8
Fé no Clima: Relato de Atividades 2019 O ano de 2019 foi marcado por tragédias ambientais e acelerado desmonte da política ambiental brasileira. As queimadas na Amazônia, o derramamento de óleo no litoral brasileiro e a criminalização do trabalho de organizações da sociedade civil deixaram um rastro de destruição que permanece na memória de todos. Um rastro indelével que nos exige postura firme, na convicção de que há muito a ser feito. É preciso registrar também o que está sendo realizado em prol da agenda ambiental, a fim de alimentar nossa esperança. Mesmo com todos os seus desafios, é fundamental lembrar dos importantes encontros sobre mudanças climáticas (nacionais, regionais e internacionais) que permanecem espaços indispensáveis de troca de informações, de conexão, de diálogo e, por vezes, de algum avanço. 2019 foi também um ano em que percebemos a crescente mobilização da sociedade civil, em especial da juventude e de grupos religiosos, preocupados e em busca de respostas sobre como lidar física e espiritualmente com a crise ambiental sem precedentes. Neste contexto, foram promovidas ações de grande repercussão, como o movimento Fridays For Future (Sextas pelo Futuro), as Greves Globais pelo Clima, o Sínodo da Pan Amazônia, além das significativas atividades de informação, mobilização e engajamento, realizadas por uma miríade de atores e organizações da sociedade civil no Brasil e em todo o mundo. A iniciativa Fé no Clima se insere neste movimento de informação e engajamento, de sensibilização e diálogo, um trabalho colaborativo e persistente por um planeta sustentável para nós e para as futuras gerações. Ao final deste longo e difícil ano, gostaríamos de compartilhar com o Conselho Fé no Clima e com a nossa rede de colaboradoras e colaboradores um breve relato das atividades que, com o apoio do Instituto Clima e Sociedade, realizamos ou das quais participamos com diferentes parceiros em 2019. Agradecemos imensamente o envolvimento, o interesse, a contribuição e a sabedoria de todas e todos. Mantemos a fé, a força e a “esperança lúcida” para iniciarmos 2020 com mais ações e mais resultados no enfrentamento à crise climática. Um abraço fraterno e nossos votos de um iluminado 2020! 0

Fé no Clima: Relato de Atividades 2019

  • Upload
    others

  • View
    0

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Fé no Clima: Relato de Atividades 2019

O ano de 2019 foi marcado por tragédias ambientais e acelerado desmonte da política ambiental brasileira. As queimadas na Amazônia, o derramamento de óleo no litoral brasileiro e a criminalização do trabalho de organizações da sociedade civil deixaram um rastro de destruição que permanece na memória de todos. Um rastro indelével que nos exige postura firme, na convicção de que há muito a ser feito.

É preciso registrar também o que está sendo realizado em prol da agenda ambiental, a fim de alimentar nossa esperança. Mesmo com todos os seus desafios, é fundamental lembrar dos importantes encontros sobre mudanças climáticas (nacionais, regionais e internacionais) que permanecem espaços indispensáveis de troca de informações, de conexão, de diálogo e, por vezes, de algum avanço.

2019 foi também um ano em que percebemos a crescente mobilização da sociedade civil, em especial da juventude e de grupos religiosos, preocupados e em busca de respostas sobre como lidar física e espiritualmente com a crise ambiental sem precedentes. Neste contexto, foram promovidas ações de grande repercussão, como o movimento Fridays For Future (Sextas pelo Futuro), as Greves Globais pelo Clima, o Sínodo da Pan Amazônia, além das significativas atividades de informação, mobilização e engajamento, realizadas por uma miríade de atores e organizações da sociedade civil no Brasil e em todo o mundo. A iniciativa Fé no Clima se insere neste movimento de informação e engajamento, de sensibilização e diálogo, um trabalho colaborativo e persistente por um planeta sustentável para nós e para as futuras gerações.

Ao final deste longo e difícil ano, gostaríamos de compartilhar com o Conselho Fé no Clima e com a nossa rede de colaboradoras e colaboradores um breve relato das atividades que, com o apoio do Instituto Clima e Sociedade, realizamos ou das quais participamos com diferentes parceiros em 2019.

Agradecemos imensamente o envolvimento, o interesse, a contribuição e a sabedoria de todas e todos. Mantemos a fé, a força e a “esperança lúcida” para iniciarmos 2020 com mais ações e mais resultados no enfrentamento à crise climática.

Um abraço fraterno e nossos votos de um iluminado 2020!

