8
EVANGÉLICOS Ideologia de gênero causa polêmica PÁGINA 2 EDITORIAL Eleitores não podem admitir quebradeira PÁGINA 2 CONDEMAT Juíza trata assuntos delicados da região PÁGINA 3 POÁ Ações vão marcar Outubro Rosa PÁGINA 4 O vereador Reinaldinho, de Biritiba, denunciou o ex-prefeito Inho ao MP por não ter asfaltado a Estrada da Granja do Fundão. Na Prefeitura consta asfaltada no valor de R$ 411 mil. Página 4 GUARAREMA Projeto Piloto melhora a natureza PÁGINA 4 POÁ Ações vão marcar Outubro Rosa PÁGINA 4 Relator da CPI da Pedreira, vereador Gabriel de Santa isabel, revelou que o relatório final será lido na próxima sessão marcada para o dia 9 de outubro. Página 5 Rogério da Padaria é presidente da Comissão Permanente de Educação em Arujá, que vai discutir, em audiência pública, a terceirização polêmica do setor. Página 5 A vereadora de Guarulhos, Genilda Bernardes ironiza o prefeito Guti, o chamando de menino mimado que não cumpre promessas sobre o Saae. Página 6 SUZANO Centro “Dia do Idoso” deve ser inaugurado em novembro PÁGINA 8 FERRAZ Vereadores buscam acordo para Centro de Convenções PÁGINA 8 Vandeco de Salé esquece da coleta de lixo e deixa cidade no verdadeiro caos PÁGINA 7

esquece da coleta - jornalimpressobrasil.com.brjornalimpressobrasil.com.br/assets/ED174.pdf busca da realização pes-soal e a maturidade é pri- ... o futuro e ativa um novo modelo

  • Upload
    vutruc

  • View
    227

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

EVANGÉLICOS

Ideologiade gênero

causapolêmica

PÁGINA 2

EDITORIAL

Eleitoresnão podem

admitirquebradeira

PÁGINA 2

CONDEMAT

Juíza trataassuntosdelicadosda região

PÁGINA 3

POÁ

Ações vãomarcar

OutubroRosaPÁGINA 4

O vereador Reinaldinho,de Biritiba, denunciou oex-prefeito Inho ao MPpor não ter asfaltado aEstrada da Granja doFundão. Na Prefeitura

consta asfaltada no valorde R$ 411 mil. Página 4

GUARAREMA

ProjetoPiloto

melhora anatureza

PÁGINA 4

POÁ

Ações vãomarcar

OutubroRosaPÁGINA 4

Relator da CPI daPedreira, vereador

Gabriel de Santa isabel,revelou que o relatório

final será lido napróxima sessão

marcada para o dia 9de outubro. Página 5

Rogério da Padaria épresidente da

Comissão Permanentede Educação em Arujá,

que vai discutir, emaudiência pública, a

terceirização polêmicado setor. Página 5

A vereadora deGuarulhos, GenildaBernardes ironiza o

prefeito Guti, ochamando de menino

mimado que nãocumpre promessas

sobre o Saae. Página 6

SUZANO

Centro “Diado Idoso”deve ser

inauguradoem

novembroPÁGINA 8

FERRAZ

Vereadoresbuscamacordopara

Centro deConvenções

PÁGINA 8

Vandeco de Saléesquece da coleta

de lixo e deixa cidadeno verdadeiro caos

PÁGINA 7

Eleitores não podem admitir“quebradeira” e oportunismoVoto deverá serconsciente paraque o Brasil nãopague o preçodo desserviçoe despreparo

Está em condiçõesde assumir compromis-sos com sócios, clientese cônjuge. Pode se sen-tir exigido na relação, porconta de cobranças ouposturas, porém, o cami-nho está aberto. Está embusca da realização pes-soal e a maturidade é pri-mordial para receber osfrutos.

É importante amadu-recer o seu valor e aautoestima. Está assumin-do compromissos que dei-xam em destaque os seustalentos e habilidades. Ocenário é propício para osestudos e a sua expres-são. É importante cuidarda sua relação com paren-tes ou documentos quepodem estar suspensos.

Ativadas responsabi-lidades e compromissoscom a família e seu futu-ro. É imprescindível oamadurecimento paraencarar as metas. Opor-tunidades novas para ocampo profissional, quedependem muito da dis-ponibilidade para o novo.Administre a ansiedade.

O céu favorece a tro-ca de informações compessoas próximas que co-laboram com os projetosque esteja envolvido. Afase traz novas fontes deconhecimento. Mas é pri-mordial usar as palavras eas informações com res-ponsabilidade. Atençãocom as posturas radicais.

As responsabilidadesfinanceiras são altas e vocêdeve se comprometercom investimentos. Aten-ção com os medos ou aforma que vem encaran-do os projetos. A experi-ência exige de você desa-pego para transformar asrelações com parentes,principalmente irmãos.

Você fica em evidên-cia para tratar de acordoscomerciais ou com sócios.A fase é de responsabili-dades e compromissos. Océu favorece a relaçãocom o cônjuge ou umapessoa especial. Estejaaberto para oenvolvimento com novosamigos ou projetos.

Sente a necessidadede reavaliar as tarefas diári-as e as responsabilidadesque vem assumindo. A saú-de também é um fatorimportante e os hábitosdevem ser inovados. A faseé nova para ancorar proje-tos que se relacionam como futuro e ativa um novomodelo de vida.

Amadurecendo as re-lações com amigos ouatividades em grupo. Exis-tem prioridades e respon-sabilidades direcionadas afilhos e afetos. O céu lhepermite vivenciar novasexperiências. É importan-te focar no campo finan-ceiro para mudar o con-texto atual.

As responsabilidadessão altas. A maturidade éum fator importante. Masé importantíssimo enten-der os processos que vempassando com parentes eque deve ser transpostocom consciência. Aceiteas mudanças e desape-gue-se de comportamen-tos rígidos.

É importante amadure-cer as relações com paren-tes e pessoas próximas.Analise o seu campo de vi-são e priorize as palavrascom consciência da experi-ência apresentada. Os es-tudos podem estar exigin-do muito de você, mas oesforço traz um novo ce-nário para interagir.

É necessário priorizaras contas e avaliar os in-vestimentos. A maturida-de financeira é um fatorimportante para aproveitaras oportunidades e para selançar a uma nova faseprofissional. Há excelentesoportunidades no traba-lho, mas deve administrara ansiedade depositada.

Estrela do PT perdeu obrilho e hoje é costuradadevido aos escândalosde corrupção no País

São ativados assuntosdo trabalho, da rotina eda saúde. Semana paraamadurecer posturas eavaliar a melhor forma deproduzir. Novas oportuni-dades e uma nova formade executar tarefas emfamília ou para o imóvel.Atenção com a ansiedadee o nervosismo que vemconsumindo sua energia.

Ideologia de gênero na TVe política causa polêmica

Novela exibecena que ofende

os defensoresda famíliaconstituída por Deus

Em Gênesis 1:27-28 está escrito:“E criou Deus o

homem à sua imagem; àimagem de Deus o criou;homem e mulher os criou.E Deus os abençoou, eDeus lhes disse: Frutificai emultiplicai-vos, e enchei aterra...”. Essa é uma deter-minação dos céus para asfamílias constituídas segun-do a ordenança do Todo-Poderoso, no entanto, re-centemente, foi exibidaem rede nacional, por umanovela direcionada ao pú-blico adolescente, a pro-moção da ideologia de gê-nero, que ofendeu os de-fensores da família e geroupolêmica. O assunto tam-bém tem sido expostonestas eleições e muitoscandidatos são favoráveisao tema e os eleitores de-vem atentar para o fato.

Psicólogos consultadosrelatam que questões de-licadas, como a discussãosobre gênero, veiculadasde maneira leviana, preju-dicam a formação do ado-lescente e até podem pro-vocar conflitos existenciais,visto que o repertório

cognitivo das crianças ejovens não está adequadopara discutir esse assunto,bem como ocasionar con-fusão sexual ou um estí-mulo precoce à sexualida-de exacerbada.

Uma organização LGBTsediada no Canadá, produ-ziu uma série de vídeos queusam fantoches para ensi-nar às crianças que “confu-são de identidade de gê-nero” e o “transgenerismo”são “normais”.

De acordo com levan-tamentos feitos na Escó-cia, a implementação daideologia de gênero nasescolas causou o aumen-to no registro de casos dejovens que se diziam con-fusos sobre sua identida-de masculina ou feminina.

