42
Curso de Patrão Local / Marinheiro Longitude / 2009 www.longitude.pt

Faróis e Balizagem

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Faróis e Balizagem

Curso de Patrão Local / Marinheiro

Longitude / 2009 www.longitude.pt

Page 2: Faróis e Balizagem

FaróisFaróis

Page 3: Faróis e Balizagem

Característica da luzCaracterística da luzCaracterística da luz Característica da luz

•• Luz fixa Luz fixa –– contínua e uniforme de cor constante.contínua e uniforme de cor constante.•• Luz ritmada:Luz ritmada:

Ocultações Ocultações –– a duração dos períodos de obscuridade é a duração dos períodos de obscuridade é inferior aos de luz.inferior aos de luz.RelâmpagosRelâmpagos -- a duração dos períodos de luz é inferiora duração dos períodos de luz é inferiorRelâmpagos Relâmpagos a duração dos períodos de luz é inferior a duração dos períodos de luz é inferior aos de obscuridade.aos de obscuridade.Isofásico Isofásico –– os períodos de obscuridade e de luz têm a os períodos de obscuridade e de luz têm a mesma duraçãomesma duraçãomesma duração.mesma duração.Cintilante Cintilante –– Luz de relâmpago com uma frequência Luz de relâmpago com uma frequência compreendida entre 50 e 79 relâmpagos por minuto.compreendida entre 50 e 79 relâmpagos por minuto.Muito cintilanteMuito cintilante Luz de relâmpago com uma frequênciaLuz de relâmpago com uma frequênciaMuito cintilante Muito cintilante –– Luz de relâmpago com uma frequência Luz de relâmpago com uma frequência compreendida entre 80 e 159 relâmpagos por minuto.compreendida entre 80 e 159 relâmpagos por minuto.Ultra cintilante Ultra cintilante –– Luz de relâmpago com uma frequência Luz de relâmpago com uma frequência d 160 i lâ i td 160 i lâ i tde 160 ou mais relâmpagos por minuto.de 160 ou mais relâmpagos por minuto.

Page 4: Faróis e Balizagem

Características da luzCaracterísticas da luzCaracterísticas da luz Características da luz Ab i tAb i t D i ã i lêD i ã i lê D i tD i tAbreviaturaAbreviatura Designação inglêsDesignação inglês Desig. port.Desig. port.

FF FixedFixed Luz fixaLuz fixa

OcOc SingleSingle--occultingocculting OcultaçõesOcultações

Oc (n)Oc (n) GroupGroup--occultingocculting Ocultações agrupadasOcultações agrupadas

Oc (n+m)Oc (n+m) Composite groupComposite group--occultingocculting Oc. agrup. compostasOc. agrup. compostas

IsoIso IsophaseIsophase IsofásicaIsofásica

FlFl SingleSingle--flashingflashing RelâmpagosRelâmpagos

Fl (n)Fl (n) GroupGroup--flashingflashing Relâmpagos agrupadosRelâmpagos agrupados

Fl ( n+m)Fl ( n+m) Composite groupComposite group--flashingflashing Rel. agrup. compostosRel. agrup. compostos

Page 5: Faróis e Balizagem

Características da luzCaracterísticas da luzCaracterísticas da luz Características da luz Ab i tAb i t D i ã i lêD i ã i lê D i tD i tAbreviaturaAbreviatura Designação inglêsDesignação inglês Desig. port.Desig. port.

LFlLFl LongLong--flashing ( flashing ( >> 2s )2s ) Relâmpagos longosRelâmpagos longos

QQ Continuous quickContinuous quick CintilanteCintilante

Q (n)Q (n) Group quickGroup quick Cintilante agrupadoCintilante agrupado

IQIQ Interruped quickInterruped quick Cintilante c/ interrup.Cintilante c/ interrup.

VQVQ Continuous very quickContinuous very quick Muito cintilanteMuito cintilante

Mo (?)Mo (?) Morse codeMorse code Código Morse letra ?Código Morse letra ?

FFlFFl Fixed and flashingFixed and flashing Fixa e RelâmpagosFixa e Relâmpagos

AL WRAL WR Alternating (ex: Whinte and Red)Alternating (ex: Whinte and Red) AlternadaAlternada

Page 6: Faróis e Balizagem

Características da LuzCaracterísticas da LuzCaracterísticas da Luz Características da Luz

Abreviatura Tipo de luz Formato e períodoF FixaOc OcultaçõesIso IsofásicaFl Relâmpagosp gLFl Relâmpagos longos 2 ou mais segundosQ Cintilante e contínuaIQ Ci til t / i t õIQ Cintilante c/ interrupçõesMo Código morse Mo (A) = letra A em morseAl Luz alternada (Ex: Al RW)( )

Page 7: Faróis e Balizagem

Cor da luzCor da luzCor da luz Cor da luz AbreviaturAbreviaturaa

Designação inglêsDesignação inglês Desig. port.Desig. port.

