimento econômico chinês.

São corretas as afirmativas:

a) I, II e III.

b) II, III e IV.

c) III e IV.

d) I, III e IV.

e) I e IV.

75. Analise os mapas a seguir, nos quais está esquematica-mente representado o mecanismo da circulação atmosféri-ca geral de uma vasta área do planeta.

InvernoVerão

2

1

1

2

Assinale a alternativa correta quanto ao tipo de clima, à es-tação do ano/tipo de pressão atmosférica/conseqüência (1) e ao tipo de pressão (2).

Tipo de clima 1 2

a) Subtropical Verão com alta pressão: chuvas torrenciais

baixa pressão

b) Tropical de monções

Inverno com alta pressão: chuvas torrenciais

baixa pressão

c) Equatorial Verão com baixa pressão: estiagem

alta pressão

d) Árido Inverno com baixa pressão: estiagem

alta pressão

e) Tropical de monções

Verão com alta pressão: chuvas torrenciais

baixa pressão

76. Região caracterizada pela etnia mongol, intensas tempes-tades de areia, alcançando cidades, fechando aeroportos e provocando doenças respiratórias em larga escala. Assina-le a alternativa que contém o nome dessa área, o tipo de clima, um problema ambiental tradicional na região e o país onde se localiza.

a) Deserto de Xinjiang; clima árido; desertificação; China.

b) Deserto de Atacama; clima semi-árido; intemperismo físico; Coréia do Norte.

c) Deserto de Gobi; clima árido; desertificação; Mongólia. d) Deserto da Ásia Central; clima tropical; sedimentação;

Casaquistão.e) Deserto do Calaari; clima equatorial; erosão; Vietnã.

77. No mapa a seguir, localizam-se áreas de dinamismo econô-mico recente da região Nordeste. No quadro, essas áreas estão relacionadas às possíveis atividades nelas desenvol-vidas.

4

3

2

1

5

Área Atividade

1: Porto de Itaqui (MA) Complexo portuário especializado na exportação de produtos agrícolas como soja, café e açúcar.

2: Juazeiro – Petrolina (BA/PE)

Pólo de fruticultura irrigada (manga, goiaba, uva e vinho).

3: Porto de Suape (PE) Complexo industrial com destaque para a produção de automóveis com incentivos fiscais.

4: Região Metropolitana de Fortaleza (CE)

Território produtor de açúcar, algodão e cacau para exportação.

5: Região Metropolitana de Salvador (BA)

Pólo industrial especializado em eletrônicos para o mercado interno brasileiro.

Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Simulado IV – 3S 18 4o Bimestre – 2008

78. O perfil I-II a seguir representa o relevo e a vegetação de importantes regiões do Brasil.

Assinale a alternativa com o segmento do mapa que corresponde ao perfil.

A

B

C

DE

a) A c) C

b) B d) D e) E

InGLês

Texto para as questões 79 e 80.

For the poor countries, the benefits of lowering fertility are apparent. High fertility rates are leading to extreme local envi-ronmental pressures, water streets, land degradation, overhunting

and overfishing falling farm sizes, deforestation and other habi-tat destruction thereby worsening the grave economic challenges these lands face. High fertility also represents a disaster for the added children ___________, who suffer from profound underin-vestments in education, health and nutrition and are thus far more likely to grow up impoverished. In short, a move to lower fertility rates will mean healthier chil-dren, much faster growth in living standards and reduced environ-mental stressors. (Jeffrey D. Sachs)

(Scientific American. September 2006, p. 42.)

79. According to the text:

a) lower fertility spells disaster for developing regions.

b) the apparent lowering of fertility hides deeper problems in developing regions.

c) high fertility is one cause of smaller farm sizes and the destruction of forests.

d) the destruction of habitats and deforestation are of lesser importance in poor countries.

e) we can reduce environmental impact by impoverishing children.

I II

Simulado IV – 3S 19 4o Bimestre – 2008

80. The correct reflexive pronoun that best completes the space must be_____________.

a) myselfb) yourself d) herselfc) himself e) themselves

Texto para as questões de 81 a 85.