O que diz a Bíblia?:Em vários capítulos e

versículos contidos na Bí-blia agrada o assunto fa-mília é mencionado. Con-fira em Hebreus 13:4.“Venerado seja entre to-dos o matrimônio e o leitosem mácula; porém, aosfornicadores, e os adúlte-ros, Deus os julgará”.

Vale ressaltar que criara família para a glória deDeus é um trabalho nobree requer cuidados específi-cos para que as interferên-cias externas não prejudi-quem a educação dos paiscomprometidos com a ver-dade do Altíssimo à luz daBíblia Sagrada.

ATAQUESIgrejas estão sendo

fechadas no Egito, noentanto, centenas defieis não deixam sua fésofrer abalo e continu-am adorando a Deus.

EDUCAÇÃOO projeto “Segure

minha mão” da MissãoPortas Abertas, queproporciona o aprendi-zado para ler e escre-ver pela primeira vez éoferecido através deigrejas da aldeia localem todo o Alto Egito,e é liderado por equi-pes itinerantes queidentificam quais estu-dantes precisam demais ajuda no processoeducativo, oferecendoreforço em alfabetiza-ção.

NOBEL DA PAZOs cristãos coptas

do Egito foram nomea-dos para o Prêmio Nobelda Paz de 2018. Vítimasde severa perseguição,eles são o primeiro gru-po etno-religioso a re-ceber a honraria. A mi-noria cristã recebeu anomeação por sua recu-sa em retaliar os cons-tantes atos de violênciaque estão sofrendo.

Odia 7 de outubro está às portas e com ele

também o desejo da mai-oria do eleitorado dar otroco nas urnas. Atual-mente, mais seletivos, oseleitores, cansados dosdesmandos de governosanteriores que simples-mente “mamaram nas te-tas” da máquina adminis-trativa e quebraram o Bra-sil, no entanto, não pro-moveram as mudançasemergenciais e fundamen-tais para que a economia,por exemplo, pudessedeslanchar e dar sinais deaquecimento, agora, pro-metem dar a volta porcima e votar com a sabe-doria e discernimento. Sa-bedores de que nenhumpasse de mágica será ca-paz de consertar o estron-doso estrago nas contaspúblicas, refletindo naperda de emprego e dainflação que corrói a ren-da, arregaçar as mangas

e trabalhar deve ser prio-ridade. Os governantesque administraram o País,deixaram de fazer o de-ver de casa e atacar osproblemas estruturais queeram camuflados e o re-sultado é constatado nodia a dia, mas a sujeira queestava por baixo do tape-te apareceu e expôs aherança negativa, em es-pecial, deixada pelo go-verno de 13 anos do Par-tido dos Trabalhadores(PT), além dos escânda-los de corrupção que man-charam e assassinaram aética. E os dados revelam:embora o número de bra-sileiros desempregadostenha recuado entre ju-nho e agosto de 2018,segundo a Pesquisa Naci-onal por Amostra de Do-

micílios Contínua Trimestral(Pnad), divulgada na se-mana passada pelo Institu-to Brasileiro de Geografia eEstatística (IBGE), a faltade emprego atinge 12,7milhões de brasileiros.

E, agora com a proxi-midade da nação escolherseus melhores represen-tantes neste domingo, sefaz necessário o eleitorvotar consciente e nãopor raiva, protestando ouanulando seu voto. Em-bora o assunto seja espi-nhoso e delicado, a análi-se da vida pública dos can-didatos e do que fizeramde útil para a sociedadedeve ser sempre levado emconta visto que os eleito-res incautos podem ser ilu-didos por aqueles que rea-lizam o descaminho, desvi-ando-se da conduta dasregras morais, vislumbrandotão somente o oportunis-mo. A pergunta é: quemse salva dos candidatos quedisputam o pleito? E quemse salva estará qualificadopara salvar o Brasil? A na-ção não busca um salvadorda pátria, mas o homemcapaz de enfrentar os pro-blemas de frente e dar con-ta do recado com medidasausteras, eficientes e queseja incorruptível.

Era para demitirfuncionáriosligados ao

ex-prefeito, masele vem fazendo

o contrário

Marcus Melo faz governo semausteridade, sem transparência e

não cumpre promessas de campanha

Promessas feitas noinício de seu mandato.

Ele não cumpriu!

O prefeito Marcus Melo assim que assumiu a Prefeitura disse que iria acabarcom os milhares de cargos comissionados criados na gestão do ex-prefeito MarcoBertaiolli, porém, já se passaram quase dois anos e Melo não demitiu ninguém

O prefeito deMogi das Cruzes, Marcus

Melo (PSDB) logo que as-sumiu a Prefeitura Muni-cipal em janeiro de 2017,disse em entrevista co-letiva à imprensa queuma de suas mudançasseria a demissão de vá-rios funcionárioscomissionados ligados aoex-prefeito MarcoBertaiolli (PSD).

Centenas deles foramcontratados na gestão doex-prefeito, mas nessesquase dois anos de go-verno de Melo, outrosforam contratados paraexercerem funções nemtanto necessárias assim.

Folha alta:De acordo com le-

vantamento feito no anopassado, a folha de pa-gamento da Prefeituraera de R$ 24 milhões,este número teria sidoultrapassado há tempos

diante do grande núme-ro de funcionários ocu-pando vários tipos decargos, sendo que par-te deles (comissionados)são de apadrinhamentodo ex-prefeito Bertaiolli.

Comparativo:A Prefeitura de Mogi

possui cerca de 6 milfuncionários e seu orça-mento é de R$ 1,2 bi. Secomparar com Guarulhosa quantidade de servido-res não é proporcional aonúmero de contratadosem comparação ao or-çamento do municípiovizinho que possui pou-co mais de R$ 4,5 bi.“Das centenas de funci-onários ocupando cargode comissão, Melo nãodemitiu ninguém, pelocontrário, colocou maisgente para trabalhar einchar a prefeitura”, re-velou o tal funcionárioque discorda da atitudedo prefeito e do grupopolítico que há anos co-manda a cidade.

Cabidão:Nesta semana, o pre-

feito Marcus Melo enca-minhou para a CâmaraMunicipal um Projeto deLei para contratar maissete funcionários, sendo

que três deles serãoremanejados para o se-tor de arquitetura e osoutros quatro para aten-der a Secretaria Munici-pal de Cultura. “Muito meimpressiona este prefei-to que até pouco tempose negou a dar abrigopara famílias com crian-ças quando houve a rein-tegração de posse no Dis-trito de Jundiapeba, me-nores de idade e váriasfamílias dormiram na ruaem baixo do sereno e dofrio que fazia naquele pe-ríodo. Na época, ele dis-se que não dava paraatender as famílias porfalta de recursos, agora,ele abre os cofres públi-cos alegando que preci-sa de mais funcionáriospara atender alguns se-tores”, protestaram osvereadores RodrigoValverde e IduiguesFerreira Martins durantesessão ordinária.

Promessas:O prefeito Marcus

Melo disse durante co-letiva à imprensa quefaria demissão de deze-nas de funcionárioscomissionados, mas,“passou batido”, isso émais uma promessa que

ele não cumpriu. Tam-bém falou que sua ad-ministração seria pauta-da por meio da transpa-rência, modernização ehumanização. Em doisanos de governo, Melonão apresentou nenhumgrande projeto para acidade, ou seja, nãohouve modernização,pelo lado da transparên-cia, Melo não respondeas indagações deste jor-nal e na parte humani-tária, ele se recusou aajudar as famílias deJundiapeba que foramdespejadas ficando narua em dias de frio esereno, além de entrarcom uma ação judicialcontra outras famíliasque estavam ocupandouma área emJundiapeba, Melo entroucom a ação de reintegra-ção de posse e expulsoutodos do local.

Austeridade:O governo de Marcus

Melo vem sendo marca-do pela pouca produtivi-dade, pela falta de pa-lavra em suas promes-sas de campanha e pelojeito rancoroso de tratara coisa pública.

Investigação:

OConselho dosFundos Sociais

de Solidariedade doConsórcio de Desenvol-vimento dos Municípiosdo Alto Tietê(Condemat) recebeu,na quinta-feira (4), ajuíza Tatiane MoreiraLima, do Setor de Aten-dimento de Crimes deViolência Contra Crian-ça, Adolescente, Idosoe Deficiente do Tribu-nal de Justiça de SãoPaulo (TJ-SP), que par-ticipou do encontro etratou de assuntos de-licados como violênciacontra a mulher, abusoinfantil e assédio nostransportes.