WW WhiteWhite BrancaBranca

RR RedRed VermelhaVermelha

GG GreenGreen VerdeVerde

BuBu BlueBlue AzulAzul

ViVi VioletViolet VioletaVioleta

YY YellowYellow AmarelaAmarela

Y OrY Or OrangeOrange LaranjaLaranjaY OrY Or OrangeOrange LaranjaLaranja

Y AmY Am AmberAmber ÂmbarÂmbar

Page 8: Faróis e Balizagem

Indicações dos faróisIndicações dos faróisIndicações dos faróisIndicações dos faróis

•• Características dos relâmpagos Características dos relâmpagos –– descreve a sequência descreve a sequência e o timing dos relâmpagose o timing dos relâmpagose o timing dos relâmpagos.e o timing dos relâmpagos.

•• Cor Cor –– são indicadas as várias abreviaturas em inglês; são indicadas as várias abreviaturas em inglês; quando nada é referido a cor é branca.quando nada é referido a cor é branca.

•• PeríodoPeríodo tempo total em segundos que demora a exibirtempo total em segundos que demora a exibir•• Período Período –– tempo total em segundos que demora a exibir tempo total em segundos que demora a exibir uma sequência completa de relâmpagos e o intervalo uma sequência completa de relâmpagos e o intervalo entre estes.entre estes.

•• AltitudeAltitude –– é aé a distânciadistância desdedesde o nível médioo nível médio das águasdas águasAltitude Altitude é a é a distância distância desde desde o nível médio o nível médio das águas das águas do mar até do mar até ao plano focal ao plano focal do farol; é medida em metros.do farol; é medida em metros.

•• Alcance Alcance –– distância expressa em milhas a que a luz distância expressa em milhas a que a luz pode ser vista numa noite clara (nas cartas é indicado o pode ser vista numa noite clara (nas cartas é indicado o p (p (alcance luminoso).alcance luminoso).

Page 9: Faróis e Balizagem

Indicações dos faróisIndicações dos faróisIndicações dos faróisIndicações dos faróis

Exemplo:Exemplo:

Oc (1+2) 15s 67m 11M HORNOc (1+2) 15s 67m 11M HORN

Ocultações compostas em grupos de 1+2 num Ocultações compostas em grupos de 1+2 num período de 15 segundos, altitude do farol de 67período de 15 segundos, altitude do farol de 67período de 15 segundos, altitude do farol de 67 período de 15 segundos, altitude do farol de 67 metros e um alcance nominal de 11 milhas metros e um alcance nominal de 11 milhas náuticas. É indicada também a existência de um náuticas. É indicada também a existência de um sinal sonoro de nevoeiro que neste exemplo ésinal sonoro de nevoeiro que neste exemplo ésinal sonoro de nevoeiro que, neste exemplo, é sinal sonoro de nevoeiro que, neste exemplo, é uma buzina.uma buzina.

Page 10: Faróis e Balizagem

Sequências de luzSequências de luzSequências de luzSequências de luz

Exemplos:Exemplos:

Fl(2)Fl(2)

Fl(2+1) Fl(2+1)

Page 11: Faróis e Balizagem

Sequências de luzSequências de luzSequências de luzSequências de luz

Exemplos:Exemplos:10s

Fl(2) 10sFl(2) 10s

10s

Fl(2+1) 20s Fl(2+1) 20s

20s

Page 12: Faróis e Balizagem

Sequências de luzSequências de luzSequências de luzSequências de luzExemplos:Exemplos:

OcOc

Oc(2)Oc(2)

Oc (2+1)Oc (2+1)

Page 13: Faróis e Balizagem

Sequências de luzSequências de luzSequências de luzSequências de luzExemplos:Exemplos:

5s

Oc 5sOc 5s8s

Oc(2) 8sOc(2) 8s

Oc (2+1) 12sOc (2+1) 12s

1212s

Page 14: Faróis e Balizagem

Sequência e duração da luzSequência e duração da luzSequência e duração da luzSequência e duração da luzExemploExemplo

•• Característica da luz: ?Característica da luz: ?

ExemploExemplo

•• Período: ? segundos.Período: ? segundos.

