4
DESENVOLVIMENTO ESPECIAL MAGÉ MAIS MÉDICOS PREVENÇÃO JORGE LUIZ / ASCOM MAGÉ Cidade poderá se tornar polo in- dustrial e gerar mais empregos P. 3 P. 4 P. 4 Prefeito negocia em Brasília pa- cote de melhorias para a cidade Defesa Civil prepara Plano de Contingência contra tragédias WWW.MAGE.RJ.GOV.BR ODIA I SÁBADO, 30/11/2013 Empresas Saúde Chuvas NO CAMINHO CERTO Município se destaca como o primeiro do ranking no número de matrículas no sistema do Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego (Pronatec), ficando à frente de 20 cidades fluminenses.

Especial ODia -Novembro

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Confira as notícias deste mês no especial publicado em 30 de novembro de 2013.

Citation preview

Page 1: Especial ODia -Novembro

DESENVOLVIMENTO

ESPECIAL MAGÉ

MAISMÉDICOS PREVENÇÃO

JORG

ELU

IZ/

ASCO

MM

AGÉ

Cidade poderá se tornar polo in-dustrial e gerarmais empregos

P. 3 P. 4 P. 4

Prefeito negocia emBrasília pa-cote demelhorias para a cidade

Defesa Civil prepara Plano deContingência contra tragédias

WWW.MAGE.RJ.GOV.BR ODIA I SÁBADO, 30/11/2013

Empresas Saúde Chuvas

NOCAMINHOCERTO

Município sedestaca comooprimeirodo rankingnonúmerodematrículas no sistemadoProgramaNacional deAcessoTécnico eEmprego (Pronatec), ficandoà frentede20cidades fluminenses.

Page 2: Especial ODia -Novembro

C om objetivo de garantiro efetivo cumprimentode políticas, progra-

mas, serviços e atividadesessenciais ao combate dotrabalho infantil e proteçãoao trabalhador adolescente,a Prefeitura deMagé, por in-termédio da Secretaria deEducação e Cultura, firmouum acordo de cooperaçãocom o Ministério Público doTrabalho (MPT) com a finali-dadededesenvolver oproje-to “MPT na Escola”.

Mais de 100 profissio-nais da área de educaçãoparticiparam do evento delançamento na sede doMa-gé Tênis Clube, na últimaquarta-feira (27). Oito uni-dades educacionais do pri-meiro e sexto distrito foram

contemplados com o proje-to e apresentaram materialrelativo ao tema produzidopelos alunos da rede no de-correr da solenidade.

O prefeito Nestor Vidaldestacou a importância dapresença do Judiciário emMagé, representado peloprocurador do Trabalho, Pa-trick Maia, mostrando que omunicípio está no caminhoda legalidade.

“A presença de um repre-sentante do Poder Judiciá-rio demonstra aos mageen-ses que estamos no cami-nho da legalidade. Magé éummunicípio desprovidoderecursos e saiu de uma ca-tástrofe política, mas esta-mos mudando este panora-ma. Investimos de maneira

concreta na melhora da in-fraestrutura e vamos atrairempresas para gerarmoscondiçõesdeempregabilida-de para que os pais possamsustentar suas crianças demaneira digna. Daqui a 40anos, espero que todos pos-sam lembraroquanto foi im-portante este evento”.

Para a secretária de Edu-cação,Angela Lomeu, “o tra-balho infantil é algo inaceitá-vel”. A secretária de Assis-tência Social e Direitos Hu-manos,SelmaVazVidal, dis-se que “o município já ven-ceu diversos desafios, mastemos que construir de for-ma diária as políticas públi-cas para que as famílias nãoestejam expostas à vulnera-bilidade social”.

Uma festa de luz e cores to-mará conta das ruas deMa-gé a partir deste sábado, 30de novembro. É a inaugura-ção da iluminação especialde Natal, que acontecerána Praça Doutor Nilo Peça-nha, a partir das 19h. Alémde acender as luzes nas co-res tradicionais de Natal,verde, vermelho e branco, ocoral da Secretaria de Edu-cação e Cultura, formadopor 70 vozes de alunos darede municipal, entoarácânticos natalinos.

Para completar a festa ea cidade entrar de vez namagia do período natalino,Papai Noel chegará ao mu-nicípio e receberá a chaveda cidade dasmãos do pre-feito Nestor Vidal, que sau-

dará o Bom Velhinho comuma queima de fogos. “Se-rá uma festa para toda a fa-mília mageense. Todos osdistritos estão sendo enfei-tados para despertar a ma-gia dessa época”, disse oChefe de Gabinete, PauloCesar Batista Vaz.

