60
Revisão - Simão REVISÃO COMPLEMENTAR REGIME MILITAR E NOVA REPÚBLICA PROF. SIMÃO 1. (Udesc 2015) Assinale a alternativa incorreta em relação à ditadura militar e ao contexto deste período, no Brasil. a) A luta armada foi um expediente utilizado por diferentes grupos contrários ao regime militar, assim, homens e mulheres participaram de diferentes ações, incluindo a criação de “guerrilhas” como a Guerrilha do Araguaia, arduamente combatida pelo exército brasileiro. b) Um dos acontecimentos que antecedeu o golpe militar foi um grande comício em apoio às reformas de base, realizado na Central do Brasil, Rio de Janeiro, onde estiveram presentes mais de 150 mil pessoas. c) No Estado de Santa Catarina, as medidas de censura e o controle dos diferentes governos militares não foram sentidos como em outros estados brasileiros, e uma evidência disso é o fato de não haver catarinenses na lista de desaparecidos políticos. d) A Marcha da Família com Deus pela liberdade foi um movimento que contou com a participação de representantes das camadas médias urbanas, empresários, membros do clero, entre outros grupos que eram contrários ao governo de João Goulart. e) Durante o período do governo militar, no Brasil, os diversos presidentes fizeram uso de Atos Institucionais (AI). O AI 5 (1968) foi considerado o mais “violento”, pois permitia ações como a suspensão de habeas corpus para os chamados “crimes políticos”. 2. (Imed 2015) A Ditadura Militar Brasileira (1964-1985) teve como último Presidente o General: a) Costa e Silva. b) João Figueiredo. c) Ernesto Geisel. d) Castelo Branco. e) Emílio Médici. 3. (Ufpr 2015) A realização da Copa do Mundo no Brasil reacendeu o debate sobre os usos políticos do futebol. Sobre as relações históricas entre política e futebol, considere as afirmativas abaixo: I. Durante o governo de Jânio Quadros (1961), o futebol era um esporte mais praticado pelas elites, e por isso os negros foram proibidos de compor a seleção brasileira de futebol. II. No primeiro governo Vargas (1930-1945), durante a Segunda Guerra Mundial, houve a proibição de times fundados por imigrantes adotarem nomes estrangeiros, como os dois Palestra Itália – o paulista, que virou Palmeiras, e o mineiro, que virou Cruzeiro. III. O governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas, além de constituir em 1971 o Campeonato Brasileiro, dentro da política de integração nacional, com o objetivo de envolver o maior número de estados. Página 1 de 60

files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

REVISÃO COMPLEMENTAR REGIME MILITAR E NOVA REPÚBLICAPROF. SIMÃO 1. (Udesc 2015) Assinale a alternativa incorreta em relação à ditadura militar e ao contexto deste período, no Brasil. a) A luta armada foi um expediente utilizado por diferentes grupos contrários ao regime militar,

assim, homens e mulheres participaram de diferentes ações, incluindo a criação de “guerrilhas” como a Guerrilha do Araguaia, arduamente combatida pelo exército brasileiro.

b) Um dos acontecimentos que antecedeu o golpe militar foi um grande comício em apoio às reformas de base, realizado na Central do Brasil, Rio de Janeiro, onde estiveram presentes mais de 150 mil pessoas.

c) No Estado de Santa Catarina, as medidas de censura e o controle dos diferentes governos militares não foram sentidos como em outros estados brasileiros, e uma evidência disso é o fato de não haver catarinenses na lista de desaparecidos políticos.

d) A Marcha da Família com Deus pela liberdade foi um movimento que contou com a participação de representantes das camadas médias urbanas, empresários, membros do clero, entre outros grupos que eram contrários ao governo de João Goulart.

e) Durante o período do governo militar, no Brasil, os diversos presidentes fizeram uso de Atos Institucionais (AI). O AI 5 (1968) foi considerado o mais “violento”, pois permitia ações como a suspensão de habeas corpus para os chamados “crimes políticos”.

2. (Imed 2015) A Ditadura Militar Brasileira (1964-1985) teve como último Presidente o General: a) Costa e Silva. b) João Figueiredo. c) Ernesto Geisel. d) Castelo Branco. e) Emílio Médici. 3. (Ufpr 2015) A realização da Copa do Mundo no Brasil reacendeu o debate sobre os usos políticos do futebol. Sobre as relações históricas entre política e futebol, considere as afirmativas abaixo:

I. Durante o governo de Jânio Quadros (1961), o futebol era um esporte mais praticado pelas elites, e por isso os negros foram proibidos de compor a seleção brasileira de futebol.

II. No primeiro governo Vargas (1930-1945), durante a Segunda Guerra Mundial, houve a proibição de times fundados por imigrantes adotarem nomes estrangeiros, como os dois Palestra Itália – o paulista, que virou Palmeiras, e o mineiro, que virou Cruzeiro.

III. O governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas, além de constituir em 1971 o Campeonato Brasileiro, dentro da política de integração nacional, com o objetivo de envolver o maior número de estados.

IV. Com a redemocratização, o futebol continua visado pelo poder político, porém há uma distância maior entre política e futebol, em comparação a períodos anteriores.

Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. b) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. c) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras. d) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. e) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. 4. (Upf 2015) No contexto do golpe civil-militar de 1964 e do regime militar que se seguiu por 21 anos, alguns acontecimentos ocuparam lugar de destaque. Considerando essa conjuntura, associe os eventos da coluna 1 com a descrição equivalente na coluna 2.

1. Operação Condor ( ) Plano de intervenção norte-americana no Brasil em apoio ao golpe civil-militar de 1964.

2. Grupos de Onze ( ) Transferência do governo estadual do Rio Grande do Sul para Passo Fundo durante os dias do golpe civil-militar de 1964.

Página 1 de 45

Page 2: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

3. Operação Brother Sam ( ) Organização estatal, terrorista, secreta e multinacional, que tinha o objetivo de caçar os adversários políticos das ditaduras instaladas no Cone Sul durante as décadas de 1970 e 1980.

4. Cadeia da Legalidade ( ) Articulação liderada por Leonel Brizola, que visava resistir às tentativas golpistas contra João Goulart e implantar medidas como a convocação de uma Assembleia Constituinte e a decretação da moratória da dívida externa.

5. Operação Farroupilha ( ) Movimento civil-militar que visava garantir a posse do vice-presidente João Goulart após a renúncia do presidente Jânio Quadros.

A sequência correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: a) 3, 5, 1, 2, 4. b) 1, 5, 3, 2, 4. c) 3, 1, 5, 4, 2. d) 5, 1, 4, 3, 2. e) 1, 5, 2, 3, 4. 5. (Uern 2015) O regime instaurado em 1964 acirrou ainda mais o radicalismo político no Rio Grande do Norte. Intelectuais e políticos foram presos e torturados (Vulpiano Cavalcanti); alguns foram exilados (Djalma Maranhão); muitos tiveram os seus direitos políticos suspensos (Agnelo Alves); outros foram mortos pelos agentes da repressão (Luiz Maranhão Filho). Invariavelmente, todos foram, de alguma forma, calados.

(Trindade, 2010, p. 255.)

Durante grande parte do período militar, tanto no Rio Grande do Norte quanto no restante do país, houve a prevalência de apenas dois partidos políticos oficiais. Assinale-os. a) PSDB e ANL. b) PT e PC do B. c) PMDB e PTB. d) Arena e MDB. 6. (Espm 2015) O golpe de Estado de 31 de março de 1964 foi lançado aparentemente para livrar o país da corrupção e do comunismo e para restaurar a democracia, mas o novo regime começou a mudar as instituições do país através de decretos, chamados Atos Institucionais (A.I.). Eles eram justificados como decorrência ‘do exercício do poder constituinte, inerente a todas as revoluções’.O AI – 1 foi baixado em abril de 1964, pelos comandantes das Forças Armadas, estabelecendo a eleição de um novo Presidente da República por votação indireta do Congresso Nacional. O general Humberto de Alencar Castelo Branco foi eleito presidente.O AI – 1 não tocara no calendário para as eleições ao governo dos estados. Em outubro de 1965 realizaram-se as eleições diretas em onze deles. O resultado das urnas alarmou os meios militares, pois a oposição triunfou em estados importantes.Em 17 de outubro de 1965, dias após as eleições estaduais, foi decretado o AI – 2.

(Boris Fausto. História do Brasil – adaptado)

A medida mais importante do AI – 2 foi: a) a imposição do militarismo, com o fechamento definitivo do Congresso Nacional e a

substituição de todos os membros do Supremo Tribunal Federal; b) a imposição do bipartidarismo com a Aliança Renovadora Nacional (ARENA) que agrupava

partidários do governo e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) que reunia a oposição; c) a cassação do Partido Comunista, declarando- o ilegal, por considerá-lo culpado pela

agitação e desordem no país;

Página 2 de 45

Page 3: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

d) a imposição do monopartidarismo com a formação do Partido Democrático Social (PDS), baluarte do Estado autoritário;

e) a extinção de todos os partidos políticos e a proibição de qualquer atividade político-partidária.

7. (Pucrj 2015) Assinale a alternativa que NÃO caracteriza de modo correto as ditaduras militares instauradas em diferentes países da América Latina nas décadas de 1960 e 1970. a) A emergência das ditaduras militares está relacionada ao contexto da Guerra Fria e à

ameaça da expansão internacional do comunismo, especialmente após o êxito da Revolução Cubana em 1959 e seu posterior alinhamento ao Bloco Socialista.

b) Os golpes militares foram apoiados por vários setores sociais como atestam, por exemplo, os boicotes que industriais e comerciantes realizaram no Chile para desgastar a presidência de Salvador Allende e a conhecida “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, contra o governo de João Goulart.

c) Centros de inteligência militar disseminados nessa época, em diferentes países, passaram a definir os contornos da chamada Doutrina de Segurança Nacional, voltada ao combate de um inimigo interno, propagador de “ideias subversivas” e, portanto, identificado como nocivo aos interesses da “nação”.

d) Apesar das diferenças, algumas características foram comuns a todos os regimes militares desse período: a suspensão total ou parcial de atividades legislativas, a falência dos regimes e partidos políticos tradicionais, a militarização da vida política e social e a prática das prisões e da tortura.

e) Os exércitos da Bolívia, Argentina, Chile, Uruguai, Brasil, Paraguai e México estabeleceram um pacto para coordenar operações repressivas, com o objetivo de combater a propagação do comunismo em toda a América Latina, conhecido como Operação Condor.

8. (Uema 2015) O Governo de Emílio Garrastazu Médici (1969-1974), o terceiro General-Presidente do regime que chegou ao poder por meio do Golpe Militar de 31/3/1964, foi profundamente marcado tanto pelo auge da repressão política quanto pelos elevados níveis de crescimento que ficaram conhecidos como ¯ “Milagre Econômico”. Tomando como referência essa informação, analise a charge abaixo.

A crítica a um dos desdobramentos do chamado ¯ “Milagre Econômico” refere-se à (ao) a) concentração de renda. b) aumento do êxodo rural. c) crescimento dos níveis salariais. d) redução dos níveis de desemprego. e) elevação da dívida externa brasileira.

Página 3 de 45

Page 4: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

9. (Ifsul 2015) Em 2015, a Rede Globo, maior emissora de comunicação de massa do Brasil e uma das maiores do mundo, comemora 50 anos. Reverenciada mundialmente pelo padrão de qualidade de sua programação, principalmente a televisiva, a Globo tem sido alvo de diversas manifestações populares que denunciam a sua ligação com o governo autoritário que, durante mais de vinte anos, desrespeitou as instituições democráticas e os direitos humanos no Brasil.

Sobre a atuação dos meios de comunicação durante o governo ditatorial brasileiro de 1964 a 1985 é correto afirmar que a) jornais, como o Pasquim, optaram por apoiar o regime ditatorial, escondendo crises e

ressaltando dados muitas vezes manipulados pelo governo, o que levou esses meios de comunicação a serem chamados de “chapa branca do regime”.

b) o Departamento de Imprensa e Propaganda foi atuante na defesa do regime militar, produzindo propagandas que eram veiculadas antes de filmes exibidos em cinemas e nos intervalos de programas de grande audiência, como novelas e jornais televisivos.

c) ao contrário do que é afirmado pelo senso comum, a Rede Globo de Televisão se empenhou, em espaços que lhes eram permitidos, na defesa das lutas pela redemocratização nacional, como ocorreu no movimento das Diretas Já, amplamente defendida pelos noticiários da emissora.

d) meios de comunicação associados ao regime autoritário, como a Rede Globo de Televisão, tiveram programas e projetos censurados e impedidos de serem transmitidos, como ocorreu com a novela Roque Santeiro, sucesso de audiência na segunda metade dos anos 1980.

10. (Upe 2015) Observe a imagem a seguir:

Página 4 de 45

Page 5: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

Há uma grande comparação tanto por parte da imprensa como dos meios de comunicação em relação aos movimentos sociais durante o Regime Civil-Militar no Brasil do século passado e os atuais que, de início, foram chamados de ‘movimento passe livre’.

Assinale a alternativa que apresenta os principais fatores políticos que concorreram para a eclosão desses movimentos. a) Ascensão da nova classe média que reivindicava reformas nos marcos regulatórios. b) Baixa produtividade em detrimento a um alto nível de inovações tecnológicas. c) Efetivação da reforma de alguns marcos jurídicos, a exemplo de rodovias e aeroportos. d) Instabilidade das instituições e crise da representação no âmbito da política. e) Ampliação dos recursos nos investimentos básicos de energia e telecomunicações, por

exemplo. 11. (Cefet MG 2015) Os anos 60 foram de mudança de comportamento da juventude. A revolta estudantil de maio de 1968 na França inspirou movimentos de rebeldia e de contracultura, em vários outros países. A juventude estudantil brasileira, influenciada por esses movimentos, defendia a a) atuação dos opositores ao regime político vigente no país. b) expansão da oferta de vagas nas universidades privadas. c) ação de diversos grupos religiosos na educação pública. d) difusão dos princípios da democracia racial nas escolas. e) divulgação dos valores consumistas na sociedade. 12. (Enem 2015)

No período de 1964 a 1985, a estratégia do Regime Militar abordada na charge foi caracterizada pela a) priorização da segurança nacional. b) captação de financiamentos estrangeiros. c) execução de cortes nos gastos públicos. d) nacionalização de empresas multinacionais. e) promoção de políticas de distribuição de renda.

Página 5 de 45

Page 6: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

13. (Pucrs 2015) Considere as afirmações abaixo sobre o processo de reabertura política, ocorrido com o fim do Regime Militar (1964-1985).

I. Tancredo Neves foi o primeiro presidente civil eleito com o fim do Regime Militar; entretanto, não chegou a tomar posse, devido à sua inesperada morte, ainda em 1985.

II. Uma das características do governo de José Sarney (1985-1989) foi o combate à infl ação, problema definitivamente resolvido com o Plano Cruzado, que estabeleceu o congelamento de preços.