Durante a conversacom as presidentes ecoordenadores dos Fun-dos Sociais e com os in-tegrantes das CâmarasTécnicas de PolíticasPúblicas para Mulherese de Gênero e Masculi-nidades, a magistradatambém falou de inicia-tivas que podem serdesenvolvidas pelos mu-nicípios do Alto Tietê noenfrentamento à vio-lência e destacou o pa-pel do consórcio na ar-ticulação regional.

“Independente da

Magistrada trata assuntosdelicados no Condemat

cidade ter um órgão dedefesa da mulher ou não,é preciso multiplicar as in-formações que a juízaTatiane apresentou atéporque os números da vi-olência, e principalmenteseus reflexos, são muitomaiores do que os divul-gados”, ressaltou a presi-dente do Conselho dosFundos Sociais, LarissaAshiuchi. Com a experi-ência de quem julgoumais de cinco mil casos deviolência contra a mulher,e de ter sido também ví-tima de um agressor em2016 durante um julga-mento no Fórum doButantã, a juíza Tatianeabordou aspectos comoo ciclo e os tipos de vio-lência, o silêncio das víti-mas e a atuação do Judi-ciário para efetivação dosdireitos das mulheres.

“Trabalhar em rede éter programasdirecionados para as crian-ças, mulheres e homense o Condemat pode pla-nejar ações regionais comesse foco, há inúmeraspossibilidades de traba-lho”, destacou amagistrada, parabenizan-do o Consórcio por pro-porcionar espaço paratratar do assunto.

O jornalista NelsonCamargo solicitou infor-mações à Prefeitura sobreos gastos com publicida-de e sobre os serviços quesão executados pelo Fun-do Social de Solidarieda-de, bem como o levanta-mento financeiro, porém,as respostas não foramsuficientes para a pautaque estava sendo prepa-rada, o que derruba atese do prefeito de fazeruma gestão “transparen-te”, em razão disso, foiprotocolado no MinistérioPúblico (MP) documentorequerendo os dados e sefor o caso proporcionaração civil pública.

Gestão fraca:Em recente pesquisa

realizada por este Im-

presso, 50% dos entre-vistados disseram quesua gestão é péssima,24% disseram ser ruim,12% regular, 10% boa eapenas 4% disseram serótima. A reportagemencaminhou um questi-onário para a assesso-ria de imprensa da pre-feitura questionando asituação dos funcionári-os, mas, como é de pra-xe, eles não respondema este jornal, o que de-monstra o desrespeitocom a populaçãomogiana que quer sabero que de fato acontecena administração públi-ca. Também comprovaque gestão transparen-te não existe no gover-no de Marcus Melo.

TRÂNSITOO prefeito Marcus Melo e

seu tio, o secretário municipalde Transportes, senhor JoséLuiz Freire de Almeida continu-am fazendo lambanças no sis-tema viário de cidade. A cadadia que passa, os mogianos nãosabem mais como trafegar pe-las ruas de Mogi de tão com-plicado que anda.

SEMÁFOROO semáforo instalado

em frente ao antigo prédioda NGK, na Rua ProfessorFlaviano de Melo, é algo parase pensar, afinal, para queaquele semáforo no local sequase não sai carro da anti-ga fábrica? Só serve paraatrapalhar.

PEDESTREPor falar em semáforo,

na Rua Dr. Corrêa, cruzamen-to com a Coronel Souza Fran-co, existe uma faixa de pe-destre que coloca em risco avida do transeunte que atra-vessa por ela. Ônibus quedesce a Coronel e cruza a Dr.Corrêa oferece risco para

quem utiliza desta faixa. O se-cretário e tio do prefeito ain-da não se deram conta do pe-rigo. Pelo jeito é esperar porum acidente para depois to-mar providências.

RECLAMAÇÕESJá são notórias as recla-

mações de funcionários pú-blicos com o prefeito MarcusMelo. Muitos não gostamdele.

GCMNesta semana, caiu o

Corregedor da Guarda CivilMunicipal (GCM) de Mogi, ocoronel Cunha. A ação é daProcuradoria Geral de Justi-

ça do Estado de São Pauloque entrou com o processode inconstitucionalidade con-tra a Prefeitura.

ACORDOSSerá que depois das elei-

ções o prefeito Melo e o ex-prefeito Bertaiolli vão conti-nuar amiguinhos? Nos basti-dores da Câmara, existe mui-ta conversa de que a amiza-de dos dois anda bastanteestremecida.

VEREANÇAChegou até nós a infor-

mação do envolvimento deum vereador em suposto es-quema ilegal. Se ficar confir-

mado, vai dar problema paramuita gente.

ELEIÇÃO INeste domingo, dia 7 de

outubro vamos às urnas paravotar. É importante que es-teja consciente na hora deteclar os números do seu can-didato para que mais tardenão haja lamentos. Em Mogipelo que foi na carreata dodia 30, a maioria revelou quevai votar em Jair Bolsonaro.Vamos ver o que vai dar.

ELEIÇÃO IIQuanto aos candidatos

que disputam os cargos dedeputado estadual e federal,

Mogi corre o risco de ficarsem nenhum, haja vista afraca campanha que elesestão desenvolvendo.

ELEIÇÃO IIINa chapa do médico

Gondim, por exemplo, vai pre-cisar de muitos votos se quisercontinuar como deputado.Não anda nada fácil para ele.Já o ex-prefeito MarcoBertaiolli precisará de mais de100 mil para ser eleito, menosdisso, será difícil entrar. Ha-verá dificuldades para os de-mais. Só se houver milagrecomo na eleição passada comMarcos Damasio.

Prefeitura promove ações paramarcar o “Outubro Rosa” na cidade

Reinaldinho denuncia Inho aoMinistério Público. “Recebeu odinheiro, mas não asfaltou rua”

Projeto piloto de compostagemé iniciado e melhora a natureza

Variadasatividades irão

enfocar aconscientizaçãoe prevenção docâncer de mama

Guararema iniciouem setembrodeste ano, pro-

jeto piloto paracompostagem dos resídu-os de poda das vias e pré-dios públicos municipais.Tal projeto objetiva dimi-nuir o volume de materialorgânico enviado ao Ater-ro Sanitário da cidade etambém o que é produzi-do pelo município, queserá util izado naarborização urbana e pro-dução de mudas no Vivei-ro Municipal. Também aju-da na preservação da na-tureza.

O projeto conta comdois tipos de recepção demateriais descartados dasmanutenções dos jardinsda cidade e das podas deárvores em equipamen-tos e vias públicos, ummaior (para galhos e tron-cos e oito cilíndricos para

as folhagens).Porcentagem:Segundo a Secretaria

Municipal de Obras, MeioAmbiente, Planejamentoe Serviços Públicos, a es-timativa é que esse pro-cesso possa absorver nes-se primeiro momento até10% do material geradona cidade anualmente,tendendo a ter sua capa-cidade aumentada con-forme a ampliação do pro-jeto.

A recepção destematerial fica no ViveiroMunicipal Ubaeté, localiza-do na Rua CarlosDrummond de Andrade,36 , no bairro Itapema, enesta fase está apto areceber apenas materiaisgerados nas praças e viaspúblicas de Guararema,que recebe centenas deturistas aos fins de sema-na.

População pode depositar o material orgânico noscompartimentos feitos pela Prefeitura da cidade

Interessados emparticipar da IV

Copa de Futebol SériePrata de Poá têm até odia 11 de outubro parafazer as nscrições, infor-ma a Secretaria de Cul-tura e de Esportes queestá promovendo esseevento e realizando o ca-dastro. Para participar énecessário ter mais de18 anos, comparecer aoGinásio de EsportesAmérico Franco, que ficana Rua Lucindo PereiraJordão, 120, na FonteÁurea, munidos de umacópia do RG e compro-vante de endereço e

preencher uma ficha nolocal. O atendimento seráfeito de segunda à sex-ta-feira, das 8h às 17horas.

Será realizado o con-gresso técnico da com-petição na terça-feira(15), às 19 horas, paradiscutir o regulamento,formas da disputa e cri-térios do campeonato.

A abertura do even-to futebolístico aconte-cerá no dia 17, às 19 ho-ras, no Complexo Espor-tivo Renato Barbieri, emCalmon Viana. Outras in-formações pelo (11)4638-3035.

.

ODONTOMÓVELQuase R$ 200 mil.

Esse foi o custo doodontomóvel, que parao vereador Saulo Dentis-ta não está sendo utili-zado. É categórico aoafirmar que o importan-te veículo está parado.“É inadmissível”.

SAÚDEO legislador ainda

clamou durante a audi-ência pública da saúdepor melhorias no setor:“Chega de contratosamarrados, processosque não saem do papel,tudo andando a passosde tartaruga, esbarrandona burocracia”, disse.Quer saber qual empresairá gerir a rede, incluindoo setor ondontológico.