B R A Z I LIf Brazil disappeared from the face of the earth, the rest of humanity would probably miss the Amazon rainforest most. It is on of the world’s biggest reservoirs of carbon dioxide, the principal greenhouse gas, as well as a rain factory for all South America and, possibly, a vital regulator of the world’s weather. If Brazil’s contribution to global warming came only from its vehicles and power plants, it would be a model environmental citizen, thanks to its use of renewable resources. But three-quarters of its carbon emissions come from the destruction of the Amazon, turning the country into one of the top ten polluters. Will Brazil save the world or destroy it? Brazil is still in the process of discovering itself. Agriculture, having conquered much of the savannah of the centre-west, is opening new fronts in the north-east. The old mining centre of Minas Gerais now has a rival in Carajás, in the Amazonian state of Pará. Industry, having converged on the city of São Paulo for much of the 20th century, has been dispersing for decades. Oil has come to the rescue in parts of declining Rio de Janeiro. Brazilians associate space with opportunity, which lures them to their frontiers. This restlessness has devastated the Amazon. Since the 1960s, when military rulers promoted settlement to rid themselves of troublesome social groups and lay claim to a vulnerable part of the country, about 18% of the forest has disappeared. Sometimes the cycle of destruction starts with illegal logging, which etches the first trails into the forest. Land grabbers often follow, or stake their claim to virgin forest by razing and burning the trees and turning the land into pasture. Then come the planters, who replace pasture with more profitable soya, driving the ranchers deeper into the forest. The pioneers outrace the state’s capacity to enforce the law and to exercise its own property rights. Brazil need not chop down the Amazon or destroy the remaining savannahs to expand its agriculture. Most of Brazil’s farmland is pasture, running to some 175 m hectares and occupied by around half a cow per hectare. Crops take up just 63 m hectares. If ranching were made more intensive, crops could expand into empty pasture. Embrapa, the government’s agricultural-research

arm, is promoting integration of crops and cattle, which could multiply the density of the cattle population by five. “ The big problem is to change the mentality of the rancher,” says Embrapa’s Eduardo Assad. Brazil may be huge, but it is not as inexhaustible as Brazilians think.

(The final frontier, from http://www.economist.com/ specialreports/displaystory.cfm? story_id=8952508)

81. Brazil is ranked among the top ten polluters:

a) due to industrial activities, concentrated on São Paulo.b) because of its tropical climate.c) because of its fleet of vehicles and power plants.d) because of its high levels of carbon emissions coming

from the destruction of the Amazon forest.e) because of its high levels of carbon emissions coming

from oil production in Rio de Janeiro.

82. Since 1960, the devastation of the Amazon forest:

a) was completely stopped by military rulers.b) grew slowly because of the dispersion of industrial acti-

vities.c) was 15-20% more likely to occur.d) caused the disappearance of almost half of the forest.e) was accelerated by the creation of new settlements,

sponsored by military rulers.

83. Illegal logging activities ______________________.

The alternative that best completes the space must be:

a) did not exist prior to 1960.b) start sometimes the cycle of forest devastation.c) are the last step in the destruction of the Amazon forest.d) are only due to land grabbers.e) are responsible for 18% of the forest that has disappeared.

84. “This restlessness has devastated the Amazon.”

The correct Passive Voice must be:

a) The Amazon has been devastated by this restlessness.b) The Amazon have been devastated by this restlessness.c) The Amazon has being devastated by this restlessness.d) The Amazon have being devastated by this restlessness.e) The Amazon will have devastated by this restlessness.

85. Eduardo Assad said: “The big problem is to change the mentality of the rancher.”

The correct Reported Speech must be:

a) Eduardo Assad said that the big problem will be to chan-ge the mentality of the rancher.

b) Eduardo Assad said that the big problem would be to change the mentality of the rancher.

c) Eduardo Assad said that the big problem was to change the mentality of the rancher.

d) Eduardo Assad told us that the big problem is to change the mentality of the rancher.

e) Eduardo Assad told us that the big problem is going to change the mentality of the rancher.

Simulado IV – 3S 20 4o Bimestre – 2008

rEdAção

Texto para as questões de 86 a 90.