III. A Constituição de 1988 procurou reorganizar a ordem democrática no Brasil depois do fi m da ditadura, e ficou conhecida como a Constituição Cidadã, por promover a ampliação dos direitos sociais no País.

IV. Com o fim da Ditadura, os políticos que apoiaram o regime pela ARENA (Aliança Renovadora Nacional) mantiveram-se no poder, criando o Partido Democrático Social (PDS), o qual foi o grande vencedor das eleições para os governos dos Estados em 1982 e 1986.

Estão corretas apenas as afirmativas a) I e III. b) I e IV. c) II e III. d) I, II e IV. e) II, III e IV. 14. (Ufrgs 2015) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre os episódios relativos ao golpe civil-militar de 1964 e ao posterior regime ditatorial no Brasil.

( ) No dia 19 de março de 1964, foi realizada, em São ·Paulo, a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, como resposta às reformas de base anunciadas pelo Presidente João Goulart.

( ) Após a mobilização das tropas do General Olímpio Mourão Filho, e seu deslocamento para o Rio de Janeiro, em 31 de março de 1964, o Congresso Nacional votou pela permanência de João Goulart na presidência.

( ) Durante o governo de Artur da Costa e Silva, implementou-se, em 13 de dezembro de 1968, o Ato Institucional n°. 5, que fortaleceu a chamada "linha dura" do regime militar com cassação de mandatos parlamentares e repressão aos movimentos sociais de resistência.

( ) Após a ampla participação popular no movimento das "Diretas Já", a ditadura chegou ao fim em 1985, com as eleições diretas que elegeram para a presidência da república a chapa encabeçada por Tancredo Neves e José Sarney.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) V - V - V - F. b) V - V - F - V. c) V - F - V - F. d) F - V - V - F. e) F - F - F - V. 15. (Upf 2015) O AI-5, decretado por Costa e Silva, marcou o endurecimento do regime militar, abrindo-se um novo ciclo de cassações de mandatos, perda de direitos políticos e censura aos meios de comunicação, e, na época, a tortura passou a constituir-se como um dos métodos de ação do governo.

Sobre essa conjuntura, é correto afirmar que: a) a guerrilha urbana expandiu-se por todo o Brasil, tendo êxito comprovado em todas as suas

ações. b) os principais órgãos de tortura do regime militar foram a OBAN e os DOI-CODI. c) a sociedade brasileira apoiou o foco guerrilheiro do Araguaia, em 1973. d) os torturadores foram punidos e presos depois da Lei da Anistia, em 1979. e) o habeas corpus foi amplamente utilizado em favor dos presos políticos.

Página 6 de 45

Page 7: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

16. (Uerj 2015) A vontade de mudar o nome do antigo Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici, em Salvador, não aconteceu por conta da efeméride dos 50 anos do golpe militar. Segundo a diretora Aldair Almeida Dantas, essa era uma insatisfação antiga da comunidade. “A novidade foi a convergência de intenções e a coincidência com esse período de resgate histórico”, disse a diretora do, agora, Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella. Um colegiado escolar, formado pelos funcionários, professores, pais de alunos e pela comunidade, entendeu que o lançamento de muitos candidatos ao novo nome criaria confusão. Por isso surgiu a ideia de encontrar apenas dois que fossem baianos e representassem o combate ao regime militar. Os nomes do guerrilheiro Carlos Marighella e do geógrafo Milton Santos foram os escolhidos. “Ambos são da Bahia. Cada um tentou lutar contra a imposição do regime”, analisa Aldair.

Adaptado de educacao.uol.com.br, 15/04/2014.

A escolha de nomes de logradouros e de edificações pode representar uma homenagem em determinada época, assim como a mudança desses nomes pode indicar transformações históricas, simbolizando novas demandas da sociedade.

A situação apresentada na reportagem exemplifica, para a sociedade brasileira atual, um contexto político associado a: a) crítica da opinião pública às heranças autoritárias b) revalorização da memória dos governos ditatoriais c) reforço da gestão democrática de empresas estatais d) renovação de critérios de escolha de heróis nacionais 17. (Fuvest 2015) O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) foi criado em 1984, inserido em um contexto de a) abertura política democrática no Brasil e de crescente insatisfação com as políticas agrárias

nacionais então vigentes. b) fortalecimento da ditadura militar brasileira e de aumento da imigração estrangeira para o

país. c) declínio da oposição armada à ditadura militar brasileira e de aumento da migração das

cidades para o campo. d) aumento da dívida externa brasileira e de disseminação da pequena propriedade fundiária

em todo o país. e) crescimento de demanda externa por commodities brasileiras e de grandes progressos na

distribuição de terra, no Brasil, a pequenos agricultores. 18. (Uern 2015) Observe as imagens a seguir.

Página 7 de 45

Page 8: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

Sobre as imagens apresentadas e o contexto da história do Brasil a que se referem, assinale a alternativa correta. a) Em ambas as imagens, embora com naturezas diversas (cômica e realista), percebe-se a

propaganda subliminar do governo em prol da unidade nacional. b) A primeira imagem sugere que amar o Brasil era ser favorável ao governo, enquanto que a

segunda sugere que o amor esperado era a obediência cega ou o exílio. c) Na segunda imagem, ao contrário do que se apresenta na primeira imagem, há uma

apologia incondicional ao governo expressa na posição maometana em que se encontra o jovem.

d) O uso intensivo da propaganda de massa, como fica explicitado tanto na primeira quanto na segunda imagem, colaborou para que o governo tivesse o apoio maciço da população às suas ações.

19. (Pucrj 2015) No dia 25 de janeiro de 1984, milhares de pessoas gritavam “um, dois, três, quatro, cinco, mil, queremos eleger o presidente do Brasil”, durante o comício realizado na Praça da Sé, no centro da cidade de São Paulo. O movimento ficou conhecido como “Diretas Já”. Sobre este acontecimento, assinale a alternativa INCORRETA: a) Foi um movimento que reivindicava eleições diretas para presidente da República e

convocava a primeira eleição para 15 de novembro de 1984. b) A campanha pelas “Diretas Já” representou a maior mobilização contra a Ditadura Militar,

com a participação de artistas, intelectuais, das forças armadas e de representantes de diversas organizações civis.

c) A Emenda Constitucional Dante de Oliveira, que visava restabelecer as eleições diretas, não foi aprovada no Congresso Nacional.

d) Um ano após a campanha das “Diretas Já”, Tancredo Neves, representando a coligação de partidos da oposição ao regime militar, foi eleito presidente da república por meio de voto indireto pelo Colégio Eleitoral.

e) Participaram ativamente da campanha as seguintes lideranças políticas: Leonel Brizola, Ulisses Guimarães, Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Tancredo Neves e Dante de Oliveira.

20. (Ufpr 2015) Considere a charge abaixo, publicada na revista humorística brasileira Pif-Paf, em 27 de julho de 1964:

Página 8 de 45

Page 9: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

A partir dos elementos da charge e dos conhecimentos sobre o período da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985), identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A charge faz referência ao símbolo da suástica nazista, pois iguala a cassação de direitos civis e políticos que ocorreu após o golpe militar brasileiro com a cassação de direitos civis dos judeus alemães no regime nazista.

( ) A direita na América Latina, durante o período da Guerra Fria (1945-1989), recebeu apoio da União Soviética para instituir governos autoritários que afirmavam proteger o bem maior da população contra inimigos comunistas.

( ) A charge faz referência ao caráter do governo instituído ser de direita, para proteger o país de uma alegada “ameaça comunista”, que foi associada pelos militares e seus apoiadores ao presidente deposto João Goulart e demais grupos de esquerda.

( ) Eventos como a Revolução Cubana (1959) não somente inspiraram diversos movimentos de esquerda antes e depois do golpe militar, como impulsionaram os Estados Unidos para o estreitamento de laços com a direita na América Latina.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. a) V – F – V – V. b) V – V – V – V. c) F – V – F – F. d) F – V – V – F. e) V – F – F – V. 21. (Pucmg 2015) Neste ano, principalmente com o rememorar do Golpe Militar de 1964, muitos acontecimentos ainda nebulosos, do período da Ditadura Militar no Brasil, foram alvo de investigação da Comissão da Verdade, tais como, o atentado do Rio Centro e o desaparecimento do jornalista Rubens Paiva. O acompanhamento desses processos indica um movimento de nova análise que tem desmistificado muitas das construções dos militares no período. Marque a afirmativa que relaciona o mito e sua correta explicação. a) Mito: Crescimento e aceleração econômicaExplicação: Há um rompimento com o capital estrangeiro, levando à inexistência de

investimentos. b) Mito: Melhoria do trabalho e empregoExplicação: Com aceleração do processo de industrialização, o trabalhador teve maior

valorização, o que vai refletir em maiores salários. c) Mito: A violência foi controladaExplicação: A ampliação para outras instituições e agentes da repressão gerou um

descontrole ampliando também a arbitrariedade e a violência.

Página 9 de 45

Page 10: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

d) Mito: Praticamente não havia corrupçãoExplicação: Com o controle rígido e centralizado nas mãos dos militares, instituições, políticos

e civis tiveram tolhida a prática corruptiva. 22. (Pucpr 2015) De 1964 a 1985, o Brasil viveu o período denominado de Ditadura Militar. De acordo com Fausto (1999, p. 513): “Outra noção associada ao regime militar é o autoritarismo. De fato, o regime não teve características fascistas: não se realizaram esforços para organizar as massas em apoio ao governo; não se tentou construir o partido único acima do Estado, nem uma ideologia capaz de ganhar os setores letrados”. Ainda assim, de acordo com o autor: “Quem manda agora não são os políticos profissionais, nem o Congresso é uma instância decisória importante”. Tendo em vista o texto acima, marque a alternativa CORRETA sobre o Regime Militar no Brasil. a) O regime militar utilizou-se amplamente do populismo, ou seja, a classe operária continuou

sendo utilizada como um recurso de poder. b) As classes estudantil e camponesa não perderam força política e de protesto neste período:

as manifestações dessas classes não só eram permitidas como também não eram reprimidas.

c) Durante a Ditadura Militar brasileira, o poder de mando estava nas mãos da alta cúpula militar, que utilizava os órgãos de informação e de repressão para a manutenção do regime militar.

d) O Estado não se utilizou de uma burocracia técnica para governar. e) Os militares atuaram em bloco e coesos na arena política brasileira, não havendo

divergências políticas entre eles. 23. (Fgv 2015) Em 1966, Carlos Lacerda procurou antigos adversários políticos, como João Goulart e Juscelino Kubitschek, com o objetivo de organizar uma alternativa política à Ditadura Militar, contornando os limites do bipartidarismo imposto pelo regime. Tal articulação ficou conhecida como a) Movimento Democrático Brasileiro. b) Anistia Ampla, Geral e Irrestrita. c) Frente Ampla. d) Frente Popular. e) Diretas Já. 24. (Ucs 2015) Considere as seguintes afirmativas sobre o Regime Militar, instaurado no Brasil a partir do golpe de 1964.

I. Representou um período de desenvolvimento econômico, que atingiu amplos setores da sociedade brasileira, desde empresários até operários. Em especial no período Geisel de 15 de março de 1974 a 15 de março de 1979.

II. Decretou, durante o governo do Marechal Artur da Costa e Silva, o Ato Institucional nº 5 (AI-5), que conferia ao presidente da república poderes totais para reprimir e perseguir as oposições. Entre outras coisas, ele poderia suspender os direitos civis de quaisquer cidadãos pelo prazo de 10 anos; restringir liberdades individuais e suspender a garantia ao habeas corpus.

III. Extinguiu os partidos políticos e instituiu apenas dois: um para apoiar totalmente o governo (Aliança Renovadora Nacional – ARENA) e outro para fazer uma oposição dentro de limites considerados aceitáveis pelos militares (Movimento Democrático Brasileiro – MDB).

Das proposições acima, a) apenas I está correta. b) apenas II está correta. c) apenas I e II estão corretas. d) apenas II e III estão corretas. e) I, II e III estão corretas. 25. (Uemg 2015) Observe as manchetes jornalísticas abaixo:

Página 10 de 45

Page 11: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

No dia 1º de abril de 1964, um golpe militar pôs fim ao governo de João Goulart. Neste momento histórico, o jornal “O Globo” assim noticiava o que acontecia no cenário político brasileiro:

“Ressurge a Democracia”

“Como dizíamos, no editorial de anteontem, a legalidade não poderia ser a garantia da subversão, a escora dos agitadores, o anteparo da desordem. Em nome da legalidade, não seria legítimo admitir o assassínio das instituições, como se vinha fazendo, diante da Nação horrorizada. Agora, o Congresso dará o remédio constitucional à situação existente, para que o País continue sua marcha em direção a seu grande destino, sem que os direitos individuais sejam afetados, sem que as liberdades públicas desapareçam, sem que o poder do Estado volte a ser usado em favor da desordem, da indisciplina e de tudo aquilo que nos estava a levar à anarquia e ao comunismo”.

A efervescência política, com o Golpe, tomou conta da mídia impressa, gerando, assim, uma expectativa de esperança na reconstrução democrática nacional. O “inimigo” havia caído, o “golpe ou a revolução socialista” não iria prosperar contra um estado forte. Desta forma, o primeiro de abril de 1964 marcava a esperança. Entretanto não tardou muito para que as instituições militares que se estabeleceram no comando da nação praticassem ações de repressão contra a própria mídia e a população.

Após 20 anos de repressão, nos anos 80, o Brasil encontra esperança na

Página 11 de 45

Page 12: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

a) perpetuação de um regime militar mais flexível e que tivesse compromisso com a sociedade civil.

b) luta armada revolucionária, que propunha a tomada do poder e o controle do Estado na mão do povo.

c) construção de uma transição política democrática, que culmina com uma eleição indireta, levando um civil ao poder.

d) ação interventora americana que apoiaria belicamente qualquer ação em busca de democracia.

26. (Ucs 2015) A História do Brasil, na maioria das vezes, apresenta o povo brasileiro como pacífico e ordeiro. Porém, durante o Período Republicano diversas revoltas e insurreições colocam em dúvida essa visão historiográfica. Relacione os movimentos apresentados na COLUNA A às características que os identificam, listadas na COLUNA B.

COLUNA A COLUNA B1. Coluna Prestes ( ) Expressão dos conflitos de uma sociedade marcada pelo

poder do latifúndio, sendo caracterizada pela extrema violência da nascente República.

2. Guerrilha do Araguaia ( ) Luta de populares em 1904, no Rio de Janeiro, contra a política de Regeneração de Rodrigues Alves.

3. Revolta da Vacina ( ) Ação contra a Ditadura civil-militar entre 1966 e 1973, apoiada pelo Partido Comunista do Brasil.

4. Guerra de Canudos ( ) Movimento relacionado com o tenentismo, contra o poder das oligarquias na República Velha, que percorreu diversos estados.

