13
Barras do Internet Explorer © FCA – Editora de Informática 19 Estrutura de um endereço de Internet Na Internet, cada servidor tem uma identificação única, correspondente ao endereço definido no IP (Internet Protocol). Esse endereço é composto por um conjunto de dígitos separados por pontos e é identificado através de uma norma de endereçamentos da Internet que garante que cada endereço é único. A essa norma atribui-se o nome de URL (Uniform Resource Locator). Assim, se o utilizador souber o endereço IP de um determinado site pode digitá-lo na barra de endereços e visualizar o site. No entanto, por norma, o utilizador acede aos endereços digitando expressões alfabéticas ou alfanuméricas (o que se torna, sem dúvida, mais fácil que decorar conjuntos de números!). Esta forma de acesso apenas é possível porque o protocolo TC/IP (Transmission Control/Internet Protocol) possui um serviço denominado por DNS (Domain Name System) que tem por função “ler” o endereço alfabético escrito pelo utilizador e traduzi-lo no respectivo endereço IP reconhecido pelo servidor. Os endereços da Net possuem uma sintaxe tipo que em seguida se apresenta: Protocolo://nome_do_domínio.subdomínio Para aceder, por exemplo, ao site da FCA é necessário inserir o seguinte endereço: http://www.fca.pt . Este pode servir como exemplo de um endereço que possui uma sintaxe tipo. Em seguida decompõe-se o endereço em partes para uma melhor explicação do mesmo: http:// – corresponde ao protocolo utilizado para aceder a páginas web; www.fca – identifica o computador/servidor web onde está alojada a página à qual se pretende aceder; pt – identifica, no presente exemplo, o país (Portugal). A última parte do endereço, também chamada por vezes de subdomínio ou “extensão”, pode indicar o código do país e/ou a área de “negócio” do site a que se está a aceder.

Estrutura de um endereço de Internet - cartestraina.ro · assim, dar-lhe-á a possibilidade de optar por aceitar, ou não, a transferência de determinados ficheiros ou mensagens

  • Upload
    trandat

  • View
    216

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Barras do Internet Explorer

© FCA – Editora de Informática 19

Estrutura de um endereço de Internet

Na Internet, cada servidor tem uma identificação única, correspondente ao endereço definido no IP (Internet Protocol). Esse endereço é composto por um conjunto de dígitos separados por pontos e é identificado através de uma norma de endereçamentos da Internet que garante que cada endereço é único. A essa norma atribui-se o nome de URL (Uniform Resource Locator). Assim, se o utilizador souber o endereço IP de um determinado site pode digitá-lo na barra de endereços e visualizar o site.

No entanto, por norma, o utilizador acede aos endereços digitando expressões alfabéticas ou alfanuméricas (o que se torna, sem dúvida, mais fácil que decorar conjuntos de números!).

Esta forma de acesso apenas é possível porque o protocolo TC/IP (Transmission Control/Internet Protocol) possui um serviço denominado por DNS (Domain Name System) que tem por função “ler” o endereço alfabético escrito pelo utilizador e traduzi-lo no respectivo endereço IP reconhecido pelo servidor.

Os endereços da Net possuem uma sintaxe tipo que em seguida se apresenta:

Protocolo://nome_do_domínio.subdomínio

Para aceder, por exemplo, ao site da FCA é necessário inserir o seguinte endereço: http://www.fca.pt. Este pode servir como exemplo de um endereço que possui uma sintaxe tipo. Em seguida decompõe-se o endereço em partes para uma melhor explicação do mesmo:

http:// – corresponde ao protocolo utilizado para aceder a páginas web;

www.fca – identifica o computador/servidor web onde está alojada a página à qual se pretende aceder;

pt – identifica, no presente exemplo, o país (Portugal).

A última parte do endereço, também chamada por vezes de subdomínio ou “extensão”, pode indicar o código do país e/ou a área de “negócio” do site a que se está a aceder.

Utilizar a Internet – Depressa & Bem

© FCA – Editora de Informática 20

A Tabela 2.1 exibe alguns dos subdomínios mais conhecidos.

Subdomínios Descrição

com Utilizado por empresas na área comercial.

edu Utilizado basicamente por instituições de ensino (normalmente universidades norte-americanas).

org Utilizado por organizações sem fins lucrativos. gov Utilizado pelo governo dos Estados Unidos da América.

int Utilizado em instituições internacionais como a União Europeia.

net Utilizado em empresas de telecomunicações e ISP. pt Referente a Portugal. de Referente a Alemanha. es Referente a Espanha. fr Referente a França. com.br Referente ao Brasil.