Após os festejos de inau-guração e boas-vindas, Pa-pai Noel tirará fotos com ascrianças gratuitamente. Nomesmo horário será inaugu-rada a Árvore de Natal doMorro doBonfim.

No domingo, 7 de dezem-bro, será a vez da inaugura-ção da árvore de Natal deMauá. Lá também haveráapresentaçãodocoraldaSe-cretariadeEducaçãoeCultu-ra, a partir das 19h.

OPalácioAnchieta,sededaprefeitura, jáestá iluminadoparaos festejosdeNataleachegadadePapaiNoel

De2a6dedezembrocomeçao prazo para o remanejamen-todealunosdascrecheseuni-dades escolares - Pré-escolar,1º e 6º ano do Ensino Funda-mental - da rede de ensino deMagé.Ocalendário, daSecre-taria de Educação e Cultura,organizoupor fases operíodode renovação e matrícula dealunos.Todooprocessoocor-rediretamentenaescola.

A renovação de matrículapara os alunos terminou no

dia 29 de novembro. Para to-dos os alunos é garantida apermanência namesma uni-dadeeducacional.

Amatrícula para o ano leti-vode2014começanodia7dejaneiro,paraquempretendein-gressar na escola.Oprocessoacontecerá em fase única atéodia 15de janeiro, diretamen-te nas unidades escolares. Asvagas oferecidas serão para aeducação infantil edo 1º ao9ºanodoensinofundamental.

Contra otrabalhoinfantil

19H–Apresentaçãodo coral daSecretaria de Educação

20H - ChegadadePapai Noel

20H30– Inauguraçãoda iluminação especial deNatal e queimade fogosIluminação da árvore doMorro doBonfim

APrefeitura deMagé inicia-rá a distribuição dos carnêsdeImpostoPredialeTerrito-rial Urbano (IPTU) 2014 nodia três de dezembro. Oscontribuintesdacidadequepossuem imóveis deverãoreceber os carnês em seusendereços,atravésdosCor-reios,eopagamentoemco-

ta única, no dia 15 de janei-ro,darádireitoaumdescon-tode10%oupoderáserdivi-didoemnovevezes.

Deacordocomasecretá-ria de Fazenda, Maria Eugê-niaBarreiros, serãoemitidoscerca de 112mil carnês esteano. Está prevista para a pri-meira semana de janeiro do

próximo ano a retirada doscarnêspelainternet,acessan-do a página governamental(www.mage.rj.gov.br) e nospostosdearrecadaçãodeMa-géePiabetá,nosextodistrito.

Os recursos do impostosão revertidos em obras emelhoriasdosserviçosparaapopulaçãodomunicípio.

MARCELO DIAS / ASCOM MAGÉ

Pagamento emcota única terá descontoCalendário de matrículas

Cidade ganhaluzes de Natal

PROGRAMAÇÃO

Prefeitura faz parceria comMP paracombater trabalho infantil e desenvolvemedidas para ampliar ação social.

ESPECIALMAGÉ

IPTU

Page 3: Especial ODia -Novembro

M agéalcançouoprimei-ro lugar no número dematrículas realizadas

no sistemadoProgramaNa-cional de Acesso Técnico eEmprego (Pronatec), fican-do a frente de 20municípiosfluminenses que aderiramao programa. O municípiocumpriu a meta estabeleci-da e para o próximo ano se-rão oferecidas 1.290 vagaspara todos os cursos regula-mentados na cidade.

“Conseguimos atingir72%deabrangência emMa-

gé, isso é ummarco para es-ta gestão. A prefeitura inves-te na dignidade do cidadão,sem assistencialismo e sim,profissionalizando o ma-geense. Dando oportunida-dedemudançada realidade,não adianta gerar empregossemqualificaçãodamão-de-obra”.AfirmaSelmaVidal, se-cretária de Assistência So-cial e DireitosHumanos.

O Pronatec deMagé aten-deapessoascomidadede16anos a 59 anos, inscritos ouem processo de inclusão no

CadÚnico, com diversos cur-sos de educação profissionale tecnológica para variadasáreas. Em dois anos de fun-cionamento(2012e2013) fo-ramformados 1.190alunos.