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente os parênteses, de cima para baixo. a) 1 – 3 – 2 – 4 b) 4 – 2 – 1 – 3 c) 4 – 3 – 2 – 1 d) 4 – 3 – 1 – 2 e) 3 – 4 – 2 – 1 27. (Pucrs 2015) Sobre o Golpe Militar de 1964, é correto afirmar que a) ocorreu por iniciativa exclusiva dos militares, sem o apoio da sociedade civil, o que levou as

forças armadas a instituir uma ditadura governada apenas por generais e sem a participação de outros setores da sociedade.

b) teve, como objetivo central, o combate ao comunismo no Brasil e à democracia de massas, promovendo o fim dos partidos e do sistema eleitoral assim que os militares tomaram o poder.

c) procurou pôr fim ao projeto desenvolvimentista, promovendo, ao logo de duas décadas, um amplo processo de abertura econômica e de privatizações no País.

d) instalou uma intensa repressão contra os setores mais à esquerda no espectro político, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e as Ligas Camponesas, com milhares de pessoas presas e torturadas.

e) estabeleceu uma política externa de muita aproximação com os EUA, evitando qualquer conflito com esse aliado durante os anos 60 e 80, como forma de combater o comunismo.

28. (Cefet MG 2015) (...) Primeiro, o partido (PCB) foi posto fora da lei, os comunistas perseguidos, todo aquele movimento estudantil perseguido, a UNE foi incendiada, logo todas aquelas atividades foram por água abaixo, uma perseguição muito grande. Por outro lado, os projetos pessoais também, eu mesma, estudava Química nessa época, e me formei nesse ano de 64. Já tinha feito prática, estágio, na fábrica de borracha da Petrobrás (...). Mas, aí, tudo isso foi por água abaixo. Porque, inclusive, todas as pessoas de esquerda que trabalhavam na Petrobrás foram postas para fora, expulsas ou presas. Foi assim, uma reviravolta total na vida, não só na minha como daquele pessoal que estava participando do movimento na época, foi muito impactante realmente.

Página 12 de 45

Page 13: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

PRESTES, Anita. Depoimento concedido ao projeto “Marcas da Memória: História Oral da Anistia no Brasil”, 29 jun 2012. In: Revista Anistia Política e Justiça de Transição, n. 6. Brasília:

Ministério da Justiça, 2012, p. 179-180.

Filha de personagens importantes da história política brasileira – Luís Carlos Prestes e Olga Benário, Anita Prestes relembra o Golpe de 1964. Com base em seu depoimento, NÃO é correto afirmar que a) os partidos políticos foram colocados na ilegalidade. b) o movimento estudantil recuou frente à repressão policial. c) a vida pessoal dos cidadãos brasileiros permaneceu inalterada. d) as empresas estatais foram atingidas pela perseguição política. e) a indústria da borracha deixou de receber investimentos públicos. 29. (Mackenzie 2015) “Havia a afinidade entre os dois regimes autoritários [do Brasil e da Argentina] que ganhou conteúdo prático na perseguição dos opositores por todo o continente. Sua expressão mais tenebrosa foi o Plano Condor, concebido e posto em prática, a partir de 1975, pelo regime de Pinochet, com o conhecimento da CIA (...)”

Boris Fausto e Fernando Devoto. Brasil e Argentina: Um ensaio de história comparada (1850-2002). São Paulo: Editora 34, 2004, pp.502-503

O Plano Condor consistiu a) na prisão e eliminação da oposição a governos militares da América Latina, no contexto de

abertura democrática e consolidação dos direitos individuais na maior parte dos países da região.

b) em um programa de ajuda econômica e financeira dos Estados Unidos a países da América Latina, objetivando a eliminação dos “bolsões de miséria” e o avanço socialista na região.

c) no projeto estadunidense de implantação de regimes militares em países latino-americanos, como forma de se evitar a influência da Revolução Cubana sobre os demais países da região.

d) na perseguição e eliminação de acusados de subversão em regimes militares implantados em países da América Latina, contando com conhecimento e apoio dos Estados Unidos.

e) na perseguição a comunistas em países da América Latina, imposta pelo governo dos Estados Unidos com o intuito de impedir a presença socialista em países de sua área de influência.

30. (Uel 2015) Leia o texto a seguir.

As neovanguardas artísticas na década de 1960 foram marcadas por uma efervescência cultural e uma posição crítica frente à hegemonia política, social e cultural. Os jovens questionaram os discursos totalitários e a repressão política e comportamental. No campo das artes plásticas, manifestou-se uma nova figuração, centrada na representação cotidiana do homem urbano, além da emergência de propostas conceituais e processuais através dos happenings, ambientes e performances.

Adaptado de: RIBEIRO, M. A. Neovanguardas: Belo Horizonte anos 60. Belo Horizonte: Cia das Artes, 1997. p.35- 84.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre Arte na década de 1960, relacione os conceitos e as suas características correspondentes.

I. Tropicalismo.II. Nova Objetividade Brasileira.III. Arte Ambiental.IV. Arte Guerrilha.V. Land Art.

Página 13 de 45

Page 14: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

A. Suas propostas artísticas interferem no espaço circundante e instauram uma nova realidade em uma determinada situação espacial, envolvendo a atividade sensorial do público. São usados objetos e materiais que visam à exploração sensorial – tátil, auditiva, olfativa e visual – das pessoas, que se tornam coautoras da proposta do artista e participantes da exploração ambiental.

B. Propõe uma nova maneira de focalizar a relação entre arte e política e pauta-se pela autonomia da linguagem artística. Tem origem em 1967, com os poemas musicais alegóricos de Gilberto Gil e Caetano Veloso, conjugados com os arranjos experimentais da música concreta e aleatória de Rogério Duprat e de Júlio Medaglia, usando a alegoria e a ironia como questionamento social.

C. Inaugura-se uma nova forma de atuação por ações efêmeras de protesto político e comportamental, voltadas para experiências radicais com o corpo e as sensações, a inteligência e os conceitos. Destacam-se os trabalhos de Cildo Meirelles, Artur Barrio e Antônio Manoel. Refere- -se à libertação dos instintos vitais, em que a energia do corpo humano se revolta contra a repressão da sociedade.

D. Denomina a geração de artistas brasileiros que atuou no eixo Rio-São Paulo no final dos anos 1960. Refere-se à exposição desses artistas realizada no MAM-RJ, em 1967, organizada por Hélio Oiticica e Rubens Guerchman. Enfatizava a vontade construtiva, a superação das categorias tradicionais, a tendência para o objeto e as manifestações coletivas abertas à participação do público.

E. Veio reafirmar a ruptura com espaços consagrados, como as galerias e os museus, marcada pela volta do artista à natureza. Suas obras são realizadas nas montanhas, no mar, no deserto, no campo e nos parques da cidade. Retomava sua relação com o público por meio de fotografias, filmes e vídeos apresentados em galerias, museus e bienais. Destacam-se os trabalhos de Christo e Smithson.

Assinale a alternativa que contém a associação correta. a) I-A, II-B, III-D, IV-E, V-C. b) I-B, II-D, III-A, IV-C, V-E. c) I-B, II-E, III-C, IV-A, V-D. d) I-D, II-B, III-C, IV-A, V-E. e) I-D, II-E, III-A, IV-B, V-C. 31. (Ufg 2014) Leia os textos a seguir.

Dom Fernando, pela graça de Deus, Rei de Portugal e do Algarve, considerando que as terras, que deviam ser lavradas e semeadas (porque são boas para dar pão e outros frutos com que os povos se manterão), são deixadas sem proveito, com grande dano dos povos, estabelece que: 1) todos os que têm terras aforadas sejam obrigados a lavrá-las e semeá-las; 2) se o senhor das ditas terras não puder lavrá-las por si, que se faça por outros ou as dê a lavrador que as lavre e semeie, de modo que as terras, que servem para dar pão, sejam todas lavradas, aproveitadas e semeadas.

LEI DAS SESMARIAS, 1375. Disponível em: <http://www.cm-coimbra.pt/index.php?>. Acesso em: 9 set. 2013. (Adaptado).

Art. 1°; § 1° Considera-se Reforma Agrária o conjunto de medidas que visem a promover melhor distribuição da terra, mediante modificações no regime de sua posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social e ao aumento de produtividade.

Art. 17. O acesso à propriedade rural será promovido mediante a distribuição ou a redistribuição de terras, pela execução de qualquer das seguintes medidas:a) desapropriação por interesse social;b) doação;c) compra e venda;d) arrecadação dos bens vagos;e) herança ou legado.

ESTATUTO DA TERRA, 1964. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4504.htm>. Acesso em: 9 set. 2013. (Adaptado).

Página 14 de 45

Page 15: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

A lei das sesmarias, originalmente aplicada a Portugal e ao processo de colonização do Brasil, e o Estatuto da Terra, elaborado no governo de Castelo Branco (1964-1967), remetem a uma característica do espaço agrário brasileiro. Tal característica, presente nos dois períodos mencionados, pode ser identificada a) pela tendência à policultura na produção agrícola. b) pela existência de uma crise de abastecimento. c) pela mecanização dos sistemas produtivos. d) pelo processo de concentração fundiária. e) pela ausência de conflitos pela posse da terra. 32. (Pucrs 2014) Do ponto de vista econômico, os anos 80, no Brasil, são considerados como a “década perdida”, pois os índices de crescimento da economia, que chegaram a atingir a casa dos 10% anuais entre 1950 e 1970, caíram a taxas inferiores a 1%. Sobre os fatos que podem explicar essa queda, NÃO é correto incluir a) o excesso de intervenção do Estado na economia durante o governo militar, que criou

inúmeras empresas estatais, aumentando, assim, o peso da máquina estatal e o deficit público.

b) a “crise do petróleo” de 1979, que diminuiu a oferta do produto e, consequentemente, aumentou o seu preço, prejudicando os países importadores desse combustível, como o Brasil.

c) o aumento deliberado do salário mínimo, que ampliou a renda dos trabalhadores, permitindo o seu maior acesso ao mercado de consumo e, dessa maneira, provocando inflação e carência de produtos.

d) o crescimento do endividamento externo, derivado dos empréstimos tomados pelo governo militar para ampliar os investimentos no país, mas que se tornaram impagáveis depois que os bancos internacionais aumentaram as taxas de juros.

e) a tendência de os governos brasileiros procurarem resolver os problemas do deficit público sem cortar gastos ou ampliar receitas, mas aumentando a emissão de moedas, com o acirramento do surto inflacionário.

33. (Unifor 2014) O Tribunal Superior Eleitoral aprovou, em setembro de 2013, a criação de mais dois partidos políticos no Brasil: o Partido Republicano da Ordem Social – PROS –, liderado pelo ex-vereador em Goiás Eurípedes de Macedo, e o Solidariedade, montado pelo deputado federal Paulo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical. Os dois partidos são, respectivamente, o 31º e o 32º do país.

A propósito da trajetória dos partidos políticos no Brasil, é CORRETO afirmar que a) imediatamente após o golpe militar de 1964, foram extintos todos os partidos políticos que

existiam no Brasil, situação que permaneceu até a redemocratização do país, no início da década de 1980.

b) no mês de outubro de 2013, a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, conseguiu criar o partido Rede Sustentável, legenda sob a qual pretende concorrer à presidência da república em 2014.

c) durante quase todo o período da ditadura militar que se sucedeu ao golpe de 1964, conviveram no Brasil apenas dois partidos políticos: a Aliança Renovadora Nacional – ARENA e o Movimento Democrático Brasileiro – MDB.

d) pela legislação eleitoral atualmente vigente à época da criação do PROS e do Solidariedade, os políticos detentores de mandatos eletivos que se transferirem para os novos partidos antes das próximas eleições perderão, automaticamente, seus mandatos.

e) com a criação do PROS e do Solidariedade, faltam apenas três legendas para o atingimento do limite máximo de 35 partidos políticos previsto no Artigo 17 da Constituição Brasileira promulgada em 1988.

34. (Unifor 2014) As revelações do ex-técnico da Agência Americana de Segurança (NSA), Edward Snowden, no sentido de que o governo americano vem coletando, há bastante tampo, informações de seus cidadãos e de cidadãos estrangeiros provocaram reações, especialmente de protesto, no mundo todo e, dentre outros efeitos, puseram em discussão a atuação dos

Página 15 de 45

Page 16: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

órgãos de inteligência nacionais. Na história recente do Brasil, ocupou lugar de destaque o Sistema Nacional de Informações – SNI.

Analise as afirmativas a seguir, relacionadas ao SNI:

I. Foi criado por Getúlio Vargas, durante o período da ditadura (1937-1945), com o objetivo principal de espionar os que eram considerados inimigos do regime.

II. Teve como idealizador o General Golbery da Costa e Silva e foi criado em junho de 1964, no governo do Marechal Castelo Branco.

III. Foi extinto logo após a redemocratização do país, em 1982, no governo de José Sarney, encerrando definitivamente a existência de órgãos dessa natureza no Brasil.

IV. Continuou em atividade após o fim da ditadura militar, sendo extinto apenas em 1990 e foi sucedido pela Agência Brasileira de Informações – ABIN, em 1999.

V. Dois ex-chefes do SNI, que tinham o status de ministro e carta branca para várias ações, foram indicados para o cargo de Presidente da República.

São CORRETAS apenas as afirmativas: a) II, IV e V. b) I, III e IV. c) I, II e III d) II, III e V. e) I, IV e V. 35. (Upf 2014)

A imagem acima representa um dos aspectos que evidenciou a crise da ditadura militar, após 20 anos de vigência. Em relação ao processo de abertura democrática, analise as afirmações:

I. Em 1979, a Lei da Anistia foi pactuada entre governo e oposição, possibilitando a volta dos exilados políticos e o perdão aos torturadores.

II. A inflação se acelerou e a dívida externa subiu, configurando uma grave crise econômica. III. A Emenda Dante de Oliveira não foi aprovada e Tancredo Neves foi eleito pelo voto indireto,

via Colégio Eleitoral. IV. Os atentados ocorridos na OAB e no Riocentro demonstraram o descontentamento dos

segmentos mais autoritários do regime militar, derrotados pela estratégia da abertura. V. Dentre os novos partidos que surgiram nessa época, estava a União Democrática Nacional

(UDN).

É verdadeiro apenas o que se afirma em: a) I, II e V. b) I, II, III e IV. c) II, III, IV e V.

Página 16 de 45

Page 17: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

d) II, III e V. e) IV e V. 36. (Uea 2014) O Acre era, em 1971, o maior produtor de borracha no Brasil. A sua produção, no entanto, foi diminuindo sensivelmente nos anos seguintes, com graves consequências sociais, como o crescimento das periferias das cidades e o aprofundamento dos conflitos políticos. Esse conjunto de transformações econômicas e sociais deveu-se, sobretudo, a) às mudanças climáticas provocadas pelos desmatamentos, resultantes da exploração das

seringueiras. b) ao início do plantio de mudas de seringueira e da produção da borracha em regiões do

Extremo-Oriente. c) ao processo de rápido desenvolvimento da indústria pesada e automobilística na capital do

estado. d) à criação de bancos de investimento e de financiamento das atividades extrativistas no Sul

do país. e) à estratégia governamental e aos interesses comerciais de madeireiros e grandes

proprietários de terra. 37. (Enem 2014) A Comissão Nacional da Verdade (CNV) reuniu representantes de comissões estaduais e de várias instituições para apresentar um balanço dos trabalhos feitos e assinar termos de cooperação com quatro organizações. O coordenador da CNV estima que, até o momento, a comissão examinou, “por baixo”, cerca de 30 milhões de páginas de documentos e fez centenas de entrevistas.