Tabela 2.1 – Exemplos de “extensões” associadas a áreas de negócio ou a códigos de países

Para visualizar os últimos endereços acedidos carregue na tecla F4 ou clique no botão (está à direita da área em que se digita o endereço). Para aceder a um site de extensão com basta escrever o endereço (por exemplo: hotmail) e carregar, em simultâneo, nas teclas Ctrl e Enter. Surge, imediatamente, no espaço reservado ao endereço, a forma completa, ou seja, www.hotmail.com.

Barra de hiperligações A barra Hiperligações exibe, por predefinição, um conjunto de botões que permitem aceder directamente a determinados sites da Microsoft, como sejam, o Hotmail (utilizado na área do correio electrónico) ou o Windows Media (permite o acesso a uma área de informação multimédia). Para aceder a estes sites basta clicar no respectivo botão existente na barra.

Fig. 2.15 – Barra de Hiperligações

Barras do Internet Explorer

© FCA – Editora de Informática 21

Para além dos acessos já existentes na barra é ainda possível adicionar novas hiperligações (atalhos) para algumas páginas web que visite frequentemente ou mesmo para pastas ou ficheiros existentes no computador.

Adicionar novos atalhos

É possível adicionar um atalho à barra de hiperligações através de uma das seguintes formas:

Arrastar, mantendo pressionado o botão esquerdo do rato, o ícone do site de que se pretende efectuar um link da barra de endereços para a barra de ligações.

Fig. 2.16 – Adicionar atalho por arrastamento do endereço para a barra de hiperligações

Arrastar uma ligação do interior de qualquer página para a barra de hiperligações.

Fig. 2.17 – Adicionar atalho por arrastamento de uma ligação à barra de hiperligações

É também possível, da mesma forma, arrastar um endereço dos Favoritos para a barra de hiperligações.

Fig. 2.18 – Adicionar um endereço da área dos Favoritos à barra de hiperligações

Mudar o aspecto das hiperligações

É possível alterar o nome e o desenho dos ícones da barra de hiperligações. Para tal é necessário efectuar um clique com o botão direito do rato no ícone pretendido e escolher a opção Propriedades.

Utilizar a Internet – Depressa & Bem

© FCA – Editora de Informática 22

Na janela que a seguir se exibe (Fig. 2.19) o utilizador deve escolher o separador Documento da Web e aí tem a possibilidade de alterar o nome da hiperligação e o aspecto gráfico da mesma (ícone).

Fig. 2.19 – Alteração de nome e aspecto gráfico dos ícones das hiperligações

Alterar a posição das hiperligações

Para modificar a posição das hiperligações (links) na barra, é necessário manter pressionado o botão esquerdo do rato na hiperligação (link) pretendido e arrastá-lo para a nova posição na barra.

Remover atalhos

Para retirar um ícone da barra basta efectuar um clique, com o botão direito do rato, no ícone e, em seguida, escolher a opção Eliminar.

Barra de informações A barra de informações fornece, como o próprio nome indica, informações sobre transferências, janelas pop-up bloqueadas e outras actividades. Estas informações

Alterar o desenho do ícone

Alterar o nome

Barras do Internet Explorer

© FCA – Editora de Informática 23

ajudam o utilizador a evitar ficheiros potencialmente perigosos que, caso contrário, poderia, inadvertidamente, aceitar ao aceder a determinados sites e páginas da Internet.

Quando num determinado site surgir a barra de informações, o utilizador pode efectuar um clique com o botão direito do rato sobre esta e definir qual a acção que pretende efectuar.

Fig. 2.20 – Barra de informações

As janelas pop-up são pequenas janelas do browser que, habitualmente, são utilizadas para anúncios. Estas janelas são frequentemente apresentadas assim que se entra num web site, quer o utilizador as pretenda ver ou não.

Quando é que se visualiza a barra de informações?

Ao aceder a determinados sites, estes podem transferir ficheiros para o computador sem que o utilizador se aperceba. Se as predefinições do Internet Explorer estiverem activas, a barra de informações irá ser exibida sempre que um site tente transferir quaisquer ficheiros sem o conhecimento ou permissão do utilizador e, assim, dar-lhe-á a possibilidade de optar por aceitar, ou não, a transferência de determinados ficheiros ou mensagens publicitárias, por exemplo.

Por predefinição, a barra de informações será apresentada sempre que o utilizador aceder a um determinado site e este tentar:

Abrir uma janela pop-up;

Transferir um ficheiro para o computador;

Executar conteúdo activo no computador;

Instalar um controlo ActiveX no computador;

Executar um controlo ActiveX no computador de modo não seguro.

No caso de o utilizador não aceitar a transferência de qualquer conteúdo mencionado na barra de informações, habitualmente o Internet Explorer permite que o resto da página seja aberta, o que lhe permite ver como funciona a página

Utilizar a Internet – Depressa & Bem

© FCA – Editora de Informática 24

web sem esses mesmos conteúdos. Muitas vezes não se nota qualquer diferença, mas o computador fica menos vulnerável quando não são instalados controlos e ficheiros de que, na realidade, não necessita.