Os cursos do Pronatecsãopromovidos emdois tur-nos (manhã e tarde) de se-gunda a sexta-feira das 8hàs 17h. Para realizar a inscri-ção, o aluno ou responsávelprecisa levarxeroxdosdocu-mentos de identidade, CPF,comprovante de residência,comprovante de escolarida-

de e três fotos 3/4. As inscri-ções podem ser feitas nosCras da cidade e na sede daSecretariadeAssistênciaSo-cial e DireitosHumanos, quefica localizada no TerminalRodoviário dePiabetá.

Os mageenses tem a dis-posição os seguintes cur-sos: almoxarife; montador ereparador de redes de com-putadores;eletricistae insta-lador debaixa tensão; solda-dor; mecânico de motos.Também são ofertados osde piscicultura e agriculturaorgânicapeloServiçoNacio-nal de Aprendizagem RuraldoRio de Janeiro (Senar).

As aulas acontecem to-dos os dias, na parte dama-nhã de 8h às 12h e da tardede 13h às 15h e os alunospodem fazer até dois cur-sos por ano.

O economista e professorda UFRJ, Mauro Osório,apresentou a indústria co-mo alvo para o desenvolvi-mento econômico de Ma-gé. "AvisãodoprefeitoNes-tor está correta com ame-ta de atrair empresas paragerar empregos para a po-pulaçãodacidade.Nãopre-cisamos mais atrair mora-dores, temos que trazer osinvestidores para que aspessoas não precisem en-frentar horas de transpor-te até o local de trabalho. ABaixada Fluminense tembaixa densidade produtivae o grande desafio é trazerempregos e produção. Se-guindo a teoria de base ex-portadora, a indústria atrairenda para a região e ativi-dades indutoras para gerarreceita aomunicípio", diz.

ParaOsóriodadosde im-pacto econômico revelamqueacidadeestáemcresci-mentoconstanteeprogres-sivo e além de apresentartambém aumento no índi-ces sociais. Diante dos re-sultados que evidenciam aregião e os investimentosrealizados nos últimosme-ses, e apresentados duran-te a palestra do economis-ta no II Encontro de Desen-volvimento Econômico deMagé, as obras de grandeporte como o Arco Metro-politano,oComplexoPetro-químico em Itaboraí (Com-perj)eoPortode Itaguaíes-tão gerando forte impactona Região Metropolitanado Rio. A localização estra-tégica de Magé é o princi-pal ponto positivo aponta-dopelos especialistas.

Indústrias de bens deconsumo não-duráveis, co-moaalimentícia, têxtil, ves-tuário,medicamentosecos-méticos, por exemplo, sãoas que mais rendem. Em2012, dos quatro segmen-tosdaárea,este foioquere-gistrou maior alta com4,8%, segundoo IBGE.População está sendo orientada da forma correta de separar o lixo

AgentesdaSecretariaMuni-cipal deMeioAmbiente (SM-MA), do Instituto Estadualde Ambiente (INEA) e daFundação Nacional de Saú-de (Funasa) passaram a se-mana de 18 a 22 de novem-bro orientando os morado-res dos bairros Poço Escu-ro, Vila Operária e Andori-nhas, localizados no segun-do distrito de Magé, sobrecomo separar os materiaisrecicláveis do lixo comum.

O trabalho faz parte do

ProgramaColetaSeletivaSo-lidária (PCSS), cujo objetivoé instruir os cidadãos sobrea importância de dispor osdejetos em recipientes dife-rentes para que sejam reco-lhidospelopessoaldacoope-rativa de Bongaba. O cami-nhão passará coletando pa-pel, latas, embalagens tetrapakeoutrosnoPoçoEscuro.Já nos outros dois bairros vi-sitados a coleta aconteceráàs segundas-feiras, come-çando em2dedezembro.

Indústria éocaminhodo futuroparaMagé

JORGE LUIZ / ASCOM MAGÉ

Serviço avança parao segundo distrito

Líder do ranking

Especialistasapontam áreascomo opção

ESPECIALMAGÉ

Magé alcança o 1º lugar na taxa dematrículas do Pronatec

COLETA SELETIVA

Page 4: Especial ODia -Novembro

Nestor, em Brasília, com o ministro da Saúde Alexandre Padilha

Estudantes participaram do simulado de evacuação em caso de risco

D e olho nas chuvas deverão, a Coordenado-ria de Proteção e Defe-

sa Civil de Magé (COMP-DEC) desenvolveu um planoespecífico para a tempora-da, já que existem áreas derisco e a cidade precisa es-tar preparada. Todas as se-cretarias e coordenadoriasparticipam do plano quetambém aponta os abrigose a estrutura que vai ofere-cer suporte à população emcasos de desastre.