Disponível em: www.jb.com.br. Acesso em: 2 mar. 2013 (adaptado).

A notícia descreve uma iniciativa do Estado que resultou da ação de diversos movimentos sociais no Brasil diante de eventos ocorridos entre 1964 e 1988. O objetivo dessa iniciativa é a) anular a anistia concedida aos chefes militares. b) rever as condenações judiciais aos presos políticos. c) perdoar os crimes atribuídos aos militantes esquerdistas. d) comprovar o apoio da sociedade aos golpistas anticomunistas. e) esclarecer as circunstâncias de violações aos direitos humanos. 38. (Cefet MG 2014) O longo mandato do presidente João Batista Figueiredo (1979-85) foi marcado pelas dificuldades econômicas e pelo esgotamento do regime instaurado em 1964. Porém a abertura política não cessou de avançar, apesar de enfrentar manifestações pontuais de segmentos radicais hostis.São episódios marcantes desse contexto no Brasil, EXCETO a(o) a) nascimento de uma nova organização partidária, que resultou no aparecimento de novos

partidos políticos. b) advento da anistia política, que propiciou o julgamento de oficiais militares envolvidos em

atos repressivos. c) impacto político da explosão de bombas no Riocentro, que revelou uma cisão crescente no

interior das forças armadas. d) surgimento de eleições diretas para governadores, que conduziu ao poder estadual

expressivos políticos da oposição. e) emergência dos movimentos grevistas de metalúrgicos, que reivindicavam melhorias

salariais e direitos sindicais. 39. (Unifor 2014) Veja o trecho dessa notícia, publicada na Folha de São Paulo, em 20 de março de 1964:

“A disposição de São Paulo e dos brasileiros de todos os recantos da pátria para defender a Constituição e os princípios democráticos, dentro do mesmo espírito que ditou a Revolução de 32, originou ontem o maior movimento cívico já observado em nosso Estado: a ‘Marcha da Família com Deus, pela Liberdade’. Com bandas de música, bandeiras de todos os Estados, centenas de faixas e cartazes, numa cidade com ar festivo de feriado, a "Marcha" começou na Praça da Republica e terminou na Praça da Sé, que viveu um dos seus maiores dias. Meio milhão de homens, mulheres e jovens - sem preconceitos de cor, credo religioso ou posição social - foram mobilizados pelo acontecimento. Com "vivas" à democracia e à Constituição,

Página 17 de 45

Page 18: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

mas vaiando os que consideram "traidores da pátria", concentraram-se defronte da catedral e nas ruas próximas. Ali, oraram pelos destinos do país. E, através de diversas mensagens, dirigiram palavras de fé no Deus de todas as religiões e de confiança nos homens de boa-vontade. Mas, também de disposição para lutar, em todas as frentes, pelos princípios que já exigiram o sangue dos paulistas para se firmarem.”

Sobre a “Marcha da Família com Deus, pela Liberdade” é CORRETO afirmar que a) foi uma manifestação pública organizada por vários setores da esquerda brasileira em apoio

ao governo do Presidente João Goulart. b) foi uma demonstração de que parte da classe média conservadora brasileira e do clero

estava claramente contrária à ideia de um golpe militar no Brasil. c) teve como resposta imediata o “Comício das Reformas”, realizado no Rio de Janeiro,

organizado pelas centrais sindicais, com a participação de João Goulart. d) organizada pela União Cívica Feminina e pela Campanha da Mulher pela Democracia, com

o apoio de políticos conservadores, serviu de “aval” civil ao golpe militar de 1964. e) teve dentre os seus principais oradores os governadores do Rio Grande do Sul (Leonel

Brizola) e de Pernambuco (Miguel Arraes). 40. (Fgv 2016) Na primeira metade da década de 1980, começaram a surgir as propostas iniciais de política anti-inflacionária alternativa. Esses estudos constituíram o pano de fundo para o Plano Cruzado, lançado em 1986. Em 1994, o Plano Real enfim conseguiria domar a inflação. No intervalo desses dois planos, houve uma sucessão de outros (...).VIDAL LUNA, F. e KLEIN, H. S., O Brasil desde 1980. São Paulo: A Girafa Editora, 2007, p. 75.

A respeito de um dos planos econômicos implementados no Brasil no período citado pelo texto acima, é correto afirmar: a) O Plano Collor, de 1990, caracterizou-se pelo confisco de valores monetários das contas

correntes e por uma política econômica protecionista. b) O Plano Real, de 1994, caracterizou-se pela estabilização da moeda e pela ampliação de

medidas protecionistas. c) O Plano Bresser, de 1987, caracterizou-se pelo rompimento com o FMI (Fundo Monetário

Internacional) e por seu caráter liberal. d) O Plano Verão, de 1989, caracterizou-se pela nacionalização das empresas estrangeiras e

pelo controle da remessa de divisas ao exterior. e) O Plano Cruzado, de 1986, caracterizou-se pelo tabelamento de preços e pela intervenção

do Estado na economia. 41. (Espcex (Aman) 2016) Em 1985, toma posse na Presidência da República o Sr. José Sarney. Com o objetivo de ganhar apoio popular e se firmar no poder, implantou, no início de seu mandato, o Plano Cruzado, que, entre outras medidas, estabelecia a) a criação de uma nova moeda, o cruzeiro, para substituir o cruzado. b) eliminou vários impostos sobre importação, facilitando a entrada de uma enxurrada de

mercadorias estrangeiras no País. c) a criação do “gatilho salarial”, isto é, um reajuste automático dos salários sempre que a

inflação acumulada atingisse 20%. d) lançou o programa “Fome Zero”, que combinava políticas estruturais voltadas para as

causas da pobreza e específicas de educação alimentar. e) anunciou o fim do período de estatização da economia no País e deu início a um programa

de privatizações. 42. (Pucpr 2016) A imagem a seguir, divulgada no site do jornal O Estado de São Paulo, retrata o movimento social de grupos que pedem o impeachment do governo de Dilma Roussef na manifestação de 16 de agosto de 2015.

Página 18 de 45

Page 19: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

Tendo em vista a experiência democrática brasileira, assinale a alternativa CORRETA. a) Na ocasião do impeachment de Fernando Collor de Melo, a situação política do Brasil estava

invertida: PSDB no poder executivo, PT na oposição. Tal fato ficou evidente na manifestação verde-amarela convocada por Collor em 1992, em que a oposição, representada, sobretudo, pelo Partido dos Trabalhadores, convocou a população a vestir negro em protesto contra a corrupção.

b) Os grupos que se mobilizaram a favor do impeachment em agosto de 2015 têm base na experiência histórica da manifestação verde-amarela que tirou Sarney do poder e levou Fernando Collor de Melo à presidência em 1992.

c) O afastamento de Fernando Collor de Melo do poder executivo brasileiro em 1992, resultado do processo de impeachment, foi um movimento organizado pelo poder legislativo e não contou, de forma alguma, com o apoio popular.

d) Nas eleições de 1989, Fernando Collor de Melo contou com um amplo apoio da mídia, o que contribuiu para a sua vitória. Em 1992, após grande pressão popular, a Câmara dos Deputados votou pelo afastamento do presidente depois da investigação da CPI que, diferentemente do contexto político atual, confirmou a sua participação direta em um esquema de corrupção.

e) Diferentemente da situação econômica do contexto das manifestações de 2015, o quadro econômico do país no governo Fernando Collor de Melo era estável e contava com a novidade do Plano Real. O impeachment foi resultado, sobretudo, da decepção com a corrupção na política na incipiente retomada da democracia no Brasil após os anos de Ditadura Militar.

43. (Ulbra 2016) A imagem abaixo retrata cenas do movimento dos caras pintadas que marcou o Brasil durante o ano de 1992.

Página 19 de 45

Page 20: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

Observe que, ao fundo, identificamos Brasília e, em destaque, dois jovens marcam o rosto com tinta nas cores verde e amarela presentes na bandeira nacional. O país se transformou em um palco de reivindicações e direcionou o futuro, exigindo a) a abertura da UNE e o subsídio do movimento estudantil brasileiro. b) a renúncia do presidente da Câmara dos Deputados. c) o fechamento do Congresso Nacional. d) o impeachment do presidente do Brasil. e) a anistia e a instalação da Comissão da Verdade. 44. (Unisinos 2016) Na história republicana brasileira (1889-2015), os dois presidentes que governaram o país por períodos mais longos, além de Getúlio Vargas, foram: a) Fernando Henrique Cardoso e Castello Branco. b) Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. c) Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva. d) Juscelino Kubitschek e Luís Inácio Lula da Silva. e) Emílio Garrastazu Médici e José Sarney. 45. (Ufjf-pism 3 2016) Leia o texto abaixo e, em seguida, responda o que se pede:

“Na cidade do Rock em Jacarepaguá mil jovens se comprimiam enquanto acontecia a apresentação do grupo Barão Vermelho na noite de terça-feira, 15 de janeiro de 1985. Muitos estavam vestidos de verde e amarelo ou empunhavam bandeiras do Brasil. Era o primeiro Rock in Rio e havia um intenso clima de brasilidade no palco e na multidão. Aqueles milhares e milhares de jovens vibraram e choraram de emoção, quando após interpretar “Pro dia nascer feliz”, Cazuza deu sua mensagem final: ‘Que o dia nasça feliz para todo mundo amanhã. Em um Brasil novo, uma rapaziada esperta. Valeu’

(NOBLAT, Ricardo).http://noblat.oglobo.globo.com/artigos/noticia/2015/01/pro-dia-nascer-feliz.html

A mensagem final de Cazuza na primeira edição do Rock in Rio, em 1985, remete à ideia de um “Brasil novo”, que estava sendo construído no contexto da transição da ditadura à democracia no Brasil. Sobre o contexto mais amplo dos anos 1980, é CORRETO afirmar que: a) ocorreram as manifestações em torno das “Diretas Já!” e aprovação da emenda Dante de

Oliveira que permitiu aos brasileiros elegerem, pela primeira vez, de forma direta Tancredo Neves como Presidente da República.

b) foram realizados os julgamentos relacionados com a Lei da Anistia, de 1979, que possibilitaram condenar militares acusados de cometer crimes durante a ditadura militar.

c) após o fim do bipartidarismo em 1979, que limitava as disputas aos partidos Arena e MDB, aconteceram, nos anos 1980, as primeiras eleições com sistema pluripartidário.

d) este período foi marcado pelo enfraquecimento de movimentos sociais, em especial dos sindicatos, que perderam a força política que possuíam nos anos 1960 e 1970.

e) os governos de João Figueiredo e de José Sarney desenvolveram planos econômicos que estabilizaram a moeda e enfrentaram os problemas inflacionários do país naquela conjuntura.

46. (Pucsp 2016) “Desde a promulgação da constituição de 1988, o sistema partidário e o legislativo constituíram as principais vias pelas quais as demandas da população foram canalizadas para o sistema político. As mudanças socioeconômicas desde então promovidas podem ser insuficientes, mas não são poucas. E foram alcançadas por meio do voto e de sua representação no executivo e no legislativo.”

Argelina Cheibub Figueiredo. “O Brasil na encruzilhada: democracia ou reformas?”, in Angela Alonso e Miriam Dolhnikoff (org.). 1964, do golpe à democracia. São Paulo: Hedra, 2015, p. 40.

A partir do texto, pode-se afirmar que, após o fim do regime militar brasileiro (1964-1985), a) o processo de redemocratização fracassou, ao não realizar mudanças profundas na

composição e na atuação dos partidos políticos brasileiros.

Página 20 de 45

Page 21: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

b) o aparato político partidário e parlamentar brasileiro, apesar de suas limitações, contribuiu para o aprimoramento da ordem democrática.

c) os projetos de democratização e de reforma social foram bem sucedidos graças aos eficazes mecanismos brasileiros de representação política.

d) os avanços sociais e políticos, ocorridos no país, foram mínimos e não provocaram alteração significativa no cotidiano da maioria dos brasileiros.

47. (Uece 2016) No dia 05 de outubro de 1988, foi promulgada a nova Constituição brasileira. No que tange a algumas disposições do novo texto constitucional, é correto afirmar que

I. foi estendido o direito de voto aos analfabetos e aos adolescentes a partir dos 16 anos de idade.

II. a tortura e o racismo foram reconhecidos como crimes inafiançáveis.III. foram determinadas medidas de proteção ao meio ambiente e aos grupos indígenas.

Estão corretas as complementações contidas em a) I e II apenas. b) II e III apenas. c) I, II e III. d) I e III apenas. 48. (Pucrj 2016) Sobre o Plano Cruzado, criado no governo José Sarney, em 1986, assinale a alternativa INCORRETA. a) Houve o confisco da poupança dos brasileiros, que só podiam sacar a importância de 50 mil

cruzeiros, e também a mudança de nome da moeda para Cruzado Novo. b) Houve o congelamento de preços, a moeda perdeu três zeros, os salários foram congelados

num patamar relativamente alto - o que levou a uma euforia de consumo pela população brasileira.

c) Por ter golpeado a inflação galopante, o plano foi, num primeiro momento, um sucesso, conseguindo reabilitar temporariamente o então desacreditado presidente da República, que chegara ao poder após a morte de Tancredo Neves, de quem era vice.

d) Com o tempo, houve o desaparecimento de produtos essenciais dos supermercados, o surgimento de um mercado paralelo para suprir a população dos itens escassos e a cobrança de ágio, ou seja, o pagamento por fora do preço tabelado do produto.

e) O descongelamento de preços realizado pelo Plano Cruzado II, em novembro de 1986, levou a um elevado aumento da inflação e, consequentemente, a protestos violentos em todo o país.

49. (Fgvrj 2016) O Brasil contemporâneo é o resultado de vários processos políticos e sociais. As opções a seguir apresentam marcos significativos desses processos, à exceção de uma. Assinale-a. a) A estabilização econômica, devido à aplicação do Plano Real a partir de 1994. b) A abertura da economia e a redução das tarifas externas, a partir dos anos 1990. c) A adoção na última década, entre outras políticas distributivas, do aumento persistente do

salário mínimo. d) A redução do papel do Estado na economia, graças à política de privatização e à instalação

das agências reguladoras na década de 1990. e) A valorização dos setores industriais ligados à tecnologia da informação, por meio da política

de substituição de importações a partir de 1980. 50. (Acafe 2016) O futebol é sem dúvida o principal esporte brasileiro; um verdadeiro símbolo nacional.