Os controlos ActiveX são muito utilizados na Internet. Estes controlos permitem melhorar a navegação na web e até torná-la mais “divertida” porque, através deles, é possível aceder, por exemplo, a conteúdo animado e a vídeos. No entanto, em alguns casos, este tipo de programas pode ser utilizado para recolher informações sobre o computador, para instalar software no computador, para permitir que outra pessoa controle o computador remotamente ou ainda para danificar dados no computador, tudo isto, obviamente, sem o consentimento ou conhecimento do utilizador. Tendo em conta estes riscos, o utilizador só deverá instalar estes programas se considerar a proveniência/fabricante dos mesmos fidedignos.

Desactivação da barra de informações

Se o utilizador desejar desactivar a barra de informações terá de o fazer para cada tipo de mensagem.

É, no entanto, possível desactivar as mensagens da barra de informações sobre janelas de pop-up bloqueadas. Para tal deverá efectuar as seguintes acções:

1. Aceder ao Internet Explorer.

2. No menu Ferramentas, seleccionar Bloqueador de janelas de pop-up e, em seguida, carregar em Desligar bloqueador de janelas de pop-up.

Para atribuir permissão ao conteúdo de janelas de pop-up de determinados sites, o utilizador pode, po exemplo, aceder ao menu Ferramentas, opção Bloqueador de janelas de pop-up e, em seguida, escolher a opção Definições do bloqueador de janelas de pop-up.

paulam
Caixa de texto
( … )

Utilizar a Internet – Depressa & Bem

© FCA – Editora de Informática 54

EXERCÍCIO Nº 2

Home Page O Internet Explorer abre, por norma, num determinado endereço. A esse endereço dá-se o nome de Home Page – habitualmente a home page vem pré-configurada para o endereço da Microsoft.

Para alterar o endereço da Home Page, dever-se-ão realizar as seguintes operações:

1. Aceder ao menu Ferramentas, escolher a opção Opções da Internet e, por fim, o item Geral.

2. Na área de Endereço, digitar o endereço pretendido (normalmente é utilizado o endereço de um portal).

(Se já se estiver a visualizar o endereço pretendido para Home Page, basta efectuar um clique no botão ).

3. Em seguida efectuar um clique em OK ou carregar na tecla Enter.

Fig. 6.2 – Opções para modificar a Home Page

4. Sempre que se pretender visualizar a Home Page, independentemente do site ou página em que se esteja, basta fazer clique no botão .

Objectivo: Configurar a página de entrada (Home Page) para uma página diferente da actual.

Enunciado: Colocar em Home Page o portal: www.sapo.pt.

Coloca em Home Page a página da Microsoft

Não carrega nenhuma página – fica em

branco

Endereço da Home Page

Coloca em Home Page a página que estiver activa no momento

Configurar opções gerais do Internet Explorer

© FCA – Editora de Informática 55

Resultado: Após a inserção do endereço indicado a janela Opções da Internet surgirá com o aspecto da figura seguinte.

Fig. 6.3 – Aspecto final do campo Endereço

1. “Abra” o site pretendido (www.sapo.pt).

2. Aceda ao menu Ferramentas e escolha Opções da Internet.

3. Na área Endereço carregue no botão Utilizar actual.

4. Efectue um clique no botão OK ou carregue na tecla Enter para finalizar e validar a opção escolhida.

5. Após efectuar as acções previamente mencionadas ao abrir o browser o utilizador visualizará, automaticamente o conteúdo do portal Sapo.

Fig. 6.4 – Site definido na Home Page

Histórico No Internet Explorer, é possível saber quais os sites mais visitados recentemente, através da opção Histórico. Para ter acesso à opção Histórico é necessário efectuar um clique no botão . Este botão abre a área que em seguida se exibe.

Fig. 6.5 – Área correspondente ao Histórico

Utilizar a Internet – Depressa & Bem

© FCA – Editora de Informática 56

Ordenar o conteúdo do Histórico

O botão llllll permite ordenar os sites do histórico de diferentes formas, como ilustra a Fig. 6.6.

Fig. 6.6 – Tipos de ordenação possível para os sites contidos no Histórico

Pesquisar nos sites do Histórico

O botão permite ao utilizador a possibilidade de procurar apenas sites que possuam a(s) palavra(s) digitadas na área da pesquisa.

Fig. 6.7 – Pesquisar nos sites contidos no Histórico

Limpar o Histórico

Para retirar todos os sites que estão no histórico, deve aceder-se ao menu Ferramentas, escolher a opção Opções da Internet e, no item Geral, surge a janela que se apresenta em seguida, em cujas legendas se referem as opções possíveis.

