1
Exemplos de espessantes e estabilizantes mais utilizados. Espessantes: agar-agar, metil-celulose hidroxipropil (E464), carboximetil celulose sódica (CMC), amido, celulose, goma xantana , guar, tara e jataí, carragena, celulose microcristalina, pectina, goma acácia ou arábica. Estabilizantes: alginatos, carragena, caseína, carboximetil celulose sódica (CMC), gomas xantana, guar e jataí, pectina, bicarbonato de sódio, citrato de sódio, citrato monossódico, ésteres de ácido lático, ésteres de ácido cítrico, lecitina, cloreto de cálcio, carbonato de potássio. Os estabilizantes mais utilizados na indústria alimentícia incluem a carrage- na, os alginatos, a caseína, a goma guar, a goma Jataí, a goma xantana, e a carbo- ximetil celulose sódica (CMC). Os estabilizantes são geralmente carboidratos grandes. Eles formam uma estrutura capaz de manter juntas substâncias menores nos alimentos, formando um produto mais estável. Este é o maior grupo de aditivos, muitos dos quais são substâncias naturais. Alteram ou controlam a consistência de um produto durante o resfriamento ou aquecimento, ou no armazenamento. Elementos de crescimento são utilizados para dar uma textura esponjosa aos bolos e outros produtos semelhantes e incluem o bicarbonato de sódio, o ácido tartárico e o fermento em pó (uma mistura de bicarbonato de sódio e ácido pirofosfórico).

Exemplos de Espessantes e Estabilizantes Mais Utilizados

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Exemplos de Espessantes e Estabilizantes Mais Utilizados

Citation preview

Page 1: Exemplos de Espessantes e Estabilizantes Mais Utilizados

Exemplos de espessantes e estabilizantes mais utilizados.

Espessantes: agar-agar, metil-celulose hidroxipropil (E464), carboximetil celulose sódica (CMC), amido, celulose, goma xantana , guar, tara e jataí, carragena, celulose microcristalina, pectina, goma acácia ou arábica.

Estabilizantes: alginatos, carragena, caseína, carboximetil celulose sódica (CMC), gomas xantana, guar e jataí, pectina, bicarbonato de sódio, citrato de sódio, citrato monossódico, ésteres de ácido lático, ésteres de ácido cítrico, lecitina, cloreto de cálcio, carbonato de potássio.

Os estabilizantes mais utilizados na indústria alimentícia incluem a carrage- na, os alginatos, a caseína, a goma guar, a goma Jataí, a goma xantana, e a carbo- ximetil celulose sódica (CMC).

Os estabilizantes são geralmente carboidratos grandes. Eles formam uma estrutura capaz de manter juntas substâncias menores nos alimentos, formando um produto mais estável. Este é o maior grupo de aditivos, muitos dos quais são substâncias naturais. Alteram ou controlam a consistência de um produto durante o resfriamento ou

aquecimento, ou no armazenamento.

Elementos de crescimento são utilizados para dar uma textura esponjosa aos bolos e outros produtos semelhantes e incluem o bicarbonato de sódio, o ácido tartárico e o fermento em pó (uma mistura de bicarbonato de sódio e ácido pirofosfórico).