Sobre sua origem e as diversas polêmicas que envolvem sua utilização política durante a história brasileira é correto afirmar, exceto: a) Para muitos de seus críticos, o futebol tornou-se um símbolo de alienação. Um dos

exemplos dessa politização foi a forma como o regime militar utilizou e discursou acerca do título mundial conquistado em 1970, no auge dos “anos de chumbo” da ditadura.

b) Apesar de sua clara origem britânica, o futebol tornou-se popular e muito lucrativo no mundo inteiro. No caso brasileiro, o esporte movimenta somas altíssimas que envolvem desde as

Página 21 de 45

Page 22: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

transações milionárias de atletas até os contratos de comercialização dos principais campeonatos do país.

c) Após o final da ditadura, em 1985, houve uma clara “despolitização” do mesmo com a criação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A mesma exigiu que todos os dirigentes de clubes brasileiros mantivessem clara separação entre seus cargos e atividades político partidárias.

d) O atual campeonato brasileiro de futebol está separado em 4 divisões (A, B, C e D). As assimetrias nesse contexto são gritantes. Há clubes, jogadores e técnicos com rendas altíssimas e outros que recebem salários baixíssimos e convivem em péssimas condições de vida.

51. (Ufrgs 2016) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre a história do Brasil contemporâneo.

( ) A expressão “Pacote de Abril” refere-se ao conjunto de decretos editados durante o governo Geisel que adiou para 1982 a eleição indireta para governadores, modificou a composição do colégio eleitoral e reforçou a presença do partido governista (ARENA).

( ) O governo de José Sarney foi marcado pela aprovação do mandato presidencial de quatro anos, pelo controle rígido da inflação com o Plano Cruzado e pela estatização das telecomunicações no Brasil.

( ) O Brasil passou por um processo de integração política, social e econômica com países da América Latina, após o período da transição democrática e da definição de uma nova carta constitucional em 1988.

( ) A estabilidade monetária alcançada a partir do governo de Itamar Franco foi a principal causa para o fim dos conflitos fundiários no Brasil, na década de 1990, contexto de democratização de acesso à terra.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) V – F – V – F. b) F – F – V – V. c) F – V – F – V. d) V – V – F – F. e) F – V – V – F. 52. (Imed 2016) Com o término da Ditadura Militar em 1985, os primeiros governos civis tiveram como objetivos: a) Solidificação das instituições democráticas e estabilização econômica. b) Reabertura do Congresso Nacional e o estabelecimento de eleições indiretas. c) Criação do MERCOSUL e rompimento com o FMI (Fundo Monetário Internacional). d) Indexação da economia e fim do bipartidarismo. e) Anistia política aos militares e outorga da nova Constituição brasileira. 53. (Espm 2016) Leia o texto a seguir que aborda a polêmica nacional em torno da operação Lava Jato:

De acordo com o despacho do juiz, os papéis mostram que a off-shore Smith & Nash Engeinnering Company, que tem por beneficiária econômica a Odebrecht, realizou depósitos na conta em nome da Sagar Holdings, controlada por Paulo Roberto Costa, ex-diretor de abastecimento da estatal. Costa havia afirmado em sua delação premiada ter recebido 23 milhões de dólares.

A conta em nome da off-shore Arcadex Corporation, que também tem como beneficiária econômica a Odebrecht, realizou depósitos para a Milzart Overseas, controlada pelo ex-diretor de Serviços da estatal Renato Duque.

A quebra de sigilo encontrou contas em nome das off-shore Golac Project e Rodira Holdings, também vinculadas à Odebrecht. De acordo com a investigação, elas realizaram depósitos para a off-shore Constructora International Del Sur, sediada no Panamá, que, por sua vez, realizou transferências para a conta em nome das off-shores Quinus Service, controlada por Costa.

Fonte: Carta Capital, 24/07/2015. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/blogs/direto-

Página 22 de 45

Page 23: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

de-sao-paulo/lava-jato-fecha-o-cerco-a-empreiteiras-9409. html. Acesso: 31/08/2015.

A operação da Polícia Federal escancara a relação entre corruptos e corruptores e, o que tudo indica, parece estar em operação no Brasil há décadas já que as principais empresas envolvidas atuam há anos em empreendimentos ligados ao governo. Essas empresas diretamente envolvidas são especialmente do segmento empresarial: a) Petroleiras. b) Construção Pesada. c) Indústria automobilística. d) Siderurgia nacional. e) Bancos de investimento. 54. (Upf 2016)

A imagem acima retrata um momento conturbado da recente história política do Brasil, o governo Fernando Collor de Mello (1990-1992).

Sobre essa conjuntura, analise as afirmações que seguem e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Fernando Collor de Mello venceu as primeiras eleições diretas para presidente da República após o término da ditadura militar,com um programa que prometia conter a inflação, a corrupção e “caçar” marajás.

( ) O confisco da poupança foi uma das medidas tomadas pela então ministra da Fazenda Zélia Cardoso de Melo para controlar a inflação.

( ) A política econômica de Collor de Mello era a de forte presença do Estado na economia,com fechamento do mercado nacional ao capital internacional.

( ) A grave crise econômica aliada aos escândalos de corrupção, a acusações de tráfico de influência e a empréstimos fraudulentos levou às ruas, além de outros manifestantes,uma multidão de estudantes, os “cara pintadas”, que exigiam o “Fora Collor”.

( ) Em 1992, houve a instalação de CPI que acabou desencadeando o primeiro impeachment de um presidente no Brasil. Collor ficou inelegível por oito anos, assumindo o vice-presidente Itamar Franco.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: a) V – V – F – V – V. b) F – V – F – V – V. c) V – F – F – V – V. d) V – V – V – F – V. e) F – F – V – V – F. 55. (Espm 2016) Foram formalizados hoje, 25/8, às 10 horas, em Londres, os contratos financeiros da compra de 36 caças supersônicos. O pacote inclui ainda a aquisição do armamento das aeronaves. O valor total é de cerca de US$ 5,4 bilhões, com oito anos de

Página 23 de 45

Page 24: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

carência e 15 anos para o pagamento. O pacote prevê a fabricação de 15 das 36 unidades no

Brasil, em uma fábrica em Gavião Peixoto, a de São Paulo. A primeira unidade será entregue em 2019 e a última, cinco anos depois.

(O Estado de São Paulo, 25/8/2015)

O texto deve ser relacionado com a aquisição pelo Brasil de 36 caças supersônicos: a) Gripen NG, da Suécia; b) F-18 da Boeing, dos EUA; c) Rafale F-3 da Dassault, da França; d) Super Flanker Sukhoi SU-35, da Rússia; e) EF 2000 da Eurofighter, do consórcio europeu Alemanha, Itália, Espanha e Inglaterra. 56. (Espm 2016) Leia a chamada na matéria do jornal El país:

"Pau que dá em Chico dá em Francisco”, diz Janot sobre Lava Jato. Fonte: http://brasil.elpais.com/brasil/2015/08/27/politica/1440633644_793612.html.

A personagem em questão está em evidência na cena nacional. Trata-se do: a) juiz que decretou a prisão de importantes políticos e altos funcionários da Petrobras. b) procurador geral da República. c) atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). d) Presidente do Congresso Nacional. e) Ministro da Justiça. 57. (Enem PPL 2015)

Na imagem, encontram-se referências a um momento de intensa agitação estudantil no país. Tal mobilização se explica pela a) divulgação de denúncias de corrupção envolvendo o presidente da República. b) criminalização dos movimentos sociais realizada pelo Governo Federal. c) adoção do arrocho salarial implementada pelo Ministério da Fazenda. d) compra de apoio político promovida pelo Poder Executivo. e) violência da repressão estatal atribuída às Forças Armadas. 58. (Mackenzie 2015) O governo de José Sarney (1985-1990) caracterizou-se como um governo de transição democrática, que foi responsável, entre outros, pelo estabelecimento de eleições diretas em todos os níveis. Na esfera econômica esse período foi marcado por a) altas taxas de inflação e vários planos econômicos como o Plano Cruzado. Além da moeda

nacional perder três zeros e passar de cruzeiro para cruzado, todos os preços ficaram congelados por um ano, o que ocasionou falta de mercadorias e produtos que só eram oferecidos mediante o pagamento de “ágio”.

Página 24 de 45

Page 25: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

b) a transição pacífica para um governo com características democráticas refletiu positivamente na nossa economia. O Brasil conseguiu junto ao FMI a moratória da dívida brasileira e o aumento do crédito nacional diante de banqueiros estrangeiros.

c) com o Plano Bresser, em julho de 1987, o poder aquisitivo das camadas populares aumentou e os índices de desemprego diminuíram. Com isso ocorreu um aumento no consumo o que aqueceu a economia nacional e também atraiu investidores estrangeiros para o país.

d) o Plano Verão, em janeiro de 1989, precedeu a uma nova troca de moeda. O cruzado foi substituído pelo cruzado novo pelo ministro da Fazenda Dílson Funaro, o que acarretou prejuízos para a economia, pois novamente nossa moeda foi desvalorizada.

e) o resultado de todos os planos editados desde fevereiro de 1986 até janeiro de 1989 foi positivo para a economia brasileira. A extinção da correção monetária realocou parte do capital que se encontrava aplicado nos setores financeiros para o produtivo, gerando empregos que dinamizaram nossa economia.

59. (Cefet MG 2015) Sobre o governo Collor (1990-1992), NÃO é correto afirmar que a) combateu a inflação ao congelar depósitos bancários para conter o consumo. b) criou taxas de importação para dificultar a entrada de produtos estrangeiros. c) renunciou à presidência cassado em seus direitos políticos pelos congressistas. d) investiu no marketing político com sua imagem atrelada à ideia de jovialidade. e) adotou o neoliberalismo ao iniciar o processo de privatização de empresas estatais. 60. (Pucrs 2015) Associe os nomes dos presidentes brasileiros do período da Nova República (coluna A) às características de sua Presidência (coluna B).

Coluna A 1. José Sarney 2. Fernando Collor de Mello 3. Fernando Henrique Cardoso 4. Luís Inácio “Lula” da Silva

Coluna B ( ) Seu mandato foi marcado pela busca da estabilidade monetária, pelo controle da emissão

de moedas e pelo baixo crescimento industrial, devido aos efeitos negativos sobre a indústria, decorrentes da abertura da economia brasileira ao mercado internacional.

( ) Sua presidência foi marcada pela estabilidade monetária, pelo crescimento da economia, impulsionado pela exportação de commodities, e pelo incremento do consumo interno, através de políticas de ampliação de renda e crédito, e de redistribuição de renda.

( ) Seu governo enfrentou uma forte inflação através de planos econômicos como o Plano Cruzado, o Plano Cruzado II e o Plano Verão, que acabaram fracassando e gerando grande impopularidade ao presidente no fim de seu mandato.

( ) Em seu mandato, procurou combater a inflação através do confisco da poupança, tentou modernizar a economia brasileira, iniciando a sua abertura para o mercado internacional, e enfrentou grande instabilidade política, perdendo o apoio do Congresso.

( ) Tentou marcar o seu governo pelo slogan “Tudo Pelo Social”, promovendo a criação da “farmácia básica” e do seguro desemprego, a extensão dos benefícios da previdência ao trabalhador rural e a aplicação do Programa do Leite.

A numeração correta, de cima para baixo, é a) 1 – 2 – 3 – 4 – 3 b) 2 – 3 – 4 – 1 – 2 c) 3 – 1 – 4 – 2 – 4 d) 3 – 4 – 1 – 2 – 1 e) 3 – 4 – 2 – 1 – 4 61. (Espm 2015) Nas eleições ocorridas no Brasil, em outubro de 2014 em vários estados e, no caso da presidência da república, a decisão ficou para um segundo turno. Outro aspecto presente nesta eleição, e que tem sido objeto de discussões, é o instituto da reeleição para o executivo federal e estadual. Sobre o assunto aponte a alternativa que apresente corretamente quando foram instituídos, respectivamente, a eleição em dois turnos e o instituto da reeleição:

Página 25 de 45

Page 26: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

a) Constituição de 1946 – Constituição de 1988; b) Constituição de 1967 – Constituição de 1988; c) Constituição de 1967 – Emenda Constitucional de 1969; d) Constituição de 1988 – Emenda Constitucional de 1997; e) Constituição de 1969 – Emenda Constitucional de 2013. 62. (Fuvest 1985) O próximo presidente da República será eleito, em 15 de janeiro de 1985, por um Colégio Eleitoral composto por: a) todos os prefeitos das capitais, todos os deputados federais e estaduais. b) todas as pessoas alfabetizadas, maiores de 18 anos, portadoras do titulo eleitoral. c) todos os deputados federais e senadores e uma representação de seis deputados estaduais

de cada Assembleia Legislativa. d) 138 representantes dos governadores estaduais e todos os componentes do Congresso

Nacional. e) todos os deputados estaduais e federais e todos os senadores. 63. (Acafe 2015) Acerca das eleições presidenciais no Brasil, após a ditadura de 1964/1985, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.

( ) O presidente José Sarney foi o primeiro após a ditadura. Foi eleito pelo Congresso e teve seu nome ratificado em um plebiscito popular em 1986.

( ) Fernando Collor de Melo derrotou Luís Inácio Lula da Silva e procurou se identificar com um projeto de modernização e abertura do país. Sofreu um golpe de Estado pelas forças armadas e saiu do poder no final de 1992.

( ) Fernando Henrique Cardoso venceu Lula em duas eleições seguidas (1994 e 1998). Em seu primeiro mandato foi aprovada a reeleição, o que lhe possibilitou concorrer a um segundo mandato.

( ) Após três derrotas seguidas, Luís Inácio Lula da Silva elegeu-se em 2002, e novamente em 2006. Foi o primeiro presidente brasileiro do PT (Partido dos Trabalhadores).

( ) Dilma Roussef, sucessora de Lula, chegou ao quarto mandato seguido do PT. Apesar disso, sua origem partidária se liga ao Partido Comunista do Brasil e depois ao PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado). Apenas em 2008 filiou-se ao PT.

A sequência correta, de cima para baixo, é: a) V - F - V - F - V b) F - V - F - V – F c) F - F - V - V - F d) V - V - F - F - F e) V - V - F - F - F 64. (Upf 2015) Em 2015, completaram-se 30 anos da morte de Tancredo Neves, primeiro presidente eleito após o encerramento da ditadura militar no Brasil. Na ocasião, após a morte de Tancredo, a presidência foi assumida pelo então vice-presidente José Sarney, que, dentre os inúmeros problemas herdados do ciclo militar, teve de enfrentar uma economia em crise, com alta da inflação, que ultrapassava os

Sobre esse período, considere as asserções a seguir.

I. Uma tentativa de conter a inflação foi o Plano Cruzado, que congelou os preços por um ano e adotou o mecanismo do “gatilho” para reajuste dos salários.