Nada mudou“Em outros declives semelhantes, vimos, com prazer, progressi-vos indícios de desbravamento, isto é, matas em fogo ou já des-truídas, de cujas cinzas começavam a brotar o milho, a mandioca e o feijão”.(...) “Pode-se prever que em breve haverá falta até de madeira necessária para construções se, por meio de uma sensata economia florestal, não se der fim à livre utilização e devastação das matas desta zona”. “As ervas desse campo, para serem removidas e fertilizar o solo com carbono e extirpar a multidão de insetos nocivos, são quei-madas anualmente pouco antes de começar a estação chuvosa. As-sistimos, com espanto, à surpreendente visão da torrente de fogo ondulando poderosamente sobre a planície sem fim.” “(…) Há a atividade dos homens que esburacam o solo (…) para a extração de metais. (...)” “Infelizmente (…), ávidos da carne do tatu-gali-nha, não ponderam sobre essas sábias disposições. Perseguem-no com tanta violência, como se a espécie tivesse de ser extinta”. “No solo adubado com cinzas das matas queimadas dá boas colheitas (…) Contudo, isso se refere somente à colheita do primeiro ano; no segundo já é menor e, no terceiro, o solo em geral está parcial-mente esgotado e em parte tão estragado por um capim compacto, que a plantação é desfeita …”. “Em parte, haviam sido queima-das grandes extensões das pradarias. Assisti hoje a este fenômeno diversas vezes e, por um quarto de hora, atravessamos campos incendiados, crepitando em altas chamas.” Lendo as citações acima, o leitor pode estar se perguntando de onde elas foram extraídas, até pela linguagem pouco usual, e a que lugares se referem. Poderá imaginar que são trechos de publicações técnicas sobre o meio ambiente, talvez algum relato de um membro de uma ONG ambientalista ou de um viajante de Portugal ou outra coisa qualquer do gênero. Pois bem, não é nada disso. Na verdade, as citações foram extraídas do livro “Viagem no Interior do Brasil” (1976, Editora Itatiaia), do naturalista aus-tríaco Johann Emanuel Pohl. O detalhe que torna as citações mais interessantes para aquelas pessoas preocupadas com o meio am-biente é a época em que foi feita a viagem: entre 1818 e 1819. Isso mesmo, há quase 190 anos! Repito: cento e noventa anos atrás. Triste constatar que, de lá pra cá, não só pouca coisa mudou como retrocedemos em outras. O naturalista viajou pelos estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, Goiás e do Tocantins e descreveu os caminhos por onde passou. (...) O imediatismo, a destruição pela cobiça, a nefanda prática das queimadas, a falta de planejamento e o hábito de es-gotar os recursos para posteriormente mudar o local da destruição são facilmente percebidos ao longo do texto. Na verdade, dada a época em que o relato foi feito, isto não constitui grande surpresa. O mais impressionante é a analogia com os dias atuais. (...) Quase dois séculos se passaram. O discurso ambientalista ganhou força e as ONGs são entidades de peso político extraordinário. Entretan-to, tudo indica que, na prática, nada mudou.

(Rogério Grassetto Teixeira da Cunha, biólogo, doutor em Comportamento Animal pela Universidade de Saint Andrews. JB – Ecológico, ano V, no 71,

dezembro/2007.)

86. Sobre o texto, é correto afirmar que o autor:

a) faz previsões quanto à situação do ecossistema.

b) tira conclusões a partir de suas viagens pelo interior.

c) preocupa-se com a deterioração do ecossistema brasi-leiro.

d) critica a opinião dos observadores estrangeiros sobre o meio ambiente.

e) atribui aos naturalistas a falta de planejamento para a conservação do meio ambiente.

87. Segundo o autor, nas citações iniciais do texto (três primei-ros parágrafos), o leitor poderá identificar:

a) relatos críticos de viagens exploratórias.

b) interesses escusos de organizações ambientalistas.

c) propostas de ocupação do solo pelas comunidades agrícolas.

d) preparação do solo para a produção de biocombustível.

e) viagens exploratórias com vistas ao desenvolvimento sustentável.

88. Na construção do texto, o autor:

a) tece considerações a partir de um monólogo.

b) procura um diálogo com o leitor.

c) desconsidera a interação com o leitor.

d) responsabiliza o leitor pela situação instalada.

e) apresenta solução ao leitor para os fatos constatados.

89. Ao afirmar: “O mais impressionante é a analogia com os dias atuais.” (no último parágrafo), o autor enfatiza a:

a) distância dos acontecimentos no tempo.

b) situação temporária do ecossistema no Brasil.

c) semelhança dos acontecimentos em tempos diferentes.

d) simultaneidade dos fatos históricos citados no texto.

e) diferença do tratamento ambiental brasileiro em épocas distintas.

90. De acordo com a leitura do texto, o par de vocábulos que estabelece uma correlação de causa e efeito é:

a) extinção / preservação.

b) sabedoria / aridez.

c) ponderação / perseguição.

d) conservação / violência.

e) avidez / extinção.