O P l ano de Ve r ão2013/2014 contém todas asestratégiasnecessáriaspararesposta rápida, especial-mente para as ocorrência tí-picas no período de novem-bro a abril. “Nosso plano ésempre aperfeiçoado por-quequandotudoestáorgani-zado a ação é mais rápida eeficiente. Cada uma das se-cretarias municipais já temsuas ações pré estabeleci-das e juntos formamos o ga-binete de crise”, explicou ocoordenador da COMPDEC,Gilber Câmara, que buscouumasoluçãoparaatender to-dos os distritos: “Como nos-somunicípio émuito grandee temos seis distritos, nospreocupamos em identificarascaracterísticasdecadare-

gião e adaptar o plano paracadaumdeles, disse.

Magé também faz partedo grupo de 12 municípiosque receberão o novo mo-delo de sistema de alertapor sirenes do estado doRio. São 10 sirenes que pos-sibilitam o acionamento re-moto aos auto falantes, per-mitindo que a Defesa Civillocal fale diretamente comos moradores, destas algu-mas vão possuir câmeras epluviômetros para monito-rar o volume de chuva queatinge a região.

Segundo o Tenente Coro-nel Gil Correia Kempers, doDepartamento Geral de De-fesaCivil, “as instalações dosistema já começaram nes-ses municípios. Para Magévamos instalar uma sala decrise e a coordenação vai teracessoaumaplicativodece-lular que faz o acesso remo-to às sirenes, permitindoque se comuniquematravésdo auto falante, acesso àscâmeras e também aos da-dos dos pluviômetros. Emcaso de falha no acesso à in-terneteoaplicativonãopos-sa ser usado, existe uma es-pécie demala usada na con-tingência para acesso remo-to desses dispositivos”.

A rede de saúde mageensevai receber 40 médicos en-viados pelo governo federal,através do programa MaisMédicos. O prefeito NestorVidal anunciou a novidadeapós a reunião em BrasíliacomoministroAlexandrePa-dilha, no início de novembro.

A população conta com62 Postos de Saúde da Fa-mília na área deAtençãoBá-sica, dois hospitais - o Hos-pital de Magé e o Hospital

Vereador Hugo Braga, emPiabetá, que conta comuma unidade materno-in-fantil de baixa complexida-de -, e quatroPostos24h, to-dos administrados pelo go-vernomunicipal.

“Além de receber os pro-fissionais do programa, nóstambém estamos preparan-do as unidades dos PSFs pa-ra atender melhor a popula-ção mageense”, destacou oprefeitoNestor Vidal.

A área de cobertura darede municipal de saúdebate a marca de 74% dosatendimentos. A prefeitu-ra está fazendo reformaestruturalcompletaemto-das as unidades, e a redeestá se preparando paratrabalhar em conjuntocomaUPA24h,noParqueSantana, bairro do sextodistrito, que está prontapara ser inaugurada pelogoverno do estado.

Cidade se prepara paraenfrentar chuvas de verão

DIVULGAÇÃO

ASCOM MAGÉ

A COMPDEC pede aju-da da população paraevitar acidentes e aler-ta sobre riscos. Nama-drugada da última se-gunda-feira, 25 de no-vembro, uma rocha deap rox imadamen te250Kg desmoronounas proximidades daRua Othon Linch Be-zerra deMello, na loca-lidade conhecida co-mo Santinha, em San-to Aleixo, segundo dis-trito de Magé.

Ocoordenadormuni-cipal deDefesaCivil, Gil-ber Câmara, informouque a área é considera-da de risco, pois há umgrande bloco de rochasque podem se despren-der quando há chuvaconstante,equeoórgãovem fazendo interdi-ções.Noentantoosmo-radores da região estãoremovendoasbarreiras.

‘MaisMédicos’ vai enviar40profissionais

Município faz parte de um grupo que receberá novo modelo de sistema de alertas porsirenes do estado do Rio. São 10 aparelhos acionados remotamente aos auto falantes

ESPECIALMAGÉ

Populaçãoprecisa

colaborar

MELHORIASNASAÚDE