16
NOVELA Ponte Vila any, que passa pelo rio Tietê e liga o Itaim Paulista á Guarulhos continua interditada 01 A 08 DE AGOSTO DE 2014 – DISTRIBUIÇÃO GRATUITA ANO I - NÚMERO 14 OCG terá plantão para inscrições neste fim de semana Página 13 Páginas 08 e 09 Guarulhos Acontece CARNAVAL GUARULHOS 2015 Página 15 Página 05 Med Prev excelência em saúde Página 06 Prefeitura de Arujá: Refis termina no dia 7

Expresso Metropolitano Ed 14

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Editora&Jornal Expresso Metropolitano LTDA

Citation preview

Page 1: Expresso Metropolitano Ed 14

novelaPonte Vila any, que passa pelo rio Tietê e liga o

Itaim Paulista á Guarulhos continua interditada

01 a 08 de aGosTo de 2014 – dIsTrIbuIção GraTuITaano I - número 14

OCG terá plantão para inscrições neste fimde semanaPágina 13

Páginas 08 e 09

Guarulhos Acontece

CARNAVALGUARULHOS2015Página 15 Página 05

Med Prev excelência em saúde

Página 06

Prefeiturade Arujá: Refis termina no dia 7

Page 2: Expresso Metropolitano Ed 14

01 a 08 de agosto/20142 Expresso Metropolitano

11 2229-8796R. Iraci Santana, 81 - Vila Lídio Santana - Guarulhos/Sp

EDITORA & JORNAL EXPRESSO METROPOLITANO LTDA

Diretor aDministrativoAntonio Carlos de Jesus

Diretor comercial Ary Esperidião

Jornalista responsávelAdriana Valeriano

proJeto GráFicoTroad Assessoria

reDação e comercial [email protected]

GiroArtigo

O vereador prof. Jesus (PDT), aproveitou o recesso legislativo para estreitar o contato com os moradores de Guarulhos. Durante o perío-do, o parlamentar compareceu a diversas igre-jas e ouviu as queixas da população: “a princi-pal questão debatida foi a falta de habitação própria”.

Além disso, o parlamentar também visitou o bairro Cidade Soberana, com o objetivo de via-bilizar a ampliação da rede de esgoto que aten-de ao bairro.

Professor Jesus também visitou morado-res do bairro Jardim Maria Dirce para tratar da questão da coleta de lixo domiciliar: “consegui-

mos a limpeza de uma lixeira da comunidade e já iniciamos a conversa com a Secretaria de Ser-viços Públicos para a implantação da política de recolhimento do lixo domiciliar em toda a re-gião, também conhecida como o programa Por-ta a Porta”.

Atualmente o programa Porta a Porta é de-senvolvido em 9 bairros de Guarulhos e atende cerca de 15 mil pessoas. O programa consiste na coleta seletiva solidária, integrando diversos departamentos da Prefeitura, SAAE e Proguaru. A atividade, além de recolher o lixo, tem como objetivo colaborar com a manutenção do meio ambiente de forma sustentável.

Em julho, o vereador Dr. Alexandre Dentista (PSDC) aproveitou o recesso para realizar seu trabalho parlamentar principalmente fora dos gabinetes. No dia 28, ele esteve com um enge-nheiro da Secretaria de Trânsito e Transporte na Rua 13 de Maio, Vila Galvão, cobrando a re-moção de bicos nas calçadas, surgidos após a inversão da mão das Ruas 13 de Maio e Eugê-nia Machado. Isso tem causado muitos aciden-tes de trânsito. O vereador ouviu a promessa de que os bicos serão retirados o mais breve pos-sível.

Dr. Alexandre Dentista também conferiu pessoalmente obras de pavimentação em ruas atrás da FIG-Unimesp na Vila Rosália, iniciadas

graças à sua intervenção. O vereador aproveitou o recesso e refor-

çou a cobrança junto às Secretarias de Obras e do Meio Ambiente da revitalização do lago da Vila Galvão e a reforma do teatro Nelson Rodrigues e de uma quadra poliesportiva com área de lazer para as crianças atrás do teatro. “Sempre ouvimos as reivindicações da população e vamos atrás de encaminhá-las ao Executivo, uma parceria importan-te para a Cidade”, definiu o vereador. En-tre outras atividades, ele ainda participou da Festa das Crianças na região dos bairros Jardim Nova Bonsucesso e Vila Carmela, no dia 19 de julho.

Aproveitar o recesso parlamentar de julho para se afastar um pouco do gabinete e sair às ruas ouvindo as reivindicações dos muní-cipes. Com esta proposta, a vereadora Profª Marisa de Sá (PT) realizou vistorias em várias ruas, em especial no Jardim Triunfo. É lá que algumas vias foram asfaltadas por seu inter-médio.

A comunidade local, então, a procuraram para pedir apoio para que mais uma via, a Rua Cachoeira de Goiás, seja asfaltada. “Fi-zemos vistoria no local e levantamos outras informações e vamos encaminhar aos órgãos competentes da Prefeitura para que as obras necessárias sejam realizadas”, afirmou Mari-sa de Sá.