II. Atendendo à convocação de Sarney para travar uma “guerra de vida ou morte” contra a inflação, muitos brasileiros entravam nos supermercados exibindo bottons com a inscrição “sou fiscal do Sarney” e denunciando os estabelecimentos quando havia remarcação indevida de preços.

III. Os empresários apoiaram o plano e as exportações de produtos industrializados explodiram.IV. A crise das contas externas levou o Brasil a declarar a chamada “moratória técnica”, em

1987.

É verdadeiro apenas o que se afirma em: a) I e II.

Página 26 de 45

Page 27: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

b) I e III. c) I, II e III. d) I, II e IV. e) III e IV. 65. (Enem PPL 2015)

O diálogo entre os personagens da charge evidencia, no Brasil, a(s) a) reinserção do país na economia globalizada. b) transformações políticas na vigência do Estado Novo. c) alterações em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país. d) suspensão das eleições legislativas durante o período da Ditadura Militar. e) volta da democracia após um período sem eleições diretas para o Executivo Federal. 66. (Uern 2015) Observe a charge e leia o trecho.

A Ágora ou praça central era o espaço onde se reuniam os cidadãos para discutir a vida política e decidir sobre as ações a serem tomadas.

(Vainfas, 2010.)

Página 27 de 45

Page 28: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

Ao analisarmos a charge e o texto, e tendo em vista o contexto da Grécia Antiga e o do Brasil atual em relação à participação política, é possível inferir que a) em ambos os casos, apesar da ideia de democracia preconizar a participação de todos,

existiam (e existem) limites para o exercício pleno desse direito. b) na Grécia, cidadão era apenas aquele que participava das gerúsias, por ser considerado

“homo politicus”. No Brasil, só se considera cidadão o indivíduo com mais de 18 anos. c) tanto na Grécia quanto no Brasil, a democracia era (e é) caracterizada pela participação

universal, ou seja, de toda a população votante e em dia com suas obrigações eleitorais. d) como no Brasil o voto atual é direto e secreto, o processo democrático torna-se mais

transparente e incorruptível, o que não era possível na Grécia, devido ao controle de poder dos generais.

67. (Espm 2015) “Ao definir seu posicionamento para a reta final da campanha presidencial, Marina Silva afirmou que sua decisão é 'inteiramente coerente' com a renovação da política. No primeiro turno, o discurso da então candidata criticava a polarização entre PT e PSDB e falava em 'nova política'.”

(Folha de São Paulo, 13/10/2014)

Sobre a participação de Marina Silva na eleição presidencial de 2014, é correto assinalar: a) no primeiro turno Marina era candidata do Partido Rede Sustentabilidade e obteve a terceira

colocação; b) com a morte do presidenciável do PSB, Eduardo Campos, Marina foi preterida pelo PSB que

preferiu lançar a candidatura de Beto Albuquerque; c) no segundo turno declarou apoio a Dilma Roussef, do PT; d) no segundo turno recusou-se a declarar apoio a qualquer dos candidatos; e) no segundo turno declarou apoio a Aécio Neves, do PSDB. 68. (Udesc 2015) O cartunista e jornalista Henfil (1944-1988) se notabilizou pela construção de um humor marcado pela ironia e pelo cinismo. Graúna é um dos seus cartuns publicado em O Pasquim.

Página 28 de 45

Page 29: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

Com base no desfecho irônico proposto sobre a capacidade das populações analfabetas escolherem os seus líderes políticos por meio do voto, depreende-se que: a) Os analfabetos não estão prontos para a democracia, uma vez que votam pela aparência ou

de acordo com suas necessidades pessoais. b) As pessoas analfabetas têm capacidade de justificar as escolhas dos seus candidatos

políticos a partir de critérios racionais. c) As pessoas analfabetas são mais influenciáveis na política que os alfabetizados, pois não

possuem instrução para identificar as estratégias e discursos ludibriantes dos candidatos políticos.

d) As pessoas alfabetizadas são as mais qualificadas para escolher o representante político que deve governar o país.

e) As pessoas analfabetas são ingênuas e facilmente manipuláveis o que limita sua capacidade de escolher o político que governará toda a população do país.

69. (Uema 2015) Sabemos que a Questão Agrária no Brasil é um problema histórico. Alguns dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para os anos de 1995 e 1996 estão sistematizados no quadro abaixo.

Os dados da tabela permitem afirmar que, em números absolutos, o estado do Maranhão apresenta, entre os estados da região Nordeste, a) números maiores que o do Ceará em todos os itens da tabela. b) o menor número de propriedades de 10 a menos de 100 hectares. c) o segundo maior número de propriedades com 2.000 hectares ou mais. d) um número inferior ao de Pernambuco de propriedades entre 200 a menos de 500 hectares. e) números superiores aos da Bahia em propriedades de 500 a menos de 2.000 hectares. 70. (Acafe 2014) Acerca da Monarquia e da República na construção do Estado brasileiro é correto afirmar, exceto: a) A República brasileira passou por diversas fases. Na chamada 1ª República, apesar do

discurso de mudança em relação ao período monárquico, permaneceram muitas formas autoritárias de poder como, por exemplo, a estrutura oligárquica.

b) A Monarquia brasileira manteve a escravidão e teve sério atrito com a Grã-Bretanha, quando essa última tentou acabar com o tráfico de escravos no século XIX.

c) A transição da Monarquia para a República envolveu um conflito grave entre a aristocracia agrária do nordeste e do sudeste contra os movimentos modernizadores centrados no exército e na burguesia industrial de São Paulo.

Página 29 de 45

Page 30: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

d) Em 1993 houve um plebiscito no Brasil que contrapôs Monarquia e República. A República foi vitoriosa e manteve-se como a forma de governo no país.

Página 30 de 45

Page 31: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

Gabarito:

Resposta da questão 1: [C]

Somente a proposição [C] apresenta uma ideia incorreta sobre a ditadura militar que foi implantada no Brasil entre 1964-1985. O estado de Santa Catarina também sofreu muito com a truculência da ditadura militar brasileira. Muitos estudantes e lideranças políticas foram presas e torturadas durante o regime militar. Também ocorreu resistência à ditadura no estado como o episódio da “Novembrada”.

Resposta da questão 2: [B]

A questão remete aos presidentes do Brasil durante a ditadura militar, 1964-1985. Humberto Castelo Branco governou entre 1964-1967; Costa e Silva governou entre 1967-1969; Emílio Garrastazu Médici governou entre 1969-1974; Ernesto Geisel governou entre 1974-1978, e João Baptista Figueiredo governou entre 1979-1985.

Resposta da questão 3: [E]

Somente a proposição [E] está correta. A questão remete a relação entre futebol e política ou o uso político deste esporte. Desde a década de 1930, já havia negros na seleção brasileira como o lendário Leônidas da Silva. O uso político do futebol permanece, apesar da redemocratização do Brasil em 1985. No período do Estado Novo, 1937-1945, Vargas implantou uma ditadura política, colocou o Brasil na guerra contra o Eixo (Itália, Alemanha e Japão), perseguiu imigrantes e proibiu times brasileiros com nomes importados como o Palestra Itália que se tornou o Palmeiras. Já é bastante famoso o uso político que o governo militar brasileiro, presidente Médici, fez da copa de 1970 realizada no México. Foi uma propaganda política para os militares.

Resposta da questão 4: [A]

Associação correta:[3] Operação Brother Sam foi a ajuda que os EUA deram a intervenção militar em vários países

da América Latina, no contexto da não expansão socialista/comunista na América;[5] a Operação Farroupilha modificou a capital do estado do Rio Grande do Sul, de Porto

Alegre para Passo Fundo;[1] a Operação Condor, de maneira terrorista e secreta, apoiada pelo governo, perseguia os

inimigos da ditadura no Brasil;[2] o Grupo dos Onze, liderado por Leonel Brizola, apoiava a permanência de João Goulart na

presidência;[4] a Campanha pela Legalidade visava garantir o então vice-presidente João Goulart como sucessor de Jânio Quadros após a sua renúncia.

Resposta da questão 5: [D]

O AI-2, imposto pelo Regime Militar, criava um bipartidarismo na política brasileira, fazendo existir apenas dois partidos, um de situação e outro de oposição. Esses partidos eram a Arena e o MDB.

Resposta da questão 6: [B]

A questão remete ao golpe militar de 1964, implantado no Brasil. Os militares derrubaram o governo populista de João Goulart e o militar Castelo Branco assumiu a presidência. Nessa

Página 31 de 45

Page 32: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

ocasião, foram implantados os Atos Institucionais para, passo a passo, centralizar o poder no governo militar e limitar a participação do povo nas decisões políticas. O Ato Institucional número 2, implantado em 1965 aboliu o pluripartidarismo, criando um bipartidarismo através da ARENA, Aliança Renovadora Nacional, e o MDB, Movimento Democrático Brasileiro. Em tese, a ARENA é o partido do governo e o MDB constituía na oposição (consentida). A proposta era dar um “ar democrático” ao regime militar.

Resposta da questão 7: [E]

As ditaduras militares da América Latina, com o apoio dos EUA – devido ao contexto da Guerra Fria – organizaram-se de maneira conjunta para combater a propagação do Comunismo na América. Tal organização ficou conhecida como Operação Condor. O México, porém, não participou dessa organização.

Resposta da questão 8: [A]

Somente a proposição [A] está correta. A questão remete ao “Milagre Brasileiro” ocorrido na ditadura militar brasileira, 1964-1985. O famoso Milagre Brasileiro consistiu em um crescimento econômico pautado em empréstimos internacionais aumentando a dívida externa do Brasil, investimento em “obras faraônicas” como a Itaipu, a ponte Rio-Niterói, a Transamazônica, entre outras. Porém este modelo econômico não gerou distribuição de renda contribuindo para a concentração de renda, aumentou nossa dependência econômica diante do capitalismo internacional e gerou uma grave desigualdade social que se tornou uma das grandes mazelas do país.

Resposta da questão 9: [D]

A questão remete a relação dos meios de comunicação durante o regime militar. A Rede Globo está completando 50 anos de história. Ela surgiu no início da ditadura militar e tem sido muito criticada por ser conivente com aquele regime truculento que violentou os direitos humanos e a democracia. Os meios de comunicação de massa foram vítimas da censura tendo sua programação alterada de acordo os interesses da elite política.

Resposta da questão 10: [D]

Em ambos os casos citados, a inabilidade das instituições governamentais em lidar com os problemas da sociedade e a falta de participação ou representação política por parte da maioria da população brasileira ajudaram a desencadear as manifestações.

Resposta da questão 11: [A]

A juventude brasileira levantou-se contra o Regime Militar que governava o país. O movimento estudantil, liderado pela UNE, foi um dos pilares de oposição ao regime então vigente no Brasil.

Resposta da questão 12: [B]

Uma das características do chamado Milagre Econômico, posto em prática durante a Ditadura, foi a adoção da política de abertura da economia nacional ao capital estrangeiro, inclusive por meio de vultuosos empréstimos para a realização de obras de infraestrutura.

Resposta da questão 13: [A]

Página 32 de 45

Page 33: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

[II] Incorreta. O Plano Cruzado não resolveu o problema inflacionário brasileiro, que permaneceu ocorrendo até 1995;

[IV] Incorreta. Em 1982, o PDS elegeu apenas 4 governadores no país. Em 1986, o resultado foi ainda pior: elegeu apenas o vice-governador do Piauí.

Resposta da questão 14: [C]

A afirmativa [II] está incorreta porque o Congresso Nacional criou condições favoráveis para que o Golpe Militar acontecesse, como a declaração de que o país estava sem presidência.A afirmativa [IV] está incorreta porque as eleições de 1985 foram indiretas – e não diretas – e Tancredo Neves foi eleito pelo Congresso.

Resposta da questão 15: [B]

Somente a proposição [B] está correta. A questão remete ao AI-5 implantado no Brasil em dezembro de 1968 durante o governo militar de Costa e Silva. A partir desta data a ditadura militar fechou as portas para qualquer tipo de manifestação contrária ao regime militar. Começaram os “Anos de Chumbo” através de vários órgãos de censura como o OBAN e os DOI-CODI. Para os inconformados com a truculência dos militares só restou a luta armada através das guerrilhas rurais e urbanas.

Resposta da questão 16: [A]

A situação claramente faz referência a Ditadura Militar (em especial ao presidente Garrastazu Médici). E a Ditadura configura uma herança autoritária brasileira.

Resposta da questão 17: [A]

O ano de criação do MST – 1984 – caracteriza a abertura do regime ditatorial para o regime democrático no Brasil. Nesse contexto, devido às crises política e econômica que o Brasil enfrentava, surgiram movimentos sociais que pediam mudanças no país, como o MST.

Resposta da questão 18: [B]

As imagens têm funções diferentes, apesar de compartilhar o slogan. A primeira imagem era usada pelo governo, de maneira a exaltar a política ditatorial de amor e respeito ao país. A segunda imagem satiriza a maneira como o governo ditatorial tratava aqueles que não seguiam ao slogan de maneira correta.

Resposta da questão 19: [B]

As Forças Armadas não participaram ativamente da Campanha pelas Diretas Já, apesar de o governo militar estar promovendo a reabertura política.

Resposta da questão 20: [A]

Somente a proposição [A] está correta. A questão remete a ditadura civil-militar no Brasil entre 1964-1985. A charge está associada a suástica nazista tentando mostrar semelhanças entre os dois regimes como a violência, cassação de direitos civis, entre outros. A direita na América Latina no contexto da Guerra Fria recebeu apoiou dos EUA e não da URSS comunista. “Direita vou ver” indicado na charge faz referência ao governo ser de direita. Os golpes militares na América Latinas foram implantados nas décadas de 1950/1960 com o respaldo dos USA

Página 33 de 45

Page 34: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

alegando a ameaça comunista que rondava esta região. A Revolução Cubana inspirou muitos movimentos de esquerda na América Latina o que fortaleceu a intervenção dos Estados Unidos na região se atrelando a direita conservadora.

Resposta da questão 21: [C]

O sistema de repressão imposto pelos militares durante a Ditadura era amplo e extremamente violento. O que aconteceu, na verdade, é que muita coisa foi disfarçada, manipulada e escondida pelo sistema, dando a falsa impressão de que a violência estava controlada.

Resposta da questão 22: [C]

Apesar de não adotar práticas fascistas de Estado, o governo militar brasileiro apoiou-se no autoritarismo como forma de governo, legalizando práticas de tortura, censura e repressão contra aqueles que se mostrassem contra o regime.

Resposta da questão 23: [C]

A Frente Ampla foi um movimento que tentou burlar o bipartidarismo imposto pelo AI-2 do Regime Militar. Articulado por Carlos Lacerda, o movimento não teve força para enfrentar a Ditadura, em especial depois da publicação do AI-5, que retirou os poderes políticos de Carlos Lacerda por 10 anos.