ELEITORALA população espera

que as obras que estãosendo feitas na cidade,algumas retomadas emperíodo eleitoral, saiam den-tro do prazo e que conti-nuem depois das eleições.

Inscrições para a IV Copade Futebol vão até o dia 11

A abertura do evento futebolístico estáprogramada para acontecer no dia 17, às 19 horas

Jeruza Reis ressalta aimportância do

diagnóstico precoce,com exames de rotina

FOT

O:

FLÁ

VIO

AQ

UIN

O/S

EC

OM

PO

Á

Com o objetivo deconscientizar asmulheres e soci-

edade sobre a prevençãoe importância do diagnós-tico precoce do câncerde mama e para marcar aextensa programação alu-siva ao “Outubro Rosa”, aPrefeitura de Poá, pormeio da Secretaria deSaúde e da Mulher, pre-para várias atividades, en-tre elas exames, palestras,exames e workshop.

Esse ano será organi-zado o I Seminário deOncologia do Alto Tietê,em parceria com Centrode Convivência e Apoioao Paciente com Câncer(CECAN) e a Rede Femi-nina de Combate ao Cân-cer, no dia 31, das 9 às13 horas, na CâmaraMunicial de Poá.

Danças circulares:Entre as atividades

apresentadas, há aindadestaque para as rodas de

danças circulares nas sa-las de espera das unida-des de saúde, bem comoo teatro itinerante sobreo planejamento familiar,que colocou Poá comoreferência de trabalho emtodo o Estado de SãoPaulo.

De acordo com o se-cretário de Saúde e daMulher, Marcos Ribeiro daCosta, o MarquinhosIndaiá, celebrar o “Outu-bro Rosa” é muito impor-tante. “Só tenho a agra-

decer a todos pelo em-penho e que a populaçãoaproveite muito essaoportunidade”.

Segundo a coordena-dora do Departamentode Apoio à Mulher, JeruzaReis, é importante o di-agnóstico precoce e exa-mes feitos com regulari-dade. “Fico muito feliz coma ação que realizará exa-mes de Papanicolau eMamografia durante o mêsde outubro”.

Papanicolau:Até o dia 11, de terça

a sexta, serão realizadosexames de Papanicolau eno dia 8, não haverá cole-ta. É necessário levar do-cumento com foto, car-tão do posto e do SUS aoCSII, que fica na Av.Anchieta, 141, no Centro,das 13h30 às 15h30.

Já o Dia “D”- Pedágiopara divulgar o Ligue 180e aplicativo com faixas efolders, ocorrerá na quar-ta (10), no Farol da Praçados Eventos, das 9h às 13horas. E, no dia 11, acon-tecerá a Tricoterapia comLiteratura de Cordel (ASaga da Humanidade), noDepartamento de Apoioà Mulher, a partir das 14horas.

NASCENTE IA Prefeitura de

Guararema com o intui-to de incrementar den-tre as atividades deeducação ambiental aconscientização sobre apreservação dos recur-sos hídricos, adotouuma nascente comoModelo Municipal.

NASCENTE IIA Nascente Modelo

fica localizada no bairrodo Ipiranga, próxima aoCentro e alimenta o Ri-beirão Ipiranga que de-ságua no Rio Paraíba doSul, principal responsá-vel pelo abastecimentode água da cidade.

ELEIÇÕES INa reta final da cam-

panha para deputadoestadual, o republicanoAndré do Prado, queconcorre à reeleição aocargo está visitandotodo o Estado.

ELEIÇÕES IIConfidenciou para a

Coluna que seu lema é“Trabalho, trabalho etrabalho. Proximidade eolho no olho pra estarperto das necessidadesda população. É destaforma que eu resumoesses dias de encontrose reuniões. A populaçãosabe das conquistas eavanços recentes“.

Inho não se preocupa,tem a câmara nas mãos

O ex-p re f e i t oCarlos AlbertoTaino Junior

(PSDB), o Inho que go-vernou Biritiba Mirim pordois mandatos (2009 a2012) e (2013 a 2016),escapou mais uma vez deuma possível inelegibilidadena vida pública, justamen-te por ter suas contasaprovadas pelos vereado-res do Legislativo biritibano,com exceção do legisladorReinaldo Pereira Junior(DEM), o Reinaldinho quefoi contrário ao voto dosdemais colegas. O parla-mentar denunciou Inho aoMinistério Público (MP)por causa de várias irre-gularidades cometidas noexercício de 2014, justa-mente no período em quefoi apreciada pela CâmaraMunicipal as contas do ex-prefeito.

Inho deixou de asfaltara Estrada da Granja doFundão, mesmo tendo odinheiro destinado paraessa obra, em torno de R$411 mil, conforme Contra-to 026/2014. Essa via pú-blica encontra-se na Prefei-tura como asfaltada, po-rém, não existe na via nemasfalto e muito menos re-des de esgoto e água.

Reinaldinho denunciouo ex-prefeito Inho no MP

O ex-prefeito respon-de ainda por diversasações, algumas já sãocondenatórias, mas cabemrecursos, porém, já o im-pede de concorrer ouexercer qualquer cargopúblico.

O MP também propôsa ele, várias ações que po-derão o levar para a cadeia.“Estou cumprindo com omeu papel de vereador”,disse Reinaldinho.

Coleta de lixo:A cidade, nos últimos

dias, estava sofrendo coma falta de coleta de lixo,tendo em vista que o des-carte do resíduo estava sen-do depositado na Estrada

de Santa Catarina onde ficao local de transbordo liga-do ao Consórcio dos muni-cípios de Biritiba Mirim e deSalesópolis, porém, há 45dias atrás, já havia sido ter-minado a prorrogação dadapela Companhia Ambientaldo Estado de São Paulo(Cetesb) para cessar o des-carte de lixo neste local. Pormeio de decisão do juiz Bru-no Machado Miano, a Pre-feitura conseguiu por 180dias, uma liminar parasequenciar o serviço de lixona Estrada de SantaCatarina, porém, em 45dias, terá que apresentarum estudo ao Judiciário pro-pondo alterações.

CAMINHÃO PRESOUm caminhão de lixo da Prefeitu-

ra e os funcionários foram detidos apóso descarte irregular no Lixão da Es-trada de Santa Catarina. O local es-tava proibido de jogar lixo. Até Bole-

tim de Ocorrência foi feito.TAJIRI

Se quiser continuar, vaiter que mudar muito. Exis-tem B.O.s que complicam avida do atual gestor.

FOT

OS

: LU

CA

S N

AK

AN

O

FOT

O:

DIV

ULG

ÃO

Gabriel daÁgua disse querecomendará acompensaçãofinanceira ao

município

Para resolveresse impasse,

audiência públicafoi marcada

para o dia 18,na Câmara

CPI DA MANSÃOEm breve, a CPI que

investiga a compra damansão milionária daprefeita Fábia PortoRossetti, que não teriasido declarada à JustiçaEleitoral, na eleição passa-da, divulgará novidades.Já na segunda-feira (8), opresidente da Comissão,Reinaldo Nunes, se reuni-rá com os vereadores quea compõem para tratar doassunto cabeludo na cida-de. Aguardem!

REJEITADOS IOs Requerimentos do

vereador Ti Nagate, quejá foi secretário de Assis-tência e Promoção Soci-al na atual gestão daprefeita, que cobravamesclarecimentos damandatária municipal, fo-ram rejeitados pelos no-bres pares durante a ses-são desta semana, cau-sando revolta no edil,que argumentou relatan-do que faz o seu papel.

REJEITADOS IIE, aqueles que se

manifestaram contrários à

rejeição, como foi o casoe Zé da Mula, externarama sua insatisfação. “Nãoestamos de brincadeira”,resumiu, cobrando dosoutros parlamentares omesmo posicionamentopara a obtenção de infor-mações relevantes para operfeito andamento domunicípio que anda maldas pernas.

AFASTAMENTO IUm dos assuntos

que nortearam a sessãodesta terça foi o afasta-mento dos vereadoresveteranos no Legislativo:Maurício Platz e JoséAlencar Galbiatti, que járecorreram da decisão dajuíza Cláudia Breda.

AFASTAMENTO IIAntes dos trabalhos

legislativos começarem,já com os novos verea-dores empossados, Bru-na Mendes e Edson Fon-tes, que se declararamda base governista, umaqueima de fogos foi ou-vida por todos que es-tavam na Câmara.