0

JANEIRO

1/ Reunião de formação e articulação com parceiros em defesa das florestas tropicais, Brasília

Iniciamos o ano com um rico e saudável diálogo sobre mudanças climáticas, com foco na proteção de florestas, reunindo grandes lideranças religiosas, destacados cientistas, reconhecidas personagens indígenas e respeitados representantes da sociedade civil. Durante dois dias este seleto grupo de líderes, sob os auspícios da Interfaith Rainforest Initiative, trocou informações qualificadas sobre o cenário ambiental brasileiro e os desafios que se apresentavam face ao novo contexto político e institucional do país. Algumas ações foram planejadas que vieram a desembocar num grande encontro ocorrido em dezembro em São Paulo (https://www.interfaithrainforest.org/)

MAIO

2/ Encontro “Judaísmo e Meio Ambiente”, Rio de Janeiro

Realizado em parceria com a Associação Religiosa Israelita (ARI), o encontro reuniu um público de mais de

50 pessoas, onde os palestrantes - Ana Carolina Szklo (Diretora de Desenvolvimento Institucional do

Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) e Ilan Cuperstein (Diretor-adjunto

para América Latina da C40 Cities Climate Leadership Group) - trataram da necessidade de adequar o modo

de vida da sociedade em face da urgência das mudanças climáticas. O rabino Dario Bialer, nosso anfitrião,

trouxe uma leitura do texto do Gênesis, abordando a relação entre o ser humano e a criação divina.

3/ Participação na Campanha Global Renovar Nosso Mundo

No âmbito da "Renovar Nosso Mundo", campanha global da qual o Fé no Clima faz parte e que reúne cristãos que reivindicam um mundo justo e sustentável, foi enviada em maio de 2019 uma carta assinada por dezoito organizações a empresas multinacionais no Brasil solicitando ação urgente para enfrentar a evitar a crise de lixo e resíduos plásticos, incentivando-as a encontrar alternativas sustentáveis e ao engajamento concreto.

1

JUNHO

4/ Campanha de comunicação pela Semana do Meio Ambiente

Em função da semana do Meio Ambiente 2019, a iniciativa "Fé no Clima" publicou em suas redes sociais textos sagrados e falas de lideranças religiosas que ressaltaram a relação entre a fé e o meio ambiente.

JULHO

5/ III Encontro Fé no Clima

O III Encontro Fé no Clima reuniu no Rio de Janeiro lideranças religiosas para discutirem o desafio das mudanças climáticas pela perspectiva da fé. Promovido pelo ISER com apoio do Instituto Clima Sociedade, o encontro reforçou a urgência e importância da iniciativa, assim como ampliou novos espaços para colaboração e ação em prol do clima. Além das lideranças religiosas (Pastor Ariovaldo Ramos, Mãe Flávia Pinto, Lama Padma Samten, Pastor Timóteo Carriker, Mãe Meninazinha d’Oxum, Pai Adailton Moreira, Cintia Guajajara e Sheikh Mohamad Al-Bukai e Padre Josafá Siqueira, por vídeo), o encontro também contou com a participação do cientista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Antônio Nobre, do jornalista e escritor André Trigueiro e da ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, entre outras pessoas presentes.

2

AGOSTO

6/ Encontro “Fé e mudanças climáticas: religião, meio ambiente e preservação”, Salvador

No contexto da Semana do Clima da América Latina e Caribe realizada em Salvador, a iniciativa Fé no Clima promoveu o debate “Fé e mudanças climáticas: religião, meio ambiente e preservação” na Casa Branca, em parceria com Koinonia e com a Igreja Batista de Nazareth. O encontro interreligioso reuniu Mãe Flávia Pinto, da Casa do Perdão (Rio de Janeiro), Ekedy Neci Neves, do Ilê axé Torrun Gunan (Salvador), Pastor Joel Zefferino da Igreja Batista de Nazareth (Salvador) e Ane Alencar, Diretora de Ciências do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) que puderam trocar suas visões sobre a relação do meio ambiente com suas crenças e práticas religiosas.

SETEMBRO

7/ Participação na 12ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, Rio de Janeiro

A iniciativa Fé no Clima divulgou e participou da 12ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa na orla de Copacabana, organizada pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) e o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), e pretendeu reunir todos os segmentos religiosos. Nossa participação representa a indispensável necessidade de diálogo e tolerância entre as religiões para enfrentarmos a crise climática, que atingirá a todos, mas em particular os mais vulneráveis.

3

8/ Participação na Greve Global pelo Clima

A iniciativa Fé no Clima divulgou e incentivou adesão à Greve Global pelo Clima, dia 20 de setembro e esteve na passeata ocorrida no centro da cidade do Rio de Janeiro. Estivemos também na ação pelo clima promovida pelo NIMA PUC- Rio, participando do plantio simbólico de uma muda de árvore no campus.

OUTUBRO

9/ Mudanças climáticas e enchentes no Rio, Rio de Janeiro

O Fórum Rio, organizado pela Casa Fluminense, é um espaço de encontro para fortalecer redes e fomentar

cooperação. Na sua edição 2019, o Fé no Clima participou no debate sobre soluções para uma metrópole

inclusiva e sustentável, em face dos atuais desafios climáticos.