No dia 30, a vereadora representou a Procuradoria Especial da Mulher da Câma-ra em uma manifestação em frente ao Fó-rum de Guarulhos, antes do julgamento de Pedro Félix, acusado de matar a ex-mulher Viviane Rosa da Silva e do namorado dela Rosaldo Donizete Pereira, em janeiro deste ano, durante um batizado na Igreja de São Francisco de Assis, no bairro dos Pimentas. “Fomos pedir justiça para este e outros ca-sos de violência contra a mulher e para que situações como esta não caiam no esque-cimento” afirmou Marisa de Sá, que tam-bém é procuradora especial da mulher. Pe-dro foi condenado a 40 anos de prisão.

Parlamentar debate situação habitacional

Nada de folga

Vistoria

Por que o tiro sai pela culatraCautelosamente, os jornais brasileiros

começam a interpretar o quadro mais am-plo das pesquisas de intenção de voto, co-locando em perspectiva alguns fatos que fo-ram vinculados recentemente às escolhas do eleitorado.

Manifesta-se na imprensa uma neces-sidade de entender por que razão a van-tagem da presidente Dilma Rousseff sobre seus principais adversários se mantém pra-ticamente incólume, contrariando as expec-tativas criadas pela maioria dos analistas a cada rodada de consultas.

A pergunta por trás desse esforço é a se-guinte: como é que ela continua na lideran-ça, com grande potencial para vencer no pri-meiro turno, se quase tudo que se noticiou ao longo dos últimos meses deveria ter indu-zido a uma queda na sua aprovação?

Uma das respostas vem junto com a pró-pria pergunta: quanto mais se fala de um can-didato, mais conhecido ele se torna. Se o cida-dão não enxergar uma grande diferença entre eles, e se a situação geral não produz um dese-jo massivo e radical de mudanças, a tendência é que o nome mais conhecido acabe se conso-lidando na mente dos eleitores.

Ainda que predomine nos principais jor-nais do país um viés negativo na abordagem dos assuntos mais relevantes sempre que se referem ao governo de Dilma Rousseff, é preciso considerar, ao mesmo tempo, que os tradicionais mediadores da comunicação social se tornam menos influentes quanto mais cresce o uso das mídias digitais. É legí-timo considerar, portanto, que a mensagem centralizada das mídias tradicionais tem se tornado marginal no amplo sistema de in-formações da sociedade hipermediada.

Uma análise interessante sobre o assun-to foi produzida pelo colunista José Roberto de Toledo, publicada na edição de segunda-feira (28) do Estado de S.Paulo. Ele observa que um terço dos eleitores vivem em domicí-lios beneficiados por algum programa social do governo federal, mas a escolha da presi-dente pelas famílias que não recebem ne-nhuma bolsa ou auxílio é quase igual, em ter-mos proporcionais, o que o faz concluir que o apoio a Dilma Rousseff vem de uma aprova-ção geral à política social por parte da popu-lação como um todo.

Jornalismo e bobagens - Por outro lado, pode-se acrescentar à análise do colu-nista outras visões sobre o noticiário e seu

esperado efeito nas escolhas dos eleitores. Por exemplo, se formos considerar a versão pessimista que a imprensa vem apresentan-do sobre a situação econômica do país, te-remos que confrontar esse viés com a per-cepção da sociedade sobre sua própria circunstância e relativizar a influência da im-prensa.

Os indicadores de confiança e otimismo mostrados pelas pesquisas não confirmam a expectativa criada pelos jornais – o que indica, claramente, que a maioria da popu-lação discorda da visão homogênea da im-prensa. Não é difícil constatar que esse viés do jornalismo brasileiro não se constrói com um olhar amplo sobre a economia como um todo: o noticiário econômico da imprensa nacional se faz com a perspectiva de uma minoria, exatamente o mesmo público vi-sado pelo desastrado comentário divulgado recentemente por analistas do banco San-tander.

O comunicado oficial do banco espa-nhol, condicionando lucros futuros de in-vestidores a uma eventual queda das inten-ções de voto na presidente Dilma Rousseff, representa um microcosmo do ideário que predomina na imprensa.

Os jornais genéricos não escrevem para a sociedade, mas para um pequeno conjunto de investidores, de renda mais alta mas não ne-cessariamente vinculados a atividades produ-tivas. As editorias de economia e negócios do Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e o Glo-bo destoam, escancaradamente, daquilo que apresentam os diários especializados, como o Valor Econômico e o DCI, que costumam abor-dar as questões econômicas de maneira mais ampla e equilibrada.

Observe-se, por exemplo, a reportagem publicada no sábado (26) pelo Estado, com título destacado ao lado da manchete: “Pe-trobras amplia gastos em publicidade em meio a crise”. A reportagem não resiste a um questionamento básico: praticamente todas as grandes empresas concentraram os investimentos publicitários no primeiro semestre, por causa da Copa do Mundo. A Petrobras tem mais razões para isso, porque sua publicidade fica limitada durante o perí-odo eleitoral.

Bobagens como essa explicam, em par-te, por que o noticiário negativo não afeta a grande massa de eleitores.

Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa

Page 3: Expresso Metropolitano Ed 14

01 a 08 de agosto/2014 3Expresso Metropolitano

Cidade

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andrea Gruc-ci, visitou no dia 31 os moradores do bairro Jardim Jovaia. O motivo da visita foi à realização do “So-pão Solidário” e a “Campanha do Agasalho 2014”, projetos manti-dos pelo Fundo Social de Solida-riedade, que tem proporcionado um belo gesto de solidariedade às famílias atendidas.

