1
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO EXTENSÃO POPULAR E PROMOÇÃO DA SAÚDE: REFLEXÕES ACERCA DE UMA EXPERIÊNCIA NO BOLSA FAMÍLIA APRESENTAÇÃO O Sistema Único de Saúde (SUS) constitui uma política pública cujo princípio fundamental é a consagrar a saúde como direito universal. Nesse contexto, o Projeto de Extensão Popular “Práticas Integrais da Nutrição na Atenção Básica em Saúde (PINAB)”, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atua no eixo de promoção da saúde buscando identificar potencialidades e necessidades da população, contribuindo para construir a autonomia social das pessoas como cidadãos e usuários do SUS, aprimorando a dimensão educativa do Programa Bolsa Família (PBF). No grupo comunitário “Lá Vêm Elas!”, promoveram-se rodas de conversa com beneficiários do PBF da comunidade, vinculada a Unidade de saúde da família (USF) Vila Saúde, contando com a parceria de lideranças comunitárias, agentes comunitários de Saúde e profissionais da unidade. CAMINHOS PERCORRIDOS As atividades educativas realizadas tiveram como ponto de partida curiosidades levantadas no próprio grupo, sendo a alimentação saudável a principal. No decorrer das atividades, estimulou-se o debate sobre saúde como direito de todos e a análise crítica da realidade da saúde comunitária. Sendo trabalhados através de rodas de conversa, oficinas com desenhos, esquetes teatrais, escuta de músicas, e aulas práticas com receitas alimentares saudáveis. REPERCUSSÕES Concretizando-se como espaço permanente de encontro comunitário, o grupo possibilitou que questões fossem debatidas em dimensões criticas e pedagógicas, priorizando a ampliação de espaços coletivos para o exercício do diálogo e a pactuação das diferenças. A partir desta participação, percebeu-se que o PBF pode constituir ponto de partida para o incentivo à Intensificação da participação comunitária nos serviços de saúde e na criação de Esforços coletivos auxiliando no enfrentamento dos problemas sociais. Ciranda na Confraternização de Natal. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Essa experiência tem sido uma importante ferramenta na formação acadêmica dos estudantes como profissionais mais sensibilizados e comprometidos com as necessidades reais da comunidade. É nesse contexto, que o projeto busca integrar os saberes científicos com os populares, promovendo saúde, autonomia e emancipação social das pessoas como usuários do Sistema único de saúde. Contato: Eduarda Pontes- [email protected] PINAB- [email protected] Blog- pinabufpb.blogspot.com Preparação das receitas alimentares saudáveis. Roda de diálogos em dia de atividade coletiva. Algumas mulheres do grupo comunitário “Lá vem Elas” Eduarda Pontes dos Santos Araújo; Islany Costa Alencar; Renata Duarte Moreira;

EXTENSÃO POPULAR E PROMOÇÃO DA SAÚDE:

Embed Size (px)

DESCRIPTION

O Projeto de Extensão Popular “Práticas Integrais da Nutrição na Atenção Básica em Saúde (PINAB)”, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atua no eixo de promoção da saúde buscando identificar potencialidades e necessidades da população, contribuindo para construir a autonomia social das pessoas como cidadãos e usuários do SUS.

Citation preview

Page 1: EXTENSÃO POPULAR E PROMOÇÃO DA SAÚDE:

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO

EXTENSÃO POPULAR E PROMOÇÃO DA SAÚDE: REFLEXÕES ACERCA DE UMA EXPERIÊNCIA NO BOLSA FAMÍLIA

APRESENTAÇÃO

O Sistema Único de Saúde (SUS) constitui uma política pública cujo princípio fundamental é a consagrar a saúde como direito universal. Nesse contexto, o Projeto de Extensão Popular “Práticas Integrais da Nutrição na Atenção Básica em Saúde (PINAB)”, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atua no eixo de promoção da saúde buscando identificar potencialidades e necessidades da população, contribuindo para construir a autonomia social das pessoas como cidadãos e usuários do SUS, aprimorando a dimensão educativa do Programa Bolsa Família (PBF). No grupo comunitário “Lá Vêm Elas!”, promoveram-se rodas de conversa com beneficiários do PBF da comunidade, vinculada a Unidade de saúde da família (USF) Vila Saúde, contando com a parceria de lideranças comunitárias, agentes comunitários de Saúde e profissionais da unidade.

CAMINHOS PERCORRIDOS

As atividades educativas realizadas tiveram como ponto de partida curiosidades levantadas no próprio grupo, sendo a alimentação saudável a principal. No decorrer das atividades, estimulou-se o debate sobre saúde como direito de todos e a análise crítica da realidade da saúde comunitária. Sendo trabalhados através de rodas de conversa, oficinas com desenhos, esquetes teatrais, escuta de músicas, e aulas práticas com receitas alimentares saudáveis.

REPERCUSSÕES

Concretizando-se como espaço

permanente de encontro comunitário, o grupo possibilitou que questões fossem debatidas em dimensões criticas e pedagógicas, priorizando a ampliação de espaços coletivos para o exercício do diálogo e a pactuação das diferenças. A partir desta participação, percebeu-se que o PBF pode constituir ponto de partida para o incentivo à Intensificação da participação comunitária nos serviços de saúde e na criação de Esforços coletivos auxiliando no enfrentamento dos problemas sociais.

Ciranda na Confraternização de Natal.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Essa experiência tem sido uma importante ferramenta na formação acadêmica dos estudantes como profissionais mais sensibilizados e comprometidos com as necessidades reais da comunidade. É nesse contexto, que o projeto busca integrar os saberes científicos com os populares, promovendo saúde, autonomia e emancipação social das pessoas como usuários do Sistema único de saúde.

Contato: Eduarda Pontes- [email protected]

PINAB- [email protected] Blog- pinabufpb.blogspot.com

Preparação das receitas alimentares saudáveis.

Roda de diálogos em dia de atividade coletiva.

Algumas mulheres do grupo comunitário “Lá vem Elas”

Eduarda Pontes dos Santos Araújo; Islany Costa Alencar; Renata Duarte Moreira;