AFASTAMENTO IIIAs más línguas afir-

mam que o fato ocorreuporque agora, de fato,não haverá oposição fer-renha à prefeita, comoera feita por Alencar.

FO

TO

: LU

CA

S N

AK

AN

O

Como antecipou com exclusividade a reportagem,relatório da CPI será lido durante a sessão do dia 9

Clima de guerra.Essas palavras definem os ânimos

aflorados no município emvirtude da Câmara Muni-cipal ter instaurado a Co-missão Parlamentar de In-quérito (CPI) para averi-guar a ocupação irregular,por cerca de 15 anos, daRua Pública SIS-344, co-nhecida como Estrada deSanta Isabel/Guararemapela Pedreira ePavimentadora Santa Isa-bel (PSI), que constatouirregularidades promovi-das pela empresa, comoo suposto desvio da viae da referida ter se apro-priado, indevidamentede uma parte da estradaonde tem seu galpão,divulgadas com exclusivi-dade pelo Jornal Impres-so Brasil (JIB) na edição172. Para tentar barrar ostrabalhos parlamentares,a PSI impetrou na Justi-ça, Mandado de Seguran-ça, no entanto, a juízaCláudia Vilibor Breda, ne-

Juíza nega Mandado de Segurançaque queria barrar CPI da Pedreira

gou o pedido.A empresa foi

comunicada sobre a de-cisão da magistrada e atéo final desta edição, nãoquis se manifestar sobreo caso polêmico.

Aliás, desde o mês dejulho deste ano, a repor-tagem tenta se comunicarcom os responsáveis pelaPSI que não respondemaos questionamentos doveículo de comunicaçãopor meio de e-mails e con-tatos telefônicos.

Compensação:De acordo com o

relator da Comissão, overeador BeneditoGabriel da Silva (PRB), o

Gabriel da Água, deveráser recomendada a com-pensação financeira aomunicípio já que nessesanos todos a PSI nuncarecompensou a socieda-de por ter usado o queera público sem benefi-ciar os cofres da Prefei-tura.

Nesta sexta-feira (5),o documento que con-tém 463 páginas deveser protocolado na Casade Leis para que o rela-tório final possa ser lidoem Plenário, durante asessão ordinária legislativaque deverá ocorrer nanoite do dia 9, a partirdas 18h30.

A Assessoria de Im-prensa da Casa de Leisinforma que não haveránova nomeação para apresidência da CPI, vistoque o vereador MaurícioDonizeti Platz (PHS), con-cluiu os trabalhos antes deter sido afastado do car-go na semana passada,por medida judicial.

Para o legisladorGabriel da Água, não dápara mensurar o benefí-cio que a empresa teveneste período em detri-mento do empobreci-mento da receita muni-cipal, que deixou de re-ceber esse ressarcimen-to financeiro devido aoprejuízo que teria sofrido.“É muito dinheiro”, resu-miu sua observação, embusca de melhorar a ar-recadação isabelense comesses valores.

Já a administração pú-blica, comandada pelaprefeita Fábia PortoRossetti (PRB) informouque “só irá se pronunciarapós a apuração definiti-va dos fatos”.

O perito e engenhei-ro contratado peloLegislativo, AntonioUrbino de Souza Vieiraverificou, in loco, as su-postas irregularidades queprejudicam a cidade.

TRANFERÊNCIAO Fórum de Debates

sobre Saúde Pública deArujá, que seria realizadono dia 9, foi transferidopara a terça-feira (23), apartir das 18 horas. A ini-ciativa é da vereadoraAna Cristina Poli e deba-terá a grave situação dosetor com usuários doserviço, gestores públi-cos, servidores e entida-des sociais que deverãopromover medidas parasuperar os desafios des-ta área prioritária para operfeito andamento damáquina administrativa.

VERGONHAQuando fez uso da

palavra, na Tribuna, naquarta-feira (3), o vere-ador Paraíba Car,inconformado com as re-centes agressões aos alu-nos especiais, manifestousua revolta com as auto-ridades instituídas, a sa-ber, o Conselho Tutelar eo Ministério Público (MP)que conhecem o assun-to e, segundo ele, nadafazem para resolver aquestão problemática le-vantada pelas mães.

ELEIÇÕESAs eleições que

acontecem neste domin-go (7), das 8 às 17 ho-ras, em território brasilei-ro, foram lembradas poralguns legisladores queao se manifestarem, empúblico, fizeram questãode aconselhar os eleito-res a votar com consci-ência e não por ódio.Deixaram claro que nãose pode corromper ouser corrompido, votandonos melhores candidatos,alegou, por exemplo, oProfessor Edval.

OUTUBRO ROSAA fachada da Casa de

Leis arujaense está decara nova com a implan-tação, pelo segundo anoconsecutivo, de lâmpa-das na cor rosa, para lem-brar a população do mêsde conscientização, con-trole e prevenção do cân-cer de mama. O tema foienaltecido por PaulinhoMaiolino.

CAOSO caos em áreas

prioritárias como a saúdee segurança públicas,também foi destacadonesta semana, nos discur-sos inflamados dos edis,que nas últimas sessões,têm cobrado mais pulsofirme do gestoremedebista.

Terceirização da educação causatemor sobre suposto sucateamento

FO

TO

: L

UC

AS

N

AK

AN

O

Profissionais da educação e a sociedade tememmudanças que prejudiquem os alunos e funcionários

Não faltaram críticas dos vereadores à adminis-

tração do prefeito deArujá, José Luiz Monteiro(MDB), que agora plane-ja terceirizar a educaçãomunicipal. A atitude, semque houvesse, segundoos legisladores, ampla dis-cussão do tema com a so-ciedade, causou revolta,inclusive nos profissionaisda área que no Plenárioda Casa de Leis, durantea 72ª sessão desta quar-ta-feira (3), que duroumenos de uma hora, semanifestaram preocupa-dos com a decisão, inclu-sive o desemprego.

A maioria dos parla-mentares questionou aconduta do gestor públi-co, temendo que haja osucateamento desta áreaprioritária e fundamentalpara o pleno desenvolvi-mento do cidadão, já quetodas as profissões pas-sam, necessariamente,pela educação e esseseducadores formam pes-

soas.Para tentar amenizar e

apaziguar os ânimos naCasa de Leis, o presiden-te da Comissão de Edu-cação, Saúde e Assistên-cia Social, Rogério Gonçal-ves Pereira (PSD), o Ro-gério da Padaria, disse queo Legislativo intervirá epromoverá para o dia 18,às 18 horas, audiênciapública para debater o as-sunto temeroso, nas de-pendências da Câmara.“Temos de resolver esseimpasse, já que a ques-tão é preocupante”.

A Prefeitura foi inqui-rida sobre a situação e asecretária da pasta, Priscilada Silva Rosa Sidorco,esclarece que a propostanão é a de fazer umaterceirização, mas chama-

mento público, conformeprevê a legislação, pararealizar a gestão compar-tilhada, conveniando ascreches (como ocorrehoje com a CrecheAcalanto) e considerandotodos os pré-requisitosque são necessários paraque a qualidade do ensi-no seja mantida. “A pro-posta nasce de uma ne-cessidade de ampliar oatendimento em crechee sanar o déficit de pes-soal nas demais unidades.Arujá é a cidade que maiscresce entre os municípi-os do Alto Tietê. Em fun-ção disso, há uma deman-da crescente na faixaetária de zero a trêsanos”, alegou.

O objetivo desta pro-posta polêmica, segundo

a municipalidade, e queestá em fase de discus-são, é ampliar as vagas emcreche e estancar a au-sência de profissionais emoutras unidades escolares.“Pretendemos conveniaras creches, fazendo umagestão compartilhada jun-to às organizações soci-ais”, mencionou Priscila.

Conforme apropositura, todos os pro-fissionais que estão nas cre-ches seriam remanejadospara outras unidades, traba-lhando em projetos, atuan-do como professores subs-titutos, entre outras fun-ções. “Ou seja, não há pre-visão de demissão ou redu-ção de quadros”, disse.

A ideia também é abrirescolas de período integralno ensino fundamental e ini-ciar projetos de reforço paraas crianças, potencializadoo processo educacionaldos estudantes.

A Prefeitura de Arujáainda salienta que estãosendo divulgados no siteda Secretaria de Educa-ção notas de esclareci-mentos, com o objetivode tornar pública essaproposta para que todossejam informados, reflitame possam esclarecer pos-síveis dúvidas sobre o as-sunto, além de fazer su-gestões, caso queiram.