10/ Ações em apoio ao Sínodo da PanAmazônia

O Fé no Clima participou na Vigília interreligiosa em apoio do Sínodo pela Amazônia, organizado por KOINONIA em parceria com diferentes organizações religiosas.

Também estivemos envolvidos na campanha de apoio e informação ao Sínodo da Panamazônia, em colaboração com Instituto Clima Sociedade, Agência Purpose, GCCM (Movimento Católico Global pelo Clima), Uma Gota no Oceano e Clima Info.

4

11/ Debate “Espiritualidade e Desafios Ambientais na Zona Oeste”, Rio de Janeiro

A Casa do Perdão acolheu o painel proposto pela iniciativa Fé no Clima sobre espiritualidade e desafios ambientais, com a finalidade de pensar a crise climática, em especial na zona oeste do Rio de Janeiro. Os palestrantes foram Mãe Flávia Pinto e o professor da UFRJ e cientista ambiental Fábio Scarano.

12/ Participação no Fórum agroecológico Tupambaé, Viamão, Rio Grande do Sul

A convite do Instituto Caminho do Meio, a iniciativa Fé no Clima foi apresentada na mesa sobre mudanças climáticas e agricultura no Fórum Tupambaé, em presença de Lama Padma Samten e com a participação dos professores Ingrid de Barros, Paulo Brack e Antonio Philomena.

NOVEMBRO

13/ Ato inter-religioso pelo clima, Recife

Por ocasião da Conferência Brasileira de Mudança do Clima e em parceria com o Centro Brasil no Clima, o Fé no Clima participou da organização do ato interreligioso na mais antiga sinagoga das Américas, Kahal Zur Israel. Depois da cerimônia foi promovido um debate aberto ao público no Centro Cultural SinsPire. Participaram do ato e do debate: o Rabino Nilton Bonder, Mãe Beth d´Oxum, Jaqueline Xukuru, Pastor Paulo César Pereira, Padre Fábio Santos e a convidada internacional Karenna Gore, filha de Al Gore e diretora do Center for Earth Ethics do Union Theological Seminary (NY).

5

14/ Participação nas Conclusões do Sínodo para a Amazônia, Rio de Janeiro

O Cardeal Dom Cláudio Hummes apresentou algumas conclusões sobre o Sínodo para a Amazônia num encontro que reuniu mais de 200 pessoas no Colégio Santa Teresa de Jesus e contou com a presença de diferentes líderes de distintas religiões. O Fé no Clima, representado por Clemir Fernandes, participou do evento, ressaltando o compromisso da iniciativa e a importância da proteção da florestas.

DEZEMBRO

15/ Fé no Clima na COP 25, Madri

O Fé no Clima esteve presente na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 25. O evento reuniu quase 29 mil pessoas, de 200 países, visando ampliar o compromisso dos Estados Nacionais pela ambição climática. Pastor Timóteo Carriker e Moema Salgado, representantes do Fé no Clima, participaram de diversas palestras, atos e debates, em especial sobre engajamento de grupos religiosos das mais diferentes tradições e países no combate ao aquecimento global. No dia 4 de dezembro, o Fé no Clima organizou no espaço Brazil Climate Action Hub a mesa "Comunidades de fé pelo clima e florestas tropicais: experiências de mobilização inter-religiosa no Peru, Colômbia e Brasil”.

16/ "Pelas Florestas", São Paulo

Durante os dias 4 e 5 de dezembro teve lugar em São Paulo o evento da Iniciativa pela Proteção das Florestas Tropicais, onde se debateu a proteção das florestas tropicais com diferentes lideranças espirituais.

O evento reuniu mais de 90 pessoas e incluiu atividades, oficinas e palestras de alguns dos principais especialistas nacionais, aportando saberes científicos, saberes dos povos originários e reflexões religiosas sobre a responsabilidade ética e sustentável para a proteção das florestas, em particular a Amazônia

6

Brasileira. Os painéis foram apresentados com exemplos práticos e aplicados, potencializando a efetiva contribuição de líderes religiosos e comunidades de fé na defesa das florestas.

17/ "Fé no Clima: comunidades religiosas frente aos desafios da crise climática", Rio de Janeiro

No dia 11 de dezembro, a iniciativa Fé no Clima foi acolhida na Igreja Batista da Esperança, no centro do Rio de Janeiro, para uma ação conjunta em torno do tema da fé e das mudanças climáticas. A atividade começou com palavras do Pastor Agnaldo da Silva Vieira, pastor titular da igreja. Em seguida, cânticos de louvor à natureza foram tocados e o Pastor Clemir Fernandes realizou a pregação. Depois da pregação, a palestra sobre crise climática foi proferida por Rafael Loyola, Diretor Científico da Fundação Brasileira pelo Desenvolvimento Sustentável (FBDS).

Mais informações, vídeos e textos sobre as diferentes atividades da iniciativa, acessar o site do Fé no Clima e os vídeos no canal de youtube do Fé no Clima.

7