Fig. 6.8 – Área de configuração do Histórico

Número de dias que o Histórico guarda

Limpa o Histórico

Executar a pesquisa

paulam
Caixa de texto
( … )

Utilizar a Internet – Depressa & Bem

© FCA – Editora de Informática 120

Utilizar o MSN Messenger

Ao activar o atalho da aplicação, irá surgir uma janela na qual o utilizador terá de se identificar através da introdução de um endereço de correio electrónico e da respectiva password (para o exemplo utilizou-se o endereço criado na Lição 7).

O utilizador tem, ainda, a possibilidade de indicar se pretende memorizar essa informação. Note que apenas o deverá fazer se estiver a usar um computador de utilização pessoal e nunca num computador de utilização pública.

Existe, também, a possibilidade de se indicar que deseja iniciar a sessão automaticamente. Esta opção permitirá que, ao ligar o computador, o MSN Messenger seja automaticamente activado, ou seja, que a sessão seja automaticamente iniciada.

Fig. 13.1 – Janela inicial do Messenger

Por predefinição, quando o utilizador inicia a sessão, todos os utilizadores do MSN Messenger que estão on-line, e que possuem o seu contacto, recebem a informação que o utilizador está on-line. Quer isto dizer que, ao iniciar a sessão, será automaticamente comunicado aos outros utilizadores que o utilizador acabou de entrar em linha e estes podem comunicar com o utilizador.

É possível alterar este estado, efectuando um clique com o botão direito do rato na seta que se encontra à direita do estado que está visível (on-line, no presente exemplo).

Aplicações para comunicar na Net

© FCA – Editora de Informática 121

Essa acção fará surgir um menu de atalho, no qual o utilizador pode alterar o estado e, também, personalizar as definições pessoais, conforme se pode visualizar na figura seguinte.

Fig. 13.2 – Escolha do estado e acesso às definições pessoais

Ao aceder às definições pessoais surgirá uma nova janela, na qual o utilizador pode definir várias características.

Fig. 13.3 – Configuração de definições pessoais

O utilizador pode sempre voltar à janela das definições pessoais e efectuar as alterações que entender. Para tal, apenas necessita de, já com a aplicação iniciada, aceder ao menu Ferramentas e escolher Opções.

paulam
Caixa de texto
( … )

Utilizar a Internet – Depressa & Bem

© FCA – Editora de Informática 204

Área de escrita da mensagem

A área destinada ao Assunto, apesar de não ser de preenchimento obrigatório, é conveniente ser preenchida com um “título” que identifique o conteúdo da mensagem. Essa acção irá permitir que o destinatário, ao receber uma mensagem, tenha uma ideia sobre o seu conteúdo, mesmo antes de a abrir. A seguir a esta área fica a área de “texto livre”, na qual o utilizador deverá inserir o conteúdo da mensagem.

Fig. 20.4 – Utilização da área de escrita

Após a digitação do texto da mensagem, esta está pronta para ser enviada. Para tal, basta efectuar um clique no botão Enviar – .

Inserir anexos (ficheiros) nas mensagens Nas mensagens, para além do texto escrito, é possível incluir, também, documentos (ficheiros) elaborados noutras aplicações (como, por exemplo, Microsoft Excel ou Microsoft Word, entre outros). A estes dá-se o nome de anexos (attachments). Para anexar um ficheiro a uma mensagem, o utilizador deverá, na janela das mensagens, efectuar as acções que em seguida se expõem.

1. Efectuar um clique com o botão esquerdo do rato no botão .

2. Na sequência da acção anterior surgirá uma nova janela (Fig. 20.5), na qual o utilizador deverá localizar o(s) ficheiro(s) ou pastas que pretende anexar à mensagem. Depois de ter efectuado a selecção, é necessário efectuar clique no botão .

Escrever e personalizar mensagens

© FCA – Editora de Informática 205

Fig. 20.5 – Aspecto da janela exibida para inserção de anexos

Prioridade das mensagens O utilizador tem a possibilidade de, ao efectuar uma nova mensagem, indicar ao(s) destinatário(s) se a mensagem é considerada, ou não, uma mensagem prioritária. Para definir a prioridade das mensagens, o utilizador deverá efectuar um clique no triângulo que está à direita do botão . . Se o utilizador não utilizar esta opção, a mensagem não exibirá nenhum símbolo e será considerada como de prioridade “normal”.

Fig. 20.6 – Definição da prioridade atribuída à mensagem que vai ser enviada

Utilizar “papel de carta” A utilização do “papel de carta” tem por objectivo a personalização do aspecto da mensagem que se deseja criar.

Poderá ser, por exemplo, uma forma diferente de construir uma mensagem de e- -mail com um convite para uma festa de aniversário. Para construir uma mensagem com um “papel de carta” específico, o utilizador necessita de efectuar

O ponto de exclamação indica prioridade elevada

e a seta indica baixa prioridade