Page 15: Faróis e Balizagem

Sequência e duração da luzSequência e duração da luzSequência e duração da luzSequência e duração da luzExemploExemplo

•• Característica da luz: ocultaçõesCaracterística da luz: ocultações

ExemploExemplo

•• Período: 4 segundos.Período: 4 segundos.

Page 16: Faróis e Balizagem

FaróisFaróisFaróis Faróis

Para o cálculo do alcance é fundamental ter Para o cálculo do alcance é fundamental ter conhecimento da:conhecimento da:conhecimento da:conhecimento da:

•• Altura Altura -- é a distância entre a base e a luz.é a distância entre a base e a luz.•• Altitude Altitude –– é a diferença entre o nível médio é a diferença entre o nível médio

do mar e o plano focal da luz.do mar e o plano focal da luz.

Page 17: Faróis e Balizagem

FaróisFaróisFaróis Faróis •• Alcance GeográficoAlcance Geográfico -- distância máxima a que a luz do distância máxima a que a luz do

farol pode ser vista, dada a curvatura da terra. farol pode ser vista, dada a curvatura da terra. Depende da altura do farol e da altura do observadorDepende da altura do farol e da altura do observadorDepende da altura do farol e da altura do observador Depende da altura do farol e da altura do observador em relação ao nível mar;em relação ao nível mar;

•• Alcance LuminosoAlcance Luminoso -- distância máxima a que a luzdistância máxima a que a luz•• Alcance LuminosoAlcance Luminoso -- distância máxima a que a luz distância máxima a que a luz pode ser vista dada a potência da luz, do aparelho pode ser vista dada a potência da luz, do aparelho óptico e a transparência atmosférica;óptico e a transparência atmosférica;p pp p

•• Alcance NominalAlcance Nominal -- é o alcance "oficial" do farol, é o alcance "oficial" do farol, aquele que vem indicado nas carta hidrográfica, Lista aquele que vem indicado nas carta hidrográfica, Lista de Faróis e outras publicações oficiais.de Faróis e outras publicações oficiais.

Page 18: Faróis e Balizagem

Lista de FaróisLista de FaróisLista de Faróis Lista de Faróis A Li t d F ói é bli ã á ti dit d l I tit tA Li t d F ói é bli ã á ti dit d l I tit t•• A Lista de Faróis é uma publicação náutica editada pelo Instituto A Lista de Faróis é uma publicação náutica editada pelo Instituto Hidrográfico com o objectivo de fornecer informação detalhada Hidrográfico com o objectivo de fornecer informação detalhada sobre faróis com alcance superior a 15 M. Apresenta os sobre faróis com alcance superior a 15 M. Apresenta os

i t l t d id tifi ãi t l t d id tifi ãseguintes elementos de identificação:seguintes elementos de identificação:

NúmeroNúmero: Número nacional do farol. Os faróis também têm um : Número nacional do farol. Os faróis também têm um número internacional de modo a serem inequivocamente número internacional de modo a serem inequivocamente referênciados.referênciados.

Nome e LocalizaçãoNome e Localização: Nome do farol e região da sua localização.: Nome do farol e região da sua localização.

Lat./LongLat./Long.: Coordenadas geográficas (Datum Lisboa) com valores .: Coordenadas geográficas (Datum Lisboa) com valores gg g g ( )g g ( )aproximados ao centésimo de minuto.aproximados ao centésimo de minuto.

CaracterísticaCaracterística: Característica, côr e periodo da luz do farol.: Característica, côr e periodo da luz do farol.CaracterísticaCaracterística: Característica, côr e periodo da luz do farol. : Característica, côr e periodo da luz do farol.

Page 19: Faróis e Balizagem

Cálculo do alcance dos FaróisCálculo do alcance dos FaróisCálculo do alcance dos Faróis Cálculo do alcance dos Faróis

Fórmula para o cálculo do alcance geográfico Fórmula para o cálculo do alcance geográfico de um farol:de um farol:

D = 2,12 (√h1 + √h2)D = 2,12 (√h1 + √h2)D 2,12 (√h1 + √h2)D 2,12 (√h1 + √h2)

D = distância em milhasD = distância em milhasD = distância em milhasD = distância em milhash1 = altitude do farol em metrosh1 = altitude do farol em metrosH2 = altura do observadorH2 = altura do observador

Page 20: Faróis e Balizagem

Cálculo da distância a um FarolCálculo da distância a um FarolCálculo da distância a um Farol Cálculo da distância a um Farol

Fórmula para calcular a distância de um navio a Fórmula para calcular a distância de um navio a um farol:um farol:

D = h / tang AD = h / tang AD h / tang AD h / tang A

D = distância em metrosD = distância em metrosD = distância em metrosD = distância em metrosh = altitude do farol em metrosh = altitude do farol em metrosA = ângulo a que se avista a torre do farol A = ângulo a que se avista a torre do farol

Page 21: Faróis e Balizagem

FaróisFaróisFaróis Faróis

Page 22: Faróis e Balizagem

FaróisFaróisFaróis Faróis

Page 23: Faróis e Balizagem

FaróisFaróisFaróis Faróis

Page 24: Faróis e Balizagem

FaróisFaróisFaróis Faróis

Page 25: Faróis e Balizagem

FaróisFaróisFaróis Faróis

Page 26: Faróis e Balizagem

FaróisFaróisFaróis Faróis

Page 27: Faróis e Balizagem

FaróisFaróisFaróis Faróis

Page 28: Faróis e Balizagem

FaróisFaróisFaróis Faróis

Page 29: Faróis e Balizagem

FaróisFaróisFaróis Faróis

Nota: ODAS = Ocean-Data-Acquisition System

Page 30: Faróis e Balizagem

Curso de Patrão Local / Curso de Patrão Local / Marinheiro Marinheiro

Sistema de balizagem marítima IALASistema de balizagem marítima IALA(Internacional (Internacional AssociationAssociation ofof LighthouseLighthouse AuthoritiesAuthorities))

Page 31: Faróis e Balizagem

Regiões A e BRegiões A e BRegiões A e BRegiões A e B•• Nas regisões A e B as marcas laterais são Nas regisões A e B as marcas laterais são

distintas quanto às cores.distintas quanto às cores.

Page 32: Faróis e Balizagem

Entrada de um porto na região AEntrada de um porto na região AEntrada de um porto na região AEntrada de um porto na região A

•• A Balizagem é referida à entrada dos portos, A Balizagem é referida à entrada dos portos, canais e rios sendo na nossa região (A) vermelha canais e rios sendo na nossa região (A) vermelha g ( )g ( )a bombordo e verde a estibordo. Na região B (por a bombordo e verde a estibordo. Na região B (por exemplo, no Brasil) a situação é exactamente a exemplo, no Brasil) a situação é exactamente a inversa, isto é, deverão avistarinversa, isto é, deverão avistar--se as marcas se as marcas vermelhas a estibordo e as verdes a bombordo. vermelhas a estibordo e as verdes a bombordo.

Page 33: Faróis e Balizagem

Marca lateral de bombordoMarca lateral de bombordoMarca lateral de bombordoMarca lateral de bombordoE t d lh dE t d lh d•• Estas marcas de cor vermelha devem ser Estas marcas de cor vermelha devem ser deixadas por bombordo por quem entra num porto deixadas por bombordo por quem entra num porto ou sobe um rio. Quando luminosa, a bóia exibe luz ou sobe um rio. Quando luminosa, a bóia exibe luz Q ,Q ,vermelha com qualquer ritmo, excepto grupos de vermelha com qualquer ritmo, excepto grupos de relâmpagos compostos por (2 + 1) por período. A relâmpagos compostos por (2 + 1) por período. A sua numeração é sempre parsua numeração é sempre parsua numeração é sempre par.sua numeração é sempre par.

Page 34: Faróis e Balizagem

Marca lateral de estibordoMarca lateral de estibordoMarca lateral de estibordoMarca lateral de estibordo•• Estas marcas de cor verde devem ser deixadas Estas marcas de cor verde devem ser deixadas

por estibordo por quem entra num porto ou por estibordo por quem entra num porto ou sobe um rio Quando luminosa a bóia exibe luzsobe um rio Quando luminosa a bóia exibe luzsobe um rio. Quando luminosa, a bóia exibe luz sobe um rio. Quando luminosa, a bóia exibe luz verde com qualquer ritmo, excepto grupos de verde com qualquer ritmo, excepto grupos de relâmpagos compostos por (2 + 1) por período.relâmpagos compostos por (2 + 1) por período.relâmpagos compostos por (2 1) por período. relâmpagos compostos por (2 1) por período. A sua numeração é sempre ímpar.A sua numeração é sempre ímpar.

Page 35: Faróis e Balizagem

Marca lateral de canal Marca lateral de canal preferencial de estibordopreferencial de estibordo

•• Estas marcas de cor verde, com uma faixa Estas marcas de cor verde, com uma faixa vermelha horizontal, indicam que devem ser vermelha horizontal, indicam que devem ser , q, qdeixadas por estibordo por quem entra num deixadas por estibordo por quem entra num porto ou sobe um rio. Quando luminosa, a bóia porto ou sobe um rio. Quando luminosa, a bóia

ââexibe luz verde com grupos de relâmpagos exibe luz verde com grupos de relâmpagos compostos por (2 + 1) por período.compostos por (2 + 1) por período.

