10
Filmes Documentáis Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Comunicação e Multimédia Ano lectivo 12/13 2ºSemestre Produção Audiovisual Robert J. Flaherty Luís Mendonça 1

Filmes documentáis

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Filmes documentáis

1

Filmes Documentáis

Universidade de Trás-os-Montes e Alto DouroComunicação e Multimédia

Ano lectivo 12/132ºSemestre

Produção AudiovisualRobert J. Flaherty

Luís Mendonça

Page 2: Filmes documentáis

2

Page 3: Filmes documentáis

3

Robert J. FlahertyBiografia

• Robert Joseph Flaherty nasceu no dia 16 de Fevereiro de 1884 e faleceu no dia 23 de Julho de 1951, tendo o seu falecimento ter sido causado por uma trombose cerebral. Este nasceu no meio de uma família de imigrantes, seu pai era um prostetante irlândes e explorador de minas, no qual o jovem Flaherty, entre 1910 e 1916, tornou-se também explorador, cartógrafo, geólogo e guia especializado ao serviço de Sir William McKenzie, o construtor do caminho-de-ferro transcontinental, oCanadian Northern Railway. Este ter-lhe-á proposto que, na sua terceira expedição à costa oriental da Baía de Hudson (1913), registasse com uma máquina de filmar aquilo que mais interessasse.

Page 4: Filmes documentáis

4

Portfólio

• Ao longo da sua carreira profissional enquanto realizador documental, teve o seu primeiro sucesso que elevou ao sucesso profissional o filme “Nanook of the North” em 1922.

Page 5: Filmes documentáis

5

• Em 1926, estreou-se com o seu novo projecto, o filme “Moana”.

• Mais tarde, em 1927 realizou o filme “The Twenty-Four Dollar Island”.

Page 6: Filmes documentáis

6

• Em 1934, apresentou o filme “Man of Aran” e em 1948 “Louisiana Story”.

Page 7: Filmes documentáis

7

• O seu último filme de longa metragem foi ”Louisiana Story”, documentário elaboradamente ficcionado sobre a construção de um oleduto nos pântanos de Louisiana, filme financiado por uma companhia petrolífera em que ele ilustra a vida de um rapaz que trabalha nesse ofício, dando relevo poético às relações humanas e ao seu enquadramento na natureza. Certos críticos acusaram-no de disfarçar neste filme a exploração humana com formas lúdicas de expressão.

Page 8: Filmes documentáis

8

Técnicas utilizadas

• Robert J. Flaherty utiliza nas suas filmagens um conteúdo descritivo sobre o tema em questão; umas perspectiva individual e criativa que levou ao ecrã um olhar diferente sobre os factos e no entanto trouxe também a formúla certa de entretenimento.

• Para Robert um documentário devia “representar a vida no próprio meio em que se vive”.

Page 9: Filmes documentáis

9

Conclusão

• Robert J. Flaherty foi um grande realizador documental, em que a sua função era mostrar ao mundo como se comportavam e interiorizavam as populações nativas, tal como os esquimós. Foi um realizador conseituado em que progrediu na sua carreia profissional com o seu próprio trabalho e iniciativa moral.

Page 10: Filmes documentáis

10

Webgrafia

Webgrafia:

http://en.wikipedia.org/wiki/Robert_J._Flahertyhttp://www.google.pt/search?q=Robert+J.+Flaherty&hl=pt-PT&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=K1QlUcm6JIW5hAeU1IGoDw&ved=0CDcQsAQ&biw=1366&bih=640