O encontro, que foi realizado na Motris - Associação do Movi-mento dos Trabalhadores para In-clusão Social, contou com a dis-tribuição de 160 litros de sopa nutritiva, que acompanha no car-dápio, carne, verduras e legumes fresquinhos. Além da entrega de 400 pães, que são produzidos dia-

riamente na Padaria Pão Nosso, projeto do Fundo Social. E mais 150 cobertores e 1.000 peças de roupas arrecadadas na Campanha do Agasalho 2014.

Segundo a responsável pela associação, Ivone Piobelli, a Motris tem um grande relacio-namento com a comunidade. Ivone disse que “é muito impor-tante mantermos este trabalho. Durante todo o ano recebemos doações de sapatos, brinque-dos e roupas pelo Fundo Social.” Desde o ano de 2010 é realizada toda quinta-feira a entrega de sopa para os moradores. Cerca de 80 famílias buscam o alimen-to em recipientes como baldes e pequenos potes.

Sopão Solidário e Campanha do Agasalho

A Campanha do Agasalho segue arrecadando roupas em bom estado de uso. Para participar, faça sua

doação no balcão solidário, localizado na av. salgado Filho, 302, Centro, ou nos postos de arrecadação. Para maiores informações, ligue (11) 2408-3153.

Page 4: Expresso Metropolitano Ed 14

01 a 08 de agosto/20144 Expresso Metropolitano

*(conceito de 1 a 5);

**Nota 3 - conceito de 1 a 5.

Reconhecida e credenciada pelo MEC com as notas mais altas de Guarulhos. Confira:

NOVOS CURSOS

Cursos aprovados pela nota do IGC**

2015

Engenharia Elétrica

Engenharia Industrial Mecânica

Tecnologia em Construção de Edif ícios

Engenharia de Computação

Tecnologia em Eletrônica Industrial

Tecnologia em Manutenção Industrial

Engenharia Civi l

Tecnologia em Controle de Obras

Conceito MEC*

Page 5: Expresso Metropolitano Ed 14

01 a 08 de agosto/2014 5Expresso Metropolitano

CUriTiba - (Pr)

almiranTe TamanDarÉ -

(Pr)

aPareCiDa De goiÂnia - (go)

aragUaina - (To)

araUCÁria - (Pr)

barreiras -(ba)

belo HoriZonTe - (mg)

beTeim - (mg)

blUmenaU - (sC)

brasÍlia - (DF)

CamPinas -(sP)

CamPo granDe - (rJ)

CamPo granDe - (mT)

CamPo largo - (Pr)

CamPo magro - (Pr)

CamPo moUrÃo - (Pr)

Colombo maraCanà - (Pr)

Colombo osasCo - (Pr)

ConTagem - (mg)

CUiabÁ - (mT)

DiVinoPolis - (mg)

FaZenDa rio granDe - (Pr)

FlorianÓPolis - (sC)

ForTaleZa - (Ce)

goiÂnia - (go)

gUaraTUba - (Pr)

gUarUlHos - (sP)

imPeraTriZ - (ma)

iTaJaÍ - (sC)

JoinVille - (sC)

JUaZero - (ba)

JUiZ De Fora - (mg)

Ji-Parana - (ro)

laPa - (Pr)

lonDrina - (Pr)

maTinHos - (Pr)

maCeiÓ - (al)

manaUs - (am)

maringÁ - (Pr)

monTes Claros -(mg)

naTal - (rn)

noVa igUaÇU - (rJ)

Palmas - (To)

ParanagUÁ - (Pr)

PaTo branCo - (Pr)

Passo FUnDo - (rs)

PinHeirinHo - (Pr)

PonTa grossa - (Pr)

PonTal Do ParanÁ - (Pr)

PorTo VelHo - (ro)

PinHas - (Pr)

PiraQUara - (Pr)

reCiFe - (Pe)

ribeirÃo PreTo - (sP)

rio branCo - (aC)

sÃo JosÉ Dos PinHais - (Pr)

sÃo JosÉ - (sC)

sÃo lUiZ - (ma)

sinoP - (mT)

siTio CerCaDo - (Pr)

serra - (es)

Teresina - (Pi)

TUbarÃo - (sC)

Uberaba - (mg)

ViTÓria Da ConQUisTa - (ba)

Med Prev excelência em saúde

Fundada na Cidade de Curitiba, Paraná no ano de 2000, o Institu-to Med Prev é o maior Instituto assistencial de encaminhamen-to do Brasil, levando à população através de parcerias assistencial diversa especialidades médicas e odontológicas, sem cobrar taxa de adesão, mensalidade ou anui-dades visibilizando exames e con-sultas de forma rápida e com cus-tos acessíveis aos usuários.

Com 65 unidades em todo o Brasil a Me Prev já soma mais de dois milhões de usuários cadas-trados. Os diretores Eduardo Ro-drigues e Tatiane Gimenez, fazem o trabalho de orientação visitan-do as cidades que tem unidades e, cuidando da qualidade do aten-dimento.

Quem é a Med PrevO Instituto Med Prev é uma or-

ganização de assistência social atuante na área de encaminha-mento, devidamente reconhecida pelo poder público e pelas autori-dades, desde a sua fundação.

ReconhecimentoO Instituto conta com enor-

me aceitação por parte da po-pulação, e com o reconhecimen-to das autoridades. No Estado do Paraná, a lei estadual de n° 15.238/2006 declara o Med Prev como “SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA”, fruto de anos de tra-balho, buscando sempre a exce-lência e o atendimento aos mais carentes da população.