Resposta da questão 24: [D]

A questão remete a ditadura militar implantada no Brasil em 1964 e que durou até 1985. A assertiva [I] está incorreta. O conhecido “Milagre Brasileiro” não contemplou toda a sociedade brasileira, os trabalhadores sofreram com a inflação e o arrocho salarial. Em 1965, o Ato Institucional número 2 aboliu os partidos políticos implantando um bipartidarismo no Brasil através da ARENA e do MDB. Em 1968 no governo do militar Costa e Silva criado o AI-5 que fechou o congresso e intensificou a ditadura no país.

Resposta da questão 25: [C]

Desde meados dos anos 70, o regime militar em crise, procurou estabelecer uma política de transição para a democracia, através de um processo de abertura, ”lenta, gradual e segura, segundo expressão do general Geisel, que assumira o comando do país. Essa política materializou-se principalmente no governo Figueiredo e culminou com as eleições indiretas que determinaram a eleição de Tancredo Neves, representando a aliança da maior parte da oposição com uma dissidência dos governistas.

Resposta da questão 26: [C]

A correlação correta é:[4] a Guerra de Canudos, ocorrida no interior da Bahia, expôs o confronto entre os sertanejos e

os grandes latifundiários do Sertão;[3] a Revolta da Vacina ocorreu no Rio de Janeiro em função da política de reurbanização

imposta pelo então presidente Rodrigues Alves;[2] a Guerrilha do Araguaia foi um movimento articulado contra a Ditadura Militar brasileira pelo

PCdoB;[1] a Coluna Prestes foi articulada por Luís Carlos Prestes e seus seguidores contra o governo de Getúlio Vargas.

Página 34 de 45

Page 35: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

Resposta da questão 27: [D]

O regime ditatorial impôs forte censura e repressão aos segmentos sociais que se mostraram contrários à política vigente, em especial aos grupos de esquerda.

Resposta da questão 28: [C]

Observação: Originalmente, a questão pede que seja escolhida a alternativa correta. Porém, as alternativas [A], [B], [D] e [E] estão corretas.Para que a resposta seja a alternativa [C] o enunciado foi alterado de “Com base em seu depoimento, é correto afirmar que”, para “Com base em seu depoimento, NÃO é correto afirmar que”. Com base nessa adaptação, a resolução é a seguinte:

Como fica claro no depoimento que acompanha a questão, a vida pessoal dos cidadãos foi alterada pelo Golpe Militar de 1964. Basta observar o trecho “(...) os projetos pessoais também [foram por água abaixo] (...)”.

Resposta da questão 29: [D]

Somente a proposição [D] está correta. A questão remete ao “Plano Condor” elaborado no contexto das “Ditaduras Militares” na América Latina. Nas décadas de 1930 até 1950, a América Latina viveu sob a égide de governos populistas-nacionalistas como Vargas no Brasil, Perón na Argentina, entre outros. Porém, no final da década de 1950 e início da década de 1960, a Guerra Fria ficou mais tensa devido a Revolução Cubana de 1959 e a Crise dos Mísseis de 1961 bem como o assassinato do presidente dos Estados Unidos J.F.K. em 1963 em Dallas. Através da influência dos EUA, foram derrubados os governos populistas-nacionalistas e implantadas Ditaduras militares na América Latina alinhadas com os EUA. Estas ditaduras militares criaram o “Plano Condor” em meados da década de 1970 visando eliminar e perseguir lideranças políticas ou estudantis que criticaram estes regimes truculentos. Hoje através da Comissão Nacional da Verdade estamos reescrevendo as páginas da nossa História.

Resposta da questão 30: [B]

Somente a proposição [B] está correta.- O Tropicalismo surgiu em 1967 no contexto da ditadura militar. Caetano Veloso e Gilberto Gil

atuaram dentro deste movimento estético. A relação entre arte e política está em uma nova linguagem.

- A Nova Objetividade Brasileira caracteriza uma geração de artistas brasileiros que atuaram no eixo Rio e São Paulo no final da década de 1960. Estes artistas realizaram uma exposição no MAM-RJ, Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro em 1967 organizada por Hélio Oiticica e Rubens Guerchman enfatizando a vontade construtiva bem como a superação das categorias tradicionais.

- A Arte Ambiental interfere no espaço circundante instaurando uma nova realidade envolvendo a atividade sensorial do público.

- A Arte Guerrilha diz respeito a uma nova forma de atuação efêmeras de protesto político e comportamental.

- Na Land Art, o artista volta à natureza rompendo com os espaços tradicionais de Arte como museus e galerias. As obras são realizadas no mar, montanhas, deserto, etc.

Resposta da questão 31: [D]

A Lei das Sesmarias foi aprovada em Portugal em 1375 devido à crise econômica agravada pela peste negra. O objetivo era fixar os trabalhadores rurais às terras e produzir alimentos. Esta lei também foi aplicada no inicio da colonização do Brasil. O Estatuto da Terra aprovado

Página 35 de 45

Page 36: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

no Brasil em 1964 no governo do militar Castelo Branco visava “distribuir terras a fim de atender aos princípios da justiça social”. Estas duas leis (Sesmarias e Estatuto da Terra) expressam a questão da concentração fundiária que caracteriza o Brasil desde a criação das Capitanias Hereditárias. Somente a proposição [D] está correta. A alternativa [A] é falsa. A policultura não caracterizou a produção agrícola do Brasil. Os sistemas produtivos ainda não eram mecanizados. Os conflitos agrários vinculados à posse de terras marcaram e marcam profundamente a História do Brasil.

Resposta da questão 32: [C]

Somente a alternativa [C] está incorreta. A questão remete a década de 1980 na América Latina conhecida como a “Década Perdida” quando nossas economias viviam uma profunda crise econômica produzida por modelos econômicos elaborados durante os governos militares. Não ocorreu um aumento do salário mínimo ampliando a renda dos trabalhadores, foi justamente o oposto. No governo de João Baptista Figueiredo, 1979-1985 e Sarney, 1985-1989, o Brasil viveu uma grave crise econômica e política. O modelo econômico denominado de “Milagre Brasileiro” esgotou, o FMI, Fundo Monetário Internacional, pressionava o Brasil que não conseguia nem pagar os juros da dívida externa, daí entramos em moratória, greves e inflação estavam na ordem do dia. Durante o governo militar foram criadas empresas estatais aumentando o peso da máquina estatal. Ocorreram as crises do petróleo de 1973 e 1979 gerando uma crise mundial do petróleo. Os militares emprestaram muito dinheiro para financiar o “Milagre Brasileiro” aumentando a divida externa.

Resposta da questão 33: [C]

A Ditadura Militar adotou o bipartidarismo: existiam apenas dois partidos, um de situação e outro de oposição (ARENA e MDB).

Resposta da questão 34: [A]

A afirmativa [I] está incorreta porque o SNI foi criado durante a Ditadura Militar, e não no governo de Getúlio Vargas;

A afirmativa [III] está incorreta porque o SNI não deixou de existir. Ele, apenas, foi substituído pela ABIN, no governo FHC.

Resposta da questão 35: [B]

A afirmativa [V] está incorreta porque a UDN foi fundada muito antes da Ditadura Militar, ainda na época da chamada Era Vargas, entre as décadas de 1930 e 1940.

Resposta da questão 36: [E]

Somente a alternativa [E] está correta. O Acre era o maior produtor de borracha do Brasil até início da década de 1970. No entanto, um conjunto de fatores levou a crise da produção da borracha na região. A borracha começou a ser produzida em larga escala no Oriente desde o início do século XX através dos ingleses. Com a criação de Brasília em 1961, havia a ideia de modernização, desenvolvimento e integração do Brasil. Os militares criaram na década de 1970 o SUDAM. Desta forma, começaram a chegar no Acre grupos capitalistas com novos projetos tais como: agropecuário, madeireiro e extração mineral. A ideia é integrar o Acre ao Brasil com novas formas de exploração da região. Com a chegada de novos grupos capitalistas ocorreu uma desarticulação das relações econômicas e sociais. O desmatamento foi intenso e surgiram os grandes defensores da flora e da fauna da região que entraram em conflito com os

Página 36 de 45

Page 37: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

“poderosos”. É o caso de Chico Mendes morte no Acre no final da década de 1980. As demais alternativas estão incorretas.

Resposta da questão 37: [E]

A Comissão Nacional da Verdade foi criada para esclarecer os abusos cometidos contra os direitos humanos na época da Ditadura Militar.

Resposta da questão 38: [B]

Somente a alternativa [B] está correta. O último presidente militar João Baptista Figueiredo governou entre 1979-1985. Seu governo foi caracterizado pelo esgotamento econômico e político da ditadura militar. O “Milagre Brasileiro” chegou ao fim, pressão do FMI, greves, inflação corroendo o salário do trabalhador. No campo político ocorreu a Lei de Anistia que anistiou os militares bem como os críticos do regime militar. Não ocorreu o julgamento dos militares envolvidos em atos repressivos conforme sugere a alternativa [B].

Resposta da questão 39: [D]

A Marcha da Família com Deus, pela Liberdade foi um dos marcos de apoio civil ao golpe militar executado em março de 1964. Nela, membros das classes média e altas brasileiras manifestaram sua contrariedade ao governo de João Goulart, sendo, com isso, parte do embasamento para o Golpe.

Resposta da questão 40: [E]

A questão aponta para os Planos Econômicos que surgiram na Nova República a partir de 1985. Entre o Plano Cruzado I, fevereiro de 1986, até o Plano Real de julho de 1994, o Brasil conheceu diversos outros planos econômicos, porém todos fracassaram no combate à inflação. O Plano Collor de 1990 tinha um viés neoliberal e não protecionista. O Plano Real também não possuía medidas protecionistas. O Plano Bresser de junho de 1987 não foi liberal e não rompeu com o FMI. Ele congelou a economia do país por 30 dias e extinguiu o gatilho salarial. O Plano Verão de janeiro de 1989 não nacionalizou empresas estrangeiras, tratava-se de uma política gradualista de combate à inflação procurando combater o deficit público. O Plano Cruzado lançado em 28 de fevereiro de 1986 pelo ministro da fazenda Dílson Funaro adotou as seguintes medidas: mudança da moeda surgindo o cruzado, congelamento de todos os preços, gatilho salarial, seguro desemprego, entre outras medidas.

Resposta da questão 41: [C]

A questão remete à Nova República que começou com o governo de Sarney, em 1985. O ministro Dílson Funaro e sua equipe criaram o Plano Cruzado I em primeiro de março de 1986. O plano consistia em conciliar crescimento econômico e combate à inflação. As principais medidas foram: nova moeda, o cruzado com o valor do cruzeiro cortando três zeros, congelamento de preços por um ano visando o combate à inflação, congelamento de salários, o gatilho salarial vinculado automaticamente ao aumento do salário com a inflação, entre outras medidas.

Resposta da questão 42: [D]

A questão estabelece uma comparação entre as manifestações que ocorrem na atualidade pedindo o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e o impeachment que afastou o presidente Fernando Collor de Melo, em 1992. Collor foi eleito no segundo turno nas eleições

Página 37 de 45

Page 38: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

presidenciais de 1989 derrotando Lula. O candidato do PRN contava com apoio midiático. Em meados de1992, Collor estava envolvido diretamente em escândalos de corrupção e a mídia estimulou o movimento “Cara Pintada” que culminou com impeachment do presidente oriundo de Alagoas.

Resposta da questão 43: [D]

Somente a proposição [D] está correta. A questão aponta para o “Movimento Cara Pintada” em 1992 que contribuiu para o impeachment do presidente Fernando Collor de Mello. O vice-presidente da República Itamar Franco assumiu e concluiu o mandato.

Resposta da questão 44: [C]

FHC e Lula governaram por oito anos devido ao dispositivo da reeleição. Vargas governou por 19 anos, somando seus dois governos.

Resposta da questão 45: [C]

Somente a alternativa [C] está correta. A questão aponta para a década de 1980 no Brasil quando o país era caracterizado pela transição da ditadura militar para um governo civil. O projeto das “Diretas Já” não foi aprovado. Não foram realizados julgamentos vinculados à Lei de Anistia e não teve militares punidos. Sindicatos e os movimentos sociais se fortaleceram contra a ditadura militar. Os Planos econômicos implantados pelo presidente Sarney no início da “Nova República”, como o Cruzado I e II, Bresser e Verão fracassaram em seus resultados. Em 1979 acabou o bipartidarismo, surgiram diversos partidos políticos e, em 1989 ocorreu eleição direta para presidente do Brasil com vários candidatos disputando o pleito eleitoral.

Resposta da questão 46: [B]

Somente a alternativa [B] está correta. A questão remete à Nova República, em especial à Constituição Cidadã de 1988 que ainda rege o Brasil. O texto possui uma leitura otimista sobre a Nova República fazendo uma referência ao sistema partidário e ao legislativo como as principais vias para atender as demandas sociais que foram (e são) muitas. Segundo o texto “as mudanças socioeconômicas desde então promovidas podem ser insuficientes, mas não são poucas. E foram alcançadas por meio do voto e de sua representação no executivo e no legislativo”. Diante da profunda crise econômica e política que assola o país, as pessoas intensificam seu olhar pessimista e negativo sobre o Brasil, porque olham o imediato. O mais recente livro da jornalista Míriam Leitão “História do Futuro: o horizonte do Brasil no século XXI” é uma obra importante que deve ser lida por todos os professores e discutida em sala de aula. A autora, a partir de entrevistas com grandes especialistas em diversas áreas, apresenta um olhar otimista sobre o Brasil.

Resposta da questão 47: [C]

Todas as afirmações estão corretas.

Resposta da questão 48: [A]

O confisco da poupança foi uma determinação do Plano Collor I, implementado no governo de Fernando Collor de Mello.

Resposta da questão 49: [E]

Página 38 de 45

Page 39: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

A entrada do Brasil na industrialização sempre ocorreu de maneira lenta e atrasada. Passamos por alguns processos de substituição de importações, mas entre 1920 e 1930 e 1940 e 1950. Esse processo não ocorreu na década de 1980.

Resposta da questão 50: [C]

A questão remete a relação entre política e futebol no Brasil. O futebol foi utilizado na década de 1930 pelo presidente do Brasil Getúlio Vargas como um elemento fundamental para construir uma identidade nacional, a “pátria de chuteiras”. Ainda nesta década os políticos faziam uso político do futebol como Mussolini na copa do mundo de 1934 realizada na Itália. Em 1970, os militares que governavam o Brasil também fizeram uso político da copa do mundo realizada no México. Mesmo após o fim da ditadura militar no Brasil em 1985 não ocorreu uma despolitização do futebol como sugere a alternativa [C].

Resposta da questão 51: [A]

A segunda afirmativa é falsa, porque o governo Sarney não alcançou o controle inflacionário nem a estabilidade da moeda nacional;A quarta afirmativa é falsa, porque não houve democratização do acesso à terra no Brasil durante o governo Itamar Franco. Essa democratização, aliás, ainda não foi alcançada no país.

Resposta da questão 52: [A]

No pós-ditadura, duas preocupações rondavam o país: a garantia da volta da democracia e a correção da economia, descontrolada pela dívida externa e pela inflação.