Piso Tátil de Alerta dará maissegurança para deficientes visuais

Vereadora ironiza Guti de “garotomimado”, que não cumpre promessa

Todas as 32Subprefeituras

de SP receberãoo equipamentoque segue as

normas da ABNT

Homenagemaos 351anos dobairro

da Penha

Gestão tucana não tem soluçãopara os cachorros soltos nas ruas

Émuito comum sedeparar comcães abandonados

pelas ruas da cidade e o Gru-po de Apoio aos Animais deRua de Itaquaquecetuba(Gaari), além deconscientizar, resgatar, cuidare buscar um novo lar paraos bichanos que sofremmaus-tratos, implantou tu-bos de PVC’s que acomo-dam ração e água, cuja do-ação dos materiais para a suaconfecção foi ofertada peloDepósito Perez.

De acordo com a co-ordenadora e presidenteda entidade, que existehá quatros anos,Lessandra Gonçalves, háespalhados em praças,pontos de ônibus e esta-ção de trens, comedourose bebedouros. E deste asua fundação, já foram800 animais resgatados,tratados e doados nas fei-ras promovidas pela Orga-nização Não Governamen-tal (ONG) e o idealizadordeste projeto é o veteri-nário voluntário, EdsonRodrigues que ainda cedeconsultas e castração.

Lessandra diz que amaioria dos animais é cas-trada e encaminhada paraadoção e para os entre-vistados, o Gaari faz o pa-pel que deveria ser de-sempenhado pelo Execu-tivo. A comerciante MariaAparecida de Sousa, de61 anos, que vende tra-vesseiros, almofadas e rou-pas usadas nas proximida-

FO

TO

: V

EN

IN

A C

AM

ILO

des da estação de trens,confidencia ser a respon-sável por limpar e repor aração dos dois tubos queforam acomodados no lo-cal. “A iniciativa é muito

boa para os animais”, frisaela que há oito anos tra-balha no local e se revezacom os outros comercian-tes para angariar os recur-sos financeiros para com-prar a ração que é aco-modada nos recipientes ealimenta os animais portrês dias.

Solidarizando-se com acausa animal, ela queconstatava a judiação aos30 cães que ficam na re-dondeza onde trabalha,resolveu adotar 9 deles,como o Chiclete, que es-tava ao seu lado enquan-to concedia a entrevista.

A Prefeitura salientaque por meio das Secre-tarias de Meio Ambiente ede Saúde está participandodas Câmaras Técnicas deGestão Ambiental para de-bater o Bem-Estar Animalno Consórcio de Desenvol-vimento dos Municípios doAlto Tietê (Condemat),para elaborar políticas públi-cas voltadas para as ques-tões que envolvem animais.

Comerciante Maria deSousa ao lado do cãoChiclete, adotado aosofrer maus-tratos

Na segunda-feira (1º), o primeiro lote com

80 peças de Piso Tátil deAlerta, foi entregue pelaPrefeitura de São Paulo,por meio da Secretaria Mu-nicipal da Pessoa com Defi-ciência (SMPED), em parce-ria com a Secretaria Munici-pal das Subprefeituras àSubprefeitura da Sé, com apresença do prefeito BrunoCovas (PSDB), dos secre-tários de Subprefeituras, Mar-cos Penido, da Pessoa comDeficiência, Cid Torquato, edo subprefeito da Sé,Eduardo Odloak.

“Só aqui na região daSubprefeitura da Sé nósteremos 56 intervençõespara poder dar mais aces-sibilidade às pessoas comdeficiência. Trata-se deuma ação envolvendomais de um secretaria,mostrando a importânciade juntarmos mais de umórgão do governo muni-

Piso tátil apresenta relevos semelhantes a moedasem sua superfície e indica a existência de obstáculo

cipal para resolvermos osproblemas da população”,destacou o prefeito Bru-no Covas (PSDB).

Todas as 32subprefeituras também re-ceberão o equipamento.Cada lote é suficiente paracerca de 20 aplicações emrebaixamentos de guias ecalçadas, essenciais parapessoas cegas ou com bai-xa visão.

A orientação para apli-cação dessa sinalização estáa cargo dos arquitetos eengenheiros da ComissãoPermanente de Acessibili-dade (CPA), órgão vincu-lado à Secretaria da Pessoa

com Deficiência, com su-pervisão da Secretaria dasSubprefeituras.

Segundo o secretárioda Pessoa com Deficiên-cia, Cid Torquato, o pisoserve de alerta para osdeficientes visuais. “Que-remos reforçar o nossocompromisso com a aces-sibilidade, chamar a aten-ção dos gestores sobre aimportância e reforçar onosso compromisso comos direitos das pessoascom deficiência. Acessibi-lidade é muito mais queuma rampa. Acessibilidadeé um direito”, disse.

O Piso Tátil de

Alerta apresenta relevossemelhantes a moedas emsua superfície. Ele indicaao usuário a existência deobstáculos, como esca-das, rampas e plataformas,sendo colocado de manei-ra transversal ao Piso Tá-til Direcional, que é apli-cado em faixas.

Todas as aplicaçõesde Piso Tátil devem se-guir as normas da ABNT(NBR 9050 e NBR 16537).

CPA:

A Comissão Permanen-te de Acessibilidade(CPA) é um órgãocolegiado da Prefeitura doMunicípio de SãoPaulo vinculado à SMPED ecomposto por represen-tantes de diversas secreta-rias, órgãos municipais esociedade civil.

Foi instituída original-mente pelo Decreto36.072/96 e alterada pe-los Decretos 39.651/2000, 50.519/2009,51.733/2010 e 58.031/2017.

Também tem papelconsultivo e deliberativonos assuntos que incluemacessibil idade emedificações, logradouros,mobiliário urbano, trans-porte e comunicação.

FO

TO

: A

SS

ES

SO

RIA

DE

IM

PR

EN

SA

LOA I

A Câmara de SãoPaulo recebeu, na se-mana passada, a Pro-posta de Lei Orçamen-tária Anual (LOA) parao ano de 2019. O Proje-to de Lei (PL) estima areceita e fixa a despesado Município parao próximo ano. A receitaprevista na proposta doExecutivo é de poucomais de R$ 60 bilhões.

LOA II

As áreas da Educa-ção, Saúde, Transportee Segurança Urbana es-tão entre as prioridades,as outras pastas, no en-tanto, tiveram seus or-çamentos readequadosas suas realidades.

SABOTAGE

Foi prorrogado até odia 10 de outubro oprazo para inscrições doPrêmio Sabotage 2019,da Câmara que reco-nhecer publicamente otrabalho de artistas quese destacam no cená-rio do Hip Hop no mu-nicípio.

ACâmara Municipal de São Paulo

prestou homenagemaos 351 anos do bairroda Penha, consideradoum dos mais antigos dacidade. O evento queaconteceu na Associa-ção Comercial Penha, nasexta-feira passada, dia28 de setembro, con-tou com as presençasde personalidades liga-das à história do bairro,da comunidade local eautoridades do municí-pio.

Os penhenses co-meçaram as comemora-ções no dia 8 de setem-bro, data da fundaçãodo bairro e dia da padro-eira Nossa Senhora daPenha.

A iniciativa do reco-nhecimento foi feitapela propositura do ve-reador Toninho Paiva(PR).

GASTOS I

Em breve, a reporta-gem do JIB publicarámatéria sobre os gastospúblicos, que não sãopoucos na cidade, ban-cados por cadamunícipe.

GASTOS II

Assim que todos osdados forem compilados,os leitores irão conferirpara onde vai o seu di-nheiro, que é arrecadadopela Prefeitura por meiode impostos e taxas.

OBRAS

A Avenida ÍtaloAdami, uma das principaisda cidade, ainda está re-cebendo obras da Prefei-tura que dificultam a flui-dez do trânsito.

TROCA DE FARPAS I

Vereadores da opo-sição e situação se estra-nharam na semana pas-sada, devido aos ânimosexaltados quando o as-sunto é repassar o SAAEpara as mãos da Sabesp.TROCA DE FARPAS II

O vereador EdmilsonSouza, líder da oposição,cuja bancada conta comsete edis que se opõemde maneira ferrenha àadminstração relaxada doprefeito Guti, questionouas atas das reuniões da CEIque investiga o supostoroubo milionário no SAAEe que esses documentosnão podem ser de brinca-deira. “As consequênciaspodem ser muitas”.

Genilda ironiza oprefeito e foi advertidapelo colega da situação,

Eduardo Carneiro

FO

TO

: L

UC

AS

N

AK

AN

OOs ânimos aindaestão exaltadosna Câmara Mu-

nicipal de Guarulhos quan-do o assunto é a conces-são do Serviço Autônomode Água e Esgoto (Saae)que deverá ser autoriza-da para a Companhia deSaneamento Básico doEstado de São Paulo(Sabesp). Na sexta (5), oprojeto de Lei 3279/2018deverá ser discutido evotado, dando base legalpara a transferência daautarquia para o governoestadual.