FuncionamentoO Med Prev funciona como de-

fensor do direito à saúde, principal-mente as mais carentes facilitan-do e possibilitando o contato entre o usuário e o profissional parcei-ro. No próprio Instituto é realiza-do o agendamento com o depósito do valor do procedimento, o qual é destinado aos profissionais.

O sistema proporciona ao usu-ário um atendimento rápido, sem precisar enfrentar filas e com mui-ta qualidade, com profissionais capacitados a oferecer o melhor atendimento possível. São inúme-ros parceiros como, clínicas, labo-ratórios e hospitais que acreditam na nossa seriedade e no trabalho desenvolvido ao longo de todos esses anos.

Saúde

11 2229-8669 / 2229-8525www.institutomedprev.org.br

Onde estAmOs:

“Nós sentimos realizados em poder passar horas em uma estrada e chegar nas cidades e desenvolver nosso trabalho de informar a população sobre o Med Prev. O que nos move é saber que estamos fazendo a diferença na vida de muita gente”Tatiane Gimenez e Eduardo Rodrigues

Page 6: Expresso Metropolitano Ed 14

01 a 08 de agosto/20146 Expresso Metropolitano

Oficina de coral tem vagas até dia 6As inscrições para a oficina gratui-

ta de coral promovida pelo Casarão das Artes de Arujá, em parceria com a 3S Projetos, vão até dia 6 de agosto. Os interessados podem fazer a ma-trícula na sede da unidade, na Rua Rodrigues Alves, nº 90, no Centro, das 8 às 17 horas, ou no site www.culturaaruja.com.br.

A oficina terá quatro meses de duração, uma turma para crianças e adolescentes, outra para adultos e aulas às quartas-feiras, das 13h30 às 15h00 e das 15h30 às 17h00, a partir de 13 de agosto.

Dois professores da 3S Projetos

Meio Ambiente alertapara economia de água

Com o nível cada dia mais baixo nas represas que abaste-cem Arujá e o Alto Tietê, cresce a necessidade de economia de água. O alerta é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que pede à população que não utilize mangueira para lavar carros, calçadas e quintais, bem como adote outras medidas de consumo consciente.

A capacidade do Sistema Produtor Alto Tietê (SPAT) ope-ra em 20,7% nesta sexta-feira, 1º de agosto, índice três vezes menor do que o registrado em 2013 para o mesmo dia: 63,6%. Dados da Companhia de Sanea-mento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), responsável pelo abastecimento público de Arujá, apontam que o nível dos mananciais só esteve mais próximo do atual quando era de 34,8%, em 2003.

“Estamos em um momento de fazer o consumo consciente e evitar desperdício. Pedimos que a população procure lavar a calçada ou o carro com o balde, ao invés de usar a mangueira, e adotar outras medidas para economizar mais”, afirma a secretária-adjunta de Meio Am-biente, Vanderlúcia de Oliveira.

Segundo a Sabesp, econo-miza-se até 11,5 litros de água mantendo a torneira fechada durante a escovação dos den-tes; 90 litros no banho, fechan-do o registro ao se ensaboar; 97 litros se a torneira permanecer fechada na lavagem da louça;

176 litros ao trocar a mangueira pelo balde ao lavar o carro e 279 litros ao substituí-la pela vassoura na limpeza da calçada.

Abastecimento

O Sistema Produtor Alto Tietê abastece originalmente, além de Arujá, os municípios de Suzano, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Itaqua-quecetuba, além de parte de Guarulhos e bairros da região leste de São Paulo.

Desde fevereiro, o SPAT au-xilia no consumo da população atendida pelo Sistema Cantarei-ra. Neste período, a capacidade dos reservatórios da região baixou de 42% para 20,7%. O Sistema Cantareira opera com 15% do total e, sem chuvas, corre o risco de secar mesmo utilizando a reserva técnica (água que fica abaixo do nível de bombeamento das represas).

“A economia precisa estar nos hábitos mais comuns, como na escovação dos dentes, na lavagem da louça e no ba-nho”, diz a secretária adjunta, lembrando que os cidadãos abastecidos pela Sabesp que diminuírem o consumo em 20% terão 30% de desconto na conta mensal.

Outras informações sobre economia de água podem ser obtidas na página da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no site da Prefeitura de Arujá (www.aruja.sp.gov.br), ou no telefone 4653-1845.

Anistia: Refis termina no dia 7 de agostoO contribuinte de Arujá que

possui dívida com a Prefeitura tem até o dia 7 de agosto para aderir ao Programa Especial de Recuperação Fiscal (Refis) e ob-ter descontos de até 100% nos encargos sobre o débito. A admi-nistração municipal reforça que, até o momento, está descartada a abertura de novos prazos para adesão ao programa.

Essa é a última oportunidade de renegociar as dívidas munici-pais contraídas até o dia 31 de de-zembro de 2013. A partir de 8 de agosto, as pendências financeiras serão tratadas na nova sede do Departamento de Execução Fis-cal, instalada na Rua Raposo Ta-vares, n° 54, no Centro, onde a cobrança será tratada com maior rigor.

