2
Depois do Inverno, morte figurada, A Primavera, uma assunção de flores. A vida Renascida E celebrada Num festival de pétalas e cores. Miguel Torga, Glória, Diário XIV Porque maio é o mês da floração por excelência, onde a diferente vegetação desperta alegre e exuberante, a Festa da Flor e da Planta é um convite a usufruir as suas formas, texturas, aromas e cores variadas. Desde tempos longínquos, as flores têm servido de mote à inspiração de poetas, pintores e músicos. O evento, que promove a animação urbana, preenche as principais artérias da Baixa de Coimbra, proporcionando um ambiente festivo expresso na varie- dade de flores e de sabores gastronómi- cos. Por outro lado, pretende sensibilizar as pessoas para a biodiversidade, condu- tas amigas do ambiente e para a valori- zação das flores e das plantas no nosso quotidiano e na economia. Deste modo, a Câmara Municipal de Coimbra propõe dar-lhes relevo, organi- zando um evento que traduza a beleza, o valor ornamental, espiritual, económico, odorífico, medicinal e artístico da planta e da flor. PRAÇA 8 DE MAIO, RUAS VISCONDE DA LUZ E FERREIRA BORGES 09H00 ÀS 18H30 FESTA FLOR PLANTA DA E DA 21 MAIO 2016

FESTADA FLOR E DA PLANTA 21 MAIO PRAÇA 8 …turismodecoimbra.pt/wp-content/uploads/2016/05/2-FdFedP...PRAÇA 8 DE MAIO, RUAS VISCONDE DA LUZ E FERREIRA BORGES 09H00 ÀS 18H30 FESTA

Embed Size (px)

Citation preview

Depois do Inverno, morte figurada,A Primavera, uma assunção de

flores.A vida

RenascidaE celebrada

Num festival de pétalas e cores.

Miguel Torga, Glória,

Diário XIV

Porque maio é o mês da floração por excelência, onde a diferente vegetação desperta alegre e exuberante, a Festa da Flor e da Planta é um convite a usufruir as suas formas, texturas, aromas e cores variadas.

Desde tempos longínquos, as flores têm servido de mote à inspiração de poetas, pintores e músicos.

O evento, que promove a animação urbana, preenche as principais artérias da Baixa de Coimbra, proporcionando um ambiente festivo expresso na varie-dade de flores e de sabores gastronómi-cos. Por outro lado, pretende sensibilizar as pessoas para a biodiversidade, condu-tas amigas do ambiente e para a valori-zação das flores e das plantas no nosso quotidiano e na economia.

Deste modo, a Câmara Municipal de Coimbra propõe dar-lhes relevo, organi-zando um evento que traduza a beleza, o valor ornamental, espiritual, económico, odorífico, medicinal e artístico da planta e da flor.

PRAÇA 8 DE MAIO, RUAS VISCONDE DA LUZ

E FERREIRA BORGES09H00 ÀS 18H30

FESTA FLOR PLANTA

DAE DA21 MAIO 2016

PRAÇ

A 8

DE M

AIO,

RU

AS V

ISCO

NDE

DA L

UZ

E FE

RREI

RA B

ORGE

S09

H00

ÀS 1

8H30

FE

STA

FL

OR

P

LAN

TA

DA

E D

A21

MA

IO

2016

PROGRAMA

10H30 Grupo de Bombos de Lavacolhos; 11H00 Desfile Etnográfico

– reposição de pregões outrora usados na venda de rua; 11H30 Grupo de Bombos de Lavacolhos; 14H30 Grupo de Concertinas “Sons de Casconha”; 15H00 Grupo “Vivências” da Apojovi; 16H00 Desfile Black and White com Chapéus Floridos,

organizado por CláudiaNunes; 17H00 Banda Filarmónica de Ceira.

PARTICIPANTESHorto Municipal de Coimbra; Escola Superior Agrária de Coimbra; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra; APPDA Coimbra-Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo; Sociedade Agrícola de Monte Escrivão; Artes, Saberes e Sabores; Associação APOJOVI (Universidade Sénior); Associação Herança do Passado; Confraria das Couves de Castelo Viegas; Associação de Cultura Musical Arte e Recreio Condeixa; Associação de Moradores do Bairro de Santa Clara; Associação Integrar; Café-Restaurante “A Brasileira”; Carlos Manuel Branco; “Casa do Sal” Figueira da Foz; Casa dos Pobres de Coimbra; Centro Comunitário de Inserção da Cáritas Diocesana de Coimbra; Chronos-Paper; Colégio de S. Martinho; Conceição Semedo; Ervanária “Encanto de Coimbra”; Espaço Madurinha (Cadima); Florista Girassol; Florista Isilda Abreu; Grupo de Arqueologia e Arte do Centro; João Espírito Santo Pereira; Leonel Alexandre Rodrigues; Marchas Populares do Grupo Desportivo da Arregaça; Pastelaria Sírius; Preciosa Oliveira (chás); Preciosa Torres (esteireira); Grupo Folclórico e Etnográfico “As Tecedeiras de Almalaguês”; Grupo de Danças e Cantares das Crianças de Pereiros; Grupo Etnográfico da Região de Coimbra; Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila; Grupo Folclórico da Associação Cultural de Vilarinho; Grupo Folclórico da Casa de Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra; Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra; Grupo Folclórico Camponeses do Mondego; Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira; Grupo Folclórico de Coimbra; Grupo Folclórico de Torre de Bera; Grupo Folclórico e Etnográfico da Cova do Ouro e Serra da Rocha; Grupo Folclórico e Etnográfico do Brinca - Eiras Coimbra; Grupo Folclórico Rosas do Mondego da Associação Desportiva e Recreativa do Casal da Misarela; Grupo Regional Danças e Cantares do Mondego; Rancho Folclórico “Moleirinhas de Casconha”; Rancho Folclórico Camponeses de Montessão; Rancho Folclórico da Casa do Povo de Tentúgal; Rancho Folclórico das Tricanas de Coimbra; Rancho Típico da Palheira; Rancho Típico de Vila Nova; Rancho Típico Estrelas do Cabouco.

ColaboraçãoCasa da Luísa Antiguidades; Casa dos Pobres de Coimbra; Cláudia Nunes; Ourivesaria Costa; Restaurante Jardim da Manga; Café Santa Cruz; APBC-Agência para Promoção da Baixa de Coimbra.