Na semana passada, avereadora petista GenildaSueli Bernardes, ironiza oprefeito Gustavo Henric Cos-ta (PSB) de “menino mima-do que não assume o quefaz e usa o PT para justifi-car o estrago na cidade” eque ele não será capaz decumprir mais uma promes-sa de acabar com o rodízioassim que a autarquia foradministrada pelo Estado.

O líder do governo, oparlamentar Eduardo Car-neiro (PSB) saiu em de-fesa do gestor público erepreendeu sua colegade plenáro dizendo queela teria de ter respeitopelos poderes intituídos ese referido a Guti nãocomo “menimo mimado”,mas “senhor prefeito”.

Guti foi comunicadosobre o xingamento, masaté o final desta edição,não se manifestou.

O problema se torna

ainda mais grave porquea autarquia está sendoinvestigada e o PoderLegislativo já definiu osvereadores que compo-rão a Comissão Especial de

Inquérito (CEI), instaura-da para investigar o con-teúdo de um áudio envol-vendo o Saae. Na grava-ção, o superintendenteIbrahim Faouze El Kadi re-lata o desaparecimentode R$ 4,8 bilhões, entre2001 e 2016. A quantiaseria mais que suficientepara saldar a dívida decerca de R$ 3 bilhões quea autarquia tem com aSabesp.

O presidente da CEIé o vereador prof. Jesus(DEM), proponente da co-missão. Os demais inte-grantes, indicados de acor-do com aproporcionalidade partidá-ria, são: Luís da Sede(PRTB), Genilda Bernardese Edmilson Souza (ambosPT), Acácio Portella (PP),Geraldo Celestino (PSDB),Moreira (PTB), WesleyCasa Forte (PSB), escolhi-do como relator, SandraGileno (PSL), Carol Ribei-ro (PMDB) e EduardoBarreto (PCdoB).

Lixo acumulado na zona ruralcontinua esquecido por Vanderlon

Prefeito silenciasobre a questão

que pode setornar de saúdepública, devido

ao descaso

FO

TO

:VE

NIN

A C

AM

ILO

1ª Taça de Futebol de Campocomeça neste sábado, com 4 jogos

Problema do lixo é recorrente e Vanderlon não se manifestou sobrea suposta cobrança de taxa para que o serviço fosse feito na zona rural

As oito cidades participantes do Alto Tietê foram divididas em doisgrupos: o vencedor leva o troféu de campeão e ainda o transitório

Desgoverno latente e irresponsável com a

problemática questão dacoleta do lixo urbano e ru-ral. Essa foi a tônica da vi-gésima sétima sessão or-dinária legislativa, ocorridana segunda-feira (1º), naCâmara Municipal da Es-tância Turística deSalesópolis.

A maioria dos vereado-res cobrou do prefeitoVanderlon Oliveira Gomes(PR), solução para a ques-tão, com políticas públicasque se arrasta em seu go-verno que completa 22meses e pode se tornarcaso de polícia e Ministé-rio Público (MP), como di-vulgou em edições passa-das, a equipe de reporta-gem, embora o gestorpúblico tenha se compro-metido a resolver a deli-cada situação e, até ago-ra, não decretou medidaspaliativas, a médio e lon-go prazos para que a pro-blemática chegue ao fim.

O gestor republicanopreferiu não se manifes-tar sobre o tema, bemcomo a declaração de al-guns edis de que o lixona zona rural não estariasendo coletado porque amunicipalidade não cobrataxa naquele local pararealizar o serviço.

Durante os trabalhos,o vereador Claudinei Joséde Oliveira (DEM) quetem atacado de maneiraferoz o desserviço presta-do pela Prefeitura Munici-

pal aos cidadãos, foi en-fático ou classificar que ochefe do Executivo nãofaz nem o básico. “Deveter planejamento e orga-nização”, sugeriu ele aomandatário da cidade.

Já o parlamentarEdney Campos dos San-tos (PR), que morou háanos na zona rural, nobairro dos Pintos,relembrou que naquelaépoca, os próprios mora-dores davam o destinopara o lixo, mas agora, a

situação está insustentá-vel. “Essa questão é maisdo que ambiental e esté-tica para a Estância Turís-tica, pode virar caso desaúde pública e precisa-mos dar a nossa contribui-ção”, explicou ele, paraem seguida pedir explica-ções ao Poder Público doque está sendo feito paraminimizar essa vergonhapara a cidade, consideradacartão-postal do Alto Tietê,visto que é a nascente dolendário Rio Tietê.

“ELE MORREU”Durante sua expla-

nação na Tribuna, nasessão desta segunda(1º), Serginho da Auro-ra relatou que a ques-tão preocupante do lixodeve ser solucionadapelo setor público e queum munícipe, que nãofoi identificado, sempreo cobrava pelos serviçosdiversos que devem serfeitos pelo prefeito, comofensas e, recentemen-te, partiu desta terra.“Graças a Deus ele mor-reu”, disse, com seu jei-to único de ser.

ESPECIAISJá o Requerimento

257, do legislador RodolfoMarcondes, pede infor-mações ao Executivo sehá levantamento do nú-mero de crianças porta-doras de necessidadesespeciais no município,com seus respectivos di-agnósticos e também aquantidade de alunoscom deficiências físicas

ou intelectuais matricu-lados na Rede Municipalde Educação.

HEMODIÁLISEO tratamento mais

humanizado aos pacien-tes que fazem tratamen-to de hemodiálise emoutros municípios foi co-brado pelo vereador Nei,por meio do Requerimen-to 260 solicitando àmunicipalidade, providên-cia, através de abaixo-as-sinado, promovendomelhoria no transporte,bem como enviando àCâmara, cópia do proces-so licitatório e contratocom a empresa respon-sável pelo serviço.

INCOMPETÊNCIA IA suposta incompe-

tência do prefeito repu-blicano foi sugerida poralguns vereadores, devi-do ao abandono da es-tância turística.

INCOMPETÊNCIA II Falta tudo na cidade,

inclusive, iluminação empontos cruciais, até pra-ças, gerando a inseguran-ça, em virtude da escuri-dão e o cuidado com ascrianças matriculadas narede municipal. As provi-dências administrativasforam cobradas. Com apalavra, o gestor público?

Biritiba Mirim,Ferraz de Vasc o n c e l o s ,

Guarulhos, Mogi das Cru-zes, Poá, Salesópolis, San-ta Isabel e Suzano iniciam,neste sábado (6), a dis-puta da 1ª TaçaCondemat de Futebol deCampo, que vai apontaro melhor time da Regiãona categoria Sub-19.

As oito cidades parti-cipantes foram divididasem dois grupos. No gru-po A estão os municípiosSuzano, Salesópolis, Mogidas Cruzes e Guarulhos.

No B estão Poá, BiritibaMirim, Santa Isabel eFerraz de Vasconcelos.

Serão três rodadas naprimeira fase, disputadasem duas sedesconcomitantes, nas tar-des de sábado.

Os dois primeiros clas-sificados de cada grupoavançam para a semifinale, os ganhadores dessesconfrontos, disputarão afinal, prevista para 24 denovembro, no EstádioNogueirão, em Mogi dasCruzes.

O vencedor leva o tro-féu de campeão e o tam-bém troféu transitório.

Abertura:A rodada de abertu-

ra, neste sábado, aconte-ce nas cidades de Suzano(Estádio Antonio MarquesFigueira – Suzanão) e Poá,com primeiro jogo às 14

horas e o segundo às15h30.

Em Suzano, se en-frentam Salesópolis xMogi das Cruzes (14 ho-ras) e Suzano x Guarulhos(15h30). Em Poá jogamBiritiba Mirim x Santa Isa-bel (14 horas) e Poá xFerraz de Vasconcelos.

As próximas rodadasda primeira fase serão nodia 20 de outubro, emMogi das Cruzes e BiritibaMirim, e no dia 27 de ou-tubro, em Suzano e Ferrazde Vasconcelos.

“Mais do que dar visi-bilidade ao esporte, essetorneio será um prepara-tório para a disputa dosJogos Regionais pelas ci-dades”, ressalta o coorde-nador da Câmara Técnicade Esportes doCondemat, FaustoPizzolato.