Para aderir ao Refis, o cida-dão ou o responsável pela em-presa deve comparecer à Pre-feitura com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), RG, CPF e comprovante de endere-ço, de segunda a sexta-feira, das

Arujá

Desconto em juros e multas (%) Condição100% Parcela única80% Até 10 parcelas65% Até 24 parcelas50% Até 36 parcelas40% Até 48 parcelas

PROGRAMA ESPECIAL DE RECUPERAçãO FISCAL (REFIS)

8h às 11h30 e das 13h às 16h30. O parcelamento também pode ser feito pelo site www.aruja.sp.gov.br (basta clicar no ícone

“Quita Fácil”, na página inicial). A mensalidade mínima é de R$ 60 para pessoa física e R$ 180 para empresas.

serão os responsáveis por ensinar os alunos. Gradativamente, eles darão aulas de introdução à mú-sica, técnicas de canto, audição e execução musical e manuseio de instrumentos. Bruno Buzzo e Janice Pezoa são formados pela

Universidade de Campinas.O Casarão das Artes é uma uni-

dade da Secretaria Municipal de Cul-tura e Turismo. Outras informações sobre as iniciativas desenvolvidas no local podem ser obtidas pelo telefone 4651-1261.

ligue: 11 2229-8796

Page 7: Expresso Metropolitano Ed 14

01 a 08 de agosto/2014 7Expresso Metropolitanohttp://www.lersaude.com.br/fibrose-cistica-mutacao-descoberta-em-brasileira-pode-facilitar-o-estudo-da-doenca/

Page 8: Expresso Metropolitano Ed 14

88 Expresso Metropolitano 901 a 08 de agosto/2014

Bairro

o drama da ponteVila Any

A Ponte da Vila Any que passa pelo rio Tietê e liga o Itaim Paulista a Guarulhos, foi interditada no mês de novembro do ano passado pelas prefeituras dos municípios de São Paulo e Guarulhos por haver risco de desabamento.

Cansados de esperar a lentidão das prefeituras os

moradores removeram os blocos de concretos que impedia a passagem pela ponte por conta própria, sob a alegação de que o percurso para Estação do Itaim, após o fechamento, é de aproximadamente uma hora, sendo que antes com acesso a ponte, eles levavam cerca de 10 minutos para chegar á Estação do Itaim Paulista, Sem a ponte, a única opção é o percurso pela Rodovia dos Trabalhadores.

Moradores queixam que com o fechamento da ponte a ocorrência de assaltos têm sido constante, pois a falta de policiamento tem facilitado a ação dos bandidos e, cobram que tenha mais ronda policial no local. Os moradores afirmaram também que estão cientes sobre a liberação da verba para as duas prefeituras.

PROBLEMAS DE MOBILIDADESIndagada sobre os prejuízos dos trabalhadores,

a Prefeitura informou que é atribuição do governo do Estado, por meio da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), criar opções de linhas interligando os dois lados, uma vez que se trata de percurso intermunicipal e disse ainda que esta alternativa deve suprir parte das necessidades das pessoas que se utilizam do acesso enquanto a ponte estiver em construção.

Em resposta, a prefeitura de Guarulhos informou o processo licitatório para a contratação da em-presa que executará a construção de nova ponte e finalização da ponte devem ser concluídos em 120 dias. Informou também que já foi feito um pedido de outorga para o DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica) e aguarda a sua aprovação. A prefeitura afirma que as obras não começaram em março conforme o prometido pelo secretário de Transporte e Trânsito, Atílio André Pereira, porque houve necessidade de formulação do convênio com o governo do Estado de São Paulo que só foi anunciado no dia 4 de julho.

Em nota ao Expresso Metropolitano, a prefei-tura de Guarulhos deixou claro que a execução da obra é responsabilidade do Estado de São Paulo, pelo fato da ponte passar sobre o rio Tietê e ficar na divisa dos municípios de São Paulo e Guarulhos. “Somente a prefeitura guarulhense lutou desde o início da interdição pelos interesses da população e tomou essa iniciativa para defender os interesses da comunidade e, para obter os recursos e autorizações necessárias iniciou conversações desde novembro do ano passado com o governo do Estado e com a prefeitura de São Paulo para resolver este proble-ma”, concluiu a nota.

Page 9: Expresso Metropolitano Ed 14

98 Expresso Metropolitano 901 a 08 de agosto/2014

Bairro

o drama da ponteVila Any

A Ponte da Vila Any que passa pelo rio Tietê e liga o Itaim Paulista a Guarulhos, foi interditada no mês de novembro do ano passado pelas prefeituras dos municípios de São Paulo e Guarulhos por haver risco de desabamento.

Cansados de esperar a lentidão das prefeituras os

moradores removeram os blocos de concretos que impedia a passagem pela ponte por conta própria, sob a alegação de que o percurso para Estação do Itaim, após o fechamento, é de aproximadamente uma hora, sendo que antes com acesso a ponte, eles levavam cerca de 10 minutos para chegar á Estação do Itaim Paulista, Sem a ponte, a única opção é o percurso pela Rodovia dos Trabalhadores.

Moradores queixam que com o fechamento da ponte a ocorrência de assaltos têm sido constante, pois a falta de policiamento tem facilitado a ação dos bandidos e, cobram que tenha mais ronda policial no local. Os moradores afirmaram também que estão cientes sobre a liberação da verba para as duas prefeituras.

PROBLEMAS DE MOBILIDADESIndagada sobre os prejuízos dos trabalhadores,

a Prefeitura informou que é atribuição do governo do Estado, por meio da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), criar opções de linhas interligando os dois lados, uma vez que se trata de percurso intermunicipal e disse ainda que esta alternativa deve suprir parte das necessidades das pessoas que se utilizam do acesso enquanto a ponte estiver em construção.