Page 36: Faróis e Balizagem

Marca lateral de canal Marca lateral de canal preferencial de bombordopreferencial de bombordo

•• Estas marcas de cor vermelha, com uma faixa Estas marcas de cor vermelha, com uma faixa verde horizontal, indicam que devem ser verde horizontal, indicam que devem ser , q, qdeixadas por bombordo por quem entra num deixadas por bombordo por quem entra num porto ou sobe um rio. Quando luminosa, a bóia porto ou sobe um rio. Quando luminosa, a bóia

ââexibe luz vermelha com grupos de relâmpagos exibe luz vermelha com grupos de relâmpagos compostos por (2 + 1) por período.compostos por (2 + 1) por período.

Page 37: Faróis e Balizagem

Marcas cardeaisMarcas cardeaisMarcas cardeaisMarcas cardeaisU d l i di l l d t áU d l i di l l d t á•• Uma marca cardeal indica o local onde se encontram as águas Uma marca cardeal indica o local onde se encontram as águas mais seguras para navegar.mais seguras para navegar.

Page 38: Faróis e Balizagem

Marca de perigo isoladoMarca de perigo isoladoMarca de perigo isoladoMarca de perigo isolado

•• Indica um local de perigo com águas navegáveis à volta, Indica um local de perigo com águas navegáveis à volta, como, por exemplo, uma rocha isolada ou os destroços de como, por exemplo, uma rocha isolada ou os destroços de um navio afundado Apresenta:um navio afundado Apresenta:um navio afundado. Apresenta:um navio afundado. Apresenta:

Cor preta com uma ou mais listas horizontais vermelhas.Cor preta com uma ou mais listas horizontais vermelhas.Duas esferas pretas no topo, claramente separadas.Duas esferas pretas no topo, claramente separadas.Q d l i it d d i lâ bQ d l i it d d i lâ bQuando luminosa, emite grupos de dois relâmpagos brancosQuando luminosa, emite grupos de dois relâmpagos brancos

Page 39: Faróis e Balizagem

Marca de águas limpasMarca de águas limpasMarca de águas limpasMarca de águas limpas•• Indica uma zona de águas navegáveis. Indica uma zona de águas navegáveis.

Apresenta:Apresenta:Cor vermelha e listas verticais brancasCor vermelha e listas verticais brancasCor vermelha e listas verticais brancasCor vermelha e listas verticais brancasUma espera vermelha no topoUma espera vermelha no topo--Emite uma luz branca, isofásica, de ocultação, ou Emite uma luz branca, isofásica, de ocultação, ou , , ç ,, , ç ,um único relâmpago longo a cada 10 segundos.um único relâmpago longo a cada 10 segundos.

Page 40: Faróis e Balizagem

Marcas especiaisMarcas especiaisMarcas especiaisMarcas especiais

•• As marcas especiais indicam uma área ou característica As marcas especiais indicam uma área ou característica especial como, por exemplo, separação de tráfego, bóias especial como, por exemplo, separação de tráfego, bóias oceanográficas, área de exercícios militares, um cabo oceanográficas, área de exercícios militares, um cabo submarino etcsubmarino etcsubmarino, etc.submarino, etc.

Formato facultativo e cor amarela.Formato facultativo e cor amarela.Quando luminosa, luz amarela (ritmo facultativo).Quando luminosa, luz amarela (ritmo facultativo).

Page 41: Faróis e Balizagem

RaconsRaconsRaconsRacons•• RaconRacon (radar (radar beaconsbeacons) ) –– Algumas ajudas à navegação estão Algumas ajudas à navegação estão

equipadas comequipadas com raconsracons que são dispositivos que amplificam osque são dispositivos que amplificam osequipadas com equipadas com raconsracons que são dispositivos que amplificam os que são dispositivos que amplificam os ecos dos radares recebidos nos navios. Alguns estão ecos dos radares recebidos nos navios. Alguns estão codificados com pontos e traços para permitirem uma melhor codificados com pontos e traços para permitirem uma melhor identificaçãoidentificaçãoidentificação.identificação.

Page 42: Faróis e Balizagem

Obrigado e boa navegação!Obrigado e boa navegação!Obrigado e boa navegação!Obrigado e boa navegação!