Oito cidades seenfrentam na

rodada deabertura do

torneio que segueaté novembro

FO

TO

: D

IVU

LG

ÃO

Edis costuram acordo para garantira conclusão do Centro de Convenções

Processolicitatório para a

aquisição domobiliário está

sendo preparadopela atual gestão

Centro Dia do Idoso poderáatender a partir de novembro

Articulação doslegisladores quer

acabar com afarra do dinheiro

público queenvergonha

FO

TO

: D

IVU

LG

ÃO

Oprédio do Centro de Convenções Haja

Abissamra, no Centro deFerraz de Vasconcelos po-derá, finalmente, ter des-fecho favorável. O elefan-te branco, que é símbolode desperdício de dinheiropúblico e envergonha oscontribuintes, tende a serconcluído, em breve.

Para que as obras sai-am do papel, está sendocosturado acordo amigávelentre a Prefeitura Munici-pal e a FIG Incorporadorae Construtora responsávelpela maior parte da obrainiciada, em 2010, porém,o impasse arrasta-se, defato, desde 2012.

Por recomendação doprefeito, José CarlosFernandes Chacon (PRB),o Zé Biruta, um grupo devereadores liderado pelopresidente da Câmara Mu-nicipal, Flavio Batista deSouza (PTB), o Inha,Agílio Nicolas Ribeiro David(PSB) e Marcos AntonioCastello (SD), o Ratinho,começou as tratativas po-líticas para colocar na

mesa de negociação opessoal da empresa FIG.

Na semana passada,ocorreu o primeiro conta-to com essa finalidade, emSão Paulo.

E como consequênciadessa conversa, na terça-feira, dia 2 de outubro, odono da firma, acompa-nhado de dois técnicos daempresa veio à cidadepara inicialmente visitar aobra abandonada e de-pois se reuniu com o pre-feito, Zé Biruta, no Palá-cio da Uva Itália, na VilaRomanópolis.

Na vistoria preliminar,os representantes daempreiteira não encontra-ram nenhum problema es-trutural aparente na obra

que possa impossibilitar aretomada dos trabalhos,caso haja o fechamentodo pacto a ser chanceladopela Justiça.

Na prática, o caso tra-mita na esfera judicial localpara definir possíveis res-ponsabilidades de ex-gestores e da própria cons-trutora no episódio vergo-nhoso.

A maior parte da obrafoi financiada com recursosda Caixa Econômica Fede-ral (CEF) de um poucomais de R$ 3,1 milhões eem torno de R$ 2 milhõesbancados, na época emquestão, pelamunicipalidade ferrazenseque clama pela sua con-clusão urgente.

Vereadores visitam o elefante branco, sinônimode desperdício de dinheiro público, sem conclusão

NOVEMBRO AZULA Câmara de Suzano

aprovou na sessão or-dinária de quarta (3), oProjeto de Lei que ins-titui no âmbito munici-pal, o “Novembro Azul”,dedicado as ações deprevenção do câncerde próstata e da saúdedo homem. Apropositura é de auto-ria do presidente daCasa de Leis, LeandroAlves de Faria, oLeandrinho.

ASFALTO GASTOCom as chuvas, a

pavimentação asfásticada Avenida PauloSampaio, nas proximida-des do CondomínioResidencial Maria deLourdes, localizado noJardim Varan, ruiu. Oscontribuintes pedematenção especial dagestão republicana parasolucionar o problemana movimentava via.

Amplas instalações do Centro Dia do Idoso, que fica no bairro Cidade BoaVista, impressionaram o secretário estadual Gilberto Nascimento Júnior

REPERCUSSÃO ICausou muita reper-

cussão a matériapublicada com exclusivi-dade pela equipe doJornal Impresso Brasilsobre a omissão do Go-verno do Estado de SãoPaulo, com o fechamen-to de quatro anos da alade psiquiatria no Hos-pital Regional de Ferraz.

REPERCUSSÃO IINos bastidores da

Cãmara Municipal, o as-sunto foi abordado pe-los vereadores que tam-bém desejam desfechofinal e satisfatório para asfamílias que dependemdeste atendimento.

REPERCUSSÃO IIIEm nota oficial, en-

viada à Redação, a Se-cretaria Estadual da Saú-de se exime de respon-sabilidade e salienta queo Alto Tietê já recebeu,desde 2014, mais de R$576 milhões de repassespara a região que con-centra 11 municípios,entre investimentos ecusteio. Já a ala psiquiá-trica será reformada noinício de 2019.

Construtura pede suspensãotemporária do processo judicial

Para os representantes da FIG

Construtora, a primeiramedida a ser adotadapara permitir a assinaturado acerto em curso seráo Poder Executivo pedira suspensão temporáriado processo ao Judiciáriopor 90 dias.

Nesse período, a em-presa elaborará um levan-tamento completo daestrutura física do prédio,contendo inclusive umacontraprova de laudosfeitos a pedidos da Pre-feitura Municipal pelo Ins-tituto de PesquisasTecnológicas (IPT) e pelaFundação Falcão Bauer,ambos de São Paulo.

No fundo, as duasperícias apresentam resul-tados inconclusivos. Comisso, caso o compromissoseja fechado, existe a ex-pectativa que as obras se-jam finalizadas até o ou-tubro do ano que vem,justamente, no mês deaniversário de emancipa-ção político-administrativada cidade.

Adiamento:Para o grupo de ve-

readores, o mais impor-tante na atual circunstân-cia é celebrar o acordo e

colocar o Centro de Con-venções à disposição dasociedade ferrazense.

O prédio foiembargado, em 2013. Emcontrapartida, o colegiadoavalia que compete à Justi-ça punir eventuais culpadosno processo.

A propósito, a Segun-da Câmara do Tribunal deContas do Estado de SãoPaulo (TCE-SP) julgaria aconcorrência assinada,em 1º de fevereiro de2010, nesta terça-feira,todavia, o assunto foi re-tirado da pauta.

Zé Biruta tem abacaxinas mãos e terá queresolver o problema

FO

TO

: L

UC

AS

NA

KA

NO

FOT

O: W

AN

DE

RLE

Y C

OS

TA

/SE

CO

M S

UZ

AN

O

Deve ser inaugurado em novembro deste ano,

pela Prefeitura de Suzano,o novo Centro Dia do Ido-so, no bairro Cidade BoaVista. O prazo foi estima-do na terça-feira, dia 2 deoutubro, durante vistoriaàs obras, que contou coma presença do secretáriode Estado de Desenvolvi-mento Social, Gilberto Nas-cimento Júnior.

A expectativa é deque, após a entrega daunidade, o serviço come-ce de maneira gradual,com capacidade para aten-der 50 pessoas com maisde 60 anos e oferta de ati-vidades e oficinas para ofortalecimento de víncu-los.

Atualmente, a adminis-tração municipal dá anda-mento ao processolicitatório para aquisição demobiliário e equipamentosnecessários e ao chama-

mento público da entida-de que ficará responsávelpela seleção dos usuáriose pela gestão do CentroDia do Idoso. “Na verda-de, trata-se de uma se-gunda licitação que reali-zamos, já que na primeiranão houve manifestaçãode empresas interessadas.

Fizemos algumas adequa-ções e agora o processoestá andando conforme oesperado. Se tudo dercerto, até o final de no-vembro entregamos aobra”, explicou o secretá-rio municipal de Assistên-cia e Desenvolvimento So-cial, Murilo Inocencio, que,

juntamente com sua equi-pe, também participou davistoria.

O Centro Dia do Idosoestá localizado na rua TitoPrates, 492, e recebeu in-vestimento de R$ 893,9mil. As medidas do imóvel,que fica em um terreno de1.790 m² e tem 520 m²

de área construída, im-pressionaram o secretárioestadual. “Temos nessaunidade um padrão muitobom para atendimento dopúblico da melhor idade. Omunicípio, com quem o go-verno do Estado fez par-ceria para a realização daobra, seguiu de fato o queestava no projeto. O tama-nho chama a atenção por-que é muito maior do quea maioria dos outros Cen-tros Dia do Idoso. Semdúvida, será prestado umserviço sensacional emSuzano”, disse Nascimento.

Antes de realizar a vis-toria, o secretário estadu-al, que é vereador licenci-ado na cidade de São Pauloe assumiu o cargo em maiodeste ano, foi recebidopelo prefeito RodrigoAshiuchi em seu gabinete,no Paço Municipal.

Na oportunidade, ochefe do Executivo disseque o governo não estámedindo esforços paraentregar a unidade pron-ta o quanto antes. “O ob-jetivo é proporcionar, pormeio de atividades diver-sas, um envelhecimentoativo como forma de for-talecer vínculos”, desta-cou Ashiuchi.