Em resposta, a prefeitura de Guarulhos informou o processo licitatório para a contratação da em-presa que executará a construção de nova ponte e finalização da ponte devem ser concluídos em 120 dias. Informou também que já foi feito um pedido de outorga para o DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica) e aguarda a sua aprovação. A prefeitura afirma que as obras não começaram em março conforme o prometido pelo secretário de Transporte e Trânsito, Atílio André Pereira, porque houve necessidade de formulação do convênio com o governo do Estado de São Paulo que só foi anunciado no dia 4 de julho.

Em nota ao Expresso Metropolitano, a prefei-tura de Guarulhos deixou claro que a execução da obra é responsabilidade do Estado de São Paulo, pelo fato da ponte passar sobre o rio Tietê e ficar na divisa dos municípios de São Paulo e Guarulhos. “Somente a prefeitura guarulhense lutou desde o início da interdição pelos interesses da população e tomou essa iniciativa para defender os interesses da comunidade e, para obter os recursos e autorizações necessárias iniciou conversações desde novembro do ano passado com o governo do Estado e com a prefeitura de São Paulo para resolver este proble-ma”, concluiu a nota.

Page 10: Expresso Metropolitano Ed 14

01 a 08 de agosto/201410 Expresso Metropolitano

Cidade

A Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal, tradicionalmente pro-movida no mês de agosto, será adiada para o 4º trimestre em todo o Estado de São Paulo neste ano. Em Guarulhos, a imunização de cães e gatos contra a doença será feita no mês de novem-bro, com a instalação de postos em to-dos os bairros do município e ampla di-vulgação das datas para a população.

Segundo comunicado da Secretaria de Estado da Saúde, o Instituto Pasteur recebeu ofício do Ministério da Saúde recomendando a mudança no perío-do de vacinação porque os fornecedo-res da vacina informaram que haveria alterações no cronograma de entrega das doses. Por isso, os estoques exis-tentes no Ministério da Saúde serão distribuídos conforme critério epide-miológico, mantendo prioridade para estados e municípios com risco iminen-te de transmissão de raiva.

Como o Estado de São Paulo não se encaixa nessa situação de risco, a orientação é para que os municípios se adequem para promover a Campa-nha no 4º trimestre. No ano passado, foram vacinados mais de 100 mil ani-mais na cidade. Devem ser imunizados todos os cães e gatos acima de três me-ses de idade, inclusive as fêmeas em período de gestação ou amamentação.

A Escola Pública de Trânsito de Trânsito (EPT) realiza atividades lú-dicas sobre segurança no trânsito com as escolas, ensinando ainda éti-ca e cidadania para efetivar o traba-lho de desenvolvimento pedagógi-co de Orientação e Educação para o Trânsito com as crianças e adoles-centes.

As atividades são realizadas duran-te todo o ano com as escolas, bastando apenas um contato com através dos te-lefones 2425 1743 2414-2050. No pri-meiro semestre deste, já foram atendi-das em torno de 800 crianças das redes pública e particulares.

Na última semana, os alunos da escola Augusto Ruschi (Alame-da Yaya) estiveram na Cidade Mirim Ayrton Senna da Silva participando das atividades. Os temas foram abor-dados através de jogos educativos, apresentação teatral e vivência práti-ca com bicicletas no circuito externo.

serviço: A Cidade Mirim Ayrton Sen-na da Silva, funciona dentro do Parque Fracalanza, na rua Joaquim Miranda, 471, na Vila Augusta.

Vacinação contra araiva animal será realizadaem novembro

Escolas participam de atividades lúdicas sobre trânsito na Cidade Mirim

Page 11: Expresso Metropolitano Ed 14

01 a 08 de agosto/2014 11Expresso Metropolitano

PT vai à PGR contra Aécio por uso ilegal de aeroporto

Diretório Nacional do PT ingressou, nesta sexta-feira (1º), com pedido de abertura de inquérito criminal contra o candidato à presidência Aécio Neves (PSDB) na Procuradoria-Geral da Repúbli-ca (PGR). Na véspera, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, o tucano assu-miu ter utilizado por “várias vezes” a pista do aeroporto de Cláudio (MG), reforma-da com recursos públicos em terras que pertenceram à sua família.

Com isso, Aécio confessou uma ile-galidade. O aeroporto não conta com a homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e, por isso, não tem autorização para receber pousos e de-colagens.

De acordo com o coordenador jurí-dico do partido, Flávio Caetano, a utili-zação do aeroporto, sem a homologa-ção, fere o artigo 261 do Código Penal por expôr a perigo aeronave ou praticar ato que dificultou a navegação aérea.

Segundo resolução da Anac, a uti-lização da pista irregular pode consti-

tuir risco ao tráfego aéreo.Após a confissão de Aécio, o líder

do PT na Câmara dos Deputados, depu-tado Vicentinho (SP), quer uma investi-gação aprofundada sobre a conduta do senador tucano. O parlamentar apre-sentou dois requerimentos à Mesa Di-retora da Câmara.

Em um, pede que a Secretaria de Aviação Civil informe sobre a constru-ção e funcionamento do aeroporto. No outro requerimento, Vicentinho solici-ta ao Departamento de Controle do Es-paço Aéreo (Decea), informações sobre pousos e decolagens na pista de Cláudio.

“Apenas assumir que usou o aero-porto não basta”, afirma Vicentinho, que quer o caso totalmente apurado.

situação nebulosa – A Anac notifi-cou o governo de Minas Gerais e a pre-feitura de Cláudio para que mais in-formações sobre a utilização da pista sejam apresentadas, segundo a asses-soria de imprensa do órgão..