Resposta da questão 53: [B]

A maior parte das empresas citadas no esquema – como a Odebrecht, por exemplo, são empresas que atuam no ramo da construção civil. São as chamadas grandes construtoras.

Resposta da questão 54: [A]

A questão remete à “Era Collor”, 1990-1992. Collor foi o primeiro presidente eleito de forma direta desde a eleição de 1961 com a vitória de Jânio Quadros, ou seja, o Brasil ficou quase 30 anos sem eleições diretas. Logo no início do mandato, a equipe econômica confiscou a poupança dos brasileiros alegando controlar a inflação. Com Fernando Collor de Mello começou o neoliberalismo no Brasil com a menor participação do Estado na economia, livre cambismo, abriu a economia do país para o capital externo, iniciou o processo de privatização das estatais, entre outras medidas. Escândalos de corrupção levaram ao impeachment de Collor através do movimento “Cara Pintada” em 1992, ficou inelegível por 8 anos sendo substituído pelo seu vice Itamar Franco.

Resposta da questão 55: [A]

A matéria faz referência ao acordo firmando entre o Governo Dilma Roussef e a Suécia para a fabricação e a compra de caças suecos para a frota brasileira.

Resposta da questão 56: [B]

Página 39 de 45

Page 40: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

Rodrigo Janot Monteiro é, atualmente, Procurador-Geral da República. Sua atuação nas investigações da Operação Lava Jato o tornaram conhecido do grande público.

Resposta da questão 57: [A]

O governo Collor foi marcado pela denúncia do esquema de corrupção conhecido como Collorgate que, como ficou comprovado, envolvia o presidente, sua esposa e seu amigo pessoal, PC Farias.

Resposta da questão 58: [A]

Somente a proposição [A] está correta. A questão remete ao governo de José Sarney no início da “Nova República”. Trata-se do primeiro civil depois da ditadura militar, porém não foi eleito diretamente pelo povo e sim pelo “Colégio Eleitoral”. Seu governo foi caracterizado no âmbito político pela “Constituinte” e pela Constituição de 1988, era preciso uma nova carta magna com viés mais democrático. No plano econômico, foram elaborados vários planos econômicos que congelaram a economia. Estes não tiveram êxito. O governo Sarney recebeu uma “herança maldita” dos governos militares no campo econômico. Daí a altíssima inflação, greves, moratória, etc. Em março de 1986 foi criado o Plano Cruzado que congelou a economia, trocou a moeda cruzeiro para o cruzado, cortou três zeros, entre outras medidas.

Resposta da questão 59: [B]

Collor apoiou a entrada de produtos estrangeiros no país, uma vez que apoiava a política neoliberal de governo. Logo, ele não criou impostos para dificultar a importação no Brasil.

Resposta da questão 60: [D]

A associação correta é:

3 – FHC – governo marcado pelo controle monetário a partir da criação do Plano Real;4 – Lula – governo marcado por programas sociais que promoveram a redistribuição de renda no Brasil;1 – Sarney – governo marcado por tentativas frustradas de controle da inflação, através dos Planos Cruzado, Cruzado II e Verão;2 – Collor de Mello – governo marcado pelo confisco da poupança dos brasileiros e por graves denúncias de corrupção;1 – Sarney – “tudo pelo social”, farmácia popular, seguro desemprego e programa do leite são feitos do governo de José Sarney.

Resposta da questão 61: [D]

Somente a proposição [D] está correta. A questão remete a constituição brasileira de 1988 e a aprovação do projeto de reeleição para o executivo no ano de 1997. A Constituição de 1988 é denominada de “Cidadã” e estabeleceu o segundo turno para as eleições do executivo. Desde a eleição de 1989, todos os presidentes foram eleitos no segundo turno das eleições, exceto Fernando Henrique Cardoso eleito em primeiro turno em 1994 e 1998. Foi no mandato presidencial do tucano FHC, em 1997, que foi aprovado o projeto da reeleição. O PSDB planejava permanecer no poder, fato que se confirmou. Hoje, dentro da “Reforma Política”, discute-se a questão da reeleição para o executivo.

Resposta da questão 62: [C]

Página 40 de 45

Page 41: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

Resposta da questão 63: [C]

A proposição 1 é falsa porque José Sarney não foi o primeiro presidente eleito após a ditadura: este foi Tancredo Neves, que morreu e não pode assumir o governo, dando lugar, então, ao seu vice, José Sarney;A proposição 2 é falsa porque Fernando Collor de Mello não sofreu um golpe de Estado e sim passou por um processo de impeachment que o retirou do poder;A proposição 5 é falsa porque Dilma Rousseff, antes de filiar-se ao PT, era filiada ao PDT.

Resposta da questão 64: [D]

Somente a proposição [D] está correta. A questão remete ao governo de Sarney entre 1985-1989 no contexto da Nova República. Foi o primeiro presidente civil depois da ditadura militar, porém foi eleito por um colégio eleitoral. Este governo foi caracterizado no âmbito político pela “Constituinte” e pela Constituição de 1988 e no campo econômico foi marcado por uma grave crise econômica e social. Foi uma dura herança dos governos militares que o presidente Sarney não conseguiu amenizar. Foram criados vários planos econômicos para controlar a inflação, amenizar a crise econômica e gerar crescimento econômico, mas nada deu certo. Os planos econômicos, Cruzado I, Cruzado II, Bresser e Verão, não passaram de medidas paliativas com congelamentos de preços e salários. A assertiva [III] está incorreta. Os empresários não apoiaram o plano e não teve sucesso as exportações dos produtos braseiros.

Resposta da questão 65: [E]

A charge deixa claro que, por um longo período de tempo (1964-1989), a população brasileira ficou sem o direito de votar diretamente para os cargos Executivos Federais.

Resposta da questão 66: [A]

Apesar da inovação política que a democracia ateniense representou, ela trazia consigo um conceito de cidadania excludente: mulheres, estrangeiros e escravos não eram considerados cidadãos e, por isso, não participavam da vida política da cidade-Estado. No Brasil atual, apesar de a Constituição brasileira prever o direito de voto a todos aqueles com mais de 16 anos, o fato de a democracia ser indireta impede os cidadãos de definirem os rumos do país.

Resposta da questão 67: [E]

Somente a proposição [E] está correta. A questão remete a eleição presidencial no Brasil em 2014 e a participação de Marina Silva. Na eleição de 2010, Marina Silva foi uma grande surpresa ao surgir como uma “Terceira Via”, devido à bipolarização entre petistas e tucanos. No segundo turno daquele pleito, a candidata Marina ficou neutra (e foi muita criticada) quando Dilma venceu Serra. Nas eleições presidenciais de 2014, após a morte trágica de Eduardo Campos, Marina Silva tornou-se candidata à presidência assustando as candidaturas de Dilma e Aécio Neves. Marina foi massacrada pelo marketing petista e tucano, não foi para o segundo turno, porém desta vez apoiou o candidato tucano Aécio Neves, que foi derrotado pela petista.

Resposta da questão 68: [B]

Somente a proposição [B] está correta. A questão aponta para o voto dos analfabetos no Brasil. A constituição de 1988 permitiu o voto para analfabetos e a eleição à presidência da República de 1989 foi a primeira em que a maioria do povo brasileiro votou. É possível pessoas analfabetas votarem utilizando critérios racionais para justificar seu voto. Não podemos afirmar que pessoas analfabetas são ingênuas e mais influenciáveis. Também não é coerente acreditar

Página 41 de 45

Page 42: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

que pessoas alfabetizadas são mais capacitadas para escolher o representante político que deve governar o país, até porque é muito questionável o critério que se utiliza no Brasil para ser “alfabetizado”.

Resposta da questão 69: [C]

Somente a proposição [C] está correta. A questão aponta para o drama agrário no Brasil. A questão da terra no Brasil é um grande problema que remonta desde o início da colonização devido a concentração fundiária e os conflitos que surgem no campo entre proprietários e não proprietários. Ainda hoje, há uma espécie de “guerra civil” no campo com muitos índios e camponeses mortos. Basta uma boa observação na tabela para perceber que somente a alternativa [C] está coerente com a tabela apresentada.

Resposta da questão 70: [C]

O movimento de Proclamação da República não envolveu um conflito entre a aristocracia de Nordeste e Sudeste e movimentos de modernidade do Exército e da burguesia. Ele ocorreu devido a uma série de problemas enfrentados no Segundo Reinado, em especial nas décadas de 1870 e 1880, como a insatisfação dos militares, o crescimento do movimento republicano e a abolição da escravatura.

Página 42 de 45

Page 43: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

Resumo das questões selecionadas nesta atividade

Data de elaboração: 08/05/2016 às 18:16Nome do arquivo: REVISÃO REGIME MILITAR E NOVA REPÚBLIC

Legenda:Q/Prova = número da questão na provaQ/DB = número da questão no banco de dados do SuperPro®

Q/prova Q/DB Grau/Dif. Matéria Fonte Tipo

1.............138490.....Média.............História..........Udesc/2015..........................Múltipla escolha 2.............143125.....Baixa.............História..........Imed/2015............................Múltipla escolha 3.............136392.....Média.............História..........Ufpr/2015.............................Múltipla escolha 4.............140171.....Elevada.........História..........Upf/2015...............................Múltipla escolha 5.............138538.....Baixa.............História..........Uern/2015............................Múltipla escolha 6.............143348.....Média.............História..........Espm/2015...........................Múltipla escolha 7.............135338.....Elevada.........História..........Pucrj/2015............................Múltipla escolha 8.............139063.....Média.............História..........Uema/2015...........................Múltipla escolha 9.............143643.....Média.............História..........Ifsul/2015..............................Múltipla escolha 10...........137677.....Média.............História..........Upe/2015..............................Múltipla escolha 11...........140738.....Média.............História..........Cefet MG/2015.....................Múltipla escolha 12...........149305.....Baixa.............História..........Enem/2015...........................Múltipla escolha 13...........139240.....Elevada.........História..........Pucrs/2015...........................Múltipla escolha 14...........137909.....Média.............História..........Ufrgs/2015............................Múltipla escolha 15...........142285.....Média.............História..........Upf/2015...............................Múltipla escolha 16...........134126.....Média.............História..........Uerj/2015..............................Múltipla escolha 17...........135946.....Baixa.............História..........Fuvest/2015.........................Múltipla escolha 18...........138525.....Média.............História..........Uern/2015............................Múltipla escolha 19...........143304.....Baixa.............História..........Pucrj/2015............................Múltipla escolha 20...........136394.....Média.............História..........Ufpr/2015.............................Múltipla escolha 21...........140259.....Média.............História..........Pucmg/2015.........................Múltipla escolha 22...........148672.....Baixa.............História..........Pucpr/2015...........................Múltipla escolha

Página 43 de 45

Page 44: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

23...........138924.....Média.............História..........Fgv/2015..............................Múltipla escolha 24...........143554.....Média.............História..........Ucs/2015..............................Múltipla escolha 25...........137582.....Média.............História..........Uemg/2015...........................Múltipla escolha 26...........140623.....Média.............História..........Ucs/2015..............................Múltipla escolha 27...........139239.....Média.............História..........Pucrs/2015...........................Múltipla escolha 28...........140467.....Baixa.............História..........Cefet MG/2015.....................Múltipla escolha 29...........139781.....Média.............História..........Mackenzie/2015...................Múltipla escolha 30...........136768.....Média.............História..........Uel/2015...............................Múltipla escolha 31...........128602.....Elevada.........História..........Ufg/2014...............................Múltipla escolha 32...........134552.....Média.............História..........Pucrs/2014...........................Múltipla escolha 33...........135186.....Média.............História..........Unifor/2014...........................Múltipla escolha 34...........135189.....Média.............História..........Unifor/2014...........................Múltipla escolha 35...........132885.....Média.............História..........Upf/2014...............................Múltipla escolha 36...........133258.....Média.............História..........Uea/2014..............................Múltipla escolha 37...........135476.....Baixa.............História..........Enem/2014...........................Múltipla escolha 38...........131334.....Baixa.............História..........Cefet MG/2014.....................Múltipla escolha 39...........135184.....Média.............História..........Unifor/2014...........................Múltipla escolha 40...........152556.....Média.............História..........Fgv/2016..............................Múltipla escolha 41...........148650.....Média.............História..........Espcex (Aman)/2016............Múltipla escolha 42...........148918.....Média.............História..........Pucpr/2016...........................Múltipla escolha 43...........155938.....Baixa.............História..........Ulbra/2016............................Múltipla escolha 44...........151487.....Baixa.............História..........Unisinos/2016......................Múltipla escolha 45...........156485.....Média.............História..........Ufjf-pism 3/2016...................Múltipla escolha 46...........152380.....Média.............História..........Pucsp/2016..........................Múltipla escolha 47...........153896.....Baixa.............História..........Uece/2016............................Múltipla escolha 48...........150425.....Baixa.............História..........Pucrj/2016............................Múltipla escolha 49...........148895.....Baixa.............História..........Fgvrj/2016............................Múltipla escolha 50...........150020.....Média.............História..........Acafe/2016...........................Múltipla escolha

Página 44 de 45

Page 45: files.simaohistoria.webnode.comfiles.simaohistoria.webnode.com/200000072-2291624874... · Web viewO governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas,

Revisão - Simão

51...........156218.....Média.............História..........Ufrgs/2016............................Múltipla escolha 52...........150893.....Média.............História..........Imed/2016............................Múltipla escolha 53...........150164.....Baixa.............História..........Espm/2016...........................Múltipla escolha 54...........150797.....Média.............História..........Upf/2016...............................Múltipla escolha 55...........150163.....Baixa.............História..........Espm/2016...........................Múltipla escolha 56...........150162.....Baixa.............História..........Espm/2016...........................Múltipla escolha 57...........154467.....Baixa.............História..........Enem PPL/2015...................Múltipla escolha 58...........139786.....Média.............História..........Mackenzie/2015...................Múltipla escolha 59...........140469.....Média.............História..........Cefet MG/2015.....................Múltipla escolha 60...........143228.....Média.............História..........Pucrs/2015...........................Múltipla escolha 61...........139362.....Média.............História..........Espm/2015...........................Múltipla escolha 62...........10891.......Não definida. .História..........Fuvest/1985.........................Múltipla escolha 63...........140076.....Média.............História..........Acafe/2015...........................Múltipla escolha 64...........142286.....Média.............História..........Upf/2015...............................Múltipla escolha 65...........154470.....Baixa.............História..........Enem PPL/2015...................Múltipla escolha 66...........138510.....Baixa.............História..........Uern/2015............................Múltipla escolha 67...........139365.....Média.............História..........Espm/2015...........................Múltipla escolha 68...........138498.....Média.............História..........Udesc/2015..........................Múltipla escolha 69...........139069.....Média.............História..........Uema/2015...........................Múltipla escolha 70...........132762.....Baixa.............História..........Acafe/2014...........................Múltipla escolha

Página 45 de 45