A agência também fará diligências no aeródromo para apurar eventuais irregu-laridades em sua utilização. Não há pra-zo definido para a conclusão da apuração.

O Ministério Público de Minas também quer aprofundar as investi-gações. Nesta semana, , foi instaura-da um procedimento para esclarecer todas as circunstâncias. Os promoto-res querem verificar todos os elemen-tos e não descartam denunciar o caso à Justiça.

A prefeitura de Cláudio informou, em nota enviada pela Assessoria de Co-municação, que assumiu a gestão do aeroporto apenas no dia 30 de junho de 2014 e que, desde então, a pista não recebe pousos ou decolagens.

Já Secretaria de Aviação Civil e a Força Aérea Brasileira informaram que cabe à Anac as providências para impe-dir a aviação irregular no País e apurar os fatos ocorridos em Cláudio.

O governo de Minas Gerais não re-tornou o contato até a publicação desta.

Aécio lidera a disputa presidencial em Minas

Eleições 2014

O candidato à Presidência da Re-pública pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, lidera com folga a dis-puta presidencial em Minas Gerais, revela a última pesquisa Ibope. Aé-cio tem 41% das intenções de voto, 10 pontos percentuais a mais que a candidata do PT.

A pesquisa Ibope também apon-ta empate técnico entre os elei-tores de São Paulo. Aécio é o pre-ferido entre 25% dos paulistas, enquanto a candidata do PT, Dilma Rousseff, marca 30%. A diferença fica dentro da margem de erro, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Goiás e DFA pesquisa regional do Ibope

também mostrou Aécio Neves na frente entre os eleitores do Distrito Federal. O candidato à Presidência

da República pela Coligação Muda Brasil tem 26% das intenções de voto, contra 25% da candidata do PT. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Na última semana, pesquisa havia revelado que os goianos já se decidi-ram por Aécio Neves. Levantamento do Instituto EPP – Empresa de Pes-quisa e Consulta Ltda indica que Aé-cio teria 32% das intenções de votos, ante 26,1% de Dilma Rousseff. A mar-gem de erro de 2,5 pontos percentu-ais para mais ou para menos.

Segundo turnoNeste mês de julho, pesquisas

realizadas em todo o país compro-varam o crescimento de Aécio, que está empatado com a candidata do PT na disputa do segundo turno, como divulgado pelos levantamen-tos Datafolha e Istoé/Sensus

Page 12: Expresso Metropolitano Ed 14

01 a 08 de agosto/201412 Expresso Metropolitano

LAVA RÁPIDO E LANCHONETE DO GORDOLAvAGeM CoMPLetA

PoLiMento

CRiStALizAção

HiGienixAção

LAvAMoS tAPeteS ReSiDenCiAiS

4969-3033UniDADe 1 - RUA BARBACenA, 279 - BoM CLiMA - GUARULHoS/SPUniDADe 2 - RUA CRiStovão, 24 - BoM CLiMA - GUARULHoS/SP

HoRÁRio De FUnCionAMentoDe SeGUnDA À SextA DAS 6:00 ÀS 22:00HAoS SÁBADoS DAS 8:00 ÀS 14:00H.Mulheres: R$ 45,00Homens: R$ 50,00Casais: R$ 90,00

Musculação | condicionaMento Físico coM aparelhoauMento de Massa Muscular | ModelageM FeMinina | alongaMento

ACADEMIA

(11) 2456-4716

Rua Arara, 30 – Continental lv – itapoã – Guarulhos - SP

Musculação Horário LivreTemos Planos Bimestraise Trimestrais

PLANOS

Não Cobramosmatrículas

pet sHop

PIGOLO MONDObANHO E TOSAMEDICAMENTOSTAXI DOGACESSóRIOSRAçõES P/ ANIMAIS EM GERAL

ruA rOSA mOlinA PAnOCChiA, 256, vilA riO - GuArulhOS-SP

2458-7553 / 97501-2762Em frEntE AO ShOPPinG SOndA vilA GAlvãO

Cel.: 11-9-6937-0109 oiCel.: 11-9-6937-0112 oiCel.: 11-9-8580-4410 tim

Excursão São ThoméDoVudu Ze Ramalho Maneva

Dia 22 De agosto De 2014

Busão BarPasseio nas cachoeiras

[email protected]: larportalnovaesperanca

98473-4346 | 4307-4448

R. Nossa senhora Mãe dos Homens, 418 - Vl. Progresso - guarulhos

Page 13: Expresso Metropolitano Ed 14

01 a 08 de agosto/2014 13Expresso Metropolitano

Esportes

alexandredeputado estadual

Alexandre Kise

Cn

PJ CA

MPA

nH

A: 2

0557640/0

001-0

4 / C

nPJ Fo

Rn

eCeD

oR: 0

7.8

06.2

80/0

001-7

9 (v

ALo

R D

eSte A

nC

io R

$800,0

0

Rua Joaquim Alves da Costa, 63Vila Progresso, Guarulhos-SP | CEP: 07095-190

Técnico Responsável Drª Monika E.J. Matroni CRO 12540

Odontologia EstéticaOrtodontia (Convênio e Particular)

Implante

EndodontiaPróteseClínica Geral

Agende uma avaliação:2463-3392 | 4965-7888 | 4965-6888

CRO-SP 4172

Escolas municipais, estaduais e particu-lares da cidade que ainda não garantiram presença da 44ª Olimpíada Colegial Guaru-lhense – OCG terão a última chance para fazê-lo neste fim de semana. Sábado e do-mingo (dias 2 e 3), das 9h às 17h, a equipe de coordenação da competição estará de plantão na sede da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer para receber inscrições.

A expectativa da organização é que o nú-mero de estabelecimentos de ensino inscri-tos chegue a 110 escolas, com até 20 mil alunos participantes, números que têm sido a média dos últimos anos para o even-to. A 44ª OCG acontece entre 16 e 29 de

agosto, com jogos e competições realizadas em diversos locais, entre eles o ginásio Tho-meozão, no Bom Clima, e o Sesi Cocaia.

A maior competição estudantil munici-pal do País terá 15 modalidades (voleibol, basquete, futebol, futsal, handebol, nata-ção, tênis, tênis de mesa, xadrez, damas, ginástica artística, atletismo, karatê, judô e capoeira), além da ginástica rítmica, incluí-da neste ano no calendário do evento.

Mais informações podem ser obti-das pelo telefone 2087-6867. A Secreta-ria de Esporte, Recreação e Lazer fica na rua Abílio Ramos, 122 – anexo 2 – 1º an-dar, Macedo.

OCG terá plantão para inscrições neste fim de semana

Page 14: Expresso Metropolitano Ed 14

01 a 08 de agosto/201414 Expresso MetropolitanoShows&Eventos

Page 15: Expresso Metropolitano Ed 14

01 a 08 de agosto/2014 15Expresso Metropolitano

AmAuri diniz rOdrigues Guarulhos Acontecefim dE SEmAnA

5° amosTra CUlTUral do Projeto aCreDiTar PimenTas A atividade estará apresentando seus projetos ligados a ARTE –

CULTURA e CIDADÃNIA com a periferia. O evento acontecerá no dia 02 no CÉU PQ SÃO MIGUEL a partir das 15h.

MC LIVINHO estará no dia 2 na Associação JOEMI na Av. Joaquina Scherepel Pedroso, 106 – Guarulhos. Inicio às 22h.

O BOTECO RAIZ estará neste sábado realizando uma grande festa com LEANDRINHO DO PANDEIRO, BRUNO PIRES ELISON SIL-VA e convidados. Boteco Raiz fica na Avenida Silvestre Pires de Freitas, 1.822 – Jd Paraíso.

A domingueira será marcada com o show da MC Kety. O evento é organizado pela G13. Quem estará animando a galera são os Dj Tri-pa e Dj Teti. O evento será na Avenida Faria Lima, 165 Inicio às 16h.

CARNAVAL GUARULHOS 2015A LIESG ( Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos

Carnavalescos de Guarulhos ) realizou no último domingo (27) o sorteio da ordem dos desfile do carnaval Guarulhos 2015.

O sorteio foi realizado na Praça Getúlio Vargas que contou com a presença de todas as agremiações envolvidas. A anima-ção da festa ficou a cargo da COMUNIDADE SAMBA DO CO-CAIA que contagiou o publico presente.

Foram apresentados às 16 agremiações que estarão ani-mando e competindo nas três noites de desfile.

As agremiações são divididas por Blocos, Escolas de Grupo de Acesso e Escolas Especiais.

Confira como ficou a ordem do desfile:

BLOCOsBloco Treme Treme – Bloco Paineira – Bloco Saudosa e Blo-

co Filhos de São Jorge.

esCOLAs gruPO de ACessOEscola de Samba CAPRICHOSOS DA VILA – Escola de Samba

IMPERIAL – Escola de Samba VILA TIJUCO – Escola de Samba PICANÇO – Escola de Samba UNIDOS JD. SÃO JOÃO.

esCOLAs dO gruPO esPeCiALEscola de Samba IMPERATRIZ DO MORRO – Escola de Sam-

ba RENASCER DE SÃO DOMINGO - Escola de Samba PQ CECAP – Escola de Samba TOK FINAL PIMENTAS - Escola de Samba IMPÉRIO DO SAMBA e encerrando a noite e os desfiles a Es-cola de Samba VAI QUEM FICA.

CoQUiteL DA eSCoLA De SAMBA toK-FinALSeRÁ DiA 02/De AGoSto DAS 18h as 20h

SeDe: RUA tASSo FRAGoSo BAiRRo DoS PiMentAS - GUARULHoS

Quem abre a seleção dos aniversariantes deste fim de semana é a belíssima ELIANA FONSECA. Ela este-ve aniversariando no dia 1 . A loira trabalha na área da aviação civil. Desejamos toda felicidade do mundo, com muita saúde, paz e prosperidade. PARABÉNS...

Outra loira que esteve aniversariando no dia 1 é a bela KATIANA RODRIGUES. Felicidades lin-da que esta data se repita por muitas e muitas vezes em sua existência. PARABÉNS...

A nossa amiga Jô ( Jocelina Matoso ) tam-bém esteve aniversariando nesta ultima sexta- feira (1). A morena estará recebendo amigos e familiares para comemorar esta data especial. PARABÉNS...

O cantor e compositor MEYSON VIEIRA, estará aniversariando neste domingo. Desejamos a você amigo toda felicidade do mundo, muita saúde, paz e sucesso em sua empreitada. PARABÉNS.

Page 16: Expresso Metropolitano Ed 14

01 a 08 de agosto/201416 